You are on page 1of 16

SNTESE NOVA FASE

V.

25

N.

81 (1998): 233-248

ARISTTELES E O AGIR ECONMICO

Arnaldo Fortes Drummond UFOP MG

Resumo: Este texto trata da relao indissocivel entre tica e Economia, segundo a concepo praxeolgica clssica da tica e da Metafsica. O retorno ao paradigma clssico de cincia visa a que a Economia deixe de ser a disciplina tcnica que, desde a Economia Poltica Clssica, se fundamenta em modelos abstratos e quantitativistas. Pretende-se uma inflexo humanizadora para construir uma teoria do agir econmico a partir dos escritos econmicos aristotlicos que so tica a Nicmaco 5.5 e Poltica 1. 3-5. Eles constituem a primeira sistematizao categrica e base sobre a qual se referenciou a cincia econmica moderna, ainda que desprezando a fonte tica e metafsica do pensamento econmico de Aristteles. Palavras-chave: Aristteles, Economia Poltica, tica, Humanismo. Abstract: This text deals with the inseparable relationship between Ethics and Economics, according to the classical praxeological concept of Ethics and Metaphysics. The revival of the classical paradigm of science aims at seeing Economics no longer as a technical subject which, since the classical political economy, has been fonded on abstract and quantitative models. It intends a humanitarian inflection in order to construct a theory of economic action from the standpoint of Aristotle's Economical works as found in the Nicomacean Ethics 5.5 and Politics 1.3-5. They constitute the first categorical systematization and on which is referenced the modern economic science, although not considering the ethical or metaphysical sources of Aristotle's economic thoutght. Key words: Aristotle, Political Economy, Ethics, Humanism.

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 81, 1998

233

Coube-lhe a primeira sistematizao, do ponto de vista econmico, das categorias valor de uso e valor de troca e as decorrentes noes de dinheiro, riqueza e produtividade, proporcionando a identificao do campo epistemolgico daquela que seria, a partir do sculo XVII, a primeira das cincias humanas, a Economia Poltica Clssica. Na teoria monetria aristotlica, encontram-se trs das quatro funes bsicas do dinheiro meio de troca, equivalente geral e reserva de valor . Shumpeter afirma que ela permaneceu nica at final do sculo XIX1. Qual o segredo do vigor do pensamento econmico aristotlico dois mil e quatrocentos anos depois? Por que Aristteles abordou com extrema acuidade os fenmenos econmicos mesmo que a cincia do seu tempo desprezasse, por preconceito, os assuntos relativos ao comrcio e produo e aquela sociedade escravista constitusse para si reserva ideolgica contra a investigao do mundo do trabalho? O pensamento econmico sempre recorreu paternidade aristotlica para se fundamentar. Aristteles citado trs vezes em Riqueza das Naes embora sem o devido destaque2. Marx reconhece-lhe a criao de princpio ontolgico da Economia a comensurabilidade como fundamento do valor. E os neoclssicos3 constroem uma teoria de preos baseada no valor-utilidade, julgando-se os mais aristotlicos.
JOSEPH SCHUMPETER, History of Economic Analysis. (Oxford, 1954, 62-3), in SCOTT MEIKLE, Aristotles Economic Thought, 87. Faltou a Aristteles apenas a identificao da funo do dinheiro como crdito ou financiamento porque no havia tal prtica no seu tempo. 2 Adam Smith cita Aristteles de passagem; e Ricardo, nem isso. No entanto, sem o concurso do pensamento aristotlico, ambos no teriam formulado a teoria econmica que os notabilizou como principais expoentes da Economia Poltica Clssica. Ver SCOTT MEIKLE, op. cit.,110. 3 Escola de pensamento econmico, tambm denominada escola marginalista, foi fundada em 1870 a partir da obra dos economistas Karl Menger, em Viena, Lon Walras, em Lausanne, e William Jevons, em Cambridge. Fundamentou-se na teoria subjetiva do valor, em contraposio teoria do valor-trabalho que marcou a Economia Poltica Clssica e Marxista,. Criou o conceito de valor-utilidade, segundo o qual o valor de uma mercadoria seria decorrncia de sua utilidade final. A teoria econmica anterior, de carter globalizante, cede lugar para os atos econmicos a partir das preferncias individuais e da anlise quantitativa dos fatores econmicos e suas combinaes. PAULO SANDRONI , Novo dicionrio de economia, 257.
1

I Aristteles redivivo

ristteles considerado pai da Economia.

