You are on page 1of 15

1 FRONTEIRAS IMATERIAIS DAS CIDADES CONTEMPORNEAS: A DIALTICA TERRITORIAL DAS PAISAGENS URBANAS1

No hay esttica sin tica. (El futuro de las ciudades, 2004)

1. INTRODUO Por que a imaterialidade pode ser um dos parmetros para identificar as cidades contemporneas? Se as fronteiras indicam um determinado espao ou uma zona que pode ser identificada como a fimbria de um dado fenmeno, por que, neste artigo, as fronteiras foram denominadas de imateriais? Qual a dialtica territorial que dialoga ou reproduz, nas paisagens urbanas contemporneas, alguma identidade? o que se pretende abordar e desenvolver neste artigo. Lvia de Oliveira (2003), uma emrita gegrafa brasileira, proferiu as seguintes palavras, durante uma Conferncia, na Universidade Estadual de Londrina - PR, em 2003: Nas tendncias geogrficas, este sculo ser o sculo da afetividade, como objeto de interesse cientfico. Na constituio de um corpo terico-metodolgico, no mbito da cincia, Ferreira e Marandola Jr. (2003) relatam que a contribuio geogrfica poder ser significativa nas fronteiras do saber, na medida em que [...] forem desvendadas e ao mesmo tempo tecidas as razes e as matrizes que ligam os fundamentos que constituram as relaes do homem com o ambiente. (FERREIRA e MARANDOLA Jr., 2003, p. 130) Bertrand e Bertrand (2007), gegrafos franceses, na obra Uma Geografia Transversal, onde aborda questes referentes ao meio ambiente, atravs dos territrios e das temporalidades, apresentam alguns postulados sobre a dialtica da paisagem. Esses postulados foram sintetizados abaixo. Para os autores: 1) a paisagem se impe na sua trivial globalidade: preciso partir do banal e do global, desembaraando-se [...] de todo pressuposto disciplinar, metodolgico e finalista. 2) a paisagem um objeto socializado, uma imagem, que s existe atravs do fenmeno fisiolgico da percepo e de uma interpretao sociopsicolgica. 3) entretanto, a paisagem uma estrutura natural, concreta e objetiva [...] uma biomassa que funciona por si mesma. 4) a imagem social da paisagem produto de uma prtica econmica e cultural. 5) a paisagem, sendo complexa e heterognea, no deixa tambm de dominar as grandes categorias metafsicas: o natural e o cultural, o espao e o social, o objetivo e o subjetivo. Portanto, na concepo dos autores:
[...] criadora de identidades, ela [a paisagem] participa do patrimnio dos indivduos e das sociedades. Ela tornou-se uma das facetas culturais do meio ambiente. Para muitos pesquisadores, uma revoluo cultural e cientfica. preciso se liberar do domnio cientista e objetivista, das finalidades naturalistas, para ascender ao mundo das representaes e do vivido. Antes de ser um problema de natureza, a paisagem, e atravs do seu meio ambiente, torna-se uma questo de cultura..., mas no somente. No fundo da paisagem resta sempre algo de natural. (BERTRAND, G. e BERTRAND, C., 2007, p. 211)

2 Para desenvolver as questes colocadas no incio deste artigo, apresentamos uma reflexo sobre a importncia da histria urbana, como um dos caminhos escolhidos. A compreenso da histria urbana no processo civilizatrio de suma importncia para a compreenso e anlises das cidades contemporneas. Isto significa que importante estudar a epistemologia da cidade, onde as razes da evoluo urbana ou do crescimento da cidade esto inseridas. Na historiografia e nos antecedentes da histria urbana, necessria uma leitura criteriosa De Fustel de Coulanges a Lewis Mumford, conforme explicita Arturo Almandoz, (ALMANDOZ, 2003). A configurao historiogrfica comea a se definir a partir dos anos de 1960. Entretanto, os dois livros clssicos, acima citados (Coulanges, 1864 e A cidade na histria, de 1961, de Lewis Mumford), reportando-se a Michael Foucault, a respeito das questes sobre unidades de discurso, tais como as noes de continuidade (tradio, desenvolvimento, influncia, evoluo, mentalidade, esprito), os discursos possuem uma certa unidade e relaes epistemolgicas. Almandoz (2003) comentando sobre a obra de Foucault (1992), Arqueologia do saber, assinala o seguinte:
[...] que as margens de um livro no so ntidas nem cortadas rigorosamente: para alm do ttulo, as primeiras linhas e o ponto final, para alm de sua configurao interna e como lhe d autonomia, ele est inserido num sistema de referncias a outros livros, a outros textos, a outras frases: ns em uma rede. (FOUCAULT, 1992, p. 34 apud ALMANDOZ, 2003)

Portanto, pode-se indagar o que pode ser entendido por histria urbana? Almandoz (2003) se refere histria urbana [...] a que se centra na cidade e o processo de
urbanizao; por extenso, tambm pode designar a histria das disciplinas que se tem ocupado do desenho da gesto da cidade e do territrio e, o autor, observa que no meio britnico, por exemplo, [...] conhece-se como a histria do planejamento, no tempo em que a histria urbana se equivalia histria urbana. (ALMANDOZ, 2003, p.3)

H uma relao conceitual complexa de vrios elementos conhecidos como a histria urbana. Tendo em vista a necessidade de uma compreenso mais clara sobre a historiografia da cidade, o referido autor remete a urbanizao e o urbanismo a diversos campos precedentes, ressaltando-se a histria econmica e social, e, por outro lado, a geografia, a arqueologia, a histria da arte e da arquitetura. Prosseguindo na sua idia, o autor acredita que haja antecedentes mais diretos da histria urbana em alguns estudos clssicos da histria econmica e social. Exemplificando, pode-se citar dentro da tradio positivista da historiografia francesa, a interpretao que Fustel de Coulanges (1830-1889) escreveu na cidade antiga, em 1864, a respeito dos grupos familiares e sociais, que sobre o substrato religioso, originaram as instituies urbanas grecoromanas. Almandoz (2003) apoiando-se em Glotz (1988) faz um reparo sobre Coulanges:
Conforme a teoria que dominava na escola liberal do sculo XX, ele estabeleceu uma antinomia absoluta entre a onipotncia da cidade e a liberdade individual, quando , pelo contrrio, ao mesmo passo e apoiando-se uma sobre a outra, que tem progredido o poder pblico e o individualismo. [...] no so assim duas foras que veremos presentes, a famlia e a cidade, seno trs, a famlia, a cidade e o indivduo. Cada uma, a sua vez, teve sua preponderncia. (GLOTZ, 1998, p. 13 apud ALMANDOZ, 2003, p. 4)

