You are on page 1of 11

Anotaes do Aluno

uvb

Aula N 14 Ttulos de Crdito


Objetivos da aula:
Nesta aula, vamos conhecer os ttulos de crdito mais utilizados, ou seja, letra de cmbio, nota promissria, cheque e duplicata, aprender sobre as suas caractersticas e conhecer as normas que os disciplinam.

1. LETRA DE CMBIO

uma ordem de pagamento que uma pessoa (sacador) emite contra algum (sacado) em benefcio de uma terceira pessoa (tomador). - Sacador ou emissor: a pessoa que d a ordem de pagamento, a favor de outrem ou sua ordem, autorizado por um crdito contra outra pessoa, que o sacado. - Sacado: Pessoa obrigada a pagar a letra. Quem dever realizar o pagamento. - Aceitante: denominao do sacado, aps o aceite. - Tomador ou beneficirio: a pessoa a quem o ttulo deve ser pago. aquele que recebe a letra e deve cobr-la, sendo, pois, o primeiro portador. - Endossante ou endossador: Alienante de crdito documentado por
Faculdade On-Line UVB

Direito Comercial

126

Aula 14 - Ttulos de Crdito

Anotaes do Aluno

uvb
uma cambial. - Avalista: Garante o pagamento do ttulo em favor do sacado ou de um dos demais coobrigados. EXEMPLO: Joaquim credor de Joo e devedor de Jos. Joaquim (sacador) emite uma letra de cmbio, dando ordem a Joo (sacado) para que pague determinado valor a Jos (tomador). Requisitos da letra de cmbio: a) palavra letra de cmbio inserta no prprio texto do ttulo e expressa na lngua empregada para redao deste ttulo; b) ordem incondicional de pagar uma quantia determinada. A quantia deve ser exata; c) o nome de quem deve pagar o ttulo; identificado pelo CPF ou CNPJ, ttulo de eleitor ou carteira profissional; d) o nome da pessoa a quem ou ordem de quem a letra deve ser paga (tomador); e) indicao da data em que a letra sacada; f) indicao do lugar onde a letra sacada; g) assinatura do sacador. Cambial incompleta ou em branco: a letra que no contenha todos os seus requisitos poder ser preenchida pelo seu portador, ocasio em que ser considerado como mandatrio do devedor, se o fizer de boa-f.(Smula 387 STF)

Aceite: o sacado no est obrigado a pagar o ttulo. O ato em que o sacado concorda em acolher a ordem incorporada pela letra chama-se aceite. A recusa do aceite pelo sacado gera o vencimento antecipado da letra de cmbio, podendo o tomador cobrar o ttulo de imediato do sacador.
Faculdade On-Line UVB

127

Aula 14 - Ttulos de Crdito

Direito Comercial

Saque: o ato de criao, de emisso da letra de cmbio, vinculando o sacador posio de co-devedor e ao pagamento da letra, se o sacado no pagar o ttulo.

Anotaes do Aluno

uvb
Clusula no-aceitvel: uma letra de cmbio com essa clusula no poder ser apresentada ao sacado para aceite antes do dia do vencimento. Prazo: 1) A letra de cmbio a vista dever ser apresentada pelo tomador ao sacado, para pagamento, at o mximo de 01 ano aps o saque. 2) A letra de cmbio a certo termo a vista, aquela cuja data de vencimento conta-se a partir da data do aceite, dever ser apresentada para aceite at o prazo de 01 ano aps o saque. 3) A letra de cmbio a certo termo da data, aquela cuja data de vencimento conta-se a partir do saque, e a em data certa, devem ser apresentadas para aceite at a data do vencimento fixado pelo ttulo. A no observncia desses prazos pelo credor acarreta a perda do direito de cobrana do ttulo contra os co-obrigados. PRAZO DE RESPIRO: apresentado o ttulo ao sacado, este tem o direito de pedir que lhe seja reapresentado no dia seguinte. As regras estudadas sobre endosso, aval, pagamento e protesto so aqui aplicadas.

2. NOTA PROMISSRIA

Faculdade On-Line UVB

128

Aula 14 - Ttulos de Crdito

Direito Comercial

Anotaes do Aluno

uvb
A nota promissria uma promessa de pagamento que uma pessoa faz em favor de outra. Enquanto a nota promissria uma promessa, a letra de cmbio uma ordem de pagamento. Com a sua emisso, criam-se duas situaes jurdicas: 1) EMITENTE, SACADOR OU SUBSCRITOR: quem promete pagar quantia determinada; 2) SACADO OU BENEFICIRIO: o credor beneficirio da promessa. Requisitos: a) expresso nota promissria inscrita no prprio texto; b) promessa incondicional, pura e simples, de pagar quantia determinada; c) nome do beneficirio (inexiste NP ao portador); d) data do saque; e) local do saque; f) assinatura do sacador e sua identificao. Caso no conste na nota promissria a data e local de pagamento, ela ser um ttulo pagvel a vista no local do saque. Aplica-se nota promissria o estudo feito com relao letra de cmbio, com exceo do ACEITE. A nota promissria no admite aceite.

