You are on page 1of 12

BRUCELOSE

BRUCELOSE
Nomes populares
Animais: Doena de Bang, Aborto Contagioso e Aborto Infeccioso. Homem: Febre de Malta, Febre Ondulante, Febre de Gibraltar.

Agente causador
Coco-bacilo Gram-negativo do Gnero Brucella.

Espcies acometidas
Caprinos e ovinos: Brucella melitensis Bovinos e bubalinos: Brucella abortus Sudeos, lebres, renas, roedores: Brucella suis Rato do deser to: Brucella neotomae Caninos: Brucella canis Ovinos: Brucella ovis Cetceos: Brucella ceti Pinpedes: Brucella pinnipedialis Camundongo do campo: Brucella microti

Sintomas nos seres humanos


Febre aguda ou insidiosa, suores noturnos, fadiga, anorexia, perda de peso, dor de cabea e artralgia.

Sinais clnicos nos animais


N a s f m e a s p r e n h e s p r o d u z p l a c e n t i te s e g u i d a d e a b o r to, u s u a l m e n te d u r a n te o te r o f i n a l d a g e s t a o, e e p i d i d i m i te e o r q u i te n o s m a c h o s .

Formas de transmisso
Seres humanos: Por contato direto com mate riais contaminados (fetos abor tados, re stos placentrios) ou indiretame nte por inge sto de produtos contaminados (lcteos no pasteurizados). Animais: Contato com a bactria em restos placentrios (via oral, conjuntival, pele), inseminao artificial ou monta natural.

BRUCELOSE

Diagnstico
Seres humanos: Direto (isolamento bacteriano, PCR, imunohistoqumica) ou Indireto (sorologia) Animais: Direto (isolamento bacteriano, PCR, imunohistoqumica) ou Indireto (sorologia).

Laboratrios e Servios de Referncia


Laboratrio Nacional Agropecurio - L ANAGRO/MG Av. Rmulo Joviano, s/n - Caixa postal: 35/50 CEP: 33600-000 - Pedro Leopoldo/MG (31) 3660-9662

Notificao Obrigatria
A brucelose bovina e bubalina de notificao obrigatria, de acordo com art. 5 do Decreto 5.741/2006, que regulamenta o PNCEBT e com a IN 30/2006, que disciplina a habilitao de Mdicos Veterinrios.

1. HISTRICO
Apesar de ser uma enfermidade dos animais, a brucelose foi inicialmente descrita no homem no incio do sculo XIX, a par tir de casos de febre ondulante seguidos de mor te, ocorridos na Ilha de Malta, no Mar Mediterrneo, sendo por isso denominada Febre de Malta. A primeira descrio clnica da doena foi feita por Marston em 1859 e o isolamento do agente etiolgico foi realizado por Bruce em 1887, que o denominou Micrococcus melitensis. A bactria foi mais tarde renomeada como Brucella melitensis em sua homenagem. Em 1905 Zammit demonstrou, ainda em Malta, a natureza zoontica da B.melitensis atravs do isolamento da bactria do leite de cabras. Em 1917, os veterinrios dinamarqueses Bang e Stribolt isolaram o agente causador do abor to enzotico dos bovinos e o chamaram de Bacillus abortus. Em 1918, a pesquisadora nor te-americana Alice Evans publicou um trabalho impor tante para o conhecimento da brucelose. Esta autora demonstrou as semelhanas mor folgicas, imunolgicas e de cultivo entre as bactrias isoladas por Bruce e Bang. Em razo disto, Meyer e Shaw propuseram em 1920, a criao do Gnero Brucella, em homenagem ao autor do primeiro isolamento do agente. Em 1914, Traum isolou, a par tir de fetos abor tados de sunos, uma bactria que, a princpio, foi confundida com a causadora dos abor tos nos bovinos. Posteriormente, ficou comprovado ser diferente em funo de algumas propriedades culturais, bioqumicas e antignicas, sendo por isto includa no gnero
10

BRUCELOSE

com a denominao de Brucella suis (Pacheco e Melo, 1956). A par tir de ento outras espcies foram acrescentadas ao Gnero. Cronologicamente seguiram-se: Brucella ovis (Buddle e Boyes, 1953), Brucella neotomae (Stoenner e Lackman, 1957), Brucella canis (Carmichael e Bruner, 1968), Brucella pennipedialis (focas e golfinhos) (Ross et al. 1994), Brucella ceti (baleias) (Foster et al, 1996) e mais recentemente a Brucella microti (Scholz et al., 2008).