Assim, ao longo do milnio da histria grega as trs foras familiar, estatal e individual , estiveram na base dos grandes momentos distinguidos por Glotz: a cidade aristocrtica, a cidade democrtica e a concentrao de poder nos tiranos;

3 posteriormente, Weber (1864-1920) descreve uma obra mais de sociologia histrica que de histria urbana, estabelecendo sua clssica definio de cidade, a partir de funes, como as de mercado e fortaleza, distinguindo cidades de produtores e de consumidores; assim como a sua tese de que o processo associativo que ocorrera aps os gregos, com seu regime poltico secularizado, diferente das teocracias orientais, constitui o grande salto qualitativo da antiga cidade ocidental. O TEMPO, A SOCIEDADE E AS ATIVIDADES: ELEMENTOS DA FORMAO URBANA Colocadas essas questes, possvel fazer uma ligao, mesmo que no muito aprofundada, mas para o presente artigo suficiente, observar que houve uma evoluo muito grande no s da famlia, dos costumes, das atividades sociais econmicas, como tambm a prpria expanso da sociedade em direo a novas fronteiras, fazendo com que o conceito de espao tambm se transmutasse, reforando a palavra territrio, como colocou Claval (1999). Para compreender essa evoluo, as expresses de Claval sintetizam esse movimento:
Os gegrafos dos anos sessenta atriburam tudo ao espao. Hoje em dia, eles falam mais comumente de territrio. Essa mudana reflete, em parte, os debates epistemolgicos internos geografia. Ela , sobretudo, testemunha de uma profunda transformao do mundo, e de uma mutao correlata das maneiras de compreend-lo. Concorre para isso, o declnio das ideologias de dominante econmica [...]. A partir de agora aos lugares e quilo que os diferenciam que muitos se referem para dizer o que eles so e em que se distinguem uns dos outros. (CLAVAL, 1999, p. 7)

O autor ainda completa a sua idia, ao colocar que o sentido de territrio se sustenta sobre estratgias de controle, em diversas escalas, exprimindo a soberania na hierarquia social. Desse modo, substituir territrio por espao, evidenciam-se os locais sobre os quais a vida humana se desenvolve, seja pela sua interferncia tcnica ou pelo discurso que rene uma sociedade sobre ele. Tal fato implica que as relaes homem e meio so, alm de materiais, simblicas. Os homens concebem seu ambiente como se houvesse um espelho, que refletindo suas imagens, os ajuda a tomar conscincia daquilo que eles partilham. (CLAVAL, 1999, p. 11) O despertar da categoria territrio implica tambm a incluso das questes sobre identidade, especialmente para compreender as sociedades contemporneas. Uma outra referncia sobre a cidade a sua considerao como um ser vivo, que se vincula e vive da terra, portanto, no seu estudo fundamental a considerao do passado, sem o qual impossvel vislumbrar o futuro.
La ciudad es un ser vivo que debemos estudiar en su pasado para poder establecer el grado de evolucin, un ser que vive sobre la tierra y de la tierra; esto significa que, a las informaciones histricas, hace falta aadir las geogrficas, geolgicas y econmicas. Y no se diga que el conocimiento del pasado carece de utilidad prctica: el estudio de la ciudad limitado a las condiciones y manifestaciones de la vida actual resulta insuficiente, porque careciendo de trminos de comparacin con el pasado, no es posible orientarse para el futuro. (POTE, 1958, p.5)

4 Uma outra referncia sobre a condio urbana de Lavedan (1959) que se reporta cidade tambm como um ser vivo que nasce, cresce e morre, indicando a sua evoluo e inevitabilidade temporal e espacial.
El nfasis en la evolucin y la forma urbana tambin se observa en la Gographie des villes (1936) de Pierre Lavedan, en cuya primera edicin se parta de la concepcin de ciudad en tanto organismo viviente, premisa que haca a aqulla susceptible de un "fatalismo histrico": "Se dice que la ciudad es ser vivo y, como todos los seres vivos, nace, crece, muere; ella es sucesivamente nia, adolescente, anciana" (LAVEDAN, 1959: 13).

Almandoz (2003) faz um importante retrospecto sobre a histria urbana, quando relata que a Geografia influiria no s na geografia da cidade, mas tambm na obra emblemtica e monumental de Lavedan: Histoire de lurbanisme (1926-1952). Nas suas palavras, observa que como uma prefigurao do carter interdisciplinar do urbanista, o historiador desenvolveu uma anlise em que a viso organicista da cidade, onde se combinam estados estticos e dinmicos, que lembram a anatomia e fisiologia da histria natural, dando lugar a um discurso e a uma estrutura, onde o tratado de urbanismo se impe ao de geografia. Entre seus vrios escritos sobre as grandes cidades dos sculos XIX e XX, ele se refere modernidade industrial e ps-industrial, sendo que suas obras influem com ressonncia nas posteriores interpretaes historiogrficas da modernidade industrial e ps-industrial, tais como:
[...] las ciudades del carbn y del petrleo de Lewis Mumford (1961: 446-478), el "preurbanismo" y urbanismo de Franoise Choay (1979), as como en la interpretacin de Ragon, quien llegara a afirmar: "El siglo XX ser en arquitectura y urbanismo, as como en economa y en poltica, la gran esperanza frustrada del XIX." (RAGON, 1991, II: 65 apud ALMANDOZ, 2003, p.65).