234

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 81, 1998

Entretanto, embora a sombra de Aristteles o mantenha redivivo, seu pensamento econmico nunca foi examinado como unidade. Isso tem implicao fundamental na ruptura do estatuto de integralidade do paradigma clssico de cincia que considera a metafsica indissociada da tica e da economia, nos domnios da praxis. Como racionalidade especulativa, a metafsica para Aristteles o modelo gnosiolgico por excelncia e, por isso, ele a denomina filosofia primeira; no entanto, nos campos tico e poltico, sobretudo a racionalidade prtica praxis que se exerce4. Necessrias interpretao dos assuntos econmicos, ambas racionalidades tornam a economia ao mesmo tempo metafsica e praxeolgica, isto , cincia do agir econmico5. Na opinio de Meikle, a compreenso desse ordenamento aristotlico teria evitado os equvocos de toda a cincia econmica sem exceo a economia poltica clssica, o pensamento de Marx e sobretudo a teoria neoclssica, a saber: 1) O pressuposto ontolgico para as relaes econmicas como relaes de troca a comensurabilidade, a referncia que antecede qualquer medida expressa no valor-de-troca ou no dinheiro. No entanto, a comensurabilidade uma aporia para a metafsica aristotlica porque visa a um critrio objetivo de medida entre bens naturalmente diversos e, pois, rigorosamente incomensurveis entre si. Mesmo Aristteles, tendo conscincia desse enigma, postula soluo analgica baseada nas diversidade que h entre os homens e o desejo de trocar os bens para cobrir diferentes necessidades. J que no se pode comparar qualidade e quantidade, a necessidade induz a um critrio objetivo a fim de que os bens diversos atendam as expectativas tambm diversas. A aporia identificada por Aristteles e a sua parcial decifrao chegam a duas concluses:
4 A principal tese de MEIKLE, op. cit., demarca virada no pensamento econmico. Para ele, equvocos e ambigidades na interpretao dos escritos econmicos de Aristteles devem ser atribudos essencialmente dissociao de Metafsica e tica que a Modernidade instituiu e passou a ser novo paradigma de cincia. Todos os pensadores de economia, sem exceo, caram sistematicamente nesse erro fatal e, por isso, no souberam extrair a verdadeira compreenso da obra aristotlica. Mesmo a crtica de Marx, embora mais prxima da fonte, padece do mesmo vis. A economia fica diante do seguinte antema: ou reconhece a paternidade aristotlica, o que implica no deslocamento do eixo epistemolgico em direo racionalidade prtica, ou decreta a orfandade se quiser permanecer no paradigma dos modelos abstratos e quantitativistas. (Ver resenha do livro de Meikle, no nmero anterior de Sntese). 5 Na dissertao de mestrado tica e economia: abordagem da ontologia do agir econmico , busco concluir, a partir da virada proposta por Meikle, que a economia antes de tudo uma cincia do agir econmico. Nela imprescindvel a perspectiva finalista de aperfeioamento da humanidade que marca a racionalidade praxeolgica, sobretudo a tica.

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 81, 1998

235

a) Se a categoria central da economia valor-de-troca no pode ter uma soluo tcnica em si mesma porque a comensurabilidade no tem estatuto ontolgico rigoroso (no substncia porque no qualidade; por ser intrnseca, no atributo agregvel, nem pode ser considerada categoria de relao), a economia como objeto cientfico est sempre fragilizada. Toda cincia econmica posterior que tentou resolver o enigma qual a medida do valor? , esteve enredada em problematizao insolvel. Marx chegou mais prximo; mas h abismo intransponvel entre trabalho geral abstrato, fundamento do valor-de-troca, correspondente comensurabilidade aristotlica, e sua medida rigorosa que o tempo de trabalho socialmente necessrio. No aleatrio, portanto, que a teoria do valor marxista no se tenha efetivado apesar do rigor de sua formulao. A anlise econmica que prevaleceu teve que postular uma teoria dos preos para explicar a real medida de troca entre os produtos. b) A resoluo econmica por analogia evoca sempre a condio humana para a soluo dos problemas, como o da comensurabilidade, cuja natureza s se transforma em medida analogicamente, isto , induzida pelas diversas necessidades da natureza humana. Isto refora a filiao praxeolgica como sada dos impasses que no encontrariam resoluo se permanecessem com fundamento estritamente tcnico. 2) A comensurabilidade o contedo da medida, e a forma o valorde-troca. O dinheiro apenas a unidade convencionada de medida, o correspondente provisrio da efetiva comensurabilidade. 3) O dinheiro j caracterizado em Aristteles como equivalente universal e reserva de valor. Pode ser admitido, ento, como valor-de-uso virtual porque seu papel substituir provisoriamente os bens. A condio provisria do dinheiro como medida o torna correspondente ao valor-de-troca sem pertencer, a rigor, ao domnio metafsico da quantidade. Por sua vez, como equivalente universal e reserva de valor, o dinheiro representa o valor-de-uso que h na possibilidade de tornar-se bem sem, contudo, participar da categoria qualidade porque representa abstratamente todos os bens. Essa ambigidade (medida/valor-de-troca/quantidade ou equivalente geral/valor-deuso/qualidade) permitiu a Aristteles atribuir ao dinheiro a condio virtual de ser destinado boa ou m utilizao. A investigao ontolgica da natureza do dinheiro por Aristteles ainda suscita impasses. Na sua metafsica, tudo que informe ilimitado e, por isso, no corresponde lgica do ser limite , a forma por excelncia. Alm de moral, sua desconfiana em relao ao
236 Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 81, 1998

