You are on page 1of 15

Manual de Fuses e Aquisies de Empresas

Fernando Mauro Barrueco Miguel Fernando Ribeiro Perrotti Paulo Salvador Ribeiro Perrotti

ndice
1
Introduo : Fuses e Aquisies de Empresas
(Mergers & Acquistions)

Avaliao Financeira
(Valuation)

Acordo de Confidencialidade
(Non-Disclosure Agreement - NDA)

Carta de Inteno ou Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding MOU)

Auditoria
(Due Dilligence)

Contrato de Investimento
(Investment Agreement)

Tipos de Investimentos e Aportes Financeiros

Glossrio

Manual de Fuses e Aquisies de Empresas

Introduo : Fuses e Aquisies de Empresas


(Mergers & Acquistions)

Para conseguir ter sucesso no competitivo mercado que pretendem atuar, profissionais que militam no setor de Fuses e Aquisies devem ter mnimas noes legais, financeiras, administrativas e contbeis, alm de se acostumar com o uso de terminologias diferenciadas e especficas, muitas vezes estrangeiras. De fato, a ascendncia de tcnicas e metodologias importadas, principalmente provenientes dos Estados Unidos da Amrica, tendo em vista a maturao deste Pas em negcios de Mergers & Acquistions, fez do Brasil um territrio frtil para a Incorporao e Fuso de Empresas, como devem ser juridicamente reconhecidas as operaes em apreo. A razo para uma Fuso ou Aquisio est na busca de sinergias entre as empresas envolvidas, que podem ser divididas em Sinergias de Custos, Sinergias de Receitas e Sinergias Financeiras. As Sinergias de Custos podem ocorrer quando h uma eficcia operacional, adquirida atravs de uma melhor utilizao dos processos operacionais, ou ainda atravs de um aumento no poder de negociao com seus fornecedores, devido a um grande aumento no volume de compras. J quanto aos custos administrativos, pode ocorrer um overhead, ou seja, dois gestores com o mesmo cargo, executando as mesmas funes. Esta sinergia de custos administrativos pode ocorrer tambm pela eliminao da duplicidade de funes, compreendendo diretoria, planejamento, marketing, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, jurdico, tecnologia da informao e controle de qualidade. Quanto s Sinergias de Receitas, ocorrer a soma das receitas das empresas envolvidas, cujo resultado ser uma otimizao na maneira de distribuio e comercializao, possibilitando que os produtos e solues resultantes da fuso ou aquisio consigam gerar receitas maiores do que as duas empresas geravam isoladamente.

No que se refere s Sinergias Financeiras, podem ocorrer quando as empresas envolvidas se beneficiam com a reduo dos impostos pagos ou ainda conseguem uma estrutura de capital melhor, atravs de acessos a recursos financeiros de custos mais baixos, pelo menor risco da utilizao da capacidade de endividamento da empresa combinada. Alm disso, as empresas podem utilizar os prejuzos fiscais e um melhor planejamento tributrio, acarretando em um ganho fiscal. Neste sentido, a mais tradicional definio de Incorporao aquela na qual a empresa incorporada transfere todo o seu patrimnio incorporadora, ocasionando com isso um aumento de capital, o qual ser subscrito pelos quotistas ou acionistas da empresa incorporada, uma vez que, em razo da operao, esta ltima extinta. J a Fuso definida como a operao pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma nova sociedade, que lhes suceder em todos os direitos e obrigaes. Realizada a Fuso, as sociedades envolvidas se extinguem, dando lugar a uma nova que lhes suceder em todos os direitos e obrigaes. Os quotistas/acionistas das sociedades dissolvidas recebero quotas/aes da nova sociedade, pois que o capital desta corresponder soma dos patrimnios das sociedades fusionadas. Em um processo de Fuso e Aquisio, a empresa plenamente auditada, o que significa tornar acessveis e fidedignas todas as informaes relevantes para a sua avaliao, controle e planejamento. A devassa em questo pode escancarar deficincias ou diferenciais competitivos que no devem, para sua subsistncia, ser divulgadas ao mercado em geral, ocasio em que terceiros no interessados podero ter acesso privilegiado s informaes confidenciais, suscitando uma grande cautela para que concorrentes, consumidores ou autoridades fiscais no tomem conhecimento do que deve ser protegido, preservado ou inatingvel para a comunidade em geral. Assim, sugere-se que o primeiro ato, antes que se inicie qualquer ao de Fuso ou Aquisio, seja a assinatura de um Acordo de Confidencialidade, visando preservar as informaes que sero apresentadas por parte da vendedora empresa adquirente.

Manual de Fuses e Aquisies de Empresas

Avaliao Financeira
(Valuation)

1. No novidade que o processo de valuation de uma empresa algo bastante complexo. Ele exige fortes conhecimentos de anlise de balanos, economia e matemtica financeira, seja por parte de um analista ou investidor. Na tentativa de simplificar algumas interpretaes e facilitar a referncia numrica e de efeito comparativo foram criados os indicadores. Dentre as tcnicas de avaliao, destacamos as seguintes:

Anlise de Transaes Comparveis: So utilizados ndices derivados de transaes consumadas dentro da mesma indstria da aquisio em potencial. O objetivo da metodologia em apreo identificar relaes entre preos: idealmente, as relaes preo/lucro e ou os preos pagos, acima do valor de mercado ou do valor contbil, nas transaes realizadas.

