You are on page 1of 14

Jorge Lus Mazzeo Mariano Educao e religio: a escola pblica paulista na primeira repblica

Mestrando em Educao PPGE/UFSCar sosjlm2@yahoo.com.br

Resumo: Nas pginas seguintes foi feita uma anlise acerca da escola pblica laica no Estado de So Paulo, durante a Primeira Repblica. Discutir a laicidade na educao escolarizada de um pas cujo ensino nasceu religioso uma questo delicada e de grande complexidade, posto que desde a primeira legislao constituda na Repblica (1891), em que as autoridades se viam imbudas pelo esprito liberal de renovao, estas, mesmo assim negociaram os termos da Constituio com a Igreja e estabeleceram que o ensino fosse laico. Fica difcil manter um ensino leigo quando a prpria Igreja participou dessa laicizao da legislao, denotando o porqu de o ensino desvinculado da religio ficar restrito apenas idia inicial da Carta Magna. Palavras-chave: Repblica - ensino pblico - laicismo. Abstract: On the following pages has made an analysis about the laic public school in State of So Paulo, during the First Republic. Discussing the laity in school education of a country, whose teaching was born religious is a fragile question and a big complexity, that since first legislation made in Republic (1891), the authorities, were envolved by the Liberal spirit of renovation, dialed the therms of a Constitution with the Church and established that the teaching laic. Get hard to keep a laic teaching when the own Church participed this lay process of legislation, saying why the unlinked teaching from Church, to get restricted just to initial idea of Magna Letter. Keywords: Republic - public teaching - laicism.

Enviado em 23 de fevereiro de 2010 e aprovado em 26 de maro de 2010

Educao e religio: a escola pblica paulista na primeira repblica

45

A gnese da educao brasileira e a religio A educao escolar institucionalizada se inicia no Brasil com a chegada da Companhia de Jesus. Os Jesutas possuiam formao rgida e serviam ao propsito da ContraReforma de expanso do catolicismo, obtendo xito, pois conseguiram fundar centenas de comunidades em todo o mundo. Entre 1549 e 1759, perodo em que permaneceram no Brasil, foram fundados mais de 20 colgios, alm de 17 casas de residncia (seminrios) (BITTAR; FERREIRA JR., 2007: 52), que trouxeram inovaes pedaggicas como a diviso de alunos por sries, classes com alunos sentados em fila, diviso das salas por nvel de aprendizagem, o uso do teatro e salas separadas por gneros: masculinas e femininas (HILSDORF, 2003). Havia tambm uma valorizao e uma proteo dos ndios, pois os Jesutas visualizavam no ndio o ser humano ideal, uma vez que ele aprendia com facilidade ao mesmo tempo em que tambm era considerado portador de bons sentimentos. Os jesutas no aceitavam a escravizao dos indgenas, lutando contra o projeto de preao dos colonos (BOSI, 1992). Porm foi justamente esse, um dos motivos pelo qual o iluminista Marqus de Pombal, primeiro ministro de Portugal, decretou a expulso da Companhia de Jesus do Brasil em 3 de setembro de 1759. A reforma pombalina foi um esboo de Iluminismo ensaiado pelo PrimeiroMinistro de Portugal (1750 a 1777), Sebastio Jos de Carvalho e Melo, o Marqus de Pombal, e teve como resultados, principalmente, a unificao do estado do Maranho ao Brasil; a alterao, em 1763, da Capital que era a Bahia para o Rio de Janeiro e a expulso dos Jesutas do Brasil.
Apenas a partir do perodo pombalino que algumas luzes do esprito critico e renascentista e da Reforma, com duzentos anos de atraso, poderiam brilhar oficialmente em Portugal e no Brasil, tirando os lusitanos do obscurantismo. O Marqus de Pombal, Sebastio Jos de Carvalho e Melo, que foi representar Portugal na Itlia, como mediador de discrdias entre as cortes de Viena e Roma, l teve contato com as idias iluministas que lhe possibilitaram olhar criticamente as aes dos jesutas em Portugal, responsveis por sua educao. De volta a Portugal, em 1750, D. Jos I nomeou-o Ministro do Negcios do Estrangeiro, depois, gradativamente, assumindo o comando de Portugal (LIMA, 2004: 150-1).

A presena da Companhia de Jesus, tanto em territrio portugus quanto em territrio brasileiro, na viso de Pombal, no era interessante. O que de fato motivou a expulso dos jesutas do Brasil foram as divergncias polticas, haja vista que desde quando Sebastio Jos de Carvalho e Melo foi nomeado ministro pelo Rei D. Jos, em 1750, a nobreza e o clero se sentiram prejudicados. Se antes os ministros indicados eram provenientes da nobreza, agora D. Jos colocava no poder homens capacitados, oriundos de famlias de parcos recursos financeiros, mas crentes no governo como centro de domnio (RIBEIRO, 2002: 6). Fato que causou descontentamento e uma rede de intrigas por parte dos jesutas e da nobreza, tanto que a nobreza e os padres jesutas se aliaram para

Revista Eletrnica Cadernos de Histria, vol. IX, ano 5, n. 1, julho de 2010. www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria

46

Jorge Lus Mazzeo Mariano

derrub-lo, e teriam conseguido, se no houvesse o terremoto de 17551, que destruiu Portugal, mas construiu o poder de Carvalho e Melo (MACEDO, 1982). Em Portugal, o Marqus de Pombal teve o apoio do alto clero catlico para a expulso dos jesutas, pois tinham em vista o riqussimo patrimnio que a Companhia de Jesus possua e, no Brasil, havia uma certa divergncia de propsitos entre as concepes educacionais: enquanto os jesutas educavam visando a arrecadao de mais proslitos, o Marqus desejava um ensino que se voltasse para os interesses do Estado, haja vista a situao decadente de Portugal em relao aos outros pases da Europa. Aps ter expulsado todos os jesutas do Brasil, o Estado incorporou todos os bens a eles pertencentes: gado, escravos, prdios etc.
Da expulso at as primeiras providncias para a substituio dos educadores jesutas decorreram 13 anos. Neste perodo, desmantelou-se parte da estrutura administrativa do ensino jesutico: substitui-se a uniformidade de sua ao pedaggica pela diversificao das disciplinas isoladas. O Estado tratou de assumir, pela primeira vez, os encargos da educao, mas os mestres leigos das aulas e escolas rgias, recmcriadas, se revelaram incapazes de assimilar toda a modernidade que norteava a iniciativa pombalina (OLIVEIRA, 2004: 947).

Pombal instituiu as aulas rgias de latim, grego, retrica, lnguas vivas, matemtica, fsica, cincias naturais etc. e somente essa caracterstica pode denotar algum ganho educao, tendo em vista que Pombal no conseguiu estruturar uma rede de ensino que ocupasse o espao deixado pelo desmantelamento da rede bicentenria constituda pelos jesutas. Seria praticamente impossvel a concretizao do plano iluminista de Pombal devido formao dos professores que fora, quase toda, ministrada pelos inacianos. Os mestres-escola imprimiam em seus educandos os princpios que aprenderam com a Companhia de Jesus: os mesmos objetivos, os mesmos mtodos, a permanncia do apelo autoridade e disciplina, o combate originalidade, iniciativa e criao individual (OLIVEIRA, 2004). Mas esse anseio de afastar a Igreja do ensino pblico iria revelar o despreparo do Estado na organizao da educao que, futuramente, teria que recorrer s congregaes de ensino religioso. Essa impossibilidade de desvincular-se da Igreja se configura como uma espcie de caracterstica histrica brasileira. Nos pases em que ocorreram lutas, como nos da Europa (haja vista a Revoluo Francesa), quando a burguesia vencia, tratava de afastar a Igreja de todas as esferas estatais, inclusive a educacional. No Brasil, em 1822, no advento da Independncia em relao metrpole portuguesa, a burguesia no precisou lutar para se impor, mesmo porque a burguesia brasileira era composta pelos oligarcas, e preferiu conquistar sua vitria por meio de acordos. A fica fcil perceber o porqu de a Igreja continuar vinculada educao; ora, esse grande acordo a envolvia tambm.
1 O terremoto em Lisboa durou cinco anos (1755-1760); e subverteu ruas e casas, os templos, os monumentos, as instituies, os homens, at as suas idias. Dessa catstrofe nasceu o poder do Conde de Oeiras (1759), futuro Marqus de Pombal (1770); e o acaso, aterrando os nimos e o pavoroso acontecimento, preparou os portugueses para aceitarem submissamente o jugo do tirano e da sua fora (RIBEIRO, 2002).
Revista Eletrnica Cadernos de Histria, vol. IX, ano 5, n. 1, julho de 2010. www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria

Educao e religio: a escola pblica paulista na primeira repblica

47

Entre a expulso dos jesutas, em 1759, e o incio da fixao das congregaes educadoras, a partir de 1849, ocorreram algumas iniciativas isoladas no campo da escolarizao (PRATTA, 2005: 112-13). Em 15 de outubro de 1827, durante o I Reinado, o governo imperial instituiu a Lei das Escolas de Primeiras Letras, que o incio de alguma reao estatal a fim de se criar um ensino pblico. Entretanto esta lei tratava apenas dos salrios de professores, de algumas coisas sobre currculo e dizia que as escolas deveriam ter prdios prprios, o que acabou ficando restrito apenas s linhas da lei, pois o governo no deu nenhum tipo de subsdio para tal realizao. A lei dava autonomia para as pessoas de bem advogados, mdicos e funcionrios pblicos ministrarem aulas. No mesmo ano ainda, so criados os cursos jurdicos em So Paulo (Largo de So Francisco) e em Olinda (antigo Seminrio da Graa), que so considerados os primeiros cursos superiores do Brasil. Em 1834 o governo brasileiro instituiu um Ato Adicional que descentralizava o ensino: os cursos superiores passariam para a administrao da Corte enquanto a alfabetizao e os colgios ficariam para a administrao das provncias. Tambm dava autonomia para a iniciativa privada abrir colgios. Foi a partir desse Ato Adicional que as congregaes religiosas educacionais se instalaram de fato no pas, como fizeram as francesas Irms de Caridade (Vicentinas) em 1849, fundando o Colgio da Providncia, em Mariana-MG, e as Irms de So Jos de Chamberry em 1859 fundando o Colgio Nossa Senhora do Patrocnio na cidade de Itu-SP. (MARIANO; PRATTA; RIBEIRO, 2007)
Pelo que tudo indica, a Congregao das Irms de So Jos de Chamberry foi o brao feminino do jesuitismo. Ela foi fundada em 15 de outubro de 1648 em Puy, Frana, pelo padre jesuta Jean Pierre Medaille, colaborao com o Monsenhor Henry de Maupas. Mais tarde, foi dispersada pela Revoluo Francesa, mas se reorganizou no sculo XIX fundando a casa de Santo Estevo, em 1807, e Aix-le-Bains em Chamberry, em 1912 (MANOEL, 1996: 50).

