You are on page 1of 13

LICC (Janeiro/2007, aula revisada e atualizada em Maio de 2012) Lei sobre leis, logo, aplicvel no apenas ao cdigo civil,

mas a todas as leis, salvo quando houver outra lei especial para aplicar ao caso concreto, como por exemplo, irretroatividade sendo a regra no Cdigo Penal. Lei 95/98 regulamenta o p. nico do art. 59 CF, redao e elaborao de leis. Contm mandamentos para o Poder Legislativo, os quais so reiteradamente desrespeitados. Art. 1. Vigncia das leis cuida-se da vigncia temporal. Diz respeito ao momento em que a lei comea a produzir seus efeitos.
Art. 1o Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada. 1o Nos Estados, estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia trs meses depois de oficialmente publicada. (Vide Lei 2.145, de 1953) (Vide Lei n 2.410, de 1955) (Vide Lei n 3.244, de 1957) (Vide Lei n 4.966, de 1966) (Vide Decreto-Lei n 333, de 1967) 2o A vigncia das leis, que os Governos Estaduais elaborem por autorizao do Governo Federal, depende da aprovao deste e comea no prazo que a legislao estadual fixar. (Revogado pela Lei n 12.036, de 2009). 3o Se, antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicao de seu texto, destinada a correo, o prazo deste artigo e dos pargrafos anteriores comear a correr da nova publicao. 4o As correes a texto de lei j em vigor consideram-se lei nova.

Determina que a lei inicie a surtir seus efeitos aps o decurso de vacatio legis, que o perodo compreendido entre a publicao oficial e a sua efetiva entrada em vigor. Regra geral: 45 dias, o qual pode ser aumentado, diminudo ou suprimido. O critrio para alterar o prazo geral de vacatio legis est na lei 98/95: s entra em vigor na data da publicao quando for uma lei pouco complexa, portanto, o crivo para alterar o prazo de vacatio a complexidade da lei. Por exemplo: Novo Cdigo Civil, teve vacatio de 1 ano. No vigora mais prazos distintos de vacatio no territrio nacional. A lei dever entrar em vigor ao mesmo tempo em todo territrio. Antigamente, havia variao de acordo com a distncia do Estado capital nacional. Lei nova que tenha por fim corrigir o texto de lei anterior (emenda, reforma,...) considerada lei nova. Portanto, subordina-se ao prazo de vacantia. A lei ser vigente at ser revogada por outra. Revogao no a retirada dos efeitos, mas de uma lei atravs de outra lei. Costume retira a eficcia social de uma lei. No entanto, jamais tem fora revocatria. Eficcia a capacidade da norma de produzir efeitos jurdicos.

Norma desrespeitada pelo costume: vlida e vigente mas que perdeu o reconhecimento social de sua necessidade. Miguel reale: eficcia social da lei adeso espiritual a sua fora normativa. O fato de uma norma perder a eficcia social no quer dizer que ela no se aplica ao caso concreto. vlida e vigente e portanto aplicvel. Exemplo: aceitar o cheque como um ttulo ps-datado, mesmo que o costume lhe retire o carter de ttulo de crdito pagvel vista, mesmo assim, se algum quiser poder sacar vista. Revogao (de lei por outra lei): Expressa: o novo texto de lei determina a retirada total ou parcial de uma lei anterior. Ex.: art. 2045 CC Tcita: o novo texto de lei incompatvel com o texto anterior, porque regula a mesma matria, ou porque existe contrariedade entre eles. Antinomia cronolgica: lei posterior revoga lei anterior naquilo que lhe contrria. Por exemplo: lei 6515/77 dizia que a separao consensual s pode ocorrer aps 2 anos de matrimonio. O CC/02 diz que de 1 ano o prazo mnimo, houve revogao da primeira lei nessa parte. LC 95/98 determina que toda revogao seja expressa. Art. 9 No entanto, ainda poder ocorrer revogao tcita. A revogao tambm pode ser total, ou parcial. * total: supresso inteira do texto de lei. Trata-se da ab-rogao. (ab absoluto) * parcial: supresso parcial do texto de lei. Trata-se da derrogao. Antinomia: no se sabe se houve ou no revogao. Necessrio frizar que sempre ser aparente, jamais real. Nesse caso, surgem 3 critrios para solucionar essa antinomia. Deve ser solucionada pelo critrio hierrquico, segundo o qual a lei hierarquicamente superior afasta a aplicao da norma inferior. Aplica-se ainda o critrio cronolgico: lei posterior afasta aplicao da lei anterior. Por fim h o critrio da especialidade, lei especial revoga lei geral. CDC e CC. Repristinao: art. 2 da LICC
3o Salvo disposio em contrrio, a lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia.