Almandoz (2003), na sua pesquisa, relata a importncia da dcada de 1960, quando se refere ao livro The Historian and the City, editado por Oscar Handlin y John Burchard (1963), onde o primeiro reconheceu a cidade histrica, suscetvel de uma reviso historiogrfica prpria e, epistemologicamente, distinta do tecido social e econmico; a consolidao desta distino necessitava de um maior nmero de estudos sobre a cidade. Mas que de cidades na histria, o qual resultou nas recomendaes finais do professor Harvard. Almandoz denomina antecedentes para os primeiros grupos de obras que aproximaram a cidade urbanizao e ao urbanismo. Este autor indica dois grandes momentos nesse processo da historiografia urbana: a nfase institucional e cultural retratada, apoiando-se na histria econmica e social da cidade, desde a cidade antiga de Coulanges. O segundo momento a posterior incorporao de elementos espaciais e geogrficos reviso histrica da evoluo da forma urbana, desde Gedde, seguida da primeira historiografia francesa. Ainda que The City in History, de Mumford tenha sido considerada a ltima tendncia evolucionista, pode-se identific-la como o ponto culminante da aproximao generalista e humanstica do discurso da cidade e do urbanismo em tantas civilizaes, anterior ao especialismo, recorrente nas dcadas seguintes, nas abordagens da histria urbana. Por muito tempo, a cultura urbana foi considerada a definio como caracterstica fundamental dos feitos urbanos para a sociologia urbana, cujo desenvolvimento dos estudos sobre a realidade era pautado, neste conceito, originrio em E. R. Park, fundador da escola de Chicago, no incio do sculo passado, e, mais precisamente, em L. Wirth.

5 Pode-se perceber que a cidade um fato social e econmico, onde a cultura e a poltica so traos fundamentais do seu processo de evoluo e crescimento. Mais importante do que definir ou conceituar uma cidade, apresentar as suas caractersticas em relao s espacialidades e temporalidades, torna-se mais compreensvel o fato urbano em qualquer local deste planeta. Na obra A cidade e seus limites, coordenado por Fernandes e Adas (2004, p. 47), h uma sntese da sobre o fato urbano, ao considerar que se torna difcil fazer alguma referncia "[...] urbano sem apontar a lgica que preside sua estruturao[...] quando falamos em 'urbano', teremos sempre que nele englobar o espao central (lugar do poder de deciso) e o espao perifrico (lugar de segregao e abandono). Conforme observou Machado (2001, p. 214), no seu artigo O imaginrio urbano, desde a antiguidade clssica, a cidade tem sido estudada a partir de diferentes olhares e representaes. E na sua concepo, A literatura foi uma das primeiras reas de conhecimento a buscar respostas a questes relativas ao cotidiano dos habitantes urbanos, dando seu testemunho sobre as diferentes perspectivas [...], ao longo da histria. Sob o ponto de vista do imaginrio, a vida urbana e a sua imagem caracterizam a cidade como cidade como virtude (Voltaire, Smith, Fichte), a cidade como vcio (Marx e Engels) e cidade para alm do bem e do mal (Nietzche, representao da modernidade e cenrio da representao humana em Baudelaire), (SCHORSKE, 1989, p. 47) A cidade tem sido sempre retratada como uma imagem, um retrato ou uma representao, imprescindvel na organizao da vida humana, onde as suas atividades, seus anseios, seus sonhos ou fantasmagorias se realizam. Arrais (2001), observa que a imagem urbana uma espcie de simulacro do mundo. Assim, pode-se dizer que em alguns momentos foram exaltados os sentidos de comunidade, segurana, liberdade; em outros, a represso, a ordem, mas sempre buscando associar a cidade a uma representao mais clara do modo de vida dos homens. Nesse sentido, o autor complementa que: ver a cidade constitui-se ainda uma experincia corporal. Tratase do corpo apropriando-se do espao da cidade e percebendo tanto odor de um rio ftido, quanto a brisa suave no final da tarde [...] violncia, aos sinais de trnsito, ao asfalto quente, ao verde. Ele tanto entidade formuladora de imagens quanto elemento constitutivo da imagem, pois parte integrante da paisagem urbana. [...] a imagem da cidade construda nas representaes individuais e de grupo [...]. Tambm ser uma vasta experincia com os deslocamentos espaciais. A escala da experincia nunca abarcar por completo uma cidade [...]. (ARRAIS, 2001, p. 178) Resgatadas essas questes de nvel conceitual, da evoluo da cidade e sua importncia na vida dos homens ao longo da historiografia urbana, apresentam-se alguns aspectos proeminentes das cidades contemporneas, cujas razes histricas permitem uma compreenso das fronteiras imateriais presentes no cotidiano, conduzidas pelo tamanho e crescimento das aglomeraes urbanas, das megacidades, a densidade e a diversificao e heterogeneidade. Ferreira (2005), analisando e comparando a evoluo das cidades, na civilizao urbana, mais remota com a sociedade contempornea analisa que:

6
[...] os muros, as muralhas ou as fortalezas, geralmente de pedra ou argila, tm a sua histria no processo de organizao de cidades, no curso da histria da civilizao urbana. Desde os tempos mais remotos, a questo do habitar uma necessidade primordial no s fsica, mas como espiritual e simblica. Se, na sua gnese, essas fortalezas se constituam como um espao sagrado, social e at mtico, na evoluo do processo da formao urbana, por que, ainda hoje, a sociedade tenta perpetuar essas fortalezas, praticamente com a mesma expressividade e agressividade, constituindo-se como espaos segregados nas sociedades contemporneas? (FERREIRA, 2005)

Se, a cidade do sculo XIX remetia-se a um centro administrativo e um mercado, limitada e definida com bastante preciso fsica, a cidade do sculo XX adicionou complexas atividades industriais e, com o desenvolvimento e aperfeioamento dos meios de comunicao, a difuso e as inter-relaes passam a ter caractersticas de extrema velocidade e de dimenses gigantescas, fluindo nos espaos circundantes e alm dessas fronteiras. DOMNIOS URBANOS, TENTCULOS TERRITORIAIS NAS REDES INVISVEIS No tarefa fcil expressar a grandeza das representaes do urbano no mundo contemporneo, onde Megacidades e Minicidades convivem em espaos distintos, s vezes, sob o mesmo domnio poltico e econmico-financeiro, embora seus contedos sociais e os vnculos simblicos ou virtuais sejam revestidos de diferentes expresses espao-temporais, cujas seqncias e interrupes materializam as fronteiras de poder e as tenses culturais. Cunha et. al. (2003) sintetizam a vida nas sociedades antigas contrapondo-se falta da historicidade do mundo contemporneo, quando afirma que:
Nas sociedades antigas, comia-se, bebia-se, trabalhava-se; havia casas, ruas, praas, mveis, objectos teis, instrumentos e outras coisas. No entanto, no havia quotidianidade. Na unidade da tica e da esttica, da prtica e do conhecimento, num estilo, a sobreposio actual do quotidiano e da cultura (alta, mdia, baixa) no tinha razo nem sentido. Hoje, a importncia da quotidianidade, a sua gestao e a sua consolidao, a sua monotonia na satisfao, tudo isto significa que ela escapa histria. A historicidade afasta-se [...] (LEFEBVRE, 1971, p. 207 apud CUNHA et. al., 2003, p. 30)

