You are on page 1of 131

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO PROGRAMA REGIONAL DE PS -GRADUAO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO-AMBIENTE

ANLISE DA SUSTENTABILIDADE DO SISTEMA AGROFLORESTAL COM AGRICULTORES FAMILIARES DE NOVA OLINDA E SANTANA DO CARIRI CE.

Manoel Jorge Pinto da Franca

FORTALEZA CEAR 2004

PROGRAMA REGIONAL DE PSGRADUAO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO-AMBIENTE

Manoel Jorge Pinto da Franca

ANLISE DA SUSTENTABILIDADE DO SISTEMA AGROFLORESTAL COM AGRICULTORES FAMILIARES DE NOVA OLINDA E SANTANA DO CARIRI CE.

Dissertao apresentada ao Programa Regional de PsGraduao em Desenvolvimento e Meio Ambiente, SubPrograma da Universidade Federal do Cear, para obteno do Ttulo de Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. rea de concentrao: Economia dos Recursos Naturais. Orientador: Prof. Ph.D. Luiz Antonio Maciel de Paula.

FORTALEZA CEAR 2004

Esta dissertao foi submetida Coordenao do Curso de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, como parte dos requisitos necessrios obteno do Ttulo de Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, outorgado pela Universidade Federal do Cear, e encontra-se a disposio dos interessados na Biblioteca do Departamento de Economia Agrcola da referida Universidade. A citao de qualquer trecho desta dissertao permitida, desde que seja feita de conformidade com as normas da tica cientfica.

_______________________________ Manoel Jorge Pinto da Franca

DISSERTAO APROVADA EM: 29 de outubro de 2004

_______________________________________ Prof. Ph.D. Luiz Antonio Maciel de Paula

_______________________________________ Prof. Dr. Jos Levi Furtado Sampaio

________________________________________ Prof. Dr. Bernardo Melgao da Silva

Aos trabalhadores e trabalhadoras rurais que vivem o amor terra e a cada dia alimentam a esperana de dias melhores; a todas as pessoas que acreditam na transformao, atravs da palavra e da ao; quelas que acreditam na agroecologia, na solidariedade e num mundo mais justo. Aos meus pais, Jos e Rizalva pela minha formao moral e educacional e por acreditarem no meu desenvolvimento. minha esposa Larissa e minha filha Tain pela alegria de viver e vencer, pelo apoio e compreenso.

DEDICO

AGRADECIMENTOS
Ao Ser Superior por fazer acreditar que a nossa passagem pelo mundo necessita de aes que transformem a realidade daqueles que mais necessitam. Aos meus pais, Jos e Rizalva, minha esposa Larissa e minha filha Tain pela importncia, pela fora e apoio na concretizao de um sonho. Aos agricultores e agricultoras que labutam todos dias em busca da melhoria de vida, no meio rural, especialmente, aos agricultores agroflorestais e convencionais de Taboleiro e Catol, pela colaborao e receptividade demonstradas em todos os momentos. Aos amigos e amigas, que fazem a Associao Crist de Base ACB, pelo apoio incondicional ao trabalho e pelo belo exemplo de atuao, atravs de proposies de Polticas Pblicas de Convivncia com o Semi-rido e de Desenvolvimento Local Sustentvel. Ao Professor Ph.D. Luiz Antnio Maciel de Paula, pelo ensinamentos durante a graduao, pela orientao deste momento, e principalmente pela simplicidade, amizade e apoio ao longo deste tempo. Ao Professor Dr. Jos Levi Furtado Sampaio por sua dedicao e apoio na Coordenao do Curso e pela orientao precisa em alguns momentos deste trabalho. Ao Professor Dr. Bernardo Melgao da Silva pelo pronto atendimento ao convite em participar da Banca Examinadora e, principalmente, pelo excelente trabalho em busca de solues cooperativistas e solidrias para o Cariri Cearense. A Professora Ph.D. Maria Irles de Oliveira Mayorga pelo pronto atendimento nos momentos necessrios . Aos demais professores do Curso de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelos valiosos ensinamentos e experincias. Aos funcionrios dos Departamentos de Economia Agrcola e Geografia, pelos momentos que passamos juntos e pelos servios prestados. A todos os colegas do Curso de Mestrado, pelos bons momentos que vivemos juntos, amizade, companheirismo e aprendizado, em especial ao Thomas, Belino, Ubirajara, Cristiane, Vilma, Daniele, Valria, companheiros nos grupos de estudo e de lazer. A amiga Professora Maria Matias URCA pelo apoio na correo do presente trabalho. A CAPES atravs da demanda social pela concesso do apoio financeiro para a realizao do curso.

Aos colegas do Centro Acadmico de Agronomia Dias da Rocha e do Grupo Agroecolgico da UFC, pela construo de conceitos, valores e ideais de transformao da sociedade e do campo.

Canto Cariri
Cariri nas tuas mos a natureza se entrega No deixe desnudarem a serra com fogo, serrotes, machados Cortar a mata sem cuidado vem ferir os nossos olhos Lacrimeja nossa alma se acabar umbuzeiro e pequi Acorda Cariri! Sinta as guas das nascentes Veja o verde que harmonia Tanta vida nesta serra! Se as queimadas no se encerram Tem cuidado Araripe Por favor te cuida no seja mais uma Seja sempre Cariri Seja sempre Cariri Seja sempre Cariri (Lifanco e Kael, 2004)

LISTA DE TABELAS

1 2 3

Faixa de Performance Ambiental Renda Familiar Per Capita Mensal e Percentual da Renda por atividade/ocupao do Agricultor Agroflorestal de Taboleiro Nova Olinda/CE - 2002. Renda Familiar Per Capita Mensal e Percentual da Renda por Atividade/ocupao do Agricultor Convencional de Taboleiro Nova Olinda/CE 2002.

40 44 45 47 48 65 72

4 Renda Familiar Per Capita Mensal e Percentual da Renda por atividade/ocupao do Agricultor Agroflorestal de Catol Santana do Cariri/CE 2002. 5 Renda Familiar Per Capita Mensal e Percentual da Renda por atividade/ocupao do Agricultor Convencional de Catol Santana do Cariri/CE 2002. 6 7 Performance ambiental do agricultor adepto do sistema agroflorestal e do agricultor convencional na comunidade de Taboleiro, municpio de Nova Olinda/CE. Performance ambiental do agricultor adepto do sistema agroflorestal e do agricultor convencional na comunidade de Catol, municpio de Santana do Cariri/CE.

LISTA DE FIGURAS

1 2 3 4

rea queimada em Taboleiro, Nova Olinda Foto do sistema agroflorestal Sistema agroflorestal em Taboleiro Nova Olinda Sistema agroflorestal em Catol Santana do Cariri

2 5 28 30

LISTA DE QUADROS

1 Organizao que os agricultores dos sistemas pesquisados em Taboleiro Municpio de 49 Nova Olinda/CE participam. 2 Tempo de Participao dos agricultores dos sistemas pesquisados em Taboleiro Municpio de Nova Olinda/CE em organizaes. 3 Caractersticas das Habitaes dos agricultores dos sistemas pesquisados em Taboleiro 53 Municpio de Nova Olinda/CE. 4 Recursos existentes nas habitaes dos agricultores dos sistemas pesquisados em Taboleiro municpio de Nova Olinda/CE. 5 Utenslios Domsticos existentes nas habitaes dos agricultores dos sistemas pesquisados 55 em Taboleiro municpio de Nova Olinda/CE. 6 Condies de Lazer dos agricultores dos sistemas pesquisados em Taboleiro municpio de Nova Olinda/CE, em nmeros de horas por ms. 7 Organizaes que os agricultores dos sistemas pesquisados em Catol Santana do Cariri/CE participam. 8 Tempo de Participao em organizaes dos agricultores dos sistemas pesquisados em Catol municpio de Santana do Cariri/CE. 9 Caractersticas das Habitaes dos agricultores pesquisados em Catol Santana do Cariri/CE. 10 Recursos existentes nas habitaes dos agricultores dos sistemas pesquisados em Catol 62 municpio de Santana do Cariri/CE. 11 Utenslios Domsticos existentes nas Habitaes dos agricultores dos sistemas 63 pesquisados em Catol Santana do Cariri/CE. 61 57 57 55 54 50

12 Questionrio Temtico 1 Como o solo tem sido tratado na sua propriedade? 13 Questionrio Temtico 2 Quais os cuidados que so tomados em relao ao uso de adubos nos solos da sua propriedade. 14 Questionrio Temtico 4 Como a gua tem sido cuidada na sua propriedade. 15 Questionrio Temtico 5 Como est a qualidade do ar em sua propriedade? 16 Questionrio Temtico 6 Como a energia e o lixo tm sido tratada na sua propriedade.

66 67 69 70 71

17 Questionrio Temtico 7 Como a vida selvagem e o meio ambiente tm sido tratado na 71 sua propriedade 18 Questionrio Temtico 1 Como o solo tem sido tratado na sua propriedade? 19 Questionrio Temtico 2 Quais os cuidados que so tomados em relao ao uso de adubos nos solos da sua propriedade. 20 Questionrio Temtico 3 Quais os cuidados que so tomados em relao ao uso de 75 agrotxicos na sua propriedade? 21 Questionrio Temtico 4 Como a gua tem sido cuidada na sua propriedade. 22 Questionrio Temtico 5 Como est a qualidade do ar em sua propriedade? 23 Questionrio Temtico 6 Como a energia e o lixo tm sido tratada na sua propriedade. 76 76 77 73 74

24 Questionrio Temtico 7 Como a vida selvagem e o meio ambiente tm sido tratado na 78 sua propriedade

SUMRIO
LISTA DE TABELAS LISTA DE FIGURAS LISTA DE QUADROS APNDICE - TABELAS APNDICE - QUADROS APNDICE MODELO DE QUESTIONRIO RESUMO 1 INTRODUO 1.1 CONSIDERAES GERAIS 1.2 O PROBLEMA E A SUA IMPORTNCIA 1.3 OBJETIVOS 1.3.1 Objetivo Geral 1.3.2 Objetivos Especficos 1.4 ORDENAO FINAL DO TEXTO 2. REVISO DE LITERATURA 2.1.A AGROECOLOGIA 2.2 A SUSTENTABILIDADE 2.3 A ASSOCIAO CRIST DE BASE ACB 2.4 O MERCADO AGROECOLGICO NA REGIO DO CARIRI 2.5 O SISTEMA AGROFLORESTAL xi xii xiii xv xvi xvii xviii 1 1 4 6 6 6 7 9 9 13 16 21 22

3 METODOLOGIA 3.1 REA DE ESTUDO 3.2 POPULAO ESTUDADA 3.3 MTODO DE ANLISE 3.4 VARIVEIS 3.5 FONTE DE DADOS

27 27 30 31 32 40

4. RESULTADO E DISCUSSO 4.1 ANLISE ECONMICA 4.1.1 Anlise da Renda Familiar Taboleiro Nova Olinda 4.1.1.1 Anlise da Renda Familiar Agricultor Agroflorestal 4.1.1.2 Anlise da Renda Familiar Agricultor Convencional 4.1.2 Analise da Renda Familiar Catol Santana do Cariri 4.1.2.1 Anlise da Renda Familiar Agricultor Agroflorestal 4.1.2.2 Anlise da Renda Familiar Agricultor Convencional 4.2 ANLISE SOCIAL 4.2.1 Anlise Social em Taboleiro Nova Olinda 4.2.1.1 Organizao Social 4.2.1.2 Participao em Capacitaes dos Agricultores Pesquisados em Taboleiro Nova Olinda 4.2.1.3 Dados Gerais dos Agricultores Pesquisados sobre Educao em Taboleiro Nova Olinda 4.2.1.4 Condies dos Servios de Sade em Taboleiro Nova Olinda e Aspectos Relativos s Condies de Sade da Famlia do Agricultor Pesquisado 4.2.1.5 Condies e Caractersticas das Habitaes 4.2.1.6 Acesso a Utenslios Domsticos 4.2.1.7 Condies de Lazer Mensal 4.2.2 Anlise Social em Catol Santana do Cariri 4.2.2.1 Organizao Social 4.2.2.2 Participao em Capacitaes dos Agricultores Pesquisados em Catol Santana do Cariri 4.2.2.3 Dados Gerais dos Agricultores Pesquisados sobre Educao em Catol Santana do Cariri 4.2.2.4 Condies dos Servios de Sade em Catol Santana do Cariri e Aspectos Relativos s Condies de Sade da Famlia do Agricultor Pesquisado 4.2.2.5 Condies e Caractersticas das Habitaes 4.2.2.6 Acesso a Utenslios Domsticos 4.2.2.7 Condies de Lazer Mensal 4.3 ANLISE AMBIENTAL

42 42 42 42 44 46 46 47 48 48 48 50 51 51 52 54 55 56 56 58 58 59 60 62 63 64

4.3.1 Analise Ambiental: Taboleiro Nova Olinda 4.3.2 Analise Ambiental Catol Santana do Cariri 5. CONCLUSES E SUGESTES 5.1 CONCLUSES 5.2 SUGESTES BIBLIOGRAFIA CONSULTADA APNDICES

65 72 79 79 83 84 89

RESUMO O presente trabalho teve como objetivo analisar a sustentabilidade dos sistemas agroflorestais difundidos pela Organizao No Governamental ACB Associao Crist de Base e implantados por agricultores familiares, nos municpios de Nova Olinda e Santana do Cariri. Procurou-se realizar um trabalho objetivo, identificando fatores ambientais, sociais e econmicos, que devem ser considerados e que tenham relevncia para o desenvolvimento dos sistemas agroflorestais na regio semi-rida em estudo. A rea de estudo foi a comunidade de Taboleiro Nova Olinda e Catol Santana do Cariri, onde havia as duas experincias que mais caracterizavam a implantao dos sistemas agroflorestais. Para o enriquecimento e visando-se estabelecer bases comparativas, entrevistou-se agricultores familiares que no trabalham a proposta da Agrofloresta, denominados no estudo de agricultores convencionais. Para a anlise ambiental, calculou-se performance ambiental dos sistemas utilizando-se a Metodologia do Guia do Produtor Rural. BNB (1999). Na anlise social, verificou-se os aspectos que podem influenciar decisivamente na validao da proposta, como organizao social, capacitao, educao, sade, habitao, acesso a utenslios domsticos e lazer. Na anlise econmica utilizou-se o clculo da Renda Familiar Per Capita e Renda Percentual por Setor/Ocupao dos agricultores do sistema. De uma maneira geral, analisando os aspectos ambientais, sociais e econmicos, os sistemas agroflorestais se mostraram melhores em relao aos sistemas convencionais. A anlise ambiental constatou a sustentabilidade ambiental em uma rea pesquisada. Percebe-se que as diferenas nos fatores ambientais e sociais das comunidades e entre as propriedades trabalhadas influenciam no resultado final do sistema implantado. Constata-se que mesmo com as melhorias apresentadas pelos sistemas agroflorestais, estes no conseguem a curto prazo resolver todas as dificuldades apresentadas, no podendo, portanto, ser caracterizado como sustentvel, em relao aos trs aspectos estudados. Da necessrio compreender que as concluses aqui apresentadas so parte de um processo e no podem neste momento contemplar o todo. Mas, apresenta, portanto, indicativos importantes para a consolidao de propostas sustentveis de convivncia como o Semi-rido.