O Colgio Nossa Senhora do Patrocnio das Irms de So Jos de Chamberry tinha o formato de internato para a educao feminina e, embora fosse voltado formao da elite paulista, atingia todas as classes sociais. Elas serviam ao projeto conservador e ultramontano do bispo de So Paulo, D. Antnio Joaquim de Melo, de formao de professoras com preceitos catlicos, que por sua vez formariam a sociedade. A Igreja resolveu aderir ao ultramontanismo para tentar recristianizar o mundo. Quando obteve o controle da Cria Romana, o clero ultramontano estabeleceu um projeto que tambm englobava a educao, a fim de combater toda e qualquer manifestao moderna. Assim era necessrio trocar o racionalismo vigente pela antiga filosofia tomista-aristotlica, atravs de uma educao rigorosa na qual ocuparia lugar de destaque a filosofia escolstica de Toms de Aquino (DERISSO, 2006: 36), alm de recuperar o controle sobre a educao e controlar a imprensa. A tentativa de controle do conhecimento se fez notar no sculo XIX, principalmente nos pontificados de Gregrio XVI (1831-1846) e Pio IX (1846-1878). Nesse perodo foram divulgadas vrias bulas, encclicas e alocues que instruram no sentido

Revista Eletrnica Cadernos de Histria, vol. IX, ano 5, n. 1, julho de 2010. www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria

48

Jorge Lus Mazzeo Mariano

de censura imprensa e do uso do Index; Gregrio XVI recomenda ainda a queima dos livros considerados perniciosos, na Encclica Mirari Vos (1832). A Igreja j havia criado um modelo educacional a parte do modelo liberal de escola pblica, gratuita e leiga que atingiu o Brasil por volta de 1850, quando alguns bispos, como D. Antnio Joaquim de Melo, implantaram no catolicismo as reformas ultramontanas. A qualidade dos colgios comandados pela iniciativa privada era to grande, que chegava-se a defender o fim dos colgios pblicos, como opinara o prprio Inspetor Geral da Instruo Pblica de So Paulo, entre 1852 e 1872, Diogo de Mendona Pinto. Ele defendia a completa absoro do sistema escolar pela iniciativa privada, alegando que o ensino pblico e gratuito era um desperdcio de dinheiro e contrrio aos interesses nacionais (MANOEL, 1996: 23). E o governo de So Paulo tomou essa idia para si. As escolas particulares recebiam incentivos financeiros enquanto que para as escolas pblicas estes praticamente inexistiam. Era necessrio que os professores contratados alugassem, com seu prprio dinheiro, um prdio para abrigar a escola, bem como comprar todos os livros, materiais didticos, canetas, lpis, lousa, giz, apagadores, enfim, a escola pblica deveria ser provida pelo professor. Porm o asceno positivo aos colgios particulares no se estendia s Congregaes Religiosas. Diogo de Mendona Pinto, imbudo das idias liberais e positivistas, dificultou a implantao do colgio das Irms de So Jos de Chamberry, pois tentava combater a doutrinao do povo pelo catolicismo, e temia ainda a adeso de terras por estrangeiros. O colgio s conseguiu se instalar graas interferncia do bispo D. Antnio Joaquim de Melo e de seu sucessor, D. Sebastio Pinto do Rego, junto ao presidente da Provncia, Padre Dr. Vicente Pires da Mota. A instalao do colgio religioso abriu as portas para a construo de mais escolas, pois passaram a contar com o apoio da populao, em especial da oligarquia, que apoiava finaceiramente a iniciativa.
Em 1878 a provncia de So Paulo possua noventa e nove (99) municpios e cento e sessenta (160) parquias. Em 1855 a provncia de So Paulo possua cento e cinqenta e nove (159) escolas pblicas primrias, com cinco mil, quinhentos e cinqenta e nove (5.559) alunos. Em 1887 j eram mil e trinta escolas (1.030), apesar de duzentas e vinte e cinco (225) estarem vagas por falta de professores (...). Em 1889 a provncia possua setenta e nove (79) estabelecimentos particulares de ensino catalogados, a maioria constituda apenas de uma sala de aula. Nessas escolas estudavam um mil, oitocentos e setenta e quatro (1.874) alunos (PRATTA, 2005: 74-75).

Neste ponto podemos notar a contradio daqueles que carregavam a bandeira liberal. S pra citar alguns exemplos mais significativos: Prudente de Morais apoiou a vinda dos colgios protestantes; Campos Sales, que defendia o ensino leigo, apoiou as Irms de So Jos de Chamberry; e Bernardino de Campos, que era um liberal radical, tambm apoiou o colgio religioso.

