You are on page 1of 111

IAND

TUDO EST EXATAMENTE AONDE DEVERIA ESTAR

Khubilgan
Aleph III / VII 223

Ol leitor(a),

Ns somos o grupo Iand ***, representamos uma grande equipe, um grupo de conscincias universais livres, em marcha por todo o universo.
No possumos uma sede na esfera fsica do planeta, todos os contatos entre os membros so realizados de forma livre. Dentro da nossa corrente temos diversos membros em ao e, os que assim desejar, tambm podem fazer parte do grupo (informe-se na ltima pag.), seja voc tambm um de ns.

Esse livreto parte de uma srie que abordar assuntos de interesse geral, em sua maioria, assuntos que os meios de comunicao no tem interesse em divulgar. A cada livreto (procure o prximo com quem lhe forneceu o anterior), ser fornecido material de estudo envolvendo a evoluo humana e seu habitat natural sobre quatro aspectos; cientfico, poltico, filosfico e espiritual. Sempre que possvel, iremos fornecer a fonte do texto, bem como, suas referncias. Iand *** em nenhum momento tomar partido. O nosso papel apenas fornecer os materiais, a sua maioria j de domnio pblico. No afirmamos que os materiais fornecidos sejam considerados verdadeiros ou falsos, apenas direcionamos a informao, caber sempre ao leitor a avaliao. Que esse material seja apenas o incio de seus estudos, aproveite os bons tempos de liberdade de imprensa e principalmente, os bons tempos da Internet. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Pesquise! Negue! Compare! Aceite! Esquea! Aprenda! ... passe para o prximo assunto.

As correntes de Iand manifestam-se de acordo com a necessidade de cada local, com a mascar necessria, por todo o planeta.

***
224

Iand
2 perodo ***

Projeto Khubilgan

225

Temas que sero abordados:

Quero TODA a Terra + 5% O Poder do Mito Era Glacial II Zaratustra, Mithra e Baphomet Ocultismo O Maior Obstculo a Iluminao

226

O mundo inteiro um palco, e todos os homens e todas as mulheres so apenas atores. William Shakespeare
227

A histria que voc ir ler fico apenas na forma de exposio, o seu contedo real.

228

Quero TODA a Terra + 5%

Fabian estava entusiasmado enquanto ensaiava mais uma vez o seu discurso que ia apresentar pela manh para a multido. Ele sempre desejou prestgio e poder, e agora seus sonhos iam se tornar realidade. Ele era um arteso que trabalhava com prata e ouro, fabricando jias e ornamentos, mas no estava contente por ter que trabalhar para viver. Ele precisava de entusiasmo, um desafio, e agora o seu plano estava pronto para comear.

Gerao aps gerao as pessoas utilizaram o sistema de escambo. Um homem mantinha sua famlia suprindo-a do necessrio para viver ou especializava-se em algum tipo de comrcio particular. Os bens excedentes de sua prpria produo eram trocados pelos excedentes de outras pessoas. Um dia no mercado era sempre ruidoso e poeirento; no entanto, as pessoas desejavam os gritos e as saudaes, assim como o companheirismo.

229

Costumava ser um lugar feliz, mas agora tinha gente demais, discusses demais. No havia tempo para uma boa conversa. Precisava-se um sistema melhor.

Normalmente, as pessoas eram felizes e desfrutavam os frutos do seu trabalho. Em cada comunidade, um governo simples tinha sido formado para garantir que as liberdades e os direitos das pessoas fossem protegidos, e que nenhum homem fosse forado por nenhum outro homem ou grupo de homens a fazer qualquer coisa contra a prpria vontade.

230

Este era o nico propsito do governo e cada governador era apoiado voluntariamente pela comunidade local que o havia eleito. No entanto, o dia de mercado era um problema que no podiam solucionar. Uma faca valia uma ou duas cestas de milho? Uma vaca valia mais do que um carroa?... etc. Ningum havia pensado num sistema melhor. Fabian anunciou: "Tenho a soluo para nossos problemas de escambo, e convido todos para uma reunio pblica amanh". No dia seguinte houve uma reunio na praa da cidade e Fabian explicou para todos o novo sistema que ele chamou de "dinheiro". A idia parecia boa. "Como vamos comear?" perguntaram as pessoas.

231

"O ouro que eu uso em ornamentos e jias um metal excelente. No perde o brilho nem enferruja e vai durar muitos anos. Fundirei um pouco do meu ouro em moedas e vamos chamar cada moeda de "um dlar". Ele explicou como esses valores iam funcionar, e que esse "dinheiro" seria realmente um meio para o intercmbio - um sistema muito melhor do que o escambo. Um dos governadores questionou, "Algumas pessoas podem achar ouro e fazer moedas para si mesmas", disse ele. "Isso seria muito injusto", Fabian tinha pronta a resposta. "S as moedas aprovadas pelo governo podem ser utilizadas, e estas vo ter uma marca especial gravada nelas". Isso parecia razovel e foi proposto que se d a cada homem um nmero igual de moedas. "S eu mereo a maioria," disse o fabricante de velas, "Todos utilizam minhas velas". "No", disse o fazendeiro, "sem alimento no h vida, com certeza ns temos que ter a maior quantidade de moedas". E a discusso continuou. Fabian deixou eles discutirem durante algum tempo e finalmente disse, "Posto que nenhum de vocs pode chegar a um acordo, sugiro que cada um obtenha de mim a quantidade de que necessitam. No haver limite, exceto pela sua capacidade de devolv-las. Quanto mais dinheiro cada um obtiver, mais deve devolver no final do ano. "E qual o seu pagamento?" as pessoas perguntaram a Fabian. "Posto que estou lhes oferecendo um servio, ou seja, o suprimento de dinheiro, vocs me do direito a receber pagamento pelo meu trabalho. Vamos dizer que para cada 100 moedas que vocs obtm, devolvem-me 105 por cada ano que vocs mantm a dvida. As 5 vo ser meu pagamento, e vou chamar esse pagamento de "juros". No parecia existir outra maneira, e alis, 5% parecia pouco para um ano. "Voltem prxima sexta-feira e vamos comear". Fabian no perdeu tempo. Fez moedas noite e dia, e no final de semana j estava pronto. As pessoas fizeram fila para entrar na sua loja, e depois das moedas terem sido examinadas e aprovadas pelos governadores, o sistema passou a vigorar. Algumas pessoas pediram s umas poucas moedas e saram para experimentar o novo sistema.

232

Acharam o dinheiro maravilhoso, e rapidamente valoraram tudo em moedas de ouro ou dlares. O valor que puseram em cada coisa foi chamado de "preo" e o preo dependia principalmente da quantidade de trabalho requerida para produzir o bem. Se levava muito trabalho o preo era alto mas se o bem era produzido com pouco esforo o preo era baixo.

Em uma cidade morava Alan, que era o nico relojoeiro. Seus preos eram altos porque os clientes estavam ansiosos por pagarem para obter um dos seus relgios. Depois outro homem comeou a fazer os relgios e os ofereceu com um preo mais baixo para conseguir vendas. Alan foi forado a baixar seus preos e depois todos os preos caram, assim os dois homens se esforaram para dar a melhor qualidade com o menor preo. Essa era a genuna livre competio.

233

A mesma coisa aconteceu com os construtores, operadores de transportes, contadores, fazendeiros; na verdade, em cada empreendimento. Os clientes escolhiam sempre o que sentiam que era o melhor negcio, tinham liberdade de escolha. No havia proteo artificial tal como licenas ou tarifas que evitassem que outras pessoas entrassem em um determinado negcio. O padro de vida elevou-se e depois de pouco tempo as pessoas perguntaram-se como podiam ter vivido antes sem dinheiro. No final do ano, Fabian saiu da sua loja e visitou todas as pessoas que lhe deviam dinheiro. Algumas possuam mais do que tinham pedido emprestado, mas isso significava que outras pessoas tinham menos, posto que inicialmente tinha sido distribuda s uma quantidade limitada de moedas. Os que possuam mais do que tinham pedido emprestado, devolveram o emprstimo e mais 5 adicionais para cada 100, mas tiveram que pedir emprestado novamente para poder continuar. Os demais descobriram pela primeira vez, que tinham uma dvida. Antes de lhes emprestar mais dinheiro, Fabian tomou-lhes em hipoteca alguns de seus ativos e assim, cada um saiu mais uma vez para tentar conseguir essas 5 moedas extras que pareciam sempre to difceis de encontrar. Ningum se deu conta de que o pais como um todo jamais poderia sair da dvida at que todas as moedas fossem devolvidas, mas mesmo que isso fosse feito haviam ainda aquelas 5 adicionais para cada 100 que nunca tinham sido postas em circulao. Ningum alm de Fabian podia ver que era impossvel pagar os juros - o dinheiro extra nunca tinha sido posto em circulao, e portanto sempre faltaria para algum. Era verdade que Fabian gastava algumas moedas, mas ele sozinho no podia gastar tanto como os 5% da economia total do pais. Havia milhares de pessoas e Fabian era s um. Alm do mais, ele ainda era um ourives vivendo uma vida confortvel.

234

Nos fundos da sua loja, Fabian tinha um cofre e as pessoas acharam conveniente deixar algumas de suas moedas com ele por segurana. Fabian cobrava uma pequena quantia, dependendo da quantidade e do tempo que o dinheiro permanecia com ele e dava ao dono das moedas um recibo por cada depsito.

Quando uma pessoa fazia compras, normalmente no levava muitas moedas de ouro. Essa pessoa dava ao mercador um dos recibos de Fabian segundo o valor das mercadorias que desejava comprar. Os mercadores reconheciam o recibo como verdadeiro e aceitavam-no com a idia de lev-lo depois a Fabian para retirar uma quantidade equivalente em moedas. Os recibos passaram de mo em mo ao invs do prprio ouro. As pessoas confiavam totalmente nos recibos - elas os aceitavam como se fossem to bons quanto as moedas de ouro. Em pouco tempo, Fabian notou que era muito pouco freqente que uma pessoa pedisse de volta suas moedas de ouro. Ele pensou: "Aqui estou eu, na posse de todo este ouro e continuo tendo que trabalhar duro como arteso. No faz sentido. H muitas pessoas que ficariam contentes de me pagar juros pelo uso deste ouro que est guardado aqui e cujos donos raramente pedem de volta. verdade que o ouro no meu, mas est no meu poder e o que interessa. Praticamente no preciso nem mais fazer moedas, posso utilizar algumas das que esto guardadas no cofre."

235

No incio ele era muito precavido, emprestando umas poucas moedas de cada vez e somente quando tinha certeza da sua devoluo. Mas aos poucos adquiriu confiana e emprestou quantidades cada vez maiores. Um dia, pediram um emprstimo bastante grande. Fabian sugeriu, "Em vez de voc levar todas estas moedas podemos fazer um depsito em seu nome e ento eu lhe dou vrios recibos com o valor das moedas". A pessoa que pediu o emprstimo concordou e saiu com um mao de recibos. Ela tinha obtido um emprstimo, no entanto o ouro continuava no cofre de Fabian. Depois que o cliente se foi, Fabian sorriu. Ele podia ter seu bolo e ainda por cima com-lo. Ele podia "emprestar" o ouro e ainda mant-lo no seu poder. Os amigos, os estrangeiros e at os inimigos necessitavam de fundos para continuarem os seus negcios e desde que pudessem garantir a devoluo, podiam pedir emprestado tanto quanto necessitassem. Simplesmente escrevendo recibos Fabian podia "emprestar" vrias vezes o valor do ouro que havia em seu cofre, e ele nem sequer era o dono do dinheiro. Tudo era seguro, desde que os donos verdadeiros no pedissem a devoluo do seu ouro e a confiana das pessoas fosse mantida. Ele tinha um livro onde registrava os dbitos e os crditos de cada pessoa. De fato, o negcio de emprstimos estava se mostrando muito lucrativo.

Sua posio social na comunidade aumentava quase to rapidamente quanto sua riqueza. Ele estava se tornando um homem importante e requeria respeito. Em matria de finanas, sua palavra era como uma declarao sagrada.

236

Os ourives de outras cidades ficaram curiosos sobre suas atividades e um dia chamaram-no para ter uma audincia com ele. Fabian disse-lhes o qu ele estava fazendo, mas ressaltou cuidadosamente a necessidade de manter o segredo.

Se o plano deles fosse exposto, o esquema falharia, assim todos concordaram em formar sua prpria aliana secreta. Cada um voltou sua cidade e comeou a trabalhar como Fabian tinhalhes ensinado. As pessoas agora aceitavam os recibos como se fossem to bons quanto o ouro e muitos recibos foram depositados para mant-los em segurana da mesma maneira que as moedas. Quando um mercador desejava comprar mercadorias de um outro, ele simplesmente redigia uma nota curta dirigida a Fabian na qual o autorizava a transferir o dinheiro da sua conta para a do segundo mercador. Fabian gastava apenas alguns minutos para ajustar os nmeros no livro. Esse novo sistema se tornou muito popular e as notas com a instruo de transferncia foram chamadas de "cheques". Mais tarde, em uma noite, os ourives tiveram uma outra reunio secreta e Fabian revelou-lhes um novo plano. No dia seguinte, eles convocaram uma

237

reunio com todos os governadores e Fabian comeou: "Os recibos que ns emitimos se tornaram muito populares. Sem dvida, a maioria de vocs, os governadores, esto usando-os e acham que so muito convenientes". Os governadores concordaram, embora se perguntassem qual era o problema. "Bem", continuou Fabian, "alguns recibos esto sendo copiados por falsificadores. Esta prtica deve parar". Os governadores se alarmaram: "O qu podemos fazer?" perguntaram. Fabian respondeu, "Minha proposta : primeiro de tudo, vamos fazer com que seja o trabalho do governo a impresso de novas notas em um papel especial com desenhos muito intricados. Cada nota ser assinada pelo principal governador. Ns ourives ficaremos felizes de pagar os custos da impresso, por que vai nos poupar o tempo que passamos redigindo nossos recibos". Os governadores pensaram, "Bem, o nosso trabalho proteger as pessoas contra falsificadores e este conselho de vocs parece certamente uma boa idia". Concordaram ento em imprimir as notas.

"Em segundo lugar," disse Fabian, "algumas pessoas tm feito escavaes e esto fazendo suas prprias moedas de ouro. Sugiro que vocs aprovem uma lei, para que qualquer pessoa que encontre pepitas de ouro, deva entreg-las. claro que essas pessoas vo ser pagas com notas e moedas". A idia parecia boa, e sem pensar muito nisso, imprimiram uma grande quantidade de notas novinhas em folha. Cada nota tinha um valor impresso nela de $1, $2, $5, $10 etc. Os pequenos custos de impresso foram pagos pelos ourives. As notas eram muito mais fceis de transportar e rapidamente foram aceitas pelas pessoas. Apesar da sua popularidade, essas notas e moedas eram usadas somente em 10% das transaes. Os registros

238

mostraram que o sistema de cheques era utilizado em 90% de todos os negcios. A etapa seguinte do plano dele comeou. At agora, as pessoas estavam pagando a Fabian para guardar o dinheiro delas. Para atrair mais dinheiro ao seu cofre, Fabian ofereceu pagar aos depositantes 3% de juros sobre seus depsitos.

A maioria das pessoas acreditava que ele estava re-emprestando o dinheiro delas a quem pedisse um emprstimo, com 5% de juros, e que seu ganho era a diferena de 2%. Alis, as pessoas no lhe perguntaram muito, porque obter 3% era muito melhor do que pagar para depositar o dinheiro em um lugar seguro. A quantidade das poupanas cresceu e com o dinheiro adicional nos cofres, Fabian podia emprestar $200, $300, $400 e as vezes at $900 para cada $100 em notas e moedas que ele mantinha em depsito. Ele teve que ter cuidado para no ultrapassar esta relao de 9 a 1, uma vez que uma pessoa de cada dez queria retirar suas notas e moedas para utiliz-las. Se no houvesse dinheiro suficiente quando requerido, as pessoas ficariam desconfiadas j que os livros de depsito mostravam o quanto elas tinham depositado. Ainda assim, sobre os $900 que os livros contbeis demonstravam que Fabian tinha emprestado redigindo cheques, ele podia cobrar at $45 de juros, ou seja, 5% de 900. Quando o emprstimo mais os juros eram devolvidos ($945), os $900 eram cancelados no livro de dbitos e Fabian ficava com os $45 de juros. Portanto, ele estava mais que contente de pagar $3 de juros sobre os $100 depositados originalmente, os quais nunca tinham sado do seu cofre. Isto significava que, para cada $100 que mantinha em depsito, era

239

possvel obter um lucro de 42%, enquanto a maioria das pessoas pensava que ele s ganhava 2%. Os outros ourives estavam fazendo a mesma coisa. Criavam dinheiro do nada, apenas com suas assinaturas em um cheque, e ainda por cima cobravam juros sobre ele. verdade que eles no estavam fabricando dinheiro, o governo imprimia as notas e as entregava aos ourives para serem distribudas. O nico gasto de Fabian era o pequeno custo de impresso. No entanto, eles estavam criando dinheiro de crdito que vinha do nada e sobre o qual faziam incidir juros. A maioria das pessoas acreditava que a proviso de dinheiro era uma operao do governo. Acreditavam tambm que Fabian estava lhes emprestando o dinheiro que algum mais tinha depositado, mas era estranho que nenhum depsito decrescia quando Fabian emprestava dinheiro. Se todos tivessem tentado retirar seus depsitos ao mesmo tempo, a fraude teria sido descoberta. No havia problemas quando algum pedia um emprstimo em moedas ou notas. Fabian simplesmente explicava ao governo que o aumento da populao e da produo requeria mais notas, e ele as obtinha por pequeno custo de impresso. Um dia, um homem muito pensativo foi ver Fabian. "Esta cobrana de juros est errada", disse ele. "Para cada $100 que voc empresta, voc est pedindo $105 em retorno. Os $5 extras no podem ser pagos nunca, j que no existem. Os fazendeiros produzem comida, os industriais produzem bens e assim fazem todos os demais, mas somente voc produz dinheiro. Suponha que existam somente dois empresrios em todo o pais, e que ns empregamos o resto da populao. Pedimos-lhe emprestado $100 cada um, pagamos $90 em salrios e gastos e ficamos com $10 de lucro (nosso salrio). Isso significa que o poder aquisitivo total de toda a populao $90 + $10 multiplicado por dois, isto $200. Mas, para lhe pagar, ns devemos vender toda a nossa produo por $210. Se um de ns tiver sucesso e vender toda a produo por $105, o outro homem s pode esperar obter $95. Alm disso, parte dos seus bens no pode ser vendida, j que no restaria mais dinheiro para compr-los. Tendo obtido s $95, o segundo empresrio ainda deveria a voc $10 e s poderia lhe pagar pedindo mais emprestado. Este sistema impossvel".