2. Anlise de Empresas Comparveis: Da mesma forma que o mtodo anterior, utiliza a avaliao dos preos de mercado de empresas de capital aberto, sujeitas a tendncias econmicas e riscos semelhantes. 3. Fluxo de Caixa Descontado: Trata-se da metodologia mais utilizada em Fuses e Aquisies. Leva em conta as seguintes variveis, para se avaliar uma empresa: Vendas Lquidas Projetadas Custos Projetados Lucros Operacionais Projetados Lucros Operacionais Aps os Impostos Projetados Investimento Lquido Projetado Taxa de Descontos Fluxo de Caixa Livre Projetado Valor Residual Valor do Fluxo de Caixa Descontado Ajustes Valor Lquido do Patrimnio

A tcnica do Fluxo de Caixa Descontado captura a maioria dos elementos que afetam o valor da empresa de maneira abrangente e encontra forte sustentao em pesquisas e projees sobre como os mercados realmente avaliam as empresas.

Manual de Fuses e Aquisies de Empresas

Acordo de Confidencialidade
(Non-Disclosure Agreement - NDA)

Os termos do Acordo de Confidencialidade devem prever que toda e qualquer informao de carter tcnico, financeiro ou comercial, que se relacione com a pesquisa, desenvolvimento, invenes, servios, produtos, produo, aplicao, consumo, finanas, comercializao ou planos de negcios de qualquer uma das partes, inclusive, dentre outros, segredos comerciais, know-how, dados, frmulas, processos, outras propriedades intelectuais privadas e comunicaes sigilosas, reveladas por uma parte outra, constituem Informaes Confidenciais e que, durante a vigncia do acordo, bem como por um prazo residual aps a resciso contratual, cada uma das partes dever: a) proteger e manter em sigilo as Informaes Confidenciais; b) no utilizar as Informaes Confidenciaisa para outra finalidade que no a prevista no acordo, sendo vedado o seu emprego tanto em benefcio prprio das partes, quanto de terceiros no autorizados; c) tomar, s suas expensas, as precaues e providncias necessrias para assegurar o sigilo das Informaes Confidenciais e para restringir ao mximo o uso no autorizado das mesmas, inclusive requerendo eventuais medidas administrativas ou judiciais, se for o caso; d) especialmente no revelar, nem usar, ou fazer com que as Informaes Confidenciais sejam discutidas ou usadas por qualquer terceiro, sem que para isso tenha o consentimento prvio e escrito da parte proprietria da Informao Confidencial;

e) manusear, preservar e proteger as Informaes Confidenciais no mnimo com o mesmo cuidado com que cuidaria de suas prprias Informaes Confidenciais; f) divulgar as Informaes Confidenciais apenas para os seus funcionrios, diretores, agentes, representantes, prestadores de servio, contratados que tenham extrema necessidade de conhecer essas informaes; e g) envidar esforos diligentes para assegurar que cada um de seus funcionrios, diretores, representantes, prestadores de servio, contratados, preserve e proteja o sigilo das Informaes Confidenciais. Ressalva-se sempre que o dever de sigilo no se aplica a qualquer Informao Confidencial que tenha cado ou caia em domnio pblico sem que isso tenha resultado de qualquer ato ou omisso da Parte no proprietria da Informao Confidencial; tenha sido posta ao dispor ou tenha sido recebida pela Parte no proprietria da Informao Confidencial, por terceiro independente no submetido obrigao de sigilo perante a Parte proprietria, no que concerne Informao Confidencial divulgada; tenha sido ou seja comprovadamente desenvolvida independentemente pela Parte no proprietria da Informao Confidencial, sem que tenha sido utilizada qualquer outra Informao Confidencial da Parte Proprietria; e, deva ser divulgada por qualquer das Partes em conformidade com qualquer lei aplicvel ou ordem judicial, administrativa ou governamental, nos limites em que a divulgao seja estritamente necessria para o cumprimento da lei, ordem judicial, administrativa ou governamental.

Manual de Fuses e Aquisies de Empresas

Carta de Inteno ou Memorando de Entendimento


(Memorandum of Understanding MOU)

Uma vez estabelecidas as regras de sigilo, as partes devem se preocupar em formalizar as manifestaes preliminares de vontade, caso desejem concretizar a Incorporao ou Fuso da empresa, muitas vezes antes da realizao da auditoria. Embora o instrumento em apreo mostre um pouco mais que um esboo dos principais pontos de concordncia, ele tem a relevncia de alinhavar entre as partes um compromisso moral, estabelecendo os termos bsicos da transao, bem como os prazos, garantias, honorrios, estimativa de valores que sero celebrados caso a negociao seja concluda com sucesso e penalidades caso haja algum descumprimento. Assim sendo, a Carta de Inteno ou Memorando de Entendimento dever apresentar essencialmente os seguintes tpicos: 1) Partes: Devero estar devidamente qualificados a Empresa Compradora, a Empresa a ser Adquirida, alm de todos os seus scios ou acionistas. Caso haja algum Investidor envolvido na operao importante que tambm seja devidamente qualificado.