dinheiro sobretudo metafsica uma vez que dinheiro, como riqueza abstrata, informe. Na atualidade, o predomnio do campo financeiro em que dinheiro suscita dinheiro, numa ciranda infindvel, no seria, ento, devido ao seu carter ilimitado, um mal para Aristteles? Na tradio socrtico-platnica em que metafsica no se aparta de tica6, Aristteles sistematiza as categorias do universo econmico tratadas em poucas pginas da tica a Nicmaco e da Poltica. Nelas a racionalidade se justificava enquanto o melhor dos fins. Anteriormente, Plato abordara noes econmicas, porm numa conceptualizao exclusivamente tica. o que ocorre com a diviso do trabalho7 baseada nas virtudes pblicas. Nesta acepo, os indivduos seriam organizados numa sociedade de trabalho de acordo com a vocao profissional ou aptido natural. Na Repblica, Plato faz conflurem o saber e a virtude na melhor organizao poltica da sociedade, derivando da as noes do que seria posteriormente considerado pela cincia econmica diviso do trabalho e setorizao da economia8. O ideal de vida humana representada na polis determinaria um tipo de diviso vocacional do trabalho, tendo em vista que s mediante a virtude pblica e a felicidade coletiva so potencializadas a virtude privada e a felicidade individual. Na caracterizao platnica, o desenvolvimento tico da polis torna homlogos equilbrio social e identidade profissional.

II Aristteles: ainda enigma


Ao propor a crtica da Economia Poltica, Marx parte da mesma categoria valor, com que Aristteles identificou a essencialidade do mundo econmico. Numa passagem do Capital, tributa-lhe a descoberta, afirmando que Aristteles s no desvendou inteiramente o mistrio da categoria valor porque o trabalho no poderia ser considerado a fonte de comensurabilidade dos bens, naquela sociedade escravista. Pelas limitaes de carter ideolgico, a escravido exclui6 O pensamento socrtico-platnico considera o saber terico como fonte da tica. Por isso, uma tica caracterizada como intelectualista e definida mais precisamente como virtude-cincia. Em contraponto ao intelectualismo platnico, a tica aristotlica atribui significado cientfico experincia sendo, ento, caracterizada como prtica. Embora matizadas, ambas as correntes formam a mesma tradio teleolgica na qual no h fundamento tico sem finalidade e o bem o ltimo dos fundamentos ontolgicos da cincia. Logo, o saber tico. 7 Embora aborde o tema, Plato no cunhou a expresso diviso do trabalho que s ser formulada na Economia Poltica Clssica. 8 Tratados tambm em Leis.

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 81, 1998

237

ria totalmente a possibilidade de reconhecimento do trabalho como fundamento do valor dos bens 9. Mas, ser que o mistrio da comensurabilidade dos bens est inteiramente desvendado na conceptualizao de Marx da categoria valor-trabalho? Mesmo conhecedor da fonte aristotlica da qual faz referncia, Marx no pode ser redimido de interpretao equivocada. Ele e toda a cincia econmica desvincularam a base metafsica do pensamento econmico de Aristteles, comprometendo definitivamente a interpretao correta10. A cincia econmica ainda se defronta com a mesma aporia aristotlica: como medir o valor dos bens, se o bem uma substncia, portanto, qualidade e a medida quantidade, duas categorias irredutveis entre si na metafsica aristotlica? Marx no resolve a aporia ao atribuir fora de trabalho quantidade comum s formas de trabalho e, portanto, determinadora de medida entre as mercadorias. No entanto, ao reconhecer que a fora de trabalho no s varia ao longo da histria, como tambm entre os prprios trabalhadores do mesmo ramo de atividade, deixa implcita a qualidade ou substncia como atributo da fora de trabalho, retirando-lhe a possibilidade de ser unidade pura de medida entre os bens. Por isso, como unidade de medida, a fora de trabalho s pode ser expressa atravs da categoria abstrata que, para Marx, o tempo de trabalho socialmente necessrio. Da construo de Marx, resultam as seguintes concluses que retomam Aristteles: a) A comensurabilidade para Aristteles era a substncia comum entre os bens, mas inexprimvel rigorosamente porque no se podem tornar equivalentes qualidades distintas. b) Da mesma forma, o tempo de trabalho socialmente necessrio inexprimvel ou sua determinao to complexa e inatingvel que a dinmica das trocas atribui preo na avaliao das mercadorias, e no, valor. Marx no sai do crculo aportico de Aristteles porque a sua unidade de medida de valor tempo de trabalho socialmente necessrio jamais pode se tornar equivalente qualidade ou substncia dos bens porque categoria abstrata, e no singular. c) Rigorosamente, no h possibilidade de uma metafsica da troca entre bens distintos em Aristteles, em Marx e em nenhuma cincia econmica. O valor ou unidade de medida para a troca e
O gnio de Aristteles resplandece justamente na sua descoberta da relao de igualdade, existente na expresso do valor das mercadorias. Somente as limitaes histricas da sociedade em que viveu impediram-no de descobrir em que consiste, verdadeiramente, essa relao de igualdade. K. MARX,. O Capital, livro 1, v. 1, cap. 1, 68 10 Ver SCOTT MEIKLE, op cit.
9