Na era denominada global, o modelo de desenvolvimento urbano a urbanizao difusa e descontnua, constitutivos de enclaves ou parques temticos mercantilizados e reas degradadas ou marginais, podendo ser uma urbanizao sem crescimento econmico ou pouco, sem crescimento demogrfico, com reas de excelncia ou constitudas de periferias deterioradas sem nenhuma infra-estrutura ou qualidade de vida. (BORJA, 2005) As reas de excelncia apresentam uma arquitetura caricata, de contornos imprecisos, em relao aos estilos histricos, como forma de localizao fsica dessas espacialidades, e que repulsam os prprios traos culturais da sociedade em que penetram. Por outro lado, no se pode desconsiderar as reas de convvio, que demarcam simbolicamente o perfil identitrio no urbano, como remanescentes morfolgicos, dotados tambm de uma qualidade do entorno com elementos arquitetnicos integrados de cunho emblemtico e excepcional. Borja (2005) define os primeiros como representantes do urbanismo globalizado e os segundos, urbanismo

7 citadino, ressaltando a coexistncia dessas tendncias espaciais na cidade contempornea. A tendncia das cidades contemporneas, em abrigar contnuos e descontnuos espaos em um nico territrio, reflete a crescente desigualdade social, confrontando includos e excludos, pelo domnio territorial de difcil gesto, o que leva tambm a uma fragmentao da democracia, ao estipular a acessibilidade e mobilidade dos diferentes grupos sociais que coabitam o mesmo territrio. Exemplos dessa realidade, comentados por Borja (2005), podem ser encontrados em qualquer cidade contempornea, seja em pases em crescimento econmico, como tambm nos j estabilizados social e economicamente. No Brasil, flagrante a existncia dessa organizao territorial. Ao invs de facilitar a integrao cidatina, as novas formas urbanas corroboram para a deflagrao de fatores de marginalizao, suprimindo a manifestao dos poderes locais em prol dos interesses dos atores sociais dominantes, culminando na fragmentao territorial e na desarticulao das foras capazes de promover a cidadania e a construo de uma cidade democrtica, que [...] es una conquista permanente, un campo abierto de confrontacin de valores e intereses, un desafo a la innovacin poltica, a la imaginacin urbanstica y a la mobilizacin cvica. (BORJA, 2005, s/p ) Na concepo filosfica de Lefebvre (1999), como se caracteriza uma sociedade urbana e a sociedade ps-industrial? [...] se designa por essas palavras, sociedade urbana, qualquer cidade ou cit: a cit grega, a cidade oriental ou medieval, a cidade comercial ou industrial, a pequena cidade ou a megalpolis. Numa extrema confuso, esquece-se ou se coloca entre parnteses as relaes sociais (as relaes de produo) das quais cada tipo urbano solidrio. Compara-se entre si sociedades urbanas que nada tm de comparveis. [...] o termo sociedade urbana sociedade que nasce da industrializao. Essas palavras designam , portanto, a sociedade constituda por esse processo que domina e absorve a produo agrcola. Essa sociedade urbana s pode ser concebida ao final de um processo no curso do qual explodem as antigas formas urbanas, herdadas de transformaes descontnuas. Um importante aspecto do problema terico conseguir situar as descontinuidades em relao s continuidades, e inversamente. (LEFEBVRE, 1999, p. 15) Quanto sociedade ps-industrial, para Lefebvre (1999, p. 16) [...] aquela que nasce da industrializao e a sucede [...] que designa, mais que um fato consumado, a tendncia, a orientao, a virtualidade, [...] acrescentando, como tendncia, sociedade burocrtica de consumo dirigido. Lefebvre (1999) questiona quanto ao modelo do urbano, relatando que, nesse sentido, seria uma virtualidade ou presena ausncia? Nessa perspectiva, a lingstica contribuiria a anlise do fenmeno. No porque o urbano seja uma lngua, ou um sistema de signos, mas porque ele seria um conjunto e uma ordem no sentido revelado pelo estudo lingstico. (p. 56-57) Deve ser registrado que a [...] o fenmeno urbano, tomando em sua amplitude, no pertence a nenhuma cincia especializada. (LEFEBVRE, 1999, p. 57). Para Lefebvre, a produo do espao no nova. Portanto, os grupos dominantes sempre produziram este ou aquele espao particular, o das cidades antigas, o dos

8 campos (a includas as paisagem que em seguida parecem naturais). [...] a produo global e total do espao social. Essa extenso, enorme da atividade produtiva realiza-se em funo dos interesses dos que a inventam, dos que a gerem, dos que dela se beneficiam (largamente). O capitalismo parece esgotar-se. [...] encontrou novo alento na conquista do espao, em termos triviais, na especulao imobiliria, nas grandes obras (dentro e fora das cidades), na compra e na venda do espao. E isso escala mundial. Esse o caminho (imprevisto) da socializao das foras produtivas, da prpria produo do espao. [...] A estratgia vai muito mais longe que a simples venda, pedao por pedao, do espao. Ela no s faz o espao entrar na produo da mais-valia, ela visa uma reorganizao completa da produo subordinada aos centros de informao e de deciso.
O urbanismo encobre essa gigantesca operao. Ele dissimula seus traos fundamentais, seu sentido e finalidade. Ele oculta, sob uma aparncia positiva, humanista, tecnolgica, a estratgia capitalista: o domnio do espao [...] reduzido no apenas funo do habitar (ao habitat como funo), mas funo de comprador do espao, realizando a mais-valia. O espao torna-se o lugar de funes das quais a mais importante e velada esta: formar, realizar, distribuir, de uma nova maneira, o sobreproduto da sociedade inteira (isto , no modo de produo capitalista, a mais-valia global). (LEFEBVRE, 1999, p. 143)

