You are on page 1of 5

BERND, Zil; BAKOS, Margaret M. O negro: conscincia e trabalho. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1991.

A obra O negro: conscincia e trabalho de Zil Bernd e Margaret M. Bakos resgata a histria do negro no perodo pr e ps-abolicionista, para isso foi utilizado uma juno de fatos histricos com textos literrios. Apesar de a obra fazer referencia ao Estado do Rio Grande do Sul resgatando a memria desta regio, a pesquisa ajuda a entender o Brasil colonial em um todo, mostrando a inconformidade do negro com sua situao de oprimido. A obra analisa 33 documentos dos sculos XVIII, XIX e XX, e com base nestes documentos que foi desenvolvida a pesquisa. Bernd e Bakos iniciam a obra com a definio do Rei de Portugal para Quilombos, e mostra a resposta de Cloves Moura para tal definio.
Em dois de dezembro de 1740 o Rei de Portugal, em resposta indagao do Conselho Ultramarino, conceituava quilombo como sendo toda a habitao de negros fugidos que passem de cinco, em parte despovoada, ainda que no tenham ranchos levantados e nem se achem piles neles. Cloves de Moura escreveu sobre a resistncia do escravo negro no Brasil e afirmou que, se aceitssemos esta definio, o pas teria se convertido praticamente em um conjunto de quilombos, uns maiores outros menores, mas todos significativos para a compreenso da nossa histria social. (Bernd e Bakos, 1991, p.11)

A obra deixa a entender que a quantidade que negros fugidos de seus senhores era muito maior do que se pensa, para isso os senhores contratavam os chamados Capitesde-Mato para o resgate destes negros fugidos de suas propriedades. Bernd e Bakos mostram atravs de documentos a preocupao com tal situao, em um dos documentos consta a proviso de capito-de-mato:
Fazemos saber aos que a presente proviso virem que chega-nos a notcia que muitos Quilombos que h neste continente de negros fugidos do poder de seus senhores, causando a este e outros morados do mesmo Continente grande prejuzo na sua falta, no s no trabalho que deles experimentam como tambm nos muitos roubos e latrocnios que dos mesmos Quilombos costumam fazer, e querendo

nos prover de remdio to grandes prejuzos havemos por bem nomear e prover em Capito-de-Mato. (Bernd e Bakos, 1991, p.12)

Para Bernd e Bakos encontra-se um entrave na busca de fontes para compreenso destas fugas de escravos e das organizaes quilombolas.
interessante ressaltar que a literatura, desde o incio do sculo 19, prodiga na expresso de aspectos ligados a vida e ao trabalho escravo e, sobretudo aos atos de crueldade praticados pelos senhores. Entretanto, em relao a fuga e a formao que quilombos, no h qualquer registro literrio. (Bernd e Bakos, 1991, p.16)

As alforrias eram praticadas por vrios senhores, que tinham nelas sempre um propsito de interesse pessoal. Alguns viam na promessa de alforria uma forma de comrcio com o negro, pois para ganhar-la o negro tinha que pagar, outros senhores iludiam os negros com a promessa de alforria afim de manter a ordem e o poder sobre eles. Bernd e Bakos cita o exemplo que como senhores e o governo utilizavam deste artifcio:
...o Governo Provincial, atravs da lei de 13 de maio de 1835, prometeu a alforria a todos os escravos negros que delatassem os projetos e os esconderijos dos chamados mals revoltados. Em 1838, no Rio Grande do Sul, acenou-se com a liberdade para todos escravos negros que desertassem das foras republicanas de Bento Gonalves. Complementamos que tambm por parte dos farroupilhas o chamamento dos negros s armas fazia-se em troca de promessa de alforria. (Bernd e Bakos, 1991, p.17)

As confrarias funcionavam como irmandades (dos brancos), e exerciam um papel fundamental na vida dos negros, pois eram neste ambiente que uns podiam ajudar os outros sem a interferncia dos senhores, nas confrarias toda a forma organizacional era deliberada pelos prprios negros. Bernd e Bakos fala sobre a importncia desta organizao para os negros.

...as confrarias e as suas festas proporcionavam aos escravos oportunidade de se identificarem e expressarem as suas emoes. Os cantos e danas assustavam as pessoas que, ou por no possurem escravos ou por mant-los como coisas no estavam habituados a ouvir as suas vozes e a aceit-los como seres sensveis. (Bernd e Bakos, 1991, p.24/25).