1INTRODUO

1.1 CONSIDERAES GERAIS

A agricultura tradicional do Nordeste brasileiro vem apresentando declnio em suas atividades h dcadas, resultado da forma de cultivo que inclui o desmatamento desordenado, broca, queimadas, no utilizao das curvas de nvel, destruio da cobertura vegetal, esgotamento do solo, monocultivo e cultivo pouco diversificado com baixa produtividade. A decadncia do setor agravada ainda pela insuficincia de recursos de custeio e comercializao e pela falta de assistncia tcnica, abalando a economia da regio, atingindo fortemente a pequena propriedade rural.

A regio Nordeste possui cerca de 2,3 milhes de agricultores familiares, representando 53% do total do Pas. Os agricultores familiares esto presentes em 83% dos estabelecimentos rurais do Nordeste, mas a agricultura familiar ocupa apenas 31% da rea regional, numa extenso aproximada de 28,8 milhes de hectares (HABERMEIER & SILVA, 1998, p. 11).

Localizado no Nordeste do Brasil, o Cear apresenta caractersticas fsicas tpicas de regies semi-ridas. O perodo seco na maior parte do estado dura at oito meses, suas chuvas so muito irregulares, e a mdia de precipitao anual de pouco mais de 620 mm. Apresenta temperaturas mdias anuais em torno de 25 C. Seu relevo, de um modo geral, apresenta altitudes de menos de 250 metros, e sua cobertura vegetal caracterstica a caatinga. Na rea dos sertes semi-ridos, o setor agropecurio tem por base a pecuria de corte e uma policultura de milho, feijo e mandioca. A regio sul do Cear, tambm denominada regio do Cariri, que tem como principais centros urbanos Juazeiro do Norte e Crato, apresenta diferenciados usos da terra. Nas reas mais secas da Chapada do Araripe predomina a pecuria extensiva, enquanto que nas suas encostas semimidas desenvolve-se uma policultura de feijo, milho e o cultivo de hortalias. J nos brejos midos plantam-se cana-de-acar e arroz. No tocante a questes ambientais da regio, o processo de desertificao apresenta-se preocupante.
As reas susceptveis de desertificao na regio Nordeste se estendem por toda regio do semi-rido (RSA) aqui identificada como a rea do polgono das secas, cobrindo 70% da

regio como um todo. Com relao ao Brasil, do ponto de vista populacional a RSA-NE abriga um contigente que vem decrescendo. Desde 1970, quando era 19.7% da populao total, atingindo em 1996,uma cifra de 14.7%. (VASCONCELOS, 2002, p.48).

FIGURA 1 rea queimada em Taboleiro, Nova Olinda. Fonte: Manoel Jorge Pinto da Franca

Atentos a esta realidade a ACB - Associao Crist de Base, na inteno de atenuar e solucionar os efeitos deste problema, vem trazendo alternativas e desenvolvendo aes atravs de propostas agroecolgicas para a agricultura familiar. A ACB uma organizao no governamental, que tem por finalidade assessorar homens e mulheres no campo e na cidade nas reas de organizao comunitria, tecnologias alternativas e produo rural. Busca difundir tcnicas apropriadas preservao e ao manejo sustentvel dos recursos naturais de modo a sensibilizar o produtor familiar para a adoo de um modelo de agricultura, que desenvolva a produo ecolgica, considerando as relaes de gnero na construo de uma nova sociedade com justia, igualdade e democracia. A ACB vem trabalhando, desde de 1994, com o desenvolvimento de propostas agroecolgicas, fundamentadas especialmente na implementao de sistemas agroflorestais

integrados. Atualmente, esto implantadas 31 unidades desse sistema em diferentes estgios de desenvolvimento na regio do Cariri. Segundo Habermeier e Silva (1998, p.18), a proposta da agrofloresta, combina culturas agrcolas com outras plantas, integrando as espcies nativas e as culturas introduzidas, que melhoram o solo e aumentam a vida da terra. Atravs de consrcios densos de plantas cultivadas, plantas adubadoras e rvores nativas, manejadas com capinas seletivas e podao, a agrofloresta aproveita a fora da vegetao para recuperar e melhorar o solo, ao mesmo tempo que produz os alimentos e outros produtos agrcolas que a agricultura familiar precisa para viver bem. Para Altieri (2001, p.36), a abordagem agroecolgica tambm mais sensvel s complexidades dos sistemas locais. Nela, os critrios de desempenho incluem no s uma produo crescente, mas tambm propriedades como sustentabilidade, segurana alimentar, estabilidade biolgica, conservao de recursos e eqidade. O aumento da conscientizao dos agricultores a respeito dos problemas relacionados ao meio-ambiente e importncia do manejo sustentvel de suas atividades agrcolas; o mercado crescente dos produtos orgnicos e o reconhecimento de instituies como Universidades, empresas de pesquisas, bancos e dos prprios agricultores, vm validando a proposta e a busca de solues sustentveis para a agricultura familiar da regio. Um exemplo deste fato ocorre nas regies onde a proposta do sistema agroflorestal est sendo implantada, j sendo perceptvel uma busca pelos conhecimentos e tcnicas do mtodo, bem como a crescente adoo ao sistema. 1.2 O PROBLEMA E SUA IMPORTNCIA O Brasil priorizou um modelo de desenvolvimento pautado na tecnologia de ponta e altamente dependente de insumos e capital. A agricultura um exemplo, com sua produo voltada principalmente para o mercado de exportao, em detrimento da produo de alimentos para o mercado interno. A agricultura empresarial, com seu grande poder de compra e manipulao atrelado ao pacote tecnolgico vindo do exterior, penaliza a pequena propriedade familiar e o saber tradicional adquirido pela experincia de cultivos seculares. A explorao baseada no paradigma qumico faz surgir srios problemas ambientais danosos para a sade humana e animal, como tambm a degradao do solo e recursos hdricos.

O retrato de um modelo voltado para o capital, reflete-se em todos os setores sociais, na economia, na sade, na educao. No Estado do Cear, onde esto localizadas as reas mais pobres do pas, a situao alarmante.

A populao do Cear em 2001, foi estimada 7,57 milhes de habitantes, equivalente a 4,5% da populao nacional. Dos 184 municpios, a capital do Estado, Fortaleza, concentra 28,8% da populao e grande parte da atividade econmica. Dessa massa populacional interiorana e litornea 53,6% residem nas reas urbanas e 46,4% nas reas rurais. A renda mdia da populao do restante do Estado de R$ 115,00 mensais, menos da metade da renda mdia da Regio Metropolitana que de R$ 258,00. No meio rural, verifica-se uma renda mdia mensal de R$ 74,00,equivalente a 28,26% da renda da Regio Metropolitana. (BEZERRA, 2004, p. 25).

A adoo do paradigma qumico-mecnico trouxe conseqncias desastrosas para o meio ambiente, degradao do solo, eroso, desmatamento, queimadas, desertificao, poluio dos mananciais, diminuio da biodiversidade, envenenamento, enfim, o empobrecimento do homem do campo e o xodo rural. Com a crescente busca de alternativas para a convivncia com o semi-rido, diversas entidades governamentais e no governamentais apresentam experincias agroecolgicas exitosas, que contribuem conjuntamente na proposio de polticas pblicas para o semi-rido. Os sistemas agroflorestais representam hoje, atravs da proposio de algumas organizaes do semi-rido nordestino, uma poltica real de convivncia com o ecossistema da caatinga. Incentivos governamentais j foram criados, a exemplo da linha de crdito de investimento para a silvicultura e sistemas agroflorestais (PRONAF Programa Nacional de Fortalecimento da agricultura familiar FLORESTA) e inclusive com recomendaes s instituies financeiras para que dem preferncia ao atendimento creditcio das propostas que objetivem a produo agroecolgica ou orgnica. Apesar dos avanos dos modelos agroecolgicos de produo nos aspectos da produo, crdito, comercializao e mercado, a adoo por parte dos agricultores e agricultoras ainda se mostra pontual e incipiente. Fatores como a baixa escolaridade dos agricultores/as, a descrena dos agricultores/as e a ausncia de assistncia tcnica capacitada, em modelos de produo agroecolgicos, dificultam a disseminao das experincias agroecolgicas como os sistemas agroflorestais. Diante desse quadro, a anlise dos sistemas agroflorestais implantados na regio do Cariri, poder ratificar ou no a sua finalidade maior de buscar a sustentabilidade sob o ponto de vista econmico, ambiental, social e cultural. A grande questo que se coloca os sistemas agroflorestais ou agroflorestas existentes na regio do Cariri so sustentveis?

Aps aproximadamente nove anos de trabalho com o sistema agroflorestal tornam-se necessrios e oportunos um balano e avaliao da efetividade do sistema. O intuito do presente trabalho analisar se o sistema alcanou a sustentabilidade, em seus aspectos econmicos, sociais e ambientais durante o perodo em que est implantado.

FIGURA 2 Foto do sistema agroflorestal Fonte: Manoel Jorge Pinto da Franca

1.3 OBJETIVOS

Para a adoo e implantao dos sistemas agroflorestais, necessrio ter percepo e compreenso das complexidades do agroecossistema. A viso de interdisciplinaridade se materializa nas diferentes interligaes dos fatores ambientais, sociais e econmicos, que juntos podem caracterizar a sustentabilidade da atividade. Os fatores ambientais so importantes para a conservao e melhoria dos recursos como solo, gua, fauna, flora, e que so diferenciais marcantes do sistema agroflorestal para o sistema convencional de produo.

O estudo dos fatores sociais para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores e agricultoras dos sistemas agroflorestais importante, pois apresentam conceitos, concepes, modelos de participao e de deciso diferenciados dos sistemas convencionais de produo. E, por fim, a anlise econmica avaliar os sistemas agroflorestais no que diz respeito melhoria da renda a partir da adoo deste modelo, ou se o modelo convencional apresentar-se superior.

1.3.1 - Objetivo Geral

Analisar se o sistema agroflorestal trabalhado por agricultores familiares de Nova Olinda e Santana do Cariri - CE alcanou a sustentabilidade.

1.3.2 Objetivos Especficos

a) Identificar os fatores ambientais que devem ser considerados no Sistema Agroflorestal; b) Identificar as condies sociais da comunidade e a repercusso do Sistema Agroflorestal na melhoria da qualidade de vida; c) Identificar os aspectos econmicos importantes do Sistema Agroflorestal .

1. 4 Ordenao final do texto

A presente dissertao est distribuda em cinco captulos, seguindo as normas cientificas e organizada para a melhor compreenso do trabalho. O primeiro captulo iniciado com as consideraes gerais sobre o tema a ser pesquisado, dentro do contexto nacional, regional e local, enfocando principalmente o inicio da implantao dos sistemas agroflorestais na regio do cariri. Em seguida, tratou-se da definio do problema e a sua importncia como alternativa de modelo sustentvel ao modelo convencional vigente. Contem ainda objetivo geral e especficos a serem trabalhados e todo o ordenamento do texto, visando melhor orientao e leitura.

O segundo captulo tem incio com o aprofundamento do tema agroecologia, apresentando conceitos e seu processo de evoluo e desenvolvimento, ao longo do tempo. So relatadas pesquisas na rea e citadas experincias de sucesso a nvel internacional e nacional. Ainda, no segundo capitulo, a questo da sustentabilidade evidenciada por fazer parte do problema do presente trabalho, so apresentados diferentes conceitos e trabalhos sobre indicadores de sustentabilidade para sistemas agroflorestais. Traz ainda a Histria da Associao Crist de Base ACB, entidade que difundiu os sistemas agroflorestais na regio. Mostra um trabalho sobre o mercado agroecolgico na regio do Cariri, a boa aceitao e as perspectivas de comercializao para estes produtos no mercado local. Por fim, aborda com mais detalhamento o histrico dos sistemas agroflorestais, conceitos e manejo realizado no sistema. O terceiro captulo refere-se aos aspectos da metodologia, com enfoque na caracterizao geogrfica da rea de estudo, caracterizao dos municpios, fonte de dados, populao estudada, mtodo de anlise e variveis. O quarto captulo dedicado aos resultados e discusso, onde so apresentadas as anlises ambientais, sociais e econmicas das duas comunidades pesquisadas. O quinto e ultimo capitulo composto das concluses e sugestes apresentadas pelo autor.

2 REVISO DE LITERATURA

Este captulo pretende abordar os aspectos importantes para a compreenso do presente estudo. Iniciando com os conceitos e abordagens mais gerais sobre agroecologia e sustentabilidade. Em seguida, toma com referncia temas de importncia local, como o histrico da Associao Crist de Base, seu trabalho para a implantao dos sistemas agroflorestais e o estudo sobre o mercado agroecolgico na regio do Cariri Cearense. Finalizando o captulo, apresentado o histrico, os conceitos, as tcnicas de implantao dos sistemas agroflorestais na regio do Cariri.

2.1 A AGROECOLOGIA

Para que se possa entender o contexto em que a Agroecologia surgiu e como seu movimento ganhou maior representatividade na sociedade, importante tomar como referncia a dcada de 1960, com a chegada da Revoluo Verde e seu conjunto de descobertas, colocadas naquele momento a servio da agricultura. O chamado pacote tecnolgico trouxe para o cenrio agrcola um novo modelo de desenvolvimento, totalmente fora da realidade econmica, social, ambiental e cultural das populaes dos pases do terceiro mundo. Fundamentado num conjunto de insumos e descobertas cientficas, formava a coluna vertebral que sustentava a chamada agricultura convencional, sendo estes, o uso intensivo do solo, a monocultura, o controle qumico de pragas, o uso de adubos inorgnicos, irrigao e manipulao gentica das plantas. As prticas da agricultura convencional encontraram, na agricultura local, o uso secular do fogo e o desmatamento, formando assim o ambiente ideal para levar a agricultura familiar ao declnio e dominao, gerando a crise que atravessa hoje este setor.

Segundo Altieri (2001, p.18), a Agroecologia uma nova abordagem que integra princpios agronmicos, ecolgicos e socioeconmicos compreenso e avaliao do efeito das tecnologias sobre os sistemas agrcolas e a sociedade como um todo. Ela utiliza os agroecossistemas como unidade de estudo, ultrapassando a viso unidimensional gentica, agronomia, edafologia incluindo dimenses ecolgicas, sociais e culturais. (...) A partir da revoluo verde a agricultura moderna ou qumica passou a dominar o cenrio agrcola mundial, para Altieri, (2001, p.15 ), O modelo de desenvolvimento dominante fracassou e provocou uma crise no modelo agrcola-ecolgico, especialmente no Terceiro

Mundo. O paradigma tecnolgico pensado fora da realidade dos pases pobres, no conseguia promover um desenvolvimento que atingisse a todas as camadas e ao mesmo tempo se mostrasse sustentvel. Este modelo mostrou-se ineficaz para a resoluo dos problemas da pobreza, da fome, da desnutrio, das questes ambientais e principalmente dos agricultores pequenos e pobres do Terceiro Mundo.

Os problemas sociais se agravaram com a sada do homem do campo para a cidade grande. No entanto, a pesquisa e a extenso buscaram solues pautadas no paradigma convencional, baseado na adubao qumica e uso de agrotxicos. Cavalet (1996, p. 20) afirma que o modelo de produo adotado no Brasil a partir da dcada de sessenta, baseado no pacote tecnolgico, ocasiona uma total desestruturao do regime de produo baseado na propriedade familiar. Com a retomada da produo, baseada no paradigma qumico, surgiram srios problemas ambientais, acarretando danos para a sade animal e humana. Os efeitos benficos atribudos a um agroecossistema equilibrado so vrios, melhoria da cobertura e fertilidade do solo, aumento da diversidade de espcies e conseqente crescimento da resilincia do ecossistema, diversificao da produo, refletindo no ganho temporal, espacial e econmico, melhoria das condies de armazenamento de nutrientes e gua no solo, garantia de uma produo sustentvel e mercado em ampla expanso para produtos agroecolgicos. Dentro da viso de agricultura, que busca maior harmonia com o meio ambiente, algumas universidades, empresas de pesquisa, vrias organizaes no governamentais, principalmente s de atuao no Terceiro Mundo optaram pelo caminho da agroecologia, fundamentadas principalmente na observao dos sistemas agrcolas tradicionais.