5) Garantias: A Empresa Compradora deve requerer algumas garantias societrias e financeiras Empresa a ser Adquirida, na medida em que, durante o processo de avaliao e negociao, no haja qualquer tipo de impacto extraordinrio de dvidas, caues ou nus sobre a sociedade que possam comprometer a transao. Assim, sugere-se a elaborao de declaraes, a fim de garantir que a empresa: no mude os mtodos e prticas contbeis; no entre em transaes que no faam parte do curso normal dos negcios no altere o contrato social ou os estatutos da empresa no mude a capitalizao, nem emita ou concorde com a emisso de novas aes no faa distribuio de lucros ou dividendos; no assuma compromissos ou contratos acima de um certo valor, ou que se estendam alm de um perodo relativamente curto no cancele ou modifique arrendamentos ou contratos no transfira propriedades no faa emprstimos no desista de reivindicaes de direitos no antecipe o pagamento de dvidas no faa ou deixe de fazer, qualquer coisa que possa implicar que as declaraes do vendedor passem a ser falsas.

2) Objeto da Transao: Sumariamente, dever ser especificado o que est sendo adquirido (quotas, aes, ativos etc.). 3) Valor da Empresa: Deve-se estimar o valor operacional da Empresa a ser Adquirida, caso sejam confirmadas as expectativas financeiras apresentadas atravs da auditoria. Atravs deste valor possvel determinar o valor de aporte do Investidor ou da Empresa Compradora. 4) Investimento: Ser especificado o valor de aporte, as condies de desembolso do investimento, a participao societria que a Empresa Compradora est adquirindo com o valor aportado e, se for o caso, o uso dos recursos financeiros investidos.

6) Gesto: A Empresa Compradora poder indicar um observador para acompanhar a gesto da Empresa a ser Adquirida, enquanto o processo de avaliao e negociao no se encerra.

10

11

Manual de Fuses e Aquisies de Empresas

7) Direitos Mnimos dos Scios/Acionistas: Uma vez efetuada a avaliao e formalizada a opo de compra, necessrio antever no Memorando de Entendimento o que relevante para os scios/acionistas quando for realizado o aporte de capital. Neste sentido, importante estabelecer previamente como ser realizada a administrao da empresa, a aprovao de estratgias, planos de ao anuais, inclusive planos de negcios, oramentos operacionais e de investimentos da sociedade, alm da eventual constituio de conselhos de quotistas/acionistas. Tambm devero ser determinados os direitos de preferncia e opo de venda, alm do direito de veto a assuntos especficos, que necessitaro de aprovao unnime ou qurum qualificado. 8) Auditoria: Qual auditor prestar o servio e quem arcar com o seu custo. 9) Confidencialidade: Devero ser ratificados os termos estabelecidos no Acordo de Confidencialidade. 10) No Competio: Entendemos ser essencial que haja clusula de No Competio no Memorando de Entendimento, tendo em vista a abertura de informaes confidenciais e informaes privilegiadas da Empresa a ser Adquirida, que podem ser determinantes ou essenciais para o seu sucesso. Assim sendo, a Empresa Compradora e/ou o Investidor dever ficar um certo perodo de quarentena, antes de atuar, adquirir ou investir na mesma atividade ou setor da Empresa a ser Adquirida. 11) Exclusividade: Durante a fase de avaliao e negociao, natural e coerente que a Empresa Compradora tenha exclusividade sobre a Empresa a ser Adquirida. Finda a avaliao sem qualquer tipo de sucesso ou transcorrido o prazo da exclusividade, dando-se por encerrada a negociao, a Empresa a ser Adquirida ficar livre para negociar com outras empresas e investidores, sem qualquer tipo de prejuzo.

12) No Vinculao: Uma das clusulas mais importantes do Memorando de Entendimento. No caso, as Partes podem desistir da negociao sem qualquer tipo de penalidade, hiptese em que a aquisio no ser concretizada, caso no sejam obedecidas certas condies e exigncias. Assim sendo, a ateno na elaborao da clusula em apreo deve ser redobrada. Caso contrrio, o Memorando de Entendimento ser irrevogvel e irretratvel. 13) Prazo: O Memorando de Entendimento no deve vigorar por prazo indeterminado. Assim sendo, as Partes devem determinar para o prazo uma meta, a fim de que o processo de avaliao e negociao respeite um cronograma. 14) Foro: Entendemos que a arbitragem o melhor meio para resolver qualquer tipo de litgio entre as Partes. Uma vez que se trata de um direito disponvel, as Partes podem eleger uma Cmara de Arbitragem que melhor atenda as necessidades dos contratantes. As principais vantagens da arbitragem so: celeridade na conduo do processo, especialidade do julgador (rbitro) e confidencialidade.

