You are on page 1of 113

1NDIE

LIVRO

REVOLUO E CONTRA-REVOLUO
I _ o SURTO DO PODER SOVITICO 1. Misso em Petrogrado 2. Contra-Revoluo 3. Revoluo 4. No-reconhecimento 5. Diplomacia secreta. 9

II TACO A TACO 1. Agente britnico 2. Hora Zero 3. Fim da misso III ESPIO MESTRE 1. Entra M. Massino 2. Sidney Reilly 3. Dinheiro e crime 4. A conspirao letnica 5. Sai Sidney Reilly. IV AVENTURA SIRERIANA 1. Aide Mmoire 2. Intriga em Vladivostoque 3. Terror a leste. V PAZ E GUERRA 1. Paz no Ocidente 2. Na Conferncia de Paz 3. Misso de Golovin. VI A GUERRA DE INTERVENO 1. Preldio 2. A campanha do norte 3. A campanha do noroeste 4. A campanha do sul 5, A campanha de oeste 6. Os poloneses e Wrangel 7. O ltimo sobrevivente VII UM BALANO

29 41

59

71

87

109

LIVRO

REVOLUO
E

CONTRA-REVOLUO

CAPITULO

O SURTO DO PODER SOVITICO 1. Misso em Petrogrado

Pelo meado do vero do ano fatdico de 1917, quando ardia o troava o vulco da revoluo russa, um major americano chamado Ravmond Robins chegava a Petrogrado (1) em misso secreta ae extrema importncia. Oficialmente le viajava como assistente da diviso americana da Cruz Vermelha. Na realidade estava a servio do Departamento de Informaes do Exrcito dos Estados Unidos, Sua misso secreta era a de ajudar a Rssia a manter-se na guerra contra a Alemanha. A situao na frente oriental era desesperada. O exrcito russo sem comando, miservelmonte equipado, fra destroado pelos alemes. Abalado pelo impacto da guerra e apodrecido interiormente, o regime feudal czarista vacilara e rura. Em maro, o Czar Nicolau II fra forado a abdicar e estabeleceu-se um govrno provisrio. O grito de "Paz, Terra e Po!" atravessou o pas, resumindo tdas as reivindicaes mais imediatas e as aspiraes mais antigas de milhes de russos cansados de guerra, famintos e espoliados. Os aliados da Rssia Gr-Bretanha, Frana e Estados Unidos temiam que o colapso do exrcito russo esti(1) Petrogrado era a capital da Rssia czarista. A cidade, assim chamada em homenagem a Pedro, o Grande, era originriamente denominada S. Petersburgo. Esta denominao foi vertida par a" forma russa mais verncula de Petrogrado, por ocasio da l . a Guerra Mundial. Depois da Revoluo Bolchevique, Moscou tornou-se nova capital e, em 1924, depois da morte de Lnin, a antiga capital passou a denominar-se Leningrado.

10

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

vesse iminente. A qualquer momento um milho de soldados alemes poderia desembaraar-se subitamente da frente Oriental, arremessando-se contra as foras aliadas j exaustas no ocidente. Igualmente alarmante era a perspectiva do trigo da Ucrnia, do carvo do Donetz, do petrleo do Cucaso e de outros ilimitados recursos do solo russo carem nas fauces vorazes da Alemanha imperial. Os aliados estavam desesperadamente empenhados em conservar a Rssia na guerra pelo menos at os reforos americanos atingirem a frente ocidental. O Major Robins era um dos numerosos diplomatas, militares e oficiais especiais do Servio de Informaes despachados precipitadamente a Petrogrado para fazerem tudo quanto possvel a fim de manter a Rssia lutando... Com 43 anos de idade, homem de ilimitada energia, extraordinria eloqncia e grande magnetismo pessoal, cabelos pretos como azeviche e impressionante feio aquilina, Raymond Robins era notvel figura .poltica nos Estados Unidos. Renunciara a uma vantajosa carreira de negcios em Chicago para dedicar-se filantropia e ao trabalho social. Em poltica, era um "homem de Roosevelt." Desempenhara papel preponderante na famosa campanha "Buli Moose", de 1912, quando o seu heri, Theodore Roosevelt, empreendera ir Casa Branca sem o auxlio dos capitalistas ou da maquinaria poltica. Robins era um liberal militante, um incansvel e destemido cruzado de tda causa que desafiasse a reao. "O qu? Raymond Robins? sse arrivista? sse capanga de Roosevelt? O que faz le nesta misso?" exclamou o Coronel William Boyce Thompson, chefe da Cruz Vermelha Americana na Rssia, ao ouvir que Robins fra indicado como seu primeiro assistente. O Coronel Thompson era republicano e conservador. Tinha considervel interesse pessoal nos negcios russos no mangans e nas minas de cobre. Mas era tambm realista e observador clarividente dos fatos. J reconhecera intimamente que nada se poderia concluir atravs do ponto de vista conservador em que os funcionrios do Departamento de Estado norte-americano se vinham colocando oom relao ao turbulento cenrio russo.

GRANDE

CONSPIRAO

11

David Francis, embaixador americano na Rssia naquele '1 ' eir de S. Lus, jogador Missouri. Na atmosfera i . atormentada pela guerra, a le constitua uma figura'excntrica com o seu cabelo prateado, colarinho alto e engomado de velho estilo e sobrecasaca preta. ' O velho Francis", observava um diplomata britnico, "no sabe distinguir um social-revolucionrio de uma batatal" Mas o conhecimento da poltica russa que faltava ao embaixador, le o supria pela firmeza de suas convices. Estas le as hauria quase sempre dos generais czaristas e dos milionrios que formigavam na embaixada americana em Petrogrado. Francis estava totalmente convencido de que a rebelio russa no era mais que o resultado de uma conspirao germnica e de que todos os revolucionrios russos eram agentes estrangeiros. De qualquer forma, julgava que tudo terminaria dentro em breve. Aos 21 de abril de 1917, o Embaixador Francis telegrafo confidencialmente ao Secretrio de Estado dos E.U.A. Robert Lansing:
"SOCIALISTA EXTREMADO OU ANARQUISTA CHAMADO LNIN PROFERE DISCURSOS VIOLENTOS E COM ISSO FORTALECE O GOVRNO. PROPOSITADAMENTE SE LHE CONCEDE LIBERDADE E OPORTUNAMENTE SERA DEPORTADO."

Mas a revoluo russa, longe de abater-se com a queda do czar, estava apenas comeando. O exrcito russo se desconjuntava e ningum na Rssia parecia capaz de o deter. Alexandre Kerensky, o ambicioso primeiro-ministro do govrno provisrio, percorria a frente oriental, falava eloqentemente s tropas, assegurando-lhes que "a vitria, a democracia e a paz" j se aproximavam, Sem se impressionarem, os soldados russos, famintos e rebeldes continuavam a desertar s dezenas de milhares. Em uniformes esfarrapados e sujos, os desertores inundavam o pas inteiro, atravs dos campos encharcados e ao longo das estradas esburacadas, em direo s pequenas e grandes cidades (2,)
(2) Durante 3 anos os soldados russos tinham lutado com grande bravura e destreza contra a superioridade esmagadora do inimigo.

12

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

Na retaguarda os soldados russos que regressavam da frente encontravam os operrios e os camponeses revolucionrios. Por tda parte soldados, operrios e camponeses formavam espontneamente os seus prprios comits revolucionrios ou "Sovietes", como eram chamados, e elegiam deputados para levarem a sua reivindicao de "Paz, Terra e Po" aos quartis-generais do govrno de Petrogrado. Quando o Major Raymond Robins chegou a Petrogrado, massas famintas e desesperadas do povo tinham-se espraiado como uma grande mar sombria sbro o pas. A capital regurgitava do delegaes do soldados, vindas diretamente das trincheiras lodosas da ronto para podirom o trmo da guerra. Os tumultos por causa do po ocorriam quase todos os dias. O Partido Bolchevique do Lnin a organizao dos comunistas russos que fru declarada ilegal o impelida ao subterrnea por Kerensky crescia rpiaamonto cm fra o prestgio. Raymond Robins recusou-se a aceitar as opinies do Embaixador Francis e seus amigos czaristas como a vordado acrca do que so passava na Rssia. Em voz de perder tempo nos sales de Petrogrado, meteu-se polo interior, como dizia, para apreciar o drama russo com os seus prprios olhos. Robins cria apaixonadamente no quo le chamava "a mentalidade do ar livre ossa coisa quo comum na Amrica entre os prsperos homens de negcio: mentalidade que no se acomoda com a tagarelice; que vai sempre em busca de fatos." lc viajou pelo pas inspecionando fbricas, sedes sinclicais, quartis do exrcito c at mesmo as trincheiras infectadas do piolhos da frente oriental. A fim
Nos primeiros meses da guerra, no auge da agresso germnica, os russos invadiram a Prssia Oriental, obrigando os alemes a retirar da Frana dois corpos de exrcito e tuna diviso de cavalaria, e dando a Joffre o ensejo de fechar a brecha do Mame e salvar Paris. Na sua retaguarda, o exrcito russo tinha de lutar contra a traio e a inpcia. O ministro da Guerra, Sukhoumlinov, era um traidor a soldo da Alemanha. A crte do czar enxameava de agentes alemes e de germanfilos notrios encabeados pela czarina e seu conselheiro, o sinistro Padre Rasputin. As tropas russas estavam pssimamente equipadas. Em 1917, o exrcito russo sofrera mais baixas por morte do que a Gr-Bretanha, Frana e Itlia em conjunto. As perdas totalizavam 2.702.064 mortos, 4.950.000 feridos e 2.500.000 desaparecidos.

GRANDE

CONSPIRAO

13

de descobrir o que se passava na Rssia, Robins meteu-se no meio do povo. A Rssia toda eia nesse ano tuna vasta sociedade em turbulento debate. Aps sculos de silncio forado, o povo recobrara a voz. Realizavam-se comcios por toda parte. Todo mundo tinha o que dizer". Oficiais do governo, propagandistas pr-aliados, bolcheviques, anarquistas, social-revolucionrios, mencheviques todos falavam ao mesmo tempo. Os bolcheviques eram os oradores mais populares. Soldados, operrios e camponeses repetiam constantemente o que les rtfziam"Digam-me por que que eu estou lutando?" perguntava um soldado russo em um desses comcios de massas. Por Constantinopla ou pela Rssia livre? Pela democracia ou pelos salteadores capitalistas? Se me podem provar que eu estou defendendo a Revoluo, ento eu volto para a luta sem necessidade de pena capitel para me constranger. Quando a terra pertencer aos camponeses, as fbricas aos operrios e o poder aos sovietes, ento reconheceremos que temos algo por que lutar e lutaremos por isso!" Robins estava no seu elemento no meio dessa atmosfera de debates. Em sua-ptria, nos E.U.A., como tribuno popular, debatera freqentemente com marxistas americanos. Por que no debateria com os bolcheviques russos? Freqentemente Robins pedaa permisso para replicar a algum dos oradores bolcheviques. No burburinho das fbricas e trincheiras o americano de ombros largos e olhos negros levantava-se e falava. Por intermdio do intrprete que o acompanhava, Robins informava as assemblias russas acerca da democracia americana e da ameaa do militarismo prussiano. Invarivelmente, aplausos tumultuosos saudavam as suas palavras. Ao mesmo tempo, Robins no se descurava de seus afazeres na Cruz Vermelha. Sua tarefa era de obter alimentos para as cidades ameaadas pela fome. Descendo o Yolga, achou imensos estoques de trigo apodrecendo nos armazns. O trigo no podia ser removido por falta de transporte. Sob o regime desesperadoramente inepto do czar, todo transporte se desorganizara e Kerensky no fizera coisa alguma para remediar a situao. Robins props a organizao de uma frota de barcaas que descesse o Volga para carregar o trigo. Os funcionrios de Kerensky informaram-no de que

14

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

isso no seria possvel. Um campons se apresentou. Era o presidente do soviete local dos camponeses. Comunicou que as barcaas poderiam ser conseguidas. Na manh seguinte o trigo comeou a ser transportado rio acima para Moscou e Petrogrado. Por tda parte Robins observava a mesma evidncia de confuso e inpcia do govrno de Kerensky; contrastando com a organizao e determinao dos sovietos revolucionrios. Quando um presidente de soviete dizia que algo devia ser feito, fazia-se . . . Na primeira vez que Robins foi a uma aldeia russa e pediu para ver o funcionrio responsvel pela administrao da localidade, os camponeses riram, melhor que veja o presidente do soviete disseram-lhe. O que sso soviete? perguntou Robins. So os deputados dos operrios, soldados o camponeses. Mas isso uma organizao revolucionria - protestou le. Eu desejo ver a organizao civil, o poder regular. Os camponeses riram. Ahl Isso no valo nada. O senhor deve ver o presidente do soviete. De volta a Petrogrado, aps sua viagem de inspeo, Robins fz o seu informo preliminar ao Coronel Thompson: "O govrno provisrio do Kerensky, disse Robins, era uma organizao burocrtica, imposta do cima para baixo ,e sustentada por baionetas em Petrogrado, Moscou o alguns lugares mais." O govrno real do pas vinha sondo exercido pelos sovietes. Mas Kerensky era pelo prosseguimento da guerra contra a Alemanha, e por essa im&o Robins acreditava que devia ser mantido no poder. Se os aliados estavam interessados em impodir que a Rssia casse cm completo caos e sob a dominao germnica, teriam de se utilizar de tda a sua influncia para fazer Kerensky reconhecer os sovietes e chegar a um acrdo com les. O govrno dos E.U.A. devia ser inteiramente informado dos fatos antes de ser demasiado tarde. Robins propunha uma faanha arrojada: o lanamento imediato de uma gigantesca e impressionante campanha de propaganda para convencer o povo russo de que a Alemanha constitua ameaa real para a sua Revoluo. Para surprsa sua, o Coronel Thompson exprimiu completo acrdo tanto com o informe como com a proposta de seu assistente. Disse

GRANDE

CONSPIRAO

15

que telegrafaria a Washington traando o plano da propaganda e pedindo autorizao e fundos para lan-la. Nesse nterim, j que o tempo era precioso, Bobins devia iniciar o trabalho. Mas de onde vir o dinheiro? perguntou Robins. Eu arrisco um milho de meu dinheiro disse o Coronel Thompson. Robins foi autorizado a sacar essa importncia da conta de banco do coronel em Petrogrado... A coisa mais importante, dizia o coronel, era manter o exrcito russo na frente oriental e a Alemanha fora da Rssia. Ao mesmo tempo estava bem informado dos riscos em que se poderia envolver, intervindo to ativamente e de modo to pessoal nos negcios da Rssia. Sabe o que, isso significa, Robins? perguntou le. Eu penso que se trata do nico recurso para salvar a situao, coronel replicou Robins. No. Pergunto se sabe o que isso significa para voc? O que significa? Significa que, se falharmos, voc ser fuzilado. Robins encolheu os .ombros. Homens melhores e mas jovens esto sendo fuzilados diariamente na frente oriental. E acrescentou aps uma pausa: . Coronel, se eu fr fuzilado o senhor ser enforcado. No ser surpresa para T T I T T O se acabar acontecendo isso que voc diz respondeu o Coronel Thompson (3.)

2.

Contra-Revoluo

Enquanto os ventos frios e midos de outono sopravam do Mar Bltico e nuvens baixas e entumecidas pairavam agoureiras sobre a cidade, os acontecimentos em Petrogrado precipitavam-se para o seu clmax histrico. Plido e nervoso, vestindo, como de costume, o seu singelo uniforme pardo rigorosamente abotoado, com os olhos
(3) Esse dilogo entre o Major Robins e o Coronel Thompson como outro dilogo qualquer citado neste livro, tirado diretamente das fontes documentrias mencionadas nas Notas Bibliogrficas.

16

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

querendo saltar-lhe das rbitas e o brao direito em ngulo conforme o estilo napolenico, Alexandre Kerensky, primeiro-ministro do govrno provisrio, passeava de um para outro lado no seu quarto do Palcio de Inverno. "O que esperam les de mim?" gritou a Raymond Robins. "Metade do meu tempo sou forado a falar na linguagem do liberalismo europeu ocidental para satisfazer aos aliados, e na outra metade eu tenho de falar na linguagem do socialismo eslavo-russo para salvar a minha pele! Kerensky tinha razo para estar perturbado. Pelas costas, os seus mantenedores, os milionrios russos e os seus aliados anglo-franceses, j estavam conspirando para derrub-lo do poder. Os milionrios russos j declaravam abertamente que se a Gr-Bretanha e a Fiana se recusassem a agir para deter a revoluo, les apelariam para os alemes. "A revoluo uma doena"* relatava Stepan Georgevitch Lanozov, o "Rockefejler russo", ao correspondente americano John Reed. "Mais cedo ou mais tarde as potncias estrangeiras tero de intervir aqui como algum que intervm para curar uma criana doente e ensina-la a andar." Outro milionrio russo, Rabuchinsky, declarava que a nica soluo "para a mo descarnada da fome e para a misria do povo seria a de agarrar pelo pescoo os falsos amigos do povo os sovietes e comits democrticos!" Samuel Hoare, o chefe do Servio Diplomtico de Informaes na Rssia, falara com sses milionrios e voltara a Londres para relatar que a ditadura militar seria a melhor soluo para os problemas russos. Segundo Hoare, os candidatos mais indicados para o psto de ditador na Rssia eram o Almirante Koltchak que, dizia Hoare, era a coisa mais prxima de um gentleman ingls que pudera achar na Rssia; e ainda o General Lavr Komilov, vigoroso cossaco de barbicha preta e comandante-chefe do exercito russo. Os governos ingls e francs decidiram apoiar o General Komilov. le seria o homem forte com a incumbncia de manter a Rssia na guerra, suprimir a revoluo e proteger os intersses financeiros anglo-franrceses. Quando Raymond Robins soube dessa deciso, percebeu que os aliados tinham cometido grave rro. les no conheciam a tmpera do povo russo. Estavam simplesmente

GRANDE

CONSPIRAO

17

dando razo aos bolcheviques que profetizaram desde o comeo que o regime de Kerensky acabaria sendo apenas uma mscara sob a qual se estaria preparando secretamente a contra-revoluo. O Major-general Alfredo Enos, adido militar e chefe da Misso Militar britnica em Petrogrado, secamente ordenou a Robins que se calasse. O Putsch intentado realizou-se na manh do dia 8 de setembro de 1917. Comeou com uma proclamao expedida por Kornilov como comandante-chefe do exrcito, que apelava para a queda do governo provisrio e estabelecimento da "disciplina e da ordem." Milhares de panfletos, intitulados Kornilov, o Heri Russo, subitamente apareceram nas ruas de Moscou e Petrogrado. Anos depois Kerensky, no seu livro A Catstrofe, revelou que "esses panfletos tinham sido impressos a expensas da Misso Militar britnica e trazidos a Moscou da embaixada britnica em Petrogrado no carro da composio do General Kaox adido militar.'"' Kornilov deu ordem a vinte mil soldados para marcharem sobre Petrogrado. Oficiais franceses e ingleses em uniformes russos marcharam com as tropas de Kornilov. Kerensky ficou horrorizado com a traio. le ainda estava sendo aclamado em Londres e Paris como um "grande democrata" e "o heri das massas russas." E enquanto isso, na Rssia, os representantes aliados estavam tramando a sua derrubada; Kerensky procurou saber o que lhe restava fazer sozinho e no fz nada. O soviete de Petrogrado controlado pelos bolcheviques, por sua prpria iniciativa, ordenou mobilizao imediata. Operrios armados uniram-se aos marinheiros revolucionrios da esquadra do Bltico e aos soldados da frente. Barricadas e crcas de arame farpado se estenderam pelas ruas da cidade. Montaram peas de artilharia e metralhadoras. Guardas vermelhos operrios de gorros e jaquetas de couro, armados de fuzis e granadas de mo patrulhavam os becos lamacentos e esburacados. Dentro de quatro dias o exrcito de Kornilov se decompunha. O prprio general foi detido pelo Comit de soldados que se organizara secretamente dentro do seu prprio exrcito. Uns quarenta generais do velho regime, envolvidos na conspirao de Kornilov, foram sitiados na primeira tarde no Hotel Astria em Petrogrado, onde estavam espe-

18

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

rando pelas notcias do xito de Kornilov. O vice-ministro da Guerra de Kerensky, Bris Savinkov, foi deposto do cargo pelo clamor popular por ter participado da conspirao. Rua o governo provisrio. O Putsch resultara na nica coisa que se poderia prever: um triunfo para os bolcheviques e uma demonstrao da fra sovitica. Eram os sovietes, o no Kerensky, que detinham o poder real em Petrogrado. "O surto dos sovietes", dizia llobins, "operou-se sem fr a . . . Foi sso poder que derrotou Kornilov/' O Embaixador Francis, por sua vez, telegrafou ao Departamento do Estado dos K.U.A.:
" O FRACASSO DE KORNILOV DEVE-SE ATRIBUIR A MAUS CONSELHOS, FALSAS INFORMAES, MTODOS IMPRPRIOS IS INOPORTUNIDADE. KORNILOV, BOM SOLDADO, PATRIOTA, MAS INEXPERIENTE. O GOVERNO APAVOAOU-SK E PODE APROVEITAR-SE DA EXPERINCIA."

3.

Revoluo

Os acontecimentos agora se precipitavam como raios. At agora subterrnea, Lenia dera uma nova palavra de ordem Revoluo: Todo poder aos sovietes] Abaixo o govrno provisrio! Aos 7 dc ovitubro, o Coronel Thompson telegrafava ansiosamente para Washington:
"MAXIMALISTAS (BOLCHEVIQUES) PROCURAM AGORA ATIVAMENTE CONTROLAR TODO O CONGRESSO DE DEPUTADOS DOS OPERRIOS E SOLDADOS QUE SE RENEM AQUI NESTE MES. SE TIVEREM BOM XITO, FORMARAO NOVO GOVERNO COM DESASTROSOS RESULTADOS QUE LEVARO PROVAVELMENTE A PAZ EM SEPARADO. ESTAMOS NOS UTILIZANDO DE TODO RECURSO MAS PRECISO QUE HAJA APOIO IMEDIATO OU TODOS OS ESFOROS SERO DEMASIADO TARDIOS."

No dia 13 de novembro realizou-se no gabinete do Coronel Thompson uma conferncia secreta dos lderes militares

GRANDE

CONSPIRAO

19

aliados na Rssia. O que se deveria fazer para deter os bolcheviques? O Coronel XiesseL chefe da Misso Militar francesa atacou raivosamente o govmo provisrio pela sua ineficincia e chamou os soldados russos de "ces amarelos." A essa altura um general russo saiu da sala, com o rosto afogueado de clera. O General Knox exprobrou os americanos por no terem apoiado Komilov. No tenho interesse na estabilidade de Kerensky e do seu governo gritou Knox a Robins. incompetente, inepto, sem valor! Voc deveria ter apoiado Komilov! Bem, general! replicou Robins o senhor ajudou Komilov. O general corou. A nica soluo para a Rssia uma ditadura militar disse. sse povo precisa sentir o peso do azorrague! General disse Robins o senhor poder vir a ter uma ditadura de carter muito diferente. Quer voc se referir a essa canalha, bolchevique de Trotsky-Lnin esses mitingueiros reles? Sim, a isso que me refiro. Robins, disse d General Knox voc no militar, no entende coisa alguma de assuntos militares. Ns, militares, sabemos o que preciso fazer com essa espcie de gente. Ns os pomos em fila e os fuzilamos. Sim, se o senhor os apanhar, o senhor os fuzila retrucou Robins. Admito, general, que eu no conhea coisa alguma de questes militares, mas conheo algo acerca do povo. Eu trabalhei com le toda a minha vida. Penetrei a Rssia e julgo que o senhor est enfrentando uma insurreio popular. No dia 17 de novembro de 1917, quatro dias depois dessa conferncia no gabinete do Coronel Thompson, os bolcheviques tomaram o poder na Rssia. A abaladora revoluo bolchevista chegou estranhamente, quase imperceptvel a princpio. Foi a mais pacfica revoluo da histria. Pequenos bandos de soldados e marinheiros marchavam tranqilamente pela capital Poucos tiros, espordicos, esparsos. Homens e mulheres aglomeravam-se nas frias ruas argumentando, gesticulando, lendo os ltimos apelos e

20

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

proclamaes. Os boatos contraditrios de praxe circulavam pela cidade. Os bondes moviam-se acima e abaixo pelo Nevsky. As donas de casa iam e vinham pelos bazares da cidade. Os jornais conservadores de Petrogrado que circularam nesse dia, como habitualmente, no deram nenhuma notcia segura da revoluo que se fizera. Vencendo insignificante oposio, os bolcheviques ocuparam o Centro Telefnico, a Repartio Telegrfica, o Banco do Estado e os Ministrios. O Palcio de Inverno, sede do governo provisrio, foi envolvido e sitiado. O prprio Kerensky escapou nessa tarde num carro emprestado pela embaixada americana e sob a proteo da sua bandeira. Ao partir, le se dirigiu em corajosas palavras ao Embaixador Francis, dizendo que voltaria com tropas da fronteira e liqidaria a situao em cinco dias." s 18 horas Francis telegrafava ao.Secretrio de Estado Lansing:
"PARECE QUE OS BOLCHEVIQUES ESTO CONTROLANDO TUDO POR AQL IMPOSSVEL SABER O PARADEIRO DE QUALQUER DOS MINISTROS..."

Pelo meio dessa noite cruelmente mida, caminhes se arrastavam pelas ruas enlameadas, detendo-se junto s fogueiras em que as sentinelas se aqueciam de espao a espao pelas ruas. De dentro dos caminhes arremessavam punhados de volantes brancos com a seguinte proclamao:
"AOS CIDADOS DA RSSIA! O govmo provisrio foi deposto. O poder do Estado passou para as mos do rgo dos Deputados dos Trabalhadores e Soldados do Soviete de Petrogrado, o Comit Militar Revolucionrio, que est testa do proletariado e da guarnio de Petrogrado. A causa por que o povo lutou foi a proposta imediata de uma paz democrtica, a abolio dos direitos feudais de propriedade da terra, o controle trabalhista da produo, a criao de um govmo sovitico essa causa est vitoriosa. "VIVA A REVOLUO DOS TRABALHADORES, DADOS E CAMPONESES! SOL-

O Comit Revolucionrio Militar do Soviete de Deputados dos Trabalhadores e Soldados de Petrogrado."

GRANDE

CONSPIRAO

21

Centenas de guardas vermelhos e soldados tinham-se reunido em massa compacta em torno do Palcio de Inverno brilhantemente iluminado, o ultimo reduto do j inexistente governo provisrio. Subitamente, a massa locomoveu-se, espalhou-se pelo ptio do palcio e arremessou-se sobre as barricadas, em direo ao Palcio de Inverno. Os antigos ministros de Kerensky foram levados sala grande e cuidadosamente decorada, onde haviam estado sentados o dia todo em tomo de uma mesa. mesa estava repleta de folhas amarrotadas de papel, restos das proclamaes passadas. Uma delas dizia: "O govrno provisrio apela paia todas as classes para que o apoiem..." . As 22,45 de 17 de novembro, o Congresso Pleno dos Deputados dos Sovetes de Trabalhadores e Soldados realizou a sua sesso inaugural no salo de danas do Instituto Smolny, que fora antes uma academia elegante para as filhas da aristocracia czarista. O vasto salo enfumaado, com suas colunas de mrmore, candelabros brancos e pavimento marchetado, abrigava agora os representantes eleitos dos soldados e operrios, do povo russo. Sujos, barbas por fazer, cansados, os deputados soviticos soldados ainda com barro das trincheiras nos uniformes, trabalhadores de gorros e roupa escura amarrotada, marinheiros de blusa riscada e pequenas boinas redondas ouviam atentamente os membros do Comit Central Executivo que subiam para falar um aps outro na tribuna. O Congresso durou dois dias. Na tarde do segundo dia houve longa aclamao e vasto tumulto quando um homenzinho rechonchudo, de traje largo mal ajustado se levantou no estrado, a calva luzindo, com um mao de papis na m o . . . O tumulto durou alguns minutos. Depois, inclinando-se negligentemente para a frente, o orador falou: "Agora temos , de proceder construo da ordem socialista!" O orador era Lnin. O Congresso passou a constituir o primeiro govmo sovitico o Conselho dos Comissrios do Povo, encabeado por Vladimir Ilitch Lnin.