Altieri (2001, p. 40) relata que uma ONG hondurenha chamada Loma Linda, desenvolveu um sistema simples de plantio sem revolvimento do solo. Enquanto a terra est em pousio, as ervas adventcias so retiradas com um faco ou outra ferramentas apropriadas, sem remover o solo. Com o auxlio de uma enxada ou um arado pequeno, abrem-se pequenos sulcos a cada 50-60 cm, seguindose a curva de nvel. As sementes e o composto e/ou esterco de aves so colocados no sulco e cobertos com terra. Na medida em que cresce o cultivo, as ervas adventcias so mantidas roadas para evitar competio excessiva e sua biomassa deixada no local como cobertura e como fonte de matria orgnica. Podem ser obtidas excelentes colheitas sem o uso de fertilizantes qumicos e, o mais importante, sem uma perda significativa de solo. Gliessman (2001, p. 424), observou atravs de um estudo de caso com o cultivo de cobertura, com centeio e fava misturados para o cultivo de inverno em reas para produo de hortalias. O cultivo de cobertura de mltiplas espcies usado por produtores locais desde a virada do sculo. Eles plantam a mescla gramnea-leguminosa aps a colheita da safra de vero, antes de comearem as chuvas de inverno. Ela cresce nos meses midos e frios do inverno e discada em maro ou incio de abril. As hortalias so, ento, plantadas no fim de maio. O estudo da Universidade da Califrnia, Santa Cruz (UCSC) foi feito com repolho. A fava traz nitrognio para dentro do sistema pela simbiose com bactrias fixadoras, mas produz biomassa limitada e tem apenas um efeito menor sobre o crescimento das ervas. Quando a fava e o centeio so plantados juntos, as vantagens de

ambos so combinadas: a mescla suprime o crescimento das ervas, altamente produtiva e adiciona nitrognio ao sistema. Mas isso no tudo. A mescla da cobertura aumenta mais o nitrognio no solo do que um plantio solteiro da leguminosa, mesmo quando este tem biomassa maior. possvel que a maior quantidade de matria orgnica incorporada junto com a fava desacelere a decomposio, retendo mais nitrognio no solo. A cobertura mista tambm provou ser benfica ao cultivo seguinte de hortalias. Embora o rendimento do repolho fosse mais alto no tratamento somente com a fava, ele no foi estatisticamente diferente do obtido no tratamento com centeio-fava, e ambos foram significativamente mais altos do que aqueles na cobertura solteira de centeio e no controle. Devido maior quantidade de matria orgnica que adiciona ao solo, o cultivo de cobertura mista provavelmente mostraria benefcios mais significativos ao longo do tempo.

Dentro da realidade nordestina, particularmente no Cear, algumas pesquisas tm fortalecido propostas de desenvolvimento de alternativas tecnolgicas para uma manejo sustentvel das atividades agrcolas e pecurias do semi-rido nordestino.

Segundo Arajo Filho & Carvalho (1997, p. 12) a manipulao da caatinga, seguida de prticas de conservao dos recursos naturais, pode aumentar a disponibilidade de forragem em at 80%. Desta forma, quatro nveis de manipulao se destacam: o rebaixamento, o raleamento, o rebaixamentoraleamento e o enriquecimento. O rebaixamento consiste no corte da parte area das espcies lenhosas, a uma altura de 40cm do solo. O objetivo aumentar a disponibilidade e melhorar a qualidade da forragem da caatinga para a criao de caprinos, os quais tm nas folhas de espcies lenhosas o principal componente de sua dieta. O raleamento consiste no controle das espcies lenhosas sem valor forrageiro, com objetivo de incrementar a participao do estrato herbceo na produo de fitomassa da pastagem e melhorar as condies da caatinga para a criao de bovinos e ovinos. O rebaixamentoraleamento a combinao das duas prticas anteriores, resultando nos melhores nveis de produo da caatinga, uma vez que possibilita, simultaneamente, a obteno de vrios produtos. Requer, no entanto, um conhecimento mais detalhado dos diversos usos que uma mesma espcie pode ter. O enriquecimento trata-se do plantio de espcies forrageiras nativas e/ou exticas, adaptadas as condies de semi-ridez do Nordeste, sendo a opo que acarreta maior incremento produo de forragem e ao desempenho animal.

Outra experincia importante vem sendo feita por uma ONG cearense denominada ESPLARCentro de Pesquisa e Assessoria.

Segundo o relato de Lima (2000, p. 105), o manejo agroecolgico de consrcios com algodoeiro (Gossypium hirsutum), realizado por agricultores familiares do municpio de Tau, Ce, vem resultando, desde 1997, na colheita de algodo orgnico, que responde a uma demanda do mercado, atendida ainda em escala reduzida. Para tanto, est em curso um programa de P&D, constitudo de uma pesquisa experimental de natureza participativa, envolvendo diretamente agricultores familiares, ao mesmo tempo em que se realiza a difuso da proposta agroecolgica, para um pblico mais amplo. A organizao, o beneficiamento e a comercializao da produo so realizados por uma associao de agricultores familiares, a ADEC e vem resultando na agregao de valor ao algodo certificado como orgnico.As tcnicas empregadas vm favorecendo a conservao dos recursos naturais, em especial do solo e a biodiversidade e uma maior autonomia dos produtores em relao ao uso de insumos externos. Resultam tambm numa crescente adeso desses agricultores ao manejo agroecolgico em outras reas de suas propriedades.

A convivncia com pragas est sendo conseguida sem qualquer emprego de agrotxicos, atravs de tcnicas de manejo, uso de inseticidas naturais e controle biolgico. A convivncia com o bicudo (Anthonomus grandis) ainda se constitui num problema para o qual esto sendo buscadas solues

A divulgao das experincias vem resultando num crescente interesse de agricultores, ONGs, cooperativas, prefeituras municipais, bancos e outras instituies, dentro e fora do Cear, pelo emprego do manejo agroecolgico. Duas experincias merecem relato, a das ONGs CEPEMA, que desenvolve o trabalho de cultivo do caf orgnico com agricultores familiares do macio do Baturit CE; e o da ADAO, que possui um trabalho de organizao de produtores e cultivo de produtos orgnicos, na regio da Ibiapaba -CE, realizando a comercializao no mercado de Fortaleza Cear.

Mapurunga (2000, p. 96), em um estudo de caso sobre a sustentabilidade da agricultura orgnica no municpio de Guaraciaba do NorteCe, conclui que a atividade orgnica quando comparada atividade convencional economicamente vivel porque uma atividade que gera renda suficiente para o produtor de produtos orgnicos e sua famlia vivam com dignidade. socialmente justa, pois sendo uma atividade que exige um maior nmero de mo-de-obra, devido maioria das atividades serem feitas manualmente, possibilita maiores condies para que os agricultores e seus familiares, permaneam no campo, evitando assim, o xodo rural e o conseqente impacto negativo nas grandes cidades, amenizando problemas sociais como a marginalizao e a prostituio. ambientalmente sustentvel porque viabiliza a recuperao do solo e da gua, componentes de vital importncia para a nossa sobrevivncia, assegurando a utilizao racional dos recursos, permitindo s futuras geraes se beneficiar tambm com o uso desses recursos. Os aspectos econmicos, sociais e ambientais analisados e que foram favorveis sustentabilidade, s o foram devido ao sistema cooperativo proposto pela ADAO (Associao para o Desenvolvimento da Agricultura Orgnica).

2.2 A sustentabilidade O desafio da sustentabilidade est presente em todos os campos do conhecimento humano. So inmeras as definies atribudas ao termo sustentabilidade, todas, no entanto, apresentam as relaes sociais, econmicas e ambientais como fatores imprescindveis para sua concretizao.

O principio de sustentabilidade surge no contexto da globalizao como marca de um limite e o sinal que reorienta o processo civilizatrio da humanidade. A crise ambiental veio questionar a racionalidade e os paradigmas tericos que impulsionaram e legitimaram o crescimento econmico, negando a natureza. A sustentabilidade ecolgica aparece assim como critrio normativo para a reconstruo da ordem econmica, como uma condio para a sobrevivncia humana e um suporte para chegar a um desenvolvimento duradouro, questionando as prprias bases de produo. A viso mecanicista de razo cartesiana converteu-se no princpio constitutivo de uma teoria econmica que predominava sobre os

paradigmas organicistas dos processos de vida, legitimando uma falsa idia de progresso da civilizao moderna. Desta forma, a racionalidade econmica baniu a natureza da esfera da produo, gerando processos de destruio ecolgica e degradao ambiental. O conceito de sustentabilidade surge, portanto, do reconhecimento da funo de suporte, da natureza, condio e potencial do processo de produo. (Leff, 2001, p. 15)

Fundamentado fortemente numa viso mecanicista e cartesiana a cincia agronmica legitimou a agricultura moderna. O cenrio agrcola mundial passou a ser dominada por um pacote agroqumico, a sustentabilidade dos ecossistemas foi relegada a um plano secundrio, onde o busca desesperada pelo resultado econmico transformou-se no principal objetivo a ser alcanado. Para compreender a sustentabilidade necessrio olhar o mundo de maneira diferenciada, buscando uma viso holstica.

Para Capra (1982, p. 44) no sculo XX, entretanto, a fsica passou por vrias revolues conceituais que revelam claramente as limitaes da viso de mundo mecanicista e levam a uma viso orgnica, ecolgica, que mostra grandes semelhanas com vises dos msticos de todas as pocas e tradies. O universo deixou de ser visto como uma mquina, composta de uma profuso de objetos distintos, para apresentar-se agora como harmonioso e indivisvel, uma rede de relaes dinmicas que incluem o observador humano e sua conscincia de um modo essencial. (...) No inicio do sculo, quando os fsicos estenderam o alcance de suas investigaes aos domnios dos fenmenos atmicos e subatmicos, tomaram subitamente conscincia das limitaes de suas idias clssicas e tiveram que rever radicalmente muitos dos seus conceitos bsicos a cerca da realidade. A experincia de terem de questionar a prpria base de sua estrutura conceitual e de se verem forados a aceitar profundas modificaes de suas caras idias foi marcante e, freqentemente, dolorosa para esses cientistas, sobretudo durante as primeiras dcadas do sculo, mas foi recompesada por insgiht profundos da natureza da matria e da mente humana. (Capra, 1982, p. 44)

A sustentabilidade, especificamente relacionada com a agricultura, que o principal suporte da sustentabilidade, pode classificar seu ambiente nos seguintes nveis: global, nacional, regional, de propriedade, de ecossistema e de sistema de produo, sendo este ltimo tambm denominado agroecossistema. (Camino & Muller, 1993 apud Daniel et al,1999).

Os enfoques que percebem o problema da sustentabilidade somente como um desafio tecnolgico da produo no conseguem chegar as razes fundamentais da nosustentabilidade dos sistemas agrcolas. Novos agroecossistemas sustentveis no podem ser implementados sem uma mudana nos determinantes socioeconmicos que governam o que produzido, como produzido e para quem produzido. Para serem eficazes, as estratgias de desenvolvimento devem incorporar no somente dimenses tecnolgicas, mas tambm questes sociais e econmicas. Somente polticas e aes baseadas em tal estratgia podem fazer frente aos fatores estruturais e socioeconmicos que determinam a crise agrcola-ambiental e a misria rural que ainda existem no mundo em desenvolvimento (Altieri, 2001, p.16).

Os sistemas agroflorestais apresentam muitas caractersticas de sustentabilidade pela diversidade de usos e aproveitamentos, pela incluso de rvores no sistema de produo agropecurio, pelo aproveitamento dos recursos naturais e humanos, podendo se adequar a cada realidade e pelo aumento do nmero de servios.

Daniel et al. (1999, p. 381) realizaram um trabalho, que tinha como objetivo definir um conjunto de indicadores biofsicos que se adaptasse aos diferentes modelos de sistemas agroflorestais. Encontraram um total de 117 indicadores biofsicos de sustentabilidade, ocorrendo um decrscimo para 100 indicadores no sistema que apresenta os componentes agrcola e florestal. Os elementos flora, fauna, energia e gua apresentaram maior nmero de opes de indicadores na categoria recursos exgenos. Como a realidade de cada sistema agroflorestal diferenciada, o nmero significativo de indicadores permite ao pesquisador a escolha adequada para avaliao de sustentabilidade.

Leff (2001), alerta para a necessidade de reorientao do processo de civilizao

da

humanidade, tomando como base o principio da sustentabilidade. A crise ambiental atual ratifica o equvoco da opo de se atingir o crescimento econmico negando a importncia da natureza. Fazse necessrio um novo ordenamento econmico, baseada em diferentes critrios de sustentabilidade, e colocando a sustentabilidade ecolgica como instrumento normativo fundamental para o desenvolvimento e para a sobrevivncia da humanidade. Para isto, importante entender as variadas e diferentes dimenses da sustentabilidade.

No planejamento do desenvolvimento deve-se considerar, concomitantemente, as seguintes dimenses: Sustentabilidade social; parte do princpio da justia social, ou seja, embasa-se nos conceitos de melhor distribuio de renda e de bens, de modo a permitira reduo das diferenas nos padres de vida entre classes sociais. Sustentabilidade econmica: refere-se ao timo locacional e gesto eficiente dos recursos, assim como a um constante fluxo de inverses pblicas e privadas que, necessariamente, devem ser analisadas no somente pela tica do retorno empresaria, mas tambm em termos de retorno social. Sustentabilidade ecolgica: relaciona-se com o uso adequado dos recursos dos diversos ecossistemas, com destaque para os produtos fsseis e resduos de origem industrial. Esse processo de simbiose pode ser equilibrado por meio de tecnologias apropriadas ao desenvolvimento urbano, rural e industrial. Define um arcabouo institucional ajustando o desenho das instituies a um novo modelo de proteo dos recursos naturais. Sustentabilidade espacial: adquirida a partir da eqidade distributiva territorial dos aglomerados humanos e econmicos, objetivando minimizar o impacto nas regies metropolitanas, proteger os ecossistemas frgeis e instituir unidades de reservas naturais a fim de proteger a biodiversidade. Sustentabilidade cultural: inclui solues criativas para o conceito de ecodesenvolvimento, por meio de solues especficas que possibilitem a continuidade cultural, contemplando-se a regio, a sua cultura e seu ecossistema. Sustentabilidade ambiental: consiste em se respeitar a capacidade de suporte, resistncia e resilincia dos ecossistemas.

Sustentabilidade poltica nacional: baseada na democracia e no respeito aos direitos humanos, de modo que o Estado implemente um projeto nacional em parceria com todos os atores desse processo. Sustentabilidade poltica internacional: consiste na aplicao do princpio da precauo na gesto dos ativos ambientais, assim como garantir a paz entre naes e promover a cooperao internacional nas reas financeiras e de cincia e tecnologia. (Mota, 2001 apud Sachs, 2000).

