You are on page 1of 11

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de So Paulo

Formao Inicial e Continuada (Decreto Federal n 5.154/04 e Lei Federal n 11.741/08)

PLANO DE CURSO

rea: Manuteno Mecnica Qualificao: Lubrificador Industrial

SO PAULO

Formao Inicial e Continuada Plano de Curso de Qualificao Profissional Lubrificador Industrial SENAI-SP, 2009

Diretoria Tcnica

Coordenao

Gerncia de Educao

Elaborao

Gerncia de Educao Escola SENAI Frederico Jacob

SUMRIO

I.

QUALIFICAO PROFISSIONAL LUBRIFICADOR INDUSTRIAL ................................................... 5

a) b) c)
II.

Objetivo ....................................................................................................................................5 Requisitos de Acesso...............................................................................................................5 Perfil da Qualificao Profissional Lubrificador Industrial......................................................5


ORGANIZAO CURRICULAR............................................................................................................ 6

a) b) c) d)
III. IV. V. VI. VII.

Quadro de Organizao Curricular...........................................................................................6 Enfoque didtico-pedaggico ...................................................................................................6 Ementa de contedo formativo ................................................................................................7 Organizao de turmas ............................................................................................................9
CRITRIOS DE AVALIAO................................................................................................................ 9 CRITRIOS DE APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTOS E EXPERINCIAS ANTERIORES....... 9 INSTALAES E EQUIPAMENTOS................................................................................................... 10 PESSOAL DOCENTE E TCNICO...................................................................................................... 10 CERTIFICADOS .................................................................................................................................. 10

I. a)

QUALIFICAO PROFISSIONAL LUBRIFICADOR INDUSTRIAL1 Objetivo

O Curso de Qualificao Profissional Lubrificador Industrial tem por objetivo o desenvolvimento de competncias relativas a lubrificao de mquinas e equipamentos industriais.

b)

Requisitos de Acesso

Os candidatos ao curso devem: ter concludo o Ensino Fundamental; ter, no mnimo, 14 anos completos.

c)

Perfil da Qualificao Profissional Lubrificador Industrial

Executar lubrificao de mquinas e equipamentos, nas indstrias, planejando e selecionando ferramentas e materiais de acordo com procedimentos e normas tcnicas, de qualidade, de preservao ambiental, de sade e de segurana.

Esta Qualificao Profissional faz parte do Itinerrio Formativo da rea Manuteno Mecnica, disponvel na Intranet, rea Ensino Itinerrios Formativos.

II.

ORGANIZAO CURRICULAR

a)

Quadro de Organizao Curricular

LEGISLAO

UNIDADES CURRICULARES

CARGA HORRIA TOTAL (HORAS)

Decreto Federal n5154/04

Lei Federal n11741/08

Lei Federal no 9394/96

Fundamentos da Lubrificao

100

Lubrificao Industrial
Carga Horria Total

60 160

b)

Enfoque didtico-pedaggico

Os processos de ensino e de aprendizagem devero ser desenvolvidos com a utilizao de diferentes mtodos, estratgias e tcnicas, tendo em vista a aquisio de capacidades tcnicas, sociais, organizativas e metodolgicas e conhecimentoos definidos como contedo formativo e necessrios para o desempenho profissional do Lubrificador Industrial. Desse modo, o curso dever ser desenvolvido a partir da proposio de situaes contextualizadas e desafiadoras, tais como situaes-problema que envolvam tarefas, operaes ou ensaios. Assim, toda e qualquer a ao docente, tendo em vista o desenvolvimento das aulas, deve ser planejada considerando as capacidades tcnicas definidas na ementa de contedo formativo da unidade curricular, tendo em vista as competncias explicitadas no perfil da qualificao profissional. Ademais, o processo de avaliao deve estar centrado principalmente nos resultados demonstrados pelo aluno durante a realizao das situaes contextualizadas propostas.

c)

Ementa de contedo formativo

MDULO DE QUALIFICAO LUBRIFICADOR INDUSTRIAL Unidade Curricular: Fundamentos da Lubrificao - 100 horas CONTEDO FORMATIVO
Capacidades Tcnicas Ler e interpretar desenho tcnico Interpreta desenho de Mquinas; Elaborar croquis Aplicar normas tcnicas Identificar elementos de mquinas; Diferenciar aplicaes dos elementos de mquinas Utilizar elementos de mquinas. Conhecimentos 1. Desenho tcnico: 1.1. Conceitos; 1.2. Perspectiva isomtrica; 1.3. Projeo ortogonal; 1.4. Linha: 1.4.1. tipos, 1.4.2. aplicaes. 1.5. Vistas; 1.6. Cotagem; Capacidades sociais, organizativas e metodolgicas: Trabalhar em equipe Ser observador Ser organizado Ter responsabilidade Ter concentrao Ter iniciativa 1.7. Escalas; 1.8. Corte: 1.8.1. total, 1.8.2. parcial, 1.8.3. composto, 1.8.4. meio( encurtamento; omisso; seo) 1.9. Projeo ortogonal 1.10. Vistas: 1.10.1. auxiliar; 1.10.2. indicao. 1.11. Rotao de elementos oblquos; 2. Acabamento superficial; 2.1. Tolerncia: 2.1.1. dimensional; 2.1.2. geomtrica. 3. 4. Elementos padronizados de mquinas Desenhos: 4.1.1. conjuntos, 4.1.2. detalhes. 5. Croqui: 5.1.1. conjunto; 5.1.2. detalhes. 6. Elementos: 6.1. de fixao;