Geralmente, aps a celebrao do Memorando de Entendimento, realizada uma auditoria para avaliar a estrutura legal, contbil e operacional das operaes objeto da transao, que fica sujeita ao parecer positivo da avaliao em apreo. Como o documento em apreo possui clusula de No Vinculao, caso no haja interesse de alguma das partes na negociao, possvel a sua desistncia, sem que haja qualquer tipo de penalidade recproca, caso assim esteja estabelecido entre as partes signatrias do Memorando de Entendimento.

12

13

Manual de Fuses e Aquisies de Empresas

Auditoria
(Due Dilligence)

IV Propriedade Intelectual
relevante, tanto para o eventual investidor quanto para os scios da Empresa a ser Adquirida, terem em mos respostas para o roteiro descrito seguir, que poder ser aprofundado ou no, de acordo com as exigncias da auditoria: Registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial INPI das marcas e patentes; Cpia dos contratos de assistncia tcnica, transferncia de tecnologia e licenas de marcas e patentes, bem como documentos referentes a processos e sistemas utilizados na rea industrial; Registro do domnio de internet, no competente rgo gestor; Relao de todas as patentes requeridas; Relao dos programas de computador (software), bem como de todas as obras ou produtos que so objeto de Direitos Autorais e que so independentes de registro.

I Societrio
Cpia das Alteraes Contratuais dos ltimos 20 (vinte) anos; Cpia das Atas de Assemblias, Reunio de Quotistas ou Acordo de Acionistas dos ltimos 20 (vinte) anos; Cpia das Procuraes; e Composio do Quadro Acionrio (em Sociedades Annimas) ou dos Quotistas.

II Propriedade Imobiliria
Cpia de todas as escrituras dos imveis e respectivos registros, acompanhadas de certides de propriedade e negativa de nus ou alienao; e Cpia das plantas dos imveis, regularizadas na Prefeitura, habite-se ou conservao e laudo tcnico do Corpo de Bombeiros. Deve-se atentar para questes de tombamento ou desapropriao, que podem depreciar o ativo imobilirio.

V Capital Estrangeiro
(a) Via original do Certificado do Banco Central.

VI Impostos
Federais: Cpia das guias de recolhimento dos ltimos 5 (cinco) anos dos seguintes tributos: IPI, PIS, Cofins, Imposto de Renda. Contribuies Sociais dos ltimos 10 (dez) anos. Livros Fiscais. Estaduais: Cpia das guias de recolhimento dos ltimos 5 (cinco) anos do ICMS. Municipais: Cpia das guias de recolhimento dos ltimos 5 (cinco) do ISS e IPTU.

III Propriedade Mobiliria


Prova na contabilidade de aquisio de todos os bens mveis.

14

15

Manual de Fuses e Aquisies de Empresas

Cpia das Aplices de Seguro; Anlise da adequao dos produtos e servios da empresa de acordo com o Cdigo de Defesa do Consumidor.

VII Contencioso Fiscal


Certides negativas de tributos federais, estaduais e municipais, acompanhadas das respectivas certides de objeto e p quando forem positivas. Lista dos processos fiscais relativa s aes ajuizadas pela empresa.

XI Meio Ambiente
Registro na CETESB ou rgo equivalente, pontos conflitantes com o IBAMA, entidades de defesa do meio ambiente ou comunidade local; Anlise de Relatrio de Impacto ao Meio Ambiente - RIMA ou Estudo de Impacto Ambiental EIA; Poltica de Eliminao de Detritos Poluentes.

VIII Trabalhista
Lista dos processos trabalhistas, cpia das convenes ou dissdios coletivos; cpia dos contratos de trabalho de todos os empregados e executivos; especificao dos benefcios concedidos; relao nominal de todos os empregados

IX Previdencirio
Cpia das Guias de INSS e FGTS dos ltimos 10 (dez) anos. Relatrios sobre a ltima fiscalizao.

XII Governana Corporativa


Cpia dos relatrios de Auditorias, relacionados ao patrimnio econmico e social da empresa; Anlise de aderncia s normas nacionais e internacionais de segurana e confiabilidade, tal como a Lei norte-americana Sarbanes-Oxley, assinada em 30 de julho de 2002, que objetiva garantir a criao de mecanismos de auditoria e segurana confiveis nas empresas, incluindo ainda regras para a criao de comits e comisses encarregadas de supervisionar suas atividades e operaes de modo a mitigar riscos aos negcios, evitar a ocorrncia de fraudes, ou ter meios de identificar quando elas ocorrem, garantindo a transparncia na gesto das empresas.

