You are on page 1of 16

Inter-Ao: Rev. Fac. Educ. UFG, 28 (1): 51-66, jan./jun.

2003

O PENSAMENTO PS-MODERNO SOBRE A CULTURA DO ESPRITO TOLERANTE: O SOLAPAR DO IRRACIONALISMO NA MODERNIDADE PELA PERSPECTIVA ANTI-HISTRICA
Silvia Rosa Silva Zanolla*

RESUMO O intuito deste artigo fixar algumas reflexes acerca do denominado pensamento ps-moderno de Jean F. Lyotard. Suas implicaes, no mbito cultural, atingem, entre outros, conceitos como histria, filosofia, razo, utopia, tecnocincia e subjetividade. Para tanto, buscou-se na teoria crtica de Herbert Marcuse parmetros de anlise. Palavras-chave: ps-modernidade e teoria crtica, irracionalismo, crise da razo, crise da modernidade, crise da utopia, crise do iluminismo.

O SUJEITO PERMISSIVO OCULTO PELA SUBJETIVIDADE DO TOTALITARISMO: A DESLEGITIMAO DA CONTRADIO ILUMINISTA


No , portanto, de admirar que, nos setores mais desenvolvidos dessa civilizao, os controles sociais tenham sido introjetados a ponto de at o protesto individual ser afetado em suas razes. A negativa intelectual e emocional de prosseguir parece neumtica e impotente. Esse o aspecto scio-psicolgico do acontecimento
*

Professora da Faculdade de Educao da Universidade Federal de Gois. [e-mail: silviarosasilva@bol.com.br]

68

ZANOLLA, S. R. S. O pensamento ps moderno sobre a cultura...

poltico que marca o perodo contemporneo: o desaparecimento das foras histricas que, na fase anterior da sociedade industrial, pareceu representarem a possibilidade de novas formas de existncia. (MARCUSE, 1967)

A necessidade de pensar a cultura atual na relao com o universo material, suas determinaes e perspectivas rumo possibilidade de uma razo crtica, leva a refletir os mecanismos adotados pela sociedade moderna nas defesas do controle e do investimento da conscincia manipulada, de um sujeito ignorante de si mesmo. Esse tipo de irracionalidade traduzida por um pensamento anti-histrico cultural, oculto por uma espcie de racionalidade totalitria; a reposio da represso e da dominao atravs do controle que impede a tenso entre os acontecimentos histricos e as afirmaes do presente, relativizando as possibilidades de transformaes sociais futuras. A ps-modernidade representa bem essa racionalidade anti-histrica. Suas idias referentes crise da razo, crise da modernidade e crise do iluminismo refletem o postulado da cultura irracional contempornea. Diante dessa irracionalidade, interessa menos defender aspectos histricos do iderio iluminista ou moderno e mais defender as suas contradies culturais e sociais justificadas, segundo o liberalismo, pelos anseios de liberdade, o que, ignorado pelos ps-modernos, impede o ideal utpico da transformao social. Para tal tarefa, necessrio entender o significado histrico da modernidade e do iderio liberal. Embora no sculo XVIII as idias de liberdade se vinculassem ao projeto liberal, essa realidade era buscada na forma de uma razo utpica que encontrava motivos na prpria razo de constituio: a liberdade era uma meta, mesmo que ideolgica. Estavam dadas as contradies daquela modernidade que, por um lado, anunciava um sujeito livre, e, por outro, incentivava o capitalismo na explorao em todos os sentidos, humana e material.1 As suas contradies podiam esclarecer as mudanas bsicas de estruturas que deram forma ao mundo moderno e esto no reconhecimento de seu continusmo histrico. Por outro lado, sabemos que existem rupturas necessrias s transformaes que engendram a ao poltica dos indivduos e

Inter-Ao: Rev. Fac. Educ. UFG, 28 (1): 67-82, jan./jun. 2003

69

que poderiam ser apontadas como descontinustas, tais como o incio e o fim de perodos considerados como marcos histricos para as mudanas sociais. Mas isso no significa uma ruptura radical com o passado. Segundo Barrocloug (1964, p. 37), Todos os rtulos que colocamos em determinado perodo so ex-post-facto (olhando-paratrs). Dentro da nossa perspectiva, essa afirmao pode ser complementada por Harvey, ainda podemos sentir o perodo moderno, pois seu vir-a-ser uma aspirao histrica. Para esse autor, na essncia, na ps-modernidade, o que est em jogo menos a questo histrica e mais a perda de princpios humanos de justia, o que impede transformaes futuras:
Na conscincia o presente s vlido em virtude das potencialidades do futuro, como a matriz do futuro, na medida em que ele a fora da histria em contnua metamorfose, vista como uma revoluo espiritual permanente. (HARVEY, 1973, p. 326)

A ps-modernidade no uma questo de simples negao da modernidade e da histria, mas a tentativa de impor uma ciso entre uma e outra. Para entender isso no se pode ignorar o iderio iluminista que, apesar de contraditrio, representa as aspiraes humanas da modernidade e sua relao com a noo histrica de sujeito verdadeiramente livre. Como se percebe, a negao do iderio iluminista pelo movimento ps-moderno possui na prpria razo de ser a impossibilidade de existncia crtica, justificada pela crtica, ou melhor, pela falsa crtica. Essa inverso atinge vrias reas do conhecimento como arte, literatura, filosofia, sociologia e arquitetura; porm, a discusso esttica e literria objeto para outra discusso. Aqui o que interessa, alm de discutir os argumentos de combate modernidade, a crtica perspectiva de totalidade e universalidade das teorias sociais pelos ps-modernos, acarretando a defesa da subjetividade no sentido puramente ontolgico. Uma subjetividade individualista que, segundo o ps-moderno Lyotard (1990), encontra-se na modernidade subjugada pelos valores universais iluministas. Assim, para continuar a discusso,

70

ZANOLLA, S. R. S. O pensamento ps moderno sobre a cultura...

no parece oportuno apresentar as razes culturais do movimento ps-moderno sem submet-lo a um pequeno mapeamento. A escola francesa, desde a dcada de 1950, com suas idias de decadncia e crise da razo, traz uma verso derrotista e niilista da modernidade representada pelo pensamento ps-moderno de Lyotard.2 Esse niilismo vulgar se torna mais aparente conforme avana influenciando a cultura poltica e acadmica, implicando em decadncia da reflexo sobre os fatores histricos de dominao implcitos na cultura. Abrem-se assim as portas para a ignorncia, o desconhecimento e a inpcia terico-poltica. No mbito acadmico, as anlises ps-modernas recaem em interpretaes deslocadas de seu verdadeiro sentido, a sua essncia ideolgica. Isso pode ser percebido quando Lyotard (1990) refere-se aos conflitos dos fenmenos modernos, como advindos da chamada crise da razo, os quais, na perspectiva de outros tericos, como Adorno e Horkheimer (1985) e Marcuse (1967), so explicados como contradies da razo, ou seja, uma espcie de irracionalismo tcnico em meio razo lgico-formal, perspectiva que, de maneira alguma, abre mo da importncia histrica. A idia de crise da razo reflete em mbito particular a concepo de subjetividade psmoderna. Em Lyotard (1990), essa concepo faz com que a discusso acerca da perspectiva de conscincia esta conquistada ou no pelo indivduo torne-se puramente defesa de autoconstituio individualizada, independente de sua conscincia de sujeito social. A noo de ser indivduo inviabilizada por ela mesma, justificada pela negao do sujeito pelo que se pretende ser sujeito. Essa idia vai ao encontro da definio de pseudo-individuao, trabalhada por Adorno (1984, p. 115) A relativizao da subjetividade em Lyotard acompanhada pelo carter permissivo da ps-modernidade,3 permitindo em mbito geral e acadmico a vulgarizao tanto da cincia quanto da filosofia.
Confesso-te que educar me parecem nem mais nem menos actos filosficos do que uma pessoa banquetear-se ou equipar um navio. (LYOTARD, 1993, p. 119)

Inter-Ao: Rev. Fac. Educ. UFG, 28 (1): 67-82, jan./jun. 2003

71

Para Lyotard (1990, p. 100), contrapondo-se viso universal do conhecimento, preciso pesquisar e inventar o contra-exemplo, isto , o ininteligvel: trabalhar na argumentao pesquisar o paradoxo. Essa argumentao justificada pela aceitao de um pluralismo que vai alm do ecletismo, no apresenta qualquer rigor ou critrio de racionalidade. Trata-se do investimento em um indivduo no sentido especfico, no social. Inexiste na cultura ps-moderna a pretenso seriedade filosfica ou terica, a definio de parmetros de anlise. Coelho Neto (1995, p. 2) situa bem isso:
No havia flechas para o arco. Mas no tem importncia porque tampouco havia alvo no qual atirar, moderno e ps-moderno constituem, por enquanto, um vazio em relao ao qual a psmodernidade uma flecha ausente.

Essa exacerbao do relativismo ps-moderno vai ao encontro da inverso da crtica, faz com que as contradies histricas da modernidade se nivelem s suas conquistas e ocultem os mritos destas ltimas. A crtica modernidade, crise, constitui fatalismo racional. Mas, se a ps-modernidade advoga pelo relativismo, qual o seu verdadeiro sentido? Segundo Lyotard (1990), a ps-modernidade na dcada de 1950 configura a transio da modernidade para uma sociedade mais avanada e crtica ao desenvolvimento industrial aps a Segunda Guerra Mundial. Novos valores aparecem, e o iderio moderno questionado. A transio acompanhada de um crescente desenvolvimento da indstria tecnolgica e do redimensionamento cultural de um novo indivduo, fruto de uma nova liberdade admitindo vrias realidades individuais, contrastando com a definio de realidade histrica, sentimento utpico e transformao social. Esse argumento parte teoricamente da crtica aos valores universais das narrativas sociolgicas, histricas e filosficas, valores meramente burgueses. De acordo com Lyotard (1990), as narrativas universais realizam-se em nome da humanidade para defender projetos totalitrios e ao mesmo tempo individuais. Essa perspectiva, de outro lado, inverte o sentido da totalidade ao totalitarismo, condensa um quadro de perspectivas efmeras e caticas de uma

72

ZANOLLA, S. R. S. O pensamento ps moderno sobre a cultura...

histria fragmentria, descontinusta e desprovida de utopia sociohistrica. O sentido universal contraditrio, diga-se de passagem apresentado como autoritrio: O ns em nome do eu (LYOTARD, 1990). Para defender a busca do indivduo diante das grandes narrativas tericas, Lyotard (1990) 3 apresenta o potencial da linguagem humana dentro de um esquema heterogneo de formas e narrativas pessoais. Essa idia reflete o combate a autores como Marx e Freud, os quais, segundo o autor, apresentam teorias ultrapassadas e totalitrias, possuindo elaboraes tericas fixas e estveis, ao mesmo tempo pessoalizadas. Ao ignorar essas contribuies, Lyotard (1990) ignora tambm sua importncia para o processo de compreenso do sentido da dialtica, conceito, alis, questionado por ele sua relao com a perspectiva de totalidade em face do que particular e converte negao em afirmao, pois subverte a universalidade particularidade. A perspectiva crtica de Lyotard, ao contrrio de possibilitar a anlise considerando as diferenas entre os aspectos universal e particular, trabalhada como mediao e unificao de ambos, da mesma maneira que a noo de sociedade livre incorpora-se viso de um indivduo j emancipado, que d conta da realidade social, sem necessariamente transform-la universalmente. A nova subjetividade do novo indivduo, perdido na totalidade do iluminismo burgus, tarefa ps-moderna. Para Lyotard, a noo de sujeito e subjetividade na realidade confunde-se com aspiraes individualistas, relatos e experincias pessoais. Lyotard (1990), ao analisar superficialmente o conceito de subjetividade, anula a perspectiva histrica do sujeito e no v a impossibilidade de existncia de uma realidade transformadora, quando oculta a verdadeira condio de alienao social. Os argumentos da teoria ps-moderna e a pretenso de inaugurar um novo indivduo postulam a relativizao da perspectiva de conscincia poltica, vulgariza no somente a idia de razo, como tambm banaliza e deprecia o que de conflitante existe na histria da humanidade, a estrutura de dominao existente. O anti-historicismo fortalece um individualismo renovado resultante do que existe de mais

Inter-Ao: Rev. Fac. Educ. UFG, 28 (1): 67-82, jan./jun. 2003

73

conservador na defesa dos interesses privados. Sennet (1993, p. 18) descreve essa situao no mbito da intimidade:
As sociedades ocidentais esto mudando a partir de algo semelhante a um estado voltado para o outro, para um tipo voltado para a interioridade - com ressalva de que, em meio preocupao consigo mesmo, ningum pode dizer o que h dentro. Como resultado, originou-se uma confuso entre vida pblica e vida ntima: as pessoas tratam em termos de sentimentos pessoais os assuntos pblicos, que somente poderiam ser adequadamente tratados por meio de cdigos de significao pessoal.

A converso da totalidade em totalitarismo transforma a possibilidade de liberdade em opresso, quando esta associada emancipao. Ao inverter esses sentidos no se distingue situaes divergentes, o conformismo se assenta na irracionalidade aliado ao anti-historicismo que desmemoria o indivduo, facilitando a iluso de liberdade e irracionalidade, dificultando a crtica verdadeira. Esse tipo de inverso percebido por Marcuse ao analisar a sociedade moderna aps a Segunda Guerra:
Se a racionalidade que progride na sociedade industrial desenvolvida tende a liquidar, como uma pausa irracional, os elementos perturbadores do tempo e da memria, tende tambm a liquidar a racionalidae perturbadora contida nessa pausa irracional. O reconhecimento e a relao com o passado como sendo presente age contra a funcionalizao do pensamento pela realidade estabelecida nela. A mediao do passado com o presente descobre os fatores que fizeram os fatos, que determinaram o estilo de vida, que estabeleceram os senhores e servos; projeta os limites e alternativas. Quando essa conscincia crtica fala, ela fala le langage de la connaissance (Roland Bathers). (MARCUSE, 1967, p. 105; grifos do autor)

Na contramo, o anti-historicismo de Lyotard busca uma permissividade4 terica que tolera vrias realidades, e no um contexto de realidade. Torna-se inconcebvel pensar uma razo histrica, mas, sim, um momento de fuso do presente, passado e

74

ZANOLLA, S. R. S. O pensamento ps moderno sobre a cultura...

futuro. Como diria Marcuse (1967), o que , jamais poder s-lo verdadeiramente, porque jamais o foi, ou seja, a sociedade transformada. Ocorre a inverso do sentido da dialtica, do singular e do universal. A subjetividade (singular) sinnimo de individualidade. Da a defesa de Lyotard (1993, p. 39) do que denomina pequenas narrativas:
No haver nada alm de vs e eu. O lugar da pessoa est na palavra poltica, o trabalhador, a palavra social, o pobre, a palavra econmica, que o singular se apodere do universal e que o ltimo se torne tambm o primeiro. Estou a simplificar, espero ser desculpado.

Longe de desculpar ou culpar o autor, o problema no to simples quanto aparenta. As graves implicaes tericas parecem no chegar a Lyotard. Ao no conceber um contexto real, sua essncia e suas possibilidades de alienao perdem-se. Isso facilita uma espcie de conformismo estrutural, tolerado no tempo presente, a relativizao da luta poltica: Finalmente necessrio que se torne claro que no nos compete fornecer realidade, mas inventar aluses ao concebvel que no pode ser presentificado (LYOTARD, 1993, p. 27). A absteno da histria consagra a perseguio da modernidade como se fosse uma crtica, resultando na perda do significado das lutas sociais e na tentativa de conter contradies impostas pelo sistema capitalista. A verdadeira crtica modernidade anulada medida que, sem histria, no h possibilidade de questionamento do status quo. Assim, o anti-historicismo da ps-modernidade convive harmonicamente com a permissividade e o pluralismo disfarados de ecletismo. Segundo os prprios ps-modernos o que justifica sua permissividade a democracia de idias. Conforme Marcuse, ao analisar os rumos da sociedade capitalista,
no domnio da cultura, o novo totalitarismo se manifesta precisamente num pluralismo harmonizador, no qual as obras e as verdades mais contraditrias coexistem pacificamente com indiferenas. (MARCUSE, 1967, p. 73)

Inter-Ao: Rev. Fac. Educ. UFG, 28 (1): 67-82, jan./jun. 2003

75

Lyotard (1990) admite a permissividade ao mesmo tempo em que deturpa a filosofia como teoria que possibilita conhecimento amplo do indivduo. Assim, desenvolve a sua fragmentao: Esta situao indica o que est em jogo no pensamento filosfico hoje. De momento, a defesa das razes opera atravs de micrologias (LYOTARD, 1993, p. 79). Dessa forma, o conhecimento aparece como se fosse um tratado sobre corpos microscpicos, positiviza o sentido antinmico da subjetividade, faz com que esta perca o princpio da autonomia humana mediada pelo social, como amplia Marcuse, ao postular a importncia da perspectiva de totalidade. Para ele, a anlise deve considerar
o fator externo e o interno visando percepo da totalidade no no sentido fixo ou permanente, mas que se transcende na tentativa de perceber suas prprias limitaes e contradies. (MARCUSE, 1967, p. 20)

Nesse caso, a histria fator condicionante para o reconhecimento das contradies. A converso da totalidade em totalitarismo apresenta-se no resgate da subjetividade como um estilo de vida prprio do sujeito cidado, consciente de seus direitos, porm absorto dos valores utpicos universais, considerados, nesse contexto, obsoletismos da modernidade. O FIM DA UTOPIA E A CRISE DA RAZO: O INDIVDUO PAGA O PREO DO PROGRESSO Considerando que os fenmenos histricos e as aspiraes ao ideal de conscincia no so o objetivo da racionalidade atual, o novo discurso da ps-modernidade ganha notoriedade de elaborao terica. A exacerbao do irracionalismo na modernidade supe fator de presentificao. O conceito de sujeito, desprovido do passado (histria), julga-se isento de avaliaes e reflexes rigorosas. Encarar os fenmenos sociais dessa maneira est ligado ao imediatismo no

76

ZANOLLA, S. R. S. O pensamento ps moderno sobre a cultura...

pensamento e ao agir irrefletido, obtendo resultados que reproduzem comportamentos mecnicos e acrticos no cotidiano, fortalecendo a primazia da prtica ou esta apenas como tcnica. Lyotard julga-se crtico dos efeitos trazidos pela tecnologia moderna, mas confunde histria, tecnocincia e modernidade, indiscriminadamente. medida que simplifica e relativiza a anlise, limita-a: A tecnocincia realiza o projeto moderno; o homem tornase senhor e dono da natureza (LYOTARD, 1993, p. 34). A modernidade torna-se sinnimo de tecnologia. Desse modo, confirma uma realidade, mas tambm no apresenta as contradies da tecnologia e da modernidade, perde a dimenso entre necessidade da razo tcnica, limites de sua implantao e possibilidade ou no de reverso. O avano tecnolgico um paradoxo para a humanidade. preciso dizer que as necessidades humanas se vinculam objetivamente ao meio social, ao mesmo tempo em que se concretizam por meio da dominao da natureza, de acordo com projetos racionais. Essa constatao s poder se dar com base no reconhecimento da histria como fator determinante e na capacidade essencial do homem de superar seu estado natural, buscar a sua essncia:
[...] para Marx, exatamente a essncia e a facticidade, a situao da histria da essncia, a situao da histria factual no mais so regies ou nveis separados independentes um do outro: a historicidade do homem est apreendida em sua determinao essencial. (MARCUSE, 1981, p. 35)

Para Marcuse (1967), a essncia humana est em que a razo tcnica contm a contradio da dominao e do progresso, assim, irracional como objeto da cincia. Se desprovido, objeto da cincia, de seu reconhecimento como fonte de poder, ainda mais. Esse reconhecimento pode permitir a conscincia para a libertao, assegurando que historicamente exista uma tenso entre o que e o que pode vir-a-ser. Exemplo disso so os benefcios da cincia e, em contraposio, seus malefcios pela forma como utilizada. A tcnica, assim como o trabalho, no isenta de responsabilidade na manipulao dos aparelhos de dominao. Afirmar que a dominao tcnica apenas responsabilidade de quem a utiliza seria

Inter-Ao: Rev. Fac. Educ. UFG, 28 (1): 67-82, jan./jun. 2003

77

aliviar os seus efeitos contraditrios. O progresso trazido pela tcnica no alivia os desafios sociais como a misria, a violncia e a crueldade, indcios de sofrimento, escassez e carncia (MARCUSE, 1981). Desse modo, a contradio do progresso tcnico deve ser avaliada sob a perspectiva crtica e histrica proposta por Marcuse (1967), quando denuncia o irracionalismo tcnico pela operacionalizao do trabalho e da arte. Contextualizando os mecanismos culturais de dominao, ser possvel a perspectiva do vir-a-ser, a utopia, impossibilitada no imediatismo da viso ps-moderna. Na ps-modernidade, a utopia do vir-a-ser no encontra lugar. A liberdade ilusria do indivduo est na tolerncia repressiva, que oculta os mecanismos culturais de dominao. A permissividade, como se viu, sustenta a ideologia justificada pela pluralidade. A contradio dessa permissividade irracionalista est em que se perde essncia da realidade em meio a um vasto universo de possibilidades, que no permite a constituio de nenhuma. Por falta de parmetros, torna-se quase impossvel questionar na atualidade o significado da liberdade. Segundo Marcuse (1969, p. 14), ao ser desprovida da anlise crtica e histrica, a sociedade entendida como livre por definio; o movimento histrico vira pr-histria da humanidade. Ao serem inviabilizadas as possibilidades utpicas, a sociedade preserva e refora os mecanismos de dominao, estimulando o sistema repressor que d continuidade s necessidades que, por sua vez, so tambm repressivas. A necessidade utpica de liberdade se relativiza, ridicularizada pela iluso de aparente conquista. O antihistoricismo faz com que a adequao s condies da falsa liberdade impea necessidades vitais de conquista. Para romper com essa realidade seria necessrio no abrir mo da utopia e negar o que est estabelecido. Este seria um movimento no sentido crtico e poltico, para tentar compreender o quanto a razo historicamente possibilita tambm a irrazo, o que difere do pensamento ps-moderno, que postula a crise da razo. As razes do controle social possuem determinaes objetivas que passam pelo universo subjetivo, ou seja, aspectos universais e especficos, culturais e polticos. Os aspectos culturais de dominao so permeados por necessidades ilusrias e reais de liberdade.

78

ZANOLLA, S. R. S. O pensamento ps moderno sobre a cultura...

HERBERT MARCUSE E A BUSCA DO REINO DA LIBERDADE ALM DO REINO DA NECESSIDADE O APRISIONAMENTO DA RAZO CRTICA PELA CONDIO DE ADEQUAO S CONDIES DA FALSA LIBERDADE ESTABELECIDA Os efeitos do irracionalismo moderno na sociedade se sedimentam no aspecto material da realidade, mas so fruto de definies produzidas no universo cultural. Desse modo, ao analisar o pensamento ps-moderno, seus princpios ou a falta destes e justificativas, possvel perceber que, embora o seu discurso seja o inverso, mantm o que mais critica: o condicionamento e a adequao do indivduo ao sistema social. Embora no tenha o pensamento psmoderno sido objeto de Marcuse, este, com base em seus estudos sobre a liberdade repressiva, denominou de reposio da dominao e organizao lgica afirmativa do indivduo5 o novo contexto que defende a crise da utopia. Se a liberdade hoje se dissocia do iderio moderno, isso significa uma utopia ultrapassada. No possui dentro da teoria ps-moderna o carter transformador de outrora. A liberdade virou um clich, pois existem liberdades. As necessidades humanas por liberdade so transferidas para outros patamares de liberdades que, por sua vez, so associadas a outros valores como, por exemplo, o poder de consumo. Por outro lado, se as foras materiais necessrias para a liberdade j existem em algum lugar como se acredita, qual o motivo de sua no-concretude? Em Marcuse (1969), essa uma utopia de uma nova sociedade, onde se deve criar perspectivas como tarefa situada no mbito do indivduo na relao com o social. Para Marcuse, ao contrrio de Lyotard (1990), o que impede a transformao da sociedade a represso solapada e o imediatamente existente, ou seja, o presente solidificado pela no perspectiva histrica do futuro qualitativo,
Se Marx viu no proletariado a classe revolucionria, isto ocorreu ainda e talvez principalmente porque o proletariado estava liberto

Inter-Ao: Rev. Fac. Educ. UFG, 28 (1): 67-82, jan./jun. 2003

79

das necessidades repressivas da sociedade capitalista. Porque nele podiam se desenvolver as novas necessidades de liberdade, que no podiam ser sufocadas por aquelas velhas dominantes. Hoje, na maior parte dos pases capitalistas altamente desenvolvidos, essa autonomia no mais possvel. Os trabalhadores no mais representam a classe que leva em si a negao das necessidades existentes. Alis, esse um dos mais graves problemas que devemos enfrentar. (MARCUSE, 1969, p. 25)

A nova ordem social, segundo Marcuse (1967), encontra-se agora em face da necessidade de enfrentar um ataque global de foras repressivas que se organizam no sentido de resolver os seus problemas de acumulao. Se essa afirmao no fizesse parte de um irracionalismo dominante, no haveria o quadro de excluso social e, ao mesmo tempo, a apatia em torno dessa realidade. Essa discusso histrica. Isso traz um problema para o estudo da subjetividade por meio da anlise da cultura. O reino da liberdade s poder ser construdo sobre o reino da necessidade, ou seja, a sociedade livre de hoje encontra em si o inimigo; s poder ser edificada se for trabalhada num processo contrrio a ela, isto , a liberdade, falsa e contraditria, portanto, carente de desmistificao. Essa desmistificao dever dar-se no no sentido de simplesmente tentar reverter o quadro natural da histria (esse retorno impossvel); assim, dever acontecer a partir das condies existentes, isto , da negao da realidade no sentido dialtico. Nesse aspecto, a razo dever estar associada incapacidade de liberdade da conscincia ou ao seu irracionalismo; a dominao encontra-se na falsa idia de ser racional. Essa contradio demonstra a incompatibilidade entre a harmonia do que e a tenso do que pode vir-a-ser. Ao contrrio de Marcuse, para Lyotard a crise da razo resolve os problemas da modernidade de maneira simplista. O termo razo muito vasto. Aqueles que invocam a razo mantm a confuso (LYOTARD, 1993, p. 78). Mais uma vez, o raciocnio imediatista e vulgar perde a dimenso da tenso entre razo e irracionalismo. Deixar de questionar a condio histrica de subalternidade do homem persistir na irrazo, fad-la ignorncia e sujeio. Nesse aspecto, no ignorar a cultura ps-moderna constitui uma luta

80

ZANOLLA, S. R. S. O pensamento ps moderno sobre a cultura...

contra a perspectiva de razo. O sentido de ruptura entre perodos histricos acrtico e pressupe ser uma tendncia de dominao que precede a prpria modernidade, a tentativa de retardar a conscincia de si do sujeito, como forma de manuteno do controle social por meio da cultura. Por outro lado, preciso considerar que, embora a cultura atual da modernidade seja encarada pelos ps-modernos como uma tradio a ultrapassar e por alguns bons intelectuais crticos como uma reao conservadora , tradio e modernidade no so conceitos estanques, fragmentados. A ps-modernidade no uma reao conservadora ou nova, uma idia falsa de reao. H nesses conceitos a idia de um processo descontnuo e ao mesmo tempo contnuo, histrico, que no pode ser encarado simplesmente como uma reao cultural. Afirmar que a ps-modernidade uma reao fundamenta ainda mais a pretenso de seus defensores de anunciar o novo. A modernidade no uma bandeira a ser conquistada, nem tampouco a ser combatida, faz-se presente em um contexto que no define os xitos que alcanou na atualidade. Da a importncia da manuteno da utopia como instrumento de luta social.
E, precisamente porque as chamadas possibilidades utpicas no so absolutamente utpicas, mas antes representam uma determinada negao histrico-social do existente, a tomada de conscincia delas bem como a determinao consciente das foras que impedem a sua realizao e que as negam - exigem de nossa parte uma oposio muito realista e muito pragmtica, uma oposio livre de todas as iluses, mas tambm de qualquer derrotismo, uma oposio que, graas a sua simples existncia, saiba evidenciar as possibilidades da liberdade no prprio mbito da sociedade existente. (MARCUSE, 1969, p. 22)

O anseio de liberdade da modernidade se faz presente mesmo encoberto pela liberdade repressiva. Sua possibilidade a prpria denncia contra a razo antimodernista. Por causa disso, o movimento ps-moderno no deve ser negligenciado, sua lgica muito mais racionalista do que se supe, cabe, mais do que neg-lo, fazer com

Inter-Ao: Rev. Fac. Educ. UFG, 28 (1): 67-82, jan./jun. 2003

81

que suas bases mais alienantes e dominadoras sejam expostas, por mais ocultas que possam parecer.
ABSTRACT The aim of this work is to drop some reflections about the named postmodern thought of Jean F. Lyotard. His implications at the cultural extent reach, among others, the concepts as history, filosofy, reason, imagination, technoscience and subjectivity. Then, parameters of analysis was looked for by the critical theory of Herbert Marcuse. Keywords: post-modern and critical theory, irrationalism, reason crisis, modernity crisis, iluminism imagination crisis. NOTAS 1. Adorno e Horkheimer apontam para a contradio do iderio liberal no mbito cultural e material em Dialtica do esclarecimento (1985, p. 81112). 2. Ruy Fausto (1985). 3. Em 1993, Lyotard refora essas idias em sua obra O ps-moderrno explicado s crianas (1993, p. 70-77), na qual, de maneira pejorativa, responde s crticas feitas a ele desde a publicao de A condio psmoderna (1990). O autor critica o que chama de grandes metas narrativas histricas como sendo autoritrias por utilizar o ns em seu discurso. Isso se refere apropriao dos grandes tericos que marcaram os sculos XVIII e XIX. O sentido dado a essas teorias por Lyotard considera que o conceito de totalidade autoritrio na perspectiva totalitria. 4. O conceito de permissividade adotado pelo prprio Lyotard (1993) ao defender a democratizao e popularizao das idias. O carter permissivo da ps-modernidade, traduzida pela escola francesa, segundo Ruy Fausto (1985), impe em si um desafio na tarefa de situ-la. Isso implica no haver critrio suficientemente vivel para tal tarefa que no incorra e parmetro relativizado pelo prprio movimento ps-moderno. 5. Em julho de 1967, Marcuse fazia na Universidade de Berlim Ocidental uma conferncia acerca da polmica sobre o que os intelectuais definiam

82

ZANOLLA, S. R. S. O pensamento ps moderno sobre a cultura...

como o fim da utopia: Este fim da utopia, ou seja, a recusa das idias e das teorias que ainda servem de utopias para indicar determinadas possibilidades histrico-sociais, podemos hoje conceb-los em termos bastante precisos, tambm como o que denominam o fim da histria (MARCUSE, 1969, p. 13). REFERNCIAS BARROCLOUG, F. Histria e cincia da modernidade. So Paulo: Herder, 1964. COELHO NETO. A ps-modernidade e o clube de Marx. Rio de Janeiro: Boletim da UFRJ, p. 2, ano III, 1995. _____. Moderno ps-moderno. So Paulo: Iluminuras, 1995. O ESTADO DE S. PAULO. Ruy Fausto manifesta o seu pensar inatural. So Paulo, 18 mar. 1985, p. 15. (Caderno de Cultura). HARVEY, D. Condio ps-moderna. So Paulo: Loyola, 1993. ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialtica do esclarecimento: fragmentos filosficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. LYOTARD, J. A condio ps-moderna. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1990. _____. O ps-moderno explicado s crianas. Lisboa: Publicaes D. Quixote, 1993. MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1967. _____. O fim da utopia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969. _____. Idias sobre uma teoria crtica da sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. SENNET, R. O declnio do homem pblico as tiranias da intimidade. So Paulo: Companhia das Letras, 1993.
RECEBIDO EM 12/03/2003 APROVADO EM 13/05/2003

You might also like