1.1 Distribuio Geogrfica e reas Vulnerveis (Mapa - Regio Sul)

Focos de brucelose% (fonte: MAPA)

Fmeas soropositivas %(fonte: MAPA)

O conhecimento da real situao epidemiolgica da brucelose por Estados e regies de extrema importncia quando se pretende implementar um programa de controle e erradicao, por duas razes principais: (1) permite escolher as melhores estratgias; (2) permite acompanhar o andamento do programa e julgar, racionalmente, se h necessidade de promover correes, evitando o desperdcio de tempo e recursos. A partir de 2001, iniciou-se uma nova fase no controle e erradicao da brucelose no Brasil com o lanamento oficial do PNCEBT. A par tir de ento, julgou-se necessrio a realizao de estudos de prevalncia que visassem elucidar a situao epidemiolgica dessa zoonose nos plantis bovinos brasileiros. Estes estudos, alguns ainda em andamento, contam com a parceria entre a Universidade de So Paulo (USP), a Universidade de Braslia (UnB) e o Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA), tendo sido j concludos em 15 estados brasileiros. A situao nos trs estados da regio sul apresentada a seguir. O Para11

BRUCELOSE

n, apresentou uma diviso do estado em duas regies distintas: a regio noroeste revelou uma prevalncia mais elevada, com 2,8% de animais infectados e 14,7% de focos e na regio sul, a prevalncia foi mais baixa, com 0,09% de animais positivos e 0,34% de focos. J em Santa Catarina, as prevalncias foram muito baixas, justificando a implementao de estratgias de erradicao em todo o estado, com a recomendao de retirada da vacinao, deteco e saneamento dos focos ainda existentes. Os resultados do levantamento neste estado revelaram na regio norte 0,34% de animais positivos e 0,89% de focos, sendo que nas demais regies do estado no foi detectado nenhum animal positivo. No Rio Grande do Sul, a regio sul-sudeste apresentou prevalncias mais elevadas, com valores entre 0,95-2,61% de animais positivos e 3,11-7,52% de focos e prevalncias mais baixas no norte do estado, regio vizinha ao estado de Santa Catarina, com prevalncias entre 0-0,64% de animais positivos e 0-0,64% de focos.

2. CICLO EPIDEMIOLGICO
A brucelose uma zoonose que acomete primariamente vrias espcies de animais domsticos e silvestres, podendo infectar o homem. De todas as espcies do gnero Brucella, quatro podem transmir-se dos animais ao homem, sendo rarssima a transmisso entre pessoas. A B.melitensis (biovariedades 1- 3), que infecta caprinos e ovinos, a mais patognica para o homem. A presena desta espcie bacteriana nunca foi reconhecida no Brasil. A B.suis (biovariedades 1-5), que infecta primariamente sunos, est presente no Brasil, mas com uma prevalncia muito baixa. A B.abortus (biovariedades 1-6,9) infecta primariamente bovinos e bubalinos, assim como o homem, sendo que maiores prejuzos causa bovinocultura do pas, em funo da extenso dos rebanhos brasileiros e de reas com prevalncias altas. A B.canis a que apresenta menor patogenicidade para o homem e est bastante difundida no Brasil, especialmente nas grandes cidades.
12