22

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

4,

No reconhecimento

Na manh seguinte formao do govrno sovitico, o Embaixador Francis despachou uma nota a seu amigo, Maddin Summers, cnsul americano em Moscou. "Relata-se", escrevia o Embaixador Francis, "que o Conselho de Trabalhadores e Soldados de Petrogrado nomeou um gabinete com Lnin feito primeiro-ministro. Trotsky como ministro dos Negcios Exteriores o a Senhora ou Senhorita Kollontai como ministra da Educao. Lamentvel! mas eu tenho esperana do quo quanto mais se afundarem no ridculo mais depressa so remediar a situao." Para Washington o embaixador cabografou a sua opinio segundo a qual a vida do novo regime sovitico seria questo de dias, le urgiu o Departamento de Estado a no reconhecer o govrno russo enquanto os bolcheviques no fssom derrotados o substitudos no poder pelos "patriotas russos..." Na mosma manh, Robins entrava no gabinete do Coronel Thompson no quartel-general da Cruz Vermelha Americana em Petrogrado. "Chefe", disse Robins, "precisamos agir depressa! Essa idia do quo Keronsky foi reconstituir um exrcito algures, de que os cossacos esto vindo do Don e os Guardas Brancos descem da Finlndia, tudo isso embuste! les nunca chegaro aqui. H muitos camponeses armados no caminho! No, sse grupo est dirigindo a dana do Smolny e dirigir por muito tempo ainda!" Robins pediu permisso ao seu chefe para ir ao Smolny diretamente e obter uma entrevista com Lnin. "Essa gente na maior parte bondosa e respeitvel", disse Robins referindo-se aos bolcheviques. "T lidamos com polticos americanos, e se no Smolny h algum indivduo mais corrompido e malvado do que alguns de nossos patifes, ento so patifes tambm, e tudo!" Em resposta, o Coronel Thompson mostrou a Robins as ordens que recebera havia pouco. le deveria voltar imediatamente para Washington. Pessoalmente, concordava com Robins em que os bolcheviques representavam as massas do povo russo, e de volta Amrica, faria tudo para convencer

GRANDE

CONSPIRAO

23

disso o Departamento de Estado. Enquanto isso Robins, tinha de aTOimir a misso de chefe da Oroz Vermelha Americana na Rssia. O Coronel Thompson apertou as mos de seu ex-assistente, desejando-Ihe boa sorte Robins no perdeu tempo. Dirigiu-se ao Smolny e pediu para ver Lnin. "Eu era a favor de Kerensky*, disse francamente, "porm reconheo que o governo provisrio est definitivamente morto. Quero saber de que modo a Cruz Vermelha Americana pode servir ao povo russo sem prejuzo de nossos interesses nacionais. Sou contra o vosso programa domstico, mas no da minha conta o que se passa na vida ntima da Rssia. Se Komilov, o czar ou outro qualquer detivesse o poder, eu estaria falando com ele." Lnin gostou imediatamente do americano franco e aberto. Procurou explanar o carter do novo regime. "Dizem eles que eu sou um ditador", declarou Lnin. "Eu o sou no momento. Sou um ditador porque tenho o apoio das massas dos camponeses e operrios. No momento em que deixasse de representar a sua vontade, les tomariam o poder de minhas mos, e eu seria destitudo como foi o czar." Quanto aos aspectos econmicos do plano sovitico, acrescentou: "Ns vamos desafiar o mundo com uma repblica de produtores. No estamos colocando quem quer que seja no Soviete apenas porque seja possuidor de aes ou porque seja proprietrio. Estamos colocando os produtores. A bacia de carvo do Donetz ser representada pelos produtores de carvo; as estradas de ferro, pelos produtores de transporte, o sistema postal, pelos produtores das comunicaes e assim por diante." Lnin descreveu outra face essencial do programa bolchevique: "A soluo da "questo nacional", sob o czar, os mltiplos grupos nacionais da Rssia tinham sido desapiedadamente suprimidos e convertidos em povos submissos. Tudo isso deve mudar, disse. O anti-semitismo e outros preconceitos primitivos explorados pelo czarismo para jogar um grupo codtra outro deviam desaparecer. Tda nacionalidade e minoria nacional na Rssia deveria ser totalmente emancipada, com direitos iguais, com sua autonomia regional e cultural. Lnin comunicou a Robins que o homem que deveria enfrentar sse

24

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

problema complexo e importantssimo seria a principal autoridade bolchevique na questo nacional, Jos Stlin (4!) Robins perguntou quais eram as possibilidades de a Rssia permanecer na guerra contra a Alemanha. Lnin respondeu com absoluta candura. A Rssia j estava completamente fora da guerra. No poderia opor-se Alemanha enquanto no se organizasse o seu novo exrcito o Exrcito Vermelho. Tda a estrutura completamente desarticulada da indstria e dos transportes russos deveria ser reconstituda de alto a baixo. O govrno sovitico, continuou dizendo Lnin, desejava o reconhecimento e a amizade dos E.U.A. le era sabedor do preconceito oficial contra o seu regime. le oferecia a Robins um programa prtico mnimo de cooperao. Em troca do auxlio tcnico americano, o governo sovitico empreenderia a evacuao de todos os suprimentos blicos da fronteira oriental, sendo que de outro modo no seria possvel impedir que stes cassem nas mos dos alemes. Robins informou o General William Judson, adido militar americano e chefe da Misso Americana na Rssia, acrca da proposta russa; e ste dirigiu-se ao Smolny para ultimar os pormenores do entendimento. Judson tinha uma exigncia adicional a fazer: as centenas de milhares de prisioneiros alemes em mos dos russos no seriam repatriados antes de acabada a guerra. Lnin consentiu. O general informou prontamente o Embaixador Francis de que seria do intersse dos E.U.A. reconhecer o govrno sovitico.
(4) "Meu primeiro conhecimento de Stlin", escreveu Robins aos autores dste livro em novembro de 1943, "foi quando Lnin me falou de seus planos de unia Repblica Sovitica Socialista-Federada... Falou dos planos seus e de Stlin de unir numa cooperao comum todos os vrios grupos da Rssia Sovitica e comunicou-me que Stlin acabava de ser eleito comissrio para as Nacionalidades. Talvez a maior contribuio histrica de Stlin para a unidade e poder do povo sovitico tenha sido a sua obra incomparvel como comissrio das Nacionalidades. Sua politica varreu as animosidades raciais, religiosas, nacionais e de classe, dando aos vrios grupos soviticos a unidade e harmonia para lutarem e morrerem em defesa de Leningrado, Stalingrado e do solo russo." Na ltima sentena claro que Robins est se referindo parte histrica que o povo sovitico tomou na luta para repelir e esmagar os invasores nazistas na II Guerra Mundial.

GRANDE

CONSPIRAO

25

"O Soviete o govrno de falo; devem-se estabelecer relaes com ele", disse o General Judsoii. Mas o embaixador tinha outras idias e j as transmitira para Washington. Poucos mas depois um telegrama do Secretrio de Estado Lansing, advertia o Embaixador Francis de que os representantes americanos deveriam "recusar toda comunicao direta com o governo bolchevique.1" O telegrama acrescentava: "Advirta igualmente a Judson." Um segundo telegrama, despachado logo aps, chamava Judson para os E.U.A. Robins pensou em resignar em sinal de protesto contra a poltica do Departamento de Estado. Para surpresa sua, o Embaixador Francis pediu-lhe que se mantivesse em seu posto e permanecesse em contacto com o Smolny. "Penso eu que no prudente de sua parte cortar as suas relaes abruptamente isto , cessar as suas visitas l", comunicou o Embaixador Francis a Robins. "Alm do que eu desejo saber o que eles esto fazendo, e ficarei entre voc e o fogo." Robins no sabia, mas o embaixador necessitava de todas as informaes possveis acerta do governo sovitico por importantes motivos pessoais.

5.

Diplomacia secreta

No dia 2 de dezembro de 1917 o Embaixador Francis enviou a Washington o seu primeiro relato confidencial das atividades do General Alexe Kaledin, atam dos cossacos do Don. Francis descrevia o "general Kaledin, como comandante-chefe de 200.000 cossacos." O General Kaledin organizara um exrcito branco contra-revolucionrio entre os cossacos no Sul da Rssia, proclamara a "independncia do Don" e estava preparando a TTarfha sbre Moscou para esmagar o governo sovitico. Grupos secretos de oficiais czaristas em Petrogrado e Moscou estavam agindo como espies anti-soviticos de Kaledin e mantinham contacto com o Embaixador Francis. A pedido deste, Maddin Summers, cnsul-geral americano em Moscou, mandou alguns dias depois uma relao

26

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

mais pormenorizada das foras do General Kaledin ao Departamento de Estado. Summers, que se casara com a filha de um rico fidalgo czarista, era ainda mais violentamente prevenido contra o regime sovitico do que o prprio embaixador. De acordo com o informe de Summers ao Departamento de Estado, Kaledin j conseguira a aliana de todos os elementos "leais" e "honestos" do Sul da Rssia. O Secretrio de Estado Lansing telegrafou embaixada americana em Londres recomendando um emprstimo secreto para financiar a causa de Kaledin. sse emprstimo, dizia, deveria fazer-se atravs do govrno britnico ou francs. "No necessrio sublinhar", acrescentou o Secretrio Lansing, "a necessidade de agir rpidamente e de insistir junto queles com quem falais acrca da importncia de no se dar a conhecer que os Estados Unidos demonstram simpatia pelo movimento de Kaledin e, muito menos, dar a entender que lhe estamos prestando assistncia financeira." O Embaixador Francis estava prevenido a fim de usar de grande discrio em seus entendimentos com os agentes de Kaledin em Retrogrado, para no despertar as suspeitas dos bolcheviques. Apesar das precaues tomadas, a conspirao foi descoberta pelo govrno sovitico que estava sutilmente alerta possibilidade da interveno aliada na Rssia. No meado de dezembro a imprensa sovitica acusou o embaixador americano de conspirar secretamente com Kaledin. Francis negou suavemente que conhecesse o chefe cossaco... "Estou fazendo um relatrio para publicar", telegrafou Francis ao Secretrio Lansing, no dia 22 ae dezembro, "o qual esclarecer tudo, negando toda ligao com Kaledin ou conhecimento do seu movimento, fixando as vossas instrues decisivas e enfticas de no interferir nos negcios internos, mostrando como eu as tenho escrupulosamente observado." Isolado pela hostilidade aliada e muito fraco para enfrentar szinho a macia mquina de guerra alem, o govrno sovitico tinha de proteger-se como melhor pudesse. A ameaa mais ou menos imediata era a Alemanha. Para salvar a nova Rssia e ganhar tempo para efetuar a reorganizao essencial e criar o Exrcito Vermelho, Lnin props-se a assinar uma paz imediata na fronteira oriental.

GRANDE

CONSPIRAO

27

"Precisamos concluir a paz de qualquer maneira", comunicou Lnin aos companheiros, depois de examinar detidamente as espantosas condies do transporte, da indstria e do exrcito da Rssia. "Temos de nos fortalecer, e para isso necessrio tempo... Se os alemes comeam a avanar, seremos forados a assinar qualquer modalidade de paz, que ser ento mais dura." A instncias de Lnin uma delegao sovitica de paz dirigiu-se apressadamente a Brest-Litovsk, quartel-general do Exrcito Alemo Oriental para obter os termos de paz da Alemanha. Aos 23 de dezembro de 1917, um dia aps a primeira sesso da conferncia preliminar de paz em Brest-Litovsk, representantes da Gr-Bretanha e Frana reuniram-se em Paris e concluram secretamente um entendimento para desmembrar a Rssia Sovitica. O entendimento chamou-se "Acordo Franco-Britnico de 23 de dezembro de 1917, definindo as zonas de ao francesa e inglesa." Nos termos dsse acordo, a Inglaterra devia receber uma "zona de influncia" na Rssia, dando-lhe o leo do Cucaso e o controle das provncias do Bltico, a Frana teria "a zona" do ferro e carvo da bacia do Donetz e o controle da Crimia. sse tratado secreto anglo-francs determinava inevitavelmente a poltica que essas duas naes prosseguiriam com respeito Rssia durante os vrios anos seguintes.

CAPITULO

TACO A 1. Agente britnico

TACO

Pelo meio da noite glacial de 18 de janeiro de 1918, um elegante jovem escocs nrolado de peles seguia s apalpadelas, luz de uma lanterna, atravs de uma ponte parcialmente arrebentada entre a Finlndia e a Rssia. A guerra civil assolava a Finlndia e o trfego ferrovirio sbre a ponte fora interrompido. O governo vermelho finlands tinha fornecido ao jovem escocs uma escolta para conduzi-lo com as suas bagagens para o territrio sovitico, onde um trem estava sua espera para lev-lo a Petrogrado. O viajante era R. H. Bruce Lockhart, agente especial do Ministrio da Guerra britnico. Produto do sistema exclusivista da "escola pblica" inglesa, Bruce Lockhart entrara no servio diplomtico com a idade de 24 anos. le era ao mesmo tempo belo e inteligente, e em curto tempo fizera por si mesmo o seu renome como um dos mais talentosos e prometedores jovens do Ministrio das Relaes Exteriores britnico. Aos 30 anos, era le o vice-cnsul britnico em Moscou. Falava russo fluentemente e familiarizara-se tanto com a poltica como com a intriga russa. Fra chamado a Londres seis semanas antes da Revoluo Bolchevique. Agora estava regressando Rssia por solicitao pessoal do primeiro-ministro Llovd George, que se impressionara profundamente com o que o Coronel Thompson, de volta ptria, lhe relatara acrca da Rssia. O antigo chefe de Robins censurara violentamente a recusa dos aliados em reconhecer o regime sovitico. Em seguida conversa do Coro-

30

MICHAEL
*

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

nel Thompson com Lloyd George, Lockhart fra escolhido para ir Rssia estabelecer uma espcie de relaes prticas na falta de reconhecimento oficial do regime sovitico. Mas o elegante jovem escocs tambm era um agente do "Intelligence Service" diplomtico britnico. Sua verdadeira misso era explorar em benefcio dos intersses britnicos o movimento de oposio que nascera dentro do prprio govrno sovitico . . , A oposio a Lnin era encabeada pelo ambicioso comissrio sovitico do Exterior, Leon Trotsky, que se considerava a si mesmo o sucessor inevitvel de Lnin. Durante quatorze anos, Trotsky se opusera ferozmente aos bolcheviques. Finalmente, em agsto de 1917, poucos meses antes da Revoluo Bolchevique, lie tomara o partido de Lnin e assumira o poder com ste. Dentro do Partido Bolchevique, Trotsky estava organizando a oposio de esquerda a Lnin. Quando Lockhart chegou a Petrogrado no como de 1918, o comissrio do Exterior, Trotsky, estava em Brest-Litovsk, como chefe da Delegao Sovitica de Paz. Trotsky fra enviado a Brest-Litovsk com instrues categricas de Lnin para assinar a paz. Em vez de seguir as instrues de Lnin, Trotsky se pos a divulgar apelos inflamados ao proletariado europeu para que se sublevasse e subvertesse os seus governos. O govrno sovitico, declarou le, no pode de maneira alguma fazer a paz com regimes capitalistas. "Nem paz nem guerral" exclamava Trotsky. le comunicou aos alemes que o exrcito russo no podia mais lutar, continuaria se desmobilizando, mas no faria a paz. Lnin denunciou irritado o procedimento e os propsitos de Trotsky, em Brest-Litovsk "interrupo da guerra, recusa de assinar a paz, desmobilizao geral do exrcito" como "loucura ou coisa pior." O Ministrio das Relaes Exteriores britnico, como Lockhart revelou mais tarde em suas memrias, Agente Britnico, estava extremamente interessado nessas "dissenses entre Lnin e Trotsky dissenses de que muito esperava o nosso govrno." (5.)
(5) Em Brest-Litovsk, Trotsky, como "revolucionrio mundial", recusou-se a assinar a paz com a Alemanha, admitindo embora que o

GRANDE

CONSPIRAO

31

O resultado da atitude de Trotsky foi o fracasso das negociaes de paz em Brest-Litovsk. O alto comando alemo no quisera entendimento com os bolcheviques em primeiro lugar. Trotsky, segundo Lnin, fizera o jogo dos alemes e na verdade ajudara os "imperialistas germnicos." Em meio de uma das arngas de Trotsky em Brest-Litovsk, o general alemo Max Hofnnann ps a bota sbre a mesa da conferncia e mandou, que os delegados soviticos se retirassem. Trotsky regressou a Petrogrado e respondeu s recriminaes do Lnin com a exclamao: "Os alemes no se atrevero a avanar!" Dez dias depois do fracasso das negociaes de paz em Brcst-Litovsk, o alto comando alemo lanou uma grande ofensiva ao longo de tda a fronteira oriental, desde o Bltico ao Mar Negro. No sul, as hordas germnicas enxameaoxrcito russo no podia lutar por mais tempo, alegando que essa paz reprosontava uma traio revoluo internacional. Com esse fundamente), Trotsky recusava-se a cumprir as instrues de paz de Lnin. Mais tardo alegou que assim agira por no ter compreendido bem a situao. Na conforncia do Partido Bolehovique de 3 de outubro de 1918, depois do terem os alemes atacado a Rssia Sovitica e terem quase atingido Petrogrado, e esmagado o regime sovitico, Trotsky declarou: "Julgo meu dever confessar nesta autorizada assemblia, na hora em que muitos de ns. inclusive cu, duvidavam se ora admissvel para ns a assinatura da paz om Brcst-Litovsk, nicamente, o camarada Lnin sustentou ioimosamonto, com admirvel clarividncia e contra a nossa oposio, oue deveramos assinar a p a z . . . E agora temos de admitir que no tnhamos razo." A atitude de Trotsky em Brest-Litovsk no foi um fato isolado. Enquanto Trotsky agitava em Brest-Litovsk, seu principal lugar-tenente pessoal cm Moscou, Nicolai Krestinskv, atacava pblicamente Lnin e talava cm iniciar "a guerra revolucionria contra o imperialismo alemo, a burguesia russa o parte do proletariado liderada pot Lnin." Bukharin, scio de Trotsky, nesse movimento de oposio, sustentou uma resoluo aprovada om um congresso especial do chamado grupo de Esquerda Comunista em Moscou e que estabelecia: "No intersse da revoluo internacional consideramos conveniente consentir na runa do poder sovitico, que atualmente se tornou puramente formal." Em 1923, Bukharin revelou que por detrs dos bastidores, durante a crise de Brest-Litvsk, havia um plano em organizao entre os oposicionistas para dividir o Partido Bolchevique, derribar Lnin e estabelecer um novo govrno russo.

32

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

ram atravs das plancies da Ucrnia. No centro, a ofensiva se processou atravs da Polnia, em direo a Moscou. No norte, Narva caiu e Petrogrado foi ameaada. Por tda parte, no correr da fronteira, os remanescentes do velho exrcito russo estalavam, esboroando-se. A sombra de um completo desastre descia sbre a nova Rssia. Precipitando-se das cidades, mobilizados s pressas por seus lderes bolcheviques, os trabalhadores armados e os guardas vermelhos formaram regimentos para barrar o avano alemo. As primeiras unidades do novo Exrcito Vermelho entraram em ao. Em Pskov, no dia 23 de fevereiro, os alemes foram detidos (6.) Temporriamente, Petrogrado estava salva. Uma segunda delegao de paz, desta vez sem Trotsky, seguiu s pressas para Brest-Litovsk. Como preo da paz, a Alemanha pedia agora o domnio da Ucrnia, Finlndia, Polnia, Cucaso e enormes indenizaes de ouro russo, trigo, leo, carvo e minrios. Uma onda de indignao contra os "salteadores imperialistas alemes" atravessou a Rssia Sovitica quando foram divulgados sses trmos de paz. O alto comando alemo, declarou Lnin, esperava desmembrar a Rssia Sovitica e esmagar o regime com essa "paz de salteadores." Na opinio de Bruce Lockhart, a nica coisa sensata para os aliados fazerem nessa situao seria apoiar a Rssia contra a Alemanha. O govrno sovitico no fazia tentativa alguma para disfarar sua relutncia em ratificar a paz de Brest-Litovsk. Segundo Lockhart, a pergunta que os bolcheviques faziam era esta: "O que esperam os aliados? Reconheceriam les o govrno sovitico e viriam em seu auxlio, ou permitiriam que os alemes impusessem Rssia a sua paz ae salteadores?" A princpio, Lockhart inclinou-se a acreditar que os interesses britnicos na Rssia ditavam um entendimento com Trotsky contra Lnin. Trotsky e seus companheiros estavam ento atacando Lnin com o pretexto de que a sua poltica
(6) A data de 23 de fevereiro de 1918. quando os russos detiveram os alemes em Pskov, comemorada como data natalcia do Exrcito Vermelho.

GRANDE

CONSPIRAO

33

de paz conduziria a uma traio da Revoluo. Trotsky estava se empenhando em constituir o que Lockhart chamou um bloco de "guerra santa" dentro do Partido Bolchevique, com intuito de obter a proteo aliada e derrubar Lnin do poder. Lockhart, como relata no sou Agente Britnico, estabelecera contacto pessoal com Trotsky logo que o comissrio do Exterior regressara d Brest-Litovsk. Trotsky conccdeu-lhe uma entrevista de duas horas no seu gabinete privado, no Smolny. Na mesma noite, Lockhart lanava em seu dirio suas impresses pessoais sbre Trotsky: "le d-me a impresso de um homem que gostaria de morrer lutando pela Rssia, contanto que houvesse uma assistncia bem numerosa para v-lo fazer isso." O agente britnico e o comissrio sovitico do Exterior se tornaram logo ntimos. Lockhart dirigia-se a Trotsky familiarmente, chamando-o "Lev Davidvitch", e sonhava, conforme confessou mais tarde, "realizar um grande golpe juntamente com Trotsky." Mas Lockhart chegou embora com relutncia concluso de que Trotsky no tinha meios de substituir Lnin no poder. do seu Agente- Britnico o trecho seguinte: "Trotsky era um grande organizador, um homem de imensa coragem fsica. Mas moralmente, era to incapaz de enfrentar Lnin, como uma pulga um elefante. No Conselho dos Comissrios no havia um homem que no pudesse considerar-se em p de igualdade com Trotsky. No havia um comissrio que no olhasse Lnin como um semideus, cujas decises deviam ser aceitas sem discusso." Se alguma coisa se pretendia na Rssia, s poderia ser feita atravs de Lnin. Essa concluso era partilhada por Raymond Robins. "Eu sempre tive pessoalmente uma dvida acrca de Trotsky dvida sbre o que le far, onde estar em determinado tempo e dadas circunstncias, por causa do seu egotismo extremado e da sua arrogncia" dizia Robins. Lockhart encontrara Robins logo depois de sua chegada a Petrogrado. Ficou imediatamente impressionado pela segurana do americano acrca do problema russo. Robins no

34

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

simpatizava com os vrios argumentos dos aliados contra o reconhecimento. Manifestava desprzo pela teoria absurda, sustentada por agentes czaristas, de que os bolcheviques queriam a vitria alem. Com grande eloqncia, descreveu a Lockhart as abominveis condies da velha Rssia e o maravilhoso ressurgimento de milhes de oprimidos sob o govrno bolchevique. Para completar o quadro, levou Lockhart ao Smolny, para ver o novo regime em ao. Quando los voltaram a Petrogrado, sob a neve macia que caa, Robins declarou com amargura que as embaixadas aliadas, com suas conspiraes secretas contra o govrno sovitico, estavam apenas fazendo o jgo alemo na Rssia. O govrno sovitico permaneceria no poder o quanto mais cedo os aliados reconhecessem o fato, melW. Robins acrescentou francamente que Lockhart ouviria outra histria muito diferente de outros representantes aliados e agentes do servio secreto na Rssia, e essas pessoas exibiriam tda sorte de documentos para sustentar as suas afirmativas. "H na Rssia mais papis forjados sbro um assunto qualquer do que em tda a histria passada da humanidade", disse Robins. Havia documentos ate mesmo para provar que le era bolchevique e ao mesmo tempo, secretamente .interessado em obter na Rssia concesses comerciais para Wall Street. Os dois homens ficaram logo ntimos e quase inseparveis amigos. Passaram a tomar juntos, pela manh, a sua refeio, consultando-se reciprocamente quanto ao plano de ao para o dia. Sua preocupao comum era induzir os seus respectivos governos a reconhecerem a Rssia Sovitica e impedir a vitria alem na frente oriental (7.)
(7) Lockhart e Robins acharam um aliado valioso no oficial francs, Capito Jean Sadoul, antigo e conceituado advogado e deputado socialista em Paris. O Ca-pito Sadoul servia como elemento no oficial de ligao entre a Frana e o govrno sovitico. E chegava exatamente s mesmas concluses que Rob ins e Lockhart. Sua crtica desabrida da atitude aliada com a Rssia provocara a feroz inimizade do embaixador francs Noulens, o qual espalhou que Sadoul, Robins e Lockhart se tinham tornado "bolcheviques." Noulens, um reacionrio acerbo, que recebia tdas as suas opinies polticas das "200 famlias" francesas e dos banqueiros de Paris, odiava o regime sovitico. le

GRANDE

CONSPIRAO

35

2.

Hora Zero

A situao que o goyrno sovitico enfrentava no como da primavera do 19X8 era a seguinte: a Alemanha preparava a derrocada do govrno sovitico pola fra, caso os russos so recusassem a ratificar a paz do Brcst-Litovsk; a Gr-Bretanha o a .Frana estavam apoiando soeretamonto fras contra-revolucionrias que estavam so concentrando oro Are&ngel, Murmansk o no Don; o Japo, com a aprovao dos aliados, planejava tomar Vladivostoquo e invadir a Sibria... Numa entrevista com Loekhart, Lnin comunicou ao agonte britnico quo o govrno sovitico seria transferido para Moscou, com receio d um ataque germnico a Retrogrado. Os bolcheviques lutariam, so noessrio, mesmo quo dovossom retirar-se at o Volga ou aos Urais. Mas lutariam por sons pr prios objetivos. Nio pretendiam "ser a mo do gato para os aliados.' Se os aliados compreendessem isso, disso Lnin a Loekhart, a estava uma excelente oportunidade para cooperar. A Rssia Sovitica necessitava desesperadamente de auxlio para resistir aos alemes. "Ao mesmo tempo", disse Lnin cruamente, "eu estou persuadido de que o vosso govrno nunca olhar as coisas sob sse prisma. um govrno reacionrio. le cooperar com os reacionrios russos.' Loekhart cabografou a substncia dessa entrevista ao Ministrio do Exterior britnico. Alguns dias depois le recebeu uma mensagem cifrada de Londres. Depressa decifrou-a e leu. A measagem exprimia o parecer do "um perito militar"
cassou o direito do Sadoul comunicar-so diretamente com o govrno francs e chegou mesmo a interceptar suas mensagens o cartas pessoais. A fim de impedir a influncia de Robins sbre o embaixador americano David Francis, recorda Bruce Loekhart em sou Agente Britnico que o Embaixador Noulens iniciou uma campanha de intrigas contra Robins. Um de seus secretrios, certa vez instigado por le, perguntou na presena de Francis: "Quem o embaixador americano na Rssia Francis ou Robins?" Tais manobras obtiveram algum resultado. O Kmbaixador Francis comeou a desconfiar de Robins e a temer que le cllvesse empenhado em tomar o seu lugar. Chegou mesmo a suspeitar (|iio Robins informava os bolcheviques acrca ae seus entendimentos f i irlos com Kaledin. '

36

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

segundo o qual tudo o de que a Rssia estava precisando era de "um pequeno mas resoluto ncleo de oficiais britnicos para liderar os russos leais" que desejassem pr um trmo rpido ao bolchevismo." O Embaixador Francis, no dia 23 de fevereiro, escrevera numa carta ao seu filho: " minha inteno permanecer na Rssia pelo tempo que puder. Se se concluir ajpaz em separado, como eu creio que acontecer, nao haver perigo algum de eu ser capturado pelos alemes. Semelhante paz em separado, todavia, ser um golpe severo para os aliados, e so alguma regio da Rssia se recusar a reconhecer a autoridade do govrao bolchevique para concluir essa paz, eu procurarei me localizar nessa regio e encorajar a reoelio." Depois de escrever essa carta, o Embaixador Francis fra ter com o embaixador francs Noulens e outros diplomatas aliados na pequena cidade de Vologda, localizada entre Moscou e Arcangel. Estava claro que os governos aliados j tinham decidido no cooperar de modo algum com o regime sovitico. . Robins discutiu a crise com Trotsky que, tendo publicamente admitido o seu "rro" em se opor a Lnin em BrestLitovsk, estava agora procurando se reabilitar aos olhos de Lnin. Espera impedir que se ratifique o tratado de Brest? perguntou Trotsky a Robins. clarol respondeu Robins. Mas Lnin a favor e, francamente, le quem decide. engano disse Trotsky. Lnin entende que a ameaa do avano alemo to grande que se le puder obter cooperao e apoio dos aliados recusar a paz de Brest, retirando-se, se necessrio, de Moscou e Petrogrado at Ecaterimburgo e restabelecendo a fronteira nos Urais, para lutar com o apoio aliado contra os alemes. Por solicitao urgente de Robins, Lnin concordou em redigir uma nota formal ao govrno dos E.U.A. le tinha pouca esperana de uma resposta favorvel; mas quis tentar.

