You are on page 1of 32

!

"#2
JULHO DE 2010

Esta desempregado?
Saiba como viver com menos

TIRAGEM MEDIA 38.451.000 PUBLICADA EM 83 IDIOMAS

!"#2

3 Vamos abrir mao dos seus servicos 4 Nao se preocupe com o amanha 6 Como viver com menos 14 Tribunal na Espanha confirma os direitos de uma mae 15 O homem da floresta da Indonesia 19 Mal das montanhas um perigo nas alturas 21 O nome de Deus tem sido divulgado 22 Observando o Mundo 23 A mais impressionante maquina voadora viva do planeta 28 O Conceito da Bblia As mulheres podem ser ministras? 30 Teve um Projeto? O olho da mariposa 31 Para Considerar em Famlia 32 Um tesouro de licoes praticas

10

Estou pronto para sair de casa?


Veja como voce pode decidir quando e a hora certa.

Estudo da Bblia 26 beneficia os surdos


Um escritor na Republica Tcheca elogiou as Testemunhas de Jeova pela ajuda prestada aos surdos. Descubra por que.

Esta desempregado?
Saiba como viver com menos 3-9
Como voce pode simplificar a vida enquanto estiver sem emprego?

Vamos abrir mao dos seus servicos


DIRE CAO da empresa o chamava de super Fred.1 Suas ideias tinham pou` pado muito dinheiro a empresa nos seis anos que ele trabalhou ali. Entao, quando foi chamado para a sala de um dos diretores, Fred esperava receber um aumento ou uma promo cao. Mas, em vez disso, o diretor disse sem rodeios: Vamos abrir mao dos seus servicos. Fred mal podia acreditar no que ouvia. Eu ganhava bem e gostava do meu trabalho, mas de repente tudo ficou de cabeca para baixo, disse ele. Mais tarde, quando Fred contou a sua esposa, Anita, o que tinha acontecido, ela tambem ficou chocada. Foi como se o mun do tivesse cado sobre minha cabeca, conta ela. Pensei: O que vamos fazer agora?

1 Alguns nomes nesta serie foram mudados.

Milhoes de pessoas passaram por essa si tuacao, como mostra o grafico abaixo. Mas estatsticas nao expressam o impacto emocional devastador do desemprego. Veja o caso de Raul, um imigrante do Peru que foi demitido depois de trabalhar 18 anos num grande hotel em Nova York. Raul procurou outro emprego, mas em vao. Ele comenta: Por quase 30 anos, eu tinha sustentado mi nha famlia. De repente, me senti um fracasso. O caso de Raul ilustra um fato muito conhecido pelos desempregados: a perda de um emprego causa outros danos alem dos financeiros. Com frequencia, abala a estrutura emocional. Mateus ficou desempregado por mais de tres anos. Roberta, sua esposa, diz: Comecei a me sentir um lixo. Quan do nao se tem nada, as pessoas nos tratam como se nao valessemos nada e, em pouco tempo, passamos a pensar como elas. Como se a dor emocional nao bastasse, o desemprego traz outro desafio, que e o de vi ver com menos. Fred conta: Quando tnha mos dinheiro, nunca nos preocupavamos em economizar. Mas, quando fiquei desempregado, as despesas eram as mesmas. Assim, fomos obrigados a simplificar nossa vida. Enquanto procura um trabalho, voce precisa lidar com a ansiedade causada pelo de semprego. Alem disso, talvez precise viver com menos. Primeiro, vejamos duas maneiras de enfrentar os desafios emocionais.

Numero de desempregados em 2008 em apenas tres pases Japao Espanha Estados Unidos

2.650.000 2.590.000 8.924.000


Despertai! julho de 2010 3

Roberta estava no seu limite. Fazia mais de tres anos que seu marido, Mateus, nao conseguia um emprego fixo. Ela conta: Eu estava uma pilha de nervos! A inseguranca me deixava desanimada. Mateus tentava tranquiliza-la, dizendo que eles sempre haviam tido o necessario. Ela retrucava: Mas voce continua desempregado. Precisamos de dinheiro!

Nao se preocupe com o amanha


Q
UANDO alguem perde o emprego e normal ficar ansioso. Quanto tempo vou ficar sem trabalho?, talvez ele se pergunte. Enquanto isso, como vou sustentar minha fa mlia? Embora esse tipo de preocupacao seja nor mal, Jesus Cristo deu um excelente conselho que pode diminuir a ansiedade. Ele declarou: Nao se preocupem com o dia de amanha . . . Para cada dia bastam os seus proprios proble mas. Mateus 6:34, Bblia Facil de Ler. Jesus nao estava dizendo que devemos simplesmente ignorar nossos problemas. No entanto, preocupar-se com o que pode acontecer amanha so vai aumentar o estresse de hoje. O fato e que temos pouco controle sobre o que o amanha trara, quer coisas boas quer ruins. Mas em relacao ao presente podemos fazer algo. Com certeza, e mais facil falar do que fazer. Rebeca, cujo marido perdeu o emprego de 12 anos, disse: E difcil raciocinar quando
Esta publicac ao nao e vendida. Ela faz parte de uma obra educativa bblica, mundial, mantida por donativos. Sal vo outra indicac ao, os textos bblicos citados sao da Tradu cao do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referen cias. Despertai! e publicada e impressa mensalmente pela As sociac ao Torre de Vigia de Bblias e Tratados. Sede e grafi ca: Rodovia SP-141, km 43, Cesario Lange - SP, 18285-000. Diretor responsavel: Augusto dos Santos Machado Filho. Revista registrada sob o numero de ordem 511. 5 2010 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania. Todos os direitos reservados. Impressa no Brasil Vol. 91, No. 7 Monthly PORTUGUESE (Brazilian Edition)

Identifique seus medos

ESTA REVISTA E PUBLICADA visando o esclarecimento de toda a famlia. Mostra-nos como enfrentar os problemas atuais. Veicula as notcias, fala sobre pessoas de muitas terras, examina a religiao e a ciencia. Mas faz mais do que isso. Ela sonda abaixo da superfcie e aponta o verdadeiro significado por tras dos eventos correntes; todavia, permanece sempre politicamente neutra e nao exalta raca alguma como superior a outra. Importantssimo e que esta revista gera confianca na promessa do Criador de estabelecer um novo mundo pacfico e seguro, prestes a substituir o atual mundo perverso e anarquico.
4 Despertai! julho de 2010

!"#26

` as emocoes estao a flor da pele. Mas nao ti nha outro jeito. Entao, tive de me controlar. Quando as coisas que eu mais temia acabavam nao acontecendo, percebi que nao adianta ficar preocupada. Por nos concentrar nos problemas do presente, conseguimos eliminar boa parte do estresse. Pergunte-se: Qual e o meu maior medo? Quais sao as chances de ele se tornar realidade? Gasto muito tempo me preocupando com o que pode ou nao acontecer?
Aprenda a ficar satisfeito

que aprendi a ficar satisfeita com o que Deus nos dava todo dia, passei a ser muito mais feliz. Pergunte-se: Minhas necessidades de hoje foram supridas? Se foram, sera que posso confiar que as de amanha tambem serao? Ter a atitude correta e a primeira maneira de enfrentar o desafio de viver com menos.1 Mas que outras medidas voc e pode tomar quando sua renda e afetada pelo desemprego?
1 Para mais informacoes sobre como conseguir e manter um emprego, veja a Despertai! de 8 de julho de 2005, paginas 3-11.

Nossa atitude pode afetar nossos sentimen tos. Por isso, a Bblia nos aconselha a pensar da seguinte maneira: Tendo alimento e ves tuario, fiquemos satisfeitos. (1 Timoteo 6:8, Bblia Vozes) Estar satisfeito significa limitar os desejos e ficar contente quando as necessida des diarias sao supridas. Se voce quer simplificar a vida, empenhar-se para satisfazer o dese jo de ter mais coisas nao vai ajudar em nada. Marcos 4:19. Roberta aprendeu a ficar satisfeita depois de fazer uma analise realista de sua situa cao. Ela diz: Nunca ficamos sem luz e gas nem fomos despejados. O verdadeiro proble ma e que nao estavamos acostumados a viver com pouco, e meu desejo irrealista de manter nosso estilo de vida anterior aumentava minha ansiedade. Roberta logo percebeu que era sua atitude nao sua situacao que fazia as coisas parece rem insuportaveis. Ela diz: Precisei encarar a realidade de nossa situacao e nao ficar pensan do em como eu gostaria que ela fosse. Depois
Idiomas: africaner, albanes, alemao,67 amarico, arabe, armenio, bislama, bulgaro, canares, cebuano, chicheva, chines (tradicional)7 (audio apenas em mandarim), chines (simplificado), chitonga, chona, cibemba, cingales, coreano,67 croata, dinamarques,7 eslovaco, eslo veno, espanhol,67 estoniano, eve, fijiano, finlandes,7 frances,67 geor giano, grego, guzerate, hebraico, hiligaino, hindi, holandes,7 hungaro, ibo, ilocano, indonesio, ingles,67 ioruba, islandes, italiano,67 japones,7 kirundi, letao, lingala, lituano, luvale, macedonio, malaiala, malgaxe, maltes, mianmar, noruegues,7 polones,7 portugues,687 punjabi, quir guiz, rarotongano, romeno, russo,7 samoano, sepedi, servio, sesoto, silozi, suali, sueco,7 tagalo, tai, tamil, tcheco,7 tok pisin, tonganes, tsonga, tsuana, turco, ucraniano, urdu, vietnamita, xosa e zulu. 6 Tambem disponvel em CD. 8 Tambem disponvel em MP3 CD-ROM. 7 Audio tambem disponvel no site www.jw.org.

