You are on page 1of 3

Ttulo: Deus minha Auto-Suficincia (Salmos 73: 2526,28) Tema: O Senhor minha Poro. Quem tenho eu no cu seno a ti?

E na terra no h quem eu deseje alm de ti. A minha carne e meu corao desfalecem; mas Deus a fortaleza do meu corao, e a minha poro para sempre. Mas para mim, bom aproximar -me de Deus; pus minha confiana no Senhor Deus, para anunciar todas as tuas obras. (Salmos 73: 25-26,28)
Introduo: Esse salmo foi escrito pelo nosso irmo Asafe, onde declara que o Senhor sua poro para sempre. A palavra poro significa: Parte de alguma coisa. Ou seja, quando retenho parte de alguma coisa, esse algo a minha poro individual, no pertence a ningum a no ser a mim mesmo. Mas quando leio esse trecho bblico entendo que essa poro vai alm de um simples pedao, mas sim algo que est inerente pessoa, que est dentro na funo de preencher e completar. O ser humano composto por trs elementos: corpo, alma e esprito. a chamada tricotomia humana. O corpo foi formado do p da terra, a alma expressa os sentimentos provenientes do corao do homem, mas o esprito um elemento intrigante porque no provm nem da terra e nem do homem, mas de Deus (Ezequiel 37: 9). Esses elementos compem o homem e um depende do outro para completude humana, logo posso concluir que o Senhor poro que nos completa, e no existe nada que possa substituir a presena dele nas nossas vidas.

1. Nos servimos ao Senhor pelo o que Ele , e no pelo o que Ele faz: Referncia Bblica: (I Samuel 17:45) Disse Davi ao filisteu: tu vens a mim com espada, com lana e com escudo, mas eu venho a ti em nome do Senhor dos Exrcitos Davi sabia que no momento mais difcil de sua vida a Sua Poro ( o Senhor), era bem mais valiosa do que os seus pertences materiais. Por isso ele declara com convico que o Senhor dos Exrcitos era com ele; 2. do Senhor que procede todas as bnos: Referncia Bblica: (Mateus 6:33) Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justia, e todas estas coisas vos sero acrescentadas. 3. do Senhor as respostas certas para a vitria: Referncia Bblica: (Gnesis 41:16) E respondeu Jos a Fara, dizendo: Isto no est em mim; Deus dar resposta de paz a Fara

A viso humanista acredita que o ser humano por si s capaz de resolver todo e qualquer problema, contudo est mais do que explcito que os esforos humanos tem sido insuficientes e ineficazes na busca da perfeio. Porm existe um Deus Poderoso suficientemente capaz de operar alm da capacidade humana, pois tudo que Ele faz perfeito!! 4. O Senhor a nossa melhor parte: Referncia Bblica: (Lucas 10:41,42) Respondeu-lhe Jesus: Marta, Marta, estais ansiosa e preocupada com muitas coisas, mas uma s necessria. Maria escolheu a melhor parte, a qual no lhe ser tirada 5. O inimigo no pode tirar Deus do seu corao: Referncia Bblica: (J 1:21)

E disse: Nu sa do ventre de minha me e nu tornarei para l; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. 6. O Senhor concede o melhor: Referncia Bblica: (Nmeros 18:20; 12) Disse tambm o Senhor a Aro na sua terra possesso nenhuma ters, e no meio deles nenhuma parte ters; Eu sou a tua parte e a tua herana no meio dos filhos de Israel. Todo o melhor do azeite, e todo o melhor do mosto e do gro; as suas primcias que derem ao Senhor, dei-as ti

Concluso: A Poro do Senhor em nossas vidas uma ddiva que recebemos de graa e devemos, portanto zelar pelo nosso tesouro que vem do Senhor, no permita que nada nesse mundo, nem em cima no cu, nem em baixo da terra, nenhuma outra criatura substitua a Sua Poro, porque bens materiais podem at trazer satisfao e uma alegria momentnea, bnos outras da mesma forma, mas ainda nenhum destes suficiente para substituir a poro do Senhor em nossas vidas Deus quer ser sua auto-suficincia, porque somente Ele capaz de suprir todas as suas necessidades. Que Deus em Cristo lhe conceda a poro dobrada da Sua graa, do Seu amor especialmente para voc. Para Refletir:
Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem tm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vs do que as aves? E qual de vs, sendo solcito, pode acrescentar um cvado sua estatura? Pois, se nem ainda podeis as coisas mnimas, por que estais ansiosos pelas outras? Considerai os lrios, como eles crescem; no trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomo, em toda a sua glria, se vestiu como um deles. E, se Deus assim veste a erva, que hoje est no campo, e amanh lanada no forno, quanto mais a vs, homens de pouca f? No pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e no andeis inquietos. Porque as gentes do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai, antes, o reino de Deus, e todas estas coisas vos sero acrescentadas. No temas, pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino. (Lucas 12: 24-32)

You might also like