Efeito legal que atribui vigncia a uma lei revogada pelo fato da sua revogadora ter sido revogada. Sempre ser um efeito legal, no se admite repristinao automtica. VER CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

H diferena entre repristinao e efeito repristinatrio?


2

A despeito da semelhana, so vocbulos com significao diversa. A repristinao um fenmeno legislativo no qual h a entrada novamente em vigor de uma norma efetivamente revogada, pela revogao da norma que a revogou. Contudo, a repristinao deve ser expressa dada a dico do artigo 2, 3 da LICC: Art. 2o No se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou revogue. 3o Salvo disposio em contrrio, a lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia. J o efeito repristinatrio advm do controle de constitucionalidade. Para compreend-lo melhor, necessrio explanar brevemente sobre o princpio que lhe d suporte: o princpio da nulidade do ato inconstitucional. Para este princpio implcito, extrado do controle difuso de constitucionalidade e acolhido em nosso ordenamento, o ato inconstitucional nasce eivado de nulidade. No apenas anulvel. Essa tese embasada no fato de que a deciso que reconhece a inconstitucionalidade declaratria. E a deciso declaratria apenas reconhece determinada situao, no caso, a nulidade. Com isso, a norma que nasce nula (declarada inconstitucional) no poderia revogar a anterior validamente. Assim, o efeito repristinatrio a reentrada em vigor de norma aparentemente revogada, ocorrendo quando uma norma que revogou outra declarada inconstitucional (FERREIRA, Olavo Augusto Vianna Alves. O efeito repristinatrio e a declarao de inconstitucionalidade in Leituras complementares de Direito Constitucional - Controle de Constitucionalidade. Salvador: Editora JusPODVIM. 2007. p.151). A doutrina que afirma que esta teoria vai de encontro segurana jurdica, de fato, existe. Todavia, a corrente dominante afirma que se no houvesse tal efeito, existiria uma lacuna legislativa sobre o tema, causando ainda mais insegurana no ordenamento. Princpio da irretroatividade: art. 6 da LICC, alm disso garantia constitucional, art. 5, XXXVI da CF. Portanto, no pode ser suprimido por emenda constitucional, faz parte das clusulas ptreas.
Art. 6 A Lei em vigor ter efeito imediato e geral, respeitados o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. (Redao dada pela Lei n 3.238, de 1957) 1 Reputa-se ato jurdico perfeito o j consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou. (Includo pela Lei n 3.238, de 1957)

2 Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou algum por le, possa exercer, como aqules cujo como do exerccio tenha trmo pr-fixo, ou condio prestabelecida inaltervel, a arbtrio de outrem. (Includo pela Lei n 3.238, de 1957) 3 Chama-se coisa julgada ou caso ulgado a deciso judicial de que j no caiba recurso. (Includo pela Lei n 3.238, de 1957)