Faculdade On-Line UVB

129

Aula 14 - Ttulos de Crdito

Direito Comercial

Anotaes do Aluno

uvb

3. CHEQUE

O cheque uma ordem de pagamento a vista, de uma certa quantia em dinheiro, dada com base em suficiente proviso de fundos ou decorrente de contrato de abertura de crdito disponveis em banco ou instituio financeira equiparada. Emitente: a pessoa que d a ordem de pagamento para o sacado, aps a verificao dos fundos, pagar. o devedor principal. Sacado: o banco ou instituio financeira a ele equiparada. O sacado de um cheque no tem, em nenhuma hiptese, obrigao cambial. Beneficirio: a pessoa a quem o sacado deve pagar a ordem emitida pelo sacador. Requisitos: 1) palavra cheque inscrita no ttulo; 2) ordem incondicional de pagar quantia determinada; 3) nome do banco ou da instituio que deve pagar; 4) indicao de lugar de pagamento; 5) dia e lugar onde passado; 6) assinatura do emitente ou mandatrio.

Faculdade On-Line UVB

130

Aula 14 - Ttulos de Crdito

Direito Comercial

Anotaes do Aluno

uvb
O cheque ttulo de modelo vinculado, cuja emisso s pode ser feita em documento padronizado, fornecido pelo banco. O cheque pode ser nominativo ou ao portador (at R$100,00), podendo ser transmitido por endosso. MODALIDADES DE CHEQUE A) CHEQUE VISADO: aquele cuja quantia , desde logo, transferida para o banco, disposio do beneficirio, deixando de figurar na conta corrente do emitente. No pode ser ao portador. B) CHEQUE ADMINISTRATIVO: um cheque emitido pelo banco contra suas prprias caixas. S pode ser nominativo. Por exemplo: travellers check. C) CHEQUE CRUZADO: s poder ser pago a um banco. O cruzamento especial, quando tem escrito entre os dois traos o nome do banco, caso em que s a este poder ser pago. D) CHEQUE PARA SER CREDITADO EM CONTA: tem o mesmo objetivo do cheque cruzado, no pago em dinheiro. Sua liquidao ser feita somente por lanamento contbil. APRESENTAO DO CHEQUE O cheque deve ser apresentado para pagamento no prazo de 30 (trinta) dias de sua emisso, se for emitido na mesma praa em que deve ser pago, ou em 60(sessenta) dias, quando for emitido em outra praa.

Faculdade On-Line UVB

131

Aula 14 - Ttulos de Crdito

Direito Comercial

A inobservncia desses prazos acarreta: a) perda do direito de crdito contra os co-obrigados (endossante, avalista) do cheque; b) perda do direito de crdito contra o emitente, se havia fundos durante o prazo de apresentao e eles deixaram de existir. Por exemplo: quebra do banco.

Anotaes do Aluno

uvb
Se o cheque no for apresentado durante o prazo legal, mesmo assim poder ser pago pelo sacado, desde que no esteja prescrito e haja fundos. PRESCRIO A possibilidade de ajuizar ao de execuo de um cheque prescreve: a) em 06 meses, contados da expirao do prazo de apresentao: do portador contra o emitente e seus avalistas; do portador contra os endossantes e seus avalistas (neste caso, o cheque deve ter sido apresentado em tempo hbil e a recusa do pagamento comprovada pelo protesto/declarao do sacado); b) De qualquer dos coobrigados contra os demais: 06 meses contados do dia em que pagou o cheque ou foi acionado. Endosso: a transmisso de cheque nominativo feita por meio do endosso, com ou sem a clusula ordem. Com a CPMF, somente possvel um nico endosso. A sua circulao segue a mesma regulamentao da letra de cmbio, com as seguintes diferenas: a) no se admite o endosso-cauo; b)o endosso do sacado nulo (exceo: endosso feito por um dos estabelecimentos do sacado para pagamento em outro estabelecimento). Aval: expresso da forma convencional ou pela simples assinatura no anverso do cheque. Aceite: o cheque no admite aceite. SUSTAO O pagamento do cheque pode ser sustado de duas formas: a) REVOGAO: limita ao prazo de apresentao a eficcia do cheque, findo o qual, caso o cheque ainda no tenha sido liquidado, ficar sustado o seu pagamento. feito por escrito com a exposio das razes motivadoras do ato.

Faculdade On-Line UVB

132

Aula 14 - Ttulos de Crdito

Direito Comercial

Anotaes do Aluno

uvb
b) OPOSIO: produz efeitos a partir da cientificao do banco, desde que anterior a liquidao do ttulo. feito mediante aviso escrito, baseado em relevante razo de direito. Por exemplo: roubo, extravio, entre outros. PROTESTO O cheque deve ser protestado no prazo fixado em lei para sua apresentao. O protesto de cheque sem fundos pode ser substitudo, para fins de conservao do direito, por declarao escrita e datada pelo banco sacado.