240

O homem continuou, "Certamente voc deveria emitir $105, ou seja 100 para mim e 5 para seus prprios gastos. Assim, haveria $105 em circulao e a dvida poderia ser paga". Fabian escutou em silncio e finalmente disse: "A economia financeira um assunto muito profundo meu amigo, requer anos de estudo. Deixe que eu me preocupo com estes assuntos e voc se preocupa com os seus. Voc deve se tornar mais eficiente, aumente sua produo, reduza seus gastos e torne-se um melhor empresrio. Sempre vou estar disposto a ajud-lo nesses assuntos". O homem se foi sem se dar por convencido. Havia alguma coisa errada com as operaes de Fabian e ele sentiu que suas perguntas tinha sido evitadas. No entanto, a maioria das pessoas respeitava a palavra de Fabian -"Ele o perito, os demais devem estar errados. Olhem s como que o pais desenvolveu-se, como a nossa produo aumentou. melhor ns deixarmos que ele tome conta destas coisas". Para pagar os juros sobre os emprstimos que haviam pedido, os mercadores tiveram que elevar seus preos. Os assalariados queixaram-se

241

de que os salrios eram muito baixos. Os empresrios negaram-se a pagar maiores salrios, dizendo que quebrariam. Os fazendeiros no podiam obter preos justos pela sua produo. As donas de casa queixavam-se de que os alimentos estavam muito caros.

E finalmente, algumas pessoas declararam-se "em greve", algo do qual nunca se tinha ouvido falar antes. Outros haviam sido afetados pela pobreza, e seus amigos e parentes no tinham dinheiro para ajud-los. A maioria tinha esquecido a verdadeira riqueza ao seu redor: as terras frteis, os grandes bosques, os minerais e o gado. S podiam pensar no dinheiro, que sempre parecia faltar. Mas nunca questionaram o sistema. Eles acreditavam que o governo o estava controlando. Alguns poucos tinham juntado seu dinheiro em excesso e formaram companhias de emprstimos ou "companhias financeiras". Podiam obter 6% ou mais, desta maneira, o que era melhor do que os 3% que Fabian pagava, mas s podiam emprestar o dinheiro que possuam - no tinham o estranho poder de criar dinheiro do nada simplesmente registrando nmeros em um livro. Estas companhias financeiras de alguma maneira preocupavam Fabian e seus amigos, ento eles logo formaram as suas prprias companhias. Na maioria dos casos, compraram as outras companhias antes de que comeassem suas operaes. Em pouco tempo, todas as companhias financeiras ou pertenciam a eles ou estavam sobre o controle deles. A situao econmica piorou. Os assalariados tinham certeza de que os patres estavam tendo muito lucro. Os patres diziam que os trabalhadores eram muito preguiosos e no estavam cumprindo honestamente seu dia de trabalho e todos culpavam a todos. Os

242

governantes no podiam achar uma resposta, e alm disso, o problema imediato parecia ser combater a crescente pobreza. O Governo empreendeu ento esquemas de previdncia e fizeram leis forando as pessoas a contriburem com eles. Isto fez com que muitas pessoas ficassem irritadas - elas acreditavam na velha idia de ajudar o vizinho voluntariamente.

"Estas leis no so mais do que um roubo legalizado. Tirar uma coisa de uma pessoa contra sua vontade, independente do propsito para o qual vai ser usado, no diferente de roubar." Mas cada homem sentia-se indefenso e temia a ameaa de ir para a cadeia se falhasse em pagar. No inicio, estes esquemas de previdncia deram algum alvio, mas com o tempo o problema da pobreza agravou-se novamente e ento era preciso mais dinheiro para a previdncia. O custo destes esquemas elevou-se mais e mais e o tamanho do governo aumentou. A maioria dos governantes eram homens sinceros tentando fazer o melhor possvel. Eles no gostavam de pedir mais dinheiro ao seu povo e finalmente, no tiveram outra opo a no ser pedir dinheiro emprestado a Fabian e seus amigos. Eles no tinham idia de como fariam para pagar esse emprstimo. A situao piorou, os pais j no podiam pagar professores para seus filhos. No podiam pagar mdicos e as empresas de transporte estavam falindo. O governo foi forado a assumir o controle desses servios um por um. Professores, mdicos e muitos outros tornaram-se servidores pblicos.

243

Poucas pessoas estavam satisfeitas com os seus empregos. Recebiam um salrio razovel mas perderam sua identidade. Converteram-se em pequenas engrenagens de uma maquinaria gigante. No havia espao para a iniciativa pessoal, muito pouco reconhecimento para o esforo, sua renda era fixa e somente podia-se ascender quando um superior se aposentava ou morria.

Desesperados, os governantes decidiram pedir o conselho de Fabian. Consideravam-no muito sbio e parecia saber como resolver assuntos de dinheiro. Fabian os escutou explicarem todos os seus problemas, e finalmente respondeu, "Muitas pessoas no podem resolver seus prprios problemas - eles precisam de algum que o faa por eles. Com certeza, vocs vo concordar que a maioria das pessoas tem direito a ser feliz e a ter o bsico para viver. Um de nossos grandes ditados populares "Todos os homens so iguais" - No verdade? Bem, a nica maneira de equilibrar as coisas tomar o excesso de riqueza dos ricos e d-lo aos pobres. Organizem um sistema de impostos. Quanto mais um homem tem, mais deve pagar. Arrecadem os impostos de cada pessoa segundo sua capacidade e dem a cada um segundo sua necessidade. As escolas e os hospitais devem ser gratuitos para aqueles que no puderem pag-los." Ele lhes deu uma longa palestra sobre grandes ideais e concluiu dizendo: "Ah, a propsito, no se esqueam de que me devem dinheiro. Estiveram me pedindo emprestado por muito tempo. O mnimo que posso fazer para ajudar, que vocs s me paguem os juros. Ns deixaremos o capital como dvida, apenas me paguem os juros". Saram, e sem pensar muito sobre as filosofias de Fabian, introduziram o imposto gradativo sobre a renda: quanto mais voc ganha, mais alta a

244

sua dvida fiscal. Ningum gostou disso, mas ou pagavam os impostos ou iam para a cadeia. Os novos impostos foraram os comerciantes novamente a subirem os seus preos. Os assalariados exigiram salrios mais altos o que causou que muitas empresas falissem, ou que substitussem homens por maquinaria. Isso resultou em mais desemprego e forou o governo a introduzir mais esquemas de previdncia e mais seguros de desemprego.

Foram introduzidas tarifas e outros mecanismos de proteo para resguardar algumas indstrias, de maneira que mantivessem suas ofertas de emprego. Algumas pessoas perguntaram-se se o propsito da produo era produzir mercadorias ou simplesmente proporcionar empregos.

245

No entanto, as coisas ficavam cada vez piores. Tentaram o controle de salrio, o controle dos preos, e toda classe de controles. O governo tentou conseguir mais dinheiro com impostos sobre as vendas, os salrios, etc. Algum observou que no caminho desde a colheita do trigo at a mesa nos lares, havia cerca de 50 impostos sobre o po. Muitos "peritos" se apresentaram e alguns deles foram escolhidos para governar, mas depois de cada reunio anual voltavam sem ter alcanado quase nada, exceto pela notcia de que os impostos deviam ser "reestruturados", mas sempre a quantidade total de impostos aumentava. Fabian comeou a exigir seus pagamentos de juros, e uma poro cada vez maior do dinheiro dos impostos era necessria para pag-lo. Ento veio a poltica partidria - as pessoas discutiam sobre que grupo de governadores poderia solucionar da melhor maneira seus problemas. Discutiram sobre as personalidades, idealismo, os slogans... Sobre tudo exceto o problema real. Os Conselhos estavam com problemas.

Em uma cidade os juros da dvida excederam a quantidade de impostos que foram arrecadados em um ano. Em todo o pais os juros que no foram pagos continuaram aumentando - juros foi cobrado sobre os juros nopagos. Gradualmente, muita da riqueza real do pais foi comprada ou controlada por Fabian e seus amigos e com isso veio um maior controle sobre as

246

pessoas. No entanto, o controle ainda no estava completo. Eles sabiam que a situao no estaria segura at que cada pessoa fosse controlada. A maioria das pessoas que se opunha ao sistema era silenciada por presso financeira, ou sofria o ridculo pblico. Para atingir isto, Fabian e seus amigos compraram a maioria dos jornais, televiso e estaes de rdio. E escolheram cuidadosamente as pessoas que iam oper-las. Muitas destas pessoas tinham um desejo sincero de melhorar o mundo, mas nunca se deram conta de como eram usadas. Suas solues sempre lidavam com os efeitos do problema, nunca com a causa.

Havia vrios jornais diferentes - um para a ala direita, um para a ala esquerda, um para os trabalhadores, um para os patres, e assim por diante. No importava muito em qual voc acreditasse desde que voc no pensasse no problema real.

247

O plano de Fabian estava quase no final - o pais inteiro devia-lhe dinheiro. Atravs da educao e da Mdia, ele tinha o controle da mente das pessoas. Podiam pensar e crer apenas no que ele queria que pensassem. Uma vez que um homem tem muito mais dinheiro do que ele pode gastar para seus prazeres, que desafio resta para excit-lo?. Para aqueles que tm uma mentalidade dominante, a resposta o poder poder puro e completo sobre outros seres humanos. Colocaram idealistas nos meios de comunicao e no governo, mas os controladores reais que Fabian procurava eram os que tinham mentalidade de classe dominante. A maioria dos ourives seguiram este caminho. Conheciam a sensao de grande abundncia mas j no os satisfazia. Precisavam de desafios e emoo e o poder sobre as massas converteu-se em um grande jogo. Acreditaram que eram superiores a todos os demais. " o nosso direito e nosso dever governar. As massas no sabem o que bom para elas. Precisam serem dirigidos e organizados. Governar o nosso direito de nascimento". Por todo o pais Fabian e seus amigos possuam muitos companhias de emprstimos. Na verdade, eram de propriedade privada e de diferentes donos. Na teoria competiam umas com outras mas na verdade trabalhavam juntas. Despois de convencer alguns dos governadores, instalaram uma instituio que chamaram de Reserva Central de Dinheiro. Nem sequer usaram seu prprio dinheiro para fazer isto -criaram crdito contra uma parte dos depsitos das pessoas.

Esta instituio tinha a aparncia de regular a fonte do dinheiro e ser uma instituio pertencente ao governo, mas estranhamente no se permitiu a nenhum governador ou servidor pblico ingressar Junta Diretiva.

248

O governo deixou de pedir emprestado diretamente de Fabian, mas comeou a usar um sistema de Bnus contra a Reserva Central de Dinheiro. A garantia oferecida era a renda estimada dos impostos do ano seguinte. Isto ajustava-se com o plano de Fabian -afastar as suspeitas de sua pessoa e desviar a ateno para uma aparente instituio do governo. Por baixo do pano, ele ainda tinha o controle. Indiretamente, Fabian tinha tal controle sobre o governo que este era obrigado a seguir suas instrues. Fabian costumava gabar-se: "Deixemme controlar o dinheiro de uma nao e no me importo com quem faz suas leis". No interessava muito que partido era eleito para governar. Fabian tinha o controle do dinheiro, o sangue vital da nao. O governo obtinha o dinheiro, mas o juros foram se acrescentado sempre em cada emprstimo. Cada vez mais se gastava dinheiro em esquemas de previdncia e em seguros de desemprego, e no muito tempo depois, o governo se viu com dificuldades at para pagar os juros, sem falar do capital. No entanto, havia mais pessoas que se perguntaram: "O dinheiro um sistema feito pelo homem. Com certeza pode-se ajustar o sistema para plo a servio das pessoas, e no que as pessoas estejam a servio do dinheiro". Mas cada vez havia menos pessoas que se faziam essa pergunta e suas vozes se perderam na louca procura do dinheiro inexistente para pagar os juros. Os governos mudaram, os partidos polticos mudaram, mas as polticas de base continuavam. Sem importar que governo estava no "poder", o objetivo final de Fabian aproximava-se mais e mais cada ano. As polticas das pessoas no significavam nada. As pessoas pagavam com esforo os impostos, no podiam pagar mais. Amadurecia o momento para o movimento final de Fabian. Dez por cento do dinheiro ainda estava sob a forma de notas e moedas. Isto tinha de ser eliminado de tal maneira que no despertasse suspeitas. Enquanto, as pessoas utilizassem dinheiro de contado, seriam livres de comprar e vender como quisessem -as pessoas ainda tinham algum controle sobre suas prprias vidas.

249

Mas no era sempre seguro carregar notas e moedas. Os cheques no eram aceitos fora da comunidade local, e portanto, procurou-se um sistema mais conveniente. Fabian tinha a resposta outra vez. Sua organizao deu um pequeno carto plstico a cada um onde mostrava-se o nome da pessoa, a foto e um nmero de identificao.

En qualquer lugar onde esse carto fosse apresentado, o comerciante telefonaria para o computador central para controlar o crdito. Se tinha crdito, a pessoa poderia comprar o que desejasse; at certa quantidade. No incio, permitira-se que as pessoas gastassem uma quantidade pequena em crdito, e se ele era pago dentro do mesmo ms, no incidia juro nenhum. Isto estava bem para os assalariados, mas o qu aconteceria com os empresrios?. Eles tinham que instalar mquinas, fabricar as mercadorias, pagar os salrios etc. e vender todas suas mercadorias e logo depois pagar o crdito. Se excediam a um ms, eram taxados em 1,5% por cada ms que a dvida era acumulada. Isto chegava a 18% ao ano. Os empresrios no tinham nenhuma opo alis de acrescentar 18% sobre o preo de venda. Mas todo esse dinheiro ou crdito adicional (18%) no tinha sido emprestado a ningum. Em todo o pais os empresrios tinham a impossvel tarefa de pagar $118 por cada $100 que pediram emprestados -mas os $18 adicionais nunca tinham sido criados no sistema. No existiam.

250

Fabian e seus amigos elevaram ainda mais sua posio social. Eram considerados pilares de respeitabilidade. Suas declaraes em finanas e economia eram aceitas com convico quase religiosa. Sob a carga de impostos cada vez maiores, muitas pequenas empresas derrubaram-se. Licenas especiais eram necessrias para vrias operaes, de maneira tal que para as empresas restantes fosse muito difcil participar. Fabian possua e controlava todas as grandes companhias que tinham centenas de subsidirias. Estes pareciam competir entre si, no entanto Fabian controlava todas elas. Eventualmente, todos os outros competidores foram forados a fechar suas portas. Os encanadores, os carpinteiros, os eletricistas e a maioria das indstrias pequenas sofreram igual destino -foram tragados pelas companhias gigantes de Fabian que tinham proteo do governo. Fabian queria que os cartes plsticos substitussem as notas e as moedas. Seu plano era que quando todas as notas fossem retiradas, somente os negcios que utilizassem o sistema de cartes ligados ao computador central poderiam funcionar. Ele planejou que se algum eventualmente perdesse seu carto, estaria impossibilitado de comprar ou vender qualquer coisa at que se demonstrasse sua identidade. Ele queria impor uma lei, que lhe desse um controle total -uma lei que obrigasse a todas as pessoas a terem seu nmero de identificao tatuado na mo. O nmero seria visvel somente sob uma luz especial, ligada a um computador. Cada um desses computadores estaria conectado ao computador central gigante e assim Fabian poderia saber tudo sobre todos. A propsito, a terminologia usada no mundo financeiro para este sistema "Reservas bancrias" (Fractional Reserve Banking). (NdoT: um sistema onde os bancos privados e o banco central tm o monoplio do poder para gerar moeda corrente. O valor total dos depsitos em um banco, e portanto a quantia total de moeda que pode ser gerada por um banco, est limitado por um mltiplo das suas reservas. O banco central supervisiona os bancos privados para garantir que as reservas sero mantidas no nvel requerido ou por cima dele. A histria que voc acaba de ler, evidentemente, fico. Mas, se voc achar que preocupantemente real e quer saber quem Fabian na vida real, um bom comeo seria um estudo das atividades dos ourives ingleses nos sculos XVI e XVII.

251

Por exemplo, o Banco da Inglaterra comeou em 1694. O rei Guilherme de Orange estava em dificuldades financeiras como resultado de uma guerra com a Frana. Os ourives "emprestaram-lhe" 1,2 milhes de libras (uma quantidade impressionante naqueles dias) sob determinadas condies: Os juros seriam 8%. Lembre-se que a Carta Magna indicava que cobrar juros era crime passvel de morte. O Rei devia conceder aos ourives uma carta para o Banco que lhes dava o direito de emitir crdito. Antes disso, suas operaes de emitir recibos por mais dinheiro do que tinham depositado eram totalmente ilegais. A carta do rei tornou-as legais. Em 1694 William Patterson obteve a carta para o Banco da Inglaterra.

Larry Hannigan, Australia

Citaes: Enciclopdia Britannica, 14 ed. "Os Bancos criam crdito. um erro pensar que o crdito dos bancos criado em parte pelos depsitos de dinheiro dentro dos Bancos. Um emprstimo realizado por um banco uma adio clara quantidade de dinheiro na comunidade". Lord Acton, Lord chefe de Justia da Inglaterra, 1875 "A batalha que vem se infiltrando sob os sculos e ter de ser lutada mais cedo ou mais tarde as Pessoas vs. os Bancos". Mister Reginald McKenna, presidente do Banco de Midland em Londres "Estou assustado, j que os cidados comuns no vo gostar de saber que os bancos podem gerar e destruir dinheiro a vontade. E que os bancos controlam o crdito da nao, controlam a poltica dos governos e tm nas suas mos o destino das pessoas". Sr. Phillip A. Benson, presidente da Associao dos Banqueiros Americanos, em 8 de junho de 1939 -

252

"No h maneira mais direta de se obter o controle de uma nao do que atravs de seu sistema de crdito (de seu dinheiro)". Revista do banqueiro dos EUA, de 25 de agosto de 1924 "O capital deve proteger-se a si mesmo de todas as maneiras possveis, por combinao e legislao. As dvidas, os bnus e hipotecas devem ser cobrados o mais rpido possvel. Quando pelos processos da lei, as pessoas perderem seus lares, elas se tornaro mais dceis e se governar mais facilmente sob a influncia do brao forte do governo, aplicado por uma potncia monetria central sob o controle dos principais financistas. Esta verdade bem conhecida entre nossos principais homens agora empenhados em formar um imprio financeiro para governar o mundo. Dividindo os votantes atravs do sistema poltico partidrio, podemos fazer com que percam sua energia na luta por questes sem importncia real. Assim, por meio de aes discretas podemos assegurar para ns o que tem sido to bem planejado e executado com tanto sucesso". Sir Denison Miller durante uma entrevista em 1921, quando lhe preguntaram se ele, atravs do Banco da Commonwealth, havia financiado a Austrlia durante a primeira guerra mundial por $700 milhes, ele respondeu: "Assim foi, e eu teria podido financiar o pais por uma quantia semelhante e permitir que a guerra continuasse" Preguntado se essa quantidade de dinheiro estava disponvel para os propsitos produtivos nesta poca de paz, ele respondeu: "Sim". De "Entregue O Nosso Botim" (Hand Over Our Loot), No. 2, por Len Clampett: "H quatro coisas que devem estar disponveis para que o trabalho pago se realize: O trabalho a fazer. Os materiais para fazer o trabalho. A mo de obra para fazer o trabalho. O dinheiro para pagar o trabalho que vai ser feito.