Lei nova produz efeitos gerais e imediatos. Geral porque atinge todos os membros do grupo social, ou pelo menos, parcela do grupo social (p. ex.: ECA), mas no feita para atingir certa pessoa. Tem efeitos imediatos porque assim que entra em vigor atinge todas as relaes jurdicas. Exceto a coisa julgada, o direito adquirido e o ato jurdico perfeito. Isso porque a norma no retroagir para alcanar relaes j definitivamente celebradas. Coisa julgada qualidade que se agrega a eficcia da deciso judicial, tornando-a imutvel. Teoricamente a lei nova no pode retroagir para alcanar a coisa julgada. No entanto, tratando-se de lei penal, admite-se a retroatividade para beneficiar. Direito adquirido j compe o patrimnio de uma pessoa, por ter ela preenchido os requisitos legais quando a lei ainda era vigente. Aqueles que no preencheram os requisitos para incidncia da lei enquanto a mesma estava vigente, tem apenas uma expectativa de direitos. Cuidado: direito eventual no expectativa de direitos, mas aquele direito cuja aquisio est subordinada a uma condio ou termo. Direito eventual permite a prtica de atos de defesa e atos de conservao, j a expectativa de direitos no! Sujeito que um dia espera ganhar herana do pai, pode ingressar com uma possessria? No, porque se trata de uma mera expectativa de direitos. Ato jurdico perfeito (negcio jurdico, conforme denominao do NCC) aquele cuja celebrao se deu na vigncia da lei revogada. Esse ato est em fase de execuo, e no em fase de formao. A lei nova no atinge a coisa julgada, o ato jurdico perfeito e o direito adquirido porque, em vista do princpio da continuao seguem sendo reguladas pela lei revogada, eis que, embora no tenha mais vigncia, seguir produzindo seus efeitos. Veja por exemplo, que o NCC no art. 2038 aduz que a enfiteuse segue sendo regida pela lei de 1916. Uma vez que uma norma seja revogada, e seus efeitos sigam sendo produzidos, o novo texto de lei dever trazer disposies transitrias, as quais so normas temporrias, que tem por finalidade a adaptao das relaes sociais ao novo texto de lei. Algumas situaes que podem ocorrer nas disposies transitrias: CC/1916 prazo de usucapio extraordinrio de 20 anos. NCC 15 anos. Quando houver a entrada em vigncia do NCC, e j houver transcorrido mais da metada do antigo prazo, aplica-se a lei velha (art. 2028)

CONFLITO DAS LEIS NO TEMPO

Pergunta-se: aplicar-se- ou no a lei nova s situaes anteriormente constitudas??? SOLUO = 02 critrios: o das Disposies Transitrias e o da Irretroatividade das normas. * DISPOSIES TRANSITRIAS = elaboradas pelo legislador, no prprio texto normativo, ou seja, a prpria lei nova expressa em seu corpo at quando sero vlidos os atos praticados na vigncia da lei antiga, a fim de evitar e solucionar os conflitos que podero emergir do confronto entre as duas leis. * IRRETROATIVIDADE DA LEI quando a lei no se aplica s situaes constitudas anteriormente. Efeito AD QUEM no A QUO. Obs.: a CF/88 (art. 5, XXXVI) e a LICC (art. 6), adotaram o PRINCPIO DA IRRETROATIVIDADE DAS LEIS como regra, e o da RETROATIVIDADE como exceo. Acolheu-se, assim, a TEORIA DE GABBA completo respeito ao ato jurdico perfeito (j consumado segundo a lei vigente), ao direito adquirido (j incorporado definitivamente ao patrimnio) e coisa julgada (imutabilidade dos efeitos da sentena, no mais sujeita a recursos).

Ou ainda, as disposies finais permanecem no sistema at que as relaes por elas tratadas deixem de existir. Art. 2038, caso da enfiteuse. Conhecimento das leis (art. 3 LICC) Teoria da necessidade social: esse dispositivo determina que a ningum lcito alegar desconhecimento da lei para no cumpri-la. Eis que necessrio para estabilidade do grupo social acreditar que todos conhecem a lei. Inclusive, no se admite prova do desconhecimento como forma de no cumprir a lei. Conhecimento se d pela publicao pela imprensa oficial. nica exceo decorre de um vcio de consentimento, conhecido como erro de direito. Ele ocorre quando a pessoa tem a falsa apreciao da norma jurdica, sendo absolutamente excepcional. Primeiro, o erro dentre todos os vcios do consentimento o mais difcil para provar, eis que, deve provar que a prpria pessoa se equivocou. Nesse caso, a falsa apreciao incide sobre a norma jurdica. O sujeito, por estar em erro, no ser sancionado, desde que no volte a infringir o mandamento legal. Ainda, essa exceo aplicvel apenas para o direito civil.
Art. 3o Ningum se escusa de cumprir a lei, alegando que no a conhece.

Justificativa para o art. 3:


a) Teoria da Presuno legal presume que a lei, uma vez publicada, torna-se conhecida de todos. b) Teoria da Fico fictcio, irreal, pressupe que a lei torna-se conhecida de todos, o que uma inverdade. c) Teoria da Necessidade Social a mais aceita. Sustenta que a lei obrigatria e deve ser cumprida por todos, no por motivo de um conhecimento presumido ou ficto, mas por elevadas razes de interesse pblico, para que seja possvel a convivncia social. E quanto ao ERRO DE DIREITO? O erro de direito (alegao de ignorncia da lei) s pode ser invocado quando no houver o objetivo de furtar-se o agente ao cumprimento da lei.