BRUCELOSE

A B.ovis (ovinos), presente no Brasil, e a B.neotomae (rato do deserto), no encontrada no Brasil, no so patognicas para o homem. Quanto s espcies marinhas, h poucos registros de infeces humanas, na maioria dos casos ocasionada por acidentes em laboratrios. As brucelas no so hospedeiro-especficas e sob determinadas condies podem transmitir-se a outras espcies animais. A infeco no hospedeiro preferencial seguida por aborto e subsequente infertilidade temporria ou permanente. Os animais infectados eliminam a bactria nas descargas uterinas que seguem o aborto ou o parto, ou atravs do colostro e do leite. A brucelose uma doena de rebanho e dissemina-se primariamente pela ingesto de materiais contaminados. Infeces venreas podem ocorrer, mas so mais comuns com a B.suis. Infeces congnitas (in tero) ou perinatais podem tambm ocorrer originando infeces latentes. A disseminao da doena entre rebanhos ocorre usualmente pela introduo de animais assintomticos cronicamente infectados. A infeco em humanos caracterizada por um perodo de incubao varivel (de poucos dias a meses), ao que se seguem os sinais clnicos de febre irregular ou intermitente por perodos variveis, acompanhados de dores de cabea, suores profusos, depresso e perda de peso. Em pessoas no tratadas, o curso da doena pode ter uma durao varivel com tendncia cronicidade. Em funo dos sintomas difusos da brucelose tanto em humanos como em animais, a suspeita clnica deve ser confirmada por testes sorolgicos e de preferncia confirmados pelo isolamento e identificao do agente. A brucelose uma doena de ocorrncia mundial, exceto em alguns poucos pases que lograram erradic-la. Entre os que obtiveram xito em atingir este estgio destacam-se a Austrlia, Canad, Dinamarca, Finlndia, Holanda, Nova Zelndia, Noruega, Sucia, Reino Unido e Japo. Pases europeus da regio mediterrnea, pases da frica, Oriente Mdio, ndia, sia Central, Mxico, Amrica Central e do Sul so especialmente afetados. As fontes de infeco para humanos e as espcies de Brucella sp. encontradas variam bastante de acordo com as regies geogrficas. As formas mais comuns de infeco humana so devidas atividade profissional das pessoas envolvidas ou atravs da ingesto de alimentos infectados.
13

BRUCELOSE

3. EVOLUO DA DOENA
A via mais comum de infeco nos animais o trato gastrintestinal. Aps a ingesto, as bactrias so endocitadas pelas clulas epiteliais do intestino delgado (clulas M das placas de Peyer) e se alojam inicialmente nos linfonodos regionais, onde proliferam no interior dos fagcitos. A invaso dos vasos linfticos e a posterior bacteremia, permitem a disseminao e colonizao de vrios tecidos, especialmente os dos rgos genitais dos machos, tero gestante e glndulas mamrias das fmeas. Em fmeas gestantes, a infeco fetal ocorre aps a multiplicao da bactria nas clulas trofoblsticas, a qual leva necrose destas clulas, vasculite, separao da placenta materna e fetal e ulcerao da membrana corioalantide. Nos animais, as brucelas possuem grande af inidade pela placenta, o que leva ocorrncia de placentite, mor te fetal e abor to. A af inidade das brucelas pelo trofoblasto, parece estar relacionada presena na placenta de elevadas concentraes de eritritol (acar que favorece a multiplicao bacteriana) e progesterona. Diferentemente das espcies animais, onde o abor to a principal manifestao da infeco, na espcie humana este evento no uma causa comum e o risco da mulher gestante abor tar por brucelose, no diferente do risco de abor tar por outras infeces associadas a um estado febril. A principal caracterstica da brucelose na espcie humana , na sua fase inicial, a presena de febre aguda ou sub-aguda, quase sempre intermitente, acompanhada de mal estar geral, anorexia e prostrao. Na ausncia de tratamento especf ico, este quadro pode persistir por vrias semanas ou meses. Esta fase aguda tende a evoluir para uma fase crnica com uma sintomatologia difusa conhecida como sndrome da fadiga crnica. Por tanto, aps uma fase inicial da doena caracterizada por febre intermitente, suores profusos, dores de cabea e prostrao, segue-se um perodo longo de sintomas difusos, em que predominam ar tralgias, ar trites, perda de apetite e de peso, constipao, dores abdominais, tosse, dores testiculares, per turbaes do sono, linfoadenopatia, esplenomegalia, hepatomegalia. A nica situao em que o paciente pode ir a bito pela localizao da bactria no endocrdio. Esta condio, no entanto, bastante incomum.
14