GRANDE

CONSPIRAO

37

A nota foi oportunamente entregue a Robins para ser encaminhada ao governo dos E.U.A. Ela perguntava em parte: "Caso (a) o Congresso dos Sovietes de tdas as Rssias se recuse a ratificar o tratado de paz com a Alemanha ou (b), se o govrno alemo, violando o tratado de paz, renovar a ofensiva com intuito de continuar o seu assalto predatrio... 1. Pode o govrno sovitico contar com o aupoio dos E.U.A. da Amrica do Norto, Gr-Bretanha e Frana na sua luta contra a Alemanha? 2. Que espcie de apoio poderia ser fornecido o mais brevemente possvel e em que condies equipamento militar, suprimento de transportes, vverosr 3. Que espcie de apoio poderia ser fornecido particularmente e especialmente pelos E.U.A.?" O Congresso dos Sovietes de tdas as Rssias devia reunir-sd no dia 12 de maro para discutir a ratificao dos tratados de paz do Brest-Litovsk. A pedido de Robins, Lnin consentiu cm adi-lo para o dia 14, dando a Robins o Lockhart dois dias mais para persuadir os seus governos a agir. A 5 de maro de 19.18, Lockhart despachou um ltimo telegrama ao Ministrio do Exterior britnico, pleiteando o reconhecimento (1o govrno sovitico: "Se os aliados algum dia tiveram uma oportunidade na Rssia depois da Revoluo, foi agora com os termos exorbitantes do paz que os alemes impuseram aos russos... Se o govrno de Sua Majestade no deseja ver a Alemanha soberana na Rssia, ento se lhe imploraria para que no deixe passar esta oportunidade." No veio resposta de Londres. A nica coisa que houve foi uma carta da espsa de Lockhart, insistindo com le para que se acautelasse e avisando-o de que se estava espalhando no Ministrio do Exterior que le se tornara "Vermelho." No dia 14 de maro o Congresso dos Sovietes de tdas as Rssias se reuniu em Moscou. Durante dois dias e duas noites os delegados debateram a questo da ratificao do

38

MICHAEL *

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

tratado de Brest-Litovsk. O bloco de Trotsky manifestara-se em plena fra, tentando fazer-se aparecer com o impopular tratado. Mas Trotsky, como acentuou Robins, "estava em Petrogrado de mau humor e recusou-se a comparecer." Uma hora antes da meia-noite, na segunda noite do Congresso, Lnin acenou a Robins que estava sentado no degrau ao p da tribuna. O que ouviu voc do sou govrno? ' Nada! O que ouviu Lockhart? Nada! Lnin encolheu os ombros. Agora vou cu tribuna disse a Robins. Vou falar sbro o tratado. Ser ratificado. Lnin falou uma hora. file no amenizou a paz. Pintou-a como uma catstrofe para a Rssia. Com lgica paciente, apontou a necessidade para o govrno sovitico, isolado e ameaado por todos os lados, do "conquistar um espao para respirar. O tratado de Brest-Litovsk estava ratificado. Um informe publicado pelo Congresso declarava o seguinte: "Nas condies atuais o govcir.no sovitico da Repblica russa, entregue s suas prprias fras, incapaz de suster o avano armado do imperialismo germnico e compelido, para salvaguardar a Rssia revolucionria, a aceitar as condies apresentadas."

3.

Fim da Misso

O Embaixador Francis telegrafou ao Departamento de Estado em 2 de maio de 1918: "Robins e provvelmente Lockhart favoreceram o reconhecimento do governo sovitico, mas vs e os aliados sempre vos opusestes a le, e eu me recusei pertinazmente a recomend-lo. No julgo que com isso tenha errado." Poucas semanas depois Robins recebia um telegrama do Secretrio de Estado Lansing: "Em qualquer circunstancia considero desejvel que regresseis para consulta."

GRANDE

CONSPIRAO

39

Viajando atravs da Rssia na E. F. Transiberiana para tomar navio em Vladivostoque, Robins recebeu trs mensagens do Departamento de Estado. Cada uma delas com a mesma instruo: No fazer - declaraes de espie alguma. De volta a Washington, Robins submeteu ao Secretrio Lansing um relatrio condenando vigorosamente a idia de interveno do qualquer arliado contra a Rssia Sovitica. Robins juntava ao sou relatrio um programa detalhado sbre o desenvolvimento das relaes comerciais russo-americanas. Lnin entregara pessoalmente a Robins sso programa, pouco antes do sua partida do Moscou. Devia ser entregue ao Presidente Wilson. O programa do Lniii nunca chegou s mos de Wilson. Robins procurou avistar-se pessoalmente com o presidente, mas em vo. Estava completamente bloqueado. Tentou encaminhar a sua mensagem aos jornais. A imprensa ou no tomava conhecimento ou desnaturava o que ele queria dizer. Robins foi obrigado a se defender diante de uma comisso do Senado que investigava sbre "Bolchevismo" e "propaganda alem." "Como eu mantinha a minha palavra, no mentia nem difamava os revolucionrios russos, no afirmava que eram agentes germnicos, ladres o assassinos, criminosos sem remisso, ento fui considerado bolchevique!" declarou Robins. "Mas eu era dono da melhor janela e possua melhor viso do que qualquer outro representante aliado na Rssia e procurava manter sempre os ps no cho. Eu gostaria de cuzer a verdade a respeito dos homens e dos movimentos, sem paixo e sem ressentimento, mesmo que eu estivesse em desacrdo com files... Desejo cordialmente que o povo russo tenha o governo de sua escolha quer me agrade, quer esteja de acrdo com os meus princpios, quer n o . . . Eu penso que reconhecer o que atualmente se passa na Rssia de mxima importncia, para ns e" para o nosso pas, a fim de que possamos nos entender com a Rssia, honesta e corretamente e no movidos por paixo ou por alguma determinao falsa para... Eu no desejaria nunca impor idias a baionetas... A nica soluo para o desejo de uma vida humana melhor, uma vida humana melhor."

40

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

Mas a voz de Robins foi afogada na mar montante das informaes falsas e do preconceito. Pelo vero de 1918, embora os E.U.A. estivessem em guerra com a Alemanha e no com a Rssia, o New York Times descrevia os bolcheviques como "nossos inimigos .mais malignos" e como "feras vorazes de rapina." Os lderes soviticos eram habitualmente denunciados na imprensa americana como "agentes pagos" dos alemes. "Carniceiros", "assassinos e malucos", "criminosos intoxicados de sangue" e "escria humana" eram alguns dos termos caractersticos com os quais os jornais americanos se referiam a Lnin e aos seus companheiros. No Congresso, les eram chamados de "animais danados." O Embaixador .Francis permaneceu na Rssia at julho de 1918. Periodicamente, publicava proclamaes e apelos ao povo russo para que derrubasse o govrno sovitico. Pouco antes de embarcar para os E.U.A. recebeu de Tchitcherin, o novo Comissrio Sovitico dos Negcios Exteriores, um telegrama de agradecimento extensivo ao amigo povo americano. Francis relatou mais tarde o que fz com a mensagem de Tchitcherin. "Esse telegrama era evidentemente destinado ao consumo dos pacifistas americanos", escreveu o ex-embaixador no seu livro A Rssia vista da embaixada americana, "e temendo que le pudesse ser comunicado ao povo americano pelo Departamento de Estado, eu deixei de transmiti-lo." Bruce Lockhart permaneceu na Rssia. "Eu devia ter resignado e voltado para casa", disse mais tarde. Entretanto, permaneceu no seu psto como agente britnico. "Sem que o tivesse compreendido", confessou Lockhart no Agente Britnico, eu me tinha identificado com um movimento que, fosse qual fosse o seu objetivo original, se dirigia no contra a Alemanha, mas contra o govrno de fato da Rssia."

C A P I T U L O

ESPIO MESTRE 1. Entra M. Massino

A revolucionria Petrogrado, cercada de fora por inimigos externos e ameaada interiormente por conspiraes contra-revolucionrias, era uma terrvel cidade em 1918. Pouca comida, nenhum aquecimento, nenhum transporte. Homens e mulheres esfarrapados tiritavam nas interminveis filas de po, nas ruas frias e sujas. As longas noites cinzentas eram pontuadas com os estampidos dos canhes. Bandos de gcngsters, desafiando o regime sovitico, alvoroavam a cidade, depredando e aterrorizando a populao (8.) Destacamentos de operrios armados iam de edifcio a edifcio, dando batidas nos estoques de vveres escondidos pelos especuladores, cercando salteadores e terroristas. O govrno sovitico ainda no estabelecera o contrle completo. Remanescentes do luxo czarista contrastavam berrantemente com a misria da massa. Os jornais anti-soviticos continuavam a aparecer, predizendo a imediata derrocada do regime. Os restaurantes e hotis caros ainda se conservavam abertos, fazendo fornecimento a multides de homens trajados moda. noite os cabars regurgitavam. Bebia-se e danava-se, e s mesas cheias, oficiais czaristas, danarinas de ballet, especuladores famosos do mercado negro
(8) Por meio de investigao pessoal, Robins e Bruce Lockhart concluram conjuntamente que muitos dsses chefes de gangsters antisoviticos, alguns dos quais se apelidavam a si mesmos de anarquistas, eram ento financiados pelo servio de informaes militar alemo, a fim de provocar desordens e motins como pretexto para a interveno alem na Rssia.

42

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN.

e suas mulheres segredavam boatos excitantes: Os alemes esto marchando sbre Moscou! Trotsky prendeu Lnin! Lnin enlouqueceu! Esperanas e mentiras ferozes derramavam-se com a naturalidade de uma vodca. A intriga campeava... Um tal M. Massino surgira em Petrogrado nessa primavera. Apresentava-se como negociante turco. Era um homem plido de face alongada, feio sombria, nos seus 40 anos, com uma testa alta e chanfrada, olhos escuros e inquietos e lbios sensuais. Andava em atitude erecta, quase militar, e num passo rpido, curiosamente silencioso. Parecia rico. As mulheres achavam-no atraente. No moio da atmosfera difcil da capital temporria dos Sovietes, M. Massino empreendeu suas atividades com prumo peouliar. s noites, M. Massino era o fregus constante do pequeno e enfumaado Caf Balkov, o antro favorito dos elementos anti-soviticos om Petrogrado. O proprietrio, Srgio Balkov, tratava-o com deferncia. Num quarto privado ao fundo do caf, M. Massino entrevistava homens o mulheres misteriosos que lhe falavam baixinho. Alguns se dirigiam a file em russo, outros em francs ou ingls, M, Massmo falava fluentemente vrias lnguas. O jovem govrno sovitico lutava para pr ordem na caos. Suas tarefas colossais de organizao tornavam-se ainda uais complicadas devido ameaa oniprosente e mortal da contra-revoluo. "A burguesia, os latifundirios o tdas as classes ricas esto fazendo esforos desesperados para minar a revoluo", escrevia Lnin. Por deciso sua fundou-se uma organizao sovitica especial do contra-sabotagem e contra-espionagem, para tratar com os inimigos domsticos e estranhos. Chamou-se a Comisso Extraordinria de Combate Contra-Revoluo e Sabotagem. Suas iniciais russas formam o nome Tcheka... (9.) No vero de 1918, quando o govrno sovitico, temendo o ataque germnico, se locomoveu para Moscou, M. Massino o seguiu. Mas em Moscou a aparncia do suave e rica mercador levantino mudou estranhamente. le passou a usar
(9) Em 1922 a Tcheka foi abolida e substituda pela OGPU iniciais do ttulo russo que significava Administrao Politica do Estado^ Unido. Em 1934 a OGPU foi substituda pelo NKVD, ou Departamento de Segurana Pblica, sob o Comissariado dos Negcios Internos..

GRANDE

CONSPIRAO

491

uma jaqueta de couro e o bon de operrio. Foi ao Kremlin. Detido nos portes por um dos jovens guardas comunistas letes, que formavam o corpo de guarda do govrno sovitico, o outrora M. Massino exibiu um documento sovitico oficial. ste o identificava como Sidney Georgevitch Relinsky, agente do Departamento Criminal <a Telicka cm Petrogrado. "Passe, camarada Relinskyl" disso o guarda loto. Do outro lado de Moscou, no luxuoso apartamento da popular danarina do ballet Dagmara K., M. Massino, olis camarada Relinsky da Tcheku, ora conhecido como M. Constantine, agente do servio secreto britnico. Na embaixada britnica, Bruce Lockhart conheceu sua verdadeira identidade: Sidney Reilly, o homem misterioso do servio secreto britnico e conhecido c o m o . . . espio mestro da Gr-Bretanha."

2.

Sidney Reilly

De todos os aventureiros que emergiram do mundo poltico subterrneo cia Rssia czarista duranto a I Guerra Mundial para liderar a grande cruzada contra o bolchevismo, nanhuma figura mais colorida o extraordinria do que a do Capito Sidney Reilly, do servio secreto britnico. "Um homem fundido cm modo napolenico I" exclamava Bruce Lockhart, a quem Reilly estava para envolver om uma das mais perigosas o fantsticas faanhas da histria europia. At a maneira pela qual Reilly chegou ao servio secreto britnico continua sendo um dos muitos mistrios que cercam sse misterioso e poderoso aparato de espionagem. Sidney Reilly nascera na Rssia czarista. Filho de um capito de mar irlands e de mulher russa, le cresceu no prto de Odessa, no Mar Negro. Anteriormente I Guerra Mundial foi empregado da grande firma czarista de armamentos navais de Mandrochovitch e do Conde Tchubersky em S. Petersburgo. J nessa ocasio o seu trabalho era de carter altamente confidencial. le serviu de ligao entre a firma russa e certos intersses financeiros e industriais alemes, inclusive os famosos estaleiros de Bluhm e Voss em Hambur-

44

MICHAEL
*

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

?o. Nas vsperas da I Guerra Mundial, o Almirantado em jondres comeou a receber valiosas informaes concernentes a programa alemo de construes de submarinos e navios. A fonte de tais informaes era Sidney Reilly. Em 1914, Sidney apareceu no Japo como "representante confidencial" do Banco Russo-Asitico. Do Japo viajou para os E.U.A. onde conferenciou com banqueiros e fabricantes americanos do armamentos. Sempre nas fileiras do servio secreto britnico, Sidney Reilly figurava nas suas listas com o nome cifrado, l Esti, e era conhecido como agente secreto de grande audcia o recursos. Poliglota fluente, dominando sete lnguas, Reilly foi logo convocado dos K.U.A. para importante trabalho na Europa. Disfarado cm oficial naval alemo, penetrou no Almirantado alemo. Conseguiu o encaminhou para Londres uma cpia do Cdigo do Servio Naval de Informaes alemo. Foi sso provvolmente o maior golpe do servio secreto da I Guerra Mundial. Em 1918 o Capito Reilly foi transferido para a Rssia como diretor do Servio Britnico de Informaes em atividades nesse pas. Seus numerosos amigos pessoais, amplas relaes comerciais e ntimo conhecimento dos crculos internos da contra-revoluo russa, faziam dele o homem ideal para essa tarefa. Mas a transferncia para a Rssia tinha tambm para Reilly uma profunda significao pessoal. Consumia-o um dio implacvel aos bolcheviques e, da, contra tda a revoluo russa. le manifestou francamente os seus propsitos contra-revolucionrios: "Os alemes so sres humanos. Podemos mesmo ser batidos por les. Mas aqui em Moscou est atingindo a maturidade o arquiinimigo da raa humana. Se a civilizao no tomar a iniciativa e no esmagar o monstro enquanto tempo, o monstro esmagar finalmente a civilizao!" No seu relatrio ao quartel-general do servio secreto britnico em Londres, Reilly repetidamente advogou uma paz imediata com a Alemanha e uma aliana com o Kaiser contra a ameaa bolchevique. "A qualquer preo", declarava le, "esta imunda obscenidade nascida na Rssia deve ser esmagada e eliminada. Paz com a Alemanha: Sim, paz com todo o mundo! S h

GRANDE

CONSPIRAO

491

um inimigo I A humanidade deve se unir em uma santa aliana contra tamanha ameaa." Chegando Rssia, Reilly entregou-se imediatamente conspirao anti-sovitica. Era seu propsito confessado derribar o govrno sovitico (10.)

3.

Dinheiro e crime

O partido antibolchevique numricamente mais forte na Rssia em 1918 era o Partido Social-Revolucionrio, que defendia uma fonna de socialismo agrrio. Liderado por Bris Savinkov, ox-ministro da Guerra de Kerensky que tomara parte no Futsch abortivo de Kornilov, os militantes social-revolucionrios tornaram-se o piv do sentimento antibolchevique. Seus mtodos extremistas e sua propaganda conseguiram considervel apoio de elementos anarquistas alimentados na Rssia por geraes da opresso czarista. Os social-revolucionrios praticarafn por muito tempo o terrorismo como arma contra o Czar. Agora se preparavam eles para volver a mesma arma contra os bolcheviques. Os social-revolucionrios recebiam auxlio financeiro do Servio Francs de Informaes. Com fundos pessoalmente entregues pelo embaixador francs Noulens, Bris Savinkov restabelecera o antigo centro terrorista social-revolucionrio em Moscou, sob o ttulo de Liga para a Regenerao da Rssia. Seu plano era o assassnio de Lnin e de outros lderes soviticos. Por recomendao de Sidney Reilly o servio secreto britnico comeou tambm a suprir Savinkov com dinheiro para armar e treinar os terroristas.
(10) Neste captulo e em outros da Grande Conspirao, os autores se utilizam da histria pitoresca do Capito Sidney Reilly como de um smbolo das atividades de coalizo anti-sovitica ocidental encabeada nesse perodo pelo torusmo ingls e pela reao francesa. Conquanto as opinies e atos atribudos a Reilly sejam pessoais e seus, perfeitamente claro que Reilly no estava em condies de determinar uma poltica por sua prpria conta, mas foi nesse tempo e posteriomente o instrumento mais audaz e resoluto da conspirao anti-sovitica diretamente dirigida do estrangeiro contra a Rssia.

46

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E. KAHN.

Mas Reilly, um ardente czarista, no confiava nos social-revolucionrios para formar um novo govrno russo destinado a substituir o regime sovitico. Salvo Savinkov, que le considerava completamente digno de confiana, Reilly pressentia que os esquerdistas social-revolucionrios representavam uma perigosa fra esquerdista. Alguns dles eram conhecidos pelas ligaes com os oposicionistas bolcheviques que seguiam Trotsky. Reilly estava preparado para se utilizar dessa gente para os seus propsitos, mas aeterminara-se a expurgar a Rssia do radicalismo. le desejava uma ditadura militar como primeiro passo para a restaurao do czarismo. Do acrdo com isso, enquanto continuava a financiar o encorajar os terroristas social-revolucionrios o outros grupos anti-soviticos radicais, o espio britnico estava ao mesmo tempo construindo sua prpria organizao conspirativa. O prprio Reilly revelou mais tardo nas suas memrias como ela funcionava: "Era essencial que a minha organizao russa no soubesse coisas demais e que nenhuma parte dela estivesse em condies do trair a outra. O plano era ordenado conseqentemente no sistema dos Cinco", e cada participante conhecia nicamente outras quatro pessoas, Eu mesmo, que estava no tpo da pirmide conhecia-os a todos, no pessoalmente, mas apenas ielo nomo e enclero, e stes nomes e endereos me oram muito teis posteriormente. Assim no caso de uma traio, nem todos seriam descobertos e a descoberta soria focalizada..." Em ligao com a Unio dos Oficiais Czaristas, com os remanescentes da velha polcia secreta, a sinistra Ochrana com os terroristas de Savinkov e com semelhantes elementos contra-revolucionrios, a organizao de Reilly logo se estendeu atravs de Moscou e Petrogrado. Numerosos antigos amigos de Reilly e saudosistas dos dias do Czar uniram-se a le e demonstraram grande valor. Entre sses amigos inclua-se o Conde Tchubersky, o magnata de armamentos navais que j empregara Reilly como elemento de ligao com os estaleiros germnicos; o general czarista Yudenitch; o proprietrio de um caf em Petrogrado, Srgio Balkov, a dan-

GRANDE

CONSPIRAO

491

arna de ballet Dagmara, em cujo apartamento Reilly instalara o seu quartel-general em Moscou; Crammatikov, um rico advogado e antigo agente secreto da Ochrana, que vinha a ser agora o mais importante elemento de contacto de Reilly com o Partido Social-Revolucionrio; e Veneslav Orlovsky, outro ex-agente da Ochrana, <jue conseguira chegar a oficial da Tchelca em Petrogrado e do qual Reilly obtivera o passaporte forjado com o nome de Sidney Georgevitch Relinsky, que o habilitara a andar livremente por onde quisesse na Rssia Sovitica. sses e outros agentes que chegaram at mesmo a penetrar no Kremlin e no estado-maior do Exrcito Vermelno, punham Reilly inteiramente informado de tda medida do govrno sovitico. O espio britnico podia gabar-se do ordens expodidas pelo Exrcito Vermelho "serem lidas em Londres antes mesmo de terem sido abertas em Moscou." Grandes somas de dinheiro para financiar as operaes de Reilly, montando a vrios milhes de rublos estavam escondidas em Moscou, no apartamento da bailarina Dagmara. Para levantar sses fundos, Reilly contava com os recursos da embixftda britnica. O dinhoiro era coletado por Bruce Lockhart o enviado a Reilly polo Capito Hieks do servio secreto britnico. Lockhart, a quem Reilly envolvera nesse negcio, posteriormente revelou no seu Agente Britnico, como o dijjheiro tinha sido obtido: "Havia numerosos russos com estoques, de rublos escondidos. les ficavam satisfeitssimos de entreg-los em troca do uma letra promissria sbre Londres. Para afastar tda suspeita, recolhamos os rublos atravs de uma firma inglsa em Moscou. Esta entrava em entendimento com os russos, fixava o valor da operao e dava-lhes a promissria. Em cada transao ns fornecamos firma uma garantia oficial do montante em Londres. Os rublos eram levados ao Consulado Geral Americano e entregues a Hicks, que os encaminhava aos fins j determinados." Finalmente sem omitir pormenor algum, o espio britnico chegoii mesmo a traar um plano minucioso para o governo que/devesse assumir logo que casse o poder sovitico.

48

MICHAEL t!

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

Os amigos pessoais de Reilly tinham de desempenhar papis importantes no novo regime: "Tudo fra previsto para um govrno provisrio. Meu grande amigo e aliado Grammatikov deveria ser ministro do Interior, tendo sob a sua direo todos os assuntos de polcia e finanas. Tchubersky, velho amigo e scio de negcios, que se tornara chefe de uma das maiores casas de comrcio da Rssia, deveria ser o ministro das Comunicaes. Yudenitch, Tchubersky e Grammatikov constituiriam um govmo provisrio para suprimir a anarquia que inevitvelmente seguiria a essa revolta." Os primeiros golpes da campanha anti-sovitica foram vibrados pelos terroristas do Savinkov, Em 21 do junho de 1918, quando so realizava um comcio de trabalhadores na fbrica de Obusohov em Potrogrado, o Comissrio Sovitico do Propaganda foi assassinado pelos terroristas social-revolucionrios., Seguiu-se, dentro de duas semanas, o assassnio do embaixador alemo Mirbach em Moscou, no dia 0 de julho, O intuito dos social-revolucionrios era disseminar o terror nas fileiras bolcheviques e simultneamente precipitar o ataque alemo que les acreditavam deveria significar a runa do bolchevismo (11.) No dia em que foi assassinado o embaixador alemo, o V Congresso Pan-Russo dos Sovietes estava em sesso na pera de Moscou. Os observadores aliados estavam sentados nos camarotes dourados ouvindo os discursos dos delegados. Havia um ar pesado em trno dos trabalhos. Bruce Lockhart, sentado num camarote com outros numerosos agentes e diplomatas aliados, reconheceu logo que algo de extraordinrio ocorrera, quando Sidney Reilly entrou. O espio
(11) O assassnio de Mirbach foi obra de um terrorista socialrevolucionrio chamado Blumkin. le conseguiu entrar na embaixada alem apresentando-se como oficial da Tcheka que vinha para advertir Mirbach acrca de uma conspirao contra a sua vida. O embaixador alemo perguntou a Blumkin como os assassinos planejavam mat-lo. "Assim!" exclamou Blumkin. E sacando de uma pistola atirou. Blumkin escapou saltando pela janela e tomou um carro que estava sua espera. Tempos depois o assassino Blumkin tornara-se o guarda-costas pessoal de Trotsky.

GRANDE

CONSPIRAO

491

britnico olhava plido e agitado. Em cochichos precipitados le contou a Lockhart o que acabara de acontecer. O tiro que matara Mirbach era apenas uma senha do levante geral social-revolucionrio, sustentado por elementos bolcheviques dissidentes, em todo o pas. Os artilheiros social-revolucionrios deveriam ter-se* encaminhado para a pera e aprisionado os delegados soviticos. Mas algo sara errado. A pera estava agora cercada ppr soldados do Exrcito Vermelho. Houve tiroteio nas ruas, mas era claro que o govrno sovitico dominava a situao. Enquanto Reilly falava, examinava os bolsos procurando algum documento comprometedor. Achou um, rasgou-o em pedaos e engoliu-os. Um agente seeroto francs, sentado atrs de Lodklmrt, fy. o mesmo. Poucas horas depois, um locutor levantou-se no palco da pera o anunciou que um Putsch anti-sovitico destinado a depor o govnio peias armas fra rpidamente sufocado pelo Exrcito vermelho o pela Tcheka. Nuo houvera apoio pblico aos putsohstas, Grupos de terroristas social-revolucionrios, armados do bombas, fuzis e metralhadoras, tinham sido envolvidos e aprisionados. Muitos dlos foram mortos. Seus lderes ou tinham morrido, ou tinham-se escondido ou fugido. Os representantes aliados na pera foram notificados de que poderiam voltar seguramente para as suas respectivas enibaixadas. As ruas estavam livres. Chegaram notcias posteriores do quo uma intontona em Iaroslav, emprazada para coincidir com o Putsch de Moscou, fra tambm sufocada pelo Exrcito Vermelho. O lder social-revolucionrio, Bris Savinkov, que capitaneara pessoalmente o levante de Iaroslav, escapara por pouco de ser capturado pelas tropas soviticas. Reilly estava aborrecido e desapontado. Os social-revolucionrios tinham agido com a sua caracterstica impacincia e estupidez! Todavia, declarou le, a idia de desencadear um golpe no momento em que se reunia a maior parte dos lderes soviticos num s lugar, para um congresso ou uma conveno, era muito acertada. A perspectiva de apanhar todos os chefes bolcheviques em um bote s era coisa para espi\ caar a imaginao napolenica de Reilly... \ E le comeou a planejar sriamente a sua realizao

50

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E. KAHN.