Vale a pena ser persistente!


Depois de semanas procurando empre go, Fred nao conseguiu nada. Parecia que ninguem queria lhe dar uma chance. Era como se eu estivesse esperando num pon to de onibus e ninguem passasse para me pegar, disse ele. Fred decidiu assumir o controle da unica coisa que podia contro lar: suas proprias acoes. Enviou currculos ate para empresas que dificilmente preci sariam de alguem com suas qualifica coes. Aceitou todos os convites para en trevistas e se preparou bem para cada uma delas, acreditando que os planos do diligente seguramente resultam em vanta gem. (Proverbios 21:5) Fred diz: Numa empresa, passei por duas sessoes de entrevistas onde gerentes me bombardearam com perguntas. Mas valeu a pena Fred ser persistente. Fui contratado!, diz ele.

Gostaria de ter mais informacoes ou um curso bblico domiciliar gratuito? ` Escreva as Testemunhas de Jeova, usando o endereco apropriado. Para uma lista completa dos enderecos das sedes, veja www.watchtower.org/address. Africa do Sul: Private Bag X2067, Krugersdorp, 1740. Alemanha: Am Steinfels, 65618 Selters. Angola: Caixa Postal 6877, Luanda Sul. Argentina: Casilla 83 (Suc 27B), C1427WAB Cdad. Aut. de Buenos Aires. Belgica: rue dArgile-Potaardestraat 60, B-1950 Kraainem. Bolvia: Casilla 6397, Santa Cruz. Brasil: CP 92, Tatu - SP, 18270-970. Canada: PO Box 4100, Georgetown, ON L7G 4Y4. Costa do Mar fim: 06 BP 393, Abidjan 06. Espanha: Apartado 132, 28850 Torrejon de Ardoz (Madrid). Estados Unidos da America: 25 Columbia Heights, Brooklyn, NY 11201-2483. Franca: BP 625, F-27406 Louviers cedex. Gana: PO Box GP 760, Accra. Gra-Bretanha: The Ridgeway, London NW7 1RN. Guadalupe, I.O.F.: Montmain, 97180 Sainte Anne. Holan da: Noordbargerstraat 77, NL-7812 AA Emmen. Italia: Via della Bufalotta 1281, I-00138 Roma RM. Japao: 4-7-1 Nakashinden, Ebina City, Kanagawa-Pref, 243-0496. Malaui: PO Box 30749, Lilongwe 3. Martinica: BP 585, 97207 Fort de Fran ce Cedex. Maurcio: Rue Baissac, Petit Verger, Pointe aux Sables. Mocambique: PO Box 2600, 1100 Maputo. Nigeria: PMB 1090, Benin City 300001, Edo State. Nova Caledonia: BP 1741, 98874 Pont des Francais. Paraguai: Casilla 482, 1209 Asuncion. Portugal: Apartado 91, P-2766-955 Estoril. Quenia: PO Box 21290, Nairobi 00505. Reuniao: 76, Chemin Buf Mort, 97419 La Possession. Senegal: BP 29896, 14523 Dakar. Suca: PO Box 225, 3602 Thun. Timor Les te: Box 248, Dili. Uruguai: Casilla 17030, Cesar Mayo Gutierrez 2645 y Cno. Varzi, 12500 Montevideo. Zambia: PO Box 33459, 10101 Lusaka. Zimbabue: Private Bag WG-5001, Westgate.

Despertai! julho de 2010

Algo mais importante do que o salario


O que e mais importante seu carater ou seu salario? Veja dois proverbios bblicos. Melhor e o de poucos meios que anda na sua integridade, do que o pervertido nos seus caminhos, embora seja rico. Proverbios 28:6. Melhor um prato de verduras onde ha amor, do que um touro cevado e com ele odio. Proverbios 15:17. Fica claro que a integridade moral e o valor de uma pessoa nao diminuem com a perda do salario. Assim, quando o marido de Roberta ficou desempregado, ela disse aos filhos: Muitos pais abandonam suas famlias. Mas seu pai nao fez isso. Ele ama muito voces e esta sempre pronto para ajuda-los. Voces nao poderiam ter um pai melhor!

Como viver com menos


IVER com menos exige bom planejamento. Jesus en fatizou isso ao dizer: Quem de vos, querendo construir uma torre, nao se assenta primeiro e calcula a des pesa, para ver se tem bastante para completa-la? (Lucas 14:28, 29) Como voce pode calcular a despesa? Por fazer um orcamento que o ajude a viver com o dinheiro dispon vel. Como fazer isso? Tente o seguinte: Ao receber seu salario, separe-o em quantias especficas para cobrir despesas atuais e futuras. (Veja a pagina 8.) Por organizar suas despesas, voce consegue ver para onde seu dinheiro esta indo e quanto esta sendo gasto com coisas nao essenciais. Isso o ajudara a definir onde voce pode economizar. Para criar um orcamento que funcione no seu caso, siga as seguintes sugestoes.

Ponha no papel
Fred disse: Tivemos de fazer um orcamento. Entao, mantive um registro do que precisava ser pago de imediato e de quanto precisava ter em maos para o resto do mes. Sua esposa, Anita, acrescenta: Eu sabia exatamente quanto podia gastar` quando ia fazer compras. As vezes, quando eu precisava comprar algo para as criancas ou para a casa, eu con sultava o orcamento e pen sava: Nao vai dar para comprar agora, vou deixar para o mes que vem. Por tudo no papel fez a diferenca!

Quando Raul ficou desempregado, sua esposa, Berta, mudou seu jeito de comprar. Eu procurava cupons de desconto e ofertas em mercados onde pudessemos comprar dois produtos pelo preco de um, diz ela. Veja outras ideias: Planeje seu cardapio semanal de acordo com as ofertas. Em vez de comprar pratos prontos, compre os ingredientes basicos e prepare suas proprias refeicoes. Aproveite as promocoes e os produtos de estacao para fazer um estoque. Compre por atacado, mas evite comprar em excesso produtos com prazo de validade curto. Reduza os gastos com roupas, comprando-as diretamente do fabricante. Se valer a pena, compre em outras cidades onde os precos sao mais baixos. Faca compras com me nos frequencia.1
1 Uma pesquisa constatou que qua se 60% dos itens adquiridos sao comprados sem planejamento.

Saiba comprar

Seja pratico
Para economizar nas coisas que nao sao essen ciais, seja pratico. Por exemplo, Anita conta: Tnhamos dois carros, mas vendemos um. Para econo mizar gasolina, aproveitavamos a mesma viagem para fazer varias coisas. Se fosse preciso, pegavamos uma carona. Decidimos gastar so com o necessario. Veja outras sugestoes: Faca uma horta. Para prolongar a vida util de seus aparelhos, siga as recomendacoes do manual do fabricante. Sempre troque de roupa logo que chegar em casa para nao correr o risco de estragar suas roupas boas.