SOCIEDADE E CULTURA NAS REDES GLOBAIS (VISVEIS E INVISVEIS) As relaes espao-temporais passam por sensveis e irreversveis processos de mudana, cada vez mais velozes, devido ao fluxo de informaes mais instantneo e globalizado. O espao, que, antes era pensado para a convivncia, comea a ser moldado para atender a comunicao e circulao dos fluxos de diversas naturezas. Alm disso, a urbanizao se prolifera tambm para as reas rurais, efetivando a importncia das cidades e sua insero na rede. H uma mescla entre fico e realidade, o que resulta em um enfraquecimento do imaginrio, pois a acelerao do tempo e o encurtamento do espao deflagram a fragmentao do espao. Ao mesmo tempo em que h uma proliferao do conhecimento, em todas as reas, a difuso se restringe aos pontos ou ns da rede, que concentram as riquezas e o poder, o que leva a uma pulverizao da fora da sociedade civil, facilitando o domnio e apartando possveis resistncias. Alm disso, a sociedade contempornea busca atingir a supra-modernidade, algo para alm das conquistas da Revoluo Industrial, mesmo que esteja sujeita a um acmulo de complexidade, de instataneidade, de efemeridade, discursos fragmentados, baseados no sagrado e o uso do olhar como instrumento de viglia, sutil e velada. (Baulandier). Nesse sentido, Castells (2006) complementa que as novas tecnologias modificam as bases materiais da sociedade: seja pelas novas relaes entre sociedade, Estado e mercado; seja pela nova hierarquia da diviso do trabalho, agora globalizada e dispersa. Castells (2006) caracteriza a sociedade em rede como espao de fluxos e espao de lugares: dialtica de um novo processo espacial, localizao baseado na informao, novo mtodo de produo para a indstria de alta tecnologia leva a uma especificidade geogrfica. Por outro lado, o autor relata que h uma maior complexidade do processo produtivo se comparado s indstrias tidas como tradicionais.

9 O que importante analisar aqui quanto ao rebatimento urbano dessa nova hierarquia organizacional, que nas expresses de Castells, colocando em xeque as funes pr-determinadas durante a segunda fase da era industrial [...]. A partir desse autor, pode-se refletir acerca das cidades: as atividades rotineiras esto mesmo se modificando? E ocorrem da mesma forma em todas as partes do planeta? O trabalho, a moradia e o lazer esto se solidificando num mesmo espao, colocando em risco a quarta funo das cidades modernas: a circulao? Ao contrrio, pode-se dizer que est ocorrendo uma pulverizao das reas de trabalho, o que, na prtica, descentraliza e deforma o conceito de funes pr-estabelecidas nos centros urbanos. Sob essa tica, a descentralizao dos trabalhos e a sua flexibilizao, em decorrncia da nova organizao em redes informacionais, tendem a elevar os fluxos de circulao das pessoas, que, de diversos pontos das cidades, se direcionam para as reas especficas, ou seja, h uma maior mobilidade de pessoas e, consequentemente, aumento no tempo de deslocamento, em virtude da prpria espacialidade construda para a era industrial. Assim, os impactos da tecnologia da informao incidem fortemente sobre a dimenso espacial da vida cotidiana, produzindo a disperso e a concentrao espacial simultaneamente. Pode-se afirmar que h uma flexibilizao do trabalho e integrao social em redes, com o aumento da mobilidade da sociedade. Surgem cidades com caractersticas especficas, onde os comportamentos e as atitudes passam a ter novos contornos, como tambm em espaos diferenciados. Nas expresses de Castells (2006):
[...] uma nova forma urbana, a cidade informacional. Contudo, como a cidade industrial, no foi uma rplica mundial de Manchester, a cidade informacional no ser uma copia do Vale do Silcio, muito menos de Los Angeles. Por outro lado, como na era industrial, apesar da diversidade extraordinria dos contextos fsicos e culturais, h algumas caractersticas comuns fundamentais no desenvolvimento transcultural da cidade informacional. Defenderei que, por causa da natureza da nova sociedade baseada em conhecimento, organizada em torno de redes e parcialmente formada de fluxos, a cidade informacional no uma forma, mas um processo, um processo caracterizado pelo predomnio estrutural do espao de fluxos. [...] (p. 488)

O mundo no se divide mais pelas tradicionais referncias geogrficas norte-sul, leste-oeste, nem pelos territrios ou pases, mas sim pelas relaes impetradas pela sociedade em redes, pelos fluxos e pelas conexes que so suplantadas em diversas partes do globo, o que leva, por exemplo, a haver maior proximidade entre So Paulo e Nova York, do que com as cidades do interior paulista. Garreau (1991) definiu, conforme coloca Castells (2006), o modelo americano como descrio precisa de uma cidade inserida nessa complexa teia: Edge City, ou cidade s margens. Os parmetros definidos para esses lugares so: 465 mil metros quadrados, no mnimo, de espaos para escritrios de aluguel local de trabalho na era da informao; pelo menos 56 mil metros quadrados para aluguel de lojas varejistas; haja mais empregos que dormitrios; traga a sensao de lugar e que no tenha referenciais de nenhuma cidade de at trinta anos atrs. Castells (2006, p. 489) completa tambm que: [...] so reas de trabalho e centros de servios ao redor dos quais quilmetros e quilmetros de unidades residenciais cada vez mais densas de uma s famlia organizam a vida particular centrada na casa. A ligao entre essas cidades ocorre por trens, metros, auto-estradas, corredores de acesso a avies, antenas parablicas, levando a uma proliferao ao redor de grandes centros urbanos zonas perifricas.

