You are on page 1of 18

FAG - CURSO DE NUTRIO DISCIPLINA Seminrios Avanados Em Nutrio PROFESSORA Mrcia Cristina Dalla Costa e Rozane Bleil

A NECESSIDADE DA INSERO DE NUTRICIONISTAS EM SADE PBLICA

Autor(es): Adeildo Pereira Lulu e Hellen Cristina Rothenburg Superviso:Fabiana Silva Ruiz

INTRODUO
fato incontestvel a importncia da alimentao saudvel, completa, variada e agradvel ao paladar para a promoo da sade, sobretudo dos organismos jovens, em fase de desenvolvimento, e para a preveno e controle de doenas crnicas no transmissveis, cuja prevalncia vem aumentando significativamente.

A educao da sade visa auto-capacitao dos indivduos e dos vrios grupos de uma sociedade para lidar com os problemas fundamentais da vida cotidiana, como nutrio, desenvolvimento bio-psicolgico e reproduo, dentro do contexto atual de uma sociedade em rpida mudana. evidente que a Educao Nutricional torna-se parte essencial de educao para a sade, visto que a sade fsica e mental dependem do estado de nutrio do indivduo (GOUVEIA, 1999).

O prprio GOUVEIA j citado, considera importante ressaltar que, medidas polticas e sociais de alimentao e nutrio s se tornam eficazes quando inseridas em um contexto maior, em uma poltica ampla que atenda s necessidades sentidas pela populao e que os programas de alimentao e nutrio, paralelamente distribuio de alimentos, necessitam ser acompanhados de educao nutricional e de um monitoramento permanente da eficcia do programa .

OBJETIVOS
Objetivo Geral

Ressaltar junto a equipe de Agentes Comunitrio de Sade (ACS), a importncia da atuao do Nutricionista na melhora da qualidade de vida da populao, e consequentemente, na reduo de custos sociais. Objetivos Especficos Verificar o conhecimento da equipe de Agentes Comunitrio de Sade (ACS), sobre a atuao do nutricionista; Apresentar a importncia da Educao Nutricional tanto em individualidade como em coletividade; Ressaltar os benefcios que um Nutricionista atuando junto equipe multidisciplinar, poder proporcionar populao.

METODOLOGIA
Foi realizado neste trabalho, uma Palestra com integrantes da equipe multidisciplinar, visando proporcionar assim uma maior interao. Para a realizao dessa atividade, foram utilizados: material grfico ilustrativo como folders explicativos, e tambm um questionrio, que teve como objetivo principal, verificar o conhecimento dos participantes sobre o tema proposto.

MODELO DO QUESTIONRIO UTILIZADO

QUESTIONRIO EM GERAL, O QUE FAZ UM NUTRICIONISTA? R: ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ QUAL A FUNO DO NUTRICIONISTA EM SADE PBLICA? R: ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ALM DE HOSPITAIS, CLNICAS E UBS, QUAIS OUTRAS REAS O NUTRICIONISTA EST HABILITADO DESEMPENHAR SUAS FUNES? R: ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ VOC ACHA IMPORTANTE O TRABALHO DO NUTRICIONISTA EM PARCERIA COM AS ACS? PORQUE? R: ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ VOC ACHA NECESSRIO TER UM NUTRICIONISTA TRABALHANDO PERMANENTE NAS UBS JUNTO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR? PORQUE? R: ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

RESULTADOS
A aplicao do questionrio envolveu 8 (oito) integrantes da equipe de agentes comunitrio de sade (ACS) dos bairros So Cristvo e Vila Tolentino da cidade de Cascavel Pr. Sobre o conhecimento das atividades do nutricionista, todos responderam sobre a orientao voltada para a alimentao saudvel. Quando questionado sobre a funo do profissional nutricionista, o foco que julgaram principal seria de orientar os indivduos de forma a prevenir as doenas. As principais reas de atuao do nutricionista citadas foram: escolas, restaurantes, creches, hotis e indstrias de alimentos.