238

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 81, 1998

comercializao dos bens no segue lei objetiva e universal como prope a cincia demonstrativa. A decorrncia ontolgica do retorno a Aristteles que a cincia econmica no pode ser tecnicamente comprovvel visto que sua principal categoria o valor no demonstrvel. A decorrncia tica que no h troca justa no sentido de equivalncia absoluta entre produtos diversos. Numa espcie de resoluo da aporia da comensurabilidade dos bens, Aristteles postula a homologia entre a condio poltica da natureza humana e as relaes de troca de bens. Tal equivalncia seria possvel porque o ser humano, animal poltico, s se completa na cidade, entendida como a organizao pblica por excelncia, e no pode haver convivncia entre indivduos diferentes sem que se atendam aos respectivos desejos e expectativas atravs de intercmbio. Aristteles busca, ento, na praxis a resposta de um enigma tcnico. A resoluo poltica mais precisamente, praxeolgica, e no, tcnica dos fundamentos do valor dos bens determina o campo epistemolgico do que seria a cincia econmica na concepo de Aristteles. Os neoclssicos, por no entenderem isso, levaram ao extremo o equvoco de buscar fundamento exclusivamente tcnico para a teoria do valor em Aristteles. o que ocorre com a apropriao do conceito aristotlico chreia necessidade/utilidade como fundamento tcnico do valor. Julgando-se proprietrios dos fundamentos aristotlicos, os neoclssicos criam a teoria do valor-utilidade para explicar tecnicamente a comensurabilidade dos bens. E, mais realistas que o rei, consideram que, finalmente, os bens poderiam ser medidos conforme sem xito dizem, pretendera Aristteles: um bem valeria tantos teis. Eliminam a distino bsica entre valor de uso e valor de troca muito bem delineada nos escritos econmicos de Aristteles acima assinalados: com ou sem til, continuaria intransponvel para Aristteles a distncia que separa a substncia de um bem valor de uso e a unidade de medida valor de troca que vai equipar-lo a outro bem de qualidade distinta11. O conceito de chreia necessidade , traduzido pelos neoclssicos como utilidade, para Aristteles uma postulao da condio poltica do ser humano. Assim tomado, chreia significa que a convivncia inerente natureza humana e implica necessidade permanente de troca para atender s diferenas individuais. A troca, portanto, no se d pela equipa11 MEIKLE a faz crtica demolidora. Os neoclssicos no teriam entendido o elementar dos escritos econmicos de Aristteles, onde assinalada a distino absoluta entre valor de uso e valor de troca. Nem a sua metafsica, visto que valor de uso diz respeito a qualidade e valor de troca, a quantidade, categorias irredutveis entre si. Op. cit., 68.

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 81, 1998

239

rao rigorosa dos bens. Ao contrrio, porque os indivduos no so iguais e o homem um animal poltico, possvel a troca mesmo sendo os bens diferentes. A concluso coerente com o pensamento aristotlico que, na organizao poltica da comunidade humana, encontra-se a resposta para o impasse tcnico de localizar um ndice que corresponda ao valor dos bens. Esta resposta situa a economia sobretudo no terreno da praxis. Portanto, para ser rigorosamente aristotlico, no se pode retirar a economia dos domnios da tica e da Poltica porque neles, respectivamente, vo confluir os enigmas levantados pelas categorias prprias do universo econmico strictu senso.

III Economia: praxis e poiesis


A cincia moderna autonomizou o campo de investigao da economia, criando categorias abstratas para responder de forma isolada aos fenmenos do mundo econmico. Permanece, contudo, a irresolubilidade da principal questo desta cincia humana: o que o ser da economia? Contornar esta aporia a partir da prpria lgica das categorias abstratas insistir em impasse recorrente ou permanecer em tautologias do tipo a economia a cincia que administra os recursos escassos. Superar tal impasse metafsico restabelecer o vnculo com a Poltica e a tica para que a economia responda ao que constitui o fundamento do saber praxeolgico e o ser humano possa realizar o ideal da felicidade. Assim, o paradigma aristotlico de filiar a economia ao domnio da praxis permanece atualizado. Por outro lado, h o fazer econmico que se encerra no domnio poitico ou propriamente tcnico. Ele institui uma segunda lgica que no se reduz praxis, mas tambm no pode ser dela isolada, como tem feito a cincia econmica. A conciliao possvel com o paradigma praxeolgico faz submeter tais categorias ao novo eixo epistmico do agir econmico. Assim, a resposta tcnica economia tem que levar em conta a permanente dvida metafsica sobre sua essncia: o desenvolvimento da humanidade do ser humano. A virada praxeolgica de retorno a Aristteles implica na reestruturao da cincia econmica na direo do agir12. Murphy outro autor bsico
12