253

Se quaisquer dessas quatro coisas faltar, nenhum trabalho pago pode se realizar. um sistema naturalmente auto-regulador. Se h trabalho para fazer, o material est disponvel e as pessoas esto dispostas a faz-lo, tudo o que ns temos de fazer criar o dinheiro. Absolutamente simples". "Pergunte-se por que se sucederam as depresses econmicas. A nica coisa que faltava na comunidade era o papel-moeda para comprar mercadorias e servios. A mo de obra est disponvel. O trabalho para realizar ainda estava l. Os materiais no haviam desaparecido e as mercadorias estavam facilmente disponveis nos comrcios ou podiam ser produzidas em troca de dinheiro". Excerto de uma carta escrita por Rothschild Brothers de Londres a uma firma de banqueiros de Nova York em 25 de junho de 1863: "As poucas pessoas que podem entender o sistema (dinheiro em cheques e crditos) vo estar to interessados em seus benefcios ou vo ser to dependentes dele, que no faro a menor oposio. Por outro lado, a maioria das pessoas mentalmente incapaz de compreender a enorme vantagem que o capital extrai do sistema, carregar sua carga sem se queixar e talvez sem suspeitar que o sistema hostil (inimigo) a seus interesses". A seguinte citao foi reimpressa no "Idaho Leader", EUA em 26 de agosto de 1924, e foi lida em Hansard duas vezes: na primeira, por John Evans M.P. em 1926, e na segunda, por M.D. Cowan M.P., na sesso de 19301931. En 1891 uma circular confidencial foi enviada aos banqueiros americanos e a seus agentes, contendo as seguintes declaraes: "Autorizamos nossos agentes de emprstimo nos estados ocidentais a emprestar nossos fundos com garantia de propriedades imobilirias, com vencimento em 1 de setembro de 1894, e no depois dessa data. Em 1 de setembro de 1894, no renovaremos nossos emprstimos sob nenhuma condio. Em 1 de setembro vamos exigir nosso dinheiro - executaremos as hipotecas e nos faremos credores em posse das terras.

254

Podemos tomar duas teras partes das fazendas a oeste do Mississippi e milhares delas a leste do grande Mississippi tambm, fixando nosso prprio preo. Poderemos tambm tomar posse de trs quartos das fazendas do oeste e o dinheiro de todo o pais. Ento os fazendeiros vo ser arrendatrios, como na Inglaterra". (N.doT.: arrendar=alugar, os fazendeiros perdiam a posse de suas terras por meio desta manobra, e ficavam obrigados a "alugar" terras para trabalh-las, pagando o aluguel correspondente aos banqueiros). De "Entregue O Nosso Botim", No. 2 Nos Estados Unidos, a emisso de dinheiro controlada pela Junta da Reserva Federal. Este no um departamento do governo, mas uma Junta de Banqueiros Privados. A maioria de ns acreditaria que a reserva federal uma instituio federal do governo nacional... Isto no verdade... em 1913, o presidente Woodrow Wilson assinou o documento que criou a reserva federal, e condenou o povo norteamericano escravido por dvidas at que chegue o momento em que o povo acorde de sua letargia e derrube esta tirania viciosa"... "Para entendermos como funciona a emisso do dinheiro em uma comunidade, podemos exemplificar comparando o dinheiro em na economia com as passagens em um sistema ferrovirio. Os bilhetes so impressos por uma grfica que paga pelo seu trabalho. A grfica nunca reivindica a propriedade dos bilhetes... E no podemos imaginar que uma companhia ferroviria se negue a garantir a viagem a nenhum passageiro s porque no foram impressos a quantidade suficiente de bilhetes. Com o mesmo raciocnio, um governo nunca deveria negar s pessoas o acesso ao comrcio normal, excluindo-as da economia, dizendo "que no tem dinheiro suficiente". Suponha que o governo pea emprestado $10 milhes aos bancos. Aos banqueiros custa somente algumas centenas de dlares imprimir os fundos e uns poucos mais para fazer a contabilidade. Voc acha justo que nossos cidados devam lutar para conseguir cada centavo para manter seus lares e famlias juntas, enquanto os banqueiros engordam com estes benefcios?

255

O credito gerado por um Banco do Governo melhor do que o crdito criado pelos Bancos Privados, porque no h necessidade de recuperar o dinheiro atravs do arrecadamento de impostos s pessoas e no h nenhum juro associado que aumente os custos. As obras pblicas feitas com o crdito do Banco do Governo o ativo que substitui o dinheiro criado quando o trabalho finaliza. Nenhum dos nossos problemas vai desaparecer at que ns corrijamos a criao, distribuio e circulao do dinheiro. Uma vez que se solucione o problema do dinheiro, todas as peas vo encaixar no seu lugar. Cada um de ns pode ajudar a mudar o curso desta histria: A primeira coisa a fazer ensinar s pessoas. MUITO POUCAS sabem disto ou entendem esta informao ainda. Por favor, espalhe esta informao dentro e fora da Internet. Investigue este tema por conta prpria para aumentar a sua compreenso. Rena-se com outras pessoas que queiram devolver o controle do governo s pessoas. Lembre-se: No governo h SERVIDORES pblicos! Ns no somos seus serventes. Eles devem fazer NOSSA vontade, a vontade popular. Sem importar qual seu partido poltico, reclame ao seu representante local para que pesquise e corrija nosso sistema monetrio (provavelmente ele precisa ser educado neste assunto tambm!). Voc pode fazer isto por e-mail, por carta, por telefone ou numa conversa pessoal. Os parlamentares recebem apenas uma mdia de 100 cartas sobre cada assunto em particular. Se voc escrever a sua opinio e se conseguir outras 25 pessoas para escrever 25 cartas, voc vai enviar uma forte mensagem a seu representante no Congresso. (Organize reunies para escrever cartas aos parlamentares).

Fonte: Stephanie Relfe, Wholistic Kinesiologist

256

O golpe do DOLAR

O DOLAR PROPRIEDADE DA RESERVA FEDERAL (FED) A Reserva Federal (FED) uma Corporao Privada, no um organismo Estatal. um conjunto de Bancos Privados que emprestam dinheiro aos USA e ao Mundo. Desde o final da segunda guerra mundial os USA, ou melhor, o FED vendeu e exportou sua divida interna, seu defcit e sua inflao ao resto do mundo (principalmente aos bancos centrais da China, Rssia e Japo) apresentando a sua forma CAPITALISTA de se fazer negcio. Black's Law Dictionary define o "Sistema da Reserva Federal" como: "A rede de doze bancos centrais que pertencem a maioria dos bancos nacionais e ao qual bancos estatais alugados podem pertencer. As regras dos membros requerem inverso em aes e reservas mnimas". Ou seja, os Estados Unidos na realidade usam o dinheiro IMPRESSO pelo FED como moeda, porm fazendo isso, automaticamente pagam JUROS ao prprio FED, ou seja, o destino econmico do todo poderoso TIO SAM est nas mo de quem convenientemente imprime seu dinheiro.

257

Se voc examinar uma nota de dlar de antes de 1933, notar a inscrio " liquidvel em ouro". Em 15 de Agosto de 1971 o presidente em questo Richard Nixon fechou a chamada janela de ouro eliminando TODO e qualquer respaldo do ouro para o dlar. Desde ento, o dlar deixou de ser considerado realmente como papel MOEDA. E assim abriu-se uma porta para a criao de uma ENORME divida por simplesmente imprimir bonos (dinheiro) e certificados de garantia. Por um tempo possvel manter a divida estvel desde que haja investidores dispostos a comprar esses bonos e certificados, e assim foi como os Estados Unidos se beneficiaram durante muito tempo vendendo e exportando sua divida e sua inflao. Porm, no se pode manter essa estabilidade por muito tempo apenas imprimindo papel pra respaldar papel. E pior ... COMO voc pode pagar uma divida criando uma MAIOR ainda ???

Ben Bernanke, diretor do FED: Os EUA possuem as maquinas de imprimir dinheiro e imprimem o quanto quiserem. Numa nota de dolar atual le-se: " oferta legal" ou seja, respaldada por ABSOLUTAMENTE NADA ... apenas papel colorido !! A nica coisa que d valor a nosso dinheiro a quantidade que esta em circulao. Portanto, o poder de regular a oferta de dinheiro tambm o poder de regular o seu valor. Que tambm o poder de por economias e sociedades inteiras de joelhos. "D-ME O CONTROLE DO SISTEMA DE FORNECIMENTO DE DINHEIRO DE UM PAIS E POUCO ME IMPORTAR QUEM FAZ AS LEIS" Mayer Amschiel Rothschild.

258

"No acrediteis numa coisa apenas por ouvir dizer. No acrediteis na f das tradies s porque foram transmitidas por longas geraes. No acrediteis numa coisa s porque dita e repetida por muita gente. No acrediteis numa coisa s pelo testemunho de um sbio antigo. No acrediteis numa coisa s porque as probabilidades a favorecem ou porque um longo tehbito vos leva a te-la por verdadeira. No acrediteis no que imaginastes, pensando que um ser superior a revelou. No acrediteis em coisa alguma apenas pela autoridade dos mais velhos ou dos vossos instrutores. Mas, aquilo que vs mesmos experimentastes, experimentastes, provastes e reconhecestes verdadeiro, aquilo que corresponde ao vosso bem e ao bem dos outros - isso deveis aceitar, e por isso moldar a vossa conduta." BUDA
259

O Poder do Mito, de Joseph Campbell


Trechos selecionados

Entrevista com Bill Moyers

Por que mitos? Por que nos importarmos com eles? O que eles tm a ver com nossas vidas? Um de nossos problemas, hoje em dia, que no estamos familiarizados com a literatura do esprito. Estamos interessados nas notcias do dia e nos problemas prticos do momento. Antigamente, o campus de uma universidade era uma espcie de rea hermeticamente fechada, onde as notcias do dia no se chocavam com a ateno que voc era estimulado a ter em se dedicar vida interior, no aprender, e onde no se misturava com a magnfica herana humana que recebemos de Plato, o Buda, Goethe e outros, que falam de valores eternos e que do o real sentido vida. As literaturas grega e latina e a Bblia costumavam fazer parte da educao de toda gente. Tendo sido suprimidas, em prol de uma educao concorde com uma sociedade industrial, onde o mximo que se exige a disciplina para um mercado de trabalho mecanicista, toda uma tradio de informao mitolgica do ocidente se perdeu. Muitas histrias se conservavam na mente das pessoas, dando uma certa perspectiva naquilo que aconteciam em suas vidas. Com a perda disso, por causa dos valores pragmticos de nossa sociedade industrial, perdemos efetivamente algo, porque no possumos nada para por no lugar. Essas informaes, provenientes de tempos antigos, tm a ver com os temas que sempre deram sustentao vida humana, construram civilizaes e formaram religies atravs dos sculos, e tm a ver com os profundos problemas interiores, com os profundos mistrios, com os profundos limiares de nossa travessia pela vida, e se voc no souber o que dizem os sinais deixados por outros ao longo do caminho, ter de produzi-los por conta prpria. Quer dizer que contamos histrias para tentar entrar em contato com o mundo, para nos adaptarmos realidade? Sim.

260

Por exemplo, grandes romances podem ser excepcionalmente instrutivos, porque a nica maneira de voc descrever verdadeiramente o ser humano atravs de suas imperfeies. O ser humano perfeito desinteressante. As imperfeies da vida, por serem nossas, que so apreciveis. E, quando lana o dardo de sua palavra verdadeira, o escritor fere. Mas o faz com amor. o que Thomas Mann chamava "ironia ertica", o amor por aquilo que voc est matando com a sua palavra cruel. Aquilo que humano que adorvel. por essa razo que algumas pessoas tm dificuldade de amar a Deus; nele no h imperfeio alguma. Voc pode sentir reverncia, respeito e temor, mas isso no amor. o Cristo na cruz, pedindo ao Pai que afaste seu clice de sofrimento, e que chora por Lzaro morto, que desperta nosso amor. Aquilo que os seres humanos tm em comum se revela nos mitos. Eles so histrias de nossa vida, de nossa busca da verdade, da busca do sentido de estarmos vivos. Mitos so pistas para as potencialidades espirituais da vida humana, daquilo que somos capazes de conhecer e experimentar interiormente. O mito o relato da experincia de vida. A mente racional, analtica, o lado esquerdo do crebro se ocupa do sentido, da razo das coisas. Qual o sentido de uma flor? Dizem que um dia perguntaram isso ao Buda, e ele simplesmente colheu uma flor e a deu ao seu interlocutor. Apenas um homem compreendera o que Buda queria demonstrar. Racionalmente, no fazia sentido esse gesto. Ora, mas podemos fazer a mesma pergunta para algo maior: qual o sentido do universo? Ou qual o sentido de uma pulga? A nica resposta realmente vlida est exatamente ali, no existir. Qualquer formulao racional nos d uma idia linear da coisa, mas mata a beleza da coisa em si. Estamos to empenhados em realizar determinados feitos, com o propsito de atingir objetivos de um outro valor, linear e longe da vibrao da vida, que nos esquecemos de que o valor genuno, o prodgio de estar vivo, o que de fato conta.

261

por isso que as grandes questes filosficas, embora sejam de fundamental importncia para todos, acabam sendo a preocupao de apenas uma nfima minoria da populao. Eles esqueceram de que o valor genuno, o prodgio de estar vivo, o que de fato conta, e preferem se acomodar aos papeis de uma vida burguesa e adaptada ao sistema capitalista, deixando que outros, atualmente os polticos e os cientistas, tomem as decises mais complexas por eles. Mas todos j foram crianas curiosas, no foram? A curiosidade infantil a mesma curiosidade do filsofo. Cristo est certo quando fala que s "quem se faz como um destes pequeninos, entrar no Reino dos cus". Bom, e como podemos resgatar um pouco de nosso grande potencial humano?

Lendo mitos.

Eles ensinam que voc pode se voltar para dentro. Busque-os e voc comea a entender as suas mensagens. Leia mitos de outros povos, pois lendo mitos alheios voc comeara a perceber que alguns enredos so universais. Por exemplo, a lenda do Graal.

262

A busca dos cavaleiros do Rei Arthur pelo Graal representa o caminho espiritual que devemos fazer e que se estende entre pares de opostos, entre o perigo e a bem-aventurana, entre o bem e o mal, pois no h nada de importante na vida que no exija sacrifcios e algum perigo.

O tema da histria do Graal diz que a terra est devastada, e s quando o Graal for reencontrado poder haver a cura da terra. E o que caracteriza a terra devastada? a terra em que todos vivem uma vida inautntica, fazendo o que os outros fazem, fazendo o que so mandados fazer, desprovidos de coragem para uma vida prpria. Esquecem-se que so seres nicos, cada indivduo sendo uma pessoa diferente das demais. A beleza de uma terra rica est exatamente na convivncia dos diferentes, no na mistura deles. Se temos um lugar ou uma era em que todos se alienam e fazem a mesma coisa, temos a terra devastada: "Em toda a minha vida nunca fiz o que queria, sempre fiz o que me mandaram fazer". O Graal se torna aquilo que logrado e conscientizado por pessoas que viveram suas prprias vidas. O Graal representa (simboliza) o receptculo das realizaes das mais altas potencialidades da conscincia humana. O rei que inicialmente cuidava do Graal, por exemplo, era um jovem adorvel, mas que, por ainda ser muito jovem e cheio de anseios de vida, acabou por tomar atitudes que no se coadunavam com a posio de rei do Graal. Ele

263

partiu do castelo com o grito de guerra "Amor!", o que prprio da juventude, mas que no se coaduna com a condio de ser rei do Graal.

Ele parte do castelo e, quando cavalgava, um muulmano, um no cristo, surgiu da floresta (a floresta representando o nvel desconhecido do nosso psiquismo). Ambos erguem as lanas e se atiram um contra o outro. A lana do rei Graal mata o pago, mas a lana do pago castra o rei Graal. O que isto quer dizer que a separao que os padres da igreja fizeram entre matria e esprito (j que Jesus sempre se referia ao Reino como um campo em que um semeador saiu a semear, ou uma rede atirada ao mar, ou a uma festa de npcias, ou sobre as aves do cu e os lrios do campo, est claro que esta diviso pr-cartesiana foi fruto da mentalidade patriarcal dos pais da igreja, no do Cristo), entre dinamismo da vida e o reino do esprito, entre a graa natural e a graa sobrenatural, na verdade castrou a natureza. E a mente europia, a vida europia, tem sido emasculada por essa separao. A verdadeira espiritualidade, que resultaria da unio entre matria e esprito, tal como era praticada pelos Druidas, foi morta. O que representava, ento, o pago? Era algum dos subrbios do den. Era um homem que veio da floresta, ou seja, da natureza mais densa, e na ponta de sua lana estava escrita a palavra "Graal".