4.

A conspirao letnica

Durante o agudo ms de agosto de 1918, os planos secretos de interveno aliada na Rssia se revelaram. No dia 2 de agsto tropas britnicas desembarcaram em Arcngel com o intuito declarado de impedir que "os suprimentos de guerra cassem em mos dos alemes." No dia 4 de agsto os britnicos tomaram o centro petrolfero de Bacu no Cucaso. Dias depois, contingentes britnicos e franceses acampavam em Vladivostoque. Seguram-se-lhes no dia 12 de agsto uma diviso japonsa e, nos dias 15 e 16, dois regimentos americanos recentemente transferidos das Filipinas. Largas zonas da Sibria j estavam nas mos de fras anti-soviticas. Na Ucrnia, o general czarista Krasnov apoiado pelos alemes, estava desencadeando uma sangrenta campanha anti-sovitica. Em Kiev, o ttere germnico Hetman Skoropadsky iniciara massacres totais de judeus e comunistas. Do norte, sul, leste e oeste, os inimigos da nova Rssia se preparavam para convergir sbre Moscou. Os poucos representantes aliados em Moscou comearam a se preparar para sair. No informaram o govrno de que o estavam fazendo. Como Bruce Lockhart escreveu mais tarde no Agente Britnico: "Era uma situao extraordinria. No havia declarao de guerra, embora se lutasse numa fronteira que se estendia do Dvina at ao Cucaso." E Lochkart acrescentava:. "u tive diversas entrevistas com Reilly, que decidira permanecer em Moscou aps nossa partida." No dia 15 de agsto, dia em que os americanos acamparam em Vladivostoque, Bruce Lockhart recebeu uma visita importante. A cena foi descrita depois por Lockhart em suas memrias. Estava le merendando em seu apartamento, perto da embaixada britnica, quando a campainha tocou e o criado anunciou que "dois cavalheiros letes desejavam v-lo. Um era um jovem baixo de face plida chamado Smidren. O outro, um homem agigantado, poderosamente estruturado, feies claras, olhos firmes e rudes, que se apresentou como "coronel" Berzin, comandante da guarda letnica do Kremlin. Os visitantes trouxeram a Lockhart uma carta do Capito Cromie, adido naval britnico em Petrogrado, que era extre-

GRANDE

CONSPIRAO

491

mamente ativo na conspirao anti-sovitica. "Sempre alerta contra agentes provocadores", recorda Lockhart, "eu examinei cuidadosamente a carta. Era indubitvelmente de Cromie." Lockhart perguntou aos visitantes o que desejavam. O Coronel Berzin, que se apresentara como comandante da guarda do Kiemlin, informou Lockhart de que embora tivessem os Ietes apoiado a Revoluo Bolchevique, les no tencionavam combater as fra*s britnicas comandadas pelo General Poole, que tinham acampado recentemente em Arcngel. les estavam dispostos a negociar com o agente britnico. Antes de dar uma resposta, Lockhart conversou sbre o caso com o cnsul geral francs, M. Grenard, que como Lockhart recorda, o aconselhou a negociar com o Coronel Berzin, mas "evitando comprometer de qualquer modo a nossa prpria posio." No dia imediato, Lockhart viu novamente o Coronel Berzin e deu-lhe um documento dizendo: "Queira atender o portador, que tem uma comunicao importante a fazer ao General Poole, atravs das linhas inglesas. E foi ~ hart ps o Coronel Berzin em ligao com "Dois dias depois", recorda Lockhart, "Reilly informou que as negociaes prosseguiam satisfatriamente e que os letes no tinham inteno de se deixarem apanhar no colapso dos bolcheviques. le adiantou que aps a nossa partida seria capaz de iniciar, com o auxlio dos letes, uma contra-revoluo em Moscou." Pelo fim de agsto de 1918, um pequeno grupo de representantes aliados se reuniu para uma conferncia confidencial num quarto do Consulado Geral Americano em Moscou. Escolheram o Consulado Geral Americano porque todos os demais centros estrangeiros estavam sob vigilncia sovitica. A despeito de os americanos estarem acampados na Sibria, o governo sovitico ainda mantinha uma atitude amistosa com os E.U.A, Em Moscou foram espalhados cartazes que apresentavam os 14 Pontos de Woodrow Wilson. Um editorial do Izvestia. afirmava que "nicamente os americanos sabiam tratar os- bolcheviques com decncia." O legado da misso de Robins ainda no fra totalmente perdido. A reunio no Consulado Geral Americano foi presidida

52

MICHAEL
#

SAYERS

ALBERT

E. KAHN.

pelo cnsul francs Grenard. Os britnicos foram representados por Reilly e pelo Capito George Hill, um oficial do servio britnico de informaes, que fora delegado para trabalhar com Reilly. Os outros numerosos agentes diplomticos e do servio secreto estavam presentes, inclusive o jornalista francs Ren Marchand, correspondente do Fgaro de Paris em Moscou. Sidney Reilly convocara a reunio, conforme relato de suas prprias memrias para informar acrca do progresso de suas maquinaes anti-soviticas. le informou os representantes aliados de que "comprara o Coronel Berzin, comandante da guarda do Kremlin." O preo do coronel fra de "dois milhes de rublos", Sidney Reilly tivera de adiantar a importncia de 500.000 rublos em moeda russa. O restante da importncia seria pago em libras inglsas, quando o Coronel Berzin prestasse determinados servios para as linhas britnicas em Arcngel. "A nossa organizao est agora imensamente forte", declarou Reilly. 'Os letes esto ao nosso lado e o povo estar tambm quando fr desferido o primeiro golpe." Ento Reilly anunciou que no aia 28 de agsto se realizaria no grande Teatro de Moscou uma assemblia especial do Comit Central Bolchevique. le apanharia juntos no mesmo recinto todos os lideres decisivos ao Estado sovitico. O plano de Reilly era audaz, porm simples... No curso de sua tarefa haoitual, a guarda letnica estacionaria em tdas as entradas e sadas do teatro, durante a assemblia bolchevique. O Coronel Berzin escolheria para o caso, homens "absolutamente fiis e amigos de nossa causa." A um sinal dado, os guardas de Berzin fechariam as portas e deteriam tda a gente no teatro com os seus fuzis. Ento um "destacamento especial" constitudo do prprio Reilly e seu "crculo mais ntimo de conspiradores" saltariam cena e aprisionariam o Comit Central ao Partido Bolchevique! Lnin e outros lderes seriam fuzilados. Antes de sua execuo, todavia, seriam pblicamente levados pelas ruas de Moscou, "para que todos soubessem que os tiranos da Rssia tinham sido depostos." Com a eliminao de Lnin e seus companheiros o regime sovitico ruiria como um castelo de cartas. Havia "60.000 oficiais" em Moscou, disse Reilly, "prontos para se mobilizarem

GRANDE

CONSPIRAO

491

imediatamente, ao primeiro sinal", e dispostos a formar um exrcito para lutar dentro da cidade enquanto as fras aliadas atacassem de fora. O homem que chefiaria sse exrcito secreto anti-sovitico seria o "conhecido oficial czarista, General Yudenitch." Outro exrcito se formaria no norte da Rssia sob o comando do "gdneral" Savinkov "e os remanescentes bolcheviques seriam esmagados num abrir e fechar dolhos." Era sse o plano de. Reilly. le tinha o apoio de ambos os servios de informaes britnico e francs. Os britnicos estavam em estreito contacto com o General Yudenitch e preparados para supri-lo de armas e equipamentos. Os franceses apoiavam Savinkov. Os representantes aliados reunidos no Consulado Geral Americano foram informados do que poderiam fazer para auxiliar a conspirao, quer por meio de espionagem, propaganda, quer providenciando a destruio de pontos ferrovirios vitais em trno de Moscou e Petrogrado, com o fito de isolar o govrno sovitico de qualquer auxlio que o Exrcito Vermelho tentasse trazer-lhe de outros recantos do pas... Ao aproximar-se o dia do golpe armado, Reilly conferenciava regularmente com o Coronel Berzin, ultimando cuidadosamente os pormenores do complot e preparando-se para qualquer emergncia. Ultimavam os seus planos quando souberam que a assemblia do Comit Central Bolchevique fra adiada de 28 de agsto para 6 de setembro. "No importa", disse Reilly a Berzin. "Isso d-me mais tempo para os meus preparativos finais." Reilly decidira ir a Petrogrado para dar um retoque aos seus trabalhos nessa cidade. Poucas noites depois, viajando de trem com o passaorte forjado que o identificava como Sidney Georgevitcn Rensky, agente da Tcheka, Reilly deixou Moscou seguindo para Petrogrado.

5.

Sai Sidney Reilly

Em Petrogrado, Reilly foi direito embaixada britnica, para informar o Capito Cromie, adido naval britnico. Reilly exps a situao em Moscou, e desenvolveu o plano da insurreio. "Moscou est em nossas mos", disse le. Cromie

54

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E. KAHN.

ficou deslumbrado. Reilly prometeu escrever um relatrio completo para despachar secretamente para Londres. Na manh seguinte Reilly comeou a se pr em ligao com os lderes de seu movimento em Petrogrado. Ao meiodia le telefonou ao antigo agente da Ochrana, Grammatikov. A voz de Grammatikov soou roucamente e de maneira desusada. Quem ? perguntou. Sou eu, Relinsky respondeu Reilly. Quem? insistiu Grammatikov. Reilly repetiu o seu pseudnimo. Tenho algum comigo que me trouxe ms notcias disse Grammatikov cx-abrupto. Os mdicos operaram cedo demais. A condio do paciente grave. Venha imediatamente se voc deseja me ver. Reilly correu para a casa de Grammatikov. Encontrou-o esvaziando febrilmente suas gavetas e queimando papis na lareira. Os loucos se insurgiram cedo demais! exclamou Grammatikov, logo que Reilly entrou no seu quarto. Uritsky est morto, foi assassinado no seu escritrio esta manh s 11 horas! Enquanto falava, Grammatikov ia rasgando papis. um risco enorme permanecermos aqui. Eu estou sob suspeio, claro. Se alguma coisa se descobrir, antes de mais ningum, ns dois estaremos envolvidos. Chamando o Capito Cromie embaixada britnica, Reilly soube que le j era conhecedor do assassnio. Uritsky, chefe da Tcheka de Petrogrado, fra baleado por um terrorista social-revolucionrio. Tudo, porm, estava em ordem nas fileiras de Cromie. Cuidadosamente, Reilly sugeriu que se reunissem no seu rendez-vaus habitual. Cromie entendeu. O rendez-vous habitual era o Caf Balkow. Reilly aproveitou o tempo de espera para destruir vrios documentos comprometedores e desnecessrios, e para esconder cuidadosamente seus cdigos e outros papis... Cromie no apareceu no Caf. Reilly decidiu-se a arriscar uma visita embaixada britnica. Ao sair, cochichou uma advertncia a Balkov. "Alguma coisa anda mal. Esteja preparado para deixar Petrogrado e escapulir pela fronteira para a Finlndia..." Na perspectiva Vlademirovsky, Reilly viu homens e mu-

GRANDE

CONSPIRAO

491

lheres correndo. Escondiam-se nos portes e nas esquinas. Ouvia-se o rugido de poderosos motores. Passou a tda pressa um carro repleto de soldados do Exrcito Vermelho, depois outro, mais outro. Reilly apressou o passo. Estava quase correndo quando dobrou a esquina para a rua em que estava a embaixada britnica. Parou sbitamente. Em frente embaixada jaziam diversos cadveres. Eram ficiais mortos da polcia sovitica. Havia quatro carros diante da embaixada e atravs da rua um duplo cordo de homens do Exrcito Vermelho. A porta da embaixada fra arrancada do lugar. Ento, camarada Relinsky, veio ver nosso carnaval? Reilly girou a cabea e viu um jovem soldado sorridente do Exrcito Vermelho, que le encontrara por vrias vzes sob seu disfarce de camarada Relinsky da Tcheka. Dize-me, camarada, o que aconteceu? perguntou Reilly todo aflito. A Tcheka andava procura de um tal Sidney Reilly replicou o soldado. Reilly veio a saber depois o que acontecera. Perseguindo o assassino de Uritsky, as autoridades soviticas em Petrogrado mandaram agentes da Tcheka fechar a embaixada britnica. Em cima, o pessoal da embaixada, sob a direo do Capito Cromie, estavam queimando papis comprometedores. Cromie desceu e fechou a porta na cara da policia secreta sovitica. stes puseram a porta abaixo, e os agentes britnicos, desesperado interceptaram-nos na escada armados com uma Browning automtica em cada mo. Cromie atirou e matou um comissrio e vrios outros oficiais. Os agentes da Tcheka responderam ao fogo. O Capito Cromie cara, baleado na cabea... Reilly passou o resto dessa noite em casa do terrorista .social-revolucionrio Srgio Dornosky. De manh le mandou Dornosky sair em reconhecimentos e saber dos acontecimentos. Dornosky voltou com um exemplar do jornal comunista oficial, Pravda. "As ruas sero lavadas em sangue", disse Ne. "Algum atirou em Lnin em Moscou. Errou o alvo, infelizmente!" Passou o jornal a Reilly. Um cabealho destacava o atentado contra a vida de Lnin. Na "tarde anterior, quando Lnin deixava a fbrica de Michelson, onde falara num comcio, uma terrorista social-revolucionria de nome Fanya Kaplan alvejara o lder sovi-

56

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E. KAHN.

tico com dois tiros queima-roupa. As balas tinham sido entalhadas e envenenadas. Uma penetrou no pulmo de Lnin abaixo do corao. Outra entrou-lhe no pescoo, prximo cartida. Lnin no morrera, mas dizia-se que a sua vida estava pendendo por um fio. A arma de que se servira Fanya Kaplan contra Lnin fra-lhe dada por um cmplice de Reilly, Bris Savinkov. Posteriormente, Savinkov revelou sse fato em suas Memrias de um terrorista. Com uma pequena pistola automtica e pronto para qualquer eventualidade, Reilly partiu imediatamonte de trem para Moscou. A caminho, no dia seguinte, comprou um jornal no entroncamento de Klin. As notcias eram as piores possveis. Havia uma descrio pormenorizada do tda a conspirao de Reilly, inclusive do plano de assassnio de Lnin e dos demais lderes soviticos, para tomar Moscou o Petrogrado e para impor uma ditadura militar chefiada por Savinkov e Yudenitch. Reilly ia lendo num abatimento crescente. TXon Marchand, o jornalista francs quo estivera presente reunio no Consulado Geral Americano informara os bolcheviques de tudo quanto fra concludo l. Mas o golpe final ainda estava por vir. O Coronel Berzin, comandante da guarda letnica, denunciara o Capito Sidney Reilly como agente britnico que tentara suborn-lo com a oferta do dois milhes de rublos para que conspirasse no assassnio dos lderes soviticos. A imprensa sovitica publicava tambm a carta que Bruce Lockhart dera a Berzin para que pudesse transpor as linhas britnicas em Arcngel. Lockhart fra detido em Moscou pela Tcheka. Outros oficiais e agentes aliados foram tambm cercados e postos sob custdia. Por tda parte em Moscou fra afixada a descrio de Reilly. Seus vrios pseudnimos Massino, Constantine, Relinsky foram publicados juntamente com a proclamao de sua proscrio. Iniciara-se a caada. A despeito do perigo evidente, Reilly se encaminhou para Moscou. Localizou a danarina de halet, Dagmara, na casa de uma mulher chamada Vera Petrovna, cmplice de Fanya Kaplan.

GRANDE

CONSPIRAO

491

Dagmara relatou a Reilly que o seu apartamento fra vasculhado alguns dias antes pela Tcheka. Ela conseguira esconder dois milhes de rublos que possua cm notas do mil, parte do dinheiro da conspirao de Reilly. Os agentes da Tcheka no a prenderam; ela no soube porqu. Talvez porque pensassem quo ela lhes abrisse a pista para apanhar Sidney Reilly. Mas com os dois milhes de rublos de Dagmara sua disposio, Reilly no seria uma prsa fcil. Disfarado ora em mercador grego, ora em ex-oficial czarista, ora em oficial sovitico, ora cm trabalhador o militante comunista, file procurou se locomover, despistando a Tcheka. Um dia 61o encontrou o seu ex-auxiliar em Moscou, Capito George Hill, do servio secreto britnico, que at ento conseguira escapar caada bolchevique. Os dois agentes verificaram as listas do nomos o endereos. Reilly descobriu que uma poro considervel do sua mquina anti-sovitica estava intacta. Ento sentiu que ainda havia esperana. Mas ao contrrio do Reilly, o Capito Hill julgava a partida terminada. le ouvira dizer quo se negociava uma troca do prisioneiros entro os governos sovitico o britnico. Os russos deviam libertar Lockhart o outros em troca d salvo-conduto a vrios representantes soviticos, inclusive Maxin Litvinov, quo as autoridades britnicas tinham aprisionado na Inglaterra. "Eu vou entregar-mo" disso o Capito Hill. E aconselhou Reilly a fazer o mesmo. Mas Reilly no quis admitir a derrota. "Eu voltarei sem permisso dos peles vermelhas", disse o Capito Hill. E apostou com o seu cmplice que se encontrariam dois meses depois no Hotel Savia em Londres (12.)
(12) Aps a sua volta Inglaterra, o Capito George Hill foi designado pelo servio secreto britnico em 1919 para servir como oficial de ligago com os exrcitos brancos do General Anton Denikin durante a guerra de interveno na Rssia Sovitica. Mais tarde o Capito Hill foi trabalhar como agente especial para Henri Deterding, o famoso magnata europeu do petrleo, cuja obsesso era destruir a Rssia Sovitica e que ajudara a financiar a ascenso de Hitler ao poder, na Alemanha. O govrno britnico, subseqentemente, se utilizou de George Hill cm importantes atribuies na Europa Oriental.

58

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN.

Reilly permaneceu na Rssia durante vrias semanas, colhendo material de espionagem, advertindo e encorajando os elementos anti-soviticos que ainda restavam. Depois do que, escapulindo 'vrias "vzes por um triz, le viajou com um falso passaporte alemo, rumo a Bergen, Noruega. Da navegou para a Inglaterra. De volta a Londres, o Capito Reilly relatou tudo aos seus superiores do servio secreto britnico. Lastimou profundamente as oportunidades perdidas. "Se Ren Marchand no tivesse trado . . . Se Berzin no se tivesse rendido . . . Se a fra expedicionria tivesse avanado mais depressa sbre Vologda... Se eu tivesse podido combinar com Savinkov..." Mas de uma coisa Reilly tinha certeza. O fato de a Inglaterra ainda estar em guerra com a Alemanha era um desastre. Deveria haver uma cessao imediata de hostilidades na frente ocidental, e uma coalizo contra o bolchevismo. O Capito Sidney George Reilly exclamava: "Paz, paz a qualquer preo e uma frente nica contra os verdadeiros inimigos da humanidade!"

Em 1932 Hill publicou um livro em Londres. Seu ttulo era Vai espiar o pas, ou seja, as Aventuras de 1. K. 8 do Servio Secreto Britnico. Na primavera de 1945 o governo de Churchill escolheu George Hill, que fora entretanto elevado categoria de brigadeiro no exrcito britnico, para misso especial na Polnia. O Brigadeiro Hill, estava explicado, iria servir como observador britnico na Polnia, devendo, de volta a Londres, informar sobre a situao ento agitada da Polnia. O govrno provisrio de Varsvia no permitiu, entretanto, que o Brigadeiro Hill entrasse na Polnia.

CAPITULO

IV

AVENTURA SIBERIANA 1. "Aide Mmoire"

No dia 2 de agsto de 1918, dia em que as tropas britnicas acamparam em Arcngel, o Major-general William S. Graves do Exrcito dos E.U.A. comandante da VIII Diviso em Camp Fremont, Palo Alto, Califrnia, recebeu uma mensagem cifrada urgente do Departamento de Guerra em Washington, D. C. A primeira frase decifrada dizia:
"NENHUM MEMBRO D O SEU PESSOAL OU QUEM QUER QUE SEJA DEVER CONHECER O CONTEDO DESTA MENSAGEM."

E a mensagem instrua o General Graves para "tomar o primeiro e mais rpido trem de S. Francisco, dirigir-se a Kansas Cit^, e ali procurar o secretrio de Guerra no Hotel Baltimore. No havia o que explicasse o motivo dessa convocao do general para Kansas City, assim como no havia indicao alguma do tempo por que le deveria se ausentar de seu psto. O General Graves, veterano e soldado severamente disciplinado, no fz objees, o que era alis obviamente desnecessrio. Encheu a maleta ae viagem de alguns pertences e duas horas depois j tomara o expresso de S. F, partindo velozmente rumo a leste, deixando S. Francisco. Chegando a Kansas City o general encontrou Newton D. Baker, secretrio de Guerra, esperando por le na estao.

60

MlfcHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

O secretrio estava apressado. Tinha de tomar o trem dentro de poucos minutos, explicou le. Rpidamente, relatou ao General Graves o porqu de sua convocao para aqule encontro misterioso. O Departamento de Guerra o escolhera para comandar uma expedio de tropas americanas que deveriam embarcar imediatamente para a Sibria. O Secretrio Baker entregou ao General Graves um envelope fechado, dizendo: "Isto contm a poltica dos E.U.A. na Rssia, a qual voc tem de seguir. Veja onde pisa. Voc vai andar em cima de ovos carregados de dinamite. Deus o proteja e adeus l" Nessa noite, szinho no seu hotel em Kansas City, o General Graves abriu o envolopo lacrado. Desdobrou um memorando do sete pginas intitulado Aide Mmore, O memorando no tinha assinatura, mas aparecem na concluso as seguintes palavras: Departamento de Estado, Washington, D. C., 17 de julho de 1918. O Ade Mmore comeava com uma srie do generalidades sbre "o corao do povo americano" palpitando com o desejo de "ganhar a guerra." Em necessrio, prosseguia o documento, que os E.U.A. cooperassem espontneamente" de todo o modo possvel com os aliados contra a Alemanha. E Aide Mmoire atingia o sou ponto principal: "Depois de bem examinar a situao russa o govrno chegou concluso definitiva de que uma interveno militar agravaria do muito a confuso, seria prejudicial em vez de benfica e no apresentaria vantagens para o nosso principal objetivo: vencer a guerra contra a Alemanha. No podo assim tomar parte em tal interveno ou sancion-la em princpio.' Era uma norma poltica clara e precisa, com a qual o General Graves concordou cordialmente. Por que ento era le enviado para comandar tropas americanas no territrio russo? Perplexo, o general continuou a leitura: "A ao militar admissvel na Rssia, como o govrno dos E.U.A. a considera nas atuais circunstncias, nicainente para auxiliar os tchecos a consolidar as suas fras e colaborar vantajosamente com os seus parentes eslavos..."

GRANDE

CONSPIRAO

61

Tcheco-eslovacos? Na Rssia? "Deitei-me", escreveu mais tarde o General Graves, descrevendo o incidente no seu livro "Aventura Americana na Sibria", "mas no pude dormir, curioso por saber o que outras naes estavam fazqndo e porque no me davam alguma informao do que ia pela Sibria.' Se o General Graves conhecesse as respostas s perguntas que o mantinham desperto, ter-se-ia perturbado ainda muito mais nessa noite do vero em Kansas City.

2.

Intriga em Vladivostoque

Sob o regime feudal do Czar, a vasta e fabulosamente rica regio da Sibria permanecera quase inteiramente estagnada. Muito da imensa rea que abrange das bordas da Europa ao Pacfico e do rtico ao Afeganisto estava completamento desabitada. Atravs dessa terra virgem e desconhecida passava a solitria E. F. Transiberiana, o nico elo entre leste o oosto. Quem controlasse essa ferrovia e o territrio de umas poucas milhas de cada lado da mesma, controlaria a Rssia Asitica, um subcontinente de importncia estratgica do riqueza incomensurvel. No meado do vero do 1918, quando Rayraond Robins viajou rumo a leste pela E. F. Transiberiana, le vira trens carregados do soldados tcheco-eslovacos. Antigos membros descontentes do exrcito austro-hngaro, sses tchecos tinham desertado em massa para as fileiras russas antes da Revoluo. O alto comando imperial russo os organizara num exrcito tchcco lutando ombro a ombro com os russos contra as fras austro-hngaras. Depois da queda de Kerensky, o govrno sovitico concordara, por solicitao dos aliados, com o transporte das tropas tchecas atravs da Rssia para Vladivostoque. Elas embarcaram nesse prto, circundaram o globo para se encontrarem com as fras aliadas na frente ocidental. Mais de 50.000 dsses soldados tchecos estavam alinhados ao longo do percurso das 508 milhas ferrovirias de Kazan a Vladivostoque. Os soldados tchecos acreditavam que iam Europa lutar pela independncia da Tcheco-Eslovquia, mas seus chefes, os

62

MlfcHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

generais reacionrios Gayda e Sirovy, tinham outros planos. Em conivncia com certos homens de Estado aliados, sses fenerais planejavam se utilizar das tropas tchecas para derruar o govrno sovitico... Conforme o acrdo estabelecido entre os aliados e o govrno sovitico, os tohecos deviam entregar as suas armas s autoridades soviticas durante a passagem pelo territrio sovitico. Mas aos 4 de junho de 1918, o Embaixador David R. Francis informara seu filho, om carta, que estava "procurando evitar, se possvel", o desarmamento dos soldados tchecos. O embaixador acrescentava: "No tenho instrues ou autorizao de Washington para encorajar sses homens dosobedincia s ordens do govrao sovitico, a no ser uma expresso de simpatia manifestada pelo Departamento de Estado. Todavia tenho feito o possvel. Agindo sob as ordens do General Gayda e Sirovy, os tchecos recusaram-se a entregar o seu equipamento militar s autoridades soviticas. Simultneamento ocorreram levantes ao longo de tda a ferrovia transiberiana. As tropas tchecas bem treinadas e fartamente equipadas tomaram numerosas cidades em que estavam estacionadas, derribaram os sovietes locais e estabeleceram administraes anti-soviticas. Durante a primeira semana de julho, com o auxlio de contra-revolucionrios russos, o General Gayda desferiu um golpe em Vladivostoque e estabeleceu um regime anti-sovitico nessa cidade. Nas ruas foram afixados cartazes e uma proclamao assinada pelo Almirante Knight da Marinha dos E.U.A., Vice-Almirante Koto da Marinha Japonsa, Coronel Pons da Misso Francesa e pelo Capito Badiura do exrcito tcheco-eslovaco, que fra nomeado comandante da cidade ocupada. A proclamao informava a populao de que a interveno dos poderes aliados fra motivada por "um esprito de amizade e simpatia pelo povo russo." Aos 22 de julho de 1918, cinco dias depois de ter o Departamento de Estado dos E.U.A. redigido o seu Aide Mmoire acrca da necessidade da remessa de tropas americanas para auxiliar o desembarque de tropas tchecas, De Witt Clinton

GRANDE

CONSPIRAO

63

Poole (13), cnsul americano em Moscou, enviou ao cnsul em Omsk um telegrama cifrado que dizia: 'Informe confidencialmente os chefes tcheco-eslovacos que, salvo noticia posterior, os aliados desejam que les conservem sua posio atual. De outro lado, les no devem deixar de aproveitar as exigncias militares da situao. Seria "desejvel antes de tudo que les assumissem o contrle da E. F. Transiberiana e depois de assumido ste, retivessem o contrle de todo o territrio atualmente dominado por les. Informe os representantes franceses de que o cnsul-geral francs concorda com estas instrues." O pretexto dado pelos aliados para invadir a Sibria no vero efe 1918 ora o do salvar os tchecos de ataques no provocados das tropas do Exrcito Vermelho e dos prisioneiros do guerra armados pelos bolcheviques. Nessa primavera e no vero Os jornais britnicos, americanos e franceses encheram-se "de reportagens sensacionais acrca dos bolcheviques que estavam armando "detonas de milhares de prisioneiros alemes e austracos na Sibria" a fim do lutarem contra os tchecos. O New York Times relatava que s na cidade de Tomsk, 60.000 alemos haviam sido supridos de equipamento militar pelos vermelhos. O Capito Ilicks, do servio de informaes britnico, o Capito Webster, da misso da Cruz Vermelha americana e o Major Drysdalc, adido militar americano em Pequim, viajaram para a Sibria com permisso das autoridades soviticas para inVestigarem sbre tais acusaes. Aps semanas de cuidadoso inqurito, os trs homens chegaram mesma concluso. No havia prisioneiros alemes ou austracos armados na Sibria. As acusaes, declararam os trs oficiais, eram pura fabricao da propaganda deliberadamente intencionada em envolver os aliados numa interveno contra a Rssia. No dia 3 de agsto de 1918, tropas britnicas acamparam em Vladivostoque.
(13) De Witt Clinton Poole tornou-se mais tarde chefe do departamento de negcios russos do Departamento do Estado. ,

64

MICHEL
*

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

"Viemos", informava o governo britnico ao povo russo no dia 8 de agsto, "ajudar-vos a vos salvardes vs mesmos do desmembramento e da destruio nas mos dos alemes . . . Desejamos assegurar-vos solenemente que no reteremos uma nesga do vosso territrio. Os destinos da Rssia esto nas mos do povo russo. Cabe a le, e s a cio, decidir a forma de seu govrno e achar a soluo para os seus problemas sociais.' No dia 16 acamparam os primeiros destacamentos americanos. "A ao militar na Rssia atualmente", declarou Washington, "s se justifica para proteger e ajudar quanto possvel os tcheco-eslovacos contra os prisioneiros armados austracos e alemes que os esto atacando, o para assegurar os esforos de autogovrno e autodefesa dos prprios russos que desejam receber assistncia." p Os japonses acamparam tambm no mesmo ms com tropas novas. "Adotando essa medida", anunciou Tquio, "o govrno japons permanece no firme propsito de promover relaes de duradoura amizade e assegura a sua poltica de respeitar a integridade territorial da Rssia e de se abster de tua interferncia em sua poltica nacional." Os soldados japonses na Sibria eram cuidadosamente providos pelo alto comando japons com pequenos dicionrios russos nos quais a palavra "bolchevique", definida como* barsuk (texugo. ou animal feroz), vinha seguida da seguinte anotao: 'Tara ser exterminado."