BRUCELOSE

4. FORMAS DE TRANSMISSO
As brucelas so transmitidas entre os animais por contato com placentas, fetos, fluidos fetais e descargas vaginais de animais infectados. Animais podem transmitir a bactria seja atravs do aborto ou do parto a termo. Aps o primeiro aborto, as fmeas so assitomticas. Apesar disso, tornam-se portadoras crnicas e continuam a eliminar Brucella no leite e descargas uterinas durante os partos subsequentes, quando podero abortar ou no. A partir da terceira gestao aps a infeco, o aborto j no ocorre, devido a uma resposta imune celular e tambm porque o nmero de placentomas necrosados diminui consideravelmente, permitindo o nascimento a termo. A entrada da bactria no organismo ocorre principalmente por ingesto, atravs das mucosas ou da pele. A maioria das espcies de Brucella encontrada no smen, j que os machos podem elimin-la por esta via por longos perodos. A importncia da transmisso venrea varia com a espcie. a primeira via de transmisso para B.ovis e B.suis e a B.canis tambm disseminada por esta fonte com alguma frequncia. A B. abortus e a B.melitensis podem ser tambm encontradas no smen, mas a transmisso venrea destas espcies pouco comum. Cuidados especiais devem ser tomados com o smen empregado em inseminao artificial, pois sendo aplicado diretamente no tero, l encontra o ambiente propcio para a sua multiplicao. A transferncia de embries, se efetuada conforme tcnicas padronizadas de lavagens dos embries, tem sido considerada uma prtica com riscos desprezveis de transmisso da infeco. A bactria pode ser tambm disseminada por fmites, incluindo-se gua e alimentos. Em condies de umidade alta ou baixas temperaturas, em ausncia de raios solares diretos, o organismo pode permanecer vivel por vrios meses na gua, fetos abortados, esterco, l, feno, equipamentos e roupas. A bactria pode resistir ao dessecamento e a temperaturas de congelamento, particularmente se estiver protegida por material orgnico. Equinos, que convivem com animais infectados, podem adquirir brucelose e a manifestao clnica mais comum a presena de abscessos (fistulados ou no) na regio da cernelha, leso conhecida como mal da cernelha ou mal das cruzes. Animais nestas condies devem ser eliminados. Humanos normalmente se infectam por contato direto com produtos de aborto, ou pela inge sto da bactria e m alime ntos, ge ralme nte de rivados lcte os no pasteuriza15

BRUCELOSE

dos (queijos, manteigas, iogurtes, sorvetes). Nos laboratrios e abatedouros, a bactria geralmente transmitida sob a forma de aerossis. A carne no uma fonte importante de transmisso da bactria, a no ser quando estiver pouco cozida ou mal assada. A medula ssea e vsceras mal cozidas podem ser importantes fontes de infeco humana. O contacto com culturas de laboratrio, com amostras de tecidos contaminados e a injeo acidental de vacinas vivas so importantes fontes de infeco para humanos. A transmisso entre pessoas, embora possvel, um acontecimento bastante raro em brucelose. H casos na literatura de transmisso por meio de transfuso de sangue, transplante de medula e at por relao sexual.

5. DIAGNSTICO E TRATAMENTO
Todo aborto deve ser considerado como suspeito de brucelose e por isso deve ser investigado. O quadro clnico no patognomnico, embora o histrico do rebanho possa ajudar. O diagnstico inequvoco da brucelose feito pelo isolamento e identificao da bactria. Entretanto, naquelas situaes onde este tipo de exame no possvel de ser realizado, o diagnstico deve ser baseado em mtodos sorolgicos. De acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicao da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) (Manual, 2006), so aceitos hoje como testes sorolgicos oficiais, o teste do Antgeno Acidificado Tamponado (A AT) e o teste do Anel em Leite (TAL) como testes de triagem. Os soros com resultado positivo no A AT, devem ser submetidos aos testes confirmatrios do 2-Mercaptoetanol (2ME) e/ou Fixao do Complemento (FC). Os resultados positivos no teste do anel, devem ser investigados por testes sorolgicos. A combinao de testes de triagem e confirmatrios tende a aumentar a especificidade do diagnstico (Brasil, 2004). Com relao s brucelas rugosas (B.canis e B.ovis), o diagnstico sorolgico no pode ser efetuado com os testes de rotina empregados para brucelas lisas, pois as espcies rugosas no apresentam cadeia O no lipopolissacardeo da parede celular. Nestes casos, emprega-se um antgeno solvel termo-extrado de amostras rugosas, sendo a prova de imunodifuo em gel a mais comumente empregada na rotina. Nos humanos, toda sintomatologia febril deve ser pesquisada para descartar a brucelose, ainda mais se o paciente proveniente de rea rural ou tiver contato frequente com
16