Revista Eletrnica Cadernos de Histria, vol. IX, ano 5, n. 1, julho de 2010. www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria

Educao e religio: a escola pblica paulista na primeira repblica

49

Educao e religio na Primeira Repblica Em oposio a todas as iniciativas dos colgios religiosos, a primeira Constituio elaborada pelo governo republicano, em 1891, traz em seu primeiro decreto a determinao da laicidade. Com efeito, o decreto n 119-A, de 7 de janeiro de 1890, determinou a separao da Igreja do Estado, confirmada na Constituio de 1891 (NAGLE, 1974: 57). A Repblica se inicia tendo como primeiro presidente o Marechal Deodoro da Fonseca, que renuncia dez meses depois dando lugar ao seu vice, Floriano Peixoto. Nesse tempo o estado de So Paulo despontava no cenrio nacional como uma nova potncia econmica, agraciada pelos lucros proporcionados pelo ouro verde, elegendo Prudente de Morais como sucessor de Floriano Peixoto na presidncia da Repblica e dando incio afamada poltica do caf-com-leite. A educao foi eleita a pedra angular do desenvolvimento de uma nova nao e sua modernizao deveria ter como bases um novo modelo de escola e um novo modelo de ensino, que deveria servir como estandarte da evoluo econmica do estado em detrimento do restante do pas. O modelo escolar paulista comeou a ganhar traos institucionais de uniformidade a partir da Reforma Caetano de Campos. Naquela poca (1891-1894) o higienismo sanitrio tomava conta do Brasil e como Caetano de Campos era mdico, a reforma educacional que tem o seu nome foi carregada de cuidados mdicos. No Imprio as escolas eram nas casas dos professores e, nesses novos tempos, as escolas, que passariam a ter prdios prprios, necessitariam de asseio, limpeza, arejamento e luminosidade. Como sinal dos novos tempos, a escola foi um ponto emblemtico no estado de So Paulo. Para mostrar o progresso republicano, foram construdos prdios escolares majestosos e impecveis, mostrando tambm que em oposio aos tempos imperiais, as pessoas no precisariam sair do pas fugindo de um ensino sucateado aqui existente, pois assim como a Repblica, a escola tambm progredia. Foi nesse tempo, durante a reforma Caetano de Campos, que surgiram os primeiros Grupos Escolares e a construo mais intensa de Escolas Normais.
A criao dos grupos escolares surge portanto no interior do projeto poltico republicano de reforma social e de difuso da educao popular uma entre as vrias medidas de reforma da instruo pblica no estado de So Paulo implementadas a partir de 1890. A implantao dessa nova modalidade escolar teve implicaes profundas na educao pblica do Estado e na histria da educao do pas. Introduziu uma srie de modificaes e inovaes no ensino primrio, ajudou a produzir uma nova cultura escolar, repercutiu na cultura da sociedade mais ampla e encarnou vrios sentidos simblicos da educao no meio urbano, entre eles a consagrao da Repblica (SOUZA, 1998: 30).

Mesmo com toda a aura liberal e positivista que tomava conta do Brasil na poca, essa modernidade que habitava o discurso das pessoas que formulavam a nova Constituio, na verdade parecia ficar restrita apenas ao campo das idias, pois assim como na transio da Colnia para o Imprio, a transio do Imprio para a Repblica se deu de
Revista Eletrnica Cadernos de Histria, vol. IX, ano 5, n. 1, julho de 2010. www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria

50

Jorge Lus Mazzeo Mariano

forma harmnica. Os defensores do sistema republicano eram os membros das oligarquias, assim no houve a necessidade de luta de classes, apenas um reordenamento em torno de uma nova poltica. Desse modo seus valores continuaram, inclusive os religiosos.
A Repblica no promoveu perseguio religiosa, no confiscou bens eclesisticos e, sinal dos tempos, negociou com a Igreja os prprios termos da Constituio da Repblica. Depois de 1890, quando os bispos brasileiros publicaram uma Pastoral aceitando a Repblica, mas repudiando perseguies religiosas, Rui Barbosa e o Bispo do Par, D. Antnio de Macedo Costa, negociaram aqueles termos e dispositivos constitucionais que interessavam Igreja (MANOEL, 1996: 18).

Dessa forma o projeto educacional que estava previsto na reforma liberal no saa do papel. Em 08 de setembro de 1892 o governo paulista determinou em lei que a contratao de normalistas poderia ser feita sem a necessidade de concurso pblico. Apesar do ideal de renovao ideolgica do governo republicano, a necessidade de professores para a educao elementar fez com que o governo tomasse medidas extremadas, e os professores que adentravam na rede pblica traziam todos os tipos de concepes educacionais, a maioria avessa aos propsitos republicanos. Assim a educao laica na Repblica nascia estiolada e seguia flanando. A oligarquia se propunha a ser moderna, modernizando sua produo, porm temia a modernidade. Nesse tempo o ruralismo predominava, ele era um movimento oligarca e anti citadino, no que diz respeito industrializao, que mudava os comportamentos da populao urbana. Antes das fbricas, esta populao tinha um pensamento campesino, posto que as cidades eram um mero prolongamento do meio agrrio; e aps a urbanizao e o processo migratrio dos europeus, comeou a ser tomada por idias anarco-sindicalistas. O ruralismo era imbudo da ideologia colonialista. Durante a Primeira Repblica verifica-se a passagem de um padro de estratificao social relativamente estvel, para outro fludo e instvel, mas orientado no sentido de formao de uma sociedade de classes. (NAGLE, 1974: 26) Essa posio dual da oligarquia, querendo a modernidade, mas temendo-a, era vista mais claramente diante das questes educacionais. Os oligarcas sabiam da necessidade de educar suas filhas, mas temiam que essa educao tangenciasse para o caminho do feminismo e do sufrgio universal. E encontravam apoio da Igreja nesta questo, haja vista que a Igreja permanecia firme em sua convico de que existia uma diviso natural entre as funes exercidas por homens e mulheres, cabendo as atividades domsticas s mulheres e as sociais e cvicas aos homens (MARIANO; PRATTA; RIBEIRO, 2007). O jornalista catlico Porfrio de Aguiar, em 1903, defendendo a posio da Igreja, escreveu que a profissionalizao feminina se devia ao ... feminismo, que ensaia foras, que vem a como um pimpolho feio e ranhudo, a engatinhar e a querer se por de p, dando, todavia, sinais de longo andar e correr (p. 239). Assim natural que rejeitasse a educao mista, pois tendo atividades distintas, homens e mulheres deveriam ser educados de forma diferente.

