You are on page 1of 4

IMUNIDADES: ASPECTOS PRTICOS A SEREM OBSERVADOS NA ATIVIDADE POLICIAL MILITAR

A efetuao da priso em flagrante dever do policial militar, consoante o disposto no cdigo de processo penal:
Art. 301. Qualquer do povo poder e as autoridades policiais e seus agentes devero prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.

Art. 302. Considera-se em flagrante delito quem: I - est cometendo a infrao penal; II - acaba de comet-la; III - perseguido, logo aps, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situao que faa presumir ser autor da infrao; IV - encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papis que faam presumir ser ele autor da infrao.

Assim, a obrigao do policial de prender em flagrante irrestrita, no entanto o Brasil admite certas prerrogativas para autoridades em razo da importncia do cargo que ocupam: so as imunidades. Vejamos quais so elas e quais so as implicaes decorrentes da priso em flagrante das autoridades que a possuem.

Imunidades Pblicas e Parlamentares Brasileiras

Segundo o Manual Bsico de Abordagem da Polcia Militar da Bahia imunidades so prerrogativas atribudas a certas pessoas, em vista dos cargos ou funes que exercem. Dentre as autoridades pblicas que possuem imunidades esto os Deputados Federais, Deputados Estaduais, Senadores, Magistrados (Juzes de Direito, Desembargadores e Ministros dos Tribunais Superiores) e Membros do Ministrio Pblico (Promotores de Justia). Segundo a Constituio Federal, as autoridades inviolveis citadas no podero ser presas, salvo em flagrante delito de crime inafianvel.

Assim, inicialmente, importante observar que o procedimento da priso em flagrante pode ser dividido em quatro momentos distintos:

1. Captura; 2. Conduo coercitiva; 3. Lavratura do Auto de Priso em Flagrante Delito (APFD); 4. Recolhimento ao Crcere.

Dessa forma, quando o policial flagrar uma dessas autoridades cometendo crime afianvel dever prend-la, no entanto, limitar-se- a adotar apenas o primeiro ato do procedimento da priso visto acima, ou seja, a autoridade surpreendida em flagrante ser capturada, pois no concebvel a perpetuao de uma atividade ofensiva, quando possvel interdit-la. O policial militar responsvel pela ocorrncia ento registrar o fato sumariamente, apreender, se houver, os objetos do ilcito e adotar demais providncias cabveis. No entanto, no caso de flagrante por crime inafianvel cometido por qualquer das autoridades pblicas citadas, o policial dever obedecer todos os procedimentos regulamentares previstos para a priso, como mostrado anteriormente. Sendo assim, a autoridade lavrar normalmente o Auto de Priso em Flagrante. Aqui cabe a diferenciao entre os crimes afianveis (que permitem o arbtrio de fiana)e a os crimes inafianveis (que no admitem tal instituto). Os crimes inafianveis, conforme previstos na Constituo , so os seguintes: 1. Racismo; 2. Ao de Grupos Armados; 3. Prtica de Terrorismo; 4. Tortura; 5. Trfico Ilcito de Entorpecentes; 6. Crimes Hediondos: Homicdio (121, CP) quando praticado em atividade tpica de extermnio, ainda que cometido por um s agente, e homicdio qualificado (art. 121, pargrafo 2, incisos I,II, III,IV e V, CP); Latrocnio (art. 157, 3o, in fine);

Extorso qualificada pela morte (art. 158, 2o) Extorso mediante sequestro e na forma qualificada (art. 159, caput, e lo, 2o e 3o); Estupro (art.213 caput e 1 e 2); Estupro de vulnervel (art. 217-A, caput e 1o, 2o, 3o e 4o); Epidemia com resultado morte (art. 267, 1o, CP) Falsificao, corrupo, adulterao ou alterao de produto destinado a fins terapeuticos ou medicinais(art. 273, caput e 1o, 1o-A e 1o-B, CP);

Crime de genocdio previsto nos artigos 1, 2 e 3 da lei 2889/56.

As Imunidades Diplomticas e O Presidente da Repblica

A imunidade diplomtica uma prerrogativa de Direito Pblico Internacional atribuda aos diplomatas estrangeiros e sua respectiva famlia. A imunidade diplomtica configura-se ento como uma forma de respeito, na ordem internacional, entre os diversos rgos estatais estrangeiros e nacionais. Segundo o Manual Bsico de Abordagem da Polcia Militar da Bahia, as imunidades diplomticas no podem ser presas em hiptese alguma, pois gozam de imunidade absoluta. Assim, deve o policial militar, no caso de flagrante de crime, apenas interromper a ao delitiva da autoridade infratora (realizando a captura), reunir todos os dados da ocorrncia e efetuar a devida comunicao autoridade competente, via rdio comunicador. Essa sequncia de atos aplica-se tambm quando o presidente da repblica caso este figure como sujeito ativo de algum crime. Por fim, importante ressaltar que as imunidades diplomticas no se restringem aos diplomatas, mas aplicam-se tambm ao pessoal tcnico e administrativo das representaes, aos seus familiares e aos funcionrios de organismos internacionais (ONU, OEA, etc).

AUTOR: DANIEL BORGES SANTANA

Bacharelando em Segurana Pblica e

Defesa Social pela Academia de Polcia Militar da Bahia (APM-BA). Aluno-a-Oficial do 3 Ano do Curso de Formao de Oficiais. Bacharelando em Direito pela

Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS-BA)

You might also like