BRUCELOSE

animais. Na fase sub-aguda e crnica da enfermidade, torna-se difcil o diagnstico clnico pois os sintomas so bastante vagos e se confundem com outras doenas. O diagnstico bacteriolgico ou sorolgico pode ajudar a confirmar a suspeita. O tratamento de bovinos e sunos com antibiticos no prtico nem tampouco econmico, pois alm do alto valor dos medicamentos e do longo perodo exigido, no raro ocorrem recidivas. Alm disso, o uso prolongado de antibiticos pode ter reflexos na sade pblica, uma vez que tendem a persistir na carne e no leite. Em ces e ovinos de alto valor zootcnico, o tratamento com antibiticos, apesar de caro, pode ter algum sucesso, apesar dos animais apresentarem uma fertilidade baixa em ausncia da bactria. Na espcie humana, o tratamento com antibiticos recomendado e quando realizado nas fases iniciais (aguda) da enfermidade, os resultados so bastante satisfatrios. Os antibiticos de eleio so a doxiciclina, aplicada por no mnimo 6 semanas e a estreptomicina. Quando no houver envolvimento da vacina RB51 (resistente rifampicina), a estreptomicina pode ser substituda pela rifampicina. Com este tratamento, a literatura refere que a percentagem de recadas inferior a 5%. O cotrimoxazol (combinao de trimetoprim e sulfametoxazol) tambm eficiente, mas so frequentes as recadas (ao redor de 30%). Para as dosagens corretas e o perodo de tratamento adequado, recomenda-se o acompanhamento de um mdico.

6. PREVENO E CONTROLE
A eliminao da doena no homem depende fundamentalmente da eliminao da enfermidade nos animais. A fonte mais importante de contaminao para humanos o contato com animais infectados ou os seus produtos. Logo, a preveno deve ser baseada na eliminao destas fontes. Torna-se, portanto, fundamental a adoo de medidas que reduzam o risco de infeco como medidas de proteo nas diferentes atividades profissionais (proteo individual ao manipular fetos ou produtos de abortos) associadas higiene alimentar (pausterizao de produtos lcteos). A inexistncia de vacinas, faz com que as medidas profilticas sejam pouco importantes na preveno da brucelose humana. Nos bovinos, isto pode ser obtido pela vacinao dos animais de reproduo, visando aumentar a imunidade dos rebanhos e
17

BRUCELOSE

diminuir os riscos de abortos, seguido da eliminao de animais mediante segregao e sacrifcio dos infectados. A brucelose usualmente introduzida num rebanho por meio de animais infectados. Portanto, animais s devem ser adquiridos de outros rebanhos ou reas livres. Animais de outras fontes devem ser isolados e testados antes de serem adicionados ao plantel. De acordo com o PNCEBT (Brasil, 2004), institudo para bovinos e bubalinos, a vacina oficial e obrigatria no Brasil vacina B19, aplicada somente nas fmeas entre 3 e 8 meses de idade. A restrio na idade de vacinao das fmeas devido interferncia na sorologia em animais vacinados acima deste perodo, confundindo o diagnstico. Em funo disto, as fmeas vacinadas dentro da idade recomendada, s podero ser testadas depois dos 24 meses de idade. O programa brasileiro permite, em situaes especiais, o uso da vacina RB51 em fmeas adultas. Sendo elaborada com uma amostra no aglutinognica, esta vacina no interfere no diagnstico sorolgico, podendo por isso ser aplicada em fmeas com qualquer idade (Brasil, 2007). No contexto do PNCEBT, alm da vacinao, os criadores podem aderir a um programa voluntrio de manuteno de rebanhos livres ou monitorados, dependendo do tipo de explorao (leite ou carne). Por outro lado, profissionais envolvidos com estes rebanhos, devem passar por atualizaes tcnicas, mediante comparecimento a cursos em entidades reconhecidas, quando tornam-se habilitados a atuarem dentro das normas padronizadas pelo programa. Para as demais espcies animais, com exceo da B.melitensis contra a qual existe uma vacina eficaz (Rev1), no existem vacinas disponveis. Nestes casos, a preveno e o controle recaem na aplicao de princpios epidemiolgicos e boas prticas criatrias. Entre estas medidas destacam-se: a cuidadosa seleo de animais de reposio; o isolamento destes animais por pelo menos 30 dias (durante a execuo dos testes sorolgicos); evitar o contato com rebanhos de status desconhecido ou com brucelose; realizar estudo aprofundado das causas de abortos ou nascimentos prematuros (isolar os animais at concluir o diagnstico); destino apropriado de placentas e fetos abortados (queima ou enterramento) e investigao, em cooperao com reas da sade, de possveis casos humanos. No caso dos ces, que possuem um contato mais ntimo com o ser humano, o diagnstico em casos de alteraes reprodutivas permite a implementao de medidas de controle e tratamento rpidas, evitando a transmisso ao homem.