Obs.: a Lei n 3.688/41 (Contravenes Penais) admite, por exceo, a alegao de erro de direito, em seu art. 8: no caso de ignorncia e de errada compreenso da lei, quando escusveis, a pena pode deixar de ser aplicada.Desde que no haja inteno de descumprimento da lei, havendo a boa-f. Ex.: trabalhador braal/cortador de cana/arma branca Obs.: No direito mexicano tal alegao admitida populao constituda, em grande parte, de indgenas

Interpretao das normas jurdicas (art. 5 LICC) MAXIMILIANO, Carlos. Hermenutica e aplicao do direito. Ato de interpretao consiste em fixar o verdadeiro sentido e alcance das expresses do direito. a) Busca-se estabelecer o fundamento, a essncia de uma norma jurdica. Dizer por que razo essa norma esta no sistema. CDC legitima-se na proteo do consumidor. b) Interpretar tem por fim estabelecer o alcance de uma norma jurdica: fixar o campo de incidncia de uma norma jurdica. Ex.: CDC aplica-se apenas nas relaes de consumo. Maior parte da doutrina posiciona-se no sentido de que NO se aplica a parmia in claris cessat interpretatio (Arnaldo Rizzardo no concordo). A norma pode ser clara para um intrprete e no ser para outro, portanto, impe-se a necessidade de interpretar. Mtodos de interpretao1:
1

APLICAO E INTERPRETAO DAS NORMAS JURDICAS Interpretar o Direito conhec-lo; conhecer o Direito saber interpret-lo Quanto s FONTES/origem da lei, existem 03 mtodos de interpretao: autntica, jurisprudencial e doutrinria. a) INTERPRETAO AUTNTICA feita pelo prprio legislador, esclarecendo sua inteno em relao referida norma. b) INTERPRETAO JURISPRUDENCIAL fixada pelos tribunais. Embora no tenha fora vinculante, exerce influncia nos julgamentos das instncias inferiores. c) INTERPRETAO DOUTRINRIA feita pelos estudiosos e comentarista do direito (doutrinadores). Quanto aos MEIOS, existem 05 formas/tcnicas interpretativas das leis: 1) INTERPRETAO GRAMATICAL a literal, exame do texto sob o ponto de vista lingstico (anlise da pontuo, colocao das palavras na frase etc). Do alcance de todo cidado, basta saber ler. Ex.: muitos rus sabem a lei na gramtica, dizendo: estou respondendo o 121, 155, 157, 171, doutor, j tenho direito ao semi-aberto etc. 2) INTERPRETAO LGICA apurar o sentido e o alcance da norma/inteno do legislador, seu pensamento/raciocnios lgicos.

* Teleolgico ou finalstico previsto no art. 5 LICC, interpreta-se a norma de acordo com sua finalidade, de acordo com os fins sociais a que ela se destina. Define-se o interesse da coletividade, como diretriz interpretativa. * Gramatical: o intrprete estudar cada elemento da norma, destacada do sistema jurdico segundo o seu significado literal. Ex.: crime de bigamia, interpretao literal, esse crime contrair segundo casamento. Poligamia no crime, terceiro, quarto, quinto casamento. E no direito civil, as normas que tratem de casamento, fica afastada a unio estvel. * Lgico-sistemtico: leva o intrprete a ter uma percepo da norma inserida em seu sistema legal. Trata-se do mtodo por excelncia, eis que, dificilmente resultar em equvocos no ato interpretativo. A norma jurdica aplicvel ao caso concreto vista como integrante de um sistema, estando subordinada aos princpios desse conjunto. Ex.: perda do direito de propriedade em virtude do confisco de bens utilizados como instrumentos ilcitos do crime, est presente entre as causas extintivas no direito de propriedade * Histrica: se fundamenta na evoluo do processo legislativo, que resultou naquela norma objeto da interpretao. O prprio direito civil, em virtude de ser resultado de quase trinta anos de debate no congresso, admite esse tipo de interpretao. Art. 1417 e 1417 CC, no se dispensa o ato de registro da promessa, embora, a Smula 239 STJ no exija esse registro para aquisio do direito. Pela lei o registro obrigatrio, embora no caso concreto caiba ao Judicirio a aplicao da Smula. Efeitos do ato de interpretao: - Efeitos declaratrios: a norma se torna aplicvel aos exatos casos nela previstos, nem aqum, nem alm.

