You are on page 1of 4

PENA DE MORTE

O tema fundamental do meu trabalho a pena de morte ou pena capital, um tema que causa muita controvrsia nos dias de hoje pois entra em conflito com os Direitos Humanos. Por isso, julgo ser importante que todos tenhamos uma noo daquilo que a pena de morte e o que a mesma engloba. A pena de morte (ou pena capital) uma sentena aplicada pelo poder judicirio que consiste em retirar legalmente a vida a uma pessoa que cometeu, ou suspeita de ter cometido, um crime que considerado pelo poder como suficientemente grave e justo de ser punido com a morte. Actualmente, muitos pases admitem a pena de morte em casos excepcionais, como em tempo de guerra e em situaes de extrema gravidade. A pena capital foi aplicada em quase todas as civilizaes atravs da histria. Hoje em dia, quase todas as democracias, como a Frana, a Alemanha ou Portugal, aboliram a pena de morte. A maioria dos estados federados dos Estados Unidos, principalmente no sul, retomaram essa prtica aps uma breve interrupo durante os anos 70. Os Estados Unidos so uma das raras democracias, juntamente com o Japo, a continuar a aplicar a pena de morte. A pena capital resta ainda presente e comum em vrios pases no-democrticos.

Azul: Abolida para todos os crimes Verde: Abolida para todos os crimes excepto os cometidos em circunstncias excepcionais (Por exemplo: crimes cometidos em tempo de guerra) Laranja: Abolida na prtica mas legal Vermelho: Pena de morte legalizada

Existem diversos mtodos de excusso do criminoso, entre eles destacam-se os seguintes:

Afogamento - O condenado afogado. Apedrejamento - Lanam-se pedras sobre o condenado, at sua morte. Enforcamento - A vtima pendurada por uma corda volta do pescoo, cuja presso provoca asfixia. Cadeira elctrica - O condenado imobilizado numa cadeira, sofrendo depois tenses elctricas de 20.000 volts. Fuzilamento - Um peloto dispara sobre o condenado. Na ltima dcada mais de trs pases por ano, em mdia, tm abolido a pena de morte para todos os crimes. Uma vez abolida, a pena de morte raramente reintroduzida. Desde 1990, mais de 35 pases aboliram a pena de morte oficialmente ou, tendo-a anteriormente abolido para a maior parte dos crimes, decidiram aboli-la para todos os crimes. Mas porqu a Abolio da Pena Capital? A pena de morte deve ser abolida em todos os casos sem excepes, devido a todos estes casos: A pena de morte tortura Uma execuo constitui um atentado fsico e mental extremo. A dor fsica causada pelo acto de matar e o sofrimento psicolgico causado pelo conhecimento prvio da prpria morte no podem ser quantificados. Todas as formas de execuo acarretam uma dor fsica. Todas as formas de execuo so desumanas. ainda necessrio no esquecer que o condenado sofre uma dor psicolgica inimaginvel, desde o momento em que condenado, at ao momento da execuo.

A pena de morte discriminatria A pena de morte discriminatria e muitas vezes usada de forma desproporcionada contra os pobres, minorias e membros de comunidades raciais, tnicas e

religiosas, atingindo inevitavelmente vtimas inocentes. Os prisioneiros executados no so necessariamente os piores, mas aqueles que eram demasiado pobres para contratar bons advogados ou que tiveram de enfrentar juizes mais duros.

A possibilidade de erro Todos os sistemas de justia criminal so vulnerveis discriminao e ao erro. Nenhum sistema , nem ser, capaz de decidir com justia, com consistncia e sem falhas quem dever viver e quem dever morrer. A rotina, as discriminaes e a fora da opinio pblica podem influenciar todo o processo. Enquanto a justia humana for falvel, o risco de se executar um inocente no pode ser eliminado.

A pena de morte pode ser uma arma poltica A pena de morte tem sido usada como uma forma de represso poltica, uma forma de calar para sempre os adversrios polticos. Em muitos destes casos, as vtimas so condenadas morte aps julgamentos injustos. Enquanto a pena de morte for aceite, a possibilidade de influncias polticas manter-se-. Por outro lado, muitos polticos apoiam a pena de morte apenas para conseguirem mais votos; eles sabem que os eleitores desinformados e receosos pelos nveis de violncia so entusiastas de pena capital.

Efeito dissuasor duvidoso Muitos governos tentam resolver problemas polticos e sociais executando prisioneiros. Muitos cidados no se apercebem que a pena de morte no oferece mais proteco, mas sim mais violncia.

A pena de morte impede a reabilitao A pena de morte garante que os condenados no repetiro os crimes que os levaram execuo, mas, ao contrrio das penas de priso, a pena de morte tem como risco o facto de os erros judiciais no poderem nunca ser corrigidos. Haver sempre o risco de executar inocentes. tambm impossvel saber se os que foram executados iriam realmente repetir os crimes pelos quais foram condenados. A execuo retira a vida de um prisioneiro para

prevenir eventuais crimes futuros, crimes que nem se sabe se voltariam a acontecer. Ela nega o princpio da reabilitao. Se a pena de priso no garante que os condenados voltem a praticar os mesmos crimes depois de libertados, ento necessrio rever as sentenas.

A pena de morte no pode ser usada contra o terrorismo Os responsveis pela luta anti-terrorista e contra os crimes polticos tm repetidamente afirmado que a pena de morte tanto pode diminuir como aumentar estes tipos de crime. As execues podem criar mrtires, cuja memria pode fortalecer as organizaes criminosas; e podem ser uma justificao para vinganas, aumentando o ciclo de violncia. Muitos terroristas esto preparados para dar a sua vida por aquilo que reivindicam, podendo a pena de morte funcionar nestes casos como um incentivo.

A opinio pblica e a deciso pela abolio A deciso de abolir a pena de morte tem de ser tomada pelos governos e pelos legisladores, mesmo se a maioria da populao for favorvel pena de morte. Isto o que geralmente acontece. Depois de abolida a pena de morte, no normal existirem reaces negativas da populao, e quase sempre a pena de morte fica definitivamente abolida.

O Direito Vida Os Direitos Humanos so inalienveis, isto , so direitos de todos os indivduos independentemente do seu estatuto, etnia, religio ou origem. No podem ser retirados, quaisquer que sejam os crimes que eventualmente determinada pessoa tenha cometido.

You might also like