264

Isso quer dizer que a natureza aspira ao Graal. A vida espiritual o buqu, o perfume, o florescimento e a plenitude da vida humana, e no uma virtude sobrenatural imposta a ela. Desse modo, os impulsos da natureza so sagrados e do autenticidade vida. Esse o sentido do Graal: Natureza e esprito anseiam por se encontrar uma ou outro, numa atitude holstica. E o Graal, procurado nestas lendas romnticas, a reunio do que tinha sido divido, o seu encontro simboliza a paz que advm da unio. O Graal que encontrado se tornou o smbolo de uma vida autntica, vivida de acordo com sua prpria volio, de acordo com o seu prprio sistema de impulsos, vida que se move entre os pares de opostos, o bem e o mal, a luz e as trevas. Uma das verses da lenda do Graal comea citando um breve poema: "Todo ato traz bons e maus resultados". Todo ato na vida desencadeia pares de opostos em seus resultados. O melhor que temos h fazer pender em direo da luz, na direo da harmonia entre estes pares, e que resulta da compaixo pelo sofrimento, que resulta de compreender o outro. disso que trata o Graal. isso o que Buda quis dizer por tomar o caminho do meio. isso o que significa estar crucificado entre o bom e o mal ladro e ainda orar ao Pai... Histrias ou contos de fadas so histrias com motivos mitolgicos desenhadas especialmente para as crianas. Elas freqentemente falam de uma menininha no limiar da passagem da infncia para a descoberta da sexualidade. por isso que chapeuzinho vermelho veste uma capa vermelha. Algo nela exige, sem que ela queira, que ela faa o percurso pelo meio da floresta (nosso lar de origem, onde se esconde nossos instintos), at chegar casa da vov (a cultura tradicional que devemos respeitar). Chapeuzinho est em fase de transio. A capa vermelha lembra o sangue da menstruao.

265

A jovem algo muito atraente para o Lobo. Ainda hoje dizemos que um homem apaixonado e desejoso por uma mulher um lobo. E ela no pode evitar de conversar com o Lobo no meio da caminho. O Lobo a atrai tambm. Na histria original, chapeuzinho se transforma numa loba, ela sabe que a velha cultura repressora deve ser morta para que ela possa sentir o que deseja. Ela entende o sofrimento do lobo. Uma outra histria semelhante a da Bela Adormecida. Ao completar dezesseis anos, a princesa parece hesitar diante da crise da passagem da infncia idade adulta e se sente atrada a furar o dedo na roca que a far adormecer. Enquanto dorme, o prncipe ultrapassa todas as barreiras que ela, sem querer, levantou contra a sua maturao e vem oferecer a ela uma boa razo para aceitar crescer. O beijo mostra que crescer, ao final de contas, tem seu lado agradvel. Todas aquelas histrias coletadas pelos irmos Grimm representam a menininha paralisada. Todas aquelas matanas de drages e travessias de limiares tm a ver com a ultrapassagem da paralisao, com a superao dos demnios internos. Os rituais das "primitivas" cerimnias de iniciao tm sempre uma base mitolgica e se relacionam ou eliminao do ego infantil quando vem tona o adulto, ou visa por a prova o iniciado aos prprios medos e demnios internos. No primeiro caso, a coisa mais dura para o menino, j que para a menina a passagem se d naturalmente. Ela se torna mulher quer queira ou no, mas o menino, primeiro, tem de se separar da prpria me, encontrar energia em si mesmo, e depois seguir em frente. disso que trata o mito do "Jovem, v em busca de seu pai". Na Odissia, Telmaco vive com a me. Quando completa vinte anos, Atena vem a ele e diz: "V em busca de seu pai". Este o tema em todas as histrias. s vezes um pai mstico, mas s vezes, como na Odissia, o pai fsico. O tema fundamental nos mitos e sempre ser a da busca espiritual.

266

Vemos que nas vidas dos grandes Mestres espirituais da Humanidade sempre nascem lendas e mitos ligados a eles, figuras histricas reais. A histria real de Jesus, por exemplo, parece representar uma proeza herica universal. Primeiro, ele atinge o limite da conscincia do seu tempo, quando vai Joo Batista para ser batizado. Depois, ultrapassa o limiar e se isola no deserto, por quarenta dias. Na tradio judaica, o nmero 40 mitologicamente significativo. Os filhos de Israel passaram quarenta anos no cativeiro, Jesus passou quarenta dias no deserto. No deserto, Jesus sofreu trs tentaes. Primeiro, a tentao econmica, quando o Diabo diz: "Voc parece faminto, meu jovem! Por que no transformar estas pedras em po?"

Depois vem a tentao poltica. Jesus levado ao topo da montanha, de onde avista as naes do mundo, e o Diabo diz: "Tudo isto te darei, se me adorares", que vem a ser uma lio, ainda no compreendida hoje, sobre o quanto custa ser um poltico bem-sucedido. Jesus recusa. Finalmente o Diabo diz: "Pois bem, j que voc to espiritual, vamos ao topo do templo de Herodes e atira-te l embaixo. Deus o acudir e voc no ficar sequer machucado".

267

Isto conhecido como enfatuao espiritual. Eu sou to espiritual que estou acima das preocupaes da carne e acima deste mundo. Mas Jesus encarnado, no ? Ento ele diz: "Voc no tentar o senhor, teu Deus". Essas so as trs tentaes de Cristo, to relevantes hoje quanto no ano 30 de nossa era. O Buda, tambm, se dirige floresta e l entretm conversaes com os gurus da poca. Ento os ultrapassa e, aps um perodo de provaes e de busca, chega rvore boddhi, a rvore da iluminao, onde igualmente enfrenta trs tentaes (isso quinhentos anos antes de Cristo). A primeira tentao a da luxria, a segunda, a do medo e a terceira, a da submisso opinio alheia. Na primeira tentao, o Senhor da Luxria exibe suas trs belssimas filhas diante de Sidarta. Seus nomes so Desejo, Satisfao e Arrependimento - passado, presente e futuro. Mas o Buda, que j se havia libertado do apego a toda a sensualidade, no se comoveu. Ento o Senhor da Luxria se transformou no senhor da Morte e lanou contra Sidarta, o Buda, todas as armas de um exrcito de monstros. Se Sidarta se apavorar, todas as armas se materializariam. Mas o Buda tinha encontrado em si mesmo aquele ponto imvel, interior, o self, como diria Jung, que pertence eternidade, intocado pelo tempo. Uma vez mais no se comoveu e as armas atiradas se transformaram em flores de reverncia.

268

Finalmente, o Senhor da Luxria e da Morte se transformou no temvel Senhor dos Deveres Sociais, e perguntou: "Meu jovem, voc no leu os jornais da manh de hoje? No sabe o que h para ser feito?" . A resposta do Buda foi simplesmente tocar o cho com as pontas dos dedos da sua mo direita. Ento a voz da deusa-me/deus-pai do universo se fez ouvir no horizonte, dizendo: "Este aqui meu filho amado, e j se doou de tal forma ao mundo que no h mais ningum aqui a quem dar ordens. Desista dessa insensatez." Enquanto isso, o elefante, no qual estava o Senhor dos Deveres Sociais, curva-se em reverncia ao Buda e toda a corte do Antagonista se dissolveu, como num sonho. Naquela noite, o Buda atingiu a iluminao e permaneceu no mundo, pelos cinqenta anos seguintes, ensinando o caminho da extino dos grilhes do egosmo. Pois bem, as duas primeiras tentaes - a do desejo e a do medo so as mesmas que Ado e Eva parecem ter experimentado, de acordo com o extraordinrio quadro de Ticiano, concebido quando o pintor estava com noventa e quatro anos de idade.

269

A rvore o mitolgico axis mundi, aquele ponto em que tempo e eternidade, movimento e repouso, so um s, e ao redor do qual revolvem todas as coisas.

Ela aparece ali, representada apenas em seu aspecto temporal, como a rvore do conhecimento do bem e do mal, ganho e perda, desejo e medo. direita est Eva, que v o Tentador sob a forma de uma criana, oferecendo-lhe a ma, e ela movida pelo desejo. Ado, do lado oposto, v os ps monstruosos do tentador ambicioso, e movido pelo medo. Desejo e medo: eis as duas emoes pelas quais governada toda a vida na terra. O desejo a isca, a morte o arpo. Ado e Eva se deixaram tocar; o Buda, no. Ado e Eva deram origem vida e foram estigmatizados por Deus; o Buda ensinou a libertar-se do medo de viver. No filme de Geoge Lucas, Guerra nas Estrelas o vilo Darth Vader representa uma figura arquetpica. Ele um monstro porque no desenvolveu a prpria humanidade. Quando ele retira a sua mscara, o que vemos um rosto informe, de algum que no se desenvolveu como indivduo humano.

270

Ele um rob. um burocrata, vive no nos seus prprios termos, mas nos termos de um sistema imposto.

Este o perigo que hoje enfrentamos como ameaa s nossas vidas. O sistema vai conseguir achat-lo e negar a sua prpria humanidade, ou voc conseguir utilizar-se dele para atingir seus propsitos humanos?
Como se relacionar com o sistema de modo a no o ficar servindo compulsivamente? O que preciso aprender a viver no tempo que nos coube viver, como verdadeiros seres humanos. E isso pode ser feito mantendo-se fiel aos prprios ideais, como Luke Skywalker no filme, rejeitando as exigncias impessoais com que o sistema pressiona. Ainda que voc seja bem sucedido na vida, pense um pouco:

Que espcie de vida essa?


Que tipo de sucesso esse que o obrigou a nunca mais fazer nada do que quis, em toda a sua vida? V aonde seu corpo e a sua alma desejam ir. No deixem que escolham por voc. Quando voc sentir que encontrou um caminho, que por ali, ento mantenha-se firme no caminho que voc escolheu, e no deixe ningum desvia-lo dele.

271

Voc poder dizer: "isso timo para a imaginao de um George Lucas ou para as teorias de um Joseph Campbell, mas no o que acontece em minha vida". Errado! Voc pode apostar que acontece, sim - e se a pessoa no for capaz de reconhece-lo, isso poder transforma-lo num Darth Vader. Se o indivduo insiste num determinado programa e no d ouvidos ao prprio corao, corre o risco de um colapso esquizofrnico. Tal pessoa colocou-se a si mesma fora do centro, alistou-se num programa de vida que no , em absoluto, aquilo em que o corpo est interessado. O mundo est cheio de pessoas que deixaram de ouvir a si mesmos, ou ouviram apenas os outros, sobre o que deviam fazer, como deviam se comportar e quais os valores segundo os quais deveriam viver. Mas qualquer um tem potencialidade para correr e salvar uma criana. Est no interior de cada um a capacidade de reconhecer os valores da vida, para alm da preservao do corpo e das ocupaes do dia-a-dia. Os mitos estimulam a tomada de conscincia da sua perfeio possvel, a plenitude da sua fora, a introduo da luz solar no mundo. Destruir monstros destruir coisas sombrias. Os mitos o apanham, l no fundo de voc mesmo. Quando menino, voc os encara de um modo. Mais tarde, os mitos lhe dizem mais e mais e muito mais. Quem quer que tenha trabalhado seriamente com idias religiosas ou mticas sabe que, quando crianas, ns as aprendemos num certo nvel, mas depois outros nveis se revelam. Os mitos esto muito perto do inconsciente coletivo, e por isso so infinitos na sua revelao.

272

Joseph Campbell No perca a leitura do livro: O Poder do Mito, de Joseph Campbell

273

Glacial Era Glacial II.


Como o mundo funciona?

H muitos pontos de vista


Segundo os cientistas atuais: H 2 milhes de anos, a Terra vem atravessando fases de aquecimento e resfriamento constantes. Os perodos gelados (chamados de eras glaciais) duram em mdia 100 mil anos e so intercalados por eras temperadas (chamadas de interglaciais), como a que vivemos atualmente. Sabe-se muito pouco sobre cada um desses perodos e muitas das respostas que procuramos podem estar na coluna glacial com 3,19 quilmetros de profundidade, retirada h poucos anos por pesquisadores da regio da Antrtica. Os perodos interglaciais costumam durar 10 mil anos, embora o atual j se estenda por 12 mil. Mas no preciso tirar os casacos do armrio. Segundo estes pesquisadores, essa fase tem caractersticas parecidas com as de outro perodo temperado, que aconteceu h trs glaciaes, e que foi bem mais longo: 28 mil anos de clima hospitaleiro. Enjoy your life! Terra - 75.000 a.C. para 11.000 a.C. ERA GLACIAL II

Outra Idade do Gelo aconteceu por volta de 75.000 a.C. Uma vez mais, a humanidade regrediu sobrevivncia do mais forte, embora algumas culturas se sassem melhor que outras tendo atingido um grau maior de progresso evolutivo. Foi assim com um grupo em particular: o Homem Cro-Magnon, como vocs os chamam.

274

Cro-Magnon I tornou-se o espcime referncia do Cro-Magnon, e o mais recente e definitivo humano moderno da Europa Ocidental. Dentre todos os outros, este grupo sobreviveu intacto para continuar evoluindo. Aqueles que morreram, eventualmente encarnaram neste grupo, o qual lhes proporcionou uma acelerao evolutiva, pois quando eles morreram estavam menos avanados em sua evoluo fsica que os Cro-Magnons.

Por volta de 50.000 a.C. um importante evento aconteceu. A terra estava esquentando e a evoluo estava em pleno ritmo. Enki e Ninhunsarg receberam uma ordem da Hierarquia Espiritual Planetria e dos Sirianos Crsticos para, uma vez mais, melhorar os corpos humanos. Desta vez foi principalmente para o propsito da evoluo espiritual, em vez da fsica e mental. O que acontecia ao redor do planeta, era o seguinte, os imprios de Yu, Rama, Lemria, Atlantis, Egito, e o novo imprio Maia estavam enviando representantes para uma reunio na Atlntida, para determinar o melhor modo de destruir os dinossauros e outros grandes animais que estavam atacando a populao humana. A soluo deles causaria o fim da populao dos grandes animais e a morte de muitas pessoas. Isto estava conforme o Plano Divino da Terra. A morte destes grandes animais livraria as ltimas almas de Sirianos Terrestres ainda usando corpos de animais, e permitiria que eles passassem para o prximo passo no Plano Divino deles: A introduo da semente Crstica para a evoluo espiritual. Isto lhes daria 52.000 anos (dez ciclos de 5200 anos), para evoluir espiritualmente at chegarem a Guardies da Terra, capazes de administrar o

275

planeta. Durante este tempo eles seriam seres plenamente conscientes.

A Hierarquia Espiritual, os Sirianos Crsticos, a Federao Galctica, os Sirianos A e o Conselho Nibiruano reuniriam mais uma vez todos os ciclos para avaliar o progresso e fazer os ajustes necessrios para a continuao da evoluo. Os Atlantes tinham armado a energia dos cristais (atravs da ajuda de Marduk que tinha lhes dado a tecnologia) e estavam em vias de executar os planos de Marduk para a dominao mundial. Mas isto nunca viria a acontecer. A Lemria estava se esforando para manter sua forma Lyriana/Siriana de governo e manter relaes pacficas com os Atlantes. Muitos Lemurianos j tinham migrado da Atlntida para outras partes do planeta. Muitos tinham ouvido e tinham acreditado nas profecias sobre a iminente destruio da Lemria. Algumas reas em particular eram aquelas hoje conhecidas como a Amrica do Sul, Mxico, Amrica Noroeste e Europa Central. Depois da morte dos dinossauros, ou da maioria deles, de qualquer forma a transferncia das almas dos Sirianos Terrestres estava completa. Tinha levado muito tempo, devido fragmentao de algumas das almas. Muitos destes Sirianos Terrestres no queriam se transferir; assim eles fragmentaram a si mesmos, o que lhes permitiria experimentar a vida em um corpo humano enquanto ainda estivessem em um corpo animal.

276

Isto lhes deu a oportunidade de provar a vida em um corpo humano antes de fazer o salto final. Eles no estavam totalmente convencidos de que aquela vida em um corpo humano era uma vida privilegiada. Esse aperfeioamento do corpo humano pronto para a evoluo espiritual, foi chamado pelos nibiruanos de aperfeioamento Crstico.

Ado e Eva O homem , sem dvida alguma, formada fisicamente pelo barro da Terra; mas os seus criadores e construtores foram muitos. Os primeiros Dhynis, que receberam a misso de criar o homem sua imagem, podiam to somente projetar as prprias sombras a fim de que, como em um modelo delicado, sobre elas trabalhassem os Espritos da Natureza. Ado e Eva (Adapa e Lilith) Amlius, lder dos Sirianos Etricos, liderou o processo de evoluo da espcie humana neste momento, nascendo ele mesmo como Ado (Adapa). Adapa nasceu como Humano, Rptil, Felino, e com linhagem sangunea Cariana. No, Ado no foi o primeiro homem e Eva no foi primeira mulher humana, porm foram os primeiros que tinham realmente possibilidades de evoluo, com as doze hlices do DNA ativas e funcionando. Assim, Enki e Ninhursag geraram em seus laboratrios e com o seu prprio material gentico corpos humanos voltados ao propsito da evoluo, no apenas fsica e mental, mas espiritual.

277

Isto foi realizado por Enki, que doou o esperma para fertilizar um ovo concedido por Nin. Este ovo fertilizado foi ento inserido no tero de Ninhursag. Em pouco tempo, Nin deu luz a Adapa (Amelius).

Ele era um beb humano perfeito, e atravs dele seria realizada eventualmente a integrao das duas raas principais do jogo da polaridade. Isto significa que a humanidade carregaria o DNA Reptiliano e Humano. Quando ns finalmente nos aceitamos e nos amamos, ns amamos todos os nossos aspectos Reptilianos e Humanos. Os DNA Felino e Cariano foram adicionados ao aperfeioamento Crstico para prover um impulso adicional de energia de Amor destas duas raas que j tinham realizado esta integrao da Luz e das Trevas. Enki e Nin transbordaram Adapa de amor, da mesma forma que quaisquer pais amorosos fariam. Enki lhe ensinou tudo o que ele sabia, e Enki era, e ainda , extremamente bem instrudo. Quando Adapa tinha dois anos, foi tirado esperma dele e fertilizado, para o nascimento de sua outra metade. Os nibiruanos a chamaram de Lilith. Vocs a chamam de Eva e por vezes de Amlia ou Madalena. A me dela foi Ninhursag. Ambos eram seres plenamente conscientes, como foram os filhos deles. Lilith cresceu com Adapa, brincando no Jardim do den. (combinao de E. Din.) A coisa mais importante sobre este aperfeioamento que ele pavimentaria o caminho para a evoluo espiritual dos Sirianos Terrestres, agora finalmente habitando apenas corpos humanos. Tambm foram criados Ades para as raas vermelhas, amarelas e morenas no planeta e colocados nos locais

278

escolhidos pela Hierarquia Espiritual. Adapa e Lilith ficaram com seus pais no Item ou como vocs o chamam, o Jardim do den. Amelius/Adapa, como todo mundo encarnado no plano terrestre, concordou em esquecer quem ele era quando encarnou. Mas ele comeou a lembrar novamente, da mesma maneira que vocs tm lembrado. Ele e Lilith foram unidos um ao outro conforme a Lei pleidiana. LiLith era parente de Adapa, pois ela veio do esperma dele. O Deus Bblico no Jardim do den no era ningum mais que Enlil. A cobra, ou serpente, no Jardim do den, era Enki. A serpente o smbolo de Enki.