6.2. de vedao; 6.3. Elementos de transmisso 7.


8. Mancais; Rolamentos.

MDULO DE QUALIFICAO LUBRIFICADOR INDUSTRIAL Unidade Curricular: Lubrificao Industrial - 60 horas CONTEDO FORMATIVO
Capacidades Tcnicas Aplicar normas tcnicas, ambientais e de sade e segurana no trabalho; Sinalizar pontos de lubrificao; Selecionar material de limpeza; Selecionar ferramentas; Retirar excessos de lubrificantes; Liberar mquinas e equipamentos lubrificados; Preencher relatrios e registros de ocorrncias; Monitorar o desempenho de mquinas e equipamentos; Identificar anomalias; Verificar a ocorrncia de impurezas em lubrificantes; Colaboram na elaborao de planos de lubrificao; Aplicar normas tcnicas referentes lubrificao; Realizar inspees preventivas; Interpretar ordem de servio; Interpretar plano de lubrificao; Identificar ferramentas, acessrios e instrumentos especficos; Retirar amostras de lubrificantes para anlise; Lubrificar mquinas e equipamentos; Preencher requisies; Capacidades sociais, organizativas e metodolgicas: Trabalhar em equipe Ser observador Ser organizado Ter responsabilidade Ter concentrao Ter iniciativa 3. 4. 5. 6. 7. Conhecimentos 1. 2. Ordem de servio; Lubrificao: 2.1. Princpios; 2.2. Aplicao Lubrificantes; Aditivos; Graxas; Lubrificao de equipamentos; Planejamento da lubrificao; Normas:

8.

8.1. Tcnicas da qualidade; 8.2. Ambientais; 8.3. De sade; 8.4. De segurana;

d)

Organizao de turmas

As turmas devem ser organizadas com um nmero mximo de alunos em funo da capacidade dos ambientes pedaggicos e com um nmero mnimo que garanta a auto-suficincia do curso, considerando, prioritariamente, a qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem e o desenvolvimento das aulas dentro do enfoque didtico-pedaggico proposto.

III.

CRITRIOS DE AVALIAO

Os critrios de avaliao, promoo, recuperao e reteno de alunos so os definidos pelo Regimento Comum das Unidades Escolares SENAI, aprovado pelo Parecer CEE n 528/98, e complementados na Proposta Pedaggica da unidade escolar.

IV.

CRITRIOS DE APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTOS E EXPERINCIAS ANTERIORES

Em conformidade com o artigo 11 da Resoluo CNE/CEB n 4/99, a Unidade Escolar: poder aproveitar conhecimentos e experincias anteriores, desde que diretamente relacionados com o perfil profissional de concluso da respectiva qualificao ou habilitao profissional, adquiridos: I - no ensino mdio; II - em qualificaes profissionais e etapas ou mdulos de nvel tcnico concludos em outros cursos; III- em cursos de educao profissional de nvel bsico, mediante avaliao do aluno; IV - no trabalho ou por outros meios informais, mediante avaliao do aluno; V - e reconhecidos em processos formais de certificao profissional. A avaliao ser feita por especialistas da Unidade Escolar, especialmente designados pela direo, atendidas as diretrizes e procedimentos constantes na proposta pedaggica.

V.

INSTALAES E EQUIPAMENTOS

Para o desenvolvimento das aulas devem ser utilizados os mesmos ambientes pedaggicos e equipamentos existentes para os cursos regulamentados da mesma rea tecnolgica, incluindo-se a Biblioteca que dispe de acervo bibliogrfico adequado para o desenvolvimento do curso e faz parte do sistema de informao do SENAI.

VI.

PESSOAL DOCENTE E TCNICO

O quadro de docentes para o curso de Qualificao Profissional Lubrificador Industrial deve ser composto, preferencialmente, por profissionais tcnicos, com formao e experincia profissional condizentes com a qualificao.

VII. CERTIFICADOS

Para a qualificao profissional concluda ser conferido o certificado de Lubrificador Industrial.

10

CONTROLE DE REVISES REV. DATA 00 jun/ 2009 01 Nov/2009 NATUREZA DA ALTERAO Elaborao do Plano Alterao do Requisito de acesso Idade

You might also like