Revista Eletrnica Cadernos de Histria, vol. IX, ano 5, n. 1, julho de 2010. www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria

Educao e religio: a escola pblica paulista na primeira repblica

51

Deste modo, muito embora os planos de uma Repblica laica existissem, eles s eram realidade nas pginas da Constituio. Jacomeli e Xavier (2003) ressaltam que a nfase na laicidade do ensino e na liberdade de profisso no ocorria na mesma intensidade quando se tratava da gratuidade da educao. A Igreja a princpio no ficou muito preocupada com a elaborao de uma Carta Constitucional que propunha um pas laico, porque ela mesma participou da elaborao desta dando seu aval, ela s iria se manifestar mais efusivamente a partir do segundo decnio da Repblica, entrando em um embate contra o liberalismo e contra toda e qualquer forma de manifestao moderna.
A Igreja no precisava se preocupar tanto com o que estava escrito na Constituio no que concerne laicidade, j que grande parte das professoras era formada em colgios religiosos. Em So Paulo, entre 1874 e 1916, foram formadas 73 professoras pelo orfanato do Seminrio da Glria (administrado pelas Irms de So Jos de Chamberry), em associao com o governo, para as escolas pblicas. Nesses colgios havia uma clara distino entre o que era instruo e o que era educao: instruo caberia municiar a inteligncia com as conquistas e descobertas do saber e da cincia em assuntos meramente humanos [...]. educao caberia a tarefa de modelar o carter da educanda conforme os preceitos e valores morais catlicos. (MANOEL, 1996: 76).

Obviamente a Igreja dava muito mais valor educao do que instruo na formao dessas professoras, e j que a viso arraigada era a de que a mulher exercia a funo de professora, pois esta se assemelhava aos cuidados com o lar, podemos associar essa ateno toda com a educao com o que D. Antnio Joaquim de Melo chamou de teoria dos crculos concntricos: da me para os filhos cristos; de filhos cristos para famlias crists; das famlias para a sociedade crist. Com isso, esperava-se, em breve tempo, recristianizar toda a sociedade moderna (MANOEL, 1996: 49). Alguns dados comprovam essa tentativa de recristianizao da sociedade brasileira:
Em 1914 So Paulo possua trs mil professores primrios diplomados pelas Escolas Normais existentes em seu territrio, dois teros deles mulheres. Em 1919 j eram nove Escolas Normais, sediadas na Capital (1894), em Itapetininga (1900), So Carlos (1913), Piracicaba (1913), Botucatu (1913), Guaratinguet (1918), Pirassununga (1918), Campinas (1919) e Casa Branca (1919). No final da mesma dcada j eram seis mil normalistas habilitados. No mesmo perodo, entre 1889 e 1920, foram criadas cento e setenta e seis (176) instituies catlicas no pas (PRATTA, 2005: 76).

Muito embora a Igreja tivesse conseguido essa hegemonia na educao, a situao da legislao, que a deixava oficialmente de fora das escolas pblicas e da esfera poltica, a incomodava. Quando o presidente Artur Bernardes props uma reviso na Constituio, a Igreja viu a a oportunidade de fazer algumas reivindicaes a seu favor.

Revista Eletrnica Cadernos de Histria, vol. IX, ano 5, n. 1, julho de 2010. www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria

52

Jorge Lus Mazzeo Mariano

Duas emendas foram apresentadas ao projeto de reviso constitucional. A primeira das chamadas emendas religiosas prescrevia a seguinte modificao do 6 do Art.72 da Constituio de 1891: Conquanto leigo, o ensino com carter obrigatrio, ministrado nas escolas oficiais, no exclu das mesmas o ensino facultativo. A segunda determinava a alterao do disposto no 7 do Art.72, nos seguintes termos: Conquanto reconhea que a Igreja Catlica a religio do povo brasileiro, em sua quase totalidade, nenhum culto ou igreja gozar de subveno oficial, nem ter relaes de dependncia ou aliana com o Governo da Unio, ou dos Estados (NAGLE, 1974: 60-61).

Devido ao grande alarde causado pelas propostas somado pressa que o governo tinha, a princpio, somente a segunda emenda foi aprovada. Mas enquanto a sua vontade no era saciada, a Igreja organizava seus intelectuais em um ataque ao Estado Liberal e sua legislao, enfim eles criticavam tudo o que era considerado moderno pela Igreja. D. Joo Becker, arcebispo de Porto Alegre a partir de 1912, dizia que
[...] o poder e o Estado devem estar fundamentados ordem na moral, que se fundamenta nas leis de Deus. Os depositrios do poder devem orientar-se pelos preceitos divinos e os sditos devem respeitar e obedecer s autoridades. O Estado moderno, emancipado de qualquer poder superior, entendido por ele como conseqncia da doutrina da reforma protestante e do filosofismo do sculo XVIII, que haviam resultado na Revoluo Francesa. Ao Estado moderno falta, a seu ver, uma fora unificadora. Sobre a Repblica brasileira, disse ela ter se orientado pelo esprito moderno, elaborado uma filosofia que no correspondia ndole e s tradies sociais e religiosas do povo. Disse ainda que os brasileiros lamentavam excluso de Deus das escolas. O arcebispo via o poder temporal, na conjuntura republicana, numa profunda crise que s poderia ser superada com o combate ao mal pela raiz, isto , ao atesmo oficial (DIAS, 1996: 61-62).