Crie o habito de se perguntar: Preciso mesmo disso? O que eu ja tenho esta realmente velho ou so quero um novo? Se e algo que vou usar pouco, sera que alugar um nao seria me lhor? Mas, se acho que vou usar muito, sera que comprar um de segunda mao em boas condicoes seria uma boa opcao? Isoladas, algumas dessas sugestoes talvez parecam insigni ficantes. Mas, juntas, podem fazer a diferenca. Resumindo: se voce criar o habito de economizar em coisas pequenas, fara o mesmo em coisas grandes.
Despertai! julho de 2010 7

Pense antes de comprar

Receita lquida mensal

Como fazer um orcamento


(1) Escreva suas despesas mensais fixas. Durante um mes, mantenha um registro dos gastos com alimentacao, moradia (aluguel ou financia mento), agua, luz, gas, carro e assim por diante. Para despesas anuais, divida o total por 12 para ter o valor mensal. (2) Organize suas despesas em categorias. Alimentacao, moradia, transporte, etc. (3) Determine quanto de suas economias deve ser usado mensalmente para cada categoria. Para as des pesas anuais, voce deve calcular quanto deve ser sepa rado por mes. (4) Escreva a renda lquida combinada de todos os mem bros de sua famlia. Subtraia os impostos e outras dedu coes. Compare a renda lqui da com as despesas. (5) Todo mes, separe o valor necessario para pagar cada categoria. Se usar dinheiro em especie, um modo sim ples e ter um envelope para cada categoria. Da, periodicamente coloque dinheiro no envelope destinado para cada despesa. Cuidado: Se voce tem car tao de credito, use-o com responsabilidade. Muitos orca mentos falharam por causa da tentacao de comprar hoje e pagar depois.
8 Despertai! julho de 2010

SALARIO LIQUIDO MENSAL SALARIO LIQUIDO DE OUTROS DA FAMILIA

OUTROS $

RECEITA LIQUIDA TOTAL


$

Orcamento Valor real das despesas mensais das despesas mensais


Aluguel ou financiamento
$

Seguro/Imposto
$

Agua/Luz/Gas

Transporte
$

Diversao/Viagens

Telefone
$

Alimentacao

Outras
$

TOTAL DO ORCAMENTO
$

TOTAL REAL
$

Compare a receita com as despesas


RECEITA LIQUIDA MENSAL $

MENOS DESPESAS MENSAIS $

SALDO
$

Nao se isole!

Muitos que perdem o emprego ficam re trados e se isolam. Mas isso nao aconteceu com Fred. Ele teve o apoio amoroso da famlia, inclusive dos filhos crescidos. Aprendemos a compartilhar muitas coisas, e isso uniu a famlia ainda mais, diz ele. Todos nos pensavamos: Estamos juntos nessa. Fred tambem encontrou forcas na compa nhia de seus irmaos de fe com quem se reunia regularmente no Salao do Reino das Testemunhas de Jeova. Ele diz: No fim de nossas reunioes cristas, eu sempre me sentia encorajado. Todos eram muito gentis e atenciosos. ` Gracas a ajuda e ao consolo que eu e minha famlia recebemos, sentimos que nao estava mos sozinhos. Joao 13:35. O desemprego tem gerado milhoes de vtimas amarguradas que se sentem tradas por seus empregadores. Raul, ja mencionado, ficou arrasado quando foi demitido inesperadamente duas vezes uma vez no Peru, sua terra natal, e depois em Nova York. Apos a segunda demissao, Raul disse: No mundo de hoje, nada oferece seguranca. Passaram-se meses sem ele achar um emprego. O que o ajudou nesse perodo? Raul disse: Desenvolvi uma forte amizade com Deus e percebi que, para ter verdadeira seguranca, tudo que eu precisava fazer era confiar nele.
Benefcios da fe

Raul e Testemunha de Jeova, e seu estu do da Bblia o ajudou a desenvolver forte fe no seu amoroso Pai celestial, que promete: De modo algum te deixarei e de modo algum te abandonarei. (Hebreus 13:5) A si tuacao nao era facil. Sempre oravamos por nossas necessidades basicas e aprendemos a estar satisfeitos com o que Deus nos dava, ` diz ele. Berta, esposa de Raul, acrescenta: As vezes, eu ficava muito preocupada, pensando se Raul conseguiria um emprego. Mas vimos que Jeova respondia a nossas oracoes por nos dar o sustento de cada dia. Embora nao tivessemos tantas coisas como antes, nossa vida de certa forma ficou menos complicada. Visto que Fred e Testemunha de Jeova, seu estudo da Bblia o ajudou muito a lidar com ` a situacao. Ele diz: As vezes, procuramos se guranca num emprego, num cargo ou numa conta bancaria. Mas descobri que a unica se guranca verdadeira vem de Jeova Deus e de nossa amizade com ele.1
1 Para mais informacoes sobre como administrar o dinhei ro, veja a revista A Sentinela de 1. de agosto de 2009, paginas 10-12.

Sempre oravamos por nossas necessidades basicas e aprendemos a estar satisfeitos com o que Deus nos dava

OS JOVENS PERGUNTAM

Estou pronto para sair de casa?

` As vezes, sinto que as pessoas nao me levam a serio porque ja tenho 19 anos e ain da nao sa de casa, como se eu tivesse de Katie.1 morar sozinha para ser adulta. Tenho quase 20 anos e me irrita saber que nao sou dona de minha vida. Ja pensei em sair de casa porque meus pais nao levam em conta minha opiniao e ficam dizendo que sabem das coisas melhor do que eu. Nao aguento mais isso! Fabiana.

Fugir dos problemas em casa Ter mais liberdade Ser mais respeitado pelos colegas Ajudar um amigo que precisa dividir o

UITO antes de estar pronto para sair de casa, voce talvez comece a sentir vontade de ser independente. Isso e normal. Afinal, originalmente a vontade de Deus para os jovens era que por fim eles deixassem os pais para for mar a propria famlia. (Genesis 2:23, 24; Mar cos 10:7, 8) Mas sera que o fato de voce que rer mais liberdade significa que ja e hora de se mudar? Pode ser. Mas como voce vai saber quando estiver realmente pronto para sair de casa? Analise tres perguntas importantes que voce precisa responder. A primeira e . . .

Essas razoes nao sao necessariamente mas. Mas o motivo de voce querer sair de casa pode ter uma grande influencia na sua felicidade depois de deixar o teto de seus pais. Por exem plo, se o motivo e apenas fugir dos problemas em casa ou ter mais liberdade, voce provavelmente vai ficar surpreso. Daniele, que morou um tempo fora de casa quando tinha 20 anos, aprendeu muito com essa experiencia. Ela conta: Todos nos tePor que quero sair de casa? mos de conviver com certas restricoes. Quan Para ajuda-lo a entender claramente por do voce esta por conta propria, seus horarios que voce quer se mudar, de uma olhada na lis- de trabalho ou a falta de dinheiro restringem ta a seguir. Numere suas razoes em ordem de importancia. 1 Alguns nomes neste artigo foram mudados.
10 Despertai! julho de 2010

Ganhar experiencia Nao dar despesas para meus pais Outra


Fazer trabalho voluntario em outro lugar

aluguel

o que voce pode fazer. Carmen, que morou no exterior por seis meses, diz: Gostei da ex periencia, mas muitas vezes achava que nao tinha tempo livre. Tinha de cuidar da casa fazer limpeza, consertar coisas, cuidar do jar dim, lavar roupa, esfregar o chao e assim por diante. E verdade que sair de casa pode lhe dar mais liberdade e aumentar o respeito dos co legas. Mas e voce quem vai pagar as contas, cozinhar, limpar a casa e preencher o tempo quando nao estiver com a famlia ou os ami gos. Entao, nao deixe que os outros o influen ciem a tomar uma decisao precipitada. (Pro verbios 29:20) Nao basta ter motivos validos para sair de casa. Voce precisa saber cuidar ` de si mesmo o que nos leva a segunda pergunta . . . Sair de casa e como fazer uma trilha na floresta. Voce se aventuraria a fazer isso sem saber armar uma barraca, acender uma fogueira, preparar comida ou ler um mapa? Pro vavelmente nao! Mas muitos jovens vao morar sozinhos sem saber direito como cuidar de uma casa. O sabio Rei Salomao disse que quem tem ju zo esta sempre prevenido. (Proverbios 14:15, Bblia na Linguagem de Hoje) Para aju da-lo a analisar se esta preparado para mo rar sozinho, analise os seguintes topicos. Co loque um ao lado das habilidades que voce ja tem e um ao lado daquelas que ainda precisa melhorar. M Administrar o dinheiro Nunca precisei pagar nada do meu bolso, diz Serena, de 19 anos. Tenho medo de sair de casa e nao sa ber cuidar bem do meu dinheiro. Como voce pode aprender a administrar o dinheiro? Um proverbio bblico diz: O sabio escu tara e absorvera mais instrucao. (Proverbios 1:5) Entao, que tal perguntar a seus pais quan to uma pessoa precisa por mes para pagar o aluguel ou o financiamento, comprar comiEstou preparado?

O QUE OUTROS JOVENS DIZEM

Quando seus pais lhe dao responsabilida` des parecidas as que voce tera ao sair de casa , da continuar morando com eles se torna um modo seguro de aprender a viver sozinha mais tarde.

Sarah

E normal querer independencia. Mas, se voce quer sair de casa so para fugir de regras, isso indica que voce nao esta preparado para morar sozinho.