Obs.: Em havendo ANTINOMIA (contradio) entre a interpretao gramatical e a lgica, prevalece esta ltima. 3) INTERPRETAO SISTEMTICA (a mais relevante). Parte do pressuposto de que uma lei no existe isoladamente, devendo ser interpretada em conjunto com outras da mesma provncia do direito (o aplicador da lei no pode ser igual burro de carroa). preciso interpretar a lei como um todo, e no apenas um artigo isolado, a fim de ser aplicada corretamente (no podemos fazer de um texto, contexto, para servir de pretexto). Ex.: uma norma tributria deve ser interpretada de acordo com os princpios que regem o sistema tributrio. 4) INTERPRETAO HISTRICA a ratio legis. Baseia-se na investigao dos antecedentes da norma/origem, a fim de descobrir o seu exato significado, o porqu de sua elaborao, apurando a vontade do legislador e os objetivos que visava atingir. 5) INTERPRETAO SOCIOLGICA (ou teleolgica) (tambm relevante). Objetiva adaptar o sentido ou finalidade da norma s novas exigncias sociais, abandonando o individualismo (art. 5 da LICC).

- Efeitos extensivos: o legislador disse menos do que deveria ter dito, e a norma ter que alcanar a situaes no ali previstas. Ex.: deserdao, a excluso de um herdeiro necessrio, atravs de testamento. Esse afastamento decorre de alguma hiptese legal. CC/16 herdeiros necessrios eram apenas os descentes e os ascendentes, e pelo NCC acrescentou-se o cnjuge. Logo, tambm ele poder ser deserdado. No entanto, o NCC no prev as hipteses de deserdao para o cnjuge, cabendo ento interpretao extensiva. A dificuldade consiste em que a deserdao exige norma expressa, e apenas aplica-se s hipteses taxativas. No caso do cnjuge, isso fere a isonomia, pois o cnjuge poderia praticar uma relao ilcita com a enteada e no sofreria conseqncias no plano sucessrio. - Efeitos restritivos: o legislador disse alm do que deveria, e a norma precisa ser restringida. Ex.: matria de alimentos no CC, cessa o direito de alimentos quando o credor casar, constituir unio estvel ou um concubinato. Ocorre que o casamento e a unio estvel geram automaticamente o dever de mtua assistncia, no entanto, em relao ao concubinato no existe esse dever, dado que essa relao no regida pelo direito de famlia, mas pelo direito obrigacional. Logo, o legislador acabou dizendo mais do que deveria. Mas atente, o concubinato poder levar a extino da prestao alimentcia em caso de terminar a necessidade de prestar alimentos (credora tornou-se amante de um homem riqussimo). SUBSUNO: perfeita adequao do fato concreto hiptese prevista na norma. Caso no haja norma aplicvel, estar-se- diante de uma lacuna jurdica. A norma que no existe a norma oriunda da lei, porque certamente haver outra norma aplicvel ao caso concreto atravs da integrao. Art. 4 no havendo norma, o juiz no pode deixar de decidir.
Art. 4o Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais de direito.

Mtodos de integrao do direito: Existem 3 mtodos de integrao do sistema jurdico: 1. Analogia: o mtodo de raciocnio2 comparativo, entre duas situaes simtricas, sendo que uma est normatizada, e outra deveria mais no foi.
A SITUES SEMELHANTES DEVE-SE APLICAR A MESMA REGRA DE DIREITO.

Esse foi o mtodo utilizado pelo TJRS para reconhecer a unio de pessoas do mesmo sexo, como unio estvel. Unio estvel: unio entre homem e mulher com publicidade, durabilidade, continuidade, com objetivo de formar famlia. (art. 1723 CC) Unio homoafetiva: unio entre pessoas do mesmo sexo, com todos os demais requisitos anteriores. No cabe interpretao extensiva, porque o legislador no disse menos do que queria. TJRS: o grau de semelhana to grande, que nada justifica dar tratamento diferenciado. Logo, a norma de uma situao se aplica outra.
2

Existem 3 mtodos de raciocnio: deduo (sentena), induo (formao de textos de lei) e analogia.