10 A difuso dessa organizao corrobora para o distanciamento funcional, em que a contigidade espacial no tem mais importncia, em funo da prpria comunicao que a estrutura dos fluxos proporciona, ou seja, os fluxos permitem exatamente essa nova configurao espacial de cidades s margens. Ainda, pode-se dizer que uma caracterstica eminentemente dos Estados Unidos, o que dificulta a administrao da infra-estrutura dessas cidades, mesmo que seja movida pelo ideal norte-americano de ascenso, juntamente com o abandono das reas centrais dessas cidades. No entanto, verifica-se, hoje, que esse processo tende a um limite. A cidade informacional no pode ser representada s pela [...] Edge City, mas pela relao entre o desenvolvimento rpido das reas metropolitanas, decadncia dos centros das cidades e obsolescncia do ambiente construdo dos subrbios. (Castells, 2006, p. 490) J o modelo europeu emergente na era informacional se respalda em centros de negcios, que reestruturam a espacialidade dos tecidos urbanos, pois h uma vinculao com a herana cultural e as novas questes apresentadas pela mudana que a informao imprime no espao urbano. As reas residenciais tendem para o centro histrico, para as classes mais ricas e na periferia para as classes mais desfavorecidas.
[...] as verdadeiras reas exclusivamente residenciais tendem a apropria a cultura e histria urbanas, estabelecendo-se em reas reabilitadas ou bem preservadas pela metrpole. Com isso, enfatizam o fato de que, quando a dominao impostas de forma clara, a elite no precisa exilar-se no subrbio para escapar do populacho. [...] (CASTELLS, 2006, p. 490)

Esses novos aglomerados metropolitanos se relacionam, convergem e fluem e possuem traos marcantes: potencial humano em torno de 10.000.000 de habitantes; funes de controle da mdia, com capacidade de difundir e gerar mensagens; so ns da economia global e concentram as diversas instncias de poder, em escala planetria; esto dispersas por todo o planeta; e a configurao do espao de fluxos: impulsos eletrnicos, ns, elite especializada, cosmopolita e nmade. A estrutura espacial, encontrada nas diversas reas geogrficas do planeta, permite a sensao de segurana aos novos nmades, da era informacional. Eis que surge uma nova forma urbana: as megacidades: [...] esto conectadas externamente a redes globais e a segmentos de seus pases, embora internamente desconectadas das populaes locais responsveis por funes desnecessrias ou pela ruptura social. (CASTELLS, 2006, p. 495).
O fator decisivo dos novos processos urbanos, na Europa e em outros lugares, o fato de o espao urbano ser cada vez mais diferenciado em termos sociais, embora esteja funcionalmente inter-relacionado alm da proximidade fsica. Acompanha a separao entre significado simblico, localizao de funes e a apropriao social do espao na rea metropolitana. Esta tendncia que fundamenta a transformao mais importante das formas urbanas em todo o mundo, com forca especial nas reas recm-industrializadas: o desenvolvimento de megacidades. (CASTELLS, 2006, p. 492)

Alm disso, essa forma urbana apresenta problemas locais que repercutem na massificao de solues pautadas em isolar-se, em criar moradias seguras e longe das reas empresariais ou ps-industriais, marcando a proliferao de vrios condomnios fechados, construdos nas franjas urbanas: O sonho ecolgico de pequenas comunas semirurais ser transportado para a marginalidade contracultural pela mar histrica do desenvolvimento das megacidades. Isso evidencia que a circulao, ao contrrio do que

se poderia supor, no deixa de existir, mas, devido ao novo arranjo espacial, as funes da cidade moderna se renovam em que a circulao se destaca como a principal funo,

11 conectando no apenas os deslocamentos fsicos, mas os fluxos de informao, levando a uma concentrao e disperso simultneas, [...] criando a maior aglomerao metropolitana da historia humana no apenas em termos de populao, mas tambm em poder econmico e tecnolgico. (CASTELLS, 2006, p. 498) O arranjo espacial verificado pelas transformaes da era informacional, evidencia que as megacidades localizadas nos pases em desenvolvimento apresentam graves problemas sociais, urbanos e ambientais, o que no cria impedimentos para o seu crescimento, por possurem determinadas caractersticas: Centros de dinamismo econmico, tecnolgico e social em seus pases e em escala global; so verdadeiros motores do desenvolvimento; o destino econmico de seus pases, seja EUA, seja China, depende do desempenho das megacidades, apesar de a ideologia da pequena cidade ainda continuar difundida em ambas as naes; Centros de inovao de cultura e poder; Os pontos conectores s redes globais de todos os tipos. A Internet no poder desviar-se das megacidades; ela depende do sistema de telecomunicaes e dos telecomunicadores desses centros; So essas caractersticas que levam ao surgimento de novas formas e processos espaciais. O presente estudo respalda-se nessa assertiva como ponto fundamental para a anlise das fronteiras imateriais das cidades contemporneas, que, do ponto de vista conceitual, no se inserem na rede global de megacidades, o que no impede incorporar parte das caractersticas das mesmas. Em uma escala nacional, o mesmo regional, podese afirmar que determinadas cidades concentram o poder, determinam o dinamismo da rede, nas quais so os plos principais, criando uma estrutura espacial baseada tambm em toda trama complexa:
[...] o espao no o reflexo da sociedade, sua expresso. Em outras palavras: o espao no uma fotocpia da sociedade, a sociedade. As formas e os processos espaciais so constitudos pela dinmica de toda a estrutura social. H a incluso de tendncias contraditrias derivadas de conflitos e estratgias entre atores sociais que representam interesses e valores opostos. Ademais, os processos sociais exercem influncia no espao, atuando no ambiente construdo, herdado das estruturas socioespaciais anteriores. Na verdade o espao tempo cristalizado. (CASTELLS, 2006, p. 500)

Castells (2006, p. 500) observa que, do ponto de vista da teoria social, [...] espao o suporte material de prticas sociais de tempo compartilhado [...] e que, qualquer suporte material tem sempre um sentido simblico. Assim, o que so prticas sociais? O autor responde o seguinte:
[...] Por prticas sociais de tempo compartilhado, refiro-me ao fato de que o espao rene essas prticas que so simultneas no tempo. a articulao material dessa simultaneidade que d sentido ao espao no tempo. a articulao material dessa simultaneidade que d sentido ao espao vis--vis a sociedade. (CASTELLS, 2006, p. 500)

Castells tem insistido, em vrios dos seus escritos, que a nossa sociedade est constituda em torno de fluxos: fluxos de capital, fluxos da informao, fluxos da tecnologia, fluxos de interao organizacional, fluxos de imagens, sons e smbolos. Prosseguindo na sua reflexo, o autor assinala que:
[...] os fluxos no representam apenas um elemento da organizao social: so a expresso dos processos que dominam nossa vida