Na dissertao de mestrado, op. cit., busquei demonstrar que a necessidade da virada praxeolgica em direo a Aristteles implica na reestruturao da cincia econmica como cincia do agir econmico. Por isso, o subttulo do trabalho denomina-se Abordagem da ontologia do agir econmico. O tema ainda no foi investigado

240

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 81, 1998

em relao a esta virada cuja obra13 recorre ao paradigma econmico aristotlico para extrair, dentre outras, trs concluses a destacar: a) equivocada a interpretao que atribui a Aristteles a origem da separao de tica e Economia. b) O desenvolvimento moral na relao de trabalho o principal fator de produtividade e eficincia embora ele exija organizao mais complexa. Na concepo clssica, a moral por excelncia a que trata dos fins visando perfeio do agente, que a mais plena quando se trata de um trabalho com identidade profissional ou vocao. O desenvolvimento moral implica, portanto, em estmulo inigualvel devido indissociabilidade entre finalidade do trabalho e realizao pessoal. c) A trade aristotlica physis ethos nomos institui, ao mesmo tempo, duas ordens hierrquicas de rigor cientfico, de acordo com: a) necessidade; b) intencionalidade. Na trade aristotlica, de acordo com o padro necessitarista, o maior grau de certeza ocorre na investigao da natureza; em segundo lugar, na tica, porque intervm a liberdade e, em terceiro, nos fenmenos propriamente da criao cultural. Por outro lado, o prprio Aristteles que atribui mesma trade uma hierarquia de saber segundo a intencionalidade. Para ele e toda tradio socrtico-platnica, at a natureza tem finalidade. Aristteles no consideraria nenhuma forma de saber, nem mesmo o tcnico ou poitico, sob o ngulo da neutralidade cientfica que o paradigma cartesiano instituiu ao estabelecer relao estrita de causaefeito para explicar cientificamente os fenmenos. A cincia aristotlica divide as formas de saber em theoria, praxis e poiesis, sem perder a perspectiva de unicidade dos saberes, segundo a mais plena realizao da felicidade humana, o bios theoretikos. A rigor, no existe no pensamento de Aristteles a separao entre Economia e tica, nem mesmo segundo a melhor justificativa moderna, proveniente da ontologia14 empiricista de Hume para a qual a Economia se ocupa da descrio dos fenmenos, e a tica trata da finalidade ou devir. No pensamento socrtico-platnico e aristotlico, no h nenhuma forma de saber, nem a mais tcnica, desprovida de
e teria, a meu ver, campo epistemolgico conexo Antropologia Filosfica por tratar da atividade econmica relacionada natureza singular do ser humano. 13 JAMES BERNARD MURPHY, em obra ainda indita no Brasil, tambm resenhada no nmero anterior de Sntese, outra fonte que propugna a virada praxeolgica da economia. 14 Metafsica e Ontologia so tomados aqui como termos equivalentes.

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 81, 1998

241

finalidade. A metafsica ato-potncia uma resposta aristotlica aporia entre ser e devir. Por isso, uma investigao verdadeiramente aristotlica no pode dissociar tica e Metafsica de nenhum campo especfico de conhecimento, muito menos da Economia15. Postular, portanto, como fez Aristteles, analogia entre Economia e estes dois campos, em resposta ao problema da comensurabilidade, pode no traduzir a perspectiva da cincia moderna de buscar equaes estritamente demonstrativas; amplia, no entanto, a lgica econmica para domnios culturais que o desenvolvimento poltico e moral iro estabelecer. Afinal, no so perspectivas muito mais abrangentes e humanizadoras que as foras cegas de mercado a mo invisvel de Adam Smith que o neoliberalismo tornou redivivo como ultima ratio? A lio atualizada de Aristteles que a Economia no cincia demonstrativa e suas categorias no podem ser abstratas a ponto de correrem ao largo da crescente desagregao da humanidade, com explorao de povos e naes, injustia social, guerra, conflito racial em nome de uma globalizao e competitividade estritamente econmica, como se isso no fosse valor que implica necessariamente em hegemonia de poder e riqueza!