Sobre a imprensa Bernd e Bakos fazem referencia a Carlos Reverbel, que divide a imprensa no Rio Grande do Sul neste perodo em trs fases. A primeira de 1827 a 1860, esta tinha como caracterstica anncios de venda, aluguel e denncias de fugas de escravos negros; a segunda, de 1860 a 1895, tinha um foco mais poltico, onde partidos faziam agresses uns aos outros, e a terceira, que se iniciou com a criao do Correio do Povo e vai at os dias atuais. O negro no Rio Grande do Sul participou de praticamente todas as atividades que ajudaram a compor o que hoje e o Estado, Bernd e Bakos cita o poeta Oliveira Silveira que em seu poema Negro do Sul relata esta grande participao no negro no trabalho. Atividades militares no Sul em revoltas e guerras tambm tiveram a participao macia de negros. Tanto nas estncias quanto nas charqueadas o escravo negro era alvo de dor e sofrimento, varias poesias relatam a forma com que o escravo era tratado, no s poesias como depoimentos em peridicos da poca relatam cenas de crueldade e sofrimento. A charqueada se tornou umas das principais atividades do Rio Grande do Sul neste perodo e propiciou as piores cenas de desumanidade com o escravo negro. O trabalho do escravo negro foi decisivo na construo do atual Estado gacho. Bernd e Bakos referindo a poesia moderna, entre elas a de Oliveira Silveira, diz:
O trabalho escravo nas charqueadas e na moderna poesia negra gacha, relembrado com orgulho. A memria da participao ativa de seus ancestrais na formao do Rio Grande do Sul ser o elemento principal sobre o qual os negros ancoraro em busca de sua identidade. (Bernd e Bakos, 1991, p.57).

Segundo Bernd e Bakos as atividades urbanas tambm eram alvo de explorao e sofrimento, apesar de se imaginar que o servio urbano somente associado aos das cozinheiras, e mesmo este servio era exploratrio. Bernd e Bakos desconstroem esta

viso com base em vrios documentos, provando que no meio urbano existia cerca de 21 tipos de atividades escravas urbanas.
A gama de atividades para as quais se buscava o trabalho escravo ampliava-se sempre, pois o negro foi revelado seu potencial de adaptao as exigncias da trabalho da sociedade americana, qual foi incorporado a fora, o que no nos deve iludir no sentido da sua acomodao e impedir de enxergar o aspecto da sua resistncia sempre presente, embora as vezes velada. (Bernd e Bakos, 1991, p.63).

Bernd e Bakos mostram a importncia no negro nas atividades militares no Rio Grande do Sul. As Principais foram a Guerra de Cisplatina, a Revoluo Farroupilha e a Guerra do Paraguai, esta participao dos negros em guerra ajudou a configurar o Estado gacho atual. Mas em um dos documentos usados como fonte de Bernd e Bakos est a pergunta herosmo, glrias, sacrifcios, e da? o autor do texto faz crticas a forma como negro usado nestas batalhas. A obra mostra o envolvimento do Partido Republicano Rio-Grandense com as polticas abolicionistas, o discurso usado pelos polticos em prol de uma poltica de libertao, mostra tambm a preocupao com uma nova realidade que seria a dos escravos libertos. A forma com qual eles iriam se adaptar a nova realidade assalariada, pois sem estudos, com a competio imigrante e com o pr-conceito disseminado na populao de ex-escravos e negros a realidade de uma Repblica no seria fcil. O fechamento da obra esta na vinculao do negro com as vrias lendas gachas, estas lendas mostram uma inverso de valores, nelas o homem branco se rende ao negro, o mau no mais o negro e sim aquele que o explora. A obra de Bernd e Bakos bastante rica, e como j foi dito retrata no s a realidade no escravo negro no Rio Grande do Sul, mas nos d a possibilidade de compreender como foi a relao do escravo negro com o Brasil colonial. Esta associao de fatos histricos com literatura permite uma leitura prazerosa, no que diz respeito ao entendimento, mas chocante, no que diz respeito a realidade de nossos antepassados. Se nos pequenos frascos encontram-se os mais preciosos perfumes este livro um exemplo deste ditado um pequeno livro, mais muito rico em contedo.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS UNIDADE UNIVERSITARIA DE URUAU CURSO: LICENCIATURA PLENA EM HISTORIA DISCIPLINA: HISTRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA PROFESSOR: NEILSON MENDES

Acadmico: Jos Alves Jnior Turma: 4 ano noturno

URUAU MARO-2012

You might also like