2. Costume: hbito social no cria norma jurdica, dotada de obrigatoriedade. Costume jurdico a prtica reiterada de uma conduta com o reconhecimento da sua obrigatoriedade.
O juiz s pode recorrer ao costume depois de esgotadas as possibilidades de suprir a lacuna da lei pelo emprego da analogia.

Requisitos para o surgimento do costume: a) elemento externo, ou objetivo: efetiva prtica da conduta, b) elemento interno, ou subjetivo: reconhecimento da obrigatoriedade, da necessidade respeito quela conduta. Ex.: aceitao do cheque como ordem de pagamento prazo. H 3 espcies de costume: Costume secundum legem: de acordo com a lei, atribui eficcia social lei. Costume contra legem: contrrio ao texto de lei, retira a eficcia social de um texto de lei. Cuide: ele no revoga! o costume no pode contrariar a lei, no
havendo o DESUEDUTO.

Costume praeter legem: vai alm da lei, aqui sim, haver a funo integrativa do ordenamento jurdico. Muitas vezes o legislador remete ao costume local. Ex.: o costume de efetuar-se pagamentos com cheque pr-datado. 3. Princpios gerais do direito: verdades fundantes de um sistema, possuindo dupla funo. Primeiro eles servem de vetor para criao de novas normas, segundo, servem para soluo do caso concreto no previsto em lei. Ex.: princpio da irretroatividade, da continuidade,...
Ex.: ningum pode valer-se da prpria torpeza (CC, art. 150); a boa-f se presume; ningum pode transferir mais direitos do que tem; o acessrio segue o principal, testis unus testis nullus (uma s testemunha no nenhuma).

Inexiste na LICC uma hierarquia entre os mtodos de integrao. MHD diz que existe, que o juiz deve procurar a ordem da lei: 1) costume, 2) analogia, 3) princpios gerais do direito. Contudo, ela isolada, porque, por exemplo: o CTN expresso ao determinar quais instrumentos que devero prevalecer na interpretao da lei tributria. J na LICC no h norma semelhante.

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

EFICCIA DA LEI NO ESPAO (validade da lei no territrio) A norma tem aplicao dentro do territrio delimitado pelas fronteiras do Estado/Pas = PRINCPIO DA TERRITORIALIDADE MODERADA (no absoluto). A cada dia mais acentuado o intercmbio entre indivduos pertencentes a Estados diferentes. Obs.: pelo sistema da territorialidade, a norma jurdica aplica-se no territrio do Estado, estendendo-se s embaixadas, consulados, navios de guerra onde quer que se encontrem, navios mercantes em guas territoriais ou em alto-mar, navios estrangeiros (menos os de guerra) em guas territoriais, aeronaves no espao areo do Estado e barcos de guerra onde quer que se encontrem. O que o ESTATUTO PESSOAL??? a situao jurdica que rege o estrangeiro pelas leis de seu pas de origem, ou seja, baseia-se na lei da nacionalidade ou a lei do domiclio (LICC, art. 7 basea-se na lei do domiclio). Obs.: Pela atual LICC, o Estatuto Pessoal funda-se na LEI DO DOMICLIO, ou seja, na lei do pas onde a pessoa domiciliada, ao contrrio da LICC anterior, que se baseava-se na lei da nacionalidade. Exemplo: Se uma brasileira e um estrangeiro residentes em seu pas (no estrangeiro) pretenderem casar-se no Brasil, tendo ambos 21 anos de idade, e a lei do pas de origem do noivo exigir o consentimento dos pais para o casamento de menores de 22 anos, como o caso da Argentina, precisar ele exibir tal autorizao, por aplicar-se no Brasil a lei de seu domiclio. No entanto, dispensvel ser tal autorizao se o noivo estrangeiro aqui tiver domiclio. Aplicar-se- a lei brasileira, porque o casamento realizar-se- no Brasil e o estrangeiro encontra-se aqui domiciliado.

