You are on page 1of 8

Anotaes do Aluno

Aula N 5 Integrao Econmica Regional


Objetivos da aula:
O objetivo desta aula apresentar as formas bsicas de integrao econmica, incluindo o histrico das tentativas de integrao. Alm disso, visa proporcionar uma viso geral atualizada dos mercados internacionais, para uma futura avaliao e planejamento ttico de conquistas desses mercados.

Introduo
As relaes entre os pases sejam por acordos comerciais ou blocos regionais, possibilitam maior crescimento econmico por meio de escalas de produo, do desenvolvimento tecnolgico e da atrao de investimentos. Assim, medida que aumentam os acordos comerciais em mbito mundial, aumentam tambm os custos de oportunidade de no participao, isto , os benefcios deixam de ser obtidos pela via dos acordos de proteo. As regras comerciais adotadas pelos pases que integram os blocos econmicos motivam os pases postulantes, pois criam vantagens comparativas e ampliam os mercados de produtos e servios. Essa mudana de status de concorrente para parceiro comercial resulta em benefcios significativos que, de outra forma, no ocorreriam.

Comrcio e Economia Internacional

1. Nveis de integrao
Os processos de integrao econmica regional possuem efeitos e implicaes distintas, dependendo do nvel de integrao. Existem, basicamente, cinco nveis de integrao, que diferem pela abrangncia
Faculdade On-Line UVB

53

Aula 05 - Integrao Econmica Regional

Anotaes do Aluno

dos acordos comerciais, liberdade no fluxo de recursos e coordenao de polticas econmicas, ou seja, os pases-membros abrem mo de uma parcela de sua soberania nacional. Zona de livre comrcio: este o nvel mais simples de integrao. Resumese a acordos comerciais entre os pases visando reduzir, entre eles, as barreiras comerciais tarifrias e no-tarifrias de quase todos os produtos da pauta de exportao. Segundo Baumann e colaboradores (2004, p.106), cada pas preserva sua autonomia em definir a poltica comercial em relao ao resto do mundo [...] No incio dos anos 1990, foi criada a rea de livre comrcio denominada NAFTA (North American Free Trade Area), formada pelos EUA, Canad e Mxico. Essa integrao, que entrou em vigor em 1 de janeiro de 1994, estabelece uma srie de acordos especficos, como acordos sobre regras de origem, servios, investimentos, propriedade intelectual, relaes trabalhistas e normas ambientais relacionadas ao comrcio (COSTA, 2005). Unio aduaneira: possui as mesmas intenes da zona de livre comrcio, isto , reduzir gradativamente e at eliminar as barreiras tarifrias e notarifrias. Diferencia-se no fato de promover a tarifa externa comum (TEC)1 os pases que no pertencem ao bloco. O Mercosul um exemplo de unio aduaneira, embora ainda no completa, que iniciou como zona de livre comrcio a partir dos acordos firmados entre Brasil e Argentina em 1985. Os esforos de cooperao e integrao entre os dois pases culminaram na assinatura da Declarao de Iguau2, que estabelecia uma aliana estratgica nas transaes comerciais dos dois pases. Para tanto, Brasil e Argentina tiveram que deixar as rivalidades de lado para buscarem um vnculo bilateral que pudesse ser o incio de um processo de integrao mais amplo e duradouro. Segundo Costa (2005, p. 52-53), o Mercosul foi criado, oficialmente, em 26 de maro de 1991, por meio da assinatura do Tratado de Assuno entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Nos anos seguintes, alguns protocolos adicionados ao Tratado de Assuno tornaram possvel a transio do primeiro para o segundo estgio da integrao econmica no Cone Sul. So eles:
Faculdade On-Line UVB

Comrcio e Economia Internacional

54

Aula 05 - Integrao Econmica Regional

Anotaes do Aluno

Protocolo de Ouro Preto, que conferiu personalidade jurdica ao Mercosul e estabeleceu a estrutura institucional; Protocolo de Braslia, que trata do sistema de resoluo de conflitos no mbito do Mercosul; Protocolo de Olivos, que dispe sobre a criao de uma Corte Permanente de Soluo de Controvrsias.

J existe uma aproximao muito forte de outros pases da Amrica do Sul, como a Venezuela, o Chile e a Bolvia, para integrarem o Mercosul. Enquanto isso, o bloco se esfora para intensificar e consolidar as relaes comerciais que andaram abaladas no incio deste milnio. O grfico 5.1 mostra a parcela de participao do Mercosul na balana comercial brasileira (exportao + importao). A participao mais que dobrou de 1990 a 1998, passando de 7% do total comercializado pelo Brasil para 16,8%. A partir da, as baixas taxas de crescimento econmico de Brasil e Argentina, no final da dcada de 1990 e incio dos anos 2000, aliadas crise econmica vivida pela Argentina, a partir de 2002, fizeram com que a participao do Mercosul no comrcio exterior brasileiro diminusse.

Comrcio e Economia Internacional

Faculdade On-Line UVB

55

Aula 05 - Integrao Econmica Regional

Anotaes do Aluno

O intercmbio comercial entre Brasil e Mercosul atingiu seu mais baixo nvel em 2002, com 8,3% de participao. Desde ento, vem se restabelecendo lentamente, conforme a recuperao da economia na regio. Mercado comum: este nvel de integrao permite aos pases (1) a movimentao livre de bens e servios; (2) o incio de restries comerciais externas comuns aos pases que no so membros, ou seja, adota-se uma poltica comercial comum; (3) a movimentao livre de fatores de produo3 pelas fronteiras nacionais no mbito do bloco econmico (CARBAUGH, 2004, p. 290). Unio econmica: segundo Baumann e colaboradores (2004), na unio econmica, ocorre a harmonizao das polticas econmicas entre os pases-membros, alm da compatibilizao das legislaes trabalhistas e previdencirias, a regulao de capital, a proteo aos investidores, a regulao da concorrncia, entre outras. Nesse estgio de integrao, os pases membros delegam a administrao da economia a uma instituio supranacional, isto , transferem a soberania econmica para uma autoridade que representa os interesses de todos os integrantes. Como exemplo, Carbaugh (2004) menciona a unio entre Blgica e Luxemburgo ocorrida na dcada de 1920.
Faculdade On-Line UVB

Comrcio e Economia Internacional

56

Aula 05 - Integrao Econmica Regional

Anotaes do Aluno

Unio monetria ou integrao total: este o ltimo nvel de integrao econmica em que as polticas monetrias dos pases so unificadas e estes aderem utilizao de uma moeda nica. O acordo prev, ainda, polticas sociais idnticas como forma de promover a equidade e evitar o deslocamento em massa de populaes em direo aos pases que oferecem melhores oportunidades e condies de vida. A Unio Europia resultado de uma tentativa bem sucedida da segunda metade do sculo XX. Porm, tudo comeou em 1951, quando seis naes devastadas pela guerra decidiram unir suas matrias-primas industriais de carvo e de ao para evitar a guerra entre elas. A Constituio de base desta Comunidade, o Tratado de Roma, entrou em vigor em 1958. Daquele momento em diante, a constituio da Unio Europia (EU) comeou a ser moldada. A UE formada por 25 pases: Frana, Alemanha, Itlia, Espanha, Portugal, Luxemburgo, ustria, Grcia, Blgica, Reino Unido, Irlanda, Holanda, Dinamarca, Sucia, Finlndia, Polnia, Hungria, Repblica Tcheca, Eslovquia, Eslovnia, Estnia, Letnia, Litunia, Malta e Chipre. Desses pases, apenas 12 adotaram a moeda nica, o Euro.

Comrcio e Economia Internacional

Os prximos pases a integrarem a Unio Europia sero Bulgria e Romnia, que estaro harmonizando suas economias para a adeso. Mais tarde, Macednia, Crocia e Turquia tambm devero fazer parte do bloco.

Faculdade On-Line UVB

57

Aula 05 - Integrao Econmica Regional

Anotaes do Aluno

2. ALCA
Em dezembro de 1994, durante a reunio da cpula das Amricas em Miami, os pases do continente americano concordaram em iniciar negociaes visando formao de um bloco regional. Inicialmente, esse bloco constituir uma zona de livre comrcio denominada rea de Livre Comrcio das Amricas ou, simplesmente, ALCA. Esse bloco dever ser composto, caso as negociaes avancem, por todos os pases das trs Amricas, menos Cuba, que por imposio dos EUA, no poder participar. Segundo Costa (2005, p. 54-55), os pases signatrios do acordo propem um pacto pela preservao e fortalecimento da democracia, pela promoo da prosperidade, pela erradicao da pobreza e da discriminao, pelo desenvolvimento sustentvel e pela conservao do meio ambiente. Embora o incio estivesse previsto para 2005, alguns pases, inclusive o Brasil, apresentaram razes para postergar a criao da ALCA. Entre elas, esto: (1) o medo de que a maior economia do mundo, os EUA, sobressaiam de tal maneira entre os pases-membros que acabem criando um poder
Faculdade On-Line UVB

Comrcio e Economia Internacional

58

Aula 05 - Integrao Econmica Regional

Anotaes do Aluno

econmico e poltico central, enquanto os demais pases trafegam em torno de sua rbita. Irreal, talvez, mas no nos esqueamos de que a economia brasileira representa aproximadamente 10% da economia norte-americana. Se somarmos as economias dos pases que formaro a ALCA, teremos uma representao em torno de 25% da economia norteamericana; (2) a eliminao de barreiras tarifrias em produtos que os pases mais pobres possuem, claramente vantagens comparativas; (3) o comprometimento da preservao ambiental e do desenvolvimento sustentvel; entre outros.

Comrcio e Economia Internacional

Sntese
Nesta aula, voc entendeu as diferenas conceituais na classificao dos blocos econmicos. Alm disso, percebeu que o Mercosul deve crescer muito com a incluso de novos parceiros e, assim como os demais blocos regionais, de suma importncia que o empresrio moderno identifique oportunidades de atuao de acordo com as regras existentes nesses mercados.

Faculdade On-Line UVB

59

Aula 05 - Integrao Econmica Regional

Anotaes do Aluno

Referncias
BAUMANN, R.; CANUTO, O.; GONALVES, R. Economia internacional: teoria e experincia brasileira. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2004. BEHRENDS, F. L. Comrcio exterior. 7. ed. Porto Alegre: Sntese, 2002. CARBAUGH, R. J. Economia internacional. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. CARVALHO, M. A.; SILVA, C. R. L. Economia internacional. So Paulo: Saraiva, 2003. COSTA, L. M. Comrcio exterior: negociao e aspectos legais. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2005. MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDSTRIA E COMRCIO (MDIC). Dis-ponvel em: http: //www.desenvolvimento.gov.br. Acesso em: 25 fev. 2006. UNIO EUROPIA. Disponvel em: http: //europa.eu.int. Acesso em: 25 fev. 2006.

Comrcio e Economia Internacional

Legendas
Cada pas-membro adota as mesmas regras e restries comerciais aos pases no participantes do bloco. Dessa forma, a unio aduaneira adquire vantagens nas negociaes comerciais.
1

Assinada pelos presidentes Jos Sarney do Brasil e Ral Alfonsn da Argentina.


2 3

Capital fsico, como mquinas, equipamentos etc. e capital humano.

Faculdade On-Line UVB

60

Aula 05 - Integrao Econmica Regional

You might also like