IV A diviso do trabalho
Adam Smith atribui tamanha importncia diviso do trabalho que o primeiro captulo de Riqueza das Naes dedicado a essa categoria. No entanto, d-lhe fundamento inteiramente novo em relao origem platnica. Smith a toma numa perspectiva exclusiva de tcnica produtiva. A diviso vocacional do trabalho de Plato substituda pela diviso tcnica. A primeira centra-se na humanidade do homem; a segunda, no potencial da mquina16. A diviso tcnica do trabalho de Adam Smith uma concepo de produtividade17, baseada na estrita relao entre o trabalhador e
A Economia considerada captulo da tica e da Poltica por Aristteles. Para os clssicos, produtividade e realizao pessoal formam equao moral de equilbrio poltico da cidade. Na Economia Poltica Clssica, a produtividade exclusiva da mquina que ganha autonomia em relao pessoa. Tal concepo s foi possvel porque a Modernidade consagrou novo princpio de cincia que separou Metafsica de tica. 17 MURPHY chama ateno para as diversas concepes de produtividade mesmo num dado momento histrico. Op. cit., 17.
15 16

242

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 81, 1998

mquina. Ela foi exacerbada no fordismo-taylorismo, orientando a organizao do trabalho industrial desde o final do sculo passado at aproximadamente meados deste sculo, inclusive nos pases do socialismo real, e ganhou plena caracterizao em Tempos Modernos, de Chaplin. A tcnica uniformiza a rotina, forma ainda mais acentuada de trabalho alienado do que aquela caracterizada por Marx num perodo do capitalismo em que o embrutecimento e a compartimentao industriais j isolavam o trabalhador na cadeia de produo, tornando-o alheio ao fruto do seu trabalho. No taylorismo, aumenta a dissociao entre o trabalhador e o ser humano; busca-se o maior adestramento ao equipamento ou instrumento de trabalho: quanto menos inteligente e espiritualizada for a funo, maior a produtividade. A realizao atravs do trabalho ainda permanece quimera. Mesmo sem a privao da liberdade individual da escravido, o trabalho continua sendo fora estranha subjetividade do trabalhador. Mantm-se em carter compulsrio de obrigao ou dever social tanto nas formas brutais de escravismo como na economia capitalista globalizada dos nossos dias. A realizao pessoal, que seria atingida atravs dele, no , todavia como alardeiam os arautos do liberalismo , deslocada para o tempo livre que, por sua vez, inacessvel grande maioria da humanidade porque o nus do trabalho e as precrias condies de sobrevivncia lhe retiram a oportunidade. Como fator de auto-realizao, o tempo livre torna-se, a rigor, um paradoxo numa sociedade em que a pessoa somente reconhecida pela funo produtiva que desempenha. A sociedade humana tem sido at o presente desmotivada para o trabalho. O que explica, em parte, o af em substitu-lo pela mquina, tendo em vista o conflito nas relaes de trabalho ao longo da histria. Murphy chama ateno, no entanto, para a correspondncia entre produtividade e diviso do trabalho segundo a motivao. Ele visa a caracterizar uma diviso moral ou poltica do trabalho, e no a tcnica, como tem prevalecido. A produtividade seria vista sob a tica da potencialidade humana e no da mquina. Trata-se da recuperao ontolgica do seu sentido visto que pela virtualidade humana que se inventam as mquinas18. A motivao no trabalho est diretamente relacionada identidade da pessoa com a funo que desempenha, traduzida em finalidade ou satisfao. Segundo Murphy, permitir ao trabalhador integrar os destinos do seu trabalho, participando diretamente do objetivo da produo e, em ltima anlise, da economia, despertar potencial que os sistemas econmicos at ento abafaram: o desenvolvimento econmico conexo ao desenvolvimento moral, ou a economia moral do trabalho. Isto levaria a ndices jamais atingidos de produtividade uma vez que o trabalho
Murphy menciona pesquisas da psicobiologia que mostram ser a motivao o maior fator de produtividade.
18

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 81, 1998

243

estaria associado auto-realizao pessoal e social. E o esforo produtivo seria direcionado para melhor aproveitamento dos recursos no renovveis e maior qualidade dos produtos, fim de inmeras fbricas e atividades que comprometem a sade fsica e mental, alm naturalmente do fim da indstria blica porque, moralmente, no haveria trabalhador identificado com o destino do produto voltado para destruir o ser humano. A diviso poltica e moral do trabalho associaria os critrios de eficincia produtiva, realizao profissional e desenvolvimento da humanidade. Tais concluses ainda so projetivas19, visto que, na caracterizao de Murphy, nenhum sistema produtivo at hoje associou pari passu o desenvolvimento tcnico e o moral. No entanto, isoladamente, notrio o prodgio da vocao profissional sobretudo nas artes ou o empenho de contendores numa guerra santa ou cruzada ideolgica. Nestes casos, em que o desempenho ultrapassa os limites, a produtividade impensvel sem a motivao. Considerar a motivao como principal fator de produtividade pensar a Economia sob a tica da ontologia do agir econmico cuja essncia a integralidade do ser humano como ser de finalidade. A correspondncia tica entre produtividade e diviso do trabalho o retorno ao sentido platnico-aristotlico da indissociabilidade de Economia e tica. Tal postulao retira a Economia do campo da cincia abstrata, no qual prevalecem os indicadores quantitativistas e a irracionalidade apriorstica do mercado, inserindo-a no domnio da praxis onde a finalidade de realizao humana determina as solues. Ao mercado, a mais irracional das instncias econmicas, caberia o papel auxiliar de aferio e controle, jamais o de determinar as polticas econmicas20.