X Cvel e Comercial
Lista de todos os processo judiciais, seja no pas ou no exterior, como autora ou r; Pontos conflitantes que possam resultar em litgios futuros; Cpia das notificaes judiciais ou extrajudiciais; Cpia dos contratos firmados com terceiros (comerciais, financeiros, prestao de servios, licenciamento, aluguel, mtuo, comodato etc.);

16

17

Manual de Fuses e Aquisies de Empresas

Contrato de Investimento
(Investment Agreement)

A negociao de um Contrato de Investimento, geralmente, uma tarefa longa e complicada. O Contrato de Investimento a verso formal jurdica final da soma de todas as discusses que os empresrios, investidores, scios e acionistas tiveram a respeito da negociao, ocasio em que o Memorando de Entendimento e as informaes da Auditoria so consolidadas. Neste sentido, o documento em apreo pretende responder antecipadamente a todas as perguntas que, de outra maneira, poderiam estar sujeitas a confuses, interpretaes contraditrias, disputas e, finalmente, litgios. Essencialmente, o Contrato de Investimento deve conter as seguintes informaes: 1) Partes: Mais uma vez, devero estar devidamente qualificados a Empresa Compradora, a Empresa a ser Adquirida e seus controladores, dentre outras partes que eventualmente sejam essenciais para a concretizao da negociao.

procedimentos de gesto e tomada de deciso entre os novos scios, que transcende o prprio Contrato Social ou Estatuto da Empresa. Esse documento, denominado Acordo de Quotistas em Sociedades Limitadas ou Acordo de Acionistas em Sociedades Annimas, j deve ser mencionado no Contrato de Investimento, e reger o quanto segue: Exerccio do direito de voto dos scios ou acionistas; Eventuais restries aos direitos de transferncia, alienao ou onerao, sob qualquer forma ou a qualquer ttulo, das quotas ou aes; Previso de direito de preferncia aquisio e oferta de venda das quotas ou aes, direito de venda conjunta (Tag Along); Normas gerais de gesto e administrao da Empresa, com o respectivo procedimento de indicao de membros para os rgos de administrao

2) Investimento, Aumento de Capital, Emisso de Quotas ou Subscrio de Aes: Ser especificado quantas quotas sero emitidas, ou aes subscritas, e valor a ser pago por elas, determinando-se definitivamente a participao de cada um na sociedade. 3) Indenizao: A Empresa Compradora, em razo do investimento aportado, poder requerer uma proteo legal ou patrimonial contra potenciais perdas que a empresa possa sofrer em razo de contingncias decorrentes do passado, no contabilizadas, ou meramente impossveis de serem estimadas. Assim sendo, as clusulas de indenizao so plenamente viveis, a fim de possibilitar que a Empresa Compradora no seja prejudicada em razo de aes ou omisses provenientes da gesto anterior sua entrada na sociedade. 4) Acordo de Quotistas em Sociedades Limitadas ou Acordo de Acionistas em Sociedades Annimas: Paralelamente ao Contrato de Investimento, dever ser assinado um outro documento que estabelecer a relao e

5) Condies Precedentes: Para a fiel execuo do Contrato de Investimento, necessrio que sejam cumpridas pelas partes determinados requisitos que estabeleam ausncia de impedimentos legais para o funcionamento regular da Empresa, bem como declaraes e garantias dos scios ou acionistas. Dentre elas, destacamos as seguintes: I Situao Jurdica. Estar devidamente constituda e validamente existente sob as leis do Brasil, tendo plena capacidade e poder para deter, possuir e dispor de seus ativos e bens e para exercer seu objeto social. II Inexistncia de Conflito. A celebrao e o cumprimento do Contrato de Investimento e documentos afins no conflitar nem resultar em qualquer violao, inadimplemento, nus ou gravame sobre quaisquer ativos ou bens da Empresa. III Capital Social. As aes/quotas da Empresa devem estar livres e desembaraadas de todo e qualquer nus, no havendo qualquer valor mobilirio, ttulo, contrato, acordo, promessa ou qualquer outro instrumento que assegure a quaisquer terceiros qualquer opo, direito de preferncia, direito de subscrio, direito de converso ou troca ou qualquer outro direito em relao s aes ou outros valores mobilirios emitidos ou a serem emitidos pela Empresa.

18

19

Manual de Fuses e Aquisies de Empresas

IV Livros Legais. Possuir todos os livros exigidos pela legislao brasileira, incluindo os livros societrios, contbeis, fiscais e comerciais, na forma da lei. V Contratos. No ter violado e nem estar inadimplente em relao a qualquer contrato ou compromisso de que fosse parte. VI Ativos, Bens e Investimentos. Ser a legtima proprietria e possuidora de todos os ativos e bens refletidos em suas demonstraes financeiras, sendo que tais ativos e bens estariam livres e desembaraados de todos e quaisquer nus. VII Legislao Trabalhista. Estar adimplente em relao a todas as suas obrigaes trabalhistas e previdencirias. VIII Tributos. Apresentar, de forma regular, completa e tempestiva todas as declaraes fiscais aplicveis, inclusive todas as declaraes de tributos municipais, estaduais e federais, nos termos das leis aplicveis. IX Conduo dos Negcios. Conduzir os negcios no curso normal, de maneira consistente, sem surpresas ou discrepncias do que j vem sendo realizado no passado. X Litgios. No haver qualquer reclamao, ao, processo, investigao ou procedimento pendente contra a Empresa, seus quotistas ou acionistas, perante o Poder Judicirio, qualquer foro arbitral, rgo ou departamento governamental. XI Propriedade Intelectual: Ter o direito de uso sobre todas as marcas registradas, patentes, direitos autorais, propriedade intelectual, logotipos, nomes, inclusive de domnio, e denominaes societrias ou razo social para a conduo dos seus respectivos negcios. XII Licenas e Alvars. Possuir todas as licenas, alvars ou outras autorizaes necessrias operao dos seus negcios da Empresa.

XIII Passivos. No ter quaisquer dvidas, passivos, ou contingentes, que no estejam refletidos nas suas demonstraes financeiras apresentadas na auditoria ou em relatrio especfico. 6) Administrao Deliberaes na Sociedade Tomada de Deciso Direitos de Veto: Os scios devero prever no Contrato de Investimento, de forma final e definitiva, a forma de administrao e gesto da sociedade. Neste sentido, necessrio estabelecer formalmente como ser realizada a administrao da empresa, a aprovao de estratgias, planos de ao anuais, inclusive planos de negcios, oramentos operacionais e de investimentos da sociedade, alm da eventual constituio de conselhos de quotistas/acionistas. Tambm devero ser determinados os direitos de preferncia e opo de venda, alm do direito de veto a assuntos especficos, que necessitaro de aprovao unnime ou qurum qualificado. Em outras palavras, formalizar o que foi determinado no Memorando de Entendimento a esse respeito, ajustando-se nova realidade da negociao entre as Partes, aps a apresentao do laudo da auditoria. 7) Conselho Administrativo de Defesa Econmica (CADE): prtica submeter o Contrato de Investimento para aprovao perante o CADE, a fim de homologar a negociao e constatar que a operao no geraria qualquer tipo de concentrao que venha a prejudicar a concorrncia. 8) Efeito Vinculante: Neste caso, diferentemente do Memorando de Entendimento, o Contrato vinculante para as Partes e seus respectivos sucessores legais e cessionrios. 9) Confidencialidade: extremamente recomendvel que as Partes mantenham em confidencialidade todas as informaes relacionadas ao Contrato, a fim de preservar a negociao, scios e clientes. 10) Foro: Da mesma forma que o Memorando de Entendimento, entendemos que a arbitragem o melhor meio para resolver qualquer tipo de litgio entre as Partes, inclusive no que se refere ao Contrato de Investimento.

20

21

Manual de Fuses e Aquisies de Empresas

Tipos de Investimentos e Aportes Financeiros

1) Love Money:
O mercado financeiro internacional adotou informalmente uma determinada nomenclatura para os investimentos a serem realizados nas empresas, que segue uma ordem cronolgica, em razo do estgio de crescimento dos seus negcios: Dinheiro investido por amigos e famlia no estgio inicial do empreendimento.

2) Angel Capital:
Aporte feito por pessoas fsicas para viabilizar o negcio.

3) Seed Capital:
Segundo investimento mais estruturado, cria bases para o crescimento.

4) Venture Capital:
Aporte feito por fundos para bancar contrataes e aquisies.

5) Private Equity:
Investimento de grandes fundos para consolidar a empresa e aumentar a escala.

6) Initial Public Offer (IPO):


Lanamento inicial de aes na Bolsa de Valores.

22

23

Manual de Fuses e Aquisies de Empresas

Glossrio
EBITDA: a sigla em ingls para earnings before interest, taxes, depreciation and amortization que, traduzido literalmente para o portugus significa: Lucros antes de juros, impostos, depreciao e amortizao. Significa o lucro operacional da Empresa, antes do pagamento de tributos, depreciao e amortizao de ativos da Empresa. Escrow Account: Conta especial instituda pelas Partes junto a uma terceira entidade, sob contrato, destinada a acolher um depsito garantia e ali mantido em custdia, para liberao aps o cumprimento de requisitos especificados. No caso de Fuses e Aquisies, geralmente se refere a uma proteo da Empresa Compradora que pode exigir o depsito de uma parcela do preo de compra em uma conta de cauo, contra o qual poder compensar o montante de qualquer reivindicao de indenizao dentro de um determinado prazo. A no ocorrncia da contingncia em apreo no prazo determinado far com que o valor depositado seja liberado. Generally Accepted Accounting Principles (GAAP): Princpios contbeis geralmente aceitos. ndice Preo/Lucro: O valor de Mercado das aes de uma empresa dividido pelo seu lucro ou, de forma equivalente, o preo da ao dividido pelo lucro por ao. Initial Public Offer (IPO): Lanamento inicial de aes na Bolsa de Valores. Leverage Buy-Out (LBO): Aquisio de uma empresa por meio de alto grau de endividamento. Muitas vezes, a transao envolve a compra de uma empresa pelos seus prprios administradores. Market Value Aded (MVA): Valor agregado de mercado. Essencialmente, a diferena entre o valor total de mercado de uma empresa e o valor dos fundos investidos nela. Net Operating Profits Less Adjusted Taxes (NOPLAT): Lucro operacional lquido menos os impostos ajustados. Reflete o resultado operacional, depois de impostos, de uma empresa caso fosse inteiramente financiada por

Arbitrage Pricing Model (APM): Modelo de Precificao (de ativos de capital) por arbitragem. Capital Asset Pricing Model (CAPM): Modelo de Precificao de Ativos de Capital. Cumulative Abnormal Returns (CAR): Retornos anormais cumulativos. a medida usada para avaliar o sucesso esperado pelo mercado de uma fuso ou aquisio. Representa a diferena entre o comportamento das aes das empresas envolvidas na transao e o comportamento de um ndice de mercado. Chief Executive Officer (CEO): Normalmente, equivalente ao Diretor Presidente de uma empresa. Direito de Preferncia: Quando um Quotista/Acionista desejar vender, ceder, transferir ou alienar de outro modo a totalidade ou parte de suas Quotas/ Aes, em uma nica operao ou srie de operaes, dever dar preferncia aos seus scios, para depois oferecer a terceiros. Discounted Cash Flow (DCF): Fluxo de Caixa Descontado. Drag Along: Clusula societria, Caso um determinado Quotista/Acionista, doravante denominado Scio Ofertante, deseje transferir as suas Quotas/ Aes a qualquer terceiro, o Scio Ofertante ter o direito de exigir que todas as Quotas/Aes detidas pelos demais scios sejam includas na Transferncia das Quotas/Aes pretendida pelo Scio Ofertante, de acordo com normas e requisitos estabelecidos na sociedade. Earnout: Plano de incentivos pagos ao executivo da Empresa Adquirida, que se baseiam em metas estabelecidas pelo comprador e vendedor por um determinado perodo.

24

25

Manual de Fuses e Aquisies de Empresas

Autores

Paulo Salvador Ribeiro Perrotti:


Consultor e Advogado formado pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo PUC/SP, com graduao a ser concluda em Propaganda e Publicidade pela Fundao Armando lvares Penteado FAAP, possuindo Ps Graduao em Administrao de Empresas pela Fundao Getlio Vargas de So Paulo e especializao em Direito de Informtica pelo IBMEC/SP, Mercado Financeiro pelo Instituto Finance e Responsabilidade Social pela ESPM/SP. Inscrito na OAB seo So Paulo, atuou no escritrio Pinheiro Neto Advogados, foi consultor jurdico de empresa pertencente ao ramo da Tecnologia da Informao sob controle do Bank Of America e atuou na rea de Fuses e Aquisies em empresa prpria e de terceiros. Atuou ainda como diretor executivo do Instituto de Desenvolvimento de Marketing IDM. Foi membro do Conselho do Instituto de Tecnologia de Software ITS e Secretrio do Comit de Tecnologia da Informao da Cmara de Comrcio Brasil / Canad. membro do Grupo de Excelncia em Estratgia e Planejamento de Administrao do Conselho Regional de Administrao CRA, Seco So Paulo. rbitro da Cmara de Mediao e Arbitragem Internacional, conveniada Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/Portugal. Premiado com a Comenda de Valores Jurdicos pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e Histria. Possui ttulo de especializao em Business Intelligence pela Dominican College of San Raphael e em Tcnicas de Negociao pela Berkley University. consultor de diversas entidades do Terceiro Setor, com destaque para o ALTIS (Centro de Alta Tecnologia da Inovao em Software), em Salvador/BA; ITS (Instituto de Tecnologia em Software SP), Academia Brasileira de Arte, Cultura e Histria; Fundao Jos de Paiva Netto entre outras. Professor de Direito de Informtica pela Faculdade Anglo Latino. Autor do Livro Empresas Familiares Aspectos Jurdicos e Estratgias Para Uma Boa Gesto Editora Thomson-IOB, 2007. Autor da Obra Manual de Direito Imobilirio Como Evitar Riscos na Aquisio de Imveis no Brasil, bi-lngue Ingls/Portugus, em conjunto com o Dr. Nivio Terra.

capital acionrio, ou seja, sem qualquer considerao de benefcios fiscais decorrentes da dedutibilidade dos juros sobre as dvidas) e desconsideradas quaisquer receitas ou despesas extraordinrias.

Net Present Value (NPV): Valor Presente Lquido. Option Pricing Methodology (OPM): Metodologia de Precificao de Aes. Return on Equity (ROE): Retorno sobre o patrimnio lquido. Normalmente, refere-se ao Patrimnio Lquido Contbil, em vez do valor de mercado do capital acionrio. Return on Invested Capital (RIC): Retorno sobre o capital investido. Return on Sales (ROS): Retorno sobre as Vendas. Real Option Value (ROV): Valor das Opes Reais. Shot gun: Tambm conhecida como Clusula de Compra e Venda Obrigatria ou Clusula de Compra Compulsria, trata-se de clusula societria, na qual um determinado Quotista/Acionista, doravante denominado Scio Ofertante, oferecer suas aes ao outro, por determinado preo, e o outro ter a opo de compr-las ou de vend-las ao Scio Ofertante, por esse mesmo preo. Tag Along: Clusula societria, Sem prejuzo do Direito de Preferncia, se um determinado Quotista/Acionista, doravante denominado Scio Ofertante, desejar alienar, direta ou indiretamente, suas Quotas/Aes a um ou mais terceiros interessados, os demais scios tero o direito de vender as suas Quotas/Aes juntamente com o Scio Ofertante, com base nos mesmos termos e condies e de acordo com normas e requisitos estabelecidos na sociedade. Weighted Average Cost of Capital (WACC): Custo mdio ponderado do capital.

Fernando Mauro Barrueco:


Consultor e Advogado formado pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo PUC/SP, inscrito na OAB seo So Paulo, integrou os escritrios Pinheiro Neto Advogados e Wald Advogados e Associados, membro do departamento internacional do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional - IBDC, fundado pelo saudoso Professor Dr. Celso Bastos; integrante do Ncleo de Estudos para o Mercosul da PUC/SP, presidido pela Professora Dra. Maria Garcia; membro da Associao dos Advogados de So Paulo. professor assistente de Direito Internacional Pblico e Privado da PUC/SP e docente pela UNICSUL em Direito Civil, Direito Internacional e Direito Constitucional da faculdade de cincias jurdicas, bem como docente em tica e Direito para as faculdades de engenharia, servio social e publicidade e propaganda da mesma universidade. Professor de Direito Constitucional do Curso Preparatrio para Exames da OAB/SP Exame Jurdico. Professor de Direito Empresarial pela Universidade Impacta. Premiado com a Comenda de Valores Jurdicos pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e Histria. Participou de vrias avaliaes de empresas em Fuses e Aquisies, bem como da privatizao do sistema Eletrobrs, tendo sido responsvel pela avaliao na rea fiscal trabalhista das Centrais Eltricas Mato-grossenses S/A CEMAT. consultor de diversas entidades do Terceiro Setor, com destaque para o ALTIS (Centro de Alta Tecnologia da Inovao em Software), em Salvador/BA; ITS (Instituto de Tecnologia em Software SP), Academia Brasileira de Arte, Cultura e Histria; Fundao Jos de Paiva Netto entre outras. Autor do Livro Empresas Familiares Aspectos Jurdicos e Estratgias Para Uma Boa Gesto Editora Thomson-IOB, 2007. Autor da Obra Manual de Direito Imobilirio Como Evitar Riscos na Aquisio de Imveis no Brasil, bi-lngue Ingls/Portugus, em conjunto com o Dr. Nivio Terra.

Miguel Fernando Ribeiro Perrotti:


Empresrio, Fundador e Presidente da Invest Tech, gestora dedicada ao financiamento e desenvolvimento de projetos inovadores atravs da Tecnologia da Informao. Com o objetivo de apoiar as empresas do setor em questo em seus processos de crescimento atravs de fuses, aquisies, participaes e investimentos, a Invest Tech tambm administradora e gestora do Capital Tech - Fundo Mtuo de Investimento em Empresas Emergentes Inovadoras, autorizada a funcionar pela CVM desde 18/04/2006. Tambm Fundador e Presidente da Tech Supply, que atua na rea de Inteligncia Tecnolgica, desenvolvedora de solues de Gesto de Riscos, Deteco de Fraudes, Business Assurance (Garantia de Negcios) e Integridade, bem como tambm Fundador e Presidente da Latin Technology, que atua no mercado de solues customizadas que permitem aos clientes uma efetiva atuao em seu planejamento, implementao e operao, em parcerias com grandes fornecedores de solues de TI reconhecidas mundialmente. Publicou no ano 2.000 a obra Cad a empresa que estava aqui - Editora rika - relatando o testemunho de um empresrio brasileiro que vendeu sua empresa para um grande grupo internacional, bem como publicou no ano de 2.005 o livro Imaginao - Editora Talento que uma compilao de obras de grandes escritores e fotgrafos brasileiros com o objetivo de arrecadar fundos para a Associao AMA Amigos do Autista. Dentre inmeras premiaes, recebeu o Prmio Destaque do Ano do Anurio Informtica Hoje 2003/2004 por sua gesto na empresa Tech Supply, alm do prmio Professor Mauro Spineli, em 2006, por seus projetos scio-culturais na Derdic Diviso de Reabilitao dos Distrbios da Comunicao da PUC- SP Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo.
Crditos especiais a
Victor Gomieri, Marcio Cesar Costa, Andr Rodrigues Yamanaka, Denise Carvalho Pinto Ferraz de Campos, Zacarias Panta Carvalho

Jairo Yuji Yoshida,

por suas contribuies presente obra.

26

27

Manual de Fuses e Aquisies de Empresas


Realizao

PERROTTI E BARRUECO ADVOGADOS ASSOCIADOS


Avenida Cidade Jardim, 377 - 9 andar Itaim Bibi So Paulo SP Brasil 55-11-3168-1111 www.perrottiebarrueco.com.br e-mail: contato@perrottiebarrueco.com.br

INVESTTECH PARTICIPAES E INVESTIMENTO LTDA


Avenida Paulista, 2073 Edifcio Horsa II 12 andar CEP: 01311-300 Cerqueira Cesar So Paulo 55-11-3283-5840 www.investtech.com.br investtech@investtech.com.br

You might also like