A Igreja estava articulando toda uma rede que englobava diversos nveis sociais, e que se iniciava, em 1922, com a organizao de seus intelectuais no Centro Dom Vital. Em linhas gerais, as atividades do centro se resumiam em fazer uma ponte entre os intelectuais, a hierarquia e a elite catlica, com a massa e os fiis. Os intelectuais recolhiam os temas da cultura moderna, em seguida preparavam e organizavam os leigos para o combate contra a modernidade.
Um fato que marcou a iniciativa da Igreja Catlica no Brasil, de acordo com a orientao de leo XIII, foi a edio de uma carta pastoral em oito de abril de 1916 pelo Bispo D. Sebastio Leme, Primaz do Brasil. A conclamao ali contida acabou repercutindo, anos depois, em 1921, na fundao do jornal A Ordem e, em 1922, no Centro D. Vital, ambos por iniciativa de um jovem recm convertido Jackson Figueiredo. O jornal passou a ser porta voz do Centro e funcionou como um catalisador da intelectualidade catlica no perodo anterior Revoluo de 30 (DERISSO, 2006: 36).

Revista Eletrnica Cadernos de Histria, vol. IX, ano 5, n. 1, julho de 2010. www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria

Educao e religio: a escola pblica paulista na primeira repblica

53

De 1922 at o final da Primeira Repblica e o incio do Estado Novo, o que se segue uma infiltrao da Igreja catlica por praticamente todas as camadas da sociedade: na imprensa a revista A Ordem, que atuava difundindo a doutrinao da Igreja e os meios de combate modernidade; no judicirio, com a criao, em 1928, da Sociedade Jurdica Santo Ivo, congregando advogados e magistrados relacionados com os interesses catlicos (PRATTA, 2005: 131); na universidade, com o Instituto Catlico de Estudos Superiores e a Ao Universitria Catlica, que atuava por meio de militncia e em defesa do ensino religioso nas escolas pblicas; na indstria, com a Confederao Nacional dos Operrios Catlicos, que foi criada em funo do temor que o comunismo que os operrios europeus conheciam, pudesse ser implantado no Brasil. Assim a Igreja atuava doutrinando para tentar ocupar os espaos que o Estado ainda no havia preenchido. Na poltica, de acordo com a Irm Maria Santo Rosrio (1962), a Liga Eleitoral Catlica atuava na mobilizao das massas para a defesa dos interesses polticos catlicos tais como:
a instruo religiosa obrigatria nas escolas pblicas de nvel primrio e secundrio [...], preservar a ordem social contra qualquer atividade subversiva e reprimir qualquer legislao que, implcita ou explicitamente, se opusesse aos princpios fundamentais da doutrina catlica (309-322).

Essa entrada dos catlicos na poltica se dava no mbito das manifestaes em defesa dos governantes mais autoritrios e que defendiam os propsitos catlicos, o que fica bem explicitado nas palavras de Jackson de Figueiredo (1925): A pior legalidade ainda melhor que a melhor revoluo... (pois esta) , nos seus princpios mesmo, to hostil, to contrria felicidade humana, vida em sociedade, que para combat-la, necessrio pregar-se no j a contra-revoluo, mas o contrrio da revoluo (24, 45, 50, grifos do autor). Deste modo, a Igreja comeava a colher alguns frutos, como, por exemplo, no governo mineiro que, ainda na Primeira Repblica, recolocou o ensino religioso nas escolas pblicas, a cargo da Igreja Catlica (PRATTA, 2005: 90). As massas no ficaram esquecidas pela Igreja que, para atingi-las, utilizou-se dos grandiosos Congressos Eucarsticos. A arregimentao de massas era o principal intuito dos congressos que, para tal, apelavam para a crena e o patriotismo dos fiis. A inteno era mesmo fazer um espetculo grandioso que denotasse a integrao de todas as classes e poderes em torno do ideal de renovao social e poltica. Os Anais do Primeiro Congresso Eucharistico Nacional, celebrado no Rio de Janeiro, no ano de 1922, do provas dessa mobilizao, dizendo que quando a procisso passou em frente ao Palcio do Catete, o presidente assistia a tudo ajoelhado, bem como tambm, achavam-se o vice-presidente da Repblica, ministros, embaixadores, senadores e deputados em grande nmero, muitos deles de joelhos, em atitude verdadeiramente edificante (208-209). O que veremos em seguida mais uma unio da Igreja com o Estado. A Igreja nunca escondeu o seu anseio de um retorno aos tempos de monarquia, nos quais a sua ao religiosa era hegemnica e, na impossibilidade desse retorno, o que seria mais conveniente era a reivindicao de um regime parecido, dentro da conjuntura poltica do momento, a do Estado liberal. Um governo que fosse autoritrio, centralizador e unipartidrio como era a prpria Igreja, ou seja, uma ditadura.

Revista Eletrnica Cadernos de Histria, vol. IX, ano 5, n. 1, julho de 2010. www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria

54

Jorge Lus Mazzeo Mariano

Os catlicos alinhar-se-o dentro de uma proposta autoritria e sacral de educao que visa a manuteno da estrutura oligrquica. To grande era o seu medo participao poltica das classes populares que sua resistncia s alteraes no quadro brasileiro se far atravs de um nacionalismo cuja proclamao no consegue disfarar a importao de traos do fascismo europeu (CURY, 1988: 172).