3.

Terror a leste

No dia 1. de setembro de 1918, o General Graves chegou a Vladivostoque para assumir o comando das fras expedicionrias americanas na Sibria. "Acampei na Sibria", escreveu le mais tarde na Aventura Americana na Sibria, "sem nenhuma idia preconcebida do que fazer ou deixar de fazer. Eu no tinha preconceito algum contra nenhuma faco da Rssia e antecipadamente me sentia habilitado a tra-

GRANDE

CONSPIRAO

65

balhar harmoniosamente e com esprito cooperativo com todos os aliados." As instrues ao General Graves, como vinham no Aide Mmoire, eram as de proteger a E. F. Transiberiana, ajudar as fras tchceas a desembarcar em Vladivostoque e evitar interferncia nos negcios domsticos da Rssia. Mal fixara lo o seu quartel-general quando foi visitado pelo chefe tcheco, General Gayda, que passou a colocar Graves bem a par da situao russa. Os russos, disse Gayda, no podem ser conduzidos com "gentileza ou persuaso, mas s a chicote e baioneta." Para salvar o pas do caos medonho, era necessrio varrer o bolchevismo e levar ao poder um ditador militar. Gayda disse que conhecia o homem talhado exatamente para sse psto: o Almirante Alexandre Vassilievitch Kltehak, comandante naval ex-czarista que viera do Japo para organizar um exrcito anti-sovitico e que j reunira fras considerveis na Sibria. Entretanto, o General Graves deveria ajudar os tchecos e outros para uma marcha imediata ara o Volga e um assalto de "exrcitos anti-soviticos a comater os bolcheviques. Gayda apresentou ento ao General Graves um plano leste sbre Moscou. sse plano, revelou Gayda, fra aprovado pelos consultores e representantes franceses e britnicos no Departamento de Estado dos Estados Unidos. O General Graves repetiu as ordens que recebera de seu govrno e disse quo tencionava cumpri-las. Informou Gayda de que enquanto le comandasse, nenhum soldado americano seria utilizado contra os bolcheviques nem interferiria em qualquer negcio ntimo da Rssia. Gayda saiu furioso. Pouco tempo depois o General Graves ' " " " ' "essa vez era o General Knox, comandante das fras britnicas na Sibria. "Voc est com a reputao de amigo dos pobres", advertiu Knox ao General Graves: "No sabe voc que so simplesmente uns porcos?" O General Graves tinha aejuilo que Raymond Robins denominava "mentalidade aberta. Era um homem que pretendia descobrir as coisas por si mesmo. E le decidiu-se a obter informaes de primeira mo acrca do estado atual dos negcios na Sibria. Seus oficiais de informao pnseram-

66

MICHEL
*

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

-se logo a viajar pelo pas e traziam extensos e minudentes informes de suas observaes. De h muito Graves chegara concluso de que: "A palavra "bolchevique", como se usava na Sibria, significava muita coisa do povo rusio, e empregar tropas para combater bolcheviques ou armar, e equipar, alimentar, vestir ou pagar russos brancos para combat-los, era absolutamente incompatvel com a clusula do "no interveno nos negcios internos da Rssia." No outono de 1918 j havia mais de 7.000 soldados irjglses no norte da Sibria. Outros 7.000 oficiais britnicos e franceses, tcnicos o soldados estavam com o Almirante Koltchak, ajudando-o a treinar o equipar seu exrcito branco. Ajudando s inglses franceses estavam 1.500 italianos. Havia aproximadamente 8.000 soldados americanos sob o comando do General Graves. A maior de tdas as fras na Sibria era a japonsa, que tinha grandes ambies de dominar por si s a Sibria inteirinha. Os soldados japonses eram em nmero de 70.000... Em novembro, o Almirante Koltchak, com o apoio de britnicos e franceses, proelamou-sc com ditador da Sibria. O almirante, um homenzinho cxcitvol, a quem um dos seus colegas descrevia como "uma criana doente... certamente neurastnioa... sempre sob influncia alheia", instalou quartel-general em Omsk e conferiu a si prprio o ttulo de "Governador Supremo da Rssia." Anunciando que Koltchak era "o Washington russo", o ex-ministro czarista Sazanov prontamente se transformou em representante oficial de Koltchak em Paris. Soaram hinos de louvor ao almirante em Londres e Paris. Samuel Hoare repetia que na sua opinio Koltchak era "um gentleman", Winston Churchill descrevia Koltchak como "honesto", "incorruptvel", "inteligente" e "patriota." O New York Times via nele "um homem valente e honesto", com "um govrno estvel e aproximadamente representativo." O regime de Koltchak era generosamente suprido pelos aliados, especialmente pela Inglaterra, com munies, armas de guerra e fundos. "Ns despachamos para a Sibria", informava enfticamente o General Knox, "centenas de milhares

GRANDE

CONSPIRAO

67

de fuzis, centenas de milhes de cartuchos, e t c . . . Cada bala queimada contra os bolcheviques pelos soldados russos no curso dsse ano fra manufaturada na Gr-Bretanha, por operrios britnicos, com matria-prima britnica, despachada para Vladivostoque em cargueiros britnicos." Uma cano popular na Rssia dessa poca, dizia:
Uniforrrtcs britnicos Gnlos da Frana Fumo jnpons Koltchak rogo a danai

O General Graves no participava do entusiasmo aliado pelo govrno do Almirante Koltchak. Dia a dia seus oficiais de informao traziam-lhe notcias do reino de terror que Koltchak institura. Havia 100.000 homens no exrcito do almirante e mais mil estavam sendo recrutados sob pena de fuzilamento. Prises e campos de concentrao espalhavam-se em superabundncia. Centenas de russos que tinham cometido a temeridade de se opor ao novo ditador, foram pendurados aos postes telegrficos e rvores ao longo da E.F. Transberiana. Inmeros outros repousavam em valas comuns que eram obrigados a cavar por suas prprias mos antes que s carrascos de Koltchak os atirassem para dentro a fogo de nolralha. Roubo, assassnio e pilhagem oram o programa do dia. Um dos principais esteios de Koltchak, um ex-oficial czarista chamado General llozanoff, baixou as seguintes instrues para os seus soldados: "1. Ocupando as aldeias anteriormente ocupadas pr bandidos (guerrilheiros soviticos), procurem apanhar os lderes do movimento, e onde no puderem apanh-los, mas tiverem indcios da sua presena, ento fuzilem uma de cada dez pessoas do povo. 2. Quando as tropas atravessarem uma cidade e a populao no quiser informar os soldados, depois de ter tido ensejo de o fazer, acrca da presena do inimigo, exigir-se- inexorvelmente de todos uma contribuio em dinheiro. 3. As aldeias cuja populao enfrentar nossas tropas com armas, sero queimadas e todos ost adultos

68

MlfcHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

masculinos fuzilados; propriedades, casas, carros, etc., sero apreendidos para uso do exrcito." Descrevendo o oficial que baixara tais ordens, o General Knox disse ao General Graves: "Rozanoff um timo companheiro." Ao lado das tropas de Koltchak bandos terroristas financiados pelos japonses, assolavam o pas. Seus chefes eram o Ataman Gregori Semyonov e Kalmikoff. O Coronel Morrow, comandante das tropas americanas no setor Trans-Baikal, narrou que em uma aldeia ocupada pelas tropas de Semyonov, todos os habitantes foram assassinados. A maioria, relatou o coronel, havia sido abatida "como coelhos" ao abandonarem as suas casas. Os homens tinham sido queimados vivos. "Semenov (Semyonov) e os soldados de Kalmikoff, segundo o General Graves, "sob proteo das tropas japonsas, devastavam o pas como animais selvagens, matando e roubando o p o v o . . . Se se objetasse contra sses assassnios brutais, respondiam que os assassinados eram bolcheviques, e essa explicao, aparentemente, satisfazia ao mundo todo." O General Graves exprimiu abertamente a sua repugnncia s atrocidades cometidas pelas fras anti-soviticas na Sibria. Sua atitude suscitou muita hostilidade entre os chefes brancos, franceses e japonses. Morris, o embaixador americano no Japo, que visitava a Sibria, comunicou ao General Graves que o Departamento de Estado lhe cabografara dizendo que a poltica americana na Sibria necessitava do apoio de Koltchak. "Agora, general", disse Morris, "voc tem de apoiar Koltchak." Graves replicou que no recebera nenhuma palavra direta do Departamento de Guerra para apoiar Koltchak. " o Departamento de Estado que est orientando isto, e no o Departamento de Guerra", disse Morris. "No estou sob as ordens do Departamento de Estado", retrucou Graves. Os agentes de Koltchak lanaram uma campanha de propaganda para destruir a reputao de Graves e levar a cabo sua revocao da Sibria. Mentiras e boatos foram postos em circulao descrevendo como o general se fizera "bolche-

GRANDE

CONSPIRAO

69

vique" e como as suas tropas estavam ajudando os comunistas. Grande parte da propaganda era anti-semtica. Um trecho tpico dizia: "Os soldados dos E.U.A. esto contaminados pelo bolchevismo. Muitos dles so judeus do East Side de Nova Iorque, cofistantomente envolvidos em motins." O Coronel John Ward, da polcia militar britnica, que atuava como conselheiro poltico de Koltchak, declarou publicamente que quando visitara o quartel-general da fra expedicionria americana, viu que "de 60 oficiais de ligao e tradutores, mais de 50 eram judeus russos!" Alguns dos prprios compatriotas do General Graves ajudavam a ampliar essa propaganda. "O cnsul americano em Vladivostoque", revelou o General Graves, "transmitia diriamonte ao Departamento de Estado, sem comentrio, os artigos panfletrios, falsos e obscenos que apareciam na imprensa de Vladivostoque acrca das tropas americanas. Esses artigos e a crtica das tropas americanas nos E.U.A. giravam em trno da acusao de serem estas bolcheviques... Essa acusao jio poderia basear-se em ato algum das tropas americanas... "mas a acusao ora a mesma quo se forjava contra qualquer indivduo que na Sibria se recusasse a apoiar Koltchak. Forjaram-na os aliados de Koltchak, entre les o Cnsul-geral Harris." Quando a campanha de difamao estava no auge, chegou ao quartel-general do General Graves um mensageiro especial do General Ivanoff-Rinoff, comandante de tdas as fras de Koltchak na Sibria Oriental. O mensageiro comunicou ao General Graves que se le contribusse com 20.000 dlares mensais para o exercito do Koltchak, o General Ivanoff-Rinoff poria trmo propaganda contra Graves e suas tropas... sse General Ivanoff-Rinoff era um dos mais selvagens e sdicos comandantes de Koltchak* Seus soldados na Sibria Oriental matavam populaes inteiras de homens das aldeias suspeitas de terem homiziado "bolcheviques." Praticavam ha-

70

MlfcHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

bitualmente o rapto de mulheres e espancavam-nas a coronhadas. Assassinavam velhos, mulheres e crianas. Um jovem oficial americano, enviado para investigar as atrocidades cometidas por Ivanoff-Rinoff, ficou to apavorado com o que viu que depois de terminar o seu relatrio a Graves, exclamou: "General, por amor de Deus, nunca mais me envie a outra expedio como essa! Eu acabaria tirando o meu uniforme para me juntar a essa pobre gente e ajud-la como pudesse!" Quando o General Ivanoff-Rinoff se viu ameaado por um levante popular, o Senhor Charles Eliot, alto comissrio britnico, procurou induzir o General Graves a tomar a defesa do comandante de Koltchak. "Pelo <jue me toca", comunicou irritado o General Graves ao Senhor Charles, "pode o povo trazer Ivanoff-Rinoff em frente ao meu quartel-general e dependur-lo naquele poste telefnico! Nenhum "soldado americano levantar a mo para defend-lo." Enquanto a guerra civil ganhava terreno, a interveno se alargava na Sibria e por tda a Rssia Sovitica, acontecimentos aterradores estavam se operando na Europa. No dia 9 de novembro de 1918, marinheiros alemes se amotinaram em Kiel, mataram seus oficiais e hastearam a bandeira vermelha. Demonstraes populares de paz se alastravam pela Alemanha. Na frente ocidental soldados aliados e alemes fraternizavam ,na terra de ningum. O alto comando alemo pedira um armistcio. O Kaiser Guilherme II fugira para a Holanda, entregando a sua espada real a um atnito jovem guarda na fronteira. Aos 11 de novembro foi assinado o armistcio. Terminara a I Guerra Mundial.

CAPITULO

PAZ E GUERRA 1. Paz no Ocidente


*

A I Guerra Mundial terminara ex-abrupto. Como disse o oficial alemo Capito' Ernst Roehm: "Estourou a paz." Instalaram-se sovietes em Berlim, Hamburgo e na Bavria. Operrios fizeram demonstraes de paz e de democracia nas ruas de Paris, Londres e Moscou. A Revoluo tomava a Hungria. Os Balcs ferviam com o descontentamento dos camponeses. Aps os terrveis quatro anos de guerra, havia anelos apaixonados nos lbios ae todos: Chega de guerra! Nie wieder Krieg! Jamais plus de guerre! Nunca mais! "A Europa est tda cheia do esprito da Revoluo!", devia comunicar David Lloyd George Conferncia da Paz em Paris no seu memorando confidencial de maro Se 1919. "H um sentimento profundo no s de descontentamento, mas de dio e revolta entre os operrios contra as condies de anteguerra. Tda a ordem existente em seus aspectos poltico, social, econmico discutida pelas massas populares de ponta a ponta da Europa." Dois nomes resumiam as aspiraes das massas e os temores de alguns: Lnin e Wilson. A leste, a revoluo de Lnin varrera o czarismo e abrira uma nova era para os milhes de oprimidos do antigo domnio imperial russo. No ocidente, os 14 Pontos lacnicamente redigidos de Woodrow Wilson sublevaram um fermento de esperana e expectativa democrtica. Quando o presidente dos E.U.A. pisou o solo ensangentado da Europa em dezembro de 1918, multides felizes se acotovelaram para beijar-lhe as mos e esparzir flores a seus ps. O presidente do Novo Mundo

72

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

era aclamado pelo povo do Velho Mundo como "Rei da Humanidade'", "Salvador", "Prncipe da Paz." Acreditavam que o pequeno e frgil professor de Princetown fsse o Messias destinado a anunciar uma nova e grande Idade. Dez milhes de homens tinham sucumbido na batalha; 20 milhes estavam estropiados e mutilados; outros milhes erravam destitudos de tudo e desabrigados entre as runas fumegantes da Europa Mas agora, finalmente, a guerra acabara e o mundo ouvia falar novamente de paz: "Meu conceito sbre Liga das Naes exatamente este ela atuar como fra moral organizada dos homens de todo o mundo", disse Woodrow Wilson (14.) Em janeiro de 1919 os Quatro Grandes Woodrow Wilson, David Lloyd George, George Clemenceau ,e Vittorio Orlando sentaram-se a uma mesa de conferncia em Quai d'Orsay, em Paris, para deliberarem acrca da paz mundial. Mas um sexto do mundo no estava representado na Conferncia da Paz. No momento mesmo em que falavam os pacificadores, dezenas de milhares de soldados aliados moviam uma guerra sangrenta e no-declarada contra a Rssia Sovitica. Ombreando com os exrcitos brancos contra-revolucionrios de Koltchak e Denikin, as tropas aliadas combatiam o jovem Exrcito Vermelho numa vasta linha de luta que se estendia das regies glaciais rticas at ao Mar Negro, dos campos da Ucrnia at s montanhas e estepes da Sibria. Uma violenta fantstica campanha de propaganda anti-sovitica soprava pela Europa e Amrica na primavera de 1919. O London Daily Telegraph noticiava um "reino de terror" em Odessa acompanhado de "uma semana de amor livre." O Neto York Surt exibia em negrito: "Feridos dos E.U.A. so mutilados pelos vermelhos a machado." O New York Times informava: "A Rssia Vermelha um gigantesco manicmio. Vtimas foragidas dizem que manacos pas(14) Em seu discurso de abertura da Conferncia de Faz em Paris, Wilson disse ainda: "H, alm do mais, uma voz que clama por estas definies de princpios e de intuitos, que , parece-me, mais penetrante e mais insistente do que muitas outras vozes agitadas que enchem o ar. a voz do povo russo."

GRANDE

CONSPIRAO

73

selam delirando pelas ruas de Moscou... Ces brigam por causa de carnia." A imprensa do mundo inteiro, tanto aliada como alem, publicava "documentos autnticos", fraudulentos, contando que na Rssia "meninas e moas das classes burguesas" eram "enviadas e entregues aos acampamentos para as necessidades dos regimentos de artilharia!" Os relatos reais das verdadeiras condies na Rssia, embora de jornalistas, agentes secretos, diplomatas e mesmo de generais como Judson e Graves, eram suprimidos ou ignorados. Quem quer que ousasse se opor campanha anti-sovitica era automticamente denunciado como "bolchevique." Dois meses apenas depois do armistcio, os chefes aliados j pareciam ter-se esquecido da finalidade do grande conflito que se travara. A "'ameaa do bolchevismo" prevalecia a qualquer outra considerao. Dominava a Conferncia da Paz em Paris. O Marechal Foch, comandante-chefe das foras aliadas apareceu antes de uma sesso secreta da Conferncia da Paz para pedir um rpido tratado com a Alemanha, de sorte que os aliados pudessem arremessar os seus recursos conjugados contra a Rssia Sovitica. O marechal francs pleiteava a causa do inimigo mortal da Frana, a Alemanha. "A atual e difcil situao do govrno alemo muito conhecida", disse Foch. "Em Mannheim, Carlsruhe, Baden e Duesseldorf, o movimento sovitico est se estendendo rpidamente. No presente momento a Alemanha aceitar por conseguinte quaisquer trmos que os aliados venham a impor. O govrno alemo pede nicamente paz. a nica coisa que satisfar ao povo e habilitar o govrno a dominar a situao." Para abater a revoluo alem, o alto comando alemo devia ser autorizado a conservar um exrcito de 100.000 oficiais e homens, assim como a chamada "Guarda Negra do Reich", composta dos mais altamente treinados e doutrinados soldados' da Alemanha. Alm do que, o alto comando alemo era autorizado a subsidiar as ligas nacionais subterrneas e as sociedades terroristas para matar, torturar, intimidar os

74

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

democratas alemes insurretos. Tudo isso a ttulo de "salvar a Alemanha do bolchevismo." (15.) O General Max Hoffmann, ex-comandante dos exrcitos alemes na fronteira oriental e o "heri" de Brest-Litovsk, aproximou-se de seu recente inimigo, o Marechal Foch, com um projeto pelo qual o exrcito germnico deveria marchar sbre Moscou e aniquilar o bolchevismo "em sua fonte." Foch aprovou o plano, mas props que o exrcito francs, em vez do alemo, constitusse a ponta de lana do ataque. Foch desejava mobilizar tda a Europa Oriental contra a Rssia Sovitica. "Presentemente reina na Rssia o bolchevismo e a mais completa anarquia", comunicou Foch Conferncia de Paz em Paris. "Meu plano consistiria em fixar tdas as questes importantes por resolver no Ocidente, a fim de habilitar os aliados a usarem os recursos mais eficazes para a soluo da questo oriental... As tropas polonesas poderiam enfrentar os russos, uma vez que fssem fortalecidas com o suprimento de material e maquinaria moderna de guerra.
(15) A razo da desistncia dos exrcitos aliados de marcharem sbre Berlim em 1918 e desarmarem permanentemente o militarismo germnico foi o mdo do bolchevismo, hbilmente explorado pelos .polticos alemes. O comandante-chefe aliado, Marechal Foch, revelou em suas -memrias de aps-gucrra que desde o como das negociaes de paz os intrpretes alemes invocam repetidamente "a temida invaso bolchevista da Alemanha" como meio de assegurar trmos favorveis de paz para a Alemanha. O General Wilson do estado-maior britnico recordava em seu Dirio de Guerra de 9 de novembro de 1918, dois dias antes da assinatura,do armistcio: "Reunio do gabinete esta noite, das 6,30 s 8. Lloyd George leu dois telegramas d o "Tigre" (Clemenceau) em que le descrevia a entrevista de Foch com os alemes: O "Tigre" temia que a Alemanha fraqueasse e que o bolchevismo pudesse doninar. Lloyd George perguntou se eu desejava que isso sucedesse ou se eu preferia o armistcio. Sem hesitao repliquei: "Armistcio." Todo o gabinete concordou comigo. Para ns o perigo real no so os alemes, mas o bolchevismo." Num momento de lucidez o prprio Clemenceau admoestou a Conferncia de Paz em Paris que sse ' antibolchevismo" era um ardil utilizado pelo estado-maior alemo para confundir os aliados e salvar o militarismo alemo. "Os alemes se utilizam do bolchevismo", disse Clemenceau em 1919, "como de um espantalho para amedrontar os aliados," Apesar de tudo, sob a influncia de Focn, Ptain, Weygand e outros, o Tigre" esqueceu sua prpria admoestao e sucumbiu histria antibolchevique que j paralisara tda iniciativa clara e tda atuao democrtica dos" pacificadores.

GRANDE

CONSPIRAO

75

Seria preciso iam grande nmero de homens, que se poderiam obter com a mobilizao dos finlandeses, poloneses, tchecos, rumenos e gregos, assim como de elementos russos pr-aliados ainda teis.. t Se se fizer isso, 1919 ainda ver o fim do bolchevismo!" Woodrow Wilson desejava um entendimento cordial com ^ a Rssia. O presidente" aos E.U.A. reconhecia o absurdo de falar-se numa paz mundial quando um sexto do mundo estava excludo das conversaes. Wilson urgiu a Conferncia de Paz a convidar os delegados soviticos para virem sentar-se com os aliados no empenho de atingir um entendimento. Mais de uma vez Wilson voltou a essa idia, procurando banir o espectro do bolchevismo das cabeas dos pacificadores. "H pelo mundo inteiro um sentimento de revolta contra os amplos interesses que influenciam o mundo quer na esfera econmica como poltica", advertiu Wilson no Conselho dos Dez em uma das reunies secretas de paz em Paris. "O caminho para sanar essa dominao , segundo me parece, a discusso constante e um lento processo de reforma: mas o mundo em geral impacientou-se com a demora. H nos E.U.A. homens da mais fina tmpera, se no do mais fino bom-senso, que simpatizam com o bolchevismo, * porque ste se lhes apresenta como um regime de oportunidade para o indivduo que les tentam realar." Mas Woodrow Wilson estava cercado de homens determinados a preservar a todo custo o status qua. Ligados por seus tratados secretos imperialistas e pactos comerciais, esses homens planejavam astutamente sabotar e frustrar tdas as oportunidades de Wilson. Houve momento em que Wilson se rebelou e ameaou levar a sua causa ao povo, passando por cima dos polticos e militaristas. Em Roma, planejava fazer um discurso sensacional, do balco do Palcio de Veneza, que domina a grande praa onde, apenas dois anos depois, Benito Mussolini deveria discursar aos seus Camisas Pretas. Os monarquistas italianos, temendo os efeitos da palavra de Wilson ao povo de Roma, impediram a multido de se reunir e frustraram a demonstrao com o pretexto de que era inspirada por bolcheviques. O mesmo aconteceu em Paris, onde Wilson esperou , janela de seu hotel, durante tda a manh, para falar, como pro-

76

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

metera, aos trabalhadores. le no soube que a polcia e soldados franceses tinham sido mobilizados para impedir os trabalhadores de se aproximarem do hotel... Durante sua estada na Europa, em qualquer lugar que fsse, Wilson era cercado de agentes secretos e propagandistas; s suas costas, campeava a intriga. Cada uma das potncias aliadas organizara a sua prpria espionagem para se utilizar dela na Conferncia da Paz. Na Praa da Concrdia, 4, em Paris, o servio de informaes militares dos E.U.A. estabelecera uma sala especial de cdigo, onde oficiais grandemente treinados e secretrios cuidadosamente selecionados, trabalhavam noite e dia interceptando e decifrando mensagens secretas das demais potncias. Essa sala de cdigo estava sob a direo do Major Herbert O. Yardley, que revelou depois em seu livro A Cmara Escura Americana, com informes de testemunhas oculares de agentes americanos na Europa, descrevendo o verdadeiro estado das coisas, que eram deliberadamente desviadas do Presidente Wilson, a cujos ouvidos, entretanto, martelavam incessantemente a srdida e fantstica propaganda antibolchevique. Freqentemente o Major Yardley interceptava e decifrava mensagens secretas concernentes aos planos de sabotagem da poltica de Wilson. Certa vez decifrou uma mensagem de carter assustador e sinistro. O Major Yardley revelou: . . o leitor poder fcilmente compreender o choque que tomei quando decifrei um telegrama que denunciava uma conspirao da Entente para assassinar o Presidente Wilson, quer administrando-lhe um veneno sutil, quer administrando-lhe influenza em glo. Nosso informante, no qual eu depositava a maior confiana, suplicava s autoridades, por amor de Deus, que avisassem o Presidente. No tenho elementos para afirmar que sse plano tenha sido psto em execuo, e tendo-o sido, se foi eficaz. Mas stes fatos so inegveis: Os primeiros sintomas da enfermidade do Presidente Wilson ocorreram em Paris, e le iria morrer logo depois, *vitimado por uma morte lenta."

GRANDE

CONSPIRAO

77

2.