Tem como escopo solucionar o conflito entre ordenamentos jurdicos. Assim, servir como critrio para definir qual ordem jurdica ser aplicada, e em qual pas (jurisdio) ela ser aplicada. Princpio da territorialidade: no admite a norma estrangeira produzindo efeitos no territrio. Princpio da extraterritorialidade: sempre admite a incidncia da norma estrangeira para reger o estrangeiro situado no territrio nacional. Princpio da territorialidade moderada: admite a aplicao da lei estrangeira no territrio nacional, nos casos expressamente previstos em lei. Sistema brasileiro. Aplica-se a lei estrangeira desde que no ofenda a soberania nacional, os bons costumes, e a ordem pblica. Estrangeiro regido pelo Estatuto Pessoal pelo ordenamento brasileiro, o estatuto pessoal o do pas do domiclio do estrangeiro.

Perguntas:

10

Data da vigncia do NCC: 11 de janeiro, eis que, o prprio CC (art. 132, p. 2) faz assim pensar. Embora tal regra no constasse no Cdigo 16, havia j uma lei nesse mesmo sentido. Cuidado: lei que rege a sucesso a lei que vige na data da sua abertura, portanto, a partir de 11 de janeiro o NCC que ir reger as pessoas que falecerem nesse dia.
Art. 7o A lei do pas em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia. 1o Realizando-se o casamento no Brasil, ser aplicada a lei brasileira quanto aos impedimentos dirimentes e s formalidades da celebrao. 2o O casamento de estrangeiros pode celebrar-se perante as autoridades diplomticas ou consulares do pas em que um dos nubentes seja domiciliado. 2o O casamento de estrangeiros poder celebrar-se perante autoridades diplomticas ou consulares do pas de ambos os nubentes. (Redao dada pela Lei n 3.238, de 1957) 3o Tendo os nubentes domiclio diverso, reger os casos de invalidade do matrimnio a lei do primeiro domiclio conjugal. 4o O regime de bens, legal ou convencional, obedece lei do pas em que tiverem os nubentes domiclio, e, se este for diverso, a do primeiro domiclio conjugal. 5 - O estrangeiro casado, que se naturalizar brasileiro, pode, mediante expressa anuncia de seu cnjuge, requerer ao juiz, no ato de entrega do decreto de naturalizao, se apostile ao mesmo a adoo do regime de comunho parcial de bens, respeitados os direitos de terceiros e dada esta adoo ao competente registro. (Redao dada pela Lei n 6.515, de 1977) 6 O divrcio realizado no estrangeiro, se um ou ambos os cnjuges forem brasileiros, s ser reconhecido no Brasil depois de 1 (um) ano da data da sentena, salvo se houver sido antecedida de separao judicial por igual prazo, caso em que a homologao produzir efeito imediato, obedecidas as condies estabelecidas para a eficcia das sentenas estrangeiras no pas. O Superior Tribunal de Justia, na forma de seu regimento interno, poder reexaminar, a requerimento do interessado, decises j proferidas em pedidos de homologao de sentenas estrangeiras de divrcio de brasileiros, a fim de que passem a produzir todos os efeitos legais. (Redao dada pela Lei n 12.036, de 2009). 7o Salvo o caso de abandono, o domiclio do chefe da famlia estende-se ao outro cnjuge e aos filhos no emancipados, e o do tutor ou curador aos incapazes sob sua guarda. 8o Quando a pessoa no tiver domiclio, considerar-se- domiciliada no lugar de sua residncia ou naquele em que se encontre. Art. 8o Para qualificar os bens e regular as relaes a eles concernentes, aplicar-se- a lei do pas em que estiverem situados. 1o Aplicar-se- a lei do pas em que for domiciliado o proprietrio, quanto aos bens moveis que ele trouxer ou se destinarem a transporte para outros lugares. 2o O penhor regula-se pela lei do domiclio que tiver a pessoa, em cuja posse se encontre a coisa apenhada. Art. 9o Para qualificar e reger as obrigaes, aplicar-se- a lei do pas em que se constituirem.

