You are on page 1of 5

.

Colocao Pronominal Em funo da posio do pronome em relao ao verbo, classifica-se:

prclise - antes do verbo (Nada se perde) mesclise - no meio do verbo (Dirigir-lhe-emos a palavra) nclise - depois do verbo (Fugiram-nos as palavras)

A regra geral diz que se deve colocar o pronome encltico, desde que no haja fator de prclise, ou seja, um dos futuros do indicativo, com ateno aos casos especiais. Uso de prclise: 1. orao negativa, desde que no haja pausa entre o verbo e as palavras de negao Ex.: Ningum se mexe / Nada me abala. ATENO ATENO

se a palavra negativa preceder um infinitivo no-flexionado, possvel a nclise: Calei para no mago-lo

2. frases exclamativas (comeadas por palavras exclamativas) e optativas (desejo) Ex.: Deus te guie. / Quanto sangue se derramou inutilmente! 3. conjuno subordinativa Ex.: Preciso de que me responda algo / O homem produz pouco, quando se alimenta mal.

A elipse da conjuno no dispensa a prclise: Quando passo e te vejo, exalto-me

4. pronome ou palavras interrogativas Ex.: Quem me viu ontem? / Queria saber por que te afliges tanto 5. pronome indefinido, demonstrativo e relativo Ex.: Algum me ajude a sair daqui / Isso te pertence? / Ele que se vestiu de verde est ridculo 6. advrbio (no seguido de vrgula) e numeral ambos Ex.: Aqui se v muita misria. Aqui, v-se muita misria. Ambos se olharam profundamente.

Ateno:

se o sujeito estiver logo antes do verbo, a prclise ser facultativa. Este fator, entretanto, no pode quebrar o princpio dos fatores de prclise. Ex.: Ele se feriu ou ele feriu-se. O homem se recupera ou o homem recupera-se.

Ex.: ningum me convencer / Tudo se fez por uma boa causa por questo de eufonia, pode-se preferir a prclise ao invs da nclise, quando o sujeito vier antes do verbo Ex.: "Cada dia lhe desfolha um afeto" (Alexandre Herculano) / Voc viu-o / Voc o viu Uso de mesclise: Respeitados os princpios de prclise, far-se- mesclise caso o verbo esteja nos tempos futuros do indicativo.

Ex.: dar-te-ia = daria + te / dar-te-ei = darei + te

Diante da platia, cantar-se-ia melhor / Os amigos sinceros lembrar-nos-o um dia Usa-se nclise:

1. Em incio da frase ou aps sinal de pontuao. 2. Casos no proclticos e no mesoclticos em geral. 3. Nas oraes imperativas afirmativas Ex.: Procure suas colegas e convide-as 4. Junto ao infinitivo no flexionado, precedido da preposio a, em se tratando dos pronomes o/a (s) Ex.: Todos corriam a escut-lo com ateno / Ele comeou a insult-la / Nem sei se nos tornaremos a v-los novamente 5. Estando o infinitivo pessoal regido da preposio para, indiferente a colocao do pronome oblquo antes ou depois do verbo, mesmo com a presena do advrbio no Ex.: Silenciei para no irrit-lo / Silenciei para no o irritar Formas infinitas e locues verbais

Formas infinitas :

infinitivo - regra geral = nclise. Ex. : Viver adaptar-se.

Admite-se tambm a prclise se o infinitivo no-flexionado vier precedido de preposio ou palavra negativa. Ex. : para te servir / servir-te, no o incomodar / incomod-lo. se o pronome for o/a (s) e o infinitivo regido da preposio a, obrigatria a nclise / Se o infinitivo vier flexionado, prefere-se a prclise (desde que no inicie o perodo)

gerndio - regra geral = nclise


A prclise obrigatria se: o gerndio vier precedido da preposio em ou se o gerndio vier precedido de advrbio que o modifique diretamente, sem pausa (Em se tratando de colocao pronominal, sei tudo!)

AAAAAAA

particpio
Sem auxiliar no admite prclise ou nclise e sim a forma oblqua regida de preposio Ex.: Concedida a mim a preferncia, farei por merec-la Locues verbais: Aux. + infinitivo: podem os pronomes, conforme as circunstncias, estar em prclise ou nclise, ora ao verbo auxiliar, ora forma nominal.