Aron

da, manter um carro ou pagar outros custos envolvendo transporte? Da, peca a seus pais que o ajudem a fazer um orcamento domesti co. Por que e importante aprender a viver dentro de um orcamento? Kevin, de 20 anos, diz: Quando voce comeca a morar sozinho, apa rece um monte de despesas inesperadas. Se nao tomar cuidado, voce vai se matar de tra balhar para pagar as dvidas. Quer fazer um teste de como e viver sozi nho? Se voce tem um emprego, de aos seus pais, por um tempo, o dinheiro dos gastos mensais que eles tem com voce envolven do alimentacao, moradia e outras coisas. Se nao conseguir ou nao estiver disposto a pagar essas despesas enquanto estiver em casa, voce nao esta preparado para morar sozinho. 2 Tessalonicenses 3:10, 12.
Despertai! julho de 2010 11

pais aprendem a fugir dos conflitos, nao a resolve-los. M Rotina espiritual Alguns saem de casa so para fugir da rotina religiosa da famlia. Outros saem decididos a manter um bom progra ma de estudo da Bblia e de adoracao, mas logo acabam desenvolvendo maus habitos. Como evitar que sua fe sofra um naufragio? 1 Timoteo 1:19. Nao aceite cegamente a religiao de seus pais. Jeova Deus quer que estejamos convencidos de nossas crencas. (Romanos 12:1, 2) Sair de casa e como fazer uma trilha na Entao, crie uma rotina de estudo da Bblia e floresta voce precisa aprender a cuidar de adoracao e se apegue a ela. Que tal anotar de si mesmo antes de comecar essa rotina espiritual num calendario e ver se consegue segui-la por um mes sem que seus pais precisem lembra-lo disso? M Cuidar das tarefas domesticas O que mais preocupa Beto, de 17 anos, e lavar a propria Finalmente, a terceira pergunta que voce roupa. Como voce pode saber se esta pronto precisa analisar e . . . para cuidar de si mesmo? Aron, de 20 anos, O que espero alcancar? da a seguinte sugestao: Por uma semana, leve Alguns saem de casa para fugir de problea vida como se morasse sozinho. Prepare sua mas ou da autoridade dos pais. Sua atencao propria comida usando itens que voce mesmo comprou com seu dinheiro. Use roupas que esta nas coisas que estao deixando para tras, nao aonde estao indo. Isso e como dirigir voce lavou e passou. Limpe o que sujou. E ten- olhando apenas no retrovisor. Quando o mo te ir aos lugares que precisa sem pedir que um torista se concentra no que esta ficando para ` dos seus pais o leve ou o busque. Seguir essas tras, nao percebe o que esta a sua frente. O sugestoes o ajudara em dois sentidos: (1) a de- que aprendemos disso? Nao se concentre apesenvolver habilidades importantes e (2) a va- nas em sair de casa mantenha seus olhos filorizar mais as coisas que seus pais fazem. xos num objetivo que vale a pena. M Relacionamentos Voce se da bem com seus Alguns jovens Testemunhas de Jeova se pais e irmaos? Se a resposta for nao, talvez mudaram para pregar em regioes distantes ache que ir morar com um amigo seria mais em seu pas ou no exterior. Outros, com o ob facil. Pode ate ser. Mas veja o que Eva, de jetivo de ajudar na construcao de locais de 18 anos, diz: Duas colegas minhas foram mo- adoracao ou trabalhar numa filial das Teste rar juntas. Elas eram muito amigas. Mas uma era organizada e a outra bagunceira. Uma le PARA VOC E PENSAR vava a serio sua religiao e a outra nem tanto. A experiencia nao deu certo! Mesmo que o ambiente em casa Elaine, de 18 anos, quer sair de casa. Mas seja difcil, como continuar ali por um ela diz: Voce pode aprender muito sobre tempo pode ajudar voce? como se dar bem com outros enquanto esti Enquanto estiver com seus pais, o ver morando em casa. Voce aprende a resolque voce pode fazer para beneficiar ver problemas e a ceder. Percebi que os que sua famlia e se preparar para cuidar saem de casa para evitar discussoes com os de sua propria casa?
12 Despertai! julho de 2010

munhas de Jeova. Ainda outros acham que devem morar sozinhos por um tempo antes de se casar.1 Escreva um objetivo que voce gostaria de alcancar ao sair de casa.

Em alguns casos, pode acontecer de a pessoa ficar em casa tanto tempo que acaba nao desenvolvendo a maturidade e as habili dades necessarias para morar sozinha. Mes mo assim, nao tome uma decisao precipitada. Pense bem! Quem planeja com cuidado
1 Em algumas culturas, e comum os filhos, em especial as mocas, morarem com os pais ate se casar. A Bblia nao da con selhos especficos sobre esse assunto.

tem fartura, diz um proverbio bblico, mas o apressado acaba passando necessidade. (Proverbios 21:5, BLH) Ouca os conselhos de seus pais. (Proverbios 23:22) Ore sobre o assunto. Ao tomar uma decisao, leve em conta os princpios bblicos analisados neste artigo. Em vez de se perguntar Estou pronto para sair de casa?, pergunte-se Estou pronto para cuidar de minha propria casa?. Se voce acha que esta preparado, entao talvez seja a hora de tomar seu proprio rumo na vida.
Outros artigos da serie Os Jovens Perguntam estao disponveis no site www.watchtower.org/ypt

UMA NOTA PARA OS PAIS


Serena, ja mencionada, tem receio de sair da casa dos pais. Por que? Ela comenta um dos motivos: Mesmo quando quero comprar algo com meu proprio dinheiro, meu pai nao deixa. Ele diz que esse e o papel dele. Assim, a ideia de pagar minhas contas me assusta. Nao ha duvida que o pai dela faz isso com a melhor das intencoes, mas voce acha que ele esta ajudando Serena a se preparar para cuidar da sua propria casa no futuro? Proverbios 31:10, 18, 27. Sera que seus filhos sao superprotegidos e por isso mal preparados para viver sozi nhos? Como voce pode saber? Analise as quatro habilidades mencionadas no artigo, mas agora do seu ponto de vista. Administrar o dinheiro. Seus filhos mais velhos sabem como preparar uma declara cao de renda? Sabem o que precisam fazer para estar de acordo com as leis tributarias? (Romanos 13:7) Sao capazes de comprar a credito de forma responsavel? (Proverbios 22:7) Conseguem fazer um orca mento domestico e viver den tro dele? (Lucas 14:28-30) Ja sentiram a satisfacao de com prar algo com o dinheiro que ganharam trabalhando? Que dizer da satisfacao ainda maior de dar do seu tempo e recursos para ajudar outros? Atos 20:35. Cuidar das tarefas do mesticas. Suas filhas e seus filhos sabem cozinhar? Voce os ensinou a lavar e passar roupa? Se dirigem, conseguem fazer com seguranca manuten coes simples no carro, como trocar um fusvel, o oleo ou um pneu furado? Relacionamentos. Quando seus filhos mais velhos se de sentendem, voce age como juiz, impondo a solucao do pro blema? Ou ensinou-os a nego ciar uma solucao pacfica e depois comunicar como conseguiram fazer isso? Mateus 5:23-25. Rotina espiritual. Voce simplesmente diz a seus filhos em que eles devem acreditar ou usa de persuasao? (2 Timoteo 3:14, 15) Em vez de sem` pre responder as perguntas que eles fazem sobre questoes religiosas e morais, voce os en sina a desenvolver raciocnio e a treinar suas faculdades perceptivas para distinguir tanto o certo como o errado? (Proverbios 1:4; Hebreus 5:14) Gostaria que eles seguissem sua rotina de estudo pessoal da Bblia? Ou seu exemplo deixa a desejar? Sem duvida, treinar os filhos nas areas mencionadas exige tempo e muito esforco. Mas voce vai ver que tudo isso valeu a pena no dia em que eles sarem de casa.
Despertai! julho de 2010 13

TRIBUNAL NA ESPANHA CONFIRMA OS

DIREITOS DE UMA MAE

Rosa Lopez manteve a guarda de suas duas filhas

Como se sentiria se sua capacidade como pai ou mae fosse questionada? E se alguem alegasse que seus fi lhos tem problemas de relacionamento, sao intelectual mente limitados e nao conseguem distinguir o certo do errado tudo por causa de sua influencia? Rosa Lopez, mae de duas meninas na Espanha, se de parou com essas acusacoes quando seu ex-marido en trou com uma acao para obter a guarda das filhas. Rosa e Testemunha de Jeova, e seu ex-marido afirmou que as crencas religiosas dela estavam tendo um impacto ne gativo na vida social, no desempenho escolar e no bom criterio das meninas. Quando um tribunal local rejeitou seus argumentos, o ex-marido de Rosa apelou para a corte provincial. Em casos envolvendo a guarda de filhos, um inquerito judicial conduzido da maneira apropriada procura ficar neutro: nao se envolve em debates religiosos, como se a fe da pessoa estivesse sendo julgada. Na realidade, ele deve simplesmente abordar questoes como: O que e melhor para a crianca? A influencia do pai ou da mae que tem a guarda e prejudicial de alguma forma? Quem esta em melhores condicoes de cuidar das necessidades da crianca? A fim de tratar dessas questoes no caso de Rosa, o tribunal escolheu uma psicologa para entrevistar as meninas e os pais. Qual foi o resultado? A psicologa constatou que, embora as meninas tivessem ficado sob a guarda da mae por seis anos, elas estavam se saindo bem em todos os aspectos na escola, nos relaciona mentos e na famlia. Com base nas observacoes da psi cologa e nos depoimentos dos pais, o juiz nao encontrou nada que indicasse que as menores tivessem sido prejudicadas de alguma forma em seu desenvolvimento emocional ou sociocultural por causa de sua criacao na comunidade religiosa das Testemunhas de Jeova. Ele tambem julgou que as alegacoes feitas pelo ex-marido de Rosa eram totalmente arbitrarias e sem base. Em resultado de informacoes equivocadas ou de pre conceito religioso, algumas pessoas acham que os filhos de Testemunhas de Jeova sao privados de uma criacao normal. No entanto, os filhos criados de acordo com os princpios bblicos nao sao prejudicados. Na verdade, sao ajudados a se tornar pessoas equilibradas, amorosas e ntegras. Efesios 6:4; 2 Timoteo 3:15-17.