Na Conferncia de Paz

Nas primeiras sesses da Conferncia da Paz em Paris, o Presidente Wilson acRou um aliado inesperado em seu empenho de obter um tratamento cordial com a Rssia. O ^primeiro-ministro da Gr-Rretanha, David Lloyd George veio em apoio de Wilson com uma srie de pungentes ataques aos planos anti-soviticos de Foch e do premier francs Clemenceau. "Os alemes", declarou Lloyd George, "no tempo em t? que precisaram de todo homem vlido para reforar o seu ataque no front ocidental, foram forados a conservar crca de um milho de homens para guarnecerem algumas poucas provncias da Rssia, que constituam apenas uma orla de todo o pas. E, ainda mais, nesse tempo o bolchevismo era dbil e desorganizado. Agora forte e tem um exrcito formidvel. Est algum dos pases aliados em condies de remeter um milho de homens Rssia? Se eu propusesse enviar mil soldados britnicos adicionais Rssia para esse fim, o exrcito se amotinaria! O mesmo se aplica s tropas dos E.U.A. na Sibria; idem para as tropas canadenses e francesas. A simples idia de esmagar o Dolchevismo pela .fra militar uma loucura. Admitindo-a como fato consumado, quem ocuparia a Rssia?" Diferentemente de Wilson, o primeiro-ministro britnico no era levado por consideraes idealistas. le temia a revoluo na Europa e na sia; e, como velho poltico, a "Rapsa" de Gales era finalmente sensvel ao temperamento popular da Inglaterra que era densamente contrrio continuao da interveno na Rssia. Havia ainda uma razo mais premente para a oposio aos planos do Marechal Foch. Henry Wilson, chefe do estado-maior britnico, num recente relatrio secreto ao Ministrio da Guerra estabelecera que a nica ! anha era a de "recolher as nossas Rssia e concentrar tda a fra em nossos centros de rebelio: Inglaterra, Irlanda, Egito, ndia."Lloyd George temia que Foch e Clemenceau tentassem estabelecer a hegemonia francesa na Rssia enquanto a Inglaterra estivesse preocupada em outra parte. E , assim o

78

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

astuto premier britnico, acreditando que poderia eventualmente conseguir o que queria, apenas deixando a Rssia szinha por enquanto, apoiou o presidente dos E.U.A. no pedido de um bom entendimento com os bolcheviques. Nas sesses secretas da Conferncia de Paz em Paris, Lloyd George no mediu palavras. "Os camponeses aceitaram o bolchevismo pela mesma razo por que o aceitaram na Revoluo Francesa, a saber, porque lhes deu terra" declarou Lloyd George. "Os bolcheviques so o govrno de fato. Ns reconhecemos formalmente o govrno do Czar, mesmo no tempo em que sabamos que le estava absolutamente podre. Nossa razo era a de ser le um govrno de fato... Mas recusamos reconhecer os bolcheviques! Dizer que ns mesmos que deveramos escolher os representantes de um grande povo contrrio ao principio pelo qual lutamos." , O Presidente Wilson disse que no podia ver como algum pudesse controverter Lloyd George. Props a convocao ae uma conferncia especial na Sha de Prinkipo, ou em algum outro lugar "de fcil acesso", a fim de se explorarem as possibilidades da paz na Rssia. No intersse da imparcialidade, os delegados tanto do grupo sovitico como do grupo branco anti-sovitico, seriam convidados a comparecer . . . O "Tigre" francs, George Clemenceau, intrprete dos detentores franceses das aes de companhias do tempo do Czar e do estado-maior, levantou-se para replicar em auxlio dos advogados da interveno. Clemenceau sabia que a poltica sutil de Lloyd George no seria apoiada nos crculos dirigentes britnicos, onde os militaristas e o servio de informaes j se tinham consagrado guerra anti-sovitica. o mesmo tempo, Clemenceau sentiu a necessidade, para proveito de Wilson, de abater os argumentos de Lloyd George com uma forte caracterizao da ameaa bolchevique. "Em principio", comeou Clemenceau, "eu no favoreo o entendimento com os bolcheviques, no porque les sejam criminosos, mas porque os estaramos levantando ao nosso nvel, dizendo que les so dignos de entrar em entendimento conosco." O primeiro-ministro britnico e o presidente dos E.U.A. se assim fsse permitido falar ao premier francs, vm adotando uma atitude muito acadmica e doutrinria

GRANDE

CONSPIRAO

79

na questo do bolchevismo. "O perigo bolchevique muito grande e est muito prximo de ns', declarou Clemenceau. O bolchevismo est se alastrando. le invadiu as provncias blticas e a Polnia, e .ainda esta manh recebemos muito ms notcias com respeito sua expanso at Budapeste e Viena. A Itlia tambm est em perigo. O perigo pro-^velmente maior l do que na Frana. Se o bolchevismo, depois de estender-se na Alemanha, conseguisse atravessar a ustria e a Hungria, e atingir a Itlia, a Europa teria de enfrentar um imenso perigo. Por tudo isso, alguma coisa precisa ser feita contra o bolchevismo 1..." Clemenceau no se fiou apenas em sua prpria eloqncia. Pediu permisso para apresentar "testemunhas experientes'' sbre o bolchevismo. A primeira foi o embaixador Noulens, o velho amigo do Embaixador Francis em Petrogrado e lder nmero um dos intrigantes anti-soviticos no corpo diplomtico. Noulens foi apresentado a Wilson e Lloyd George. "Limitar-me-ei narrativa de fatos", disse Noulens, que barafustou imediatamente numa narrao estupefaciente das "atrocidades bolchevistas." "No s homens, mas tambm mulheres foram fuzilados", disse Noulens. "Houve atrocidades, enforcamentos, narizes e ^ lnguas cortados, mutilaes, enterros de gente viva, fuzilamentos, roubo e pilhagem por tda parte." Noulens repetiu a intriga febricitante do corpo diplomtico anti-sovitico dos emigrados czaristas: "H uma companhia de torturadores profissionais mantidos na Fortaleza de Pedro e Paulo... O exrcito bolchevique mais uma ral do que um exrcito I" "Est a o caso do Capito Cromie, o adido naval britnico", continuou Noulens, "que foi assassinado em defsa da embaixada britnica, cujo corpo foi exposto por trs dias na janela da embaixada!" Terror, matanas em massa, degenerescncia, corrupo, desprzo completo dos aliados essas as atitudes caractersticas do regime sovitico... "Finalmente", disse Noulens, "quero assinalar que o govrno bolchevique definitivamente imperialista. Ele aspira conquista do mundo e no quer a paz com govrno algum!" Mas com todos os esforos de Noulens, o presidente dos E.U.A. no ficou grandemente impressionado. Apenas al-

80

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

juns dias antes, um agente especial americano, W. H. Bucker, a pedido de Wilson, mantivera uma palestra com Maxim Litvinov, do govrno sovitico. Em um relatrio datado de 18 de janeiro de 1919, Buckler informou o Presidente Wilson: "Litvinov assegurou que o govrno sovitico estava ansioso por uma paz definitiva. le detesta os preparativos militares e as custosas campanhas que ainda agora obrigado a fazer na Rssia depois de quatro anos de guerra exaustiva, e deseja certificar-se se os E.U.A. e os aliados desejam a paz. Se ste o caso, a paz pode ser fcilmente negociada, para o que, segundo Litvinov, o govrno sovitico est disposto a comprometer-se a tudo, inclusive permisso de novas concesses na Rssia, e o reconhecimento do dbito estrangeiro russo... A atitude conciliatria do govrno sovitico indiscutvel. . . . At onde a Liga das Naes puder prevenir a guerra sem encorajar a reao, pode contar com o apoio do govrno sovitico." Buckler acrescentou que havia certos elementos dentro das fileiras soviticas que se opunham fortemente poltica de paz do govrno. sses elementos de oposio, "informava Buckler, "esperam uma interveno aliada mais ativa" e, admoestava, "a continuao de tal interveno favorece a sses extremistas." O projeto de paz de Woodrow Wilson, sustentado por Lloyd George, parecia vingar a despeito de Clemenceau e Foch, Wilson redigiu uma nota sublinhando os trmos de sua proposta e enviou-a ao govrno sovitico e aos vrios grupos de russos brancos. O govrno sovitico imediatamente aceitou o plano de Wilson, e disps-se a enviar delegados a Prinkipo. Mas, como depois assinalou Winston Churchill, "o momento no era propcio" para a paz na Rssia. Na maioria os chefes aliados estavam convictos de que o regime sovitico seria brevemente derribado. Por sugesto secreta de seus protetores aliados, os grupos brancos se recusaram a reunir-se em Prinkipo com os delegados soviticos. A atmosfera na Conferncia de Paz mudou. Lloyd George, vendo que no se chegava a concluso alguma, voltou

GRANDE

CONSPIRAO

81

sbitamente para Londres. Em seu lugar. Winston Churchill, o jovem secretrio britnico de Guerra e Aviao, dirigiu-se apressadamente a Paris para sustentar a causa dos extremistas antibolcheviques (16.) Era o dia 14 de fevereiro de 1919, um dia antes da volta de Wilson para a Amrica a fim do enfrentar o bloco iso^tacionista do Congresso, encabeado pelo Senador Lodge, que solapara os esforos destinados a criar um sistema de segurana c cooperao mundial. Wilson reconhecia que falhara na Europa o temia falhar nos E.U.A. lo estava desiludido, cansado o profundamente desanimado. Winston Churchill foi apresentado ao Presidente Wilson polo secretrio do Exterior Dritnico, A. J. Balfour, o qual anunciou que o secretrio da Guerra britnico viera a Paris para expor os pontos de vista do ministrio britnico na questo da Rssia. Churchill imediatamente iniciou um ataque ao plano de paz de Wilson em Prinkipo. "Ontem o gabinete reuniu-se em Londres", disse, "e a manifestou-se grande ansiedade a respeito da situao russa, particularmente com relao reunio de Prinkipo... Se s os bolcheviques tiverem de comparecer conferncia, claro
(10) Por sso tempo e por muitos anos depois, Winston Churchill foi o principal intrprete do anti-sovietismo dos conservadores britnicos. Churchill tomia a expanso das idias revolucionrias russas pelos regies orientais do Imprio Britnico. Ren Kraus, cm sua biografia de Winston Churchill cscrovo: "Os cinco Grandes em Paris decidiram apoiar a contra-revoluo dos russos brancos. Winston Churchill contava com a execuo de uma ao por que no era responsvel. Mas no h negar quo uma vez tomada a deciso le se apressou cm execut-la. Associado com o chefe do estado-maior, Henry Wilson, le elaborou um programa para equipar e armar diversos exrcitos brancos com material blico sobressalente, e para ajud-los com oficiais hbeis e instrutores." Depois que Adolfo Hitler subiu ao poder na Alemanha. Churchill reconheceu que o nazismo constitua a ameaa real aos intersses britnicos na Europa e no mundo. Sem hesitar, Churchill mudou de posio com a Rssia Sovitica, e passou a propor uma aliana entre a Gr-Bretanha, Frana e Unio Sovitica para deter a marcha da agresso nazi. Em 1941, quando a Alemanha Nazista invadiu a Rssia Sovitica, a voz de Churchill foi a primefra a dirigir ao mundo a declarao de que a luta da Rssia era a luta de todos os pases livres e receberia o apoio da Gr-Bretanha. Concluda a 11 Guerra Mundial, Churchill suscitou novamente a "ameaa do bolchevismo."

82

MICHAEL
*

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

ue pouco resultado derivar da reunio. O aspecto militar o caso deve ser considerado. A Gr-Bretanha tem soldados na Rssia, que esto sendo mortos em combate." Wilson respondeu: "J que Mr. Churchill veio de Londres especialmente para antecipar minha partida, sinto que devo expressar minhas idias pessoais sbre o assunto. Entre as muitas incertezas referentes Rssia, eu tinha uma opinio muito clara acrca de dois pontos. O primeiro que as tropas dos aliados no esto prestando servio algum na Rssia. Elas no sabem por quem nem por que esto lutando. No esto fazendo nenhum esfro promissor para restabelecer a ordem. Esto ajudando movimentos locais, como, por exemplo, os dos cossacos, que no podem se locomover fora de sua prpria esfera. Minha opinio, por conseguinte, que os aliados deveriam retirar as suas tropas de todos os pontos do territrio russo I" "O segundo ponto", prosseguiu Wilson com enfado, "prende-se a Prinkipo... O que estamos procurando no uma aproximao com os bolcheviques, mas- uma informao clara. Os informes recebidos da Rssia, de vrias fontes oficiais e oficiosas, so to contraditrios que impossvel formar-se um quadro coerente do estado do pas. Alguma luz sbre a situao poderia se fazer numa reunio de representantes russos." Aps ter falado o presidente americano, Churchill replicou: "A retirada, completa de tdas as tropas aliadas uma poltica clara e lgica, mas a conseqncia disso seria a destruio de todos os exrcitos no-bolcheviques na Rssia. stes montam atualmente a crca de 500.000 homens, e embora no sejam dos de melhor qualidade, seu nmero est em constante aumento. Essa poltica equivaleria a desmontar a mquina inteira. No haveria mais resistncia armada aos bolcheviques e tudo quanto restaria da Rssia seria uma interminvel paisagem de violncia e misria." "Mas em algumas reas essas fras e suprimentos estariam certamente apoiando reacionrios", objetou Wilson. "Conseqentemente, se se perguntar aos aliados o que esto apoiando na Rssia, les so obrigados a responder que no sabeml" *

GRANDE

CONSPIRAO

83

Churchill ouviu atentamente, "Eu gostaria de saber", disse le, "no caso de fracassar a Conferncia de Prinkipo o Conselho aprovaria o armamento das fras antibolcheviques na Rssia? Desalentado, doente,'abandonado por Lloyd George, Wilson concluiu que estava isolado no meio de homens resolvidos a seguir o seu prprio caminho. "Expus ao Conselho como eu agiria se devesse resolver S o r mim szinlio", disse o presidente dos Estados Unidos. )evo entretanto submeter-me maioria." Wilson regressou aos E.U.A. para lutar na sua trgica p batalha perdida contra a reao americana (17.) O Secretrio de Estado Lansing assumiu o lugar dle na Conferncia de Paz e o tom das discusses sofreu uma considervel mudana. Os representantes aliados no sentiram mais a necessidade de esconder os seus propsitos. Clemenceau recomendou scamente que a Conferncia de Paz "procurasse resolver suas dificuldades do modo mais dis(17) Woodrow Wilson fz um derradeiro esfro para conseguir um entendimento cordial com a Rssia. Por sua prpria iniciativa enviou a Moscou, William C. Bullit, onto o mais jovem funcionrio do Departamento do Estado adido delegao americana & Conferncia de Paz em Paris, para entrar em contacto com Lnin e indagar do lder sovitico se realmente desejava a paz. Bullit foi acompanhado em sua misso pelo grande jornalista americano Lincoln Steffens, que voltou com a sua sntese de 8 palavras Rssia Sovitica: I have seen the future and it works! ou seja, vi o futuro e le se move! O prprio Bullit trouxe de volta os trmos de paz de Lnin para os aliados o para os grupos brancos. Lnin estava mais do que desejando a paz, mas suas propostas, como Winston Churchill iria finalmente revelar em sou trabalho A Crise do Mundo: a segunda colheita, eram "tratadas com desdm" e "o prprio Bullit via-se, no sem dificuldade desautorizado por aqules que o tinham enviado." A exposio de Bullit, como le a apresentou Comisso do Senado para as Relaes Exteriores em setembro de 1919, explicava porque foram desprezados os trmos de paz de Lnin: Koltchak fz um avano de cem milhas e imediatamente a imprensa tda de Paris se ps a fazer estardalhao sbre o caso, anunciando que le estaria em Moscou dentro de duas smanas: e da tda gente de Paris, inclusive, sinto dizer, membros da Comisso Americana, comeou a esfriar com respeito Paz na Rssia, na certeza de que Koltchak chegaria em Moscou e varreria o govmo sovitico." Quanto carreira posterior de Bullit como antagonista da Unio Sovitica, ver-se- adiante. '

84

MICHAEL
*

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

creto e simples possvel." A questo Prinkipo precisava ser completamente eliminada. No se devia nem sequer mencion-la mais. "Os aliados caram nesse negcio de Prinkipo", disse Clemenceau, "e agora preciso sair ale." O secretrio do Exterior britnico Balfour ampliou os comentrios de Clemenceau. " necessrio", declarou le, "que os bolcheviques nunca tenham razo, e isto no s diante da opinio pblica, mas perante os que sustentam a opinio de que o bolchevismo democracia embora desencaminhada contendo muitos elementos bons." Em vista disso a Conferncia embarafustou numa prolongada discusso acrca do modo mais eficiente de ajudar os exrcitos russos brancos contra o govrno sovitico. Churchill, que substitura Lloyd George mesa da Conferncia, props o estabelecimento imediato de um Supremo Conselho Aliado para Negcios Russos, com seco econmica, poltica e militar. A seco militar "entraria a trabdhar imediatamente", elaborando os pormenores de um minucioso programa de interveno armada.

3.

Misso de Golovin

Com Churchill como comandante-chefe reconhecido, embota oficioso, dos exrcitos anti-soviticos aliados, a cena mudou para Londres, onde durante sse inverno e vero, enviados russos brancos especiais brotaram nas secretarias do govrno britnico em Whitehall. Vinham les representando o Almirante Koltchak, o General Denikin e outros chefes russos brancos para a preparao da arremetida total contra os sovietes. Suas negociaes altamente secretas eram encaminhadas na maior parte com Winston Churchill e Samuel Hoare. Churchill, como secretrio da Guerra, 1smpenhou-se em equipar os exrcitos russo-brancos, com material dos suprimentos blicos excedentes da Gr-Bretanha. Hoare supervisionava a complexa intriga diplomtica. Entre os russos brancos havia "democratas", como o famoso terrorista social-revolucionrio, Bris Savinkov; o Prncipe czarista Lvov; e Sergei Sazonov, ex-ministro czarista dos Negcios Exteriores, que atuara como representante de Denikin

GRANDE

CONSPIRAO

85

e Koltchak em Paris. Em 27 de maio de 1919, o Times de Londres noticiou: "M. Sazonov encontrou-se com membros do Parlamento na Cmara dos Comuns, na noite passada. Presidiu Samuel Hoare... M. Sazonov exps sua opinio sbre perspectivas favorveis de uma prxima queda do regime bolchevique, e disse que o reconhecimento do govrno do Almirante Kolchak faria muito para apressar ste acontecimento. le exprimiu a profunda gratido dos russos no s pelo apoio material que lhes tinha sido prestado pela Gr-Bretanha, mas tambm pelos ser ' ~ Ira britnica, salvando grande nmero

"O representante oficial dos exrcitos russo-brancos" no gabinete britnico de Guerra era o Tenente-general Golovin. Ele chegara antes da primavera trazendo uma carta pessoal de apresentao a Winston Churchill. Logo depois de ter chegado a Londres, conferenciou com Samuel Hoare. Entre os assuntos discutidos figurou a questo do Cucaso, e particularmente, seus grandes depsitos de petrleo de Grosni e Bacu. Aos 5 de maio, acompanhado por Hoare, Golovin fz a sua primeira visita ao Ministrio da Guerra. A conselho de Hoare, o oficial russo foi em uniforme de gala. Os oficiais britnicos receberam-no com grande cordialidade e ouviram absortos a sua exposio do progresso realizado nas vrias campanhas dos russos brancos. Nesse mesmo dia, s 17,30 horas, Golovin entrevistou-se com Churchill. O secretrio da Guerra falou agastado acrca da oposio dos liberais e operrios britnicos ajuda militar aos exrcitos brancos anti-soviticos. Churchill exprimiu a esperana de, a despeito dsse obstculo, poder enviar mais 10.000 "voluntrios" para a campanha do Norte. le reconheceu que sse esfro era necessrio naquela rea devido a sria desmoralizao nas tropas americanas e britnicas. Churchill acentuou a sua disposio de ajudar o General Denikin tanto quanto possvel. Denicin poderia esperar para breve 2.500 "voluntrios" para o servio de instrutores militares e peritos tcnicos. De qualquer maneira seriam abo-

86

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

nados aos vrios fronts anti-soviticos a importncia de 24 milhes de libras (aproximadamente 100 milhes de dlares) juntamente com equipamentos e armas adequadas para prover os 100.000 soldados de Yudenitch em sua marcha sobre Petrogrado, que seriam fornecidas com urgncia. Seriam entabuladas negociaes para transferir para Arcngel, a expensas britnicas, 500 oficiais czaristas prisioneiros de guerra na Alemanha. "O resultado da entrevista excedeu-se a todas as minhas expectativas" declarou Golovin no relatrio submetido aos seus Superiores quando retornou Rssia. "Churchill no apenas um simpatizante, mas um amigo enrgico e ativo. Assegurou-nos o maior apoio possvel. Agora temos de mostrar aos ingleses que estamos dispostos a transformar as palavras em fatos." (180

(18) sse relato, capturado mais tarde pelo Exrcito Vermelho nos arquivos secretos do govmo branco em Munnansk, foi publicado pelo Daily Herald em Londres pouco tempo depois, causando considervel embarao aos crculos anti-soviticos na Inglaterra.

A GUERRA DE INTERVENO 1. Preldio 2. A campanha do norte 3. A campanha do noroeste 4. A campanha "do sul 5. A campanha de oeste 6. Os poloneses e Wrangel 7. O ltimo sobrevivente

CAPTULO

VI

A 1.

GUERRA

DE

INTERVENO

Preldio

Pelo vero de 1919, sm declarao de guerra, as foras armadas de 14 Estados invadiram o territrio da Rssia Sovitica. Os pases invasores eram: Gr-Bretanha Frana Japo Alemanha Itlia Estados Unidos Tcheco-Eslovquia Srvia China Finlndia Grcia Polnia Rumania Turquia

Lutando ombro a ombro com os invasores anti-soviticos marchavam os exrcitos brancos, (19) comandados por antigos generais czaristas empenhados em restaurar a aristocracia feudal que o povo russo demolira.
(19) Os "brancos", assim chamados por causa de sua oposio aos revolucionrios cujo smbolo era a Bandeira Vermelha incluram, segundo o relatrio autorizado de George Stewart na obra intitulada Os Exrcitos Brancos da Rssia, todos aqueles para os quais "o Czarismo representava a segurana de seu estado social, sua subsistncia, honrarias, a Santa Rssia, uma ordem social construda sobre privilgios e fora, agradvel e compensadora para os afortunados, confortvel aos grupos parasitrios que achavam seu meio de vida em servi-la, um sistema arcaico que tinha a sua sano nos longos sculos em que a Rssia viera construindo." O trmo "Russo Branco" usado neste livro para descrever aqules que lutaram para conservar ou restaurar essa velha ordem na Rssia. No deve ser confundido com o nome dado

88

MICHAEL
*

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

A estratgia dos atacantes era ambiciosa. Os exrcitos dos generais brancos, movendo-se em conjunto com as tropas intervencionistas, deviam convergir sbre Moscou vindo do norte, sul, leste e oeste. Ao norte e noroeste, em Arcngel, Murmansk e nos Estados Blticos, as fras do contingente britnico equilibravam as tropas russo-brancas do General Nicolai Yuaenitch. No sul, nas bases do Cucaso e ao longo do Mar Negro, stavam os exrcitos brancos do General Anton Denikin amplamente supridos e reforados pelos franceses. A leste, as fras do Almirante Koltchak, operando sob as ordens de peritos militares britnicos, acamparam ao longo dos Urais. A oeste, sob o comando de oficiais franceses, os exrcitos poloneses recm-estruturados do General Pilsudski. Os estadistas aliados alegavam vrias razes para a presena de suas tropas na Rssia. Quando os seus soldados acamparam pela primeira vez em "Murmansk e Arcngel, na primavera e vero de 1918, declararam que as tropas tinham chegado para impedir os suprimentos de carem em mos dos alemes. Mais tarde alegaram que suas tropas estavam na Sibria para ajudar as fras tcheco-eslovacas se retirarem da Rssia. Outra razo dada para a presena de destacamentos aliados era o estarem les auxiliando os russos a "restaurar a ordem" no seu pas agitado. Reiteradamente os estadistas aliados negavam qualquer intuito de interveno armada contra os sovietes, ou de interferncia nos negcios internos da Rssia. "No pretende; mos interferir nos casos internos da Rssia'", declarava Artur Balfour, o secretrio do Exterior, em agsto de 1918. "A Rssia deve dirigir os seus prprios negcios" O irnico e invarivelmente spero Winston Churchill, que supervisionava pessoalmente a campanha aliada contra a Rssia, escreveu mais tarde em seu livro A Crise Mundial: a segunda colheita:
aos habitantes da Repblica da Bielo-Rssia tambm chamados russos brancos por causa de seu traje nativo e original: Camisola branca, sapatos de filaa com polainas brancas e cota branca grosseira.

GRANDE

CONSPIRAO

89

"Estavam os aliados em guerra com a Rssia? No, por certo; mas les matavam os russos soviticos. Acampavam como invasores no solo russo. Armavam os inimigos dos sovietes. Bloqueavam os portos e afundavamos seus barcos de guerra. les desejavam sinceramente e projetavam a sua queda. Mas, guerra? Isso nol Interferncia? Seria vergonhosol Para les era indiferente, repetiam, o modo por que os russos conduzissem os seus prprios negcios. Eram imparciais e acabou-sel" O jovem govrno sovitico lutava pela prpria vida diante da desigualdade desesperadora. O pas ficara assolado e exausto com a guerra mundial. Havia milhes de famintos e moribundos. As fbricas estavam vazias, o campo sem arar, os transportes parados. Parecia impossvel que um pas assim pudesse sobreviver ao ataque feroz de um inimigo com exrcitos grandes, bem equipados, com vastas reservas financeiras, alimentados fartamente, bem supridos, enfim. .Sitiado de todos os lados por invasores estrangeiros, ameaado por intrminas conspiraes interiores, o Exrcito Vermelho batia em retirada em todo o pas, lutando palmo a palmo, O territrio controlado por Moscou reduzia-se dcima sexta parto da rea total da Rssia. Era uma ilha sovitica num oceano anti-sovitico.

2.

A campanha do Norte

Polo incio do vero de 1918 agentes especiais do servio secreto britnico chegaram a Arcngel. Levavam ordens de preparar um levante armado contra o Soviete local nesse prto altamente estratgico. Trabalhando sob a superviso do Capito George Ermolaevitich Tchaplin, ex-oficial czarista que obtivera uma comisso no exrcito britnico, e ajudados por conspiradores contra-revolucionrios, os agentes do servio secreto britnico faziam os preparativos para a rebelio. A revolta estourou no dia 8 de agsto. No dia seguinte o Major-general Frederick C. Poole, comandante-chefe das fras aliadas no norte da Rssia, ocupou Arcngel com

90

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

uma fra de terra apoiada por navios de guerra britnicos e franceses. Simultneamente, tropas srvias e russo-brancas comandadas pelo Coronel Thornhill do servio secreto britnico comearam uma marcha por terra de Onega para cortar a linha Arcngel-Vologda e atacar pela retaguarda os bolcheviques em retirada. Derrubado o Soviete de Arcngel, o General Poole organizou um govrno ttere chamado Govrno Supremo do Norte, tendo I testa o velho poltico Nikolai Tchaikovsky. No durou muito, porm, e at mesmo sse govrno anti-sovitico pareceu demasiado liberal para o paladar do General Poole e seus aliados czaristas. Decidiram dispensar tda formalidade de govrno e estabelecer uma ditadura militar. Aos 6 de setembro o General Poole e seus aliados russos brancos tinham executado o seu plano. Nesse dia o Embaixador Davis R. Francis, que estava de visita em Arcngel, foi convidado a passar em revista uir batalho de tropas americanas. Quando marchava a ltima fileira de soldados, o General Poole voltou-se para o embaixador americano e observou casualmente: Houve uma revoluo aqui a noite passada. Diabo! exclamou o Embaixador Francis. Quem a provocou? Tchaplin disse o General Poole, apontando o oficial "naval czarista que orientava o golpe original contra o Soviete de Arcngel. Francis acenou ao Capito Tchaplin para que se aproximasse. Tchaplin, quem promoveu a revoluo da noite passada? perguntou o embaixador americano. Eu respondeu Tchaplin lacnicamente. O golpe de estado realizara-se na tarde anterior. O Capito Tchaplin e alguns oficiais britnicos, ao cair da tarde raptaram o Presidente Tchaikovsky e os demais membros do Govrno Supremo do Norte e levaram-nos de lancha a um mosteiro deserto numa ilha prxima. A o Capito Tchaplin deixara os polticos russos sob custdia. Tais medidas extremas eram um tanto cruas mesmo para Francis que, alm disso, fra mantido na ignorncia do complot. Francis informou ao General Poole que o govrno americano no apoiaria o golpe de Estado.