Dentro desse arcabouo de conceitos sobre sustentabilidade, importante considerar neste estudo, os valores e as tradies do agricultor e da agricultora nordestina, marcados com profundos traos do coronelismo e nas relaes de subservincia que dominou e ainda insiste em dominar a populao sertaneja. Nesta viso, o entender de sustentabilidade para o homem e a mulher sertaneja, pode ter diferentes leituras, podendo ser apenas o resultado de uma produo agrcola e pecuria, que satisfaa as necessidades de sua famlia, ou ainda mais alm, a ampliao de suas posses e melhoria de vida, que consiga manter a famlia unida, evitando o xodo rural to freqente, na regio nordestina. Considerando neste aspecto, o importante papel da agricultura, principal meio de vida como definem os prprios agricultores e agricultoras, faz-se necessrio com urgncia a elaborao e aplicao de polticas pblicas que contemplem as verdadeiras necessidades da populao rural nordestina.

2.3 A associao crist de base ACB

A gestao da Associao Crist de Base - ACB deu-se, ainda, nos trabalhos de base realizados na Fundao Padre Ibiapina ligada a Diocese de Crato-CE. A independncia de pensamento e as aes voltadas para a conscientizao poltica do pblico trabalhado, distanciou um grupo de pessoas do comando superior da Fundao havendo, ento, a ruptura e a posterior sada da Fundao Padre Ibiapina. A idia inicial era trabalhar a assessoria junto aos Sindicatos e Associaes Comunitrias. Os primeiros encontros aconteceram na comunidade de Triunfo, no municpio de Nova Olinda e em reunies informais na casa de amigos e na praa da Quadra Bicentenria, no municpio do Crato. O trabalho de organizao comunitria era realizado atravs dos ncleos de base, estes representavam uma parte da ACB nas comunidades. A outra vertente trabalhada era a assessoria a organizao sindical, realizada atravs de reunies, cursos de sindicalismo, reforma agrria, entre outros temas. Tais atividades ajudaram no fortalecimento das aes dos Sindicatos de Crato, Potengi, Nova

Olinda e outros sindicatos em toda regio do Cariri. Estas aes culminaram com a criao da primeira secretaria da entidade, denominada de Secretaria de Educao para a Cidadania. A ACB passa seus trs anos iniciais sem registro de direito, mas realizando seu trabalho de fato. Em 04 de julho de 1982, finalmente surge a ACB com o objetivo de oportunizar populao empobrecida, sobretudo a rural, pblico alvo da entidade, o espao, os conhecimentos e a organizao necessria ao seu desenvolvimento, sua ao crtica e a luta por liberdade, sustentabilidade econmica e dignas condies de vida. A ACB, desde sua fundao, coloca-se em apoio aos movimentos sociais, tendo desempenhado importante papel na ocupao e posterior posse de uma rea pertencente Empresa de Pesquisa Agropecuria do Cear em Milagres-CE, empresa atualmente extinta. Desempenhou importante papel apoiando o movimento de ocupao das terras histricas do Caldeiro do Beato Jos Loureno, onde hoje se consolidou o Assentamento 10 de Abril, na cidade do Crato-CE. Outro momento de participao da ACB foi a discusso e ocupao das terras onde atualmente est situado o Assentamento So Joo, na cidade de Antonina do Norte-CE. Vale destacar que atores como Movimento dos Trabalhadores Sem Terra-CE, Federao dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Cear, Comisso Pastoral da Terra, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e outras entidades tiveram tambm sua participao e foram importantes nas conquistas realizadas pelos movimentos sociais, nestes ltimos anos no Cariri e no Cear. No decorrer desta jornada, a ACB se fortalece e consegue apoio e recursos de Organizaes Internacionais de Cooperao e algumas parcerias internas, como resultado ocorre a melhoria na estrutura fsica e a aquisio de equipamentos para entidade e para os grupos beneficiados, onde houve a compra de automvel, trator, mquina copiadora, entre outros equipamentos. A partir de 1989, a entidade passa a discutir o modelo e a atuao na perspectiva de criao de uma nova secretaria, voltada para o trabalho de assessoria ao agricultor e agricultora familiar. Nasce, ento, a segunda secretaria, denominada de Secretaria de Produo Agrcola. A partir deste momento, a entidade passa a atuar na elaborao e aplicao de propostas e projetos de gerao de renda, destacando para isso a capacitao em diversas reas, como prticas de conservao do solo, apicultura, criao de caprinos, sunos e aves, construo de cisternas de placa, conscientizao e trabalho de reconstruo de nascentes e como incentivo para implantao dos projetos, foi criado o fundo rotativo, que um pequeno crdito com recursos da prpria entidade voltado para a aplicao nas atividades produtivas como forma de gerar renda para as comunidades beneficiadas. Atravs destas capacitaes, foram implantados projetos produtivos em associaes, grupos de produtores e

mulheres de vrias comunidades assessoradas pela ACB, fortalecendo substancialmente a organizao comunitria e contribuindo de maneira positiva na melhoria de qualidade de vida. A Secretaria de Produo Agrcola nasce com a preocupao de fomentar a discusso sobre os problemas ambientais decorrentes das aes humanas. Dentro desta viso, a secretaria passa a difundir tcnicas de preservao, conservao, manejo racional e sustentvel dos recursos naturais da regio do Araripe. Este objetivo tem a clara preocupao de permitir o uso racional do solo e da gua que, no ecossistema local fragilizado, fator importante para a manuteno da produo, da resilincia do ecossistema. No decorrer dos anos, a instituio busca amadurecer propostas de convivncia no semirido nordestino, tendo como suportes a educao ambiental, o controle e preveno desertificao. A ACB leva um grupo de assessores e agricultores para conhecer e discutir o sistema agroflorestal (agrofloresta), desenvolvido pelo pesquisador e agricultor suo, Ernst Gtsch, no sul da Bahia. O pesquisador suo vem discutir o sistema agroflorestal e sua aplicabilidade dentro de uma realidade diferenciada do Cariri cearense e visita algumas reas trabalhadas pela entidade. Deste encontro, origina-se o trabalho com sistema agroflorestal desenvolvido e acompanhado pela ACB no Cariri. A partir deste momento, a entidade passa a trabalhar a sensibilizao, implantao e difuso do sistema agroflorestal como proposta vivel de adoo para o modelo agrcola regional. A ACB fundamenta cada vez mais sua poltica de atuao voltada fortemente para a organizao comunitria solidria e cidad e para um modelo de agricultura baseado na agroecologia. Em todo o trabalho desenvolvido, no mbito das duas secretarias, tanto na de Educao para a Cidadania como na de Produo Agrcola, dado um enfoque especial na discusso de gnero. A mulher passa a compreender seu importante papel na sociedade e a opinar nas discusses, elaboraes e execues de projetos, contribuindo para sua incluso social e gerao de renda. A metodologia do trabalho participativo, realizada atravs de cursos, oficinas, seminrios, palestras, encontros, visitas de intercmbios, acompanhamentos e assessoria a grupos de agricultores(as), mulheres, jovens, associaes e federaes de associaes apontou para a entidade a necessidade de se trabalhar propostas sustentveis tanto do ponto de vista das iniciativas individuais como dos grupos trabalhados. A ACB passa a trabalhar nas comunidades uma proposta integrada de cidadania e de sustentabilidade econmica, social, ambiental e cultural. Dentro do processo de construo coletiva e participativa, a entidade utiliza reunies, denominadas de Encontros Regionais como mecanismo de avaliao e planejamento das atividades.

Nestes encontros, se busca a participao de pessoas das diferentes comunidades trabalhadas pela ACB. Neste momento h o levantamento das demandas, so relatados os avanos e dificuldades de cada comunidade e, principalmente, procura-se fazer uma avaliao crtica das aes desenvolvidas e o planejamento de novas aes. Esse caminho percorrido pela entidade tem a funo de realizar um trabalho onde as pessoas sintam-se parte do processo de criao participativa, ou seja, sintam-se atores do processo de construo de sua prpria realidade. Com o fortalecimento da atuao da entidade e o reconhecimento das aes desenvolvidas em prol da igualdade social e o desenvolvimento local sustentvel, a ACB passa a ser reconhecida como um importante ator no processo da construo da cidadania e de polticas ambientais para a regio. Torna-se constante sua participao em diversos debates e reunies regionais, com a presena de entidades e parceiros importantes como, a Fundao de Desenvolvimento Tecnolgico do Cariri FUNDETEC, Universidade Regional do Cariri URCA, Universidade Federal do Cear UFC, Faculdade de Cincias Agrrias de Araripina FACIAGRA PE, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis IBAMA, Servio Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa - SEBRAE, Critas Diocesana, Comisso Pastoral da Terra CPT, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra MST, ESPLAR Centro de Pesquisa e Assessoria, Centro de Estudo do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador CETRA, Centro Educacional So Francisco de Assis CEFAS - PI, Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituies NoGovernamentais CAATINGA - PE, Fundao Cultural Educacional em Defesa do Meio ambiente CEPEMA, Centro de Desenvolvimento Agroecolgico CENTRO SABI - PE, Federao dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura do Estado do Cear - FETRAECE, Secretaria de Agricultura e Recursos Hdricos do Crato, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Crato, entre outras entidades de atuao local e estadual. A ACB estabeleceu importantes contatos e apoios de cooperao internacional com diversas entidades como o Servio Alemo de Cooperao Tcnica e Social DED, a Ao Agrria Alem, a Inter-American Fundation IAF, Associao Recife-Oxford para a Cooperao ao Desenvolvimento OXFAM, Broederlijk Delen BD. No mbito nacional houve contribuio de entidades como a Coordenao Ecumnica de Servios CESE, Superintendncia de Desenvolvimento do Nordeste SUDENE. Dessas cooperaes e parcerias, foram elaborados e executados alguns projetos dentro das reas de atuao da entidade como propostas de desenvolvimento local sustentvel; projetos de melhoramento da produo; processamento e comercializao de produtos da agricultura familiar; gesto de recursos hdricos; captao de gua;

manejo e conservao do solo; preservao do meio-ambiente; educao popular e gnero; criao de pequenos animais, difuso e implantao de sistemas agroflorestais. Atualmente, a entidade tem participado ativamente do Frum Araripense de Preveno e Combate a Desertificao e do Frum Cearense Pela Vida no Semi-rido, ambos so espaos de discusso e construo coletiva das entidades, onde so levantadas demandas, propostas e execues de atividades de interesse da sociedade. Com o novo cenrio mundial, nacional e local, as entidades, principalmente as organizaes no-governamentais, vm passando por uma srie de mudanas no sentido de uma nova roupagem institucional. A adequao quanto aos limites da cooperao internacional e nacional e as possibilidades e alternativas de sustentabilidade institucional e sustentabilidade dos projetos polticos, tm dado uma nova dinmica de atuao de cada entidade e um novo pensar de suas misses. No fugindo da realidade atual, a ACB vem fazendo um intenso debate e repensando a sua reestruturao e seus mecanismos de sustentabilidade institucional, econmica, poltica, visando continuidade e melhoria do trabalho junto s comunidades beneficiadas. Nesta perspectiva, a entidade vem trabalhando para fortalecer as propostas de desenvolvimento rural sustentvel objetivando a auto-sustentao dos projetos e das comunidades. Merece destaque nesta compreenso, a realizao da Pesquisa de Mercado para Produtos Agroecolgicos do Cariri, realizado nos municpios de Crato, Nova Olinda e Jardim, envolvendo consumidores, feirantes e quitandeiros, proprietrios de estabelecimentos e reas alimentao, como restaurantes, pousadas, hotis, escolas, hospitais, lanchonetes. Outra alternativa discutida e fundamentada cientificamente atravs da pesquisa a primeira Feira de Produtos Agroecolgicos do Cariri, que realizada na cidade do Crato, onde a ACB j dispe de dez barracas para a atividade e vem conhecendo e trocando experincias com outras entidades e produtores que j realizam este tipo de feira em outros estados. Esta sendo feito o levantamento e cadastramento dos produtores, e a socializao da idia junto a outras entidades parceiras que podem colaborar na consolidao da feira agroecolgica. A feira tem o objetivo de suprir a demanda por produtos agroecolgicos, apontadas na pesquisa e como fator mais importante, possibilitar o escoamento da produo e o acesso ao mercado para produtores e consumidores numa perspectiva de comrcio justo e solidrio. Outra proposta discutida e implementada pela entidade, foi a criao da cooperativa de consumo de voluntrios e parceiros da ACB, onde se pretendia absorver tambm a produo dos grupos

trabalhados e incentivar o consumo solidrio entre os parceiros e amigos da entidade. Na idia foi trabalhada uma margem de sobras que foi reinvestida na prpria cooperativa, na entidade e na continuidade dos projetos executados pela entidade. A cooperativa no teve continuidade, sendo encerrada algum tempo depois. Nesse sentido, a ACB vem, ao longo dos anos, consolidando a misso e reafirmando sua opo pela busca do desenvolvimento rural sustentvel, em favor das lutas democrticas, da justia social e da igualdade entre as pessoas. 2.4 O mercado agroecolgico na regio do Cariri.

Para se compreender a relevncia do tema em estudo importante colocar a grande aceitao e o potencial de mercado que os produtos agroecolgicos alcanaram e continuam alcanando dentro e fora do pas. Neste sentido, interessante conhecer alguns aspectos do mercado da regio do Cariri, de acordo com a pesquisa que foi realizada em trs municpios: Crato, Jardim e Nova Olinda. Foram entrevistadas 1.214 pessoas, entre consumidores, feirantes, quitandeiros, proprietrios de estabelecimentos e reas alimentao, como restaurantes, pousadas, hotis, escolas, hospitais, lanchonetes, entre outros. Nesta pesquisa Franca & Sousa (2004, p.132) descobriram importantes questes que dizem respeito ao mercado agroecolgico, em Nova Olinda - CE, onde foram entrevistadas 372 pessoas, compreendendo os trs pblicos pesquisados. As informaes da pesquisa podem ser observadas a seguir. 76,9% dos consumidores entrevistados em Nova OlindaCE responderam ter preferncia por produtos da regio, enquanto 19,4% responderam no ter preferncia pelos produtos da regio. Uma porcentagem de 3,7% no respondeu sobre a questo. Quanto opinio dos consumidores de Nova Olinda CE sobre a presena de venenos, nas frutas e hortalias, um percentual correspondente a 76,9% dos consumidores entrevistados, acha que as frutas e verduras que normalmente compram na feira possuem venenos, que prejudicam a sade, enquanto 19,4% dos entrevistados acham que no possuem venenos, 3,7% dos entrevistados no responderam. Em relao ao conhecimento dos produtos orgnicos pelos consumidores de Nova Olinda CE, 78,2% dos entrevistados responderam conhecer os produtos orgnicos e 21,0% no conhecem,

0,8% dos entrevistados no respondeu pergunta. Este foi o maior percentual de conhecimento dos produtos entre os municpios pesquisados, onde os autores colocam que este fato pode estar relacionado ao trabalho realizado pela ACB, atravs da difuso dos sistemas agroflorestais e hortas orgnicas no municpio. A pesquisa procurou saber ainda a disposio dos consumidores em adquirir os produtos orgnicos da regio do Cariri, ao mesmo preo dos que vm de fora e recebem venenos. H uma alta disposio dos consumidores em adquirir os produtos orgnicos, atingindo 93,6% dos entrevistados, 5,3% dos consumidores entrevistados optaram pelos produtos no orgnicos de fora da regio e 1,1% dos entrevistados no respondeu a questo. Foi perguntado a consumidores de Nova OlindaCE sobre a disposio em adquirir produtos orgnicos com preos superiores aos produtos no orgnicos. 86,5% dos entrevistados responderam que comprariam os produtos orgnicos, 11,4% dos entrevistados responderam que no comprariam e 2,1% no responderam a questo. Perguntado aos consumidores qual valor a mais estes estariam disposta a pagar pelo produto orgnico, observamos que mais da metade dos entrevistados, ou seja, 54,3%, pagariam 10% a mais do valor pelo produto orgnico. Estas questes so interessantes pela possibilidade de produo e consumo local dos produtos agroecolgicos da regio, tendo assim, destaque para a futura elaborao de polticas publicas, que contemplem estas necessidades e oportunidades de mercado.