V Retorno ao agir econmico: reencontro de tica e economia


As primeiras investigaes sistemticas da Economia no mundo grego clssico se deram no domnio praxeolgico da tica e da Poltica. Portanto, o saber econmico se identifica com a ontologia do agir humano.
Utpicas, para usar expresso consagrada no sentido que lhe atribui Mannheim, isto , meta ou horizonte possvel. Ver Dicionrio de Cincias Sociais, Fundao Getlio Vargas, 21987, 1258. 20 O carter epistmico do mercado como nico operador capaz de estabelecer o equilbrio entre os agentes econmicos no se sustenta logicamente. Para Manfredo, citando Hinkelammert, o mercado no pode ser a instncia capaz de coordenar a
19

244

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 81, 1998

Os assuntos econmicos em Plato postulam o primado tico sobretudo na Repblica, Poltico e Leis onde a diviso do trabalho tomada na acepo da melhor organizao da polis segundo profisses que respeitem a natureza vocacional dos indivduos. No alicerce conceptual da tica, Aristteles constri as primeiras categorias econmicas: o domnio da praxis orienta o fazer da atividade econmica caracterizado segundo a poiesis. A coerncia metafsica e tica dos escritos econmicos de Aristteles institui a indissociabilidade de substncia e finalidade entre as diversas categorias da Economia. Assim, da descoberta da teoria do valor, cujo fundamento ontolgico a comensurabilidade, provm as demais categorias, tais como dinheiro e riqueza. No entanto, a substncia da Economia, conferida na comensurabilidade, no se efetivaria se a cincia aristotlica fosse neutra ou instrumental visto que no se pode, a rigor, medir bens de qualidade distinta. Como a sua cincia pressupe finalidade, possvel medir praxeologicamente os bens porque se trata de ao humana que visa a manter a convivncia deste animal poltico cujo objetivo a felicidade. A postulao poltica e tica atualiza permanentemente o problema tcnico da comensurabilidade. A investigao sobre natureza e finalidade do dinheiro permitiu que Aristteles identificasse suas trs caractersticas essenciais meio de troca, equivalente geral e reserva de valor , base da teoria monetria que permaneceu nica at o final do sculo XIX. Recuperar, pois, a vinculao da Economia com a tica no apenas compromisso para impedir os desequilbrios da humanidade, mas sobretudo recuperar o vigor interpretativo que a racionalidade praxeolgica soube construir. Neste sentido, a lio clssica tem demonstrado que o saber econmico sai fortalecido ao vincular suas categorias finalidade de autorealizao humana, ampliando as fronteiras do saber para a fundamentao ao mesmo tempo ontolgica e teleolgica. Isso se deve estreita vinculao entre Metafsica, tica e Economia. Entretanto, a Economia Poltica Clssica, a Neoclssica e o Neoliberalismo dissociaram as categorias aristotlicas de sua fundamentao tica e ontolgica. Marx tambm incorreu nesta falha, embora sua crtica ao capitalismo tenha fundamento tico.
multiplicidade de aes dos agentes econmicos pela simples razo que seu conhecimento ex-post. ARNALDO F. DRUMMOND, tica e economia, Sntese n. 72 (1996): 116. (Resenha ao livro tica e Economia, de MANFREDO ARAJO DE OLIVEIRA).