Assim, no final da Primeira Repblica, a vontade da Igreja atendida quando Getlio Vargas d o Golpe de Estado e inicia o governo provisrio. Era exatamente com a Igreja Catlica que o Ministrio da Educao contava para a tarefa de incutir nos alunos os valores ticos e morais que fariam parte de uma cultura nacional revigorada (SCHWARTZMAN, S., BOMENY, H. M. B., COSTA, V. M. R., 1984: 164). E essa aliana que estava se iniciando, inviabilizaria a instalao de uma nova metodologia educacional que chegava ao Brasil, a Escola Nova. O Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, em 1932, pretendia trazer ao Brasil as inovaes curriculares e metodolgicas geradas por John Dewey (1859-1952) nos Estados Unidos, que dariam uma uniformidade ao ensino de todo o pas. Contudo, essas inovaes esbarravam em uma estrutura que resistia desde os tempos imperiais, que era aquela oligarca e coronelista, e mais, tocavam em um ponto que desagradava a Igreja, agora aliada do Estado: a defesa do laicismo na rede pblica de ensino.
O que chama a ateno que as inovaes de cunho metodolgico, bastante divulgadas na poca, eram conhecidas e assimiladas em boa medida pelas instituies escolares, porm depuradas, lapidadas em muitos aspectos. Era como se a educao brasileira aceitasse de bom grado as inovaes, ressaltando inclusive a modernidade dos novos mtodos, porm eliminando aquilo que considerava permissivo ou inadequado para a nossa realidade. [...] Os temas e os contedos educacionais estavam muito voltados para as discusses de cunho moral, alm da nfase no civismo e no patriotismo (PRATTA, 2005: 95).

O governo populista de Vargas necessitava do catolicismo em seu empenho de conquista das massas e no iria desagradar a Igreja tirando-a do domnio que exercia. A Igreja acreditava que, se atuasse indiretamente na sociedade, produziria cidados cumpridores de seus deveres, honestos, justos, onde as classes sociais se pautariam pela caridade e compreenso, harmonizando-se entre si (CURY, 1988). As condies que o Estado apresentava, deixavam o caminho mais do que aberto para a afirmao da Igreja Catlica dentro do ensino pblico, quase que anulando a lei2 de 1891 que garantia laicidade na educao escolarizada ministrada pelo Estado. Aps a promulgao do decreto que colocava o ensino religioso de volta s escolas pblicas, a professora, escritora e jornalista Ceclia Meireles publicou, em 1931, uma srie de crni2 A primeira Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil, de 1891, no artigo 72, pargrafo 6, traz a obrigao da laicidade: Ser leigo [isto , laico] o ensino ministrado nos estabelecimentos pblicos.
Revista Eletrnica Cadernos de Histria, vol. IX, ano 5, n. 1, julho de 2010. www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria

Educao e religio: a escola pblica paulista na primeira repblica

55

cas no Dirio de Notcias do Rio de Janeiro criticando a atitude do novo governo. Segue a baixo um excerto de uma crnica do dia 2 de maio do referido ano:
O Sr. Getlio Vargas, assinando o decreto antipedaggico e anti-social que institui o ensino religioso nas escolas, acaba de cometer um grave erro. preciso que se diga isso com sinceridade. Este decreto vai ser a porta aberta para uma srie de tristes ocorrncias. Por ele poderemos chegar at s guerras religiosas. justamente em ateno aos sentimentos de fraternidade universal que a escola moderna deve ser laica. Laica no quer dizer contrria a nenhuma religio, somente: neutra, isenta de preocupaes dessa natureza (MEIRELES, 2001: 15).

Com efeito, todo o perodo ditatorial do governo Vargas governo provisrio (1930-1934); Estado Novo (1937-1945) contribuiu para esse fortalecimento e permanncia da Igreja no ensino pblico, tanto que a Constituio de 1946, depois da queda de Getlio Vargas, continuou garantindo o ensino religioso nas escolas. A Igreja Catlica mantinha a sua hegemonia e o seu controle sobre a rede pblica (PRATTA, 2005: 131). Concluso Concluindo, como podemos observar, a histria de embates e alianas da Igreja com o Estado muito antiga e, no Brasil notada, desde o incio, uma aliana contnua, que nem mesmo uma legislao restringindo tal casamento, foi suficiente para separla. A rede escolar brasileira comeou a partir de um modelo religioso, que foi aquele dos jesutas, proveniente da Contra-Reforma. Adiantando-se um pouco at o sculo XIX, o liberalismo chega ao pas trazendo consigo os ideais de uma Repblica laica, que foram aplicados em parte, haja vista que a Repblica se instalou graas a um reordenamento da burguesia em torno de uma nova conjuntura poltica, porm a mentalidade dessa classe, que era composta pela mesma oligarquia escravocrata dos tempos imperiais, no mudou. Assim, a tmida mudana que ocorria no mbito econmico, no se mostrava no campo das idias, que ficaram restritas apenas legislao. Sustentando uma dualidade de pensamento a oligarquia paulista criticava a Igreja Catlica, mas colocava seus filhos para estudar nos colgios religiosos. Na esfera poltica a oligarquia defendia arduamente a laicidade, mas negociava os termos da lei com o clero. Assim a desvinculao entre Estado e Igreja foi se tornando impossvel. As grandes mudanas no poderiam ser procedidas e, da mesma forma que a Igreja Catlica iniciou a escola no Brasil, assim permaneceria, fazendo-se refletir na atualidade paulista uma incongruncia: a obrigatoriedade da laicidade para a educao pblica e, ao mesmo tempo, a obrigao de se ministrar o ensino religioso nas escolas pblicas (Lei 9475/97).3
3 Para maiores informaes sobre o ensino religioso nas escolas pblicas, ler DERISSO, Jos L. O ensino religioso na escola pblica e a epistemologia dos materiais implementados nas escolas oficiais do Estado de So Paulo aps a lei n 9475/97. 2006. Dissertao. Programa de Ps-Graduao em Educao, UFSCar, So Carlos-SP, 2006.
Revista Eletrnica Cadernos de Histria, vol. IX, ano 5, n. 1, julho de 2010. www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria

56 Bibliografia:

Jorge Lus Mazzeo Mariano

AGUIAR, P. O Feminismo. Revista Santa Cruz (So Paulo), Irms Salesianas, 1903. BITTAR, Marisa; FERREIRA JR., Amarilio. Casas de b--b e colgios jesuticos do sculo 16. Em Aberto, Braslia, v. 21, n. 78, p. 33-57, dez. 2007. BOSI, Alfredo. A dialtica da colonizao. So Paulo: Companhia das Letras, 1992, 440p. CONGRESSO EUCARSTICO. Anais do Primeiro Congresso Eucharistico Nacional Celebrado no Rio de Janeiro, de 26 de setembro a 01 de outubro de 1922, em comemorao ao l Centenario da Independencia do Brasil. Rio de Janeiro, 1922. CURY, Carlos Roberto Jamil. Ideologia e educao brasileira: catlicos e liberais. So Paulo: Cortez Autores Associados, 1988, 195p. DIAS, Romualdo. Imagens de ordem: a doutrina sobre autoridade no Brasil (1922-1933). So Paulo: Editora UNESP, 1996, 161p. DERISSO, Jos L. O ensino religioso na escola pblica e a epistemologia dos materiais implementados nas escolas oficiais do Estado de So Paulo aps a lei n 9475/97. 2006. Dissertao. Programa de Ps-Graduao em Educao, UFSCar, So Carlos-SP, 2006. FIGUEIREDO, J. A coluna de fogo. Rio de Janeiro: Centro D. Vidal, 1925. GREGRIO XVI, Papa. Carta Encclica Mirari vos. Roma: 14 de agosto de 1832. Disponvel em: <http://www.montfort.org.br/index.php?secao=documentos&su bsecao=enciclicas&artigo=mirarivos&lang=bra>, acesso em: 07/ 02/06. HILSDORF, M. L. Histria da Educao Brasileira: leituras. So Paulo: Thomson, 2003, 135p. JACOMELI, Mara Regina Martins; XAVIER, Maria Elizabete Sampaio Prado. A consolidao do liberalismo e a construo da ideologia educacional liberal no Brasil. In LOMBARDI, Jos Claudinei (org.). Temas da pesquisa em educao. Coleo Educao Contempornea. Campinas: Autores Associados; HISTEDBR; Caador: UnC, 2003, pp. 195-208. LIMA, Eunice Ladeia Guimares. Protestantes no Brasil-colnia: contribuies para a cultura e a educao. Dracena-SP: REGES, 2004, 180p. MACEDO, Jorge Borges de. O Marqus de Pombal (1699-1782). Lisboa: Biblioteca Nacional, 1982, 133p. MANOEL, Ivan A. Igreja e educao feminina (1889-1919): uma face do conservadorismo. So Paulo: Editora UNESP, 1996, 103p.
Revista Eletrnica Cadernos de Histria, vol. IX, ano 5, n. 1, julho de 2010. www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria

Educao e religio: a escola pblica paulista na primeira repblica

57

MARIANO, Jorge L. M., PRATTA, Marco A., RIBEIRO, Arilda I. M. O gnero feminino na construo da cultura escolar no Brasil republicano (interior do Estado de So Paulo). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 27, pp. 149-161, set. 2007. Disponvel em: <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/art_12.pdf.>, acesso em 01/10/2007. MEIRELES, Ceclia. Crnicas de Educao 1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001, 252p. NAGLE, Jorge. Educao e sociedade na Primeira Repblica. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1974, 400p. OLIVEIRA, Marcos Marques de. As origens da educao no Brasil da hegemonia catlica s primeiras tentativas de organizao do ensino. Ensaio: Avaliao Poltica da Educao, Rio de Janeiro, v. 12, n. 45, pp. 945-958, 2004. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010440362004000 400003&lng=pt&nrm=iso.>, acesso em 10/10/2006. PRATTA, Marco Antnio. O sagrado e o profano na cultura escolar: dimenses da modernidade. 2005. Tese. Faculdade de Educao, UNICAMP, Campinas-SP, 2005. RIBEIRO, A. I. M. Vestgios da Educao Feminina em Portugal. So Paulo: Arte & Cincia, 2002, 170p. SANTO ROSRIO, Irm Maria Regina. O Cardeal Leme. Rio de Janeiro: Jos Olmpio, 1962. SOUZA, Rosa Ftima de. Templos de civilizao: A Implantao da Escola Primria Graduada no Estado de So Paulo (1890-1910). So Paulo: Edunesp, 1998, 302p. SCHWARTZMAN, S., BOMENY, H. M. B., COSTA, V. M. R. Tempos de Capanema. Rio de Janeiro: Paz e Terra; So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1984, 405p.

Revista Eletrnica Cadernos de Histria, vol. IX, ano 5, n. 1, julho de 2010. www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria

You might also like