GRANDE

CONSPIRAO

91

Dentro de 24 horas os ministros tteres foram reconduzidos a Arcngel e seu "Govrno Supremo" foi restabelecido. Francis cabografou ao Departamento de Estado dos E.U.A. informando que/ graas aos seus esforos, restabelecera-se a democracia, No como de 1919 .as fras britnicas em Arcngel e Murmansk montavam a 18.400 homens. Lutando ombro a ombro com stes havia 5.100 americanos, 1.800 franceses, 1.200 italianos, 1.000 srvios e aproximadamente 20.000 russos brancos. Descrevendo Arcngel durante esse perodo, o Capito John Cudahy (20) da fra expedicionria americana escreveu posteriormente em seu livro Arcngel: a guerra americana com a Rssia, que "todo mundo era oficial." Havia, recorda Cudahy, inmeros oficiais czaristas "carregados de medalhas cintilantes e pesadas"; oficiais cossacos com seus altos chapus cinzentos, tnicas enfeitadas e sabres espalhafatosos; oficiais inglses de Eton e Harrow; soldados franceses com magnficos quepes em ponta e botas luzentes; oficiais srvios, italianos e franceses . . . " E naturalmente", observava Cudahy, "havia grande nmero de bagageiros para lustrar as botas e brunir as es pors e conservar tudo em perfeita ordem e outras ordenanas para providenciar os suprimentos do clube de oficiais, servir usque e soda." A maneira fidalga como viviam sses oficiais contrastava speramente com o seu modo de vida. "Usavam bombas de gs contra os bolcheviques", escreveu Ralph Albertson, funcionrio da A. C. M. que estve no norte da Rssia em 1919, no seu livro Lutando sem guerra. "Montvamos tdas as armadilhas imaginveis quando evacuvamos as aldeias. Uma vez matamos mais de 30 prisioneiros. E, quando apanhamos o comissrio de Borok, um sargento me contou que
(20) Em 1937 o ltimo John Cudahy, membro da rica famli de exportadores de came de Chicago, foi indicado para ministro americano do Eire e mais tarde embaixador na Blgica. Inimigo declarado da Rssia Sovitica, le veio a ser depois disso um membro lder da organizao isolacionista "Amrica First" que em 1940-41 se ops ajuda de Emprstimos e Arrendamentos s naes em luta contra o Eixo.

92

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

o corpo dle ficou na rua, despojado, com dezesseis golpes de baioneta. Surpreendemos Borok e o comissrio, um civil, no teve tempo para se armar... Eu ouvi um oficial dizer repetidamente aos seus homens que no fizessem prisioneiros, matassem-nos mesmo que se aproximassem desarmados... Eu vi um prisioneiro bolchevique desarmado, que no estivera promovendo distrbio de espcie alguma, ser friamente assassinado . . . Noite aps noite o esquadro de fuzilamento amontoava as suas fornadas de vtimas." Os soldados abados no tinham vontade de combater na campanha anti-sovitica. les espantavam-se de ter de continuar combatendo na Rssia depois de ter acabado a guerra. Para os comandos aliados era difcil dar uma explicao. "Primeiro, no se cogitou disso", recordava Cudahy. 'Depois o alto comando, lembrando-se da importncia do aspecto moral... promulgou proclamaes que embaraavam e confundiam o soldado ainda mais do que um longo silncio." Uma das proclamaes do Q. G. britnico no norte da Rssia, lida para as tropas britnics e americanas, comeava com estas palavras: "Parece haver entre os soldados uma idia muito confusa dos motivos por que estamos lutando aqui no norte da Rssia. Isso pode explicar-se em poucas palavras. Lutamos contra o bolchevismo, que significa pura e simplesmente a anarquia. Vejam a Rssia atualmente. O poder est em mos de uns poucos homens, na maioria judeus..." A disposio dos soldados tornava-se progressivamente mais tensa. As rixas entre soldados britnicos, franceses e russo-brancos eram cada vez mais freqentes. Comearam a manifestar-se os motins. Quando o regimento 339 da infantaria americana se recusou a obedecer s ordens, o Coronel Stewart, no comando, reuniu os seus homens e leu-lhes os artigos de guerra especificando pena de morte para os amotinados. Depois de um momento de impressionante silncio, o coronel perguntou se havia perguntas a fazer. Uma voz das fileiras perguntou: "Coronel, por que estamos aqui? E quais as intenes do govrno dos E.U.A.?"

GRANDE

CONSPIRAO

93

O coronel no pde responder... O chefe do estado-maior britnico, Henry Wilson, fz sse relato no Livro Azul Oficial Britnico, considerando a situao no norte da Rssia no vero de 1919: "No dia 7 de julho estourou um motim na 3 a Companhia do 1 .Batalho da Legio Eslavo-Britnica e na Companhia de Artilharia do 4 Regimento de Fuzileiros do Norte, que estavam de reserva sbre a margem direita do Dvina. Trs oficiais britnicos e quatro russos foram mortos, dois oficiais britnicos e dois russos feridos. Aos 22 de julho recebemos notcias de que o regimento russo no distrito de Onega se amotinara, e entregaria todo o front de Onega aos bolcheviques." Nos E.U.A. havia um clamor popular que pedia que os soldados americanos evacuassem a Rssia. A torrente incessante da propaganda antibolchevique no foi capaz de silenciar as vozes das espsas e pais que no podiam comf reender, por que, acabada a guerra, seus maridos e filhos aviam de continuar arrostando uma campanha solitria, indecisa e misteriosa nas regies inspitas aa Sibria ou no inverno spero e cruel de Murmansk e Arcngel. No vero e outono de 1919 delegaes de todos os recantos dos E.U.A. viajaram a Washington para entrevistar-se com os representantes e pedir que os soldados americanos regressassem da Rssia. O pedido ecoou no Congresso. Em 5 de setembro de 1919 o Senador Borah levantou-se no Senado para declarar: "Senhor presidente, ns no estamos em guerra com a Rssia; o Congresso no declarou guerra contra o govrno russo nem contra o povo da Rssia. O povo dos Estados Unidos no quer guerrear com a Rssia... Todavia, embora no estejamos em guerra com a Rssia, embora o Congresso no tenha declarado guerra, estamos fazendo guerra ao povo russo. Temos. um exrcito na Rssia. Estamos fornecendo munies e suprimentos a outras fras armadas nesse pas, e estamos to profundamente envolvidos 110 con-

94

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

flito como se a autoridade constitucional fsse invocada, como se uma declarao de guerra tivesse sido feita e a nao convocada s armas para tal f i m . . . No h justificativa legal nem moral para sacrificar essas vidas. uma violao dos princpios fundamentais de um govrno livre." O povo da Inglaterra e da Frana partilhava da desaprovao do povo americano guerra contra a Rssia Sovitica. Apesar disso, a guerra no-declarada contra a Rssia prosseguia.

3.

A campanha do noroeste

O armistcio de novembro de 1918 entre os aliados e as potncias centrais continha no artigo 12, pouco divulgado, uma clusula estipulando que as tropas alems permaneceriam no territrio russo por elas ocupado durante todo o tempo que os aliados considerassem conveniente. Estava entendido que essas tropas seriam usadas contra os bolcheviques. Nas provncias do Bltico, todavia, o exrcito do Kaiser desintegrou-se rpidamente. Os soldados alemes, cansados da guerra e amotinados, desertaram em massa. Tendo pela frente um movimento sovitico rpidamente crescente em Latvia, Litunia e Estnia, o alto comando britnico decidiu concentrar o seu apoio junto aos bandos da Guarda Branca que operavam na rea do Bltico. O homem escolhido para chefiar sses bandos e sold-los num s bloco militar foi o General Conde Ruediger von der Goltz, do alto comando alemo. O General von der Goltz comandara um corpo expedicionrio alemo contra a Repblica Finlandesa na primavera de 1918, logo depois de sse pas ter adquirido a sua independncia como resultado da Revoluo Russa. Von der Goltz empreendera a campanha finlandesa por solicitao expressa do Baro Karl Gustav von Mannerheim, aristocrata

GRANDE

CONSPIRAO

95

sueco e ex-oficial da Guarda da Cavalaria Imperial do Czar, que comandava as fras brancas na Finlndia (21.) Como comandante da Guarda Branca na rea do Bltico, von der Goltz desencadeou ento uma campanha de terror para abafar o movimento sovitico na Litunia e Latvia. Suas tropas pilhavam, vastas seces do pas, e_ cometiam execues em massa de civis. O povo latviano e lituano tinha pouco equipamento militar e estava desorganizado para resistir a sse assalto selvagem. Dentro de algum tempo von der Goltz era o ditador virtual das duas naes. O Departamento Americano de Abastecimento sob a direo de Herbert Hoover colocou grande cpia de vveres disposio das regies ocupadas pelo exrcito do general alemo von der Goltz. sses suprimentos foram recusados aos povos famintos do Bltico enquanto o seu territrio no foi ocupado pelas tropas brancas do General von der Goltz. Os aliados enfrentaram logo um dilema. Com o auxlio dles von der Goltz dominava a rea bltica. Mas este era um general alemo e, conseqentemente, havia o perigo de, pela sua influncia, a Alemanha controlar os Estados Blticos. Em junho de 1919 os britnicos substituram von der Goltz por um general mais diretamente sujeito ao seu contrle. Foi indicado como comandante-chefe das fras brancas reorganizadas o amigo de Sidney Reilly, o ex-general czarista de 58 anos, Nicolai Yudenitch. Os britnicos concordaram com o fornecimento de suprimentos militares necessrios ao General Yudenitch para uma marcha sbre Petrogrado. A primeira batelada de suprimentos prometidos foi o equipa(21) Com o auxlio das tropas bem armadas de von der Goltz, o Baro de Mannerheim derrubou o govrno finlands e convidou o Prncipe Frederico von Hessen genro do Kaiser Guilherme, para ocupar o trono finlands. Para suprimir a oposio do povo finlands, von der Goltz e Mannerheim instituram um reino de terror. Dentro de poucas semanas os Guardas Brancos de Mannerheim executaram uns 20.000 homens, mulheres e crianas. Dezenas de milhares mais foram arremessados aos campos de concentrao, e s prises, morrendo muitos Mies torturados, famintos e expostos. '

96

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

mento completo para 100.000 homens, 15 milhes de cartuchos, trs mil fuzis automticos e numerosos tanques e avies (22.) Os representantes do Departamento Americano de Abastecimento de Herbert Hoover prometeram vveres suficientes s reas ocupadas pelas tropas do General Yudenitch. O Major R. R. Powers, chefe da seco estoniana da Misso Bltica do Departamento Americano de Abastecimento comeou a fazer um clculo cuidadoso do fornecimento de vveres necessrios para assegurar a tomada de Petrogrado pelo Exrcito Branco do General Yudenitch. Os navios carregados de suprimentos do Departamento Americano de Abastecimento para distribuio no territrio ocupado pelas tropas de Yudenitch comearam a chegar a Reval. Sob. o comando de Yudenitch foi lanada uipa ofensiva total contra Petrogrado. Pela terceira semana de outubro de 1919 a cavalaria de Yudenitch estava nos subrbios da cidade. Os governos aliados estavam convictos de que a queda de Petrogrado era apenas questo de dias, talvez de horas. Os cabealhos do New York Times davam a vitria como assegurada:
(22) Um dos mais ativos agentes do servio secreto britnico na campanha do Norte foi Paul Dukes, intimo colega do Capito Sidney Reilly. Dukes conseguiu obter uma comisso no Exrcito Vermelho e servia como espio anti-sovitico e sabotador dentro das fras vermelhas que se opunham a Yudenitch. Quando o exrcito branco atacou Petrogrado, Dukes providenciou a demolio de pontes vitais para a retirada do Exrcito Vermelho e contrariou ordens para destruio das comunicaes, procurando assim facilitar o avano de Yudenitch. Dukes manteve Yudenitch informado de todo movimento das foras vermelhas. le estava ainda em ligao estreita com os terroristas armados remanescentes da organizao de Reilly, dentro de Petrogrado, e que esperavam, para ajudar os Brancos, o momento em que les entrassem na cidade. De volta a Londres, Dukes foi condecorado pelas suas faanhas. Posteriormente le escreveu um livro Crepsculo Vermelho e Amanhecer descrevendo as suas aventuras como espio na Rssia. Em colaborao com Sidney Reilly le traduziu com o fito de propaganda The Tale Horse de Savinkov e variada bibliografia russoDranca ou anti-sovitica.

A "18 DE

GRANDE

CONSPIRAO

97

OUTUBRO ANUNCIA-SE DE ESTOCOLMO QUE AS FRAS ANTIVERMELHAS ESTO AGORA EM PETROGRADO. 20 DE OUTUBRO NOVAMENTE ANUNCIADA A QUEDA DE PETROGRADO, CORTADA A LINHA DE SlOSCOU. 21 DE OUTUBRO FRAS ANTIVERMELHAS PRXIMAS DE PETROGRADO. LONDRES ESPERA ANSIOSAMENTE NOTICIAS DA QUEDA DE PETROGRADO."

Mas s portas de Petrogrado, Yudenitch foi detido. untando suas fras, a cidade revolucionria arremeteu. As ras reacionrias vacilaram diante da impetuosa sortida. Aos 29 de fevereiro de 1920 o New York Times noticiou: "Yudenitch abandona o Exrcito. Segue para Paris com a sua fortuna de 100 milhes de marcos." Escapando em direo ao sul pela Estnia num carro protegido pela bandeira inglsa, Yudenitch deixa atrs de si, a runa total de seu outrora orgulhoso exrcito. Bandos dispersos de soldados seus cruzavam o pas recoberto de neve, morrendo aos milhares, famintos, doentes, desalojados...

4.

A campanha do sul

Enquanto as fras de Yudenitch atacavam Petrogrado pelo norte, o ataque pelo sul era comandado pelo General Anton Denikin, ex-oficial czarista bem apessoado, com 45 anos de idade, barba cinzenta e bigodes grisalhos. Denikin descreveu posteriormente o seu exrcito branco como possuidor de um "sagrado pensamento ntimo, uma vvida esperana e o desejo... de salvar a Rssia." Mas entre a populao russa o exrcito de Denikin do sul da Rssia era mais conhecido pelos mtodos sdicos que empregava. Desde o como da Revoluo Russa, a Ucrnia com ricos campos de trigo e a regio do Don com seus imensos depsitos de carvo e ferro foram o cenrio de brbaro conflito. Aps o estabelecimento da Repblica Sovitica Ucraniana em dezembro de 1917, o lder anti-sovitico ucraniano, General Simon Petlura constrangera o alto comando alemo a enviar tropas Ucrnia para ajud-lo a derrubar.o regime

98

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

sovitico. Os alemes, com seus olhos famintos voltados para os vastos recursos de abastecimento da Ucrnia, no esperaram segundo convite. Sob o comando do Marechal-de-campo Hermann von Eichhorn, as tropas alems penetraram na Ucrnia. Von Eichhorn tinha considervel intersse pessoal na campanha. Sua esposa era a Condssa Durnovo, uma nobre russa afortunada que fra uma das maiores latifundirias da Ucrnia. As foras soviticas foram expulsas de Kiev e Kharkov, e constituiu-se uma "Ucrnia Independente", ttere, controlada pelo exrcito germnico de ocupao, tendo testa o Generl Petlura. Declarando o seu desejo de um "socialismo nacional", Petlura instigou uma srie de sanguinolentos pogroms anti-soviticos por toda a Ucrnia. Medidas punitivas desapiedadas foram empregadas para suprimir os trabalhadores e camponeses revolucionrios ucranianos. O movimento revolucionrio, todavia, continuava crescendo. Von Eichhorn, concluindo que Petlura era incapaz de dominar a situao, substituiu o seu govrno por uma ditadura militar. O novo regime ttere era chefiado pelo cunhado de Eichhorn, o General Pavel Petrovitch Skoropadski, at ento obscuro cavaleiro russo, que no seria capaz de dizer uma palavra em ucraniano. Skoropadski tomou o ttulo de Hetman (chefe) da Ucrnia. Hetman Skoropadski no se saiu melhor que Petlura. Antes do fim de 1918, disfarado de soldado raso alemo, fugiu da Ucrnia com o exrcito alemo de ocupao, que fra dizimado pelo Exrcito Vermelho e pelos guerrilheiros ucranianos. A partida dos alemes de modo algum finalizou os problemas dos bolcheviques na Ucrnia. Os aliados sustentavam tambm os movimentos anti-soviticos dos russos brancos no sul da Rssia. Receberam auxlio aliado sobretudo as fras contra-revolucionrias do Don sob o comando de Kaledin, Kornilov, Denikin e outros ex-generais czaristas que haviam escapulido para o sul depois da revoluo bolchevique. Inicialmente a campanha do Exrcito de Voluntrios conheceu srios reveses. O General Kaledin, seu primitivo comandante-chefe, suicidou-se. Seu sucessor, o General Kornilov, foi expulso da regio do Don pelas fras soviticas e finalmente morto- em campanha aos 13 de abril de 1918. Assumiu

GRANDE

CONSPIRAO

99

o comando do j desmoralizado e batido "Exrcito de Voluntrios" o General Denikin. Exatamente nesse momento, quando a sorte dos russos brancos estava no mais baixo ponto, acamparam em Murmansk e Arcngel as primeiras tropas britnicas e francesas e grandes suprimentos aliados comearam a atravessar as fronteiras russas para auxilir os exrcitos brancos. O exrcito de Denikin foi assim salvo da destruio. Reestruturado e reforado, estava pronto, no vero de 1918, para tomar a ofensiva contra os sovietes... Aos 22 de novembro de 1918, exatamente onze dias aps o armistcio que pusera trmo I Guerra Mundial, chegou um radiograma ao Q. G. Sul do General Denikin com a mensagem de que uma frota aliada navegava para Novorossisk. No dia seguinte os navios aliados ancoraram no prto do Mar Negro e emissrios franceses e britnicos saltaram a terra para informar Denikin de que amplo suprimento de guerra da Frana e Gr-Bretanha viria muito em breve sustent-lo. Durante as ltimas semanas de 1918 as tropas francesas ocuparam Odessa e Sebastopol. Uma flotilha inglsa entrou no Mar Negro e deixou destacamentos em Batum. Um comandante britnico foi nomeado governador geral da re* gio (23.) Sob a superviso do alto comando francs e abastecido pelos britnicos com grande cpia de equipamento militar, Denikin lanou uma ofensiva geral contra Moscou. O principal auxiliar de Denikin nessa ofensiva foi o General Baro de Wrangel, militar magro e pequeno, de cabelos ralos e frios olhos azuis, notrio pela sua crueldade selvagem. Peridicamente Wrangel executava grupos de prisioneiros desarmados na presena de seus camaradas e ameaava todos da mesma
(23) As tropas britnicas estiveram em atividade na parte mais meridional da Rssia desde julho de 1918 quando o alto comando britnico enviara soldados da Prsia para o Turquesto a fim de auxiliar um levante nti-sovitico dirigido por mencheviques e social-revolucionrios. "O "Comit Executivo Transcspio" chefiado pelo contra-revolucionrio Noi Jordania estabelecera um govrno ttere dominado pelos britnicos. Fz-se um acrdo pelo qual os britnicos obtiveram direitos especiais na exportao de algodo e petrleo dessa rea, epi troca de sua ajuda s foras contra-revolucionrias.

100

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

sorte se no se alistassem no seu exrcito. Quando as tropas de Denikin e Wrangel entraram na cidade capturada de Stavropol, um de seus primeiros atos foi invadir um hospital e massacrar 60 soldados feridos do Exrcito Vermelho. A pilhagem era uma prtica oficial do exrcito de Denikin. O prprio Wrangel baixava ordens aos seus soldados para "repartirem igualmente entre si as prsas de guerra." Avanando para o norte as fras de Denikin e Wrangel ocuparam Tsaritsyn (hoje Stalingrado) em junho de 1919 e em outubro aproximaram-se de Tula, a 120 milhas de Moscou. "Tda a estrutura bolchevique na Rssia parece estalar", informava o New York Times. "Comeou a evacuao de Moscou, o centro e capital do bolchevismo." O Times descrevia Denikin "levando tudo de vencida sua frente" e o Exrcito Vermelho retirando-se num "pnico selvagem." Mas, usando um plano de ataque traado por Stlin como membro do Comit Militar Revolucionrio, o Exrcito Vermelho iniciou uma sbita contra-ofensiva. As fras de Denikin foram apanhadas totalmente de surprsa. Dentro de poucas semanas o exrcito branco do Sul batia em franca retirada para o Mar Negro. De nimo abatido, as tropas de Denikin escaparam em pnico e desordem. Doentes e moribundos congestionavam as estradas. Os trens-hospitais geralmente no tinham medicamentos, mdicos nem enfermeiros. O exrcito desintegrava-se em bandos de salteadores que inundavam o Sul. Aos 9 de dezembro de 1919 o General Wrangel mandou ao General Denikin um apavorado telegrama que declarava:
"ESTA A AMARGA VERDADE. O EXRCITO DEIXOU DE EXISTIR COMO FRA COMBATIVA."

Nas primeiras semanas de 1920 os remanescentes do exrcito de Denikin atingiram o prto de Novorossisk no Mar Negro. Soldados brancos, desertores e refugiados civis precipitaram-se na cidade. Aos 27 de maro de 1920, enquanto o navio de guerra britnico Emperor of ndia e o cruzador francs Waldeck Rousseau sustentavam a luta e atiravam granadas em terra para deter o avano das colunas vermelhas, Denikin fugia de Novorossisk" em um vaso de guerra francs. Dezenas ae mi-

GRANDE

CONSPIRAO

101

Ihares de soldados de Denikin acotovelavam-se nos cais desamparadamente enquanto os oficiais e comandantes se punham ao largo, deixando-os abandonados.

5.

A campanha de leste

Conforme o plano dos intervencionistas, enquanto Denikin atacava Moscou pelo sul, o Almirante Koltchak tinha de sitiar a cidade de leste. Os acontecimentos no se desenrolaram todavia segundo o plano... Durante a primavera e no como do vero de 1919 os jornais do Paris, Londres e Nova Iorque traziam freqentes e minuciosos relatos das devastadoras derrotas infligidas ao Exrcito Vermelho pelo Almirante Koltchak. Eis algumas das manchetes do New York Times:
26 DE MARO KOLTCHAK PERSEGUE O EXRCITO VERMELHO DESMANTELADO. 20 DE ABRIL COLAPSO DOS VERMELHOS A LESTE. 22 DE ABRIL O GOVRNO SOVITICO CAMBALEIA ENQUANTO KOLTCHAK TRIUNFA. 15 DE MAIO KOLTCHAK PLANETA A MARCHA SHRE MOSCOU."

Mas no dia 11 de agsto o Times trazia um despacho


de Washington afirmando: "CHEGOU O TEMPO, AFIRMOU ESTA NOITE, UM ALTO FUNCIONRIO DO GOVRNO, DE PREPARAR O POVO DO MUNDO ANTIBOLCHEVIQUE PARA O POSSVEL DESASTRE DO REGIME DE KOLTCHAK NA SIBRIA OCIDENTAL."

Pelo meados do vero Koltchak fugia desesperadamente ante os ataques esmagadores do Exrcito Vermelho. Simultneamente suas tropas iam sendo incessantemente arrasadas atrs de suas linhas por um movimento largo e rpidamente crescente de guerrilheiros. Em novembro Koltchak evacuava a sua capital em Omsk. Uniformes esfarrapados e botas surradas, os soldados de Koltchak arrastavam-se ao longo das estradas que vinham de Omsk. Milhares deles exauMam-se na

102

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

caminhada intrmina e morriam sbre a neve ao longo das estradas. As linhas ferrovirias de Omsk estavam entulhadas de locomotivas quebradas. "Os mortos", relatava um observador, "eram atirados juntos aos vages e a apodreciam." Koltchak atingiu Irkutsk num trem em que tremulavam as bandeiras britnica, americana, francesa, italiana e japonsa. O povo de Irkutsk revoltou-se aos 24 de dezembro de 1919, estabelecendo um Soviete e prendeu Koltchak. Foi detido com le um vasto tesouro transportado em trem especial; 5.143 caixas e 1.680 malas de lminas de ouro, barras, ttulos e valores, tudo estimado num total de 1.150.500.000 rublos. O Almirante Koltchak foi julgado pelo regime sovitico e condenado por traio. "Quando um barco afunda, afunda tudo com le", disse ao tribunal, lamentando no ter perecido no' mar. Amargurado, confessou que fra trado por "elementos estrangeiros" que o abandonaram na crise... O tribunal sentenciou Koltchak-ao fuzilamento. le foi executado aos 7 do fevereiro de 1920. Bom nmero de auxiliares de Koltchak escaparam para o Japo. Um dles, o General Bakich, mandou ao cnsul russo-branco em Urga, Monglia, a sua mensagem final: "Perseguido pelos judeus e comunistas, transpus a fronteira."

6.

Os poloneses e Wrangel

A despeito dos catastrficos reveses sofridos, os intervencionistas anglo-franceses lanaram mais duas ofensivas contra a Rssia Sovitica Ocidental. Em abril de 1920, em demanda de todo o territrio da Ucrnia Ocidental e da cidade russa de Smolensk, os poloneses atacaram o Oeste. Fartamente equipados pelos franceses e britnicos com material de guerra e com um emprstimo de 50 milhes de dlares dos E.U.A. (24) os polo(24) Hoover colocou disposio do exrcito dos poloneses milhes de dlares do faepartamento Americano de Abastecimento. Muito dinheiro coletado nos E.U.A. a pretexto de auxlio Europa foi utilizado para" sustentar a interveno contra os Sovietes. O prprio

GRANDE

CONSPIRAO

103

neses invadiram a Ucrnia e ocuparam Kiev. A foram detidos c rechaados pelo Exrcito Vermelho. Com as tropas russas sbre os seus calcanhares, os poloneses retiraram-se desordenadamente. Em agsto o Exrcito Vermelho estava s portas de Varsvia e Lvov. Os aliados encaminharam depressa emprstimos e suprimentos aos poloneses. O 'Marechal Foch remeteu-lhes urgentemente o seu chefe de estado-maior, o General Maxim Weigand, para dirigir as operaes polonesas. Tanques e avies britnicos foram enviados s pressas a Varsvia. As tropas vermelhas comandadas pelo General Tukhachevsky e pelo comissrio de Guerra, Leon Trotsky, haviam estendido perigosamente as suas linhas e comunicaes. Tiveram de sofrer as conseqncias disso, quando a contra-ofensiva polonesa os fz recuar em tda a extenso da fronteira. O govrno sovitico, pela paz de Riga, foi forado a ceder aos poloneses os territrios ooidentais & Bielo-Rssia e da Ucrnia... A paz com a Polnia deixou o Exrcito Vermelho livre para se haver com o Baro de Wrangel, que substituindo o General Denikin como comandante-chefe no Sul, e apoiado pelos franceses, avanara rumo ao norto da Crimia para a Ucrnia. Pelo fim do outono de 1920 Wrangel foi repelido para a Crimia o envolvido pelas fras vermelhas. Em novembro o Exrcito Vermelho assaltou Perekop e avanou pela Crimia, empurrando o exrcito de Wrangel para o mar.

7.