14

Despertai! julho de 2010

O homem da floresta
da Indonesia
GARRADO a um galho que parecia fragil demais para aguentar seu peso, um enorme animal nos encarou. Prendendo a respira cao, nos tambem o encaramos. Ele parecia nem ligar, mas nos ficamos encantados. Ali estavamos, frente a frente com um orangotango, o maior habitante das arvores do planeta. ` Orangotangos pertencem a ordem dos grandes macacos, como os gorilas e os chimpan zes. Esses animais doceis e solitarios moram nas densas florestas de Borneu e de Sumatra, duas das maiores ilhas no Sudeste Asiatico. Seu nome e formado de duas palavras indonesias, orang e hutan, e significa homem da floresta.

Gostaria de aprender mais sobre esses fascinantes macacos de pelagem avermelhada? En tao, junte-se a nos numa viagem a Borneu para conhecer esse animal em seu habitat.
Encontro com o orangotango

& Orangotango no Campo Leakey, no Parque Nacional Tanjung Puting, administrado por BTNTP, UPT Ditjen PHKA Dephut

MAL ASIA

Borneu

Sumatra

IND ONESIA

Para ver esses macacos, fomos ao Parque Nacional de Tanjung Puting, que abriga uma fau na variada. Os milhares de orangotangos sao a principal atracao. Nossa visita comecou no pequeno porto de Kumai, onde pegamos um barco de madeira motorizado chamado klotok. A mata ficava ` cada vez mais fechada a medida que subamos o rio. Densas moitas de nipa, um tipo de pal` meira, cresciam as margens do rio, e crocodilos assassinos ficavam de emboscada nas aguas escuras e paradas. Sons estranhos ecoavam por toda a mata, aumentando nossa expectativa. Assim que samos do barco, tomamos um banho de repelente e nos aventuramos mata adentro. Em poucos minutos, nos deparamos com o primeiro orangotango o grande ma cho mencionado no incio. Sua farta pelagem
Despertai! julho de 2010 15

AUSTRALIA

avermelhada brilhava como cobre polido sob o sol da tarde. Debaixo do pelo, seus musculos salientes eram muito impressionantes! Em seu habitat, machos adultos chegam a medir 1,70 metro de altura e a pesar cerca de 90 quilos, o dobro do peso das femeas. Machos crescidos tem a cara arredondada e achatada por causa de abas nas bochechas. Tem tambem ` um papo saliente usado para rosnar e urrar. As vezes, eles emitem uma estrondosa sequencia de sons que pode durar ate cinco minutos e ser ouvida a quase dois quilometros. Nao e de admirar que ela e conhecida como chamada longa. Os machos costumam urrar para atrair femeas e afastar os rivais.
Habitantes das arvores

Ao seguirmos a trilha, avistamos orangotan gos balancando de uma arvore para outra. Seus pes e maos sao fortes, flexveis e em formato de gancho com dedos longos, polegares curtos e dedos dos pes grandes. Agarram os galhos com facilidade e se locomovem com movimen-

tos elegantes e calculados, mas parecem nunca estar com pressa. Os orangotangos sao peritos em se camuflar, escondendo-se com facilidade no alto das arvo res. No chao, eles sao lentos; os humanos con seguem alcanca-los sem dificuldade. Esses animais passam a maior parte da vida no alto das arvores e sao os unicos grandes macacos que fazem isso. Na maioria das tardes, por volta do por do sol, eles escolhem um forte galho bifurcado, ajuntam alguns ramos e gravetos e fazem uma cama aconchegante que chega a ficar a 20 metros do solo. Para se protege` rem da chuva, eles as vezes fazem tambem um telhado, algo que chimpanzes e gorilas nunca fazem. Tudo isso leva apenas uns cinco minutos. As arvores tambem fornecem aos orangotan gos o seu alimento preferido: frutas. Eles tem uma excelente memoria e sabem exatamente quando e onde encontrar frutas maduras. Tam bem comem folhas, cascas de arvores, brotos, ` mel e insetos. Os orangotangos as vezes usam um graveto para tirar mel ou insetos de buracos em arvores. Eles comem ao todo mais de 400 tipos de alimentos. Mais adiante na trilha, vimos outra cena interessante orangotangos comendo mui-

O macho adulto tem abas nas bochechas


5 imagebroker/Alamy

16

tas bananas. Esses animais foram criados em cativeiro e depois soltos na natureza. Visto nao terem as habilidades de sobrevivencia dos orangotangos selvagens, eles recebem alimento para complementar o que conseguem encontrar sozinhos.
Vida em famlia

Vimos graciosos filhotinhos agarrados na mae e outros um pouco maiores brin cando no chao ou nas arvores. As femeas chegam a viver 45 anos. Elas atingem a maturidade sexual aos 15 ou 16 anos e procriam a cada 7 ou 8 anos. Em media, elas tem tres filhotes durante a vida. Assim, a taxa reprodu tiva do orangotango e uma das mais baixas den tre os mamferos. O vnculo entre a mae e o recem-nascido e muito forte. Ela cuida dele e o ensina por oito anos ou mais. No primeiro ano de vida, o filhote fica praticamente grudado no corpo da mae. Depois disso, ele nunca fica longe dela ate o nascimento do proximo filhote. As femeas adolescentes podem demorar para ir embora e ficam observando a mae cuidando do novo filhote. As maes, porem, afastam os filhotes machos adolescentes logo apos o nascimento de outro filhote. Depois disso, eles ficam andando sozinhos pela floresta, numa area de 15 quilometros quadrados ou mais. Evitam outros ma chos e se encontram com as femeas so para se acasalar. Ao longo da vida, as femeas geralmente` ocupam um trecho de floresta bem menor. As ve zes, comem com outras femeas na mesma ar vore, mas, mesmo nessas ocasioes, ha pouca ou nenhuma interacao. Na verdade, a vida so litaria e mais uma caracterstica que difere os
No alto: 5 moodboard/Alamy; embaixo: Orangotango no Campo Leakey, no Parque Nacional Tanjung Puting, administrado por BTNTP, UPT Ditjen PHKA Dephut

Os orangotangos se movem pelas arvores com facilidade, mas sao bem mais lentos no chao

1. Joao Batista. 2. A pomba. 3. Ele cuidava da caixa de dinheiro. 4. Ele queria o dinheiro e o roubou.
RESPOSTAS DA PAGINA 31

orangotango chega a valer 70 dolares no mercado ilegal de souvenirs. Alguns acham que os ` orangotangos sao uma ameaca as plantacoes. Outros os cacam para comer. Ameacados de extincao Trafico de animais de estimacao. No mercado No parque nacional, existe um centro de rea- negro, um filhote de orangotango e vendido a bilitacao, pesquisa e conservacao dos orango- precos que variam de algumas centenas de do tangos chamado Campo Leakey em home- lares a muitos milhares de dolares. Estima-se nagem ao antropologo Louis Leakey. Ali, os que cerca de mil filhotes sao vendidos por ano. orangotangos estao sempre por perto. Alguns Governos e organizacoes nao governamen se aproximaram de nos e fizeram pose e acro bacias. Uma femea adulta ate agarrou a jaqueta tais estao se esforcando para salvar os orango tangos da extincao. Seus esforcos incluem for do meu amigo. Ficamos emocionados de estar mar centros de reabilitacao, fazer programas tao perto desses belos animais. educacionais para conscientizar as pessoas, No entanto, o Campo Leakey da um alerta. criar reservas e parques nacionais e controlar a Os orangotangos estao a caminho da extincao. extracao ilegal de madeira. Alguns ambientalistas acreditam que as pers A Bblia revela que Deus em breve vai arruipectivas de sobrevivencia desse animal em seu habitat sao sombrias dez anos ou menos. Veja nar os que arrunam a terra e transformar o nosso planeta num paraso. (Revelacao [Apo tres das maiores ameacas. calipse] 11:18; Isaas 11:4-9; Mateus 6:10) Nesse Extracao de madeira. Cerca de 80% do habi- tempo, se cumprirao as seguintes palavras do tat apropriado para os orangotangos foi destru- salmista: Irrompam todas as arvores da flores do nos ultimos 20 anos. A Indonesia perde em ta em grito de jubilo. (Salmo 96:12) Entao, os media cerca de 50 quilometros quadrados de animais como o orangotango, o homem da floresta por dia, o equivalente a cinco campos floresta da Indonesia nao terao mais sua so de futebol por minuto. ` brevivencia ameacada pelos humanos. Caca ilegal. A medida que os humanos inva dem a floresta, os orangotangos ficam mais vul neraveis aos cacadores. Um cranio de orangotangos de outros macacos. No entanto, para aprendermos mais sobre o homem da floresta ainda faltava visitar outro lugar.