12
econmica, poltica e simblica. Neste caso, o suporte material dos processos dominantes em nossas sociedades ser o conjunto de elementos que sustentam esses fluxos e propiciam a possibilidade material de sua articulao em tempo simultneo. [...] o espao de fluxos a organizao material das prticas sociais de tempo compartilhado que funcionam por meio de fluxos. Por fluxos, entendo as seqncias intencionais, repetitivas e programveis de intercmbio e interao entre posies fisicamente desarticuladas, mantida por atores sociais nas estrutura econmica, poltica e simblica da sociedade. Prticas sociais dominantes so aquelas que esto embutidas nas estruturas sociais dominantes. (CASTELLS, 2006, p. 501) Um outro aspecto importante apresentado pelo autor, para a compreenso do espao defluxos a especificao do seu contedo:

O espao de fluxos, como a forma material de suporte dos processos e funes dominantes na sociedade informacional, pode ser descrito pela combinao de, pelo menos, trs camadas de suporte materiais que, juntas, constituem o espao de fluxos. A primeira camada, o primeiro suporte material do espao de fluxos, realmente constituda por um circuito de impulsos eletrnicos (microeletrnica, telecomunicaes, processo computacional, sistemas de transmisso e transporte em alta velocidade tambm com base em tecnologias da informao), formando, em conjunto, a base material dos processos que verificamos serem estrategicamente cruciais na rede da sociedade. (CASTELLS, 2006, p. 501) Nas expresses do autor, esta camada , na verdade, um suporte material de prticas simultneas. Portanto, uma forma espacial do mesmo modo que poderia ser a cidade ou a regio na organizao da sociedade mercantil ou da sociedade industrial. Nessa rede, o autor afirma que nenhum lugar existe por si mesmo, j que as posies so definidas pelos intercmbios de fluxos de rede. A segunda camada do espao de fluxos constituda por seus ns (centros de importantes funes estratgicas) e centros de comunicao. O autor explica que o espao de fluxos no desprovido de lugar, embora sua estrutura lgica o seja, detalhando que [...] Est localizado em uma rede eletrnica, mas essa rede conecta lugares especficos com caractersticas sociais, culturais, fsicas e funcionais bem definidas. (CASTELLS, 2006, p. 502). Concluindo a explicao da segunda camada, o autor relata que alguns lugares so intercambiadores, ou seja, centros de rede. Por fim, a terceira camada importante do espao de fluxos refere-se organizao espacial das elites gerenciais dominantes, que ao exercerem suas atividades proporcionam a articulao desse espao de fluxos. Castells acrescenta tambm que a teoria do espao de fluxos parte da suposio implcita de que as sociedades so organizadas de maneira assimtrica em torno de interesses dominantes especficos a cada estrutura social. (CASTELLS, 2006, p. 504). Mesmo considerando que o espao de fluxos seja preponderante nas sociedades contemporneas, pois o estrutura, a partir da manifestao da elite informacional, no a nica forma de expresso espacial, mesmo sendo uma das suas dimenses fundamentais. desse arranjo espacial, moldado e dominado pelos atores sociais que as fronteiras tornam-se fludas e diludas, do ponto de vista da materialidade, pois estes atores caracterizam-se como cosmopolitas, em contraponto s pessoas locais. H uma

13 dialtica entre o global e o local, entre herana histrica e espaos aistricos, desarticulando o poder de organizao a nvel local, como tambm h uma contraposio do espao de poder atravs desses fluxos, observa-se tambm a pobreza urbana excluda dessas camadas sociais e polticas do poder, embora haja microrredes, sobretudo, de relacionamentos, de carter mais social e cultural e no econmico e financeiro. Quanto a essas organizaes simultneas, em um mesmo espao, constitudas de diferentes territrios, Castells (2006) assim se expressa:
De um lado, as elites formam uma sociedade e constituem comunidades simbolicamente segregadas, protegidas atrs da prpria barreira material dos preos dos imveis. Elas definem as comunidades como uma subcultura em rede interpessoal ligada ao espao. [...] o espao de fluxos formado por microrredes pessoais que projetam seus interesses em macrorredes funcionais em todo o conjunto global de interaes no espao de fluxos. Esse um fenmeno muito conhecido nas rede financeiras: decises estratgicas importantssimas so tomadas durante almoo de negcios, em restaurantes exclusivos ou em casas de campo nos fins-de-semana, enquanto se joga golfe [...] os ns do espao de fluxos incluem espaos residenciais e de lazer que, juntamente, com a localizao das sedes de empresas e seus servios. auxiliares tendem a agrupar funes dominantes em espaos cuidadosamente segregados, com fcil acesso aos complexos cosmopolitas de artes, cultura e entretenimento. (p. 505)

Nas expresses de Castells, a segregao ocorre tanto pela localizao em diferentes lugares quanto pelo controle da segurana de certos espaos abertos apenas elite. (CASTELLS, 2006, p. 506). Na obra Teorias Globais: fragmentao do mundo, v. III, Odete de Oliveira apresenta um denso estudo sobre os efeitos do processo econmico global e as excluses estatal e social, onde detalha as desterritorializaes, fazendo um estudo aprofundado sobre a dialtica local/global, ampliando os seus estudos para os vrios tipos de identidade. Apresenta tambm a cidade global e a debilidade estatal. Oliveira (2005, p. 39) expressa que Terra e territrio so categorias diferentes. Enquanto a primeira significa planeta Terra, a segunda expressa solo. Ou seja, a questo do territrio, nas suas reflexes:
[...] por mais globalismos que se consolidem, todavia a uniformidade global do planeta e de suas fronteiras, mesmo que percam seus sentidos rgidos limites, seguiro com sua poltica e filosofia de parcelar espaos terrestres de forma multipolar e multicivilizatria. [...] Certo que as dimenses cultural e simblica das relaes entre os homens ainda so permanentes, abrindo caminho chamada geografia da percepo, que por sua vez abre caminho geografia da existncia, (referindo-se obra de Milton Santos de 1994, Tcnica, espao, tempo: natureza do espao, globalizao e meio tcnicocientfico, informacional), oposta aos valores e jurisdio exclusiva da geografia econmica do poder. (OLIVEIRA, 2005, p. 41)

