You are on page 1of 2

Semana 1 leia o texto Educao Popular no Ministrio da Sade: identificando espaos e referncias, de Jos Ivo dos Santos Pedrosa,

nas pginas 13 a 17 do Caderno de Educao Popular e Sade. No artigo proposto para leitura h dois trechos que focam duas diferentes concepes de educao em sade. O primeiro trecho diz: Critica-se a concepo positivista, na qual a educao em sade vista de forma reducionista, cujas prticas so consideradas impositivas, prescritivas de comportamentos ideais, desvinculados da realidade e distantes dos sujeitos sociais, tornados objetos passivos das intervenes, na maioria das vezes, preconceituosas, coercitivas e punitivas. O segundo trecho diz: Os princpios poltico-pedaggicos da Educao Popular so tomados como ferramentas de agenciamento para participao em defesa da vida e como estratgias para a mobilizao social pelo direito sade. O papel agenciador da Educao Popular se faz pelo pinar e fomentar atitudes de participao no sentido de sempre mudar realidades, tornando-as vivas, criativas e correspondentes ao desejo de uma vida mais feliz. A Educao Popular em Sade, ao mobilizar autonomias individuais e coletivas, abre a alteridade entre indivduos e movimentos na luta por direitos, contribuindo para a ampliao do significado dos direitos de cidadania e instituindo o crescimento e a mudana na vida cotidiana das pessoas. Cite pelo menos um exemplo representativo de atividade ligada a cada uma das concepes e faa uma anlise de vantagens, desvantagens destas concepes e suas relaes com engajamento pblico.

At no mximo tera-feira dia 01/05 faa uma postagem no Frum da Unidade 1 "Qual a situao da ESF/APS em seu servio?" comentando as atividades da semana que j desenvolveu. Traga suas reflexes e converse com os colegas sobre o que tem pensado em relao aos aspectos de engajamento pblico que foram abordados.

At domingo dia 29/04 estar disponvel o espao Dilogos sobre o TCC. Este espao no visvel para os colegas, somente acessvel para o prprio aluno, orientadores e coordenao do curso. Utilize este espao para construir o seu TCC.

O primeiro trecho diz: Critica-se a concepo positivista, na qual a educao em sade vista de forma reducionista, cujas prticas so consideradas impositivas, prescritivas de comportamentos ideais, desvinculados da realidade e distantes dos sujeitos sociais, tornados objetos passivos das intervenes, na maioria das vezes, preconceituosas, coercitivas e punitivas. Cite pelo menos um exemplo representativo de atividade ligada a cada uma das concepes e faa uma anlise de vantagens, desvantagens destas concepes e suas relaes com engajamento pblico. resposta A educao em sade tem como meta promover preveno, proteo e recuperao dos indivduos inseridos na mesma e visa a reduo de problemas que afetam a sade da populao, profissionais entre outros. Quando h realizao da educao em sade muitas das vezes no levada em conta a possibilidade de recursos financeiros do indivduo. dada as informaes a qual lhe proporcionar qualidade de vida, porm muitas vezes esse no conseguir ter acesso e no colocar em prtica o conhecimento adquirido. Como o prprio caderno de educao popular em sade relata exige-se comportamentos e so lanadas ideias que distanciam da realidade de alguns sujeitos tornando o conhecimento sem efeito. Vejo na educao em sade a possibilidade de atingir o mximo de usurios possveis e a partir disso, surtir efeitos em pelo menos a grande maioria. Neste percurso o profissional de sade que ensina pode traar os perfis dos participantes desta ao e criar artifcios para adequar a vivncia de cada um. suas relaes com engajamento pblico.

You might also like