Orangotango no Campo Leakey, no Parque Nacional Tanjung Puting, administrado por BTNTP, UPT Ditjen PHKA Dephut

No Peru existe uma cadeia montanhosa muito alta chamada Pariacaca . . . Quando subi as Escadarias, nome da parte mais alta dessa cadeia, senti de repente uma agonia tao forte que me deu vontade de saltar da minha montaria e me jogar no chao. . . . Em seguida, senti muita nausea e vomitei tanto que achei que fosse [morrer]. De fato, se eu tivesse continuado la, com certeza teria morrido. Mas esse mal-estar so durou tres ou quatro horas. Senti-me melhor quando cheguei a alturas mais suportaveis. Jose de Acosta, do livro Historia Natural y Moral de las Ludias.

Mal das montanhas


um perigo nas alturas

ERTO do fim do seculo 16, o jesuta es panhol Jose de Acosta passou pela de sagradavel experi encia descrita acima ao subir a Pariacaca, nos Andes peruanos. Na quela epoca, acreditava-se que esses sintomas eram causados por gases venenosos liberados de minerais nas montanhas ou pelo sopro de deuses malvados. Pelo que sabemos hoje, Acosta teve os sintomas classicos do mal agudo das montanhas (MAM). ` O MAM e a rea cao do corpo a baixa con centracao de oxigenio em altitudes elevadas. Nessas alturas, a pressao barometrica dimi nui e os pulmoes absorvem menos oxigenio.1 Os sintomas do MAM costumam aparecer cerca de quatro horas depois que a pessoa chega a uma altitude elevada e podem durar de um a quatro dias. Durante esse perodo, a

1 A maioria das pessoas consegue chegar a uma altitude de cerca de 1.800 metros acima do nvel do mar sem nenhum problema.

Despertai! julho de 2010

19

Os sintomas do MAM costumam aparecer cerca de quatro horas depois que a pessoa chega a uma altitude elevada e podem durar de um a quatro dias O melhor tratamento para o MAM e voltar para altitudes mais baixas

pouca quantidade de oxigenio no sangue esti mula a producao de mais globulos vermelhos, que com o tempo ajudam o sistema circulato rio a suprir mais oxigenio. Mas se uma pessoa subir muito rapido a altitudes elevadas ou se esforcar demais antes de se aclimatar, os fluidos podem se acumu lar nos pulmoes ou em volta do cerebro. Se tratar ou prevenir os sintomas do MAM. Fale com seu medico. isso nao for tratado, pode ser fatal. O melhor tratamento para o MAM e vol Como prevenir o MAM tar para altitudes mais baixas. Se possvel, Turistas e alpinistas tentaram varias coisas mantenha-se aquecido durante a descida e para prevenir ou tratar o MAM. Seguem algu- descanse depois de chegar. mas delas: Alguns dos cenarios mais espetaculares do Evite altitudes elevadas se tiver um pro- mundo sao encontrados nas regioes monta blema respiratorio ou anemia. nhosas. (Salmo 148:9, 13) Se voce tomar os Diureticos, anti-inflamatorios e outros cuidados necessarios, podera desfrutar das remedios costumam ser recomendados para belezas da criacao sem passar mal.
20 Despertai! julho de 2010

O nome de Deus tem sido divulgado


Ao caminhar pela pitoresca Ilha de Orleans, ` proxima a Cidade de Quebec, Canada, a religiosidade dos primeiros colonizadores fica evi dente. Capelas historicas ainda podem ser ` vistas a beira da estrada que rodeia a ilha lembrancas de uma era passada , e cada paroquia tem sua propria igreja. Na cidade de Saint-Pierre, fica a igreja rural mais antiga da provncia de Quebec, que re monta ao ano 1717. O predio, hoje uma gale ria de arte, contem um detalhe notavel. Acima do altar, pode-se ver o Tetragrama as quatro letras hebraicas que compoem o nome do Deus da Bblia: Jeova. Hoje, e raro ouvir o nome de Deus ser pro nunciado numa igreja catolica, quanto mais ve-lo. De fato, um documento emitido pelo Vaticano em 2008 declarou que, por ordem do papa, o nome de Deus nao deve ser usado nem pronunciado nos servicos religiosos, ora coes e hinos catolicos. Mas a Bblia deixa claro que Jeova Deus quer que seu nome seja de clarado em toda a terra. Exodo 9:16.
A Traducao do Novo Mundo, onde o nome Jeova aparece umas 7 mil vezes, e impressa (inteira ou em parte) em 83 idiomas

As Testemunhas de Jeova acreditam que, para agradar a Deus, e preciso muito mais do que apenas ter o nome dele escrito dentro de um predio. Todo ano, no mundo inteiro, elas gastam bem mais de 1,5 bilhao de horas ensi` nando as pessoas o significado do nome de Deus e seus propositos. Elas ate mesmo res tauraram o nome de Deus, Jeova, a seu lugar devido. A Bblia que elas publicam Traducao do Novo Mundo das Escrituras Sagradas e fiel aos textos nos idiomas originais, onde o nome Jeova aparece umas 7 mil vezes. Ate hoje, mais de 165 milhoes de copias da Tradu cao do Novo Mundo (inteira ou em parte) ja fo ram impressas em 83 idiomas. De fato, tratan do-se do nome de Deus, Jeova, o ponto nao e que motivos temos para usa-lo, mas que moti vos temos para nao usa-lo.

OBSERVANDO O MUNDO

Barulho prejudica a memoria Pessoas que dormem num quarto perto de uma estrada, ferrovia ou aeroporto tem maior chance de ter dificuldade de lembrar informa coes antigas e aprender informacoes novas, mesmo se conseguirem dormir com todo o barulho. Foi o que disse Ysbrand van der Werf, do Instituto Holandes de Neurociencias. A memoria e o aprendizado sao afetados quan do a pessoa e privada de sono, e o mesmo se aplica quando uma pessoa e sujeita a le ves interrupcoes do sono profundo. . . sem acordar, diz o jornal holandes de Volkskrant. Para funcionar de modo correto, o hipocam po area do cerebro essencial para a memoria precisa do sono profundo, sem interfe rencia de fatores externos do estresse, como barulho e luz. Fogos de artifcio e problemas respiratorios Embora espetaculos de fogos de artifcio sejam impressionantes, as partculas lancadas na atmosfera podem ser perigosas para a saude. Para produzir cores diferentes, muitos fo gos de artifcio contem sais de metais por exemplo, o estroncio para o vermelho, e o ba rio para o verde. Pesquisadores austracos des cobriram que havia 500 vezes mais bario nas

E um fato surpreendente que, ano apos ano, a Bblia e o livro mais vendido nos Estados Unidos

apesar de 90% das famlias ja terem uma Bblia. . . . Acredita-se que 25 milhoes de B blias sao vendidas por ano. THE WALL STREET
JOURNAL, ESTADOS UNIDOS.

No mundo inteiro, cerca de 4,5 mi lhoes de pessoas sao picadas por cobras todo ano, e estimativas conservadoras indicam que pelo menos 100 mil pessoas morrem todo ano e outras 250 mil ficam com sequelas permanentes. UNI

VERSIDADE DE MELBOURNE, AUSTRALIA.

Cerca de 210 bilhoes de e-mails foram enviados por dia em 2008.


NEW SCIENTIST, GRA-BRETANHA.

amostras de neve colhidas depois dos fogos de ano-novo do que nas colhidas antes. Visto que o envenenamento por bario causa contracao das vias respiratorias, os pesquisadores dizem que inalar a fumaca dos fogos pode agravar problemas respiratorios, como a asma.