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 81, 1998

245

No estranha que o fundamento tico dos escritos econmicos de Aristteles fosse desprezado visto que toda a cincia de raiz cartesiana fixou seu critrio de objetividade na razo instrumental, estabelecendo novo paradigma de racionalidade no-teleolgica. Isto tambm atinge Marx; sua crtica Economia Poltica teria ido mais longe se sua interpretao de Aristteles no estivesse comprometida com este novo padro de racionalidade. Todavia, o que constitui paradoxo , de um lado, desprezar o vigor ontolgico de Aristteles em nome de uma suposta racionalidade objetiva, e, de outro, instituir como cincia um saber econmico que se refugia na ultima ratio do mercado, como faz todo o pensamento liberal, do liberalismo clssico ao neoliberalismo atual. O mercado , pois, a instncia econmica menos indicada para fundamentar racionalidade por basear-se sobretudo no conhecimento ex-post. A dupla filiao do saber, praxeolgico e poitico, tem levado a interpretaes equivocadas do pensamento de Aristteles como se nele houvesse modelo dicotmico aplicado Economia. Entretanto, a unidade dialtica praxis-poiesis suprassumida na finalidade do bem que h tanto na praxis como na poiesis e faz prevalecer na Economia a diretriz tico-finalista de construir o ideal possvel de humanidade. Na obra de Aristteles, a Economia como fazer (poiesis) tem categorias prprias de investigao, mas no desprovidas de contedo tico. O sentido platnico-aristotlico de finalidade na natureza retira qualquer fundamento de neutralidade cientfica da poiesis. Ao torn-la autnoma, a interpretao posterior comete o anacronismo de instituir no passado uma racionalidade que no tico-finalista, mas instrumental. A partir da, tem sido isolado em Aristteles o carter poitico da Economia para se chegar presuno de neutralidade do mercado em que a ausncia de intencionalidade faria prevalecer maior objetividade cientfica. Na Economia, a trade aristotlica segundo a ordem da intencionalidade corresponderia produo-distribuio-troca21. A produo, onde mais prevalece a inteno, homloga a nomos racionalidade, cultura. No outro extremo, o mercado representa a physis, menos inteno ou desregulao a priori: a mo invisvel de Smith22, sem intencionalidade,
A hierarquia de valor produo-distribuio-troca caracterizada por MARX, op. cit., em dois sentidos: o primeiro, estritamente econmico, significando que a fonte da mais-valia (lucro) a produo; o outro, gnosiolgico, para demonstrar que o sistema capitalista s desvelado interpretando, pela ordem, a produo, depois a distribuio e, por ltimo, a troca. Nesta viso, o mercado a ltima instncia e, portanto, a menos indicada para se avaliar a economia. 22 Foi Marx quem mais se aproximou da ontologia do agir econmico ao definir a trade hierrquica produo-distribuio-troca (consumo). No entanto, como crtico do idealismo, no podia admitir um princpio de intencionalidade e criou a ontologia do modo de produo determinado pela mais-valia, outra denominao para o princpio de intencionalidade da produo capitalista.
21

246

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 81, 1998

irracional a priori. O mercado, portanto, a fonte menos autorizada para fundamentar uma cincia e, paradoxalmente, a mais usada como modelo terico pela quase totalidade do pensamento econmico. A economia instrumentalizada em tcnicas de mercado tmida resposta ao que seria a ontologia do agir econmico em relao aos desafios da humanidade. A praxis potencializaria a fora criadora da tcnica, mobilizando a liberdade moral e social como fundamento do fazer humano. Sendo a liberdade auto-determinao por excelncia, o agir passa a ser visto como aquilo auto-determinador, capacidade de sempre comear algo de si. Este carter especfico diferencia a ao de qualquer campo poitico e a torna, segundo Hegel, prpria do esprito, faculdade humana capaz de perceber o real como todo e onde a liberdade est no domnio conexo da responsabilidade. A concluso de Meikle que Aristteles falha porque descobre a comensurabilidade como fonte de valor mas no consegue caracterizla. A reside a seguinte questo jamais respondida satisfatoriamente pelo pensamento econmico (de acordo com o prprio Meikle): como medir a qualidade dos bens na economia por um critrio objetivo de comensurabilidade? No seria anacronismo querer ver respondida em Aristteles uma questo que dois mil e quatrocentos anos de histria posteriores ainda no responderam? Ou, por ironia: se Aristteles a tivesse respondido, no seria anacrnica a preocupao da humanidade em responder a desafio que o passado j resolvera? A Economia, como ontologia do agir, retoma o pensamento e os antemas aristotlicos para responder ao que a cincia econmica deixa de fazer como disciplina tcnica e modelos abstratos.

Bibliografia
ARISTTELES. Obras completas. Madri: Aguilar, s/d. DRUMMOND, Arnaldo. tica e Economia; abordagem da ontologia do agir econmico. UFMG/FAFICH, 1997, 116 p. (Dissertao de mestrado apresentada ao Departamento de Filosofia; digit.) MARX, Karl. El capital. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1966. 3 v. MEIKLE, Scott. Aristotles Economic Thought. London: Oxford Claredon Press,1995. MURPHY, James Bernard. The Moral Economy of Labor. Aristotelian Themes in Economic Theory. Yale University Press, 1993. OLIVEIRA, Manfredo Arajo de. tica e economia. So Paulo: tica, 1995.

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 81, 1998

247

________. tica e economia. So Paulo: tica, 1995. Resenhado por DRUMMOND, Arnaldo Fortes. Sntese 23, n. 72 (1996):113-118. RICARDO, David. Princpios de economia poltica e de tributao. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, l978. SANDRONI, Paulo. Novo dicionrio de economia. So Paulo: Best Seller, 3 1995. SILVA, Benedicto (coord.). Dicionrio de cincias sociais. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 21987.
3

SMITH, Adam. Riqueza das Naes. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1993.

SMITH, Adam. Theory of Moral Sentiments. London: D. D. Raphael / A. L. Macfie/Oxford, 1976.

Endereo do Autor: Rua Antonio de Albuquerque, 51 35400-000 Ouro Preto MG

248

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 25, n. 81, 1998

You might also like