O ltimo sobrevivente

Com o esmagamento do exrcito de Wrangel e o fim da interveno no Oeste, o nico exrcito estrangeiro que permanecia em solo russo era o do Japo Imperial. Parecia que a Sibria com tdas as suas riquezas estava destinada a cair completamente nas mos dos japonses. O General baHoover o esclareceu no seu relatrio ao Congresso em janeiro de 1921. O Congresso votara um crdito de 100 milhes de dlares para o abastecimento. O relatrio de Hoover mostrava que, quase tda a soma de 94.938.417 dlares efetivamente despendida fra gasta em territrio imediatamente anexo Rssia ou seja nas seces da Rssia controladas pelos exrcitos russo-brancos e intervencionistas aliados. '

104

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

ro Tanaka, ministro da Guerra japons e chefe do servio de informaes militares, exultou: "O patriotismo russo extinguiu-se com a Revoluo. Tanto melhor para nsl Doravante s conquistaro o Soviete as tropas estrangeiras com suficiente fra." O Japo ainda tinha mais de 70.000 homens na Sibria, e centenas de agentes secretos, espies, sabotadores e terroristas. Os bandos da Guarda Branca no Extremo Oriente da Rssia continuavam a operar supervisionados pelo alto comando alemo. Um dos principais era o bando chefiado pelo Ataman Semyonov, a servio do Japo. A presso americana forou o Japo a mover-se cautelosamente, mas aos 8 de junho de 1921 os japonses assinaram um tratado secreto em Vladivostoque oom o Ataman Semyonov, para uma nova e total ofensiva contra os sovietes. O tratado estipulava que, depois de liquidados stes, Semyonov assumiria o poder. sse acrdo secreto acrescentava: "Quando se estabelecer fto Extremo Oriente autoridade governamental estvel, os sditos japonses tero direitos preferenciais para o que se relaciona com concesses de caa, pesca e desflorestamento... e para o desenvolvimento da minerao e extrao do ouro." Um dos principais auxiliares de Semyonov, o Baro Ungern-Sternberg, desempenharia o maior papel na projetada campanha militar. Seria essa a ltima campanha branca da guerra de interveno. O Tenente-general Baro Roman von Ungern-Sternberg, um plido aristocrata bltico, figura afeminada, de cabelo louro e longo bigode ruivo, entrara moo no exrcito do czar, lutou contra os japonses em 1905 e em seguida enfileirou-se num regimento da polcia cossaca na Sibria. Durante a I Guerra, Mundial, serviu sob as ordens do Baro Wrangel e foi condecorado com a Cruz de S. Jorge por mrito de combate no front sul. Entre os seus camaradas era conhecido por sua coragem feroz, crueldade selvagem e acessos incontrolveis de fria. Depois da revoluo, o Baro Ungern regressara para a Sibria e- assumira o comando do regimento cossaco que

GRANDE

CONSPIRAO

105

pilhava a regio e promovia guerras espordicas aos sovietes locais. Finalmente foi encontrado pelos agentes japoneses que o persuadiram a entrar na Monglia. stes puseram a sua disposio um exrcito hesclado de oficiais russos brancos, tropas chinesas anti-soviticas, bandidos monglicos e agentes do servio secreto japons. Vivendo numa atmosfera de banditismo e absolutismo feudal, em seu Q. G. em Urga, Ungem comeou a considerar-se um predestinado. Casou com uma princesa monglica, abandonou o traje ocidental por uma tnica de saa, e anunciou-se como o Gengis Khan reencarnado. Incitado pelos agentes japoneses, que constantemente o rodeavam, sonhava com a possibilidade de ser o imperador de uma nova ordem mundial emanada do Oriente, descendo para a Rssia e para a Europa, destruindo a fogo, espada e metralha os ltimos traos da "democracia decadente e do comunismo judeu." Sdico e semidoido, entregou-se a inmeros atos de selvageria brbara. Certa vez viu uma linda judia numa pequena cidade siberiana e ofereceu mil rublos ao homem que lhe trouxesse a sua cabea. Trouxeram-na le pagou o que tinha prometido. "Farei uma avenida de frcas que se estender da sia Europa", declarava Ungem. Ao rebentar a campanha de 1921, o baro baixou uma proclamao aos seus homens, do seu Q. G., estabelecendo: "A Monglia tornou-se o ponto de partida natural para uma campanha contra o Exrcito Vermelho na Sibria Sovitica... "Os comissrios, comunistas e judeus, juntamente com suas famlias, devem ser exterminados. Suas propriedades devem ser confiscadas... As sentenas contra as partes culpadas podem ser disciplinares ou tomarem as formas mais variadas de pena capital. "Probidade e compaixo" so coisas inadmissveis daqui em diante. Doravante haver nicamente "verdade e crueldade sem merc." A desgraa que desabou sbre o pas com o intuito de destruir o princpio divino na alma humana, tem de ser extirpada da raiz aos galhos."

106

, MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

Na fronteira bravia e desolada da Rssia, o sistema de guerra de Ungern se desenvolvia com uma srie de arremetidas de banditismo, deixando sua passagem aldeias incendiadas e corpos mutilados de homens, mulheres e crianas. As cidades tomadas pelas tropas de Ungern eram entregues ao roubo e pilhagem. Judeus, comunistas e mesmo os suspeitos das mais moderadas simpatias democrticas eram fuzilados, torturados at morte ou queimados vivos. Em julho de 1921 o Exrcito Vermelho lanou uma ofensiva para exterminar o exrcito de Ungern. Depois de uma srie de combates ferozes, indecisos, o Exrcito Vermelho e os guerrilheiros soviticos alcanaram a vitria definitiva. As hordas de Ungern escaparam abandonando a maior parte de seus armamentos, de seus trens de suprimentos e seus feridos. Em agsto, Ungern foi cercado. Seu prprio corpo de guardas monglicos se amotinou, entreganco-o As tropas soviticas. O baro foi levado em sua tnica monglica de sda para Novo-Nikolayovsk (hoje Novo-Sibirsk) e conduzido a julgamento pblico perante a Suprema Crte do Soviete Siberiano, como inimigo do povo... Foi um jri extraordinrio... Centenas de operrios, camponeses, soldados russos, sibrianos, mongis e chineses comprimiram-se na sala do tribunal. Outros milhares esperavam fora, na rua. Muitos dsses homens do povo tinham vivido no regime de terror de Ungern. Seus irmos, filhos, espsas e maridos tinham sido fuzuados, torturados, atirados dentro das caldeiras das locomotivas. O baro tomou o seu lugar e leram a acusao: "De acrdo com a deciso do Comit Revolucionrio da Sibria, datada *de 2 de setembro de 1921, o Tenente-general Baro Ungern von Sternberg, excomandante da Diviso de Cavalaria Asitica, acusado perante a Crte Revolucionria Siberiana dos seguintes crimes: 1. Ter-se prestado aos intuitos de anexao do Japo com o seu empenho de criar um Estado Asitico e derribar o govrno da Transbaikalia. 2. Ter planejado derribar a autoridade sovitica com o intuito de restaurar a monarquia na Sibria

GRANDE

CONSPIRAO

107

e com a inteno de colocar no trono Michael Romanov. 3. Ter assassinado brutalmente grande nmero de camponeses .e operrios russos e revolucionrios chineses." Ungem no procuro negar as suas atrocidades. Execues, torturas e massacres sim, tudo era verdade. A explicao era uma s e muito simples: "Era a guerra! Mais um ttere do Japo? Minha idia", explicou o Baro Ungern, "era utilizar-me do Japo." Ungern negou ter mantido relaes ntimas ou prfidas com os japonses. - O acusado mente disse o promotor sovitico Yaroslavsky quando afirma que nunca teve relaes com o Japo. Trazemos provas em contrrio! Eu mo entendi com os japonses admitiu o baro exatamente como fiz com Chang Tso-lin (25.) Tambm Gengis Khan cortejou Van-Khan antes de conquistar o seu reino! , No estamos no sculo XII disse o procurador sovitico e no estamos aqui para julgar Gengis Khan! H mil anos exclamou o baro 'os Ungerns do ordens 1 E nunca receberam ordens de ningum! Fitou arrogante os rostos erguidos dos soldados e carn* poneses que estavam na sala. Recuso-mo a admitir a autoridade da classe dos trabalhadores! Como pode falar do govrno um homem que no tem ao menos um criado? incompetente para dar ordens! O promotor Yaroslavsky enumerou uma longa lista dos crimes de Ungem as expedies punitivas contra os judeus e camponeses pr-sovietes, as mutilaes de braos e pernas, as corridas noturnas pelas estepes com cadveres em chamas transformados cm tochas, o aniquilamento de aldeias, massacres desapiedados de crianas... Eram vermelhos demais para o meu gsto... explicou friamente Ungern.
(25) O entendimento de Ungem com Chang Tso-lin, o conhecido magnata de guerra chins, inclua uma clusula pela qual o baro, para simular uma "retirada" ante as fras de Cnang, devia receber 10$ de 10 milhes de dlares extorquidos por Chang ao govrno de Pequim. '

108

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

Por que deixaste Urga? perguntou o promotor. Eu decidi invadir a Transbaikalia e persuadir os camponeses a se revoltarem. Mas fui aprisionado. Por quem? Alguns mongis me traram. J indagaste alguma vez de ti mesmo por que sses homens agiram assim? Fui trado. Admites que o fim de tua campanha foi o mesmo de tdas as tentativas feitas recentemente contra a autoridade dos trabalhadores? Admites que de tdas as tentativas para atingir os objetivos que tinhas em vista, a tua foi a ltima? Sim disse Ungern. A minha foi a ltima tentativa. Suponho que sou eu o ltimo sobrevivente. Em setembro de 1921 'foi promulgado o veredito da Crte Sovitica. O Baro Roman von Ungern-Sternberg, "o ltimo sobrevivente", dos lordes brancos da guerra, foi fuzilado por um peloto do Exrcito Vermelho. O Ataman Semyonov e os remanescentes do exrcito ttere japons fugiram pela fronteira sovitica entrando na Monglia e na China. Mais um ano e o solo sovitico estaria finalmente desembaraado dos japonses. Em 19 de outubro de 1922, o Exrcito Vermelho envolveu Vladivostoque. Os japonses que ocupavam a cidade renderam-se e entregaram todos os seus suprimentos militares. Transportes japonses, levando os ltimos soldados do Japo, deixaram Vladivostoque no dia seguinte. A bandeira vermelha tremulou na cidade. "A deciso de evacuar", anunciou o Ministrio do Exterior japons, "destina-se a colocar o Japo entre as naes no agressoras, esforando-se para manter a paz no mundo!"

C A P I T U L O

v n

UM

BALANO

Os dois anos e meio de interveno sangrenta e de guerra civil causaram a morte de sete milhes de russos entre os que tombaram nos campos de batalhas e os que sucumbiram de fome e de doena, mulheres e crianas, inclusive. As perdas materiais para o pas foram estimadas mais tarde pelo govrno sovitico em 60 bilhes de dlares, uma soma incomparavelmente maior do que o dbito czarista com os aliados. Nenhuma reparao foi paga pelos invasores. Poucos dados oficiais foram fornecidos acrca do custo da guerra para os aliados, contra a Rssia. Conforme um memorando publicado por Winston Chmchill aos 15 de setembro de 1919, a Gr-Bretanha despendera at essa data cem milhes de libras esterlinas aproximadamente e a Frana entre 30 e 40 milhes s com Denikin. A campanha britnica no Norte custou 18 milhes de libras. Os japonses admitiram o gasto de 900 milhes de ienes para a manuteno de suas tropas na Sibria. Quais os motivos dessa ftil guerra no-declarada? Os generais brancos combatiam francamente para a restaurao de sua Grande Rssia, pelas suas propriedades territoriais, seus proveitos, seus privilgios de classe e seus gales. Havia alguns poucos nacionalistas sinceros entre eles, mas os exrcitos brancos eram esmagadoramente dominados por reacionrios, prottipos dos oficiais fascistas e aventureiros que depois emergiram na Europa Central. Os intuitos de guerra dos aliados na Rssia eram menos claros. A interveno foi finalmente apresentada ao mundo pelos intrpretes aliados, na medida em que seus motivos foram

110

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

sendo pouco a pouco divulgados, como uma cruzada poltica contra o bolchevismo. Na realidade, o "antibolchevismo" ocupava um papel secundrio. Fatres como a madeira do norte da Rssia, o carvo do Donetz, o ouro da Sibria e o leo do Cucaso influram mais. O plano britnico de uma Federao Transcaucsica que separaria a ndia da Rssia, possibilitando a exclusiva dominao britnica dos campos petrolferos do Oriente prximo; o plano japons de conquista e colonizao da Sibria; o plano francs do contrle das reas do Donetz e do Mar Negro; e o ambicioso e vasto plano alemo de se apoderar dos Estados Blticos e da Ucrnia eram o produto de interesses imperialistas. Um dos atos iniciais do govrno sovitico em sua ascenso ao poder fra o de nacionalizar os grandes trastes econmicos do Imprio Czarista. As minas russas, moinhos, fbricas, ferrovias, poos petrolferos e outras empresas industriais de grande alcance foram declaradas propriedades do povo. O govrno sovitico repudio tambm as dvidas externas contradas pelo regime czarista, em parte porque os emprstimos tinham sido obtidos como meios deliberados de auxiliar o czarismo a suprimir a revoluo popular (26.) O Imprio Czarista, com tda a sua aparncia de riqueza e poder, no havia sido na realidade mais do que uma semicolnia de intersses financeiros anglo-franceses e germnicos. O investimento financeiro francos do czarismo subia a 17.591.000.000 de francos. Os intersses anglo-franceses controlavam nada menos do que 723> do carvo, ferro e ao
(26) Aps os tciTvcis pogroms nnti-semticos perpetrados em 1906 pelos Cem Negros cm conivncia com a polcia secreta czarista. Anatole France denunciou veementemente sses financistas franceses que continuavam a fazer emprstimos ao regime do czar. "Tenham os nossos concidados, afinal, ouvidos para ouvir', declarou o famoso escritor francs. "les esto avisados de que poder sobrevir-lhes um dia extremamente desgraado, se les continuarem a mandar dinheiro ao govrno russo para que este possa fuzilar, enforcar, massacrar, pilhar vontade e matar tda liberdade e civilizao pelas extenses de seu imenso e infeliz imprio. Cidados da Frana, chega de dar dinheiro para novas crueldades e loucuras; chega de remeter milhes para o martrio de inumerveis pessoas." Mas os financistas franceses no atenderam ao aplo apaixonado de Anatole France. Continuaram a investir milhes no czarismo.

GRANDE

CONSPIRAO

123

russo, e 50% do petrleo russo. Anualmente, muitas centenas de milhes de francos e libras em dividendos, proventos e lucros eram arrancados do trabalho dos operrios e camponeses russos para os estrangeiros associados do czar. Depois da Revoluo Bolchevique o Stock Exchange Year Book de 1919, em Londres, registrava sob o ttulo "Balano Russo": juros vencidos em, 1918 e em mora desde ento. Um membro britnico do Parlamento, Tenente-coronel Cecil L'Estrange Malone, comunicou Cmara dos Comuns durante um dobate um tanto acalorado sbre a poltica aliada na Rssia em 1920: "H neste pas grupos de indivduos que tm dinheiro e aes na Rssia, o so sses que esto trabalhando, projetando as intrigas para derribar o govrno sovitico . . . Sob o ve.lho regime, era possvel lucrar dez ou vinte por cento explorando os trabalhadores e camponeses russos, mas sob o socialismo provvelmente. no ser possvel lucrar coisa alguma, e vemos que todo o grande capital dste pas est de um modo ou de outro ligado sorte da Rssia Sovitica." O Anurio Russo de 1918, continuou o orador, estimara O investimentos conjuntos britnicos e franceses na Rssia S om 1.600.000.000 de esterlinos aproximadamente, ou 8 bilhes de dlares. Quando falamos do Marechal Foch e do povo francs opondo-se paz com a Rssia disse o Coronel Malone, no queremos significar a democracia francesa, nem pretendemos falar dos operrios e camponeses franceses, mas dos financistas franceses. Fique isto bem claro. Falamos dessa gente cujas economias mal adquiridas constituem 1.600.000.000 de esterlinos encerrados na Rssia. Havia a Royai Dutch Shell Oil Company, cujos intersses incluam a Ural Caspian Oil Company, a North Caucasian Oilfield, a New Scnibareff Petroleum Company e muitas outras emprsas petrolferas. Havia o grande traste britnico de armamentos da Metro-Vickers que juntamente com a Schneider-Creousot francesa e a Krupp alem, controlava virtualmente a indstria czarista de munies. Havi^ as gran-

112

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

des casas bancrias da Gr-Bretanha e Frana: os Hoares, os Baring Brothers, Hambros, o Crdit Lyonnais, Socit Gnrale, os Rothschilds e o Comptoir National d'Escompte de Paris, das quais tdas tinham investimentos de enormes somas no regime czarista . . . "Todos sses intersses", informou o Coronel Malone Cmara dos Comuns, "interpenetravam-se. Todos estavam empenhados na continuao da guerra contra a Rssia... Atrs dsses interesses e atrs dos financistas sentados no outro lado da Cmara esto os jornalistas o outras influncias que formam a opinio pblica dste pas." Alguns intrpretes aliados foram Dastante francos quanto aos seus motivos de apoio aos exrcitos brancos na Rssia. Francis Backer, gerente da Vickers e presidente do Comit Executivo da Cmara de Comrcio Russo-Britnica, em 1919, num banquete do Clube Anglo-Russo, com a presena de chefes industriais e polticos, dirigiu as seguintes palavras: Desejamos o triunfo do Almirante Koltchak e do General Dcnikin, e penso que no posso fazer coisa melhor do que levantar a minha taa e convidar-vos a todos para bebermos sade do Almirante Koltchak, do General Denikin e do General Yudenitch! A Rssia um grande pas. Todos vs conheceis, porque estais todos intimamente ligados a ela em vossos negcios, quais as potencialidades da Rssia, quer do ponto de vista da manufatura, como do ponto de vista da riqueza mineral ou de qualquer outra coisa, porque a Rssia tem de tudo.. " Quando as tropas e munies anglo-francesas entraram na Sibria, o Boletim da Federao Britnica das Indstrias, a mais poderosa associao de indstrias britnicas, exclamou espalhafatosamente: "A Sibria a mais gigantesca prsa oferecida ao mundo civilizado desde a descoberta das Amricas!" Quando as tropas aliadas tomaram o Cucaso e ocuparam Bacu, o jornal comercial britnico O Oriente Prximo declarou:, "Bacu incomparvel em petrleo... Bacu

GRANDE

CONSPIRAO

113

maior do que qualquer outra cidade petrolfera do mundo. Se o leo Rei, Bacu o seu tronol" Quando o exrcito branco do General Denikin apoiado pelos aliados apareceu n bacia carbonfera do Don, R. Martens & Cia Ltaa., grande consrcio britnico de carvo, anunciou em sua publicao comercial Rssia: "A Rssia possui reservas investigadas de carvo inferiores apenas aos E.U.A. Conforme o clculo publicado pelo Congresso Geolgico Internacional, ela ossui na bacia do Donetz (onde opera o General icnikin) trs vezes mais do que as reservas de antracite da Gr-Bretanha e aproximadamente duas vzes a reserva de que dispem os Estados Unidos." E finalmente o Japan Salesman acrescentava: "A Rssia, com seus 180 milhes de habitantes, com seu solo frtil estendendo-se da Europa Central pela sia at s praias do Pacfico e do rtico ao Glfo Prsico e Mar Negro... possibilidades comerciais com as quais no sonham nem mesmo os mais privilegiadamente dotados... a Rssia potencialmente e na realidade o celeiro, o aqurio, o depsito de madeira, a grande mina de carvo, de ouro, prata e platina do mundol" Os invasores anglo-franceses e japonses eram atrados pelas ricas prsas espera do conquistador da Rssia. Os motivos americanos, entretanto, eram mesclados. A poltica externa tradicional da Amrica, expressa por Woodrow Wilson e pelo Departamento de Guerra, requeria a amizade com a Rssia como um aliado potencial para contrapesar o imperialismo alemo e japons. Os investimentos americanos no czarismo foram pequenos: mas por conselho do Departamento de Estado vrias centenas de milhes de dlares americanos foram posteriormente despejados na Rssia para fortalcer o regime cambaleante de Kerensley. O Departamento de Estado continuou a apoiar Kerensky e mesmo a subvencionar a sua "embaixada russa" em Washington durante vrios anos depois da Revoluo Bolchevique. Certos

114

MICHAEL
*

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

oficiais do Departamento de Estado cooperavam com os generais brancos e com os intervencionistas anglo-franceses e japonses. O americano mais notvel, que se identificou com a guerra anti-sovitica foi Herbert Hoover, futuro presidente dos .U.A., e que nessa ocasio era Administrador Americano de Abastecimento. Antigo engenheiro de minas empregado nos negcios britnicos antes da I Guerra Mundial, Herbert Hoover tinha investimentos nos poos e minas petrolferas da Rssia. O corrupto regime czarista enxameava de altos funcionrios e aristocratas latifundirios prontos para entregarem a riqueza e a fra de trabalho do seu pas em troca do subrno estrangeiro ou de uma partilha dos esplios. Hoover se interessava no petrleo russo desde 1909, quando foram perfurados pela primeira vez os poos de Maikop. Dentro de um ano assegurara proventos em no menos de 11 conpanhias de petrleo russo: Maikop Maikop Maikop Maikop Maikop Maikop Maikop Maikop Neftyanoi Syndicate Shirvansky Oil Company Apsheron Oil Company and General Petroleum Trust Oil and Petroleum Products Areas Oil Company Valley Oil Company Mutual Oil Company

Em 1912 o ex-engenheiro de minas era scio do famoso multimilionrio britnico Leslie Urquhart, em trs novas companhias estabelecidas para explorar madeira e concesses minerais nos Urais e na Sibria. Urquhart encaminhou pois a Corporao Russo-Asitica e conseguiu um entendimento com dois bancos czaristas pelo qual essa corporao exploraria tdas as atividades de minerao nessas reas. As aes russo-asiticas subiram de $16,25 em 1913 a 147,50, em 1914. Nesse mesmo ano a Corporao obteve trs novas proveitosas concesses do regime czarista que compreendiam:

GRANDE

CONSPIRAO

115

2.500.000 acres de terra, inclusive vastas extenses de madeira e potncia hidrulica; as reservas de ouro, cobre, prata e zinco estimavam-se em 7.262.000 toneladas; 12 minas em atividade; 2 fundies de cobre; 20 serrarias;' 250 milhas de estradas de ferro; 2 vapres e 29 barcos; altos fornos, laminaes, fbricas de cido sulfrico, refinarias de ouro; enormes reservas de carvo. O total dessas propriedades montava a 1 bilho de dlares. Em 1912 Hoover tinha-sc retirado da Corporao Russo-Asitica. Depois da Revoluo Bolchevique tdas as concesses com as quais Hoover estivera formalmente associado foram ab-rogadas e as minas confiscadas pelo governo sovitico. A Russo-Asitica Consolidada, novo cartel que o ex-scio de Hoover, Leslie Urquhart formara, encaminhou junto ao govrno britnico no ano seguinte uma reivindicao de $ . . . . 282.000.000 pelos danos de propriedade e perda de provveis 'proventos anuais. "O bolchevismo", dizia Herbert Hoover na Conferncia da Paz em Paris, " pior do que a guerra!" le continuaria sendo um dos mais ferrenhos adversrios do govrno sovitico no mundo, durante o resto de sua vida. O que um fato, qualquer que tenha sido seu motivo pessoal, que os vveres americanos sustentaram os exrcitos brancos na Rssia e alimentaram as tropas de assalto dos regimes mais reacionrios da Europa, empenhados na supresso do surto democrtico posterior I Guerra Mundial. Assim, o abastecimento americano tornou-se uma arma contra os movimentos populares europeus (27.)
(27) - As atividades de Herbert Hoover como Diretor do Servio Americano de Abastecimento durante o perodo da guerra civil na Rssia consistiam em auxiliar os exrcitos brancos, enquanto que todo e qualquer suprimento era recusado aos sovietes. Centenas de milhares de criaturas morriam mngua no territrio sovitico. Quando, final-

116

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAHN

"Toda a poltica americana durante a liquidao do Armistcio foi a de contribuir na medida do possvel para impedir a Europa de se tornar bolchevista", declarou Hoover mais tarde numa carta a Osvaldo Garrison Willard, aos 17 de agsto de 1921. Sua definio de "bolchevismo" coincidia com a de Foch, Ptain, Knox, Reilly e Tanaka. Como secretrio de Comrcio, como presidente dos E.U.A. e posteriormente como lder da ala isolacionista do Partido Republicano, le lutou incansvelmente para impedir o restabelecimento de relaes amistosas, comerciais e diplomticas entre a Amrica e o mais poderoso aliado da Amrica contra o fascismo, a Unio Sovitica. A interveno armada falhou na Rssia no s por causa da solidariedade sem precedentes e do herosmo dos povos soviticos quo tiveram de defender a sua liberdade recmconquistada, mas tambm por causa do forte apoio dado jovem Repblica Sovitica pelos povos democrticos do mundo. Na Frana, Inglaterra e E.U.., uma opinio pblica desperta opuscra-se vigorosamente remessa de homens, armas, alimentos e dinheiro aos exrcitos anti-soviticos na Rssia. Formaram-se comits denominados "Retirem-se da Rssia!" Trabalhadores entraram em greve e soldados se amotinavam contra a poltica intervencionista do estado-maior. Estadistas,, democratas, jornalistas, educadores e homens de negcios protestavam contra o ataque no declarado e no provocado contra a Rssia Sovitica.
mente, Hoover foi compelido a curvar-se presso pblica americana, e enviar algum suprimento aos Sovietes, le continuou conforme o relatrio do Servio de Abastecimento no Oriente Prximo, publicadono New York World de abril de 1922 a "interferir na coleta de fundos destinados Rssia faminta." Em fevereiro dc 1922, quando Hoover era secretrio do Comrcio, o New York Globe fz ste comentrio editorial: "A burocracia acastelada no Departamento de Justia, no Departamento de Estado e no Departamento de Comrcio com intuitos de publicidade est arrastando o pais a uma guerra privada contra o governo bolchevique... A propaganda de Washington cresceuem propores ameaadoras... Hughes, Hoover e Dougherty fariam bem em cuidar de suas casas antes que a irritao pblica atinja o ponto culminante. O povo americano no suportar por muito tempo uma burocracia presunosa que pelos seus prprios miserveis intersses quer levar morte milnes de criaturas inocentes."

GRANDE

CONSPIRAO

117

Henry Wilson, chefe do estado-maior britnico, reconheceu francamente a ausncia de apoio pblico poltica intervencionista aliada. A 1 de dezembro de 1919, no Livro Azul Britnico, escreveu: "As dificuldades da Entente para formular uma poltica russa s de fato provadamente insuperveis, desde que em nenhum pais aliado houve peso suficiente da opinio pblica para justificar vima interveno armada contra os bolcheviques em escala decisiva, com o resultado inevitvel ae terem faltado s operaes militares coeso e finalidade." As vitrias do Exrcito Vermelho sbre os seus inimigos representaram pois, ao mesmo tempo, uma vitria internacional dos povos democrticos de todos os pases. Uma razo final do fracasso da interveno foi a falta de unidade entre os invasores. Os instigadores da interveno representavam a coalizo da reao mundial, mas era uma coalizo sem cooperao genuna. As rivalidades imperialistas tornaram imperialista a coalizo. Os britnicos temiam as ambies francesas no Mar Negro e as ambies germnicas na rea do Bltico. Os americanos achavam ne* cessrio frustrar as intenes japonsas na Sibria. Os generais brancos brigavam entre si por causa dos esplios. A guerra de interveno comeou secreta e desonestamente para acabar num vergonhoso fiasco. O seu alegado dio e desconfiana deveria envenenar a atmosfera da Europa no prximo quarto de sculo.

You might also like