Turbinas eolicas matam morcegos Em Alberta, Canada, tem se achado morcegos mortos abaixo de turbinas de vento, noticia a revista Scientific American. Isso deixou pesquisadores perplexos, em vista das habilidades notaveis dos morcegos de voar e usar o seu sistema de sonar. Mas os pes quisadores descobriram hemorragias internas em 92% das vtimas examinadas, concluindo que o delicado sistema respiratorio dos morcegos nao aguenta a queda repen tina da pressao do ar criada pelas helices das turbinas. A velocidade nas extremidades dessas helices pode che gar a 200 quilometros por hora. Morcegos migratorios insetvoros sao os mais afetados, e teme-se que as turbi nas eolicas venham a desestabilizar ecossistemas.
22 Despertai! julho de 2010

A mais impressionante maquina voadora viva do planeta


marinhas e pode voar a mais de 115 quilometros por hora. O albatroz pode parecer desajeitado no solo, mas no ceu e um espetaculo. Das cerca de 20 especies reconhecidas de albatroz, umas 15 podem ser encontradas nas aguas oceanicas ao redor da Nova Zelandia. Uma das poucas colonias de procriacao no Hemisferio Sul e a Taiaroa Head, que fica na extremidade da Pennsula de Otago, na ilha do Sul da Nova Zelandia. Ali, o albatroz-real-setentrional comeca a se reproduzir entre os 6 e 10 anos de idade. Ele continua procriando a vida toda, que pode ser longa. Algumas dessas aves chega ram a viver bem mais de meio seculo! O albatroz bota um ovo a cada dois anos, passando o restante do tempo no mar. Geralmente, ele tem um so parceiro a vida inteira. A femea e o macho constroem o ninho juntos, processo que comeca em setembro. Em novembro, a femea bota um ovo, que pode pesar 500 gramas. Por cerca de 80 dias, eles se revezam na incubacao ate a eclosao no incio de feverei ro. Depois disso, tambem se revezam para proteger e alimentar o filhote, que come uma papa regurgitada de peixe e lula. Aos 6 meses de idade, o filhote pode chegar a 12 quilos bem mais do que um albatroz adulto! Depois de quase um ano, os pais saem de Taiaroa Head e passam um ano no mar e da retornam para repetir o pro cesso. Nesse meio-tempo, o filhote que emagreceu e ja tem o corpo coberto de penas aprende por tentativa e erro a abrir as asas e voar contra o vento. Para onde vai? Para o oceano, que sera seu lar por alguns anos. Na adoles cencia, o albatroz volta para Taiaroa Head. Ali, enquanto as aves mais velhas estao ocupadas fazendo ninhos e procriando, o jovem albatroz passa o tempo alisando as penas com o bico, brincando e exibindo suas habilidades acrobaticas.
No alto: 5 David Wall/Alamy; embaixo: 5 Kim Westerskov/Alamy

ALBATROZ foi descrito como a impressionan O Comaquinaenvergadura dedo metros,maispor bons motite m voadora viva planeta, e vos. uma 3 e a maior das aves

Os pais se revezam para proteger e alimentar o filhote, que pode pesar ate 12 quilos aos 6 meses de idade

Taiaroa Head, lar do albatroz-real-setentrional

O albatroz-real-setentrional pode viver o tempo todo no mar ate mesmo dormir na agua

` UMA VISITA A COLONIA DO ALBATROZ-REAL


Desde crianca, eu era apaixonado por historias de albatroz, entao nao via a hora de visitar a colonia do albatroz-real. Quando chegou o dia, estava ventando muito e, no caminho, eu e minha amiga olhamos para o ceu procurando o espetaculo que tanto queramos ver. Nao ficamos desapontados. Quando avistamos algumas aves, ficamos encantados com aqueles mestres do voo! Ao chegarmos la, acompanhamos outro grupo de visitantes para um passeio de uma hora. Com a ajuda de cartazes, vdeos e modelos do albatrozreal-setentrional, aprendemos que ele pode viver o tempo todo no mar, e ate mesmo dormir na agua! No mar ou no ar, essa ave fascinante e real mente maravilhosa mais uma razao para louvar mos aquele que criou todas as coisas: Jeova Deus! Revelacao (Apocalipse) 4:11.

Fundo: 5 davidwallphoto.com; pagina 24, no alto: Tui De Roy/Roving Tortoise Photos; pagina 24, embaixo: Cortesia de Diarmuid Toman; pagina 25, albatroz voando: 5 Naturfoto-Online/Wolfgang Bittmann

Despertai! julho de 2010

25

Estudo da Bblia beneficia os surdos


E
SSE foi o ttulo de um artigo publicado numa revista para surdos na Republica Tcheca. O escritor, Zdenek Straka, elogiou as Testemunhas de Jeova que haviam aprendido lngua de sinais para ajudar os surdos. O que levou o Sr. Straka a escrever aquele ar tigo? No verao de 2006, ele assistiu a um con gresso das Testemunhas de Jeova em Praga, onde as palestras foram interpretadas em lngua de si-

VOCE SABIA?
As Testemunhas de Jeova produzem DVDs em 43 lnguas de sinais. Material para surdos pode ser baixado do site www.jw.org.

www.jw.org

nais para beneficiar cerca de 70 surdos presentes. Todo ano, as Testemunhas de Jeova realizam con gressos no mundo inteiro para ensinar a Bblia e proporcionar companheirismo agradavel. Os sur dos tambem sao includos. Num ano recente, em todo o mundo, 96 congressos foram realizados ex clusivamente em lnguas de sinais e houve tradu cao para os surdos em outros 95 lugares. Quando foi realizado o congresso em Praga, a congregacao em lngua de sinais naquela cidade estava ensinando a Bblia para 30 surdos. O estu do da Bblia beneficia as pessoas, como mostra o seguinte relato. Marketa viaja cerca de cem quilometros toda semana para ensinar a Bblia a uma surda da Mongolia. A lngua de sinais tcheca e bem dife rente da mongol, entao Marketa precisa ser bem

criativa para ajudar sua estudante a entender as licoes. E os esforcos de Marketa tem funciona do. Gravida do segundo filho, a estudante de Mar keta estava pensando em fazer um aborto, mas depois mudou de ideia. Marketa conta: Quando perguntei sobre o assunto, ela respondeu em si nais: Jeova nao aprova o aborto. Fiquei feliz em ver que ela tinha entendido o conceito de Deus sobre a vida!1 No mundo inteiro, muitos surdos estao obtendo o conhecimento exato de Deus por meio de um estudo de Sua Palavra. Em resultado, eles sao ` beneficiados a medida que se achegam mais a Deus e encontram mais alegria na vida. Isaas 48:17, 18.
1 Para mais informacoes a respeito do conceito da Bblia so bre o aborto, veja a Despertai! de junho de 2009, paginas 3-9.

Para fornecer mais publicacoes aos surdos, as Testemunhas de Jeova tem 59 equipes de traducao para lnguas de sinais no mundo inteiro.

Existem mais de 1.200 con gregacoes das Testemunhas de Jeova em lngua de sinais em todo o mundo.

Despertai! julho de 2010

27

O CONCEITO DA B IBLIA

As mulheres podem ser ministras?

STOU surpresa e irritada com a ideia de que nada mudou em relacao a ordenacao de mulheres, escreveu uma catolica para o jornal USA Today. Muitas pessoas tambem se sentem assim. Afinal de contas, em outras reli gioes, as mulheres servem como ministras, sacerdotisas, bispas e rabinas. As religioes dos dois lados da controversia as que probem as mulheres de ser ministras e as que permitem que elas preguem do pulpito afirmam seguir as Escrituras. No entanto, a Bblia nao apoia nenhum dos dois conceitos. Como assim? Para responder precisamos pri meiro ver como a Bblia usa a palavra ministro.
Ministros no primeiro seculo

O que a palavra ministro significa para voce? Muitos pensariam imediatamente num lder religioso homem ou mulher que pre side uma congregacao. Mas a Bblia usa essa palavra de um modo mais abrangente. Veja o caso de uma mulher crista chamada Febe, a quem o apostolo Paulo se referiu como nossa irma, que e ministra da congregacao que esta em Cencreia. Romanos 16:1. Consegue imaginar Febe conduzindo um ofcio religioso diante da congregacao de Cen creia? Na verdade, o que estava envolvido em Febe ministrar? Na sua carta aos filipenses, Paulo escreveu sobre algumas mulheres: Elas tem se esforcado comigo na proclamacao das Boas Novas. O grifo e nosso; Filipenses 4:2, 3, Bblia Facil de Ler. Os cristaos no primeiro seculo proclamavam as boas novas publicamente e de casa em casa. (Atos 20:20) Esse era o principal metodo usado. Os que participavam nessa obra
28 Despertai! julho de 2010

eram ministros. Isso inclua mulheres, como Priscila. Ela e seu marido expuseram mais corretamente o caminho de Deus a um ho mem devoto que ainda nao havia sido batiza do como cristao. (Atos 18:25, 26) Igual a Febe, tudo indica que Priscila era uma boa ministra assim como muitas outras mulheres. Sera que ministrar publicamente era uma ` funcao banal, uma tarefa secundaria dada as mulheres enquanto os homens faziam o tra balho importante de presidir a congregacao? De forma alguma, e por dois motivos. Primei ro, a Bblia deixa claro que todos os cristaos incluindo homens com pesadas responsa bilidades na congregacao deviam ministrar publicamente. (Lucas 9:1, 2) Segundo, o mi nisterio publico foi e ainda e o meio principal de mulheres e homens cristaos cumprirem o
Um papel honroso