Oliveira (2005) refere-se diluio das fronteiras no mundo globalizado, embora as fronteiras tenham sido consideradas como limites materializados dos espaos fsicos, demarcando seus territrios precisamente, em outros tempos. O resultado do mundo sem fronteiras abrangente., na sua expresso pois, medida que as informaes sobre produtos e servios vo circulando, tornam-se universalmente mais disponveis e os consumidores, de todo o mundo, contam com

14 mais opes para escolher o que desejam, independente de onde estejam. Concluindo, seu raciocnio Oliveira (2005, p. 49) afirma que no mundo sem fronteiras o interesse econmico no se apresentam mais genuinamente nacional. No mundo contemporneo importante compreender a geopoltica do territrio, no s para a dominao pelas atividades transnacionais (SANTOS, 1994), como tambm para a equalizao de vrias atividades nas redes compostas por vrias camadas de fluxos de dimenses e naturezas diferentes. Assim: o territrio modernamente, entendido no apenas como limite poltico administrativo, mas como espao efetivamente usado pela sociedade e pelas empresas. (SOUZA, 2002) CONSIDERAES FINAIS O urbano contemporneo reflexo da evoluo da sociedade urbana e da prpria civilizao humana. Com as grandes transformaes observadas desde o final do sculo passado rumo ao terceiro milnio, diferentes categorias de anlise tm surgido, como tambm a conformao material e o espao fsico onde as cidades se assentam. As categorias analticas que tm sido usadas pela sociologia urbana, geografia urbana, arquitetura e reas afins, nem sempre podem explicar as muitas manifestaes espaciais do urbano, no s pela sua materialidade, como tambm pelos aspectos imateriais que definem ou se articulam com outros espaos, que tambm nem sempre so visveis. Entretanto, h um rebatimento material e espaciais das diversas manifestaes tanto simblicas, como de outra natureza, atravs de comportamentos e organizaes sociais econmicas, que podem ser observadas na contemporaneidade. H uma contraposio muito evidente, que tambm de ordem escalar, territorial e espacial, que simultneo, ocupando interstcios do processo dominante capitalista e neoliberal, resistindo e coexistindo praticamente no mesmo territrio. Conforme foi apresentado no texto, deve-se atentar que a transdisciplinariedade, como tambm as consideraes sobre os aspectos materiais e simblicos so importantes na explicao do fenmeno urbano da atualidade. REFERNCIAS ALMANDOZ, A. DE FUSTEL DE COULANGES a LEWIS MUMFORD: Encuadre historiogrfico de antecedentes de historia urbana. URBANA. [on-line]. jan. 2003, vol.8, no.32 [acessado 14 fev. 2009], p.057-073. disponvel em: <http://www2.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S079805232003000100004&lng=es&nrm=iso>. ISSN 0798-0523. ARRAIS, T. P. A. Goinia: as imagens da cidade e a produo do urbano. In: CAVALCANTI, L. S. Geografia da cidade. Goinia: Editora Alternativa, 2001. p. 177-233. BORJA, J. Revolucin y contrarrevolucin en la ciudad global. In: Biblio 3 W, Revista Bibliogrfica de Geografia y Cincias Sociales, Universidad de Barcelona, vol. X, n. 578, 20 de abril de 2005. Disponvel em: <<http://www.ub.es/geocrit/b3w-578.htm>>, acessado em 11 dez. 2008. CAPEL, H. La definicion de lo urbano. In: Scripta Vetera. Edicin electrnica de trabajos publicados sobre geografa y ciencias sociales. Disponvel em: http://www.ub.es/geocrit/sv-33.htm. Acesso em 14 dez. 2008. ______. El futuro de las ciudades. Una propuesta de manifesto. In: Biblio 3 W, Revista Bibliogrfica de Geografia y Cincias Sociales, Universidad de Barcelona, vol. IX, n.

15 551, 10 de deciembre de 2004. Disponvel em: <<http://www.ub.es/geocrit/b3w551.htm>>, acessado em 14 fev. 2006. CASTELLS, M. A sociedade em rede: economia, sociedade e cultura. 9 ed. So Paulo: Paz e Terra, 2006. CLAVAL, P. O territrio na transio da ps-modernidade. Geographia, ano 1, n. 02. UFF, dez. 1999. p 7-26. CUNHA, A. et. al. O terror superposto: uma leitura do conceito lefebvriano de terrorismo na sociedade urbana contempornea. In: Revista Brasileira de Estudos Urbanos. Nov. 2003, vol. 5, n. 2, p. 27 43. FERNANDES, M. E. e ADAS, S. A produo da subcidadania no processo de (des)organizao da cidade corporativa. In: FERNANDES (Coord.). A cidade e seus limites: as contradies do urbano na Califrnia brasileira. So Paulo: Annablume; Fapesp; Ribeiro Preto: Unaerp, 2004. LAVEDAN, P, Histoire de l' urbanisme: renaissance et temps modernes. Paris: H. Laurens, 1959. LEFEBVRE, H. A Revoluo urbana. Belo Horizonte: UFMG, 1999. BERTRAND, G. e BERTRAND, C. Uma geografia transversal e de travessias: o meio ambiente atravs dos territrios e das temporalidades. Maring: Ed. Massoni, 2007. MACHADO, M. S. K. O imaginrio urbano. In: BRESCIANI, M. E. (Org). Palavras da cidade. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2001. p. 213-226. MENDES, C. (Coord.). Pluralismo cultural, identidade e globalizao. Rio de Janeiro: Record, 2001. OLIVEIRA, O. M. de. Teorias globais: fragmentao do mundo. Iju: Ed. Uniiju, 2005. v. 3 SANTOS, M et. al. Territrio, globalizao e fragmentao. So Paulo: Hucitec/Anpur, 1994. SCHORSKE, C. F. A cidade segundo o pensamento europeu: de Voltaire a Apengler. So Paulo: Espao e Debate, 1989.
1

O presente trabalho foi realizado com apoio da Fundao Araucria/SETI Governo do Estado do Paran, por meio de bolsa concedida a Sandra Catharinne Pantaleo.

You might also like