4. DUPLICATA
Pela lei 5474/68, nas vendas mercantis a prazo, obrigatria a emisso, pelo vendedor, de uma fatura contendo a relao das mercadorias vendidas, com sua natureza, quantidade e valor. Por venda mercantil a prazo entende-se aquela cujo pagamento parcelado em perodo no inferior a 30 dias, ou cujo preo deva ser pago, integralmente, em 30 dias ou mais. Hoje, os comerciantes utilizam a nota fiscal-fatura, uma nica relao de mercadorias que tem efeitos de fatura para o direito comercial e de nota fiscal para o direito tributrio, emitida mesmo que a venda seja a vista. Da nota fiscal-fatura, que tem natureza obrigatria, o vendedor poder extrair um ttulo de crdito denominado duplicata, que facultativa. Requisitos: a) expresso duplicata, data de emisso e nmero de ordem; b) nmero de ordem da fatura ou da NF-fatura; c) data certa do vencimento ou indicao de ttulo a vista; d) identificao do vendedor e comprador (Nome/domiclio do comprador/
Faculdade On-Line UVB

133

Aula 14 - Ttulos de Crdito

Direito Comercial

Anotaes do Aluno

uvb
vendedor); e) importncia a pagar; f) local de pagamento; g) declarao de reconhecimento de sua exatido e da obrigao de pagla destinada ao aceite; h) assinatura do emitente. A duplicata um ttulo de modelo vinculado, devendo ser lanada em impresso prprio do vendedor, confeccionado de acordo com o padro legal. ACEITE A duplicata deve ser apresentada pelo vendedor ao comprador no prazo de 30 dias de sua emisso. Recebendo a duplicata, o comprador pode: a) assinar o ttulo e devolv-lo ao vendedor no prazo de 10 dias do recebimento; b) devolver o ttulo ao vendedor acompanhado de declarao, por escrito, das razes que motivaram sua recusa em aceit-lo; c) no devolver o ttulo; d) devolver o ttulo ao vendedor sem assinatura. A duplicata ttulo de ACEITE OBRIGATRIO. Este s pode ser recusado nos casos previstos em lei.

Faculdade On-Line UVB

134

Aula 14 - Ttulos de Crdito

Direito Comercial

A recusa do aceite de uma duplicata s admissvel nos seguintes casos previstos em lei: a) avaria ou no-recebimento de mercadorias, quando no expedidas ou no entregues por conta e risco do comprador; b) vcios na qualidade ou quantidade das mercadorias; c) divergncia nos prazos e nos preos ajustados.

Anotaes do Aluno

uvb
PROTESTO A duplicata pode ser protestada por falta de aceite, de devoluo ou de pagamento. Se o comprador no restitui o ttulo ao vendedor, o protesto poder ser feito por indicao (sem o ttulo), ou poder ser emitida uma TRIPLICATA (segunda via da duplicata). O protesto deve ser efetuado na praa de pagamento no prazo de 30 dias a contar de seu vencimento. A inobservncia desse prazo importa na perda, por parte do credor, do direito de crdito contra os endossantes e seus avalistas. Contra o devedor principal do ttulo e seu avalista, no necessrio o protesto. DUPLICATA DE PRESTAO DE SERVIOS A duplicata de prestao de servios pode ser emitida por pessoa fsica ou jurdica que realize essa atividade econmica. Distingui-se da duplicata mercantil por: a) a causa que autoriza a sua emisso no a compra e venda mercantil, mas a prestao de servios; b) o protesto por indicaes depende da apresentao, pelo credor, de documento comprobatrio da existncia de vnculo contratual e da efetiva prestao de servios.

Faculdade On-Line UVB

135

Aula 14 - Ttulos de Crdito

Aplicam-se quanto aos demais aspectos desse ttulo, as normas pertinentes duplicata mercantil.

Direito Comercial

Anotaes do Aluno

uvb

Sntese
Nesta aula, fomos capazes de: -Conhecer os ttulos de crdito mais utilizados, ou seja, letra de cmbio, nota promissria, cheque e duplicata. -Compreender as normas que disciplinam esses ttulos de crdito. -Aprender sobre suas caractersticas e requisitos essenciais.

Referncias
BRASIL. Cdigo Civil. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2007. COELHO, Fbio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. 17.ed. So Paulo: Saraiva, 2006.. GONALVES, Victor Eduardo Rios. Ttulos de Crdito e Contratos Mercantis. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2005. SODERO FILHO, Fernando Pereira. Manual dos Ttulos de Crdito. So Paulo: Paulistanajur, 2004.

Faculdade On-Line UVB

136

Aula 14 - Ttulos de Crdito

Direito Comercial

You might also like