Ex.: Devo calar-me / devo-me calar / devo me calar - No devo calar-me / no me devo calar / no devo me calar Observao mesmo com fator de prclise, a nclise no infinitivo correta Aux. + preposio + infinitivo. Ex.: H de acostumar-se / h de se acostumar - No se h de acostumar / no h de acostumar-se) Aux. + gerndio podem os pronomes, conforme as circunstncias, estar em prclise ou nclise, ora ao verbo auxiliar, ora forma nominal:

Ex.: Vou-me arrastando / vou me arrastando / vou arrastando-me / No me vou arrastando / no vou arrastando-me ATENO

com fator de prclise, o pronome no pode aparecer entre os verbos

Aux. + particpio (os pronomes se juntam ao auxiliar e jamais ao particpio, de acordo com as circunstncias.

Ex.: Os amigos o tinham prevenido / os amigos tinham-no prevenido - Nunca a tnhamos visto antes nclise dos pronomes O, OS, A e AS: 1. Se o verbo terminar em R, S ou Z, suprime-se esse R, S ou Z e antepe-se L ao pronome oblquo: Comprar + o = compra lo Fizemos + o = fisemo lo Diz + o = di-lo 2. Se o verbo terminar em o, e ou m , antepe-se n ao pronome oblquo: do + o = do no repe + a = repe na dizem + o = dizem no 3. No demais casos nada varia.

Exerccio XVII
1.Indique a opo correta que preenche de forma correta as lacunas da frase: Os Projetos que _____ esto em ordem; _______ ainda hoje, conforme __________ .
a) b) c) enviam-me / devolv-los-ei / lhes prometi enviam-me / os devolverei / lhes prometi enviam-me / os devolverei / prometi-lhes me enviam / devolv-los-ei /prometi-lhes me enviaram / os devolverei / prometi-lhes

d) e)
a) b) c) d) e)

2. A colocao pronominal est de acordo com a norma culta em:


Se lavaram e saram as pressas. Ele sabe que todos receber-me-o com alegria. Eu no direi-lhe o que aconteceu. ao dirigir-me a palavra baixou os olhos. Ele sempre afirma que fala a verdade.

3. assinale a alternativa correta quanto colocao pronominal, de acordo com a mesma culta.
a) O processo da eleio me tem desagradado. b) Ningum se lembrou de que o conclave previsto para o dia 18. c) Os cadeias no deixaram-lhe opo da escolha. d) Em tratando-se de eleio, o voto deve ser secreto. e) Quem garante-me o sucesso da votao.

4.Assinale a alternativa correta quanto colocao pronominal, de acordo com a norma culta.
a) Por que expulsaram-se os holandeses que vieram ao Brasil? b) Nada compara-se a contribuio de Post pintura e, principalmente arquitetura. c) As colnias da Holanda, o governo no as comandava diretamente. d) A ocupao de Pernambuco, foi o conde Mauricio de Nassau que comandou-a. e) Ningum esqueceu-se do episodio da dominao Holandesa.

5.Assinale a alternativa correta quanto colocao pronominal, de acordo com a norma culta.
a) b) Sempre cumprimentaram-na pelo seu aniversario Poucos se negaram a participar da ao voluntaria.

e)

c) d)

Esse o autor que referiu-se o comentarista. Me acusaram daquele ato de covardia. Nunca diga-lhe que estive aqui.

6. Se ningum ___ a verdade, e se precisei lutar para ___ nada ____ a respeito.
a) disse-me, a encontrar, b) disse-me, encontr-la, c) me disse, encontr-la, d) disse-me, encontr-la, e) me disse, encontr-la, se falou se falou falou-se falou-se se falou

7. Assinale a frase com erro de colocao pronominal:


a) Tudo se acaba com a morte, menos a saudade b) Com muito prazer, se soubesse, explicaria-lhe tudo c) Joo tem-se interessado por suas novas atividades d) Ele estava preparando-se para o vestibular de Direito e) Ele no a quer. a) Tudo me era completamente indiferente b) Ela no me deixou concluir a frase c) Este casamento no deve realizar-se d) Ningum havia lembrado-me de fazer as reservas

8. Assinale a frase com erro de colocao pronominal:

9. Assinale a frase incorreta:

a) Nunca mais encontrei o colega que me emprestou o livro b) Retiramo-nos do salo, deixando-os ss c) Faa boa viagem! Deus proteja-o d) No quero magoar-te, porm no posso deixar de te dizer a verdade

You might also like