2.5 O sistema agroflorestal

Apesar de muito antigos, os sistemas agroflorestais ou agrofloresta, como popularmente chamado, s a pouco mais de duas dcadas vem despertando a ateno dos pesquisadores, extensionistas, Ongs, Sindicatos do pas. A nvel mundial foi criado, na cidade de Nairobi, no Qunia frica, o Centro Internacional para a Pesquisa Agroflorestal ICRAF (International Centre for Research in Agroforestry). Em 1982, inicia-se a publicao da Revista Cientifica Agroforestry Sistems. No Brasil, pelas prprias caractersticas naturais, a regio amaznica tem apresentado diversos exemplos do uso deste sistema. Em 1975, logo aps a criao da Coordenao de Pesquisa em Cincias Agronmicas do Instituto Nacional de Pesquisas Amaznicas CPCA/INPA, a pesquisa agroflorestal toma maiores propores. Em 1992, o CNPC cria o Ncleo Agroflorestal para da efetividade ao novo campo de pesquisa que estava sendo trabalhado.

Acreditando na proposta agroflorestal, vrias entidades, em todo o pas, buscaram os princpios apresentados no sistema e adaptaram as suas realidades sociais, ambientais e econmicas, sendo este, o caso por exemplo, do Centro Sbia, uma Organizao No Governamental, que atua em algumas regies do Estado do Pernambuco e da Associao Crist de Base ACB, com sede na cidade do Crato e atuao na regio do Cariri. Existem vrios conceitos para os sistemas agroflorestais ou agrofloresta, para Gliessman (2001, p 490), o termo agrofloresta dado para atividade agropecuria que favorece o plantio e/ou a permanncia das rvores nas reas de plantio ou pastoreio. Na silvicultura, so usados diversos modelos de utilizao das reas, podendo citar, sem maiores detalhamentos, o agropastoril que combina o plantio de culturas anuais ou de subsistncia com a atividade pastoril, o silvopastoril que combina a explorao madeireira com a pastoril e tambm o modelo de agrossilvipastoril onde so combinados os componentes agrcola, madeireiro e pastoril. Para Copijn (1987, p. 4), a agrossilvicultura pode ser definida como uma prtica de uso da terra na qual rvores so cultivadas em consrcio com culturas agrcolas e/ou com criao animal, ao mesmo tempo ou em rotao. De acordo com Severino e Oliveira (2000, p 22), os sistemas agroflorestais podem ser classificados segundo os seguintes critrios: a) combinao de elementos (rvores, culturas agrcolas e animais); b) estrutura espacial do stand de rvores e c) estrutura no tempo e espao das associaes entre culturas.

Um sistema agroflorestal uma forma de uso da terra que difere das outras formas de uso agropecurio ou florestal face a duas caractersticas: 1) O sistema agroflorestal combina na mesma unidade de terreno, plantas perenes e lenhosas com culturas agrcolas e/ou animais, usando alguma forma de mistura espacial ou seqencial. 2) Sistema agroflorestal, ocorre uma significativa interao ecolgica ou econmica entre as diferentes espcies do sistema (adaptado de Editors, Agroforestry Systems, 1982). (Van LEEUWEN Et Alli, 2002, p. 1)

A partir do ano de 1994, iniciam-se as primeiras experincias com sistemas agroflorestais na regio, abrangendo as cidades de Nova Olinda, Crato e Potengi. Segundo levantamento feito pela entidade at abril de 2001, estavam implantadas 31 unidades de sistemas agroflorestais, em diferentes estgios de desenvolvimento. De acordo com o manual de agrofloresta, publicado pela ACB, estes so alguns dos princpios bsicos do sistema:

No queimar a queimada expe o solo s conseqncias negativas ao solo, do vento e da chuva, podendo ocasionar eroso, ressecamento, extino ou diminuio de insetos e microorganismos importantes na ciclagem de nutrientes e vitais a estrutura do solo; Cobertura manter o terreno coberto com galhos, folhas verdes e secas afim de serem decompostas e melhorar a qualidade do solo; Conhecer e obedecer sucesso natural das plantas - sucesso vegetal, utilizando parte das colonizadoras e pioneiras para a cobertura do solo, e as secundrias e primrias para servirem nas podas; Aumentar a biodiversidade da rea, acelerando a sucesso e vem incorporando plantas anteriormente existente na rea; Diversificar os cultivos de espcies agrcolas, frutferas e florestais; Conservar a flora e fauna, criando ambiente para as mesmas; Diversificar a alimentao, utilizando os recursos animais e vegetais existentes na rea; No utilizar agrotxicos, pois estes dizimam ou diminuem a vida microbiana e de insetos, contaminam mananciais e deixam o solo sem vida. Alm de contaminar e at mesmo matar homens, mulheres e crianas. (Andrade. et al., 2001. p. 9).

Para a implantao de reas de sistemas agroflorestais, importante que se tenha conhecimento da sucesso vegetal, ou seja, a compreenso da evoluo e da sucesso das plantas no sistema e das relaes existentes entre os elementos do reino animal, vegetal e mineral. Na sucesso vegetal o sistema passa por diferentes fases, na primeira delas o sistema ocupado pelas espcies colonizadoras, estas se estabelecem em terrenos completamente destrudos, barrancos e quebradas. Podese tomar como exemplo uma rocha exposta ao tempo, inicia-se uma colonizao com diferentes bactrias, estas criam o ambiente ideal para o desenvolvimento futuro de musgos e liquens. No momento seguinte, com o ambiente apresentando condies suficientes para o desenvolvimento de espcies mais exigentes, surgem as chamadas plantas pioneiras. Segundo Ernst Gtsch, existe o Sistema de lignina, formado por espcies de plantas com uma relao carbono/nitrognio muito ampla. A presena da lignina, na composio da matria orgnica, elevada, portanto, a decomposio da matria orgnica nas folhas e nas partes lenhosas lenta. Neste sistema, as rvores no tm frutos comestveis para homens e animais de grande porte. um lugar de insetos nocivos para homens, com a presena de animais pequenos como ratos, cobras venenosas e pssaros pequenos. Quando as condies de vida do ambiente melhoram atravs dos processos sucessionais, as espcies so aos poucos substitudas por espcies mais adaptadas, formando um sistema intermedirio. Outro sistema o intermedirio, onde existem melhores condies de vida para as espcies, com uma composio carbono/nitrognio menor, apresentando frutos e sementes melhores e animais de porte mediano. Neste sistema, ocorre maior facilidade de transformao do sistema para um estgio superior.

O Sistema de Luxo , segundo Ernst Gtsch, voltado para o homem, tem como caractersticas a presena de frutas grandes, com bastante contedo de carbohidratos, gorduras e protenas e que do habitat para animais de grande porte. Tanto o homem como os grandes animais necessitam das condies do sistema de luxo para sua existncia. Dentro dos sistemas descritos existe uma seqncia de dominaes do ambiente por diferentes consrcios de espcies, so elas as colonizadoras, as pioneiras, secundrias e primrias. Cada sistema possui suas prprias caractersticas e suas respectivas espcies predominantes em sua sucesso natural. O entendimento dos princpios da sucesso e o conhecimento das respectivas espcies que caracterizam cada etapa e cada ecossistema, so a chave para o manejo exitoso dos sistemas agroflorestais dinmicos e estratificados.1 Gtsch (1997, p.44). A observao, por parte do agricultor e agricultora, de fundamental importncia para a compreenso do sistema. O conhecimento das espcies, famlias e grupos de plantas facilitam a interao e melhores resultados para a consorciao e distribuio das espcies na rea. A sucesso vegetal obedece a uma seqncia de manifestaes, tendo como ponto de partida as espcies colonizadoras, seguidas das pioneiras, secundrias e primrias onde se atinge o estgio timo (Clmax). As principais prticas do sistema so: Podas So realizadas no incio do perodo chuvoso, objetivando aumentar a cobertura e o enriquecimento do nvel de nutrientes do solo, melhorando suas caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas. Aumentam a quantidade de luz solar no ambiente e exercem o papel de rejuvenescer e controlar o crescimento das espcies. O corte na poda realizado de acordo com o aproveitamento do material, seja para o aumento da matria orgnica, renovao de brotos, uso de lenha, de estacas, linhas, entre outros. Broca uma poda especifica realizada antes do perodo chuvoso (estiagem), tendo como finalidade preparar a rea para o plantio. O trabalho feito aproveitando o perodo em que as plantas tm perdido suas folhas e servem tambm para aumentar a cobertura morta do solo. Plantio realizado com cavadores e/ou faces, respeitando as caractersticas ambientais e culturais de cada regio, sendo importante a diversificao de culturas. Nas condies semi-ridas

El entendimiento de los principios de la sucesin y los conocimientos de sus respectivas especies que los caracterizam en cada etapa y en cada ecosistema, son la clave para el manejo exitoso de sistemas agroflorestales dinmicos y estratificados.

planta-se normalmente uma cactcea forrageira, gramneas, leguminosas de uso alimentar e de adubao verde e espcies frutferas e florestais. Capinas - No se usa enxadas, a capina realizada com faco e roadeira. So mantidas as plantas desejadas no sistema, as plantas no desejadas so cortadas para que no haja competio por luz e nutrientes. Faz-se esta prtica quando as plantas estiverem maduras, floridas ou mortas, diminuindo assim a competio entre plantas e aumentando a cobertura e os nveis de nutriente do solo. Colheita O sistema agroflorestal permite, dada a sua diversidade de espcies, a colheita de variadas espcies e em diferentes perodos do ano, consequentemente possibilitando um aumento da renda do agricultor e da agricultora, que adota o sistema agroflorestal. No existe, portanto, um perodo determinado de colheita, sendo especifico para cada cultura. Partindo da abordagem geral dos temas, e, finalizando com os aspectos locais da pesquisa, a reviso de literatura mostra a relevncia de cada tema discutido no seu contedo, evidenciando o problema a ser pesquisado e sua importncia como alternativa para a convivncia com o semi-rido.

METODOLOGIA

3.2 rea de estudo

O Stio Taboleiro, est localizado na zona rural a cerca de 6 Km da sede do municpio de Nova Olinda, tendo como limite os stios Patos, Barreiros, Mamos. A vegetao de caatinga, tpica das regies de clima semi-rido, com solos rasos e pedregosos. Possui aproximadamente 40 famlias, que vivem da agricultura e trabalhos temporrios nas olarias da regio. Na localidade, existe uma escola de ensino fundamental, no possui rede de abastecimento de gua e de esgoto. Organiza-se atravs da associao comunitria e de grupos de produo, como o de apicultura. Vem se destacando no plano municipal por apresentar reas de produo agroflorestal e orgnica. O municpio de Nova Olinda est localizado na micro-regio do Cariri, sul do Estado do Cear, Nordeste brasileiro. Dista 566 km da capital do estado, tendo como vias de acesso, a partir de Fortaleza, a BR - 116, CE 385, CE 060/122 e Ce 292. Limita-se ao norte com os municpios de Farias Brito, Altaneira; ao sul e oeste com Santana do Cariri; ao leste, com Crato, com superfcie de 179 km2. O relevo do municpio irregular, pertence zona de transio da Chapada do Araripe para o serto central do estado, podendo se dividido em trs reas: a primeira, correspondente a uma pequena parte da zona do Araripe, com altitude superior a 700m; a segunda, zona de transio entre a Chapada e o vale do Rio Caris, com altitude entre 500 e 700m, e a terceira zona, a do vale em que se encontra a sede, com altitude entre 400 e 500 metros. As temperaturas mdias variam entre 24 C para a mnima, na Serra do Araripe, e 32 C para a mxima, na sede. As precipitaes mdias anuais so de 683 mm, abaixo da mdia de 775 mm do Estado. O municpio destaca-se ainda pela ocorrncia de gipsita, de rochas de calcrio, utilizadas como ornamento e de uma grande e pouco divulgada reserva de fsseis, com idade de at 150 milhes de anos, do perodo mesozico. Os solos so, na maioria das vezes, de terras roxas, de mdia e alta fertilidade natural, principalmente prximas s margens do Rio Caris, indicados para cultura de subsistncia, fruticultura e pecuria extensiva. O restante engloba podzlicos vermelhoamarelos de baixa fertilidade e litlicos, suscetveis eroso e indicados apenas para preservao da fauna e flora. As matas nativas da rea de conservao da Chapada do Araripe, no pequeno trecho que pertence Nova Olinda, contrastam com a maioria das plantas xerfitas das caatingas arbreas e que cobrem 90,0% do municpio. As reservas hdricas so limitadas a 19 audes com capacidade

total de 3,3 milhes cbicos, dos quais apenas um pblico, e de 8 poos subterrneos com disponibilidade total anual de 727 mil metros cbicos.

FIGURA 3 Sistema agroflorestal em Taboleiro Nova Olinda. Fonte: ACB

O Stio Catol, est localizado na zona rural a cerca de 19 Km da sede do municpio de Santana do Cariri, nos limites dos municpio de Santana do Cariri e Nova Olinda. Faz limite com as comunidades de Zabel de Cima, Zabel de Baixo, Guritiba, Man Coco. Estando situada na chapada do Araripe, a localidade de Catol apresenta uma vegetao tipicamente de carrasco, que uma associao de vrias formaes, com presena de espcies arbustivas e xerfilas. Apresenta solos de formao arenosa, pobres em matria orgnica. Possui aproximadamente 30 famlias, que vivem da agricultura, principalmente do cultivo da mandioca e da fabricao dos seus subprodutos, como farinha, goma e da criao de pequenos animais. Na localidade existe uma escola de ensino fundamental, o acesso a gua d-se atravs da captao de gua das chuvas (cisternas e barreiros) e carros pipas. No existe tratamento de esgoto. Organiza-se atravs da associao comunitria e de

grupos de produo, como o de apicultura e farinha. Tambm se destaca por apresentar experincias de sucesso na organizao comunitria e na produo agroflorestal. O municpio de Santana do Cariri, localiza-se na microrregio do Cariri, regio nordeste do Brasil. A distancia em linha reta para a capital Fortaleza de 402 Km, a distncia por rodovia de 550 Km, tendo como vias de acesso a BR 116, CE - 385, CE 060/122e CE 292. Possui rea total de 806,5 Km, sendo 0,63% da rea total do Estado. Est situada na latitude 7 11 e na longitude 39 e 44, com altitude de 475 m. Limita-se ao norte com os municpios de Assar e Nova Olinda; ao sul com o Estado do Pernambuco; ao leste com o municpio do Crato e ao oeste com o municpio de Araripe. A mdia pluviomtrica anual de 902,6 mm. Esta localizada na chapada do Araripe, que constitui uma das mais importantes localidades fossilferas de idade cretcea. Seu fsseis destacam-se em funo de sua excelente preservao e particular importncia paleontgica. Os principais grupos fsseis que podem se encontrados so: vegetais, invertebrados, peixes, anfbios, quelnios, lagartos, crocodilos, pterossauros e dinossauros. A bacia sedimentar, na regio do Cariri, uma das mais importantes no mundo devido a enorme quantidade e qualidade de preservao dos fsseis. A importncia paleontolgica do local to significativa que inmeros pesquisadores tm mostrado interesse pela regio. A formao Santana o mais importante depsito de fsseis do Brasil, e est entre os 12 maiores do mundo, sendo o maior em registro de peixes fsseis. O municpio apresenta ainda, na agricultura, o cultivo de produtos como a banana, mandioca, milho e feijo; na pecuria h criao de bovinos, sunos e aves. tambm registrada a ocorrncia de gipsita, usada na fabricao do gesso.

FIGURA 4 Sistema agroflorestal em Santana do Cariri CE. Fonte: Manoel Jorge Pinto da Franca

3.2 Populao estudada

A adoo dos sistemas agroflorestais por parte dos agricultores e agricultoras familiares do Cariri vem sendo realizada lentamente, pois a forte deciso de no mudar a postura em relao s prticas agrcolas convencionais torna-se um empecilho implantao de uma agricultura que respeite cada vez mais o meio ambiente. Dentre as unidades de sistemas agroflorestais monitoradas pela Associao Crist de Base, a maioria encontra-se em lento estgio de desenvolvimento, levando-se ainda em considerao que as mesmas apresentam-se em diferentes estgios de desenvolvimento. Vrios motivos podem ser elencados para explicar a atual situao dos sistemas agroflorestais, mas que sero melhor detalhados no decorrer deste trabalho.

Diante de tal constatao, a escolha de uma unidade de sistema agroflorestal em Taboleiro, municpio de Nova Olinda, deve-se ao fato desta ser uma das reas mais antigas de adoo, j estando com seis anos de implantao, representar bem as prticas do sistema e encontrar-se numa rea de caatinga, formao tpica de regies semi-ridas. A outra unidade localiza-se em Catol, municpio de Santana do Cariri, tem como caracterstica situar-se numa rea de carrasco da Chapada do Araripe, apresentando condies climticas e pedolgicas diferenciadas da rea anterior, apresentar menor tempo de adoo do sistema, com apenas trs anos, outro fator relevante para a escolha foi o esforo do agricultor em aplicar todas as prticas caractersticas do sistema em sua rea. Paralelo ao estudo das reas acima citadas, ser feito tambm o estudo de duas reas de agricultura convencional nas mesmas reas escolhidas para pesquisa. Considerou-se agricultor agroflorestal aquele acompanhado pela Associao Crist de Base ACB, que realiza atividade de capacitao e adotam o conjunto de tcnicas agroflorestais orientadas pela entidade. Foi considerado agricultor convencional aquele que no realiza as tcnicas agroflorestais e normalmente aceita e adota as tcnicas agrcolas com uso das queimadas e de insumos modernos, como os agrotxicos, adubos qumicos, entre outros. Portanto, optou-se por um estudo de caso, pois as condies e aplicao do mtodo dos sistemas agroflorestais podem fornecer importantes informaes sobre a aplicao dos princpios gerais e tambm demostrar resultados em relao a situaes especificas das reas estudadas. 3.3 Mtodo de anlise

O mtodo utilizado para o estudo consiste da anlise descritiva. As anlises referem-se ao estudo e descrio dos dados coletados junto aos agricultores familiares, agrupados em tabelas, contendo informaes como dados percentuais e descritivos. O trabalhou tomou como base um conjunto de variveis, considerando os fatores econmicos, sociais e ambientais e que so tidos como relevantes dentro do estudo de sustentabilidade dos sistemas agroflorestais. O levantamento econmico foi realizado considerando o clculo da renda, onde se procurou resgatar e registrar a renda familiar per capita e a renda familiar por setor/atividade de cada pesquisado no ano de estudo e, em seguida, fez-se a anlise comparativa entre o sistema agroflorestal e o convencional. No levantamento social foram abordadas questes de educao, sade, habitao, organizao social, lazer, relaes familiares, entre outras.

Para o dados ambientais, a anlise foi realizada atravs do clculo de performance ambiental, segundo a metodologia apresentada pelo Guia do Meio Ambiente Para o Produtor Rural, publicado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB, 1999).

3.4 Variveis

As variveis trabalhadas referem-se aos aspectos da sustentabilidade, enfocando o econmico, o social e o ambiental. a) As Variveis Econmicas O estudo dos aspectos econmicos foi baseado no trabalho de Pereira (2000), onde este autor pesquisou unidades familiares rurais de projetos de assentamentos de reforma agrria, localizada nos municpios de Madalena, Quixeramobim e Boa Viagem no Estado do Cear. O estudo teve como finalidade conhecer a renda familiar dos quatro agricultores. No Trabalho foi feita comparao visando compreender a sustentabilidade econmica das atividades diante dos diferentes manejos adotados.

Pereira (2000, p.51), analisando um modelo conceitual da economia da unidade familiar rural destaca, em seu estudo, como principais componentes dessa economia, os seguintes: a) Produo agrcola; b) Produo domstica (beneficiamento de produtos agrcolas, artesanato e outras atividades geradoras de renda, desenvolvidas no lar); c) Investimento ou formao de capital (sob a forma agrcola, familiar e humana); d) Atividades de consumo, inclusive lazer e bens de consumo durveis; e) Atividades externas que envolvem trabalho (atividades assalariadas na agricultura, emprego no setor no agrcola e outras atividades que produzem renda); f) Atividades financeiras (donativos, aposentadorias, penses e rendas provenientes de juros).

Tomando como referncia o modelo de economia de uma unidade familiar rural acima, o clculo da Renda Familiar dos agricultores agroflorestais e convencionais foi baseada na Renda Familiar (RF) do assentado, segundo Pereira (2000, p.51), onde a Renda Familiar (RF) do assentado constitui no somatrio dos componentes a seguir relacionados, que correspondem s receitas obtidas pelas pessoas que constituem a unidade familiar do assentado e residem no mesmo domiclio, referentes ao ano de 1998.

Os conceitos aplicados a cada renda abaixo, j levam em considerao a realidade do agricultor agroflorestal e convencional da referida pesquisa. a) Margem Bruta (MB) da renda gerada pela produo agropecuria - Diz respeito a renda gerada pela produo agrcola e pela produo animal acrescido da variao do rebanho. Outras fontes de renda como alugueis de maquinas, equipamentos, venda de pasto, no foram consideradas por no constarem nas atividades pesquisadas no ano de 2002. Para o clculo da Renda foi utilizada a metodologia, onde foi considerada a Margem Bruta (MB) da renda da produo, encontrada atravs da subtrao dos Custos Variveis Totais da Produo (CVT) da Renda Bruta (RB). b) Renda de aposentadoria Renda originada pelo pagamento de benefcios sociais para pessoas que atingiram a idade necessria para aposentadoria, possui algum problema de sade que caracterize a invalidez ou completaram tempo de servios. Normalmente os aposentados so familiares, pais, mes, filhos, cnjuges que residem no mesmo domiclio. c) Renda de Trabalho Assalariado Renda originada de pessoas que possuem vnculo empregatcio fora da propriedade. A contratao do assalariado segue as leis trabalhistas e estes residem no mesmo domicilio do pesquisado. d) Renda de atividade comercial Renda oriunda de pessoas que realizam alguma atividade comercial ligada a produo da propriedade ou comercializao de produtos externos a propriedade pesquisada. e) Renda originada de doaes Renda originada de doaes de familiares que residem fora do domiclio, mas que mantm laos afetivos com pessoas residentes nos domiclios pesquisados. f) Renda de origem governamental Renda oriunda de programas federais de incluso social. g) Outras fontes de renda Renda de outras atividades remuneradas realizadas fora da propriedade, que no esto diretamente ligadas as atividades desenvolvidas na propriedade pesquisada.

Segundo Pereira (2000, p. 52) foram definidas, relativamente produo agropecuria, a renda bruta, a margem bruta e os custos variveis totais. A Renda Bruta (RB) compreende a soma dos valores dos seguintes itens: a) produtos animais e vegetais vendidos durante o ano agrcola; b) produtos produzidos e consumidos na propriedade, armazenados ou utilizados para efetuar pagamento em espcie, avaliados pelos preos de mercado, ou outro critrio escolhido; c) receitas provenientes de arrendamentos de terra, aluguel de mquinas, etc.; e d) aumento do valor dos rebanhos graas ao crescimento e engorda. Os Custos Variveis Totais da Produo (CVT) so aqueles que variam de acordo com o nvel de produo da propriedade, sendo representados pela mo-de-obra e servios contratados e pelos insumos, como sementes, fertilizantes, defensivos, alimentao animal comprada, sais minerais, sal comum, vacinas, medicamentos, combustvel, etc. A Margem Bruta (MB) foi calculada, subtraindo-se da Renda Bruta (RB) os Custos Variveis Totais da Produo (CVT).

Devido a semelhana do trabalho desenvolvido por PEREIRA (2000) com esta pesquisa, uso-se a mesma justificativa de uso da margem bruta e no da renda liquida e lucro. Por entender que as condies sociais, polticas, econmicas, ambientais das pequenas unidades familiares so parecidas com as condies apresentadas numa rea de assentamento de reforma agrria. Para Pereira (2000, p.52) o pequeno produtor no costuma acumular reservas para repor seus meios de produo, da a deciso de produzir ou no estar fundamentada, principalmente, no montante dos custos variveis, que define a condio dele continuar produzindo, mesmo que seja a curto prazo.

Pereira (2000, p.53), considerou os referidos conceitos e adotou as seguintes equaes para o clculo da Renda Familiar (RF): RB = (Qi.Pi) + RAA + RVRA i=1 onde: RB: renda bruta da produo agropecuria; Qi: quantidade produzida do produto; Pi: preo de mercado do produto; I = 1, 2, 3,.... n produtos; RAA: renda proveniente de arrendamento e aluguis; RVRA: renda originada da variao do rebanho animal. CVT = (Qh.Ph) + (Qj.Pj) i=1 i=1 Onde: CVT: Custos variveis totais da produo agropecuria; Qh: quantidade da mo-de-obra ou de servios contratado h; Ph: preo da diria ou de servio contratado h; h = 1,2,3,.... m dirias ou servios; Qj: quantidade do insumo j;
n n n

Pj: preo do insumo j; J = 1, 2, 3,..... r insumos. MB = RB CVT Em que: MB: margem bruta de renda da produo agropecuria RB: renda bruta da produo agropecuria CVT: custos variveis totais da produo agropecuria. Portanto, a Renda Familiar (RF) foi calculada atravs da seguinte equao: RF = MB + RA + RTA + RAC + RD + ROG + ROF em que: RF: renda familiar do assentado; MB: margem bruta de renda da produo agropecuria RA: renda de aposentadoria RTA: renda do trabalho assalariado RAC: renda de atividade comercial RD: renda originada de doaes; ROG: renda de origem governamental, proveniente de subsdios ou de situao emergencial; ROF: renda de todas as outras fontes disponveis

Neste estudo, haver apenas a mudana na nomenclatura da Renda Familiar (RF), que, ao invs de clculo da renda familiar do assentado, ser calculada a renda familiar do agricultor adepto do sistema agroflorestal e do agricultor convencional. A pesquisa tomou o ano de 2002 como base para o estudo, levantou a renda gerada para produo agropecuria e as receitas originadas de outras fontes de recursos de todas as pessoas que constituam a unidade familiar e residiam no domiclio, no momento da realizao do estudo. A pesquisa de campo foi realizada entre os meses de maro e maio de 2003. Sero analisadas as variveis renda familiar per capita e a renda familiar por setor/atividade, fazendo-se as devidas comparaes entre o sistema agroflorestal e o sistema convencional. b) As Variveis Sociais A abordagem social um aspecto muito importante para a consolidao e a validao de implantao do sistema agroflorestal, tendo em vista que esta proposta , antes de tudo, uma opo poltico-social voltada para o desenvolvimento rural sustentvel e uma viso mais harmnica entre o homem e a natureza. 1. Organizao social Procurou-se identificar a participao dos agricultores pesquisados em atividades de organizao da comunidade como Associao Comunitria, Sindicatos de Trabalhadores, Cooperativas, Ongs e outras entidades importantes para sua compreenso do trabalho coletivo. Buscou-se identificar o tipo, tempo, forma e freqncia de participao.

2. Capacitao Buscou-se verificar a presena dos agricultores pesquisados em atividade de capacitao como Cursos, Oficinas, Encontros, Seminrios, Dias de Campo, Visitas a outras unidades, recepo de outros trabalhadores e tcnicos, que so fundamentais para o entendimento e execuo da proposta de implantao dos sistemas agroflorestais. 3. Educao No tocante s questes educacionais, se deu nfase identificao do grau de instruo, relao de identidade com a profisso e/ou ocupao assumida pelo agricultor pesquisado. 4. Sade O trabalho procurou identificar o acesso dos agricultores pesquisados a servios de sade pblica, oferecidos para a comunidade ou a ausncia destes. Tambm se pesquisou as enfermidades mais freqentes na famlia, a procura por atendimento mdico e o uso de remdios naturais. 5. Habitao Verificou-se as condies e caractersticas da habitao como: regime de ocupao, tipo de cobertura, reas e nmero de dependncias, tipo de piso e parede, recursos de saneamento ambiental. 6. Acesso a utenslios domsticos observou-se a presena nas residncias de utenslios domsticos que facilitam a vida e so tidos como indispensveis para o bem estar das famlias. Os utenslios so o fogo a gs, geladeira, televiso, rdio, filtro, cama, ferro de passar, guarda roupa, cama, mesa, redes, cadeiras, bancos, bicicleta, moto. 7. Lazer Considerou-se as condies de lazer em nmero de horas/ms dos agricultores pesquisados em atividades como visitas a balnerios, a cidade, assistindo televiso, freqentando festas e praticando esportes e outro tipo de lazer. c) As Variveis Ambientais Para anlise ambiental foi usada a metodologia do Guia do Meio Ambiente para o Produtor Rural desenvolvido pelo BNB - Banco do Nordeste do Brasil e pela Fundao CEPEMA (Fundao Cultural Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente). Os trabalhos desenvolvidos foram a elaborao de textos, visitas a campos, testes dos questionrios temticos, revises de contedos. O trabalho de elaborao ainda contou com a participao de vrias entidades durante um workshop de avaliao do documento. O Guia do Meio Ambiente para o Produtor Rural tem como objetivos:
Ajudar na avaliao do grau de intensidade das intervenes no meio ambiente rural, buscando indicar aes preventivas, corretivas ou que compensem os impactos negativos causados pela atividade produtiva;

Identificar aspectos crticos no mbito da propriedade que representem riscos potenciais atividade agrcola, oferecendo ao produtor rural um instrumento capaz de identificar os pontos fracos e aproveitar os pontos fortes no ambiente da propriedade; Sugerir tcnicas de manejo de solo, gua, vegetao, tratos culturais, solues alternativas para adubao e combate a doenas e pragas, cuidados com o rebanho e outras indicaes sobre como se produzir sem prejudicar o meio ambiente. (BNB, 1999, p.15)

Na coleta de dados so usados sete questionrios temticos, que abordam questes relacionadas a: 1.Uso do Solo A gua que escorre no solo de sua propriedade durante as fortes chuvas muito barrenta? Existem claros sinais de salinizao nas reas agrcolas? H muitos sulcos, grotas ou voorocas em reas de sua propriedade? Existem fortes sinais de endurecimento da camada superficial dos solos agrcolas? A quantidade de animais colocada nas reas de pastagem vem obedecendo capacidade de suporte dessas reas? O acesso indiscriminado do rebanho s margens dos cursos dgua normalmente impedido? Em suas atividades comum a adoo de medidas de proteo do solo, tais como curvas de nvel, cordes de contorno, drenagem ou quebra-vento? So utilizadas com freqncia tcnicas de conservao de solos, tais como pousio de reas, rotao de cultivos, cobertura morta ou plantio de leguminosas? 2. Uso de Adubos - So feitas anlises de solos para fins de avaliao de necessidade de adubao qumica ou orgnica? Normalmente so plantadas leguminosas para melhorar a fertilidade do solo? Tm sido usado adubos orgnicos ou a tcnica de plantio direto para elevar o teor de matria orgnica do solo? As recomendaes tcnicas de aplicao de adubo tm sido observadas? Sempre so anotados os tipos de adubos qumicos, volumes, areias, e tipos de culturas em que foram aplicados? Todos os adubos qumicos so armazenados em locais apropriados e protegidos contra acidentes e perdas? 3. Uso de Agrotxicos - O uso de agrotxicos em suas culturas s ocorre quando no h outros meios de combate de pragas? Antes de utilizar um veneno, procura orientao tcnica e segue o receiturio agronmico? As mquinas e pulverizadores de veneno so mantidos limpos e calibrados? So utilizados equipamentos de proteo individual? Lava os equipamentos aps utilizao do veneno? Os venenos so misturados prximos s fontes de gua de sua propriedade? Os aplicadores de agrotxicos recebem normalmente treinamento e informao quanto ao uso, riscos sade e ao meio ambiente? permitida a aplicao de venenos nas plantas prximas aos reservatrios dgua da propriedade? Existe controle adequado sobre uso de agrotxicos, com anotao do nome do produto, data da aplicao e cultura em que foi aplicado? Todos os agrotxicos so armazenados em locais apropriados e protegidos contra acidentes?

4. Uso da gua - Para uso de gua na irrigao na sua propriedade, foi requerida a licena competente (OUTORGA DGUA)? Na poca de estiagem h gua suficiente para consumo humano e animal? Tem havido perdas ou reduo de produtividade das culturas irrigadas por falta dgua? Usa medidas preventivas para evitar o escoamento de resduo de produtos contaminantes para os cursos dgua? permitido o acesso sem controle de rebanho s guas existentes em sua propriedade? A irrigao tem sido planejada e executada de acordo com as necessidades das culturas e caractersticas do solo? A gua utilizada para irrigao em sua propriedade salobra? So notados sinais de contaminao da gua por materiais como leos (agrotxicos ou plantas poluentes)? As guas de lavagem dos criatrios so despejadas prximas aos reservatrios ou cursos dgua? 5. Qualidade do Ar - Quando usa agrotxico, escolhe horrios menos quentes e com menos ventos? Animais mortos, carcaas ou restos deles so abandonados ao ar livre? permitida a queima indiscriminada de materiais plsticos, pneus velhos e embalagens? Adota a queima com freqncia? Tem substitudo combustveis mais poluentes como leo diesel e gasolina por fontes de energia mais limpas: biogs, energia elica e energia solar? Tem usado na sua propriedade filtros ou outros equipamentos para controle da poluio do ar? 6. Uso da Energia e do Lixo - Vm sendo empregadas medidas para reduo de desperdcios de energia em sua propriedade? No desenvolvimento de suas atividades utilizado algum tipo de energia alternativa? Sua propriedade dispe de estoque de florestas plantadas para fins energticos? Reutiliza ou recicla materiais como plsticos, papis, restos de plantaes e outros? 7. Tratamento da Vida Selvagem e o Ambiente Natural As reas de reserva legal e de preservao permanente so rigorosamente observadas em sua propriedade? Existem corredores para facilitar o movimento de animais silvestres entre as reas preservadas? A caa de animais silvestres protegidos por lei permitida dentro de sua propriedade? A poca de reproduo de peixes respeitada em sua propriedade? Lagoas, audes, rios, fontes ou outros espelhos de gua de sua propriedade apresentam sinais de destruio ou soterramento? Para melhor compreenso do preenchimento dos questionrios temticos, ser feita uma simulao de pergunta e resposta, utilizando as duas primeiras perguntas do questionrio ambiental 1, que trata de questes relacionadas ao manejo do solo.

Questionrio Ambiental Questionrio Temtico 1. Sim Como o solo tem sido tratado na sua propriedade: A gua que escorre no solo de sua propriedade durante as fortes chuvas muito barrenta? Existem claros sinais de salinizao nas reas agrcolas? No No se aplica

X X

Orientaes de preenchimento: Inicialmente, verificada se a pergunta adequada a realidade da rea estudada, caso no seja, ser marcada com um X, o quadro no se aplica do questionrio. Caso a pergunta seja adequada a realidade da rea estudada, ser marcado um X no quadro sim ou no do questionrio. Em seguida conta-se o nmero de quadros verdes e amarelos marcados para a realizao do clculo da performance ambiental. COMO FAZER O CLCULO DA PERFORMANCE AMBIENTAL: 1 - Comece preenchendo o quadro abaixo com valores transferidos de cada Questionrio Temtico inserido ao longo do guia. Quadro de Pontuao Questionrio temtico 1 2 3 4 5 6 7 Total Quadros verdes Quadros Amarelos

Fonte: Guia do meio Ambiente para o Produtor Rural/BNB (1999) 2 Deduza do nmero total de quesitos (50), o nmero de questionrios no aplicveis ao seu caso (Total de Quadros Amarelos) 3 Divida o total de Quadros Verdes assinalados pelo nmero obtido no procedimento anterior, multiplicando o resultado por 100. CLCULO DA PERFORMANCE AMBIENTAL PERFORMANCE AMBIENTAL = __TOTAL DE QUADROS VERDES X 100__ (50 TOTAL DE QUADROS AMARELOS) 4 O nmero resultante dos passos acima representa sua Performance Ambiental dada em percentagem, que deve ser conferida na tabela abaixo. TABELA 1. Faixas de Performance Ambiental FAIXAS INFERIOR a 30 % ENTRE 30 e 50 % ENTRE 50 e 70 % ENTRE 70 e 90 % SUPERIOR a 90 % PERFORMANCE CRTICA BAIXA MDIA BOA IDEAL

3.5 Fonte de dados

O dados secundrios da pesquisa so oriundos de instituies governamentais como IBGE, URCA, IBAMA, UFC, IPLANCE, EMBRAPA, entre outros. Os dados primrios foram coletados

na rea de estudo, atravs de aplicao de questionrios e entrevistas, junto aos agricultores pesquisados e assessores da Associao Crist de Base ACB, que realiza um acompanhamento sistemtico da implantao da proposta.

4 RESULTADOS E DISCUSSO 4.1 Anlise econmica


A anlise econmica da pesquisa ser feita discutindo a varivel Renda Familiar Per Capita Mensal e Renda Percentual Familiar por Atividade/ocupao do agricultor do sistema agroflorestal e do sistema convencional. Seguir a mesma metodologia, analisando as duas reas pesquisadas separadamente. Como a mudana salarial no pas no ocorre no inicio do ano, h necessidade de se estabelecer um salrio mnimo mdio para o ano. No caso do ano de 2002, houve de janeiro a maro de 2002 um salrio mnimo no valor de R$ 180,00. De abril a dezembro de 2002, o salrio mnimo teve o valor de R$ 200,00. O SMM Salrio Mnimo Mdio considerado para efeito da pesquisa foi no valor de R$ 195,00. O clculo da renda familiar de cada agricultor feito considerando os diferentes tipos de rendas apresentados pela famlia pesquisada. Por isso, verifica-se uma variao na quantidade e no tipo de renda em cada caso estudado. 4.1.1 Anlise da Renda Familiar - Taboleiro Nova Olinda 4.1.1.1 Analise da Renda Familiar Agricultor Agroflorestal Para a composio da renda familiar do agricultor agroflorestal foram consideradas quatro fontes de renda, so elas: renda da produo agropecuria, renda de aposentadoria, renda de trabalho assalariado e a renda de atividade comercial. Todas as fontes sero melhor detalhadas logo abaixo. a) Renda da produo agropecuria: Diz respeito renda gerada pela produo agrcola e pela produo animal acrescido da variao do rebanho. Outras fontes de renda como alugueis de maquinas, equipamentos, venda de pasto, no foram consideradas por no constarem nas atividades pesquisadas no ano de 2002. A renda familiar per capita mensal da produo agropecuria foi de 0,2336 SMM, equivalente a R$ 45,58 e correspondente a 20,61% da renda familiar.

b) Renda de aposentadoria: No caso em estudo havia duas pessoas aposentadas, contribuindo na renda familiar per capita mensal com 0,2 SMM, equivalente a R$ 39,00 e correspondente a 17,64% da renda familiar. c) Renda de trabalho assalariado: Na pesquisa este componente se caracterizou como muito importante na definio da renda total, havia uma filha do agricultor pesquisado que exercia a profisso de auxiliar administrativa, contribuindo na renda familiar per capita mensal com 0,5 SMM, equivalente a R$ 97,50 e correspondente a 44,10 % da renda familiar. d) Renda de atividade comercial: No caso do agricultor agroflorestal pesquisado, o filho deste possui um estabelecimento comercial na sede do municpio de Nova Olinda. Trata-se de uma pequena quitanda onde so comercializados tanto os produtos da propriedade estudada, como produtos comprados no mercado local e regional. Neste caso, h uma relao comercial entre o agricultor pesquisado e o estabelecimento, sendo este um espao direto de comercializao dos produtos da propriedade agroflorestal. Esta atividade contribui na renda familiar per capita mensal com 0,2 SMM, equivalente a R$ 39,00 e correspondente a 17,64% da renda familiar.

TABELA 2. Renda Familiar Per Capita Mensal e Percentual da Renda Familiar por atividade/ocupao do Agricultor Agroflorestal de Taboleiro -Nova Olinda/CE 2002 Fonte de Renda Produo Agropecuria Programas Governamentais Aposentadoria Trabalho Assalariado - Agente administrativa Atividade Comercial Doaes de Parentes Outras fontes de renda Totais Renda bruta Nmero de anual (R$) pessoas 2.734,64 2.340,00 5.850,00 2.340,00 13.264,64 5 5 5 5 5 Renda familiar per capita mensal (R$) (SMM) 45,58 0,2336 39,00 97,50 39,00 221,08 0,2000 0,5000 0,2000 1,1336 Percentual da renda por atividade/ocupao (%) R$ (%) SMM (%) 20,61 20,61 17,64 44,10 17,64 100 17,64 44,10 17,64 100

4.1.1.2 - Anlise da Renda Familiar Agricultor Convencional Para a composio da renda familiar do agricultor convencional foram consideradas cinco fontes de renda, so elas: renda da produo agropecuria, renda de aposentadoria, renda de doaes de parentes, renda de programas governamentais e outras fontes de renda. Todas as fontes sero melhor detalhadas logo abaixo. a) Renda da produo agropecuria: Diz respeito renda gerada pela produo agrcola e pela produo animal, acrescido da variao do rebanho. Outras fontes de renda como aluguis de mquinas, equipamentos, venda de pasto, no foram consideradas por no constarem nas atividades pesquisadas, no ano de 2002. De acordo com a pesquisa, o diferencial entre o sistema convencional do sistema agroflorestal a diversificao da produo, claramente percebida neste estudo. O sistema convencional, em estudo, apresentou a produo de quatro culturas em especial: arroz, milho, feijo e andu (feijo guandu), sendo estas responsveis pela produo agrcola da propriedade. A renda familiar per capita mensal da produo agropecuria foi de 0,1279 SMM, equivalente a R$ 24,95 e correspondente a 26,67% da renda familiar. b) Renda de programas governamentais: No estudo houve renda oriunda de Programa Governamental Bolsa Escola, pela participao de uma filha do agricultor pesquisado no Programa. A participao da renda de Programa Governamental na renda familiar per capita mensal foi 0,0109 SMM, equivalente a R$ 2,14 e correspondente a 2,28% da renda familiar. c) Renda de aposentadoria: A renda de aposentadoria foi constatada pela presena de uma aposentada, que contribuiu para a renda familiar per capita mensal com 0,1428 SMM, equivalente a R$ 27,85 e correspondente a 29,77% da renda familiar. d) Renda de doaes de parentes: Foi constatado na pesquisa a presena de doao mensal de parente, esta fonte de renda representa 0,0732 SMM, equivalente a R$ 14,28 e correspondente a 15,26% da renda familiar total. e) Outras fontes de renda: Na famlia do agricultor pesquisado, foi observado o trabalho remunerado sem carteira assinada fora da propriedade. Esta fonte de renda contribuiu com 0,1245 SMM, equivalente a R$ 24,28 e correspondente a 25,95% da renda familiar.

TABELA 3. Renda Familiar Per Capita Mensal e Renda Percentual Familiar por Atividade/ocupao do Agricultor Convencional de Taboleiro - Nova Olinda/CE 2002. Renda bruta Nmero de Renda familiar Per Renda percentual por Fonte de Renda anual (R$) pessoas capita Mensal atividade/ocupao (%) (R$) SMM R$ (%) SMM (%) Produo 2.096,56 7 24,95 0,1279 26,67 26,67 Agropecuria Programas 180,00 7 2,14 0,0109 2,28 2,28 Governamentais Aposentadoria 2.340,00 7 27,85 0,1428 29,77 29,77 Trabalho Assalariado Atividade Comercial Doaes de 1.200,00 7 14,28 0,0732 15,26 15,26 Parentes Outras fontes de 2.040,00 7 24,28 0,1245 25,95 25,95 renda Totais 7.856,56 7 93,53 0,4796 100 100 4.1.2 Anlise da Renda Familiar - Catol Santana do Cariri Para a composio da renda familiar do agricultor agroflorestal foram consideradas apenas duas fontes de renda, so elas: renda da produo agropecuria e renda de aposentadoria. 4.1.2.1 Anlise da Renda Familiar Agricultor Agroflorestal a) Renda da produo agropecuria: A renda familiar per capita mensal da produo agropecuria foi de 0,1478 SMM, equivalente a R$ 28,83 e correspondente a 30,72% da renda familiar. b) Renda de aposentadoria: neste caso o agricultor pesquisado aposentado, contribuindo na renda familiar per capita mensal com 0,3333 SMM, equivalente a R$ 65,00 e correspondente a 69,27% da renda familiar. Este resultado evidencia a importncia da aposentadoria no meio rural, segundo dados do IBGE, atravs dos resultados do censo demogrfico de 2000, 36,7% das pessoas residentes com mais de 10 anos de idade possuem rendimento mensal de at um salrio mnimo, faixa que se

encontra o agricultor pesquisado. Nas pequenas cidades, a aposentadoria um fator que impulsiona a economia local. TABELA 4. Renda Familiar Per Capita Mensal e Percentual da Renda por atividade/ocupao do Agricultor Agroflorestal de Catol -Santana do Cariri/CE 2002. Fonte de Renda Produo Agropecuria Programas Governamentais Aposentadoria Trabalho Assalariado Comrcio Doaes de Parentes Outras fontes de renda Totais Renda bruta Nmero de anual (R$) pessoas 1.038,00 2.340,00 3.378,00 3 3 3 Renda familiar Percentual da renda por per capita mensal atividade/ocupao (%) (R$) (SMM) R$ (%) SMM (%) 28,83 0,1478 30,72 30,72 65,00 93,83 0,3333 0,4811 69,27 100 69,27 100

4.1.2.2 Anlise da Renda Familiar Agricultor convencional Para a composio da renda familiar do agricultor convencional foram consideradas tambm apenas duas fontes de renda, so elas: renda da produo agropecuria e renda de programas governamentais. As fontes sero melhor detalhadas logo abaixo. a) Renda da produo agropecuria: A renda familiar per capita mensal da produo agropecuria foi de 0,0314 SMM, equivalente a R$ 6,13 e correspondente a 64,80% da renda familiar.

b) Renda de programas governamentais: No estudo houve renda oriunda de Programa Governamental Bolsa Escola, pela participao de dois filhos do agricultor pesquisado no Programa. A participao da renda de Programa Governamental na renda familiar per capita mensal foi 0,0171 SMM, equivalente a R$ 3,33 e correspondente a 35,20% da renda familiar. Nota-se, neste caso, a importncia do programa governamental Bolsa Escola na composio da renda familiar, refletindo positivamente tanto no aspecto da garantia da permanncia do beneficiado na escola, como na contribuio e reforo do oramento familiar.

TABELA 5. Renda Familiar Per Capita Mensal e Percentual da Renda por atividade/ocupao do Agricultor Convencional de Catol - Santana do Cariri/CE 2002. Renda Bruta Nmero de Renda familiar Percentual da Renda por anual (R$) Pessoas per capita mensal Atividade/ocupao (%) (R$) (SMM) R$ (%) SMM (%) 662,00 9 6,13 0,031 64,80 64,80 360,00 1.022,00 9 9 3,33 9,46 0,017 0,048 35,20 100 35,20 100

Fonte de Renda Produo Agropecuria Programas Governamentais Aposentadoria Trabalho Assalariado Comrcio Doaes de Parentes Outras fontes de renda Totais

4.2 Anlise social


A anlise social da pesquisa foi feita discutindo cada varivel do ponto de vista do sistemas agroflorestal e do sistema convencional. Acredita-se que este seja um grande diferencial entre os sistemas pesquisados. Foram analisadas as duas reas separadamente.

4.2.1 Anlise Social em Taboleiro Nova Olinda. 4.2.1.1 Organizao Social a) Tipo de organizao que os agricultores pesquisados de Taboleiro Nova Olinda participam: Analisando a participao dos pesquisados, o agricultor adepto do sistema agroflorestal tem uma maior participao nas organizaes do municpio, alm da Associao Comunitria, participa dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Nova Olinda e ainda faz parte de dois Conselhos Municipais, a Comunidade Ativa e o Conselho Municipal de Segurana. Durante a entrevista no se colocou fazendo parte de ONGs, mas seu trabalho foi idealizado e acompanhado conjuntamente com a ACB, sendo uma referncia no trabalho de difuso dos sistemas agroflorestais. Inclusive sua rea objeto de visitao por parte de tcnicos, agricultores e estudantes de diferentes regies. O agricultor do sistema convencional respondeu participar da Associao Comunitria. O tipo de participao pode ser melhor visualizada na tabela abaixo.

Tipo de Organizao que os agricultores Pesquisados participam Sindicato dos Trabalhadores Rurais Associao Comunitria Cooperativa ONGs Outras
CE participam

Sistema Agroflorestal Sim Sim No No Sim

Sistema Convencional No Sim No No No

QUADRO 1. Organizaes que os agricultores dos sistemas pesquisados em Taboleiro - municpio de Nova Olinda

Como de maneira geral a agricultura vista pelos prprios agricultores como uma atividade difcil e desvalorizada, o envolvimento do agricultor pesquisado com sistemas agroflorestais abre maiores oportunidades de capacitao e conhecimento de outras experincias, e sendo o trabalho uma experincia diferenciada e reconhecida, torna-o orgulhoso pelo trabalho desenvolvido na agricultura. O agricultor convencional, por sua vez, tem pouca ou quase nenhuma assistncia tcnica. A no participao, por exemplo, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do seu municpio, j o torna um agricultor desprotegido do ponto de vista legal e sem conhecimento de seus direitos, perde muitas vezes discusses e capacitaes importantes promovidas pela entidade.

b) Tempo de participao dos agricultores pesquisados em organizaes, em Taboleiro Nova Olinda: De acordo com o estudo, os dois agricultores pesquisados, tanto do sistema agroflorestal como do sistema convencional possuem o mesmo tempo de participao na Associao Comunitria. O diferencial est no fato do agricultor agroflorestal estar com mais de trinta anos como scio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e vir fazendo parte, nos ltimos anos, dos Conselhos Municipais existentes em Nova Olinda. Na tabela abaixo, visualiza-se melhor o tempo de participao em organizaes dos pesquisados.

Tempo de Participao dos Agricultores em Organizaes (em anos) Sindicato dos Trabalhadores Rurais Associao Comunitria Cooperativa ONGs Outras

Sistema Agroflorestal 31anos 11 anos 3 anos

Sistema Convencional 11 anos -

QUADRO 2. Tempo de Participao dos agricultores dos sistemas pesquisados em Taboleiro - municpio de Nova Olinda CE em Organizaes

necessrio ressaltar que o agricultor agroflorestal vem desde 1996 participando ativamente das atividades realizadas pela ACB, podendo ser este, um importante aspecto para o desenvolvimento do seu trabalho. c) Forma e freqncia de participao em entidades pelos agricultores pesquisados em Taboleiro Nova Olinda Conforme os itens anteriores de tipo e tempo de participao em entidades, foi constatado que a forma de participao do agricultor convencional na Associao Comunitria era como scio e com freqncia de participao mensal, tempo em que ocorrem as reunies. O agricultor agroflorestal tem uma maior participao nas entidades e no caso da Associao Comunitria j exerceu funo de diretor da Associao, nos demais casos, no STR de Nova Olinda participa como scio e nos Conselhos Municipais como Conselheiro, estes com freqncia mensal, tambm de acordo com a realizao das reunies.

4.2.1.2 Participao em Capacitaes dos Agricultores Pesquisados em Taboleiro Nova Olinda. De acordo com a pesquisa, o agricultor agroflorestal respondeu ter participado de cursos, encontros, seminrios, recepo de outros trabalhadores e tcnicos, oficinas, havendo neste aspecto, o destaque para a participao do Agricultor no Seminrio Estadual de Agroecologia, realizado na Universidade Federal do Cear e da constante recepo de visitantes (estudantes, consumidores, agricultores, tcnicos) na sua propriedade. O agricultor convencional pesquisado respondeu no ter participado de capacitaes no ano de estudo da pesquisa. 4.2.1.3 Dados Gerais dos Agricultores Pesquisados sobre Educao em Taboleiro - Nova Olinda a) Identificao do grau de instruo dos agricultores pesquisados em Taboleiro - Nova Olinda O agricultor convencional pesquisado declarou-se analfabeto enquanto o agricultor agroflorestal respondeu que tinha o ensino fundamental incompleto. Em ambos os casos, o baixo grau de instruo pode dificultar a compreenso e a difuso de tcnicas de melhoria da agricultura nos sistemas estudados. b) Relao de identidade com a profisso e/ou ocupao em Taboleiro Nova Olinda. Em relao identidade com a profisso, os agricultores pesquisados assumiram sua identidade com a profisso de agricultor. O fator diferencial a relao de ocupao, que no componente familiar, acrescenta-se outras atividades como a comercializao dos produtos agrcolas, trabalho fora da propriedade (granja de aves) e servio pblico municipal. 4.2.1.4 Condies dos Servios de Sade em TaboleiroNova Olinda e Aspectos Relativos s Condies de Sade da Famlia do Agricultor Pesquisado. a) Oferta de servios de sade pblica em Taboleiro Nova Olinda As condies de servios de Sade Pblica oferecidas na comunidades, so comuns para os dois sistemas de agricultura estudado, servindo para a compreenso geral do estudo. Foi constatada a ausncia de Posto de Sade na comunidade, mas ocorre atendimento atravs das Campanhas de Vacinao e existem tambm na comunidade dois importantes programas de sade, o Programa

Sade na Famlia e do Agente de Sade. Um fato importante identificado foi a divulgao e uso de tratamentos de gua, questo importante para a preveno de doenas transmitidas pela gua. b) Condies de sade apresentadas pelas famlias pesquisada em Taboleiro Nova Olinda. As condies de sade das famlias estudadas, tanto no sistema agroflorestal como no sistema convencional, apresentaram semelhanas de informaes. Em relao a tipos de doenas, a famlia adepta do sistema agroflorestal respondeu que a gripe a enfermidade mais comum, mesma resposta foi dada pela famlia do sistema convencional. A nica diferena foi apresentada pela famlia do sistema agroflorestal que respondeu ter havido problema de viso. Como nas famlias pesquisadas na comunidade s havia indivduos adultos, a, incidncias das doenas ocorreram apenas nesta faixa Em ambos os sistemas, houve a procura por atendimento mdico e ponto importante desta questo foi o uso de remdios naturais por parte das famlias estudadas. Esta informao relevante pela aceitao e difuso das espcies medicinais e possibilidade de cultivo das espcies existentes na regio. 4.2.1.5 Condies e Caractersticas das Habitaes. a) Regime de ocupao das habitaes dos agricultores pesquisados em Taboleiro Nova Olinda Em relao ao regime de ocupao dos agricultores pesquisados, o estudo constatou que nos dois sistemas estudados o regime de ocupao prpria. b) Tipo de cobertura das habitaes dos agricultores pesquisados em Taboleiro Nova Olinda. De acordo as respostas, o tipo de cobertura usado nas habitaes dos dois sistemas de telha comum. c) Caractersticas das habitaes dos agricultores pesquisados em Taboleiro Nova Olinda.

No estudo, verificou-se que a residncia do agricultor do sistema convencional possui uma rea maior com 300m e 18m de cozinha e a residncia do agricultor agroflorestal com 142m e com 24m de cozinha. Quanto ao nmero de dependncia, na residncia do agricultor convencional, existem trs quartos, trs salas, um banheiro. Na residncia do agricultor agroflorestal, existem quatro quartos, uma sala, 1 banheiro. Dependncias rea total (m) N de Quartos N de Salas N de Banheiros Cozinha (m) Sistema Agroflorestal 142 4 1 1 24 Sistema Convencional 300 3 3 1 18

QUADRO 3. Caractersticas das Habitaes dos agricultores dos sistemas pesquisados em Taboleiro - Municpio de Nova Olinda CE

d) Tipos de piso e parede das habitaes dos agricultores pesquisados em Taboleiro Nova Olinda. A residncia dos agricultores dos dois sistemas apresentam piso do tipo cimento e paredes de alvenaria com reboco. e) Recursos existentes nas habitaes dos agricultores pesquisados em Taboleiro Nova Olinda. Os recursos pesquisados fazem parte de boas condies de higiene e fatores favorveis sade humana. Os dois sistemas pesquisados mostraram situaes semelhantes, onde em ambos os casos ocorre a presena de fossa, sanitrio, energia eltrica. No houve presena de cisternas na residncias dos dois agricultores pesquisados, deve-se ao fato de possurem reservatrios em suas propriedades. necessrio ressaltar que a as cisternas so importantes para a captao de gua das chuvas, garantindo qualidade da gua e diminuindo a possibilidade de contaminao. Quanto a rea de deposio de lixo houve diferena no tratamento. O agricultor adepto do sistema agroflorestal respondeu que juntava o lixo, queimava e enterrava. O agricultor adepto do sistema convencional respondeu que possua rea de deposio de lixo. As solues apresentadas nos dois sistemas apresentam pontos positivos e negativos. Do ponto de

vista positivo, dependendo do tipo de material, caso seja material de origem orgnica, a queima pode favorecer o enriquecimento do solo. Do ponto de vista negativo, a prpria queima do material favorece a poluio do ar, somando-se ao tipo de material, caso seja poluente, podendo prejudicar o solo, os mananciais e reservatrios. A deposio do lixo, em reas sem tratamento adequado, pode tambm prejudicar o solo, o ar, os mananciais e os reservatrios. Provoca uma sensao de mal-estar, deixando o ambiente desagradvel, com um aspecto de degradao e descaso. Recursos Fossa Aparelho Sanitrio Cisternas Energia Eltrica rea de Deposio de Lixo Sistema Agroflorestal Sim Sim No Sim No Sistema Convencional Sim Sim No Sim Sim

QUADRO 4. Recursos existentes nas Habitaes dos agricultores dos sistemas pesquisados em Taboleiro - Municpio de Nova Olinda CE

4.2.1.6 Acesso a Utenslios Domsticos Observou-se a presena, nas residncias de utenslios domsticos, que facilitam a vida e so tidos como indispensveis para o bem estar das famlias. Os utenslios so o fogo a gs, geladeira, televiso, rdio, filtro, cama, ferro de passar, guarda roupa, cama, mesa, redes, cadeiras, bancos, bicicleta e moto. O termo indispensvel est destacado por ser este um conceito subjetivo, que pode variar de acordo com as diferentes concepes de vida das pessoas, de aspectos culturais, sociais, econmicos, etc. Estes aspectos apresentaram poucas diferenas, podendo ser melhor visualizado na tabela abaixo.

Utenslios Fogo a Gs Geladeira Televiso Rdio Filtro Ferro de Passar Guarda Roupa Cama Mesa Rede Cadeira Banco Bicicleta Moto

Sistema Agroflorestal Sim Sim Sim Sim No No Sim Sim Sim Sim Sim No Sim No

Sistema Convencional Sim Sim Sim Sim No Sim Sim Sim Sim Sim Sim No No Sim

QUADRO 5. Utenslios Domsticos existentes nas Habitaes dos agricultores dos sistemas pesquisados em Taboleiro Municpio de Nova Olinda/CE

4.2.1.7 Condies de Lazer Mensal O agricultor do sistema agroflorestal apresentou como lazer a visita semanal cidade, a televiso, ao assistir a programao dos jornais. Colocou tambm a participao eventual em encontros da ACB na regio do Cariri, e, fora desta, no entanto, no soube determinar o nmero de horas de lazer. O agricultor do sistema convencional apresentou como lazer o tempo que assisti de televiso. QUADRO 6. Condies de Lazer dos agricultores dos sistemas pesquisados em Taboleiro Municpio de Nova Olinda/CE, em nmero de horas por ms. Condies de Lazer (h/ms) Visita a Balnerios Visita a Cidade Televiso Festas Esportes Breve resumo Os pontos marcantes, que diferenciam os agricultores dos sistemas pesquisados, encontram mais destaque nos itens participao em organizaes e em capacitaes. H um maior engajamento do agricultor agroflorestal no sindicato dos trabalhadores rurais, nos conselhos municipais, nas Sistema Agroflorestal 32 h/ms 15 h/ms Sistema Convencional 180 h/ms -

atividades desenvolvidas pela ACB, como cursos, oficinas, visitas tcnicas, inclusive como palestrante, ampliando a compreenso e a experincia do agricultor. Um dado preocupante aparece no item educao, onde os agricultores pesquisados apresentam baixo nvel de escolaridade, sendo, portanto, uma dificuldade a mais na difuso de tcnicas de melhoria da atividade agrcola. Nos demais itens, os agricultores dos dois sistemas se assemelham, apresentando apenas caractersticas especificas como condies de sade e as caractersticas habitacionais de cada famlia. 4.2.2 Anlise Social em Catