You are on page 1of 17

A imagem da mulher feiticeira como expresso da diferena de gnero em Roma: os poemas de Horcio e Ovdio Semramis Corsi Silva medeiapoetisa@yahoo.com.

br Mestre em Histria/UNESP-Franca Prof Coord. Do curso de Histria UNIESP (So Sebastio do Paraso-MG) 1) Introduo Os fenmenos conhecidos como magia, feitiaria e bruxaria, tm despertado um grande interesse em estudiosos de diversas reas como Antropologia, Arqueologia e Histria. Nosso interesse inicial pelo tema foi despertado durante o mini-curso Magia e Poder no Imprio Romano, ministrado pelo Prof. Dr. Gilvan Ventura da Silva[i], por ocasio do XX Encontro Nacional de Estudantes de Histria, no ano de 2000, na Universidade Federal do Esprito Santo (UFES). Desde ento, passamos a reunir fontes bibliogrficas e documentais que tratassem, mesmo que em pequenas passagens, o tema da magia no mundo romano, constatando uma superioridade de trabalhos para o perodo medieval, em detrimento do perodo clssico greco-romano. Ainda na fase das leituras bibliogrficas, verificamos que as fontes arqueolgicas e os dados epigrficos mostravam que o cenrio da magia clssica era basicamente masculino. Os papiros e tabletes com imprecaes mgicas[ii] descobertos pelos arquelogos, no territrio greco-romano, colocavam o homem como o praticante da magia, em superioridade mulher, geralmente em rituais de magia amorosa. (GRAF, 1994, p. 211). Este dado arqueolgico nos intrigou, j que havamos percebido que nas fontes textuais, na literatura do perodo do Alto Imprio Romano, era a mulher que estava representada como feiticeira, seja ela de magia ertica ou de outra natureza. importante notarmos que a imagem da feiticeira velha, m, vestida de negro, com os cabelos desgrenhados e unhas compridas comumente aceita como uma criao da literatura crist medieval. Porm, mais uma vez podemos notar as influncias da cultura romana no pensamento Ocidental, sendo tal esteretipo nada mais que uma criao dos poetas latinos. Neste sentido, o objetivo deste trabalho demonstrar a imagem da mulher feiticeira nas obras dos poetas Horcio e Ovdio, ambos importantes poetas romanos, contemporneos do Principado de Augusto. Visamos compreender possveis motivaes que levaram estes poetas a criar tal representao atravs da anlise de suas obras (mais especificamente dos poemas podo III, V, XVI, XVII e Stira V de Horcio e Os remdios do amor, Amores VIII, Os fastos e Arte de amar de Ovdio), dentro da concepo vigente no perodo sobre magia, moralizao e relaes de gnero.

A originalidade de uma pesquisa no depende apenas da investigao de documentos inditos, mas da colocao de novas questes elaboradas a partir da documentao existente. Desta forma, acreditamos que a abordagem historiogrfica do nosso tema se justifique, posto que relacionar prticas de magia e universo feminino em Roma alm de ser um assunto pouco estudado contribui para um melhor entendimento sobre o papel da mulher nas religies pr-crists, tendo em vista uma relao de hierarquizao entre homem e mulher em diversos aspectos da vida pblica e privada. 2) Consideraes sobre a magia em Roma A crena em poderes mgicos pode ser interpretada como um fenmeno sociocultural, sendo recorrente em inmeras sociedades. Suas origens remontam a tempos e espaos amplamente divergentes, aspecto que funda um consenso entre os estudiosos sobre um conjunto de prticas e representaes mgicas inerentes todas culturas. Tais prticas perpetuam-se ao longo do tempo, influenciando-se e adaptando-se atravs de uma relao dinmica junto a outros saberes sociais (SANTOS, 1999, p. 11). Tal crena generalizada foi amplamente conhecida pelos romanos. Tanto na literatura, em tratados naturais e nas leis verificamos que houve uma grande preocupao dos romanos com a magia. Entretanto, deve-se fazer uma distino entre a sobrevivncia de prticas mgicas na religio oficial e os usos populares da magia. Assim, separam-se as formas de magia entre prticas introduzidas nos rituais de deuses cujo ritual incorporava ritos de cunho mgico (como a festa da Lupercalia[iii], por exemplo) e prticas secretas, consideradas malficas. Assim, separa-se as formas de magia em Branca e Negra, termos que permanecem populares at nossos dias e que exprimem intuitivamente a convico de que do ponto de vista social uma pblica e benfica, a outra secreta, anti-social e malfica na sua essncia. Para Anne-Marie Tupet (1976, p. XII), a magia negra se identificaria justamente com as prticas de feitiaria, havendo na Antiguidade uma distino anloga entre theurgia (cincia magia como filosofia fundamentada) e goetia (prticas mgicas vulgares). Jeffrey Burton Russell (1993, p.16) coloca que a forma suprema de magia na Grcia era conhecida como theourgia, o que significava trabalhar coisas pertinentes aos deuses. Uma theourgia benevolente se aproximava da religio. Um grau considerado inferior destas prticas era conhecido como mageia e se aproximava da feitiaria. Abaixo da mageia estava a goetia, prticas rudimentares, despretensiosas e de cunho mgico. Porm Barb (1989, p. 117) diz ser difcil traar uma linha entre o bom e o mau porque muitas vezes as duas prticas se misturam[iv].

De acordo com Gilvan Ventura da Silva (2003, p. 212), Flitz Graf, em estudos de papiros mgicos gregos, demonstrou no haver nenhuma distino formal entre a prece feita por um mago e aquela feita por um sacerdote. Uma caracterstica da interpenetrao destas prticas pode ser evidenciada na evocao (ato de atrair espritos para auxiliar rituais de magia e adivinhaes diferente de invocao, ao de fazer descer o esprito sobre um corpo) de deuses da religio oficial grecoromana nos rituais mgicos. literatura os romanos criaram personagens, buscaram inspiraes e referencias nas gregas Circe da Odissia e Media da tragdia homnima de Eurpides, e tambm se mostraram muito originais, podemos citar vrios autores: Plnio, o antigo, Horcio, Ovdio, Virglio, Petrnio, Lucano, Filostrato, Sneca e Apuleio. Destaca-se que a maioria dos romanos acreditavam ser tais prticas malficas e orientais. Para Plnio, o antigo, a magia era uma falsa medicina de origem no mundo persa de Zoroastro, porm ao chegar no solo itlico assemelhou a alguns ritos autctones (GRAF, 1994, p. 61). Constatamos que mesmo que representada como uma prtica essencialmente feminina pelos romanos, como j exposto por ns, as fontes arqueolgicas e dados epigrficos latinos nos revelam uma verdade sobre a magia romana: o cenrio era basicamente masculino. Os papiros e tabletes com imprecaes mgicas (os famosos defixios, tabuletas de chumbo encontradas em poos, leitos de rios e antigos cemitrios por arquelogos) colocam o homem como praticante da magia em superioridade mulher. As imprecaes destes tabletes se voltam principalmente para situaes de rivalidades e conflitos sociais (amorosos, comerciais, processos jurdicos, disputas esportivas), com a inteno de intervir na ordem dos acontecimentos. Em relao s leis romanas, o crime de magia foi proibido em toda tradio jurdica latina. Pela Lei das XII Tbuas, escrita em meio a uma sociedade basicamente agrria, o praticante de magia era punido por usar de sortilgios para transportar a colheita de um vizinho para seu prprio campo e usar conjuros para causar danos a algum. Em ambos os casos a pena era a morte por fustigao. Na

Em 81 a.C. foi instituda por Sila a Lex Cornelia de sicariis et veneficiis que da em diante pontuou as aes legais contra a magia. Nesta lei temos a punio queles que atentarem contra a vida de outrem a mo armada, a confuso se dava devido ao veneno usado para o assassinato receber o mesmo nome que a poo mgica (veneficium). Com Augusto vemos o agravamento das penalidades contra magos e adivinhos considerados uma criao de poderes paralelos dentro do Imprio. Em 33 a.C. Agripa, edil e homem de confiana de Augusto, probe a permanncia de magos e adivinhos no territrio de Roma. neste sentido de proibio da magia pelas leis e de oposio entre prtica (algo colocado pelas fontes arqueolgicas como superiormente masculino) e representaes literrias (em sua totalidade femininas) que buscaremos compreender as referncias feitiaria nos poemas de Horcio e Ovdio. 3) As representaes da feitiaria em Horcio e Ovdio 3.1) O poeta Horcio (65 8 d.C.) O poeta lrico satrico Horcio foi um escritor oficial do Imperador Augusto, deixando em suas obras traos desta sua opo poltica atravs de escritos que exaltavam a figura do Imperador e pregavam as mesmas censuras e padres morais pautados nas suas leis, assim como a preocupao constante de Augusto com a preservao dos costumes ancestrais, como nos trechos abaixo:
Quando tantos negcios e to graves S nos teus ombros, pesam o Imprio Com as armas solcito proteges Com leis corriges, com a virtude ilustras, contra o pblico bem pecara, Csar, Detento-te com prtica prolixa. (HORCIO, Epstolas, II, I, 1906) Dilapidar de nossos pais a herana, Boa reputao perder sempre. (HORCIO, Stiras, I, II, 83 ao 84). O sbio te dir, por que motivos Devas isto evitar, seguir estoutro; A mim basta-me, filho, que te ensine A guardar dos avs os bons costumes (HORCIO, Stiras, I, IV, 158 ao 161).

Em relao magia, Horcio a colocou a servio das paixes humanas. Seus textos so cheios de detalhes ricos e precisos, cada poema apresenta uma problemtica particular, mas em todos aparecem as mesmas personagens e caractersticas anlogas, variando apenas o tom. No podo III, Horcio descreve a crueldade da feiticeira Media em uma tentativa de alertar o amigo Mecenas sobre o perigo de se envolver com tais moas, identificando a magia com a fabricao de venenos. Neste poema j aparece Candia, feiticeira de presena constante nos seus versos. Muitos estudiosos acreditam ser esta personagem baseada em uma famosa perfumista napolitana amiga de Horcio chamada Gratdia, outros colocam que ela era uma amante do poeta que tendo o rejeitado lhe despertou a raiva. Acreditamos, porm que o nome Candia tenha sido etimologicamente criado pelo poeta, assim o sufixo canis,i (em latim cachorro) teria sido empregado com o prefixo idius-idia(esbranquiado). Desta forma, podemos interpretar que Horcio colocou a feiticeira como uma velha de cabelos brancos, comparada com uma cadela, assim Candia e sua companheira Sagana uivam na Stira VIII e chama Candia de cadela esfomeada no podo V.
Com a velha Sagana errar uivando: Dava-lhe palidez hediondo aspecto: Entram a esgravatar o cho coas unhas; Rasgam cos dentes negra cordeirinha; Derramam sobre a cova o quente sangue, Para ali os Manes atrados, Aos nefandos conjuros lhes respondam. (HORCIO, Stiras, I, VIII, 35 ao 41). Das fauces da cadela esfomeada (HORCIO, podos, V, verso 31)

A identificao da bruxa na Antiguidade Clssica com os ces talvez esteja relacionada por serem estes companheiros de Hcate, a deusa padroeira da magia grecoromana. Conforme E. Burris (Apud TUPET, 1976, p. 311), os ces seriam como companheiros das bruxas pelos caminhos errantes da magia negra, sempre noturna, o horrio mais propcio para prticas ilcitas. Na Idade Mdia, quando a bruxaria tomar formas judiciais mais srias e extensivas, este companheiro mudaria para o gato, animal identificado com o demnio e com a traio. Destacamos, porm que so sempre animais noturnos, assim como a coruja e o sapo aparecem em representaes, ou seja, na noite que estas prticas tomam forma. A bruxa Sagana, por sua vez, teria seu nome vindo do vocbulo saga, que significa feiticeira ou sbia em latim, saga/ae. Por ser a magia considerada um saber pelos

romanos, ela seria, desta maneira, a feiticeira por excelncia. Segundo Ccero, sagire significa compreender de forma penetrante e por isso se relacionaria a bruxa, aquela que parece saber muita coisa, tambm os cachorros so chamados de sagaces. (MONTERO, 1996, p. 46). O nome de Folia estaria relacionado a maneira que eram chamadas as cortess no grego e Veia seria uma palavra que Horcio usou para se aproximar do nome do Deus infernal Vedius (TUPET, 1976, p. 297). No podo V, intitulado Contra Candia feiticeira, Horcio ir relatar a morte cruel de uma criana para a preparao de um filtro de amor. Outros autores, como Lucano (Farslia) fizeram aluso a este tipo de crime que era uma crena popular no perodo. (BAROJA, s.d. p. 56). Assim como a morte de uma criana com finalidades mgicas acreditava-se que as mulheres grvidas eram sacrificadas para tirar delas o feto. A morte de uma criana assassinato forosamente premeditado, recaindo sobre a Lex Cornelia de sicariis et veneficiis. Uma inscrio encontrada no Esquilino, no tmulo de Iucundus, uma criana de quatro anos, nos remete a tradio desta crena em mortes de crianas com finalidades mgicas.
A feiticeira de mo cruel me arrancou a vida (Eripud me saga manus crudelis); enquanto esteja sobre a terra e faa dano com sua arte, vs, pais protegei vossos filhos! (MONTERO, 1996, p. 184).

As feiticeiras portam os cabelos soltos e em desordem, assim, como Media que descrita sempre com cabelos sobre os ombros. Candia traz ainda pequenas serpentes sobre seus cabelos. De acordo com Anne-Marie Tupet (1976, p. 288), a idia de trazer serpentes nos cabelos est associada certas divindades infernais, como Hcate e as Frias. Tal representao era comum entre os poetas e artistas da Antigidade que se referiam sempre personagens mitolgicos em suas obras. Em um ritual de consagrao do local aparece a feiticeira Veia. Ela corre desesperadamente, borrifa a terra, cava o solo e arruma a cova onde a criana ser enterrada. Nesta mesma passagem, Horcio descreve o local onde esto as feiticeiras: uma casa. Veia demonstra estar em um estado de agitao, ela corre pela casa com os cabelos arrepiados e sem remorso de praticar um ato to cruel.
Depois, correndo em torno, A feroz maga, os ngulos da casa: Borrifa a nua terra Com o licor que tirou do estio lago. Qual javali que foge Qual o marinho ourio, se lhe irriam Na cabea os cabelos; Veia insensvel ao grito voz da conscincia, Com a dura enxada escava a terra fria, E geme de trabalho; Forma cova profunda onde soterre

O msero menino. (HORCIO, podos, V, 32 ao 44).

As feiticeiras usaro o fgado e as medulas do menino, que segundo o prprio poema se acreditava serem elementos de um poderoso filtro, sem dvida o poder do filtro estava no fato de ter sido obtido ao preo de uma vida humana.
E arrancando-lhe o fgado, e as medulas Para formar um filtro Poderoso em amor, quando em seus olhos Fitos nas iguarias (HORCIO, podos, V, 53 ao 56).

Outra feiticeira aparece nos prximos versos, Folia, que faz descer a lua do cu e que segundo o prprio poeta no podia faltar no ritual. A lua, smbolo da noite est presente nas representaes de rituais mgicos, propicia aos mistrios e ao secreto, na noite, que por sua obscuridade favorvel s obras infames e ao crime, que as feiticeiras praticam seus rituais tendo sempre a lua como fundo do cenrio nos poemas.
Se embacisse a luz: j no faltava Ao feitio horroroso, Mais que a torpe Folia a cujo encanto Dos cus se despegavam A branca lua, as lcidas estrelas. (HORCIO, podos, V, 57 ao 61).

Candia volta cena, roendo as unhas e parecendo estar nervosa, suas unhas so negras, dando um aspecto horrendo, ela que evoca os deuses do ritual, suas ordens nos mostram uma diviso hierrquica entre as feiticeiras, Veia e Folia aparecem neste poema como Sagana nos demais, apenas como ajudantes de Candia, no podo III, XVI, e XVII, s aparece Candia, o que prova a relao de superioridade que Horcio representa nesta personagem.
Eis chega a feiticeira, Candia est roendo as negras unhas, Que meditou, que disse? Testemunhas fiis destas fadigas, Que reinas no silncio, Quando mgicos se formam. (Horcio, podos, V, 64 ao 69).

Horcio cita os padroeiros das feiticeiras: a deusa Diana[v] e os numes vingadores, escreve sobre ces citando o bairro pobre de Suburra, refere-se ao vestido enfeitiado de Media e demonstra a feiticeira tentando quebrar um feitio com outro mais poderoso. Candia deixa clara a inteno do feitio: trazer seu amado Varo de volta, ela mostra seu grande amor e seu sofrimento por no t-lo e descreve os poderes que ter seu sortilgio. A ltima parte do poema se caracteriza pela maldio que roga a criana s feiticeiras, vendo que j no h mais como evitar sua morte ele as amaldioa dizendo que no as deixar dormir e sero apedrejadas pela plebe que lhes vingar, assim como os manes e as Frias[vi] que ele invoca.

A tais palavras o infeliz menino J no procura meigo tais monstros abrandar, suspenso um pouco Rompe o silncio, e brada, Como bradava o msero Tiestes, As frias invocando Podem, malvados os encantos vossos Contra os monstros mesquinhos Contra os clamores da justia, podem, Porm no vos isentam Da merecida pena, e tal delito. As vtimas no pagam. Devo expirar enfim; mas sombra nua, Como noturno espectro, Ululando continuo, o atroz semblante, Vos rasgarei raivoso; O sono espancou de vossos olhos, Com fnebres bramidos (Tero tal fora os indignos manes) A plebe alvoraada Vos ir de apedrejar de rua em rua; Infames feiticeiras, Ho de ser vossos lacerados membros Posto de ferozes lobos, Posto de corvos de Esquilino monte E meus pais desgraados, Possam ver com seus olhos inda um dia Esta horrorosa cena. (HORCIO, podos, V, 112 ao 143).

A Stira VIII, conhecida como Refere-se Priapo s feiticeiras Candia e Sagana ou O Deus Priapo contra as feiticeiras Candia e Sagana, considerada pelos crticos da obra de Horcio como a stira de carter mais agressivo escrita pelo poeta. Neste poema, Horcio imagina um tronco de figueira no qual foi esculpida a figura do Deus Priapo, assistindo a cena que a j conhecida Candia, feiticeira dos podos, e sua companheira Sagana procedem encantamentos e magias. Diferente do podo V, a Stira VIII no possui um tom trgico e sim um humor satrico. O local do ritual o Esquilino, antigo cemitrio de escravos e pobres que Mecenas transformou em um grande jardim, onde as feiticeiras vo buscar ervas e ossos. Quem descreve toda cena o indignado espantalho de madeira, imagem do Deus Priapo. Como no podo V, as feiticeiras encontram em um grande estado de agitao, elas escavam a terra com as unhas e rasgam um cordeiro com os dentes, um gesto sem dvida ritual, mas que implica em uma profunda agitao. Segundo Anne-Marie Tupet (1976, p. 293), as feiticeiras da Antigidade conheciam as propriedades de drogas txicas de origem vegetal, o uso destas drogas poderia ser a causa destes estado de transe e movimentao rpida durante os rituais.

Tal representao mais do que uma fantasia do poeta poderia reproduzir uma realidade da feitiaria antiga. Tambm na cloga VIII de Virglio, pode ser notado este estado de agitao da feiticeira. Anne-Marie (1976, p. 301) acrescenta que este um gesto ritual comum, praticado pelas bacantes que usavam vinho para entrar em xtase. As drogas, o haxixe em especial, eram absorvidas como poes, fumo ou ungentos. Horcio coloca Candia, como no podo V, com os cabelos soltos e em desordem, o que talvez fosse uma forma usada pelo poeta para lhe conferir um aspecto engraado. Seus trajes so reconstrudos pelas indicaes do poeta: Candia usa uma longa toga preta e tem os ps descalos, j em Horcio notamos um esteretipo comum s feiticeiras que dura at os dias atuais.
Eu mesmo vi Candia - solta a grenha, Nus os ps, sobraada a negra toga. (HORCIO, Stiras, I, VIII, 33 e 34).

Em seguida, vemos um rito consagrado na magia de todos os tempos: o uso de figuras com a finalidade de representar o que se quer atingir. As feiticeiras trazem duas esttuas, uma de cera e outra de l, objetos que nos remetem Lei da Similaridade de Frazer imagem e objeto semelhante que serve para sua representao. A cera tem uma maior recorrncia neste tipo de operao, vemos mais referncias a este material nas descries mgicas em diversas obras, mas a l um elemento novo, pouco conhecido. De acordo com J. Pley (TUPET, 1976, p. 303), a l seria usada em prticas mgicas com valores medicinais, religiosos e mgicos por fornecer o material para as bandagens empregadas em curativos, estando associada com o desatar de magias. Esta colocao nos faria supor que o rito descrito nesta Stira seria um ritual que busca desfazer uma magia. Horcio no descreve, como faz no podo V, a vtima da magia, nos permitindo levantar vrias suposies, podendo este rito ser de magia amorosa ou vingativa, o que fato que a figura de l se mostra superior podendo representar Candia ou a pessoa que quer desatar uma magia e a de cera, que amedrontada representa a pessoa que se quer atingir, o feitor do outro ritual. Mas a feitiaria tambm poderia ser para Sagana ou para algum que contratou o servio das feiticeiras. Ao evocar a fria Tisfone, a magia pode demonstrar ter um valor de vingana. Tanto a magia vingativa quanto a amorosa foram comuns em Roma, como demonstram os defixios. Neste momento o espantalho do Deus Priapo no agenta mais ver a cena e emite terrveis sonidos com os quais coloca em fuga as duas feiticeiras.
O tronco me estalou, bem como estala Disparada bexiga. Ei-las em fuga Para a cidade; e no sem grande riso E grande zombaria, cair viras Os dentes a Candia, e vil Sagana A levantada cabeleira, as ervas,

E dos braos os vnculos do encanto. (HORCIO, Stiras, I, VIII, 67 ao 73).

Nos versos acima vemos uma descrio cmica e satrica das feiticeiras, que lhes expe ao ridculo. Candia perde os dentes e Sagana, de cabelos arrepiados, deixa as ervas que recolheu no cemitrio cair dos braos. O fato dos dentes de Candia carem pode nos indicar o uso de uma dentadura o que poderia se referir idade da personagem como uma mulher um pouco mais velha. No podo XVI, intitulado Candia, temos o poeta pedindo feiticeira que no mais use de seus feitios e no se volte contra ele por t-la atacado em seus versos. Ele associa os feitios ao mal, ao inferno, pede por Prosrpina, a Persfone romana, e por Diana, as mesmas deusas que as bruxas pedem por ajuda, Horcio ainda se mostra crente no poder da magia.
Candia eu cedo enfim, e as mos entrego Vencido os conjuros. Humilde, eu te suplico pelo horrendo Trono de Prosrpina; Por Diana tambm, tremendo nume; Pelos mgicos versos Que podem desempenhar dos cus os astros, Que nunca mais profiras Msticas vozes de fatais encantos, Que abandones de todo A veloz roda de infernais feitios. (HORCIO, podos, XVI, 1 ao 11).

O poeta fala da punio se referindo sua idade e trata Candia com carinho. Ele escreve sobre perfumes ao se referir s poes mgicas, o que pode fazer uma aluso ao que colocado por alguns estudiosos de ser Candia uma famosa perfumista amiga de Horcio. Mais uma vez ele mostra acreditar nos sortilgios e pede para que Candia no se vingue dele. Horcio demonstra Ter medo das feiticeiras. A. Kiessiling e R. Heinze (TUPET, 1976, p. 329) acreditam que o acmulo de medo e a inquietude dos espritos supersticiosos pode ser traduzida em um sentimento irnico de superioridade sobre as coisas, o que Horcio parece fazer na Stira VIII, assim, para este poeta a magia deve ser ridicularizada fim de sua desmistificao. (grifo nosso). No podo XVII, intitulado Resposta de Candia, Horcio escreve como em uma simulao as respostas da feiticeira a seus conjuros. Ela diz no perdoar o poeta que atravs de seus versos a tornou a fbula do povo. Candia responde que no ir mat-lo, mas o desgraar, seus dias sero mais longos e ele preferir a morte. 3.2) O poeta Ovdio (43 a.C. 17 d.C.)

Tpico filho da elite romana, Ovdio nasceu na cidade do Lcio e provinha de uma famlia eqestre. Quando jovem foi para Roma continuar seus estudos. Diferente de Horcio, Ovdio no simpatizava com as condies polticas de sua poca, acreditando que Augusto governava como um monarca desptico apesar do esforo para demonstrar o contrrio. O poeta pertencia a uma gerao que no se formou em meio guerra civil e, embora bastante capaz de produzir um poema patritico, j no se interessava muito pelo nacionalismo e pela moral augustana. Freqentando as cortes dos poetas profissionais, notadamente a de Messala, adversrio de Augusto, no alcanou as simpatias do Imperador como Horcio e Virglio. No ano de 8 d.C., o poeta foi mandado para o exlio em Tomos (atual cidade de Constncia na Romnia). Ele descreve as acusaes que o levaram a esse resultado como um poema e um erro, referindo-se ao poema Arte de amar, considerado demasiado imoral para padres impostos por Augusto, pois Ovdio ria cinicamente da sociedade metropolitana refinada. O erro de que o poeta fala, pode estar relacionado com o adultrio da neta de Augusto. Conforme nos indica Grant (1987, p. 238) o Imperador talvez suspeitasse que Ovdio sabia demais e no se calara sobre o que sabia. A maioria dos historiadores acredita que o envolvimento do poeta nos escndalos de Julia foi o fator do exlio de Ovdio, pois Augusto no queria ver sua obra moralizadora ridicularizada com as atitudes de sua neta. O tema freqente da poesia de Ovdio foi o amor[vii], no deixando porm de retratar a feitiaria antiga. Em Ovdio a bruxa uma alcoviteira, ela aparece como uma velha m e h referncias ao arqutipo da bruxa antiga: Media. Poderosa ela faz, na Cano VIII dos Amores, rios voltarem s suas fontes, o cu abrir, renasce o dia, retira sangue da lua, cava um buraco no cho com as prprias unhas, assim como os ces e as bruxas de Horcio na Stira VIII.
Vs, que no conheceis trtea velha, Vil corretora de venais carcias, Lede nos seus versos meus o retrato. - Sorvedouro de vinho a chama o vulgo Nunca livre dos bquicos vapores Viu de Memnos a me o rseo carro; Entende a fundo os mgicos segredos; Os versos canta a feroz Media. E os rios para trs remete s fontes; Sabe a virtude grama, ao rombo em giro, Ao vrus seminal de gua ciosa; Quando lhe apraz, no cu se apinham nuvens; No cu quando lhe apraz, renasce o dia. Eu vi a sua voz, se f mereo, Os astros destilar sangneas gotas, E em cruento rubor tingir-se a lua Suspeito que nas trevas esvoaa, Perdida a antiga forma, e revestido O corpo anosos de encantadas plumas Suspeito... e fama. Dplices pupilas Vibram dos olhos seus fulmneo lume.

Avs e bisavs extrai das campas, E rasga o duro cho cos longos carmens. (OVDIO, Cano VIII, Terceira de Amores, 1 ao 23).

Em Ovdio vemos a metamorfose da feiticeira, ela muda de forma e se reveste de plumas, mata crianas como as de Horcio. Temos ainda a difuso da crena no poder da bruxa de se transformar em striga (espcie de pssaro) em Os Fastos. O termo striga parece ter dado origem ao termo bruxa em latim (striga/ae) e no prprio italiano (bruxaria/stregoneria, bruxo/stregone).
Existem de brutal voracidade Umas infames aves; no j essas, Que de Fineu a mesa espoliavam, Mas da mesma rel; cabea grande, Fito olhar, bico audaz, grisalhas plumas, Garra adunca; esvoaavam pela noite; Onde encontram criana ao desamparo, Que a ama deixou s, prestes a empolgam, Arrancam-na do bero, e a dilaceram; Diz que as lactentes vsceras com os rostros Lhes picam, lhes devoram; tm as fauces Sempre repletas de sorvido sangue. Do estridor, com que as trevas alvorotam, Lhes vem o nome, estrigas se nomeiam. (OVDIO, Os Fastos, Estriges).

Na obra Remdios para o amor e na Arte de Amar, espcies de manual para dores de cotovelo a primeira, e arte da seduo e amor a segunda, Ovdio aconselha as pessoas que no faam uso de prticas mgicas, diz que o caminho do malfico proibido e em nada vale em assuntos amoroso, cita Circe que mesmo depois de usar da magia no consegue atrair Ulisses, cita tambm Media que com todo seu conhecimento mgico no foi capaz de evitar que Jaso se apaixonasse pela filha de Creonte. Ovdio relata ainda o mito de Media na obra As metamorfoses, considerada, por muitos estudiosos, um dos maiores poemas que a Antiguidade nos legou.
Se algum pensa que as ervas malficas da Hemnia[viii] e as artes mgicas podem servir de alguma utilidade, o problema dele. Esse caminho do malefcio proibido. Apolo oferece-nos, com sua inspirao sagrada, recursos incuos. Sob minha orientao, as sombras no sero convocadas a erguerem-se de seus tmulos; uma velha no romper a terra com baixa feitiaria; as plantaes no sero transportadas de um campo para outro[ix]. o disco de febo no empalidecer subitamente [...] de que serviram, princesa de Clquida, as plantas do Fsis, quando desejavas permanecer na casa paterna?[x] De que te valeram, Circe, as ervas de Perseide, quando o vento favorvel levou os navios de Nrito? [...] Tu, pois que buscas para ti socorro em nossa arte, deixa de ter f em sortilgios e magias. (OVDIO, Remdios para o amor). Para a chama do amor alimentar No serviro as ervas de Media As frmulas dos Marsos e os seus mgicos cnticos [...] E tambm Circe Ulisses reteria

Se perdurasse o amor pela fora da magia Nada espere dos filtros Que a cor faria desmaiam face das donzelas. Espalham os filtros a confuso na mente E engendram loucura certamente Longe de ns meios nefastos de empregar Para ser amado deve o homem ser amvel. (OVDIO, Arte de amar, Livro II).

5) A representao da feitiaria feminina como um veculo de moralizao ao homem romano Acreditamos que se analisarmos que tais fontes foram escritas por homens e no sero lidas por mulheres, mas pelos prprios homens de uma mesma camada social, notamos que estas obras so, dentro das motivaes de cada uma, formas de veiculao moral e valores estabelecidos sobre a condio feminina para os prprios homens. Tanto o satrico Horcio, quanto o elegaco Ovdio, buscam definir um campo de conduta e um domnio de regras vlidas para o comportamento do homem romano, colocando a feitiaria como uma prtica essencialmente feminina, indigna do ideal guerreiro do homem romano, cruel, malfica e que deve ser punida. Tais poemas demonstrariam, desta forma, uma forte expresso da diferena do gnero para os romanos, do que jamais permitido ao homem, do que ridculo e tpico de mulheres. No mbito simblico estas referncias a prticas mgicas como basicamente femininas, aludiriam a uma natureza descontrolada da mulher. Diferente ao homem, elas no medem esforos para conseguir o que querem, se amam usam at mesmo da arte malfica e punida que a magia. Entendemos ainda que tais poemas eram formas de Horcio e Ovdio demonstrar preocupaes comuns da transio Repblica-Imprio, preocupaes com a moral do romano atingida pelas influncias estrangeiras, manuteno das tradies e do mos maiorum(costumes dos ancestrais) e reconhecimento de uma identidade do romano, colocando sempre a magia como algo estrangeiro. Assim, a magia estaria como a cobia, a avareza, o adultrio, temas tambm criticados por Horcio, difundida no perodo e colocando em risco o patrimnio tico sobre o qual se estrutura a sociedade romana e que se precisava manter. Os poetas alertam a

sociedade tambm para os perigos da liberdade que as mulheres vinham adquirindo neste perodo. Os casamentos encontravam-se mais livres e Augusto criou mecanismos que puniam adultrios. Acreditamos, ainda, que mesmo que Ovdio no pregue os mesmos idias morais que Augusto e Horcio pregavam, ele no deixa de estar inserido em uma sociedade patriarcal e ver prticas punidas e criticadas, como a magia, como imorais ao homem romano. Segundo Glaydson Jos da Silva (2001, p. 39), devemos considerar que para a elegia a preocupao com que de humor, de ironia permeando os textos, dando sempre a entender a existncia de segundas intenes por parte dos autores. Moldando um dilogo com a camada social que fazem parte, as representaes criadas por estes poetas para a feitiaria nos remeteriam a teoria de Roger Chartier. Para Chartier (1988, p. 17), os grupos sociais criam suas representaes do mundo social, de maneira a impor seus limites e valores, forjando representaes determinadas por seu interesse de grupo. Devemos considerar, tambm, a existncia de uma crena generalizada no poder feminino em agir de maneira sobrenatural que remonta s sociedades antigas clssicas. Excluda dos cultos oficiais e afastada para um lugar marginal, viam na mulher uma maior probabilidade a aproximar-se de prticas consideradas desviantes. Porm, para o mundo romano, objeto de nosso trabalho, as fontes arqueolgicas comprovam uma superioridade masculina no mbito da magia, atravs dos defixios. Tambm as acusaes de magia do perodo remetem a um universo masculino, como por exemplo, as acusaes contra o liberto Furio Cresimo (II sc. a.C.) e contra o filsofo Apuleio (II sc. d.C.). Acreditamos que a preponderncia do masculino na prtica diga respeito s prprias relaes de poder no mundo antigo, limitadas participao feminina, assim os casos mais freqentes de imprecaes mgicas (disputas esportivas, comercias, jurdicas) ficavam restritas aos homens que usavam da magia, considerada como formao de poderes paralelos dentro do Imprio, temida e perseguida pela autoridade oficial. Portanto, a mulher por no ser considerada um perigo iminente a ordem poltica, no participar diretamente do jogo de foras, no representava um perigo maior que o homem quando praticante de magia, o que estava de fato em perigo eram as tradies que deviam ser mantidas, o poderio romano, a identidade construda em um momento de transio poltica. Prticas desviantes, temidas e ridicularizadas jamais poderiam ser algo masculino, principalmente para a elite detentora do poder poltico da qual faziam parte ambos os poetas. 6) Bibliografia 6.1) Fontes documentais

APULEIO. O asno de ouro. Traduo de Ruth Guimares. So Paulo: Editora Cultrix, s.d. _________. Apologia. Traduo, introduo e notas de Santiago Segura Mungua. Madrid: Editorial Gredos, 1980. HORCIO. Obras Completas. Traduo de Elpino Duriense, Jos Agostinho de Macedo Antonio Lus de Seabra e Francisco Antonio Picot. So Paulo: Edies Cultura, 1941. __________. Stiras. Traduo de Antnio Lus Seabra. So Paulo: Jackson Editores Clssicos Jackson, vol. IV. 1952. JUSTINIANO. El Digesto de Justiniano. Tomo III. Libro 48. Ttulo 8. Versin Castellana por A. D Ors, F. Hernndez-tejero, P. Fuenteseca , M. Garca-Garrido y J. Burillo.Pamplona: Editorial Aranzadi, 1975. OVDIO. Remdios para o amor. Traduo, introduo e notas de Antnio da Silveira Mendona. So Paulo: Nova Alexandria, 1994. ________. Os Amores. In: _______. Obras 2 ed. Traduo de Antnio Feliciano de Castilho. So Paulo: Edies Cultura, 1945. ________. A arte de amar. Traduo de Natlia Correia e David Mouro Ferreira. Edio Bilnge. 1992. ________. Os Fastos. Traduo de Antonio Feliciano de Castilho. So Paulo: Jackson Editores, 1952. 6.2) Fontes bibliogrficas BARB, La supervivencia de ls artes mgicas. In: MOMIGLIANO, A. et al. El conflito entre el paganismo y el cristianismo en el siglo IV. Madrid: Alianza, 1989. BAROJA, Julio Caro. As bruxas e o seu mundo. Lisboa: Coleo Janus, s.d. CNDIDO, Maria Regina. Magia do Katdesmos: tchne do saber-fazer. Hlade Revista Eletrnica de Histria Antiga. 3 (1), 2002. p. 23-34. Disponvel no site: <http://www.heladeweb.com.> Acesso em: 19/03/2002. CHARTIER, Roger. A histria cultural: entre prticas e representaes. Traduo de Maria Manuela de Galhardo, Lisboa/Rio de Janeiro: Difel/Bertrand, 1988. FRAZER, James. O ramo de ouro. Traduo de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Crculo do Livro: 1978.

FINLEY, Moses. As silenciosas mulheres de Roma. In: Aspectos da Antiguidade. So Paulo: Martins Fontes, 1991. GRANT, Michael. O Mundo de Roma. Traduo de Jorge Sampaio. Rio de Janeiro: Editora Arcdia, 1987. GRIMAL, Pierre. O sculo de Augusto. Lisboa: Edies 70. Lugar da Histria, 1992. GRAF, Flitz. La magie dans l Antiquit greco-romaine. Ideologie et Pratique. Paris: Les Belles Lettres, 1994. HARVEY, Paul. Dicionrio Oxford de literatura Clssica grega e latina. Traduo de Mario da Gama Kury. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1998. MEIRA, S.A.B. A Lei das XVI Tbuas. Fonte do Direito Pblico e Privado. 2ed. Rio de Janeiro: Forense, 1961. MONTERO, Santiago. Deusas e adivinhas. Mulher e adivinhao na Roma Antiga. Traduo de Nelson Canabarro. So Paulo: Musa Editora, 1998. (Ler os clssicos). REAL, C. A. et al. Religin, superticion y magia en el mundo romano. Cadiz: Encuentros en la Antiguidad. Universidad de Cadiz, 1985 RUSSELL, Jeffrey Burton. Histria da Feitiaria. Feiticeiros, hereges e pagos. Traduo de lvaro de Cabral. Rio de Janeiro: Campus, 1993. SANTOS, Dulce O. Amarante. Prticas mgicas femininas e masculinas nos Reinos Ibricos (1250-1350). Estudos de Histria, Franca, vol. 06 n. 02, 1990. SARIAN, Haiganush. Hcate duplo de Artmis. Uma interpretao da cratera tica de Toronto. Boletim do CPA, Campinas, n. 04, 1997. SILVA, Gilvan Ventura da. Reis, Santos e feiticeiros: Constncio II e os fundamentos msticos da Basilia. 337-361. Vitria: Edufes, 2003. SILVA, Glaydson Jos da. Aspectos da cultura de gnero na Arte de amar de Ovdio e no Satyricon de Petrnio: representaes e relaes. Campinas: Dissertao de Mestrado apresentada na UNICAMP, 2001. TUPET, Anne-Marie. La magie dans la poesie latine. Des origines la fin du rgne dAuguste. Vol. 01. Paris: Les Belles Lettres, 1976.

Notas:

[i]

Professor do Departamento de Histria da Universidade Federal do Esprito Santo (UFES). Aproveito o presente espao para agradecer ao Prof. Dr. Gilvan Ventura da Silva que tem se mostrado sempre solcito s minhas pesquisas. Agradeo tambm minha orientadora, Prof. Dr. Margarida Maria de Carvalho, pelo apoio constante.
[ii]

Estas imprecaes mgicas foram encontradas pelos arquelogos em finas lminas de chumbo, conhecidas como defixios pelos romanos e ktadesmos pelos gregos. O nome destas plaquetas sugere a idia de ligao de uma pessoa ao mundo subterrneo. Ver mais detalhes sobre estes objetos mgicos no texto de Maria Regina Cndido (2002, p. 23-34).
[iii]

Festa romana celebrada no dia 15 de fevereiro, provavelmente em honra ao Deus Fauno. Era um rito de fertilidade, seus celebrantes se reuniam em uma caverna do monte Palatino, onde se supunha que Rmulo e Remo haviam sido amamentados pela loba. Na ocasio realizavam-se sacrifcios de animais e uma corrida em torno do Palatino. Durante a corrida, mulheres posicionadas em torno do monte recebiam chicotadas (o chicote era considerado um objeto de purificao e fertilidade), o que acreditava transmitir fertilidade (HARVEY, 1998, p. 317). Este rito pode ser caracterizado dentro da Lei de Similaridade ou Magia Imitativa, estabelecida pelo antroplogo James Frazer (1978, p.19).
[iv]

Esta mesma distino entre magia enquanto theurgia e magia enquanto goetia feita por autores da poca como Apuleio ao defender-se de uma acusao de praticante de magia (APULEIO, Apologia, XLIII, 2- 6).
[v]

Diana, deusa da caa est associada deusa rtemis grega, que por sua vez est associada a Hcate, ver mais sobre esta analogia em: SARIAN, 1997. Esta deusa aparece tanto neste poema como na Stira VIII.
[vi]

Conhecidas tambm sob a denominao de Ernies, as Frias eram divindades que vingavam crimes, especialmente aqueles contra parentes. Em nmero de trs, Alect, Mgaira e Tisfone, so representadas como mulheres aladas.
[vii]

Ovdio escreveu elegias. Inicialmente definida pelo metro especfico, chamado metro elegaco, a elegia passou a designar um gnero potico que se caracterizou no pela forma, mas pelo assunto: o amor, a tristeza dos amores interrompidos pela infidelidade ou pela morte.
[viii]

A Hemnia era como um nome potico para a Tesslia, terra consagrada das feiticeiras. (nota de rodap n.24 da obra citada). Destacamos que a novela fantstica O asno de ouro de Apuleio, onde h descries de rituais de magia, se passa justamente nesta famosa regio das artes mgicas.
[ix]

Aqui Ovdio reproduz fielmente o texto da Lei das XII Tbuas (Tbua VII) sobre o crime de prtica de magia, que pune quele que acreditavam ter o poder de transportar colheitas de um campo para o seu, ou seja, jogar mau olhado sob a colheita alheia, roubando-a.
[x]

Regio de onde veio Media, segundo a lenda da tragdia homnima.

You might also like