Quando questionado sobre a importncia do trabalho do nutricionista junto equipe de agentes comunitrio de sade responderam que, de fundamental importncia no auxlio da equipe em desenvolver melhor seu trabalho. Sobre a necessidade de ter um nutricionista trabalhando permanente na UBS junto a equipe multidisciplinar, todos responderam que sim, trabalhando no sentido de orientar os pacientes a alimentar-se melhor, melhorando a qualidade de vida e evitando doenas.

APLICAO DOS QUESTIONRIOS

FOLDER UTILIZADO Perfil do Nutricionista

DISCUSSO
Ao descrever o perfil do nutricionista, observa-se que constitui o profissional mais capacitado para atuar em todas as reas em que a alimentao e a nutrio se apresentem fundamentais para a promoo, manuteno e recuperao da sade e a preveno das doenas de indivduos ou em grupos.

A esse respeito, Gouveia (1999), afirma que, devemos repensar o papel do Nutricionista a partir das condies de vida e trabalho da populao e resgatar o aspecto da nutrio de promoo sade e preveno de doenas e, tambm, a participao do profissional como membro de uma equipe multiprofissional de sade em atividades de Vigilncia Sanitria, Educao Nutricional, controle de enfermidades infecciosas, suplementao e recuperao nutricional, alm de discutir a estrutura scio-poltica, causa da problemtica nutricional.

Segundo Assis, et. al (2002), como componente do trabalho interdisciplinar, oportuno destacar as aes de alimentao e nutrio em quaisquer formas de interveno, como estratgia indispensveis a todo programa cuja finalidade seja elevar a qualidade de vida da populao a partir do princpio da integralidade,e, a partir da integrao do Nutricionista equipe multidisciplinar, estar conquistada a sua oportunidade de colocar disposio da unidade familiar, de forma integrada com outros profissionais, os seus saberes especficos, na direo de uma ao responsvel sobre os problemas que afetam a sade e a qualidade de vida da populao brasileira.

O campo de atuao do nutricionista em Sade Pblica tem sido praticamente junto aos rgos governamentais, na coordenao de programas de suplementao alimentar e no de merenda escolar. Esses programas tm tido quase sempre a finalidade de diminuir as tenses sociais, proporcionando assistncia alimentar. O nutricionista que atua em sade pblica deve estar sempre pronto a prestar informaes ao pblico e deve conscientizar a sociedade e mobilizar o governo para a busca de solues definitivas que amenizem a gravidade da questo alimentar, para que combatam tanto a fome qualitativa como quantitativa de alimentos(GOUVEIA,1999).

CONCLUSO Uma vez detectada essa necessidade, e mediante um retorno positivo na aceitabilidade por parte dos profissionais, pode-se afirmar que uma equipe de sade no est completa, sem um profissional Nutricionista participando efetivamente com os seus saberes especficos na direo de uma ao responsvel sobre os problemas alimentares que afetam a sade e a qualidade de vida da populao. Fica evidente que existe demanda para o trabalho do nutricionista em Sade Pblica, e este apresenta-se como o profissional mais preparado, uma vez que as modificaes incluem o aspectos nutricionais tanto em servios preventivos e curativos, individuais e coletivos, necessitando de grande conhecimento tcnico e cientfico em nutrio e diettica. Desta forma, faz-se necessria incluso deste profissional na ateno bsica, para que se torne possvel o desenvolvimento de aes voltadas alimentao e nutrio.

REFERNCIAS
Assis, A.M.O. et al. O Programa Sade da Famlia: contribuies para uma reflexo sobre a insero do nutricionista na equipe multidisciplinar. Revista de Nutrio. v. 15, n. 03, p. 255-266, set/dez. 2002. Brasil. Ministrio da Sade. Poltica Nacional de Alimentao e Nutrio. 2. ed. rev. Braslia: MS, 2003. Ministrio da Sade. Secretaria de Polticas de Sade. Departamento de Ateno Bsica. Programa Sade da Famlia. Revista de Sade Pblica. v. 34, n. 03, p. 316-319, jun. 2000. GOUVEIA, E. L. C. Nutrio Sade & Comunidade. 2 ed. Rio de Janeiro: Revinter,1999

OBRIGADO!!

You might also like