18

BRUCELOSE

7. REFERNCIAS
BRASIL. Secretaria de Defesa Agropecuria, Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. Instruo Normativa N 6 de 8 de janeiro de 2004. Aprova o Regulamento Tcnico do Programa Nacional de Controle e Erradicao da Brucelose e Tuberculose Animal. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 12 jan. 2004, Seo 1, p. 6 - 10. BRASIL. Secretaria de Defesa Agropecuria, Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. Instruo Normativa N 33 de 24 de agosto de 2007. Estabelece as condies para a vacinao de fmeas bovinas contra brucelose, utilizando vacina no indutora da formao de anticorpos aglutinantes, amostra RB51. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 28 ago.2007, Seo 1, p. 6-7. BRASIL. Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. Situao epidemiolgica da brucelose bovina e bubalina no Brasil (Primeiro relatrio parcial). 2006. 83p. BRASIL. Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. Manual Tcnico do Programa Nacional de Controle e Erradicao da Brucelose e da Tuberculose PNCEBT. 2006. 184p. BUDDLE, M. B.; BOYES, B.W. A Brucella mutant causing genital disease of sheep in New Zealand. Aust. Vet. J., v.29, n.6, p.145-153, 1953. CARMICHAEL, L.E.; BRUNER, D.W. Characteristic of a newly-recognized species of Brucella responsible for infectious canine abor tions. Cornell Vet., v.58, n.4, p.579-592, 1968. FOSTER, G.; JAHANS, K. L.; REID, R. J.; ROSS, H. M. Isolation of Brucella species from cetaceans, seals and an otter. Vet. Rec., v.138, p.583-586, 1996. PACHECO, G.; MELO, M.T. Brucelose. Rio de Janeiro: Servio Grfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, 1956. 727p. (Monografias do Instituto Oswaldo Cruz). ROSS, H.M.; FOSTER, G.; REID, R.J.; JAHANS, K.L.; MacMILL AN, A.P. Brucella species infection in sea-mammals. Vet.Rec., v.134, n.14, p.359, 1994.

19

BRUCELOSE

SCHOLZ, H.C.; HUBALEK, Z.; SEDL EK, I. et al. Brucella microti sp. nov., isolated from the common vole Microtus arvalis. Int. J. Syst. Evol. Microbiol. v.58, p.375-382, 2008. STOENNER, H.; L ACKMAN, D. A new species of Brucella isolated from the desert wood rat, Neotoma lepida, Thomas. Am. J. Vet. Res., v.18, n.69, p.947-951, 1957. Site do MAPA: www.agricultura.gov.br Links: www.oie.int www.who.int

8. AUTOR
Md. Vet. Fernando Padilla Poester Doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais Pesquisador do Instituto de Pesquisas Veterinrias Desidrio Finamor (Secretaria de Cincia e Tecnologia do RS - aposentado). Membro do Comit Cientfico Consultivo do Programa Nacional de Controle e Erradicao da Brucelose e Tuberculose (MAPA).

20

You might also like