mandamento de Jesus de fazer discpulos de pessoas de todas as nacoes e ensina-las. Ma teus 28:19, 20. Ainda existe outro papel vital que algumas mulheres desempenham na congregacao. Pau lo escreveu: As mulheres idosas sejam . . . instrutoras do que e bom, a fim de fazerem as mulheres jovens recobrar o bom senso para amarem seus maridos, para amarem seus filhos. (Tito 2:3, 4) Assim, mulheres maduras com experiencia na vida crista tem o privilegio de ajudar as mais jovens e menos experientes a amadurecer. Isso tambem e um papel honro so, de muita importancia. No entanto, a Bblia em nenhum lugar fala que as mulheres devem ensinar a congregacao. Na verdade, o apostolo Paulo disse que elas de viam ficar caladas nas reunioes. Por que? Segundo ele, um dos motivos era para que as coisas fossem feitas de modo conveniente e com ordem. (1 Corntios 14:34, 40, Pastoral) Para que o andamento da congregacao seja suave, Deus designou o papel de ensino a um grupo. Observe, porem, que o privilegio de supervi sao na congregacao nao e concedido a alguem so por ser homem, mas por estar realmente qualificado.1 1 Timoteo 3:1-7; Tito 1:5-9. Sera que o papel que as mulheres receberam de Deus as rebaixa? Nao. Lembre-se de
1 Note, tambem, que a autoridade de um homem na congre gacao e limitada. Ele esta sujeito a Cristo e precisa agir de acordo com os princpios bblicos. (1 Corntios 11:3) Os que tem responsabilidades na congregacao tambem precisam estar sujeitos uns aos outros, demonstrando um esprito de humil dade e cooperacao. Efesios 5:21.

Ensinar na congregacao

O proprio Jeova da a declaracao; as mulheres que anunciam boas novas sao um grande exercito.
SALMO 68:11

JA SE PERGUNTOU?

De que maneira as mulheres cristas no primeiro seculo ensinavam?


Atos 18:26.

Quem e designado para supervisionar a congregacao? 1 Timoteo 3:1, 2. Como Deus ve o ministerio das mulheres cristas hoje? Salmo 68:11.

que Jeova Deus deu a elas uma comissao im portante: dar testemunho publico sobre ele. (Salmo 68:11) Entre as Testemunhas de Jeova hoje, homens e mulheres que sao ministros tem ajudado milhoes de pessoas a se arrepen der e ganhar a salvacao. (Atos 2:21; 2 Pedro 3:9) Isso com certeza nao e algo de pouca im portancia! O papel do homem e da mulher na congregacao promove a paz e dignifica a ambos. Para ilustrar: os olhos e os ouvidos de um pedes tre trabalham juntos para ajuda-lo a atravessar uma rua movimentada. De modo similar, quando homens e mulheres fazem a vontade de Deus de acordo com as funcoes que lhes foram designadas, Ele abencoa a congregacao com paz. 1 Corntios 14:33; Filipenses 4:9.1
1 Por honrarem o papel que Deus deu aos homens na con grega cao, as mulheres cristas servem de exemplo para os anjos no ceu. 1 Corntios 11:10.

Despertai! julho de 2010

29

TEVE UM PROJETO?

O olho da mariposa

A cornea da mariposa e formada por conjuntos de saliencias microscopicas dispostas em padroes hexagonais

Lamina de silcio com um conjunto antirreflexo usada em paineis solares

A maioria das mariposas voa principal` mente a noite. Ao passo que algumas cria turas noturnas sao vistas quando um raio de luz faz seus olhos brilhar, a mariposa tem um recurso para nao ser vista o re flexo da luz em sua cornea e bem menor. Analise o seguinte: A cornea da mari posa e diferente. Ela e formada por conjun tos de saliencias microscopicas dispostas em padroes hexagonais. As saliencias sao menores que o comprimento de onda da luz visvel, comentou Peng Jiang, profes sor adjunto de engenharia qumica na Uni versidade da Florida, EUA. O formato e o tamanho desses conjuntos possibilitam que o olho da mariposa retenha luz de va rios comprimentos de onda e angulos. As minusculas saliencias tem apenas de 200 a 300 nanometros de altura. A ttulo de comparacao, a espessura media de um fio de cabelo humano e de 80 mil nanometros! Engenheiros esperam que um conhe cimento mais profundo da cornea da mariposa ajude a aperfeicoar diodos emissores de luz (LEDs) e monitores de cristal lquido (LCDs), que costumam ser usados em apa relhos eletronicos. A estrutura do olho da mariposa tambem pode ser usada no aproveitamento da energia solar. Paineis solares de silcio podem refletir ate 35% da luz um desperdcio significativo de energia. Mas, copiando as saliencias organizadas do olho da mariposa, Jiang e seus colegas fabricaram um painel de silcio que refletia menos de 3% da luz. Podemos aprender muito dessas estruturas naturais, concluiu Jiang. O que voce acha? Sera que a minuscula estrutura antirreflexo do olho da mariposa surgiu por acaso? Ou teve um projeto?
Imagem ampliada do olho da mariposa: Cortesia de Dartmouth Electron Microscope Facility; imagem ampliada da lamina de silcio: Cortesia de Peng Jiang

PARA CONSIDERAR EM FAM ILIA

O QUE VOCE SABE SOBRE O APOSTOLO

JUDAS ISCARIOTES?
3. Que designacao especial Judas tinha que pelo visto os outros apostolos nao tinham?
PISTA: Leia Joao 13:29.

4. Judas cedeu a que tentacao?


PISTA: Leia Joao 12:6.

O que esta faltando nesta figura?


Leia Marcos 1:9-11 e depois olhe para a figura. Escreva as respostas nas linhas abaixo. Complete a cena, desenhando o que esta faltando e colorindo a figura.

PARA CONVERSAR:

1 2

O que voce acha que levou Judas a cometer seus crimes? Em que situacoes voce talvez se confronte com uma tentacao parecida? Como pensar no exemplo de Judas pode ajudar voce a tomar boas decisoes?
Respostas na pagina 17

PARA CONVERSAR:

Por que os cristaos se batizam?


PISTA: Leia Marcos 8:34; 1 Pedro 2:21; 3:21.

Na sua opiniao, quantos anos uma pessoa deve ter para se batizar? Por que voce pensa assim?
Responda a estas perguntas e escreva os versculos bbli cos que estao faltando.

ASSUNTOS DESTA REVISTA

PAGINA 4 O que basta para cada dia?


Mateus 6:

PARA AS

CRIANCAS

Consegue encontrar estas figuras nesta revista? Descreva em suas proprias palavras o que esta acontecendo em cada figura.

PAGINA 9 Nosso Pai celestial promete que de modo algum fara o que? Hebreus 13: PAGINA 10 O proposito original de Deus era que o homem fizesse o que? Marcos 10: PAGINA 29 As mulheres mais velhas podem ajudar as mais novas a fazer o que? Tito 2:
Despertai! julho de 2010 31

Um tesouro de licoes praticas


Gostaramos de agradecer pelos muitos artigos que voces publicam para ajudar os pais a criar os filhos, escreveu um casal de New Hampshire, EUA. Temos uma filha de 4 anos, Sophia, e sentimos como se estivessemos recebendo treinamento individualizado para incutir verdades vitais na mente e no coracao dela durante os anos decisivos de sua formacao. A carta continua: O livro Aprenda do Grande Instrutor e um tesouro de licoes praticas para a nossa filha e para nos tambem. O ultimo captulo tem as figuras mais belas do Paraso que ja vimos! Nossa filhinha nao se cansa de olhar essas figuras e aprende muito sobre as promessas da Bblia. O ultimo captulo do Aprenda do Grande Instrutor, intitulado Voce podera viver no novo mundo pacfico de Deus, ilustra belamente as promessas de Deus encontradas em Sua Palavra, a Bblia. Para pedir esse livro, com 256 paginas do tamanho desta revista, preencha o cupom abaixo e o envie pelo correio usando o endereco nele ou um endereco apropriado na pagina 5 desta revista.

Figura da pagina 254 do livro


Q Sem compromisso, solicito o livro mostrado aqui. Q Peco informac oes sobre seus cursos bblicos gratuitos, em domiclio.
GRANDE INSTRUTOR
APRENDA DO

Nome

Endereco


(Rua, numero e bairro)

Cidade

Estado

CEP
Testemunhas de Jeova, CP 92, Tatu - SP, 18270-970

www.watchtower.org

g10 07-T

You might also like