11

1o Destinando-se a obrigao a ser executada no Brasil e dependendo de forma essencial, ser esta observada, admitidas as peculiaridades da lei estrangeira quanto aos requisitos extrnsecos do ato. 2o A obrigao resultante do contrato reputa-se constituida no lugar em que residir o proponente. Art. 10. A sucesso por morte ou por ausncia obedece lei do pas em que domiciliado o defunto ou o desaparecido, qualquer que seja a natureza e a situao dos bens. 1o A vocao para suceder em bens de estrangeiro situados no Brasil. ser regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge brasileiro e dos filhos do casal, sempre que no lhes seja mais favorvel a lei do domiclio. 1 A sucesso de bens de estrangeiros, situados no Pas, ser regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros, ou de quem os represente, sempre que no lhes seja mais favorvel a lei pessoal do de cujus. (Redao dada pela Lei n 9.047, de 1995) 2o A lei do domiclio do herdeiro ou legatrio regula a capacidade para suceder. Art. 11. As organizaes destinadas a fins de interesse coletivo, como as sociedades e as fundaes, obedecem lei do Estado em que se constituirem. 1o No podero, entretanto ter no Brasil filiais, agncias ou estabelecimentos antes de serem os atos constitutivos aprovados pelo Governo brasileiro, ficando sujeitas lei brasileira. 2o Os Governos estrangeiros, bem como as organizaes de qualquer natureza, que eles tenham constituido, dirijam ou hajam investido de funes pblicas, no podero adquirir no Brasil bens imveis ou susceptiveis de desapropriao. 3o Os Governos estrangeiros podem adquirir a propriedade dos prdios necessrios sede dos representantes diplomticos ou dos agentes consulares. Art. 12. competente a autoridade judiciria brasileira, quando for o ru domiciliado no Brasil ou aqui tiver de ser cumprida a obrigao. 1o S autoridade judiciria brasileira compete conhecer das aes relativas a imveis situados no Brasil. 2o A autoridade judiciria brasileira cumprir, concedido o exequatur e segundo a forma estabelecida pele lei brasileira, as diligncias deprecadas por autoridade estrangeira competente, observando a lei desta, quanto ao objeto das diligncias. Art. 13. A prova dos fatos ocorridos em pas estrangeiro rege-se pela lei que nele vigorar, quanto ao nus e aos meios de produzir-se, no admitindo os tribunais brasileiros provas que a lei brasileira desconhea. Art. 14. No conhecendo a lei estrangeira, poder o juiz exigir de quem a invoca prova do texto e da vigncia. Art. 15. Ser executada no Brasil a sentena proferida no estrangeiro, que reuna os seguintes requisitos: a) haver sido proferida por juiz competente; b) terem sido os partes citadas ou haver-se legalmente verificado revelia;

12

c) ter passado em julgado e estar revestida das formalidades necessrias para a execuo no lugar em que foi proferida; d) estar traduzida por intrprete autorizado; e) ter sido homologada pelo Supremo Tribunal Federal. (Vide art.105, I, i da Constituio Federal). Pargrafo nico. No dependem de homologao as sentenas meramente declaratrias do estado das pessoas. (Revogado pela Lei n 12.036, de 2009). Art. 16. Quando, nos termos dos artigos precedentes, se houver de aplicar a lei estrangeira, ter-se- em vista a disposio desta, sem considerar-se qualquer remisso por ela feita a outra lei. Art. 17. As leis, atos e sentenas de outro pas, bem como quaisquer declaraes de vontade, no tero eficcia no Brasil, quando ofenderem a soberania nacional, a ordem pblica e os bons costumes. Art. 18. Tratando-se de brasileiros ausentes de seu domiclio no pas, so competentes as autoridades consulares brasileiras para lhes celebrar o casamento, assim como para exercer as funes de tabelio e de oficial do registo civil em atos a eles relativos no estrangeiro. Art. 18. Tratando-se de brasileiros, so competentes as autoridades consulares brasileiras para lhes celebrar o casamento e os mais atos de Registro Civil e de tabelionato, inclusive o registro de nascimento e de bito dos filhos de brasileiro ou brasileira nascido no pas da sede do Consulado. (Redao dada pela Lei n 3.238, de 1957) Art. 19. Reputam-se vlidos todos os atos indicados no artigo anterior e celebrados pelos cnsules brasileiros na vigncia do Decreto-lei n 4.657, de 4 de setembro de 1942, desde que satisfaam todos os requisitos legais. (Includo pela Lei n 3.238, de 1957) Pargrafo nico. No caso em que a celebrao dsses atos tiver sido recusada pelas autoridades consulares, com fundamento no artigo 18 do mesmo Decreto-lei, ao interessado facultado renovar o pedido dentro em 90 (noventa) dias contados da data da publicao desta lei. (Includo pela Lei n 3.238, de 1957)

13

You might also like