Ado e Eva e o incidente da Ma. ..o Querubim colocado porta do Jardim do den aps a Queda sugeriu aos venerveis intrpretes a idia de que o castigo se relacionava com a cincia proibida ou Conhecimento divino; conhecimento que geralmente acarreta outra Queda, a dos deuses ou de Deus na estima do homem

279

Lilith (Eva) no entregou a Ado (Adapa) uma ma para comer. Isto foi escrito na Bblia pelos patronos da igreja para imprimir na humanidade o fato de que a mulher, e o pecado da mulher, provocaram a queda do homem. Tudo isso foi feito com a ajuda de Marduk!

Na ocasio em que isto aconteceu, as igrejas estavam tentando anular o sistema matriarcal, que era mundial na poca. A Deusa deveria ser anulada e reprimida. Da mesma forma que a suposta crucificao de Cristo, o incidente da ma nunca aconteceu, mas foi escrito pelos patronos da igreja apoiados pelo Deus nico Marduk para imprimir na humanidade a idia de pecado. Os patronos da igreja seriam ento os nicos que poderiam perdoar a humanidade do pecado, atravs do Sangue de Cristo.

Anu alerta a todos com muita veemncia: no h nenhum pecado! Jesus Cristo foi, e ainda est sendo, convenientemente usado pelas igrejas para controlar a humanidade. Jesus era um bem-viajado e bem-treinado rabino judeu que voltou sua Terra natal para disseminar o conhecimento que ele havia recebido. Seus ensinamentos mais importantes foram sobre a compaixo. Ele deu humanidade de ento o que muitos na hierarquia espiritual do planeta esto reativando agora - a Frmula de 13 Dimenso da Compaixo. Isso fundamental para a evoluo espiritual de todos.

As igrejas ensinaram que se as pessoas no recebessem absolvio pelos seus pecados, elas iriam para o Inferno. A tradio oral judia tambm trazia a histria do incidente da ma, mas era um fruto, no necessariamente uma ma. Isto foi inserido na tradio oral deles por volta de 2000 a.C. por Marduk.

A rvore do Bem e do Mal (conhecimento), era um smbolo para a nova escola que Enki tinha criado para ensinar o antigo conhecimento para Ado, Eva e seus descendentes. Esta Escola era conhecida como a Fraternidade da Serpente.

A ma era o smbolo do conhecimento que era ensinado na Escola.

280

Enlil no estava furioso com Adapa e Lilith como diz na bblia. Ao contrrio, ele estava bravo com Enki porque ele tinha instrudo os filhos de Adapa e Lilith. Ele estava preocupado que as futuras geraes deles se autodestrussem. Enlil sentia que tanto conhecimento nas mos de pessoas que careciam de maturidade espiritual poderia conduzir destruio desta nova raa por suas prprias mos. E havia fartura ao redor para encorajar a destruio, na forma dos Reptilianos e Marduk. Marduk os usaria para favorecer os planos dele e de sua av para a dominao da Terra pelos Repitilianos. Olhe seu mundo hoje, e voc entender como ele se sentia. Isto seria comparado a colocar uma banana de dinamite nas mos de uma criana e lhe dar um fsforo. Foi escrito que Enlil repugnou a humanidade. No foi assim. E Enlil tambm no expulsou Ado e Eva do Jardim do den. Ele estava encarregado de realizar o Plano Divino dos Sirianos Terrestres, esta nova raa que deve ser a guardi do planeta Terra. O desejo dele era salv-los da destruio nas mos dos Reptilianos, assim eles poderiam completar sua evoluo e poderiam assumir o comando como os herdeiros e guardies da Terra. Isto ento os libertaria e libertaria os Nibiruanos/Pleiadianos do papel de pais.

281

H muitos interesses envolvidos nisso e vocs devem antes de tudo abrir os olhos! E procurar escolher melhor os seus Deuses, os seus Conhecimentos e buscar a emancipao verdadeira e no a dependncia de um conhecimento que no os libertar, apenas os far uma engrenagem na grande mquina tecnolgica reptiliana, que reivindica toda a sua fora pessoal para si mesma.

A Fraternidade da Serpente.

ABRINDO AS PGINAS DO MSTERIO, H MUITOS CONCEITOS QUE NEM SE QUER SUSPEITVAMOS QUE EXISTIRAM OU QUE AINDA EXISTEM. MUITAS ESCOLAS DE MISTRIOS VIERAM E SE FORAM E A MAIORIA DA HUMANIDADE RECENTE NEM SE QUER TEVE UM RAIO DE LUZ, UM INSGHT, UM PEQUENO FLASH DE ONDE PODERIA ESTAR SENDO DISTRUIBUDA ESSA SUBSTNCIA VALIOSA CHAMADA CONHECIMENTO
282

Enki criou a Fraternidade da Serpente para iniciar o treinamento espiritual de Adapa e seus descendentes. Ela era uma escola - uma das precursoras das Escolas de Mistrios, e, tambm, posteriormente das Lojas Manicas. O uso da ma como um smbolo comeou com Enki e persistiu at os seus dias atuais. Como mencionamos, Enlil no aprovava completamente esta educao espiritual dos descendentes de Adapa, ento ele e Enki entraram em atrito. Enki estava lhes ensinando Leis universais, geometria sagrada e as muitas tcnicas para manipular energia, junto com seus ensinamentos espirituais. Enlil estava ciente de que o Plano Divino pedia lentido e que a evoluo espiritual deveria estar frente da evoluo tecnolgica - isto impediria que os humanos se matassem com sua prpria tecnologia. Enlil como herdeiro natural da Terra, representa sempre a concordncia com a hierarquia espiritual dos Felinos. Enki, como aquele que reivindica o trono, est sempre dando aos humanos motivos para estar ao seu lado. Anu diz que o seu filho Enki realmente ama a humanidade, mas a tecnologia doada por suas Escolas de Mistrios durante todo o perodo histrico recente geraram um desequilbrio perverso para a humanidade entre o desenvolvimento tecnolgico e o desenvolvimento

283

espiritual. Naquele momento da primeira Escola, a Fraternidade da Serpente, foi possvel chegar a um acordo entre os dois irmos, atravs da interveno e ajuda da Federao Galctica, a Hierarquia Espiritual e outros. Foi decidido que Adapa e seus filhos seriam transferidos para seu prprio local, fora daqueles limites do den. At este tempo, eles tinham sido cuidados pelos pleiadianos, especialmente Enki e Ninhursag, seus pais. Esta mudana faria com que sua sobrevivncia fosse a principal prioridade deles, desta forma atrasando sua evoluo tecnolgica e permitindo que sua evoluo espiritual permanecesse sempre um passo frente desta evoluo tecnolgica. Ou seja, Adapa e Lilith foram expulsos do paraso efetivamente. A Irmandade da Serpente continuaria, mas s alguns poucos seriam treinados em cada gerao.

Este foi o comeo do sacerdcio no planeta terra. Infelizmente, a Irmandade da Serpente se corrompeu, pois os sacerdotes, diante do poder do conhecimento,tornaram-se famintos por esse poder. E esse tem sido o dilema de todas as Escolas Esotricas, o equilbrio entre o poder, o amor e a sabedoria. Algo que no foi resolvido at os dias atuais. Inanna, tambm, ajudou muito na instruo/educao da humanidade. Para os projetos para a Terra, a sua famlia e os Annunkis requeriam de um fluxo fixo e renovado de trabalhadores. Como Anu e Antu tinham instrudo a Inanna nas artes do amor e da reproduo, seu trabalho era educar aos astronautas e aos Lulus quanto s freqncias mais eficazes da experincia sexual. Ela ficou muito feliz! Para este fim, construiu fabulosos templos e dava origem a cerimnias e ritos maravilhosos. Modificou os ritos tradicionais tntricos das Pliades para que se ajustassem aos objetivos de sua famlia na Terra.

284

Inanna conta que para si, isso foi pura diverso! Alguns poderiam chamar de orgias s suas cerimnias, mas ela as chamava de minhas criaes artsticas. A palavra orgia reflete a atitude triste da cultura contempornea terrestre para a unio mais sagrada com o Primeiro Criador. A experincia sexual muito mais que uma frico; a chave do poder do ser humano, a secreo de todos os sistemas hormonais que elevam as energias e unem dois seres em uma unio sagrada. O respeito por esta experincia produz bebs mais saudveis e magnetiza uma alma similar freqncia que se gera e emite.

285

As habilidades telepticas dos Lulus os converteram em gnios. Esses primeiros tempos foram na verdade grandiosos. Tambm lhes foi ensinado a nunca questionar nada. medida que os Lulus se multiplicavam, os Annunkis e os membros da famlia de Anu comearam a copular com eles. O nvel de interesse sexual saiu do controle e isto transtornou a Enlil, mais uma vez. Ele nunca esteve de acordo com que lhes dssemos a capacidade de reproduzir sem o controle total por parte dos nibiruanos. Os rasgos inimitveis das capacidades telepticas dos Lulus lhe adicionavam uma emoo desconhecida experincia sexual, especialmente depois de que foram treinados por Inanna. Correu o rumor de que os deuses estavam indo aos bosques para brincar e reproduzir-se com os Lulus. De vez em quando, os Annunkis perdiam o julgamento e expressavam suas paixes desenfreadas ali mesmo nas ruas da Sumria! Os Lulus eram to lindos! Inanna achava tudo muito divertido. Naqueles dias, o nascimento no era o processo doloroso que conhecem hoje; era fcil e um momento mgico para ser Um com a Deusa de toda a vida. Era um momento para expressar unio com todo o cosmos, para formar mais manifestaes do Primeiro Criador. No era um momento de dor! Certamente no havia vergonha do corpo e suas funes. As Nibiruenses e as Lulus desfrutavam da situao. Cada nascimento trazia mais Lulus e mais festividades, mais diverso e mais cerveja! Com os gros silvestres que cresciam na Terra foi desenvolvido o aguamiel e as cervejas mais deliciosas. Eram dadas aos Lulus como recompensa por seu trabalho e ao Annunkis e aos prprios nibiruanos.

286

O Casamento de Inanna. Existem deuses da violncia, existem deuses da compaixo, existem deuses que unem os dois mundos, o visvel e o invisvel. So personificaes da energia posta em jogo. Mas a fonte ltima da energia permanece um mistrio enquanto o dia de seu casamento se aproxima, comece a pensar seriamente sobre o que simbolizar o compromisso de amor entre voc e seu noivo/noiva: morar na mesma casa; suas alianas de casamento; a aprovao da famlia; a super aprovao da sociedade; um bom negcio; construir uma famlia feliz; viver no paraso; amar no se preocupe tanto assim os deuses tambm estavam bem perdidos quanto a isso ou ainda esto

medida que passava o tempo na Terra, seguia-se subdividindo os territrios entre os filhos de Enki e Enlil para evitar a guerra. Cada vez Enlil se sentia mais incomodado com a copulao desenfreada entre os Anunnaki e os Lulus. Isto lhe causou uma obsesso, pensou que sua estirpe se estava corrompendo por causa deste cruzamento incontrolado e se zangou pela proliferao dos Lulus. J se tinham estabelecido muitas hierarquias sociais entre os Lulus. Havia muita discusso quanto a quem tinha mais sangue divino, quem estava aparentado com qual deus e at onde se prolongava sua linhagem, assim como hoje em dia muitos humanos pretendem pertencer a tal ou qual realeza. O irmo de Inanna, Utu e seus pais a pressionavam para que formasse um matrimnio poderoso, o que daria muito mais fora a esse ramo da famlia. Seguras no meio do poder que lhes garantia o matrimnio, as mulheres dessa

287

famlia tranqilamente tomavam seus postos ao lado de seus maridos. Mas tranqilamente uma palavra que no agradava a Inanna. Ela desejava o poder para si, no queria que ningum a controlasse! Na cultura pleidiana, a energia feminina respeitada. A lei permitia s mulheres direitos iguais, assim como a oportunidade de expressar seus talentos inatos. No obstante, a maioria das mulheres dependiam de um bom matrimnio para definir seu posto no mundo. Poder-se-ia dizer que a mulher pleidiana era considerada igual ao homem, mas sob certas condies, e os limites destas eram fixados pela natureza individual de cada mulher. Casou-se com seu primo Dumuzi, irmo mais novo de Marduk, filho de Enki. Inanna no admirava Dumuzi, o considerava, inclusive, frvolo e egosta. Passava o tempo olhando-se em um espelho esperando que o atendessem. Sua me vivia para ele, concedia-lhe todos os seus desejos. Inanna o evitava o quanto podia. Estava to aborrecida que assumiu tarefas extras nos Templos do Amor, como se conhecia seus templos. Inventava toda classe de desculpas e em sua nave voava de templo em templo inaugurando toda classe de novas cerimnias. Comportava-se exatamente como um executivo moderno que parte em viagens de negcios s para afastar-se de sua mulher. Desenhou uma quantidade de rituais novos que tinham como centro Dumuzi e Ela com fim de pacific-lo, a ele e as suas famlias. Os rituais continham todo este assunto a respeito de seu matrimnio e a arte de fazer o amor, a respeito da esposa tmida e seu maravilhoso marido. Esta primeira telenovela deu aos Lulus arqutipos sobre os quais moldar suas prprias vidas. Os rituais se desenharam para estimul-los a produzir filhos dentro de um ambiente feliz. Era um escapamento fantasia. Ela inventou sua vida em um ritual como queria que fosse, mas no o era.

288

Os nibiruanos j estiveram sobre e ao redor da Terra durante quase meio milho de seus anos. Os Lulus s comearam a escrever a respeito deles nessas tabuletas de argila faz 5.000 anos. Pensem nisso: transcorreram sculos enquanto as histrias passavam sem recordaes, lembranas e registros. Inclusive, nos primeiros tempos os Lulus tinham uma maior capacidade de memorizar dados; no obstante, a conscincia que eles tinham dos pleiadianos como deuses oniscientes era controlada pelos deuses. Eles foram programados para no questionar, e os que faziam eram esquivados ou assassinados. Os nibiruanos necessitavam de operrios e no queriam que os Lulus chegassem a ser iguais a eles; mantinham-os limitados. As tabuletas de argila registram somente o que eles lhes permitiram que os escribas copiassem.

Durante a Queda da Atlntida na nossa HISTRIA, ocorreram fenmenos marcantes para a realidade como a experimentamos hoje.

289

Aquilo que hoje pensamos e entendemos desse perodo atlante ter muito a ver com a nossa capacidade para solucionar os nossos prprios problemas no presente. Anu explica, que por volta de 11.000 A.C., esta nova raa re-criada nos laboratrios nibiruanos para a evoluo espiritual, tinha se degenerado a tal ponto que seria melhor recome-la. Os Atlantes eram a principal razo para esta deciso, devido influncia de Marduk e seus aliados Repitilianos. O desejo deles de dominar o mundo criou guerras sobre o planeta. E sob essa tica, o Dilvio Bblico no foi causado pelo casamento entre os astronautas com as filhas dos homens ( os Lulus), como alguns acreditam, inclusive Inanna. Anu diz que o contrrio, ele foi devido s aes de Marduk na Atlntida. Desde, por volta do ano 25.000 a.C. , acrescente ou tire uns 1.000 anos. Os Atlantes, sob a direo de Marduk, tinham usado o poder do Cristal Gigante. Isto, a princpio, foi usado para dar poder a aeronaves, navios e submarinos. Os Atlantes estavam radiantes com este ltimo avano tecnolgico. Marduk estava fazendo com que seu modo de agir casse nas boas graas deles e conquistando sua confiana dando-lhes tecnologia Nibiruana e Reptiliana. Ele comeou na comunidade cientfica, que ento se tornou a classe dominante da sociedade deles. Depois, ele infiltrou a classe governante e logo se tornou o poder por trs do trono. Isto conduziu a muitas divergncias dentro da sociedade dos Atlantes, colocando o sacerdcio e as pessoas espiritualmente orientadas contra as pessoas orientadas pelo poder e pela tecnologia. Havia diviso em todas as classes, da classe governante s pessoas comuns. Muitos Atlantes apoiaram Marduk e muitos no o fizeram. Os Lemurianos enviaram representantes at aos governadores da Atlntida e tentaram adverti-los do resultado negativo da busca deles pela dominao mundial, sob a liderana de Marduk.

290

Marduk sentia claramente que o seu pai, Enki, deveria ser o herdeiro da Trra e de Nibiru, e no o tio dele, Enlil. Mas Enki j tinha desistido de sua busca por reinado. Ele preferia trabalhar em seu laboratrio construindo coisas e prosseguir seus estudos espirituais, em vez de assumir o pesado trabalho dirio do governo. Por outro lado, Marduk preferia o poder e sentia-se duplamente merecedor de possu-lo, pois sua me era uma princesa do povo Serpente e sua av era a Rainha dos Drages. O primeiro marido dela tinha morrido antes de ela casar com Anu. Marduk sentia que se ele no tinha seu pai para lutar pelo domnio da Terra, ele mesmo iria faz-lo. A Atlntida era o lugar perfeito para ele comear, pois estava bem distante da Mesopotmia e do Egito, e dos sempre vigilantes olhos de seu tio Enlil, e o pai dele, Enki. Em sua busca pela dominao mundial Marduk tinha uma carta muito poderosa: o Cristal Gigante. Ele j tinha conseguido atrair um cometa, um dos dez cometas da Terra de Tiamat, atravs de um feixe de luz do Cristal Gigante, e usou isto para ameaar as outras civilizaes e mant-las em submisso.

291

A qualquer hora Marduk poderia derrubar o cometa sobre qualquer parte da Terra, e devido ao tamanho do cometa e a velocidade do impacto, ele poderia destruir aquela civilizao. Ele fez isto com a Lemria, e causou a destruio e afundamento do continente inteiro. Ele estava pronto para fazer isto novamente aos imprios Rama e Yu, quando Nibiru retornou para as imediaes da Terra. Nibiru criou um rompimento momentneo no feixe de luz que segurava o cometa no lugar, e dentro de minutos, o cometa caiu sobre a Atlntida, afundando o continente inteiro. Isto aconteceu ao mesmo tempo que o Grande Dilvio, somando-se destruio da massa do planeta. Marduk tambm foi o responsvel pela destruio do firmamento. O firmamento a camada compacta de umidade de aproximadamente 5 Km de espessura que envolve a Terra. O Homem no via o sol e a lua at ento.

Assim como Avyon, a Terra havia se tornado um ambiente subtropical, responsvel por um exuberante jardim verde - conforme descries em seus textos antigos. Isto s pode ser realizado se h um firmamento para filtrar os raios do Sol e prover umidade contnua.

292

Os templos cristalinos estavam localizados nos subterrneos da Mesopotmia. Eles seguravam o firmamento em seu lugar. Marduk fez Seth, seu filho, lanar o ataque aos templos cristalinos da Grande Pirmide no Egito Isto causou os 40 dias e 40 noites de chuva, pois o firmamento desmoronou lentamente. Havia tanta gua no firmamento quanto nos oceanos. Seth usou uma arma a laser na Grande Pirmide para realizar a tarefa. O uso que Seth fez da Grande Pirmide provocaria posteriormente a Segunda Guerra da Pirmide e o esvaziamento de todo seu equipamento, por Ninurta. O Dilvio e a Arca de No, foi uma catstrofe total, a maior catstrofe jamais vista na Terra. E as pessoas sbias, neste momento, fizeram tudo que puderam para aliviar esta situao. Faziam grandes esforos para limpar os nveis dimensionais, para retirar o material e seres que entravam dos nveis dimensionais inferiores. Retirando espritos e pessoas e devolvendo-as ao seu mundo. Todos os sistemas da Atlntida, podemos dizer todos os sistemas sociais, financeiros, espirituais, todos os conceitos de como deveria ser a vida se degeneraram e desabaram por completo e o continente da Atlntida ficou doente, as pessoas ficaram doentes e foi o princpio de mais um fim A idia de que a populao de Lulus chegasse a invadir a Terra perturbou mais a Enlil, principalmente porque eles faziam isso sob o domnio tecnolgico reptiliano de Marduk e sem o desenvolvimento espiritual correspondente.

X| ;|<
(EN = Lord + LIL = Loft, "Lord of the Open" or "Lord of the Wind")

293

Enlil queria desfazer-se desta situao. Mas, como? A quem terei que matar? Enlil convocou uma reunio da famlia. Demandou que se fizesse algo quanto aos Lulus, e comeou a exortar seus pontos de vista solenes quanto ao assunto. obvio, a velha rivalidade de irmo contra irmo comeou a esquentar-se. Enki se ops firmemente! Queixou-se de que depois de todo o trabalho que ele e Ninhursag tinham para produzir trabalhadores to eficientes, era algo absurdo sequer pensar em destru-los. Possivelmente havia muito mais rudo l fora, mas pelo menos agora havia mos suficientes para cavar nas minas de ouro. Os irmos bramaram e se enfureceram como de costume. Enlil no queria mudar de idia apesar das splicas de seu irmo. Os filhos de Enlil e Enki se uniram disputa, e houve muita irritao em ambos os lados, mas ao final, como ele filho nmero um, Enlil prevaleceu. Seu plano no os mataria a todos, somente queles desafortunados que morreriam de fome, de modo que se arrumou a primeira escassez de mantimentos. Quando Enki e seus filhos saram da reunio, estavam forjando um plano para bloquear Enlil, porque mesmo que a fome resultante fizesse que o canibalismo se pulverizasse por todo o pas, passaram comida de contrabando aos Lulus e a maior parte sobreviveu. Supe-se que Enlil tem autoridade inapelvel sobre o resto dos familiares por ser o primognito, mas no era to fcil, porque era uma famlia de indivduos de carter forte. Todos eram obstinados a desenvolver seus poderes, e no gostavam muito de fronteiras ou limitaes de nenhum tipo.

T
294

Enlil igual; filho de Anu, que nunca seguiu a ningum em nenhum assunto. Uma vez que Enlil tinha tomado uma deciso e fixado seu rumo, era improvvel que algum pudesse dissuadi-lo a dar um passo atrs. Os Nibiruanos decidiram ento no alertar os humanos do dilvio eminente, devido a mudana orbital causada pela passagem de Nibiru, pois com Marduk estimulando a guerra por sobre o planeta, era s uma questo de tempo at que a Humanidade fosse destruda de qualquer maneira. Marduk ambicionava ganhar o controle da Terra, das Pliades e da Galxia. Uma vez que ele conquistasse o controle da Terra, ele estaria a apenas dois passos de conquistar a Galxia.

Para Marduk conseguir alcanar o seu plano de dominao, precisava apenas obter o controle dos MEs - o conhecimento que tudo controlava, codificado nos cristais. Os MEs daria ao possuidor total poder sobre qualquer coisa em particular que fosse controlada pelo MEs. Marduk buscava o controle da Galxia. Ele no se preocupava com a Humanidade. A Humanidade era apenas combustvel para a mquina de guerra dele. O plano dele era destru-la e permitir que os Reptilianos repovoassem a Terra. Depois, ele destruiria o resto da humanidade nesta galxia. Os Reptilianos finalmente controlariam tudo o que eles acreditavam pertencer a eles conforme o mito da criao deles. Marduk estava determinado a atingir este objetivo Por tudo, foi decidido no alertar os humanos Enlil era o chefe de comunicaes da estao espacial que dava a volta a Terra e foi o primeiro a saber da mudana polar que se aproximava.

295

Muito por cima do planeta, os astronautas comearam a observar as flutuaes magnticas e os bamboleios inevitveis. O eixo do planeta estava a ponto de voltear-se. Isto j havia acontecido antes, mas nunca tinha havido uma populao to numerosa para evacuar. Assim como nos dias de hoje.

] Enlil guardou tudo em segredo e decidiu aguardar at o ltimo momento possvel, de modo que s houvesse tempo suficiente para transportar as famlias de Anu e aos Anunnakis estao de embarque. Assegurou-se de que no houvesse tempo suficiente para resgatar aos Lulus. Quando chegou o momento, a famlia de Anu deixou o planeta e mudaram para a plataforma espacial em rbita, para esperar a inundao. E, de uma forma inesperada para a grande maioria, o Grande Dilvio nos aconteceu. Enki enviou a seu piloto, Matali, para recolher a famlia. Eles no conseguiam se quer compreender a gravidade do que vinha.

296

Innana estava sentada na nave, chorando nos braos de Ninhursag. Dos portais viram como uma onda tragava as plancies da Terra e arrastava os preciosos Lulus. Nunca antes ela havia experimentado uma perda, e no estava pronta para sentir algo assim. Em seu corao ouvia os gritos dos Lulus desesperados; em sua imaginao via as mulheres que tinha treinado em seus Templos, aferrando-se a suas colunas, rezando a ela, entre todas as pessoas. Mas suas oraes no foram respondidas e se inundaram na morte; suas tnicas brancas flutuaram por um momento em bolhas ondulantes e tudo terminou.

O corao de Inanna partiu. No sabia quanto amava aos Lulus; no sabia que uma parte dela permaneceria com eles debaixo desse cruel dilvio. Ninhursag era a nica que parecia compartilhar tal tristeza. Choraram de desespero. Quem lhes prepararia deliciosas cervejas? Quem procuraria o ouro?

297

Os espies do Enki lhe tinham informado da mudana polar. Em todas as culturas antigas da Terra h histrias de um dilvio e um homem que se salvou em um arca.

X~|
Enki escolheu a esse homem. Informado de que haveria um grande dilvio, Enki resolveu salvar pelo menos uma famlia dos Lulus. Em meio de sua vaidade, escolheu um homem de sua mesma dotao gentica. Todas essas histrias dizem que No foi escolhido por sua bondade, pois, no, No inclusive se parecia com Enki. E no houve um arca, foi um submarino, e os animais em pares era realmente material gentico armazenado apropriadamente para que pudessem ser recriados mais tarde. Desafiando a Enlil, Enki resgatou os Lulus. Quando Enlil descobriu os Lulus sobreviventes, enfureceu-se. Com seus filhos, lanou acusaes de traio e outros crimes abominveis contra Enki e seus filhos. Enlil sustentava que Enki tinha desafiado as leis de Anu. Por conseguinte, Enki pronunciou o melhor discurso de sua vida, astutamente elogiando e lisonjeando a Enlil por seu plano divino. Disse que Enlil, em meio da grandeza de sua sabedoria visionria, tinha escolhido o material gentico de entre o lixo das espcies e chegou at ao melhor que havia entre os Lulus. E que se esses sobreviventes solitrios tinham suportado os horrores do dilvio, ento seus gens deveriam ser dignos de servir a Anu e aos Nibiruanos. Para a surpresa de todos, Enlil acreditou!

298

Acredito que estava trocando de opinio, pois onde conseguiria os operrios para as minas e para construir seus monumentos? Cada membro da famlia jurou solenemente nunca mais voltar a destruir os Lulus. Em um momento de generosidade sincera, e possivelmente um pouco de culpa, Enlil concedeu a vida eterna a No, pelo menos como ela conhecida pelos pleidianos.

Depois do dilvio, preparou-se ento todo tipo de leis para regular a copulao e reproduo dos Lulus. Embora tudo resultou bem para as duas partes em conflito, houve uma mudana, uma piora da rivalidade entre Enlil e Enki. Todos sabiam que essa grande rivalidade ocasionaria outras dificuldades no futuro. Sem a sobrevivncia de No e sua famlia teria sido muito mais difcil comear novamente. Enki verdadeiramente amava a Humanidade, reflete Anu, e fez muitos sacrifcios atravs das eras, por vocs. Ele tem retornado at vocs muitas vezes em pontos decisivos de sua evoluo para lhes mostrar o caminho. E devemos tambm incluir Nin nisto. A verdade que este foi um dos momentos mais tristes para todos os envolvidos, pois testemunharam a Humanidade, e mais de 400.000 anos de trabalho serem destrudos. A famlia de Anu tinha subestimado os Repitilianos e seu representante escolhido - o neto de Anu, Marduk - e seus desejos de possuir nosso planeta e a galxia. E mais esta tentativa de integrao das polaridades tambm tinha falhado. Esperamos que no faam o mesmo no seu presente.

299

COMPLEMENTOS HISTRICOS J citamos no perodo de 480.000 a 100.000 a.C. algumas matrias que devem ser lidas a respeito do Jardim do den e Ado e Eva. As elucidaes neste perodo complementam tudo que esta escrita, obviamente tirando algumas distores de nomes e narrativas. Mas, bom observar que a histria tem provas. Temos parte dela aqui no Brasil, no estado do Piau em So Raimundo Nonato. Quando a 50.000 a.C. comeou a esquentar o planeta tambm tnhamos homens americanos em nesse local exatamente na Serra da Capivara. um lugar estudado h muito tempo por antroplogos, onde esto descobertas pinturas ruspetres datado teoricamente desta data. Neste local foi encontrada uma fogueira datada de 50.000 anos.(?)

300

Zaratustra, Zaratustra, Mithra e Baphomet


Marcelo Del Debbio Marcelo considerado atualmente um dos maiores pesquisadores sobre Ordens Iniciticas, Orculos e Ocultismo no Brasil.

O texto abaixo relaciona os conceitos de Bem x Mal, deturpados na Igreja Catlica e por conseguinte nas Evanglicas e caa-nqueis afins, para providenciar um campo frtil de ns versus eles e permitir que agregassem melhor o gado. E se existia um deus do bem, seria necessrio inventar deuses do mal para servirem como opositores. Para entender como surgiram os demnios, precisamos entender quem eram os deuses das religies adversrias (Shaitanicas).

E, de quebra, tambm desvendaremos os mistrios de Baphomet!

301

Diabo, Diabolos e Daimon.

Antes de prosseguir, necessrio fazer um adendo. Muitos religiosos gostam de inventar tradues adaptadas s suas necessidades para certas palavras, normalmente de maneira tosca e grosseira, mas que dependendo da erudio com que so colocadas, acabam enganando os desavisados. Uma das favoritas dos fanticos religiosos relacionar Daemon, Diabo ou Diabolos com Acusador ou Caluniador.

Pois bem: Daimon ou Daemon significa gnio ou esprito. So os Anjos da Guarda da mitologia catlica. A palavra em grego para Daimon . J caluniador se escreve e acusador , ou seja, palavras BEM diferentes. J Diabo vem de Diabolos, cujo significado est atrelado a outra palavra bem conhecida:Smbolos. Diabolos significa Aquilo que nos separa enquanto Smbolos significa Aquilo que nos une. Desta maneira, uma seita diablica significa, no sentido correto da palavra, uma seita que nos separa. J a relao entre smbolo e unio bem fcil: basta imaginar um time de futebol. O smbolo do time o braso que une os torcedores.

Assim falou Zaratustra


Zaratustra, s vezes chamado de Zoroastro, o fundador do Zoroastrismo. Ele foi um verdadeiro iniciado, nascido na Prsia cerca de 1.000 anos antes de Cristo. Desde muito cedo, Zoroastro j demonstrava sabedoria fora do comum; aos 15 anos realizava valiosas obras religiosas e era conhecido e respeitado por sua bondade para com os pobres e pelo sistema religioso-filosfico que criou.

302

Seus sacerdotes, os Magi (sbios), eram vegetarianos, reencarnacionistas, espiritualistas e conheciam muito bem a astrologia. Zoroastro reformulou uma religio chamada Mazdesmo, com uma viso mais positiva do mundo.

Para entender melhor esta religio, precisamos estudar a estrutura social da poca: os persas estavam divididos em trs classes; os sacerdotes, os guerreiros e os camponeses. Os Ahuras (senhores) eram venerados apenas pela primeira classe, Mithra era um Ahura venerado na classe dos guerreiros; e os camponeses possuam seus prprios deuses da fertilidade.

O Zoroastrismo prega a existncia de um Deus nico, Ahura Mazda (Divindade Suprema), a quem se credita o papel de criador e guia do universo (Keter, na Kabbalah). Desta divindade emanam seis espritos, os Amesas Spenta (Imortais Sagrados), que auxiliam Ahura Mazda em seus desgnios. So eles: Vohu-Mano (Esprito do bem), Asa-Vahista (Retido suprema), Khsathra Varya (Governo Ideal), Spenta Armaiti (Piedade sagrada), Haurvatat (Perfeio) e Ameretat (Imortalidade).

303

Estes seres travam uma batalha dentro de cada pessoa contra o princpio do mal: Angra Mainyu, por sua vez acompanhado de entidades malignas: O Mau pensamento, a mentira, a rebelio, o mau governo, a doena e a morte. A grande questo do bem e do mal, colocada por Zoroastro, se resolve DENTRO da mente humana. O bom pensamento cria e organiza o mundo e a sociedade, enquanto o mau pensamento faz o contrrio. Esta opo feita no dia-a-dia da pessoa e ningum pode fazer uma opo definitiva, pois este um processo dinmico e progressivo.

O nome Mithra (Sol) era visto como o Deus da Luz. Os vedas o chamavam de Varuna e os persas de Ahura Mazda. Zoroastro teve muitos problemas em tentar implementar a religio monotesta, tentando se opor aos sacerdotes de Mithra e os sacrifcios sangrentos dos touros. Zoroastro foi assassinado por sacerdotes de Mithra no templo de Balkh. Aps este perodo, o culto a Mithra floresceu. Seu dia sagrado, o Solis Invictus, comemorado a 25 de Dezembro, mesma data do nascimento de Hrus e celebrando a vinda da nova luz (claro que no existia o dia 25 de dezembro com este nome, pois o calendrio gregoriano s seria inventado muitos sculos depois; a data era calculada pelas luas e pelos astros para cair no Solstcio de Inverno, a noite mais longa do ano).

304

Mithra era considerado o Filho de Deus; filho de Ahura Mazda, recebeu a incumbncia de matar o touro primordial. Mithra nasce em uma gruta e o cu sua casa. Matar o touro o motivo principal do culto mitraico. Isto to importante para compreendermos vrias coisas dentro de diversas culturas que eu vou repetir:

matar o touro o motivo principal da religio mitraica


E tudo isto tem a ver com Astrologia e as precesses. Ento Mithra simboliza o signo de ries (o guerreiro) substituindo o signo de Touro nas Eras Csmicas.

305

Nos rituais Mitraicos, o boi era sacrificado e imolado (queimado), e sua carne e sangue eram oferecidos aos sacerdotes como oferendas de poder. Eles tambm consumiam vinho e realizavam rituais sexuais, onde atravs do sexo e do vinho, chegavam ao xtase, ou a comunho com Deus. Do culto a Mithra tambm surge a histria do Minotauro, onde a cada ano, sete pares de jovens eram oferecidos em seu sacrifcio (representando os sete pecados capitais). Teseu, o guerreiro (ries), encontra o caminho do labirinto e mata o minotauro (touro), restaurando a paz. A lenda de Teseu uma derivao inicitica dos cultos a Mithra. Outro aspecto cultural derivado do Mitraismo so as touradas. Nela, o guerreiro entra em uma arena (a arena representa a Terra) e precisa derrotar em combate o touro, tal qual Mithra fez com o touro primordial. No final da batalha, o touro imolado e servido como banquete aos sacerdotes e guerreiros da irmandade. Na bblia temos referncia ao touro quando Moiss desce do monte Sinai com os mandamentos (Kabbalah) e depara com os sacrifcios ao bezerro de ouro. Outra referncia astrolgica. Posteriormente, os Essnios e Yeshua (Jesus) substituem o touro imolado e o sangue pelo po e vinho egpcios: o po representando o corpo de Osris e o vinho o sangue de Osris (tomai e comei todos vs; este o meu corpo e o meu sangue que derramado por vs uma orao EGIPCIA e representa o sacrifcio de Osris).

Jesus estava celebrando o culto ao Deus-Sol na chamada Santa Ceia.

306

Com o tempo, as pessoas passaram a preferir a eucaristia vegetariana de Yeshua ao invs do banquete carnvoro de Mithra e o ritual de culto ao DeusSol acabou se transformando no que chamamos hoje de Eucaristia. Embora o ritual original tenha sido modificado e sobrevivido at os dias de hoje, de uma forma ou de outra. Os celtas tambm tinham o costume de fazer sacrifcios ao Deus-Sol. Mas ao invs do touro, sacrificavam o Javali, smbolo do sol. Quem j leu as aventuras de Asterix sabe que toda vitria era comemorada com um grande banquete celebrado por toda a vila, em um gape Fraternal. O mesmo ocorria nas legies romanas e entre os sacerdotes Mitraicos. Note que a tvola redonda (ops, eu disse tvola eu quis dizer Mesa) ao redor da fogueira forma justamente o smbolo astrolgico do SOL ... um crculo com um ponto central ...

Outro costume de Batismo de Fogo, muito popular entre os soldados romanos de alta patente, consistia no Taublio, o ritual de sacrifcio do touro. Sobre uma forte estrutura em forma de rede de ao, era imolado um touro pelos sacrificadores e seu sangue escorria sobre o iniciado, que fica abaixo desta estrutura, nu, em uma fossa escavada no cho. Ali recebe o sangue sobre a cabea e banha com ele todo o seu corpo. Ao sair da fossa, todos se precipitavam sua frente, saudando-o. Aps a imolao, recolhiam-se os rgos genitais do touro (cojones), que eram cozinhados, preparados e servidos ao iniciado.

307

Apesar de parecer nojento, o ritual impressionante As tradies Mitraicas permaneceram em Roma at o sculo IV, coexistindo com o Cristianismo. Em 325 DC, o Conclio de Nicia fixou o deus verdadeiro e iniciou-se a queda do culto a Mithra.

Mithra o padrinho da Igreja Catlica, j que roubaram sua festa de aniversrio (25 de dezembro), seu dia de celebrao (as missas so celebradas no Domingo de manh Dia do Sol e hora do sol), o chapu que os papas, cardeais e bispos usam chama-se Mitra e o templo maior de Mithra ficava em um lugar conhecido como Colina Vaticano, que tambm foi substitudo pela Igreja principal catlica. Tertuliano presenciou as cerimnias de culto Mithra e chamou este ritual de Pardia Satnica da Eucaristia, ou Missa Negra e muitas das histrias bizarras inventadas sobre o satanismo foram derivadas destes cultos. Da distoro destas festividades surgiram as famosas missas satnicas nas quais se usava uma mulher nua como altar, bebia-se sangue e comia-se carne ao invs de po e vinho, os sacerdotes vestiam-se de preto e usavam o terrvel pentagrama e por ai vai.

Uma mistureba de cultos celtas, gregos e mitraicos, com um pouco de criatividade mrbida para assustar os crentes e voil.

308

No Conclio de Toledo, em 447, a Igreja publicou a primeira descrio oficial do diabo, a encarnao do mal: um ser imenso e escuro, com chifres na cabea e patas de bode. Claramente uma mistura de Mithra, Pan e Cernunnus. Claro que quase todos ns prestamos homenagens a Mithra at os dias de hoje: Festividades realizadas no dia dedicado ao Sol (Domingo Sun-day), envolvendo sacrifcios de bois imolados cuja carne e sangue so consumidos pelos sacerdotes, junto com vinho ou cerveja. A Igreja Catlica chama isso de Pardia Satnica da Eucaristia, mas as pessoas costumam chamar estas homenagens a Mithra de Churrasco de Domingo.

Baphomet

(agradecimentos ao irmo Cezaretti)

Para entender a criao e a falsa associao desta figura meio homem meio bode com a Maonaria, teremos que seguir um longo e tortuoso caminho iniciando no sculo XII.

Depois da Primeira Cruzada, no ano 1119 em Jerusalm, surge um pequeno grupo de militares formando uma ordem religiosa tendo como seu principal objetivo proteger os peregrinos visitantes Palestina. Ficaram conhecidos como os Cavaleiros Templrios. Falarei muito mais sobre eles em uma srie de matrias futuras, mas por enquanto, basta sabermos que, devido necessidade de enviar dinheiro e materiais regularmente da Europa Palestina, os Cavaleiros Templrios desenvolveram um eficiente sistema bancrio que nunca existira. Assim, levando uma vida austera com uma forte disciplina, defendendo com desinteresse as Terras Santas, recebendo doaes de benfeitores

309

agradecidos, os Templrios acumularam com o passar dos anos grande riqueza. Tais poderes, militar e financeiro, os tornaram respeitados e confiveis para a populao da poca. Os Templrios financiavam, atravs de vultosos emprstimos, muitos reis da poca. Porm, por volta de 1300 os Templrios sofreram diversas derrotas militares, deixando-os em uma posio vulnervel e assim, suas riquezas se tornaram objeto de ganncia e cime para muitos. Na poca o Rei francs Felipe IV (Felipe, o Belo) estava envolvido em uma tumultuada disputa poltica contra o Papa Bonifcio VIII e ameaava com a possibilidade de embargar seus impostos ao clero. Tal agressividade do Rei contra o sumo pontfice era principalmente devido corte francesa estar falida. Ento o Papa Bonifcio em 1302 editou a Bula Unam Sanctam, uma declarao mxima do papado, que condenava tal atitude. Os partidrios de Felipe ento aprisionaram Bonifcio que escapou pouco tempo depois, mas veio a falecer logo em seguida. Em 1305 Felipe, com uma trama poltica e presso militar, obteve a eleio de um dos seus prprios partidrios, inclusive amigo de infncia, como Papa Clemente V e o convenceu a residir na Frana, onde estaria sob seu controle todo movimento eclesistico. (Este era o comeo do denominado Cativeiro Babilnico do Papado, de 1309 a 1377, durante o qual os Papas viveram em Avignon e sujeitos a lei francesa). Novamente, falarei mais sobre isso quando chegar a vez de falar sobre os Templrios, mas por ora, basta sabermos que o Papa estava sob o controle total do rei Felipe, o Belo. Agora com o Papa firmemente sob seu controle Felipe voltou-se para os Cavaleiros Templrios e a fortuna deles, ento denunciou os Templrios Igreja por heresia e esta aceitou tal denncia. Ento em 1307, com o consentimento do Papa, Felipe ordenou uma perseguio aos Templrios prendendo-os e jogando-os em calabouos, incluindo o Gro Mestre Jacques de Molay que foi acusado de sacrilgio e satanismo. Em 1312, o Papa, agora um boneco do Rei, emitiu a ordem que suprimia a ordem militar dos Templrios com subseqente confisco da riqueza por Felipe. (Os recursos ingleses dos Templrios foram confiscados de forma semelhante pelo Rei Edward II da Inglaterra, sendo a maior parte desta imensa fortuna para Portugal, onde foi criada mais tarde em 1319, a Ordem de Cristo).

310

Claro que os Templrios j sabiam das intenes de Felipe e, quando seus exrcitos invadiram os castelos templrios, no acharam nem uma moeda sequer do fabuloso tesouro templrio, nem a arca da aliana, nem o Santo Graal, que foram enviados em 12 galees para fora da Frana. Assim, os Templrios deixaram de existir daquela data em diante e muitos de seus membros, inclusive Jacques de Molay foram torturados e obrigados a se declararem rus confessos para uma mirade de crimes, inclusive uma lista 127 acusaes e 9 subitens! Estas incluram tais coisas como a reunio noturna secreta, homossexualismo (embasado no smbolo da Ordem, que dois soldados montando o mesmo cavalo), cuspir na cruz, negar a Cristo, etc

Entre as acusaes contra os Templrios havia uma que haviam produzido algum tipo de cabea barbuda. O tal do Baphomet. Existem vrias teorias, inclusive seria um relicrio contendo a cabea de Joo Batista ou a cabea de Cristo, a Mortalha de Turin, uma imagem de Maom (o pai da religio islmica) entre outras.

311

Aps ser torturado por 7 anos, o Mestre Jacques de Molay acabou, aps sua priso, queimado vivo em praa pblica com fogo brando e muitos templrios foram mortos tambm e outros fugindo para outros pases. O que vem a ser exatamente o Baphomet nunca foi descrito pela Inquisio, mas fcil perceber que se trata de uma mistureba feita pela Igreja dos ritos antigos egpcios, gregos e romanos, para variar. Mas e aquela imagem demonaca? Mais de 500 anos depois dos Templrios, em 1810 na Frana, nasce Alphonse Louis Constant, filho de um sapateiro. Bem cedo, ainda criana, ganhou as atenes de um padre da parquia local que providenciou para que Alphonse fosse enviado para o seminrio de Saint Nichols du Chardonnet e mais tarde para Saint Sulpice estudando o catolicismo romano com o objetivo ao sacerdcio. Mas deixou o caminho do catolicismo para se tornar um ocultista. De qualquer forma enquanto vivo seguiu o caminho esotrico e adotou o pseudnimo judeu de Eliphas Lvi, que dizia ser uma verso judaica de seu prprio nome. O trabalho de sua vida foi escrever volumes enormes sobre Magia que incluiam comentrios extensos sobre os Cavaleiros Templrios e o Baphomet. De todos seus trabalhos o mais conhecido o que contm a ilustrao (o desenho cpia do original e observe que est assinado por Eliphas Lvi) e era usado como uma fachada para o livro A Doutrina da Alta Magia publicado em 1855. Levi tambm afirmava que se a pessoa reorganizasse as letras de Baphomet invertendo-as, adquiriria uma frase latina TEM OHP AB que a abreviao de Templi Omnivm Hominum Pacis Abbas, ou em portugus, O Pai do Templo da Paz de Todos os Homens. Uma referncia ao Templo do Rei Salomo, capaz de levar a paz a todos. A palavra Baphomet em hebraico como segue: Beth-Pe-Vav-Mem-Taf. Aplicando-se a cifra Atbash (mtodo de codificao usado pelos Cabalistas judeus), obtm-se Shin-Vav-Pe-Yod-Aleph, que soletra-se Sophia, palavra grega para sabedoria.

312

313

E o que esta imagem significa? Na Alquimia, o uso de alegorias e imagens muito comum para expressar idias e conceitos. Vamos analisar com calma a figura do Baphomet: - A imagem possui a cabea com caractersticas de chacal, touro e bode, representando os chifres da sabedoria, virilidade e abundncia. O chacal representa Anbis (o deus-chacal) e tambm o Mercrio dos Sbios, o Touro representa o elemento terra e o Sal dos Filsofos e o bode representa o Fogo e o Enxofre fixo. Juntos, a cabea da imagem representa os trs princpios da Alquimia. - A tocha entre seus chifres representa a sabedoria divina e a iluminao. Tochas esto associadas ao esprito nos 4 elementos e colocadas sobre a cabea de uma imagem representam a inspirao divina. Isso pode ser observado at os dias de hoje, em personagens de quadrinhos que, quando tem uma idia, aparece uma lmpada sobre suas cabeas (grande Walt Disney!). - O conjunto dos dois chifres tambm representam as duas colunas na rvore da Vida e o fogo sendo o equilbrio entre elas. A lua branca representa a magnanimidade de Chesed (Jpiter) e a lua negra o rigor de Geburah (Marte). - O pentagrama na testa de Baphomet representa Netzach (Vnus), o Pentagrama, o smbolo da proteo e da magia. Importante notar que ele se encontra voltado com a ponta para cima. As pernas cruzadas associadas ao cubo representam Malkuth. - Nos braos do Baphomet esto escritos Solve no brao que aponta para cima e Coagula no brao que aponta para baixo. Solve representa dissolver a luz astral e coagula significa coagular esta luz astral no plano fsico. Em outras palavras: tudo aquilo que voc desejar e mentalizar no plano astral ir se manifestar no plano fsico. Algum ai assistiu ao filme The Secret? - Os braos nesta posio representam o Tudo o que est acima igual ao que est abaixo, ou O microcosmo igual ao macrocosmo, ou Assim na Terra como no Cu. a mesma posio dos braos representada no Arcano do Mago no tarot. - a imagem possui escamas, representando o domnio sobre as guas, ou emoes. - a imagem possui asas, representando o domnio sobre o Ar, ou a razo. - a imagem possui patas de bode, representando seu domnio sobre a Terra, ou o material. Tambm representam a escalada espiritual. - a imagem possui fogo em seus chifres, representando o domnio sobre o Fogo. - Os seios representam a maternidade e a fertilidade, e tambm o hermafroditismo, simbolizando que a alma no possui sexo e que no

314

somos homens ou mulheres, mas estamos homens ou mulheres. - a imagem est parcialmente coberta, parcialmente vestida (ateno, irmos e fraters), representando que o corpo no est apenas no plano material (roupas), mas por debaixo da matria est tambm o esprito (parte nua). Podemos perceber isto melhor nos arcanos Estrela e Lua no tarot. - Baphomet est sentado sobre o cubo. O cubo e o nmero 4 representam o Plano Material, e estar sentado sobre ele representa o domnio sobre o plano material (vide arcanos Imperador e Imperatriz no tarot). - O falo do Baphomet o Caduceu de Hermes, representando a Kundalini e as energias sexuais ativadas, a virilidade e todo o desenvolvimento dos chakras. - Finalmente, a figura representa a Esfinge, aquela que guarda os portais das iniciaes, pela qual os covardes no passaro. Aquele que teme uma figura por pura ignorncia nunca ser um iniciado.

No tarot de Marselha, podemos observar algumas destas representaes. O Diabo (Arcano XV) no tarot representa as Paixes, por isso o homem e a mulher acorrentados em Malkuth (a Terra, o gado) aos ps da imagem. No tarot de Rider Waite, no sculo XX, o diabo j aparece com a estrela invertida, por influncia da Ordo Templi Orientalis (e que para os iniciados no significa nada satnico falarei sobre pentagramas invertidos na prxima coluna). Associaes mentirosas com a Maonaria Para analisarmos como esta figura foi parar nas mos dos ignorantes evanglicos e catlicos, precisamos explicar quem foi Leo Taxil (seu verdadeiro nome era Gabriel Antoine Jogand Pags).

315

Taxil havia sido iniciado na Maonaria, mas fora expulso ainda como aprendiz. Por vingana, acabou por inventar uma ordem manica altamente secreta chamada Palladium (que s existia na imaginao frtil de Taxil) supostamente comandada por Albert Pike (o Gro Mestre da Maonaria na poca). Seu objetivo, ento, era revelar sociedade tal misteriosa e malfica Ordem.

Ficou famoso com isso e ganhou uma audincia com o Papa Leo VIII em 1887. Assim, a Igreja Catlica alegremente patrocinou e financiou a campanha de Taxil, inclusive a edio de seus livros. Albert Pike (1809-1891) era um Brigadeiro General da Confederao na Guerra Civil Americana que, quase sozinho, foi responsvel pela criao da forma moderna do Rito Escocs Antigo e Aceito. Abastado, literato e detentor de uma extensa biblioteca, foi o Lder Supremo da Ordem de 1859 at data da sua morte em 1891, tendo escrito diversos livros de Histria, Filosofia e viagens, sendo o mais famoso Moral e Dogma. O panfleto de lanamento do livro de Taxil pode-se ver Baphomet com algumas modificaes e um avental manico cobrindo o falo.

316

O livro Os Mistrios da Franco Maonaria (lado esquerdo) descreve um grupo de maons endiabrados que danam ao redor do Baphomet puxado por um ex-padre, nada mais nada menos, que o famoso e falecido Pai do Baphomet, Eliphas Lvi (falecido em 1875). Leo Taxil ganhou muito dinheiro, inclusive do Vaticano, enganado todo tipo de crdulos.

Finalmente, em 19 de abril de 1897 em um salo de leitura, Taxil iria apresentar uma tal senhorita Vaughan, que na verdade nunca existiu, renunciando a Sat e convertendo-se ao catolicismo. A igreja ansiosamente aguardou tal apresentao. Na data o salo lotou de pessoas do clero catlico, maons e jornalistas. Depois de um palavreado enorme, cheio de volteios, Taxil ento finalmente revelou que nada tinha a revelar, porque nunca havia existido tal Ordem Palladium. Foi um tumulto imenso. De fato, Gabriel Jogand tinha fabricado a histria inteira como uma farsa monumental s custas da igreja. No final, foi chamada a polcia para os nimos fossem controlados e tudo no acabasse em uma imensa briga e quebra-quebra. Taxil morreu dez anos depois, em 1907, com 53 anos. Em suma, Baphomet nasceu de uma lenda dos Templrios, ganhou forma nas mos de Eliphas Lev e foi associado Maonaria por Leo Taxil. E daqui, o resto histria. A fraude, apesar de ter sido revelada por seu criador, continua e aceita como verdade absoluta e incontestvel por novas geraes de religiosos ignorantes (ou de m-f).

Marcelo Del Debbio

317

Assim como a gua de um lago reflete as imagens a sua volta, somos ns em nossos julgamentos em relao ao nosso prximo. Caso voc veja um defeito em algum, tente procurar onde esse defeito encontra-se dentro de voc e o elimine. Caso voc veja uma qualidade em algum, procure onde essa qualidade est escondida dentro de voc e a alimente, pois vemos nos outros o que somos por dentro, como um reflexo de um lago.

Ao tornar nossa conscincia mais calma e lmpida, passamos a enxergar com mais clareza qual foi o reflexo que manifestou-se. Seguindo essa linha de raciocnio, passamos a praticar um famoso ensinamento presente em todas as correntes religiosas; a julgar unicamente a ns mesmos, sempre. O Deus que habita em mim sada o Deus que habita em voc. Dassuen . ***

318

O Mito da Caverna -

Plato

Imaginemos uma caverna subterrnea onde, desde a infncia, gerao aps gerao, seres humanos esto aprisionados. Suas pernas e seus pescoos esto algemados de tal modo que so forados a permanecer sempre no mesmo lugar e a olhar apenas para a frente, no podendo girar a cabea nem para trs nem para os lados. A entrada da caverna permite que alguma luz exterior ali penetre, de modo que se possa, na semi-obscuridade, enxergar o que se passa no interior. A luz que ali entra provm de uma imensa e alta fogueira externa. Entre ela e os prisioneiros - no exterior, portanto - h um caminho ascendente ao longo do qual foi erguida uma mureta, como se fosse a parte fronteira de um palco de marionetes. Ao longo dessa mureta-palco, homens transportam estatuetas de todo tipo, com figuras de seres humanos, animais e todas as coisas.

Por causa da luz da fogueira e da posio ocupada por ela, os prisioneiros enxergam na parede do fundo da caverna as sombras das estatuetas transportadas, mas sem poderem ver as prprias estatuetas, nem os homens que as transportam.

319

Como jamais viram outra coisa, os prisioneiros imaginam que as sombras vistas so as prprias coisas. Ou seja, no podem saber que so sombras, nem podem saber que so imagens (estatuetas de coisas), nem que h outros seres humanos reais fora da caverna.

Tambm no podem saber que enxergam porque h a fogueira e a luz no exterior e imaginam que toda a luminosidade possvel a que reina na caverna. Que aconteceria, indaga Plato, se algum libertasse os prisioneiros? Que faria um prisioneiro libertado? Em primeiro lugar, olharia toda a caverna, veria os outros seres humanos, a mureta, as estatuetas e a fogueira. Embora dolorido pelos anos de imobilidade, comearia a caminhar, dirigindo-se entrada da caverna e, deparando com o caminho ascendente, nele adentraria. Num primeiro momento, ficaria completamente cego, pois a fogueira na verdade a luz do sol, e ele ficaria inteiramente ofuscado por ela. Depois, acostumando-se com a claridade, veria os homens que transportam as estatuetas e, prosseguindo no caminho, enxergaria as prprias coisas, descobrindo que, durante toda sua vida, no vira seno sombras de imagens (as sombras das estatuetas projetadas no fundo da caverna) e que somente agora est contemplando a prpria realidade. Libertado e conhecedor do mundo, o priosioneiro regressaria caverna, ficaria desnorteado pela escurido, contaria aos outros o que viu e tentaria libert-los. Que lhe aconteceria nesse retorno? Os demais prisioneiros zombariam dele, no acreditariam em suas palavras e, se no conseguissem silenci-lo com suas caoadas, tentariam faz-lo espancando-o e, se mesmo assim, ele teimasse em afirmar o que viu e os convidasse a sair da caverna, certamente acabariam por mat-lo.
Extrado do livro "Convite Filosofia" de Marilena Chaui.

320

OCULTISMO
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ocultismo (ou Cincias Ocultas) um conjunto de teorias e prticas cujo objetivo seria desvendar os segredos da natureza, do Universo e da prpria Humanidade. O ocultismo trata de um tipo de conhecimento que est alm da esfera do conhecimento emprico, o que sobrenatural e secreto. No aceito pela comunidade cientfica por no compartilhar de suas metodologias. O ocultismo est relacionado aos fenmenos sobrenaturais. Ou seja, so conjecturas metafsicas, e teolgicas, algumas das quais oriundas de povos da Antigidade Clssica.

321

Introduo O ocultismo est relacionado aos fenmenos sobrenaturais. Ocultismo um conjunto vasto, um corpo de doutrinas proveniente de uma tradio primordial que se encontraria na origem de todas as religies e de todas as filosofias, mesmo as que, aparentemente, dele parecem afastar-se ou contradiz-lo. O Homem aqui retratado seria um completo e arquetpico, composto no apenas de corpo, mas tambm de emoo, razo e alma (como divide a cabala). Segundo algumas tradies ocultistas as religies do mundo teriam sido inspiradas por uma nica fonte sobrenatural. Portanto, ao estudar essa fonte chegar-se-a a religio original. Muitas vezes um ocultista referenciado como um mago. Alguns acreditam que estes antigos Magos j conheciam a maior parte das descobertas da cincia contempornea e at alm delas, tornando estas descobertas meros achados.

Definio Nas cincias ocultas, a palavra oculto refere-se a um "conhecimento no revelado" ou "conhecimento secreto", em oposio ao "conhecimento ortodoxo" ou que associado cincia convencional. Para as pessoas que seguem aprofundando seus estudos pessoais de filosofia ocultista, o conhecimento oculto algo comum e compreensivel em seus smbolos, significados e significantes. Este mesmo conhecimento "no revelado" ou "oculto" assim designado, por estar em desuso ou permanecer nas razes das culturas.

322

Originalmente no sculo XIX era usado por ter sido uma tradio que teria se mantido oculta perseguio da Igreja, e da sociedade e por isso mesmo no pode ser percebido pela maioria das pessoas. Mesmo que muitos dos smbolos do ocultismo, estejam sendo utilizados normalmente e faam parte da linguagem verbal ou escrita, permanecem assim, ocultos o seu significado e seu verdadeiro sentido. Desta maneira, tudo aquilo que se chama de "ocultismo" seria uma sabedoria intocada, que poucas pessoas chegam a tomar conhecimento, pois est alm da viso objetiva da maioria, ou de seu interesse. O ocultismo sempre foi concebido desde o incio, como um saber acessvel apenas a pessoas iniciadas (ou seja, para aquelas que passaram por uma "iniciao"; uma insero num grupo separado do comum e do popular; ou mesmo uma espcie de batismo, onde as pessoas seriam escolhidas, ento guiadas e orientadas a iniciar numa nova forma de compreender e pensar o que j se conhece, transcendendo-o). A percepo do oculto consiste, no em acessar fatos concretos e mensurveis, mas trabalhar com a mente e o esprito. Refere-se ao treinamento mental, psicolgico e espiritual que permite o despertar de faculdades ocultas.

Origens, influncias e tradies O ocultismo teria suas origens em tradies antigas, particularmente o hermetismo no antigo Egito, e envolve aspectos como magia, alquimia, e cabala. O ocultismo tem relao com o misticismo e o esoterismo e tem influncias das religies e das filosofias orientais (principalmente Yoga, Hindusmo, Budismo, e Taosmo).

323

Histria As razes mais antigas conhecidas do ocultismo so os mistrios do antigo Egito, relacionados com o deus Hermes ou Thoth. Essa parte do ocultismo ou doutrina tratada no Hermetismo. Na Idade Mdia, principalmente na Pennsula Ibrica devido a presena de muulmanos e judeus, floresceu a alquimia, cincia relacionada com a manipulao dos metais, que segundo alguns, seria na verdade uma metfora para um processo mgico de desenvolvimento espiritual. Tanto a alquimia quanto o ocultismo receberam influncia da cabala judaica, um movimento mstico e esotrico pertencente ao judasmo. Alguns destes ocultistas medievais acabaram sendo mortos na fogueira pela Inquisio da Igreja Catlica, acusados de serem bruxos e terem feito pacto com o diabo. Mas existem trabalhos relacionados cabala durante toda Idade Mdia. E de alquimia na Baixa Idade Mdia. O ocultismo ressurgiu no sculo XIX com os trabalhos de Eliphas Levi, Helena Petrovna Blavatsky, Papus e outros. A partir do sculo XX, a Teosofia Brasileira tambm tem difundido este conhecimento metafsico e inicitico.

324

Histria recente e Ocultistas famosos O ocultismo moderno, cujo ressurgimento deu-se principalmente ao final do sculo XIX, teve sua parte terica sistematizada por Helena Petrovna Blavatsky, no que ficou conhecido como Teosofia. Alm dela, tambm so importantes na definio do moderno ocultismo Eliphas Levi, S. L. MacGregor Mathers, William Wynn Westcott, Papus, Aleister Crowley, Anton Szandor LaVey, entre outros. Eliphas Levi divide as preferncia de alguns com Papus como o maior ocultista do sculo XIX, tendo ambos sistematizado boa parte do que hoje conhecemos como ocultismo prtico moderno. Tambm devemos lembrar a importncia de S. L. MacGregor Mathers e da Ordem Hermtica do Amanhecer Dourado ("Hermetic Order of the Golden Dawn"), responsveis em parte pelo ressurgimento da magia ritualstica, e que influenciaram fortemente a maioria dos mais conhecidos e importantes magos e ocultistas do sculo XX. J no sculo XX destaca-se enormemente a figura de Aleister Crowley, que desenvolveu um sistema mgico, conhecido como Thelema, que deu origem e influenciou diversas escolas mgicas, tambm escreveu uma extensa gama de livros que figuram entre as preferncias de ocultistas modernos. No podemos esquecer tambm a contribuio do no to famoso Bardon com seus poucos, mas valiosos, livros.

Franz

No Brasil, um dos principais expoentes dos estudos ocultistas, Henrique Jos de Souza, nasceu em Salvador, em 1883, e participou de uma srie de movimentos, desde a fundao de lojas manicas a correntes espiritualistas como Dhran, que mais tarde viria a se chamar Sociedade Brasileira de Eubiose. O Professor Henrique, como chamado pelos membros de diversas correntes da teosofia brasileira, deixou um legado de centenas de "cartas-revelaes", contendo material de cunho profundamente ocultista.

325

Sociedades e fraternidades Atualmente, as tradies relacionadas com o ocultismo so mantidas por diversas sociedades e fraternidades secretas ou abertas, cuja admisso ocorre por meio de uma iniciao, que um ritual de aceitao.

Esse ritual tem como fundamento uma suposta nova vida que a pessoa dever alcanar com a iniciao, ela morre simbolicamente e renasce para a vida que passar a ter.

326

O MAIOR OBSTCULO ILUMINAO


Iluminao o que isso?

H mais de trinta anos que um pedinte se sentava na berma de uma estrada. Um dia, passou por ali um estranho. "D-me uma moedinha?" pedinchou o pobre, estendendo automaticamente o seu velho bon de basebol. "No tenho nada para te dar", disse-lhe o estranho. Depois perguntou: "o que isso em que ests sentado?" "nada", respondeu o pedinte. "Apenas uma caixa velha. Sento-me nela desde que me lembro." "Algum dia viste o que tem dentro?" Tornou o estranho. "No", respondeu o pobre. "De que me serviria? No h nada l dentro." "V o que tem dentro", insistiu o estranho. O pedinte conseguiu forar a tampa. Com surpresa, incredulidade e exaltao, verificou que a caixa estava cheia de ouro. Eu sou aquele estranho que no tem nada para lhe dar, mas que lhe diz para olhar para dentro. No para dentro de uma caixa qualquer, como na parbola, mas para dentro de uma coisa ainda mais prxima: para dentro de si prprio. "Mas eu no sou um pedinte", dir voc.

327

Todos aqueles que no encontraram a sua verdadeira riqueza, que a radiosa alegria do Ser e a paz profunda e inabalvel que a acompanha, so pedintes, por maior que seja a fortuna material que possuam. Esses, para terem valor, segurana ou amor, procuram fora de si vislumbres de prazer ou de realizao pessoal, enquanto que dentro de si prprios possuem um tesouro que no s inclui todas aquelas coisas, mas tambm infinitamente maior do que tudo o que o mundo tem para lhes oferecer. A palavra iluminao invoca a ideia de uma realizao sobre-humana, e o ego gosta de a encarar assim, mas ela no mais do que o seu estado natural de unio sentida com o Ser. um estado de ligao com alguma coisa incomensurvel e indestrutvel, com uma coisa que, quase paradoxalmente, constitui a sua essncia e, no entanto, muito maior do que voc. Trata-se de encontrar a sua verdadeira natureza, para alm de um nome e de uma forma. A incapacidade de sentir essa ligao d origem iluso da separao, tanto de si prprio como do mundo sua volta. Voc tem ento a percepo de si prprio, consciente ou inconscientemente, como um fragmento isolado. Surge o medo, e o conflito interior e exterior torna-se uma norma. Gosto da definio simples que Buda deu da iluminao: "o fim do sofrimento". No h nada de sobre-humano nisto, no verdade? certo que, como definio, muito incompleta. Apenas lhe diz o que a iluminao no : no sofrimento. Mas o que resta quando deixa de haver sofrimento? Buda mantm silncio quanto a isso, e o seu silncio significa que cada um tem de o descobrir sozinho. Ele utiliza uma definio negativa para que a mente a no possa transformar numa crena ou numa realizao sobrehumana, numa meta que no possa alcanar. Apesar desta precauo, a maioria dos budistas ainda acredita que a iluminao para Buda, no para eles, pelo menos na vida presente. Empregou a palavra Ser. Pode explicar o que entende por isso?

O Ser a Vida nica, eterna e sempre presente para alm da diversidade de formas de vida sujeitas ao nascimento e morte. No entanto, o Ser ao mesmo tempo transcendente e imanente a cada forma, sendo a sua essncia mais profunda, invisvel e indestrutvel.

328

Significa isto que voc lhe tem acesso agora sob a forma do seu Eu mais profundo, da sua verdadeira natureza. Mas no procure agarr-lo com a sua mente. No tente compreend-lo. S o poder conhecer quando a sua mente estiver aquietada. Quando estiver presente quando a sua ateno estiver plena e intensamente no Agora, o Ser poder ser sentido, mas nunca poder ser compreendido mentalmente. A iluminao recuperar o conhecimento do Ser e manter-se nesse estado de "sentir-percepo". Quando diz Ser, refere-se a Deus? Se sim, porque no o diz? A palavra Deus foi esvaziada do seu sentido ao longo de milhares de anos de utilizao abusiva. Por vezes, eu emprego a palavra, mas fao-o com moderao. Por utilizao abusiva, quero significar que h pessoas que sem nunca terem vislumbrado sequer o reino do sagrado, a vastido infinita por trs dessa palavra, a usam com grande convico, como se soubessem do que esto a falar. Ou ento, argumentam contra ela, como se soubessem o que esto a negar. Tal utilizao abusiva d origem a crenas absurdas, asseres e iluses egoicas, do gnero "O meu ou o nosso Deus o nico Deus verdadeiro, e o teu Deus falso", ou como a famosa afirmao de Nietzsche "Deus est morto". A palavra Deus tornou-se um conceito fechado. No momento em que a palavra pronunciada, cria-se uma imagem mental, talvez j no a de um velho de barbas brancas, mas ainda assim uma representao mental de algum ou de alguma coisa exterior a si e, sim, verdade, quase inevitavelmente algum ou alguma coisa do sexo masculino. Nem Deus, nem Ser, nem qualquer outro termo conseguem definir ou explicar a inefvel realidade por trs destas palavras, pelo que a nica questo importante saber se a palavra em questo o ajuda ou o impede de ter a experincia daquilo para que ela aponta. Ser que ela aponta para alm de si prpria para essa realidade transcendental, ou presta-se com demasiada facilidade a no ser mais do que uma ideia na sua cabea, uma crena, um dolo mental? A palavra Ser no explica nada, mas a palavra Deus tambm no. Ser, no entanto, tem a vantagem de ser um conceito aberto. No reduz o invisvel infinito a uma entidade finita. impossvel formar uma imagem mental da palavra. Ningum pode reclamar a propriedade exclusiva do Ser. Trata-se da sua prpria essncia, e voc tem-lhe acesso imediato ao sentir a sua prpria presena, o entendimento de que o Eu sou anterior a pensar "eu sou isto" ou "eu sou aquilo". Por conseguinte, da palavra Ser experincia de Ser no vai mais do que um pequeno passo.

329

Qual o maior obstculo que se ope a que tenhamos a experincia dessa realidade? A identificao com a sua mente, o que faz com que o pensamento se torne compulsivo. No ser capaz de parar de pensar uma aflio terrvel, mas ns no o compreendemos porque praticamente toda a gente sofre do mesmo mal, pelo que se considera normal. Esse barulho mental incessante impede que voc encontre o reino da quietude interior que inseparvel do Ser. Cria igualmente um falso eu, obra da mente, que lana uma sombra de medo e sofrimento. Mais adiante, veremos tudo isso em pormenor. O filsofo Descartes acreditava que tinha encontrado a verdade mais fundamental ao fazer a sua famosa afirmao: "Penso, logo existo".Na verdade, estava a dar expresso ao erro mais bsico: equiparar pensar a Ser e identidade a pensamento. O pensador compulsivo, o que significa praticamente toda a gente, vive num estado de aparente separao, num mundo insensatamente complexo de problemas e conflitos contnuos, um mundo que reflete a sempre crescente fragmentao da mente. A iluminao um estado integral, de se estar "em unssono" e, por conseguinte, em paz. Em unssono com a vida no seu aspecto manifestado, o mundo, assim como com o seu Eu mais profundo e a vida no manifestada em unssono com o Ser. A iluminao no apenas o fim do sofrimento e do permanente conflito interior e exterior, tambm o fim da temvel escravido ao pensar incessante. Que incrvel esta libertao! A identificao com a mente cria um filtro opaco de conceitos, rtulos, imagens, palavras, crticas e definies que bloqueiam qualquer relacionamento verdadeiro. Coloca-se entre voc e o seu Eu, entre voc e o seu semelhante, entre voc e a Natureza, entre voc e Deus. este filtro de pensamento que cria a iluso da separao, a iluso de que existe voc e um "outro" totalmente separado. Ento voc esquece-se do facto essencial de que, por baixo do nvel das aparncias fsicas e das formas separadas, voc uno com tudo o que . Quando digo que voc se esquece, quero dizer que deixa de sentir essa unicidade como uma realidade evidente por si mesma. Poder acreditar que talvez ela seja verdadeira, mas deixa de saber que ela verdadeira. Uma crena poder ser reconfortante. Contudo, unicamente atravs da sua prpria experincia que ela se torna libertadora. Pensar tornou-se uma doena. A doena ocorre quando as coisas perdem o equilbrio. Por exemplo, no h nada de errado na diviso e multiplicao das clulas do corpo, mas quando esse processo se perpetua margem da totalidade do organismo, as clulas proliferam e surge uma doena.

330

Nota: A mente um instrumento magnfico se for usada corretamente. Contudo, se for usada erradamente torna-se muito destrutiva. Falando com mais exatido, no se trata tanto de voc usar a mente erradamente geralmente no a usa de maneira nenhuma. ela que usa a voc. a doena. Voc acredita que a sua mente. a iluso. O instrumento tomou conta de voc. No estou totalmente de acordo com voc. certo que a minha mente deambula, por vezes, como acontece com a maioria das pessoas, mas ainda assim posso decidir usar a minha mente para obter e realizar coisas, e fao-o constantemente.

S porque voc consegue resolver um problema de palavras cruzadas ou construir uma bomba atmica no quer dizer que esteja a usar a sua mente. Da mesma maneira que os ces gostam de roer ossos, tambm a mente gosta de se dedicar aos problemas. por essa razo que ela resolve problemas de palavras cruzadas e constri bombas atmicas. Voc no se interessa por nenhuma dessas coisas. Deixe-me fazer-lhe uma pergunta: pode libertar-se da sua mente sempre que o deseje? J descobriu o boto que a "desliga"? Quer dizer, parar de pensar totalmente? No, no posso, salvo talvez por alguns breves instantes.

331

Ento a mente est a us-lo. Inconscientemente identificado com ela, voc nem sequer sabe que escravo dela. quase como se estivesse possudo sem o saber, e por isso julga que a entidade possessora voc prprio. O comeo da libertao a compreenso de que voc no a entidade possessora o pensador. Saber isso permitir-lhe- observar a entidade. No momento em que comear a observar o pensador, ativado um nvel mais elevado de conscincia. Depois comear a compreender que existe um vasto reino de inteligncia para alm do pensamento, que o pensamento meramente um pequeno aspecto dessa inteligncia. Tambm compreender que todas as coisas que realmente contam beleza, amor, criatividade, alegria, paz interior tm origem para alm da mente. Voc comear a despertar (...)

Trecho do livro:

O Poder do Agora

de Echkhart Tolle

332

Entre na nossa corrente voc tambm, seja um colaborador de Iand, faa parte da nossa egrgora *** Funciona assim; (caso voc queira fazer parte da nossa corrente ***) Voc DEVE presentear algum com esse livreto (e-mail e/ou impresso), ou seja, passar para frente, ou ento;
* Caso voc tenha recebido esse material por e-mail, contribua, alm de enviar para os seus contatos, imprima esse livreto para direcion-lo para um outro pblico. Use sua criatividade! ** Caso voc tenha algum material (texto) e acredita que esteja em sintonia com os de Iand, envie para o seguinte e-mail; dassuen.oii@gmail.com Caso o material esteja condizente com nossos propsitos, ser divulgado em futuros livretos Iand.

*** Seja bem vindo *** Juntos, ns somos muitos. E no se esquea, pesquise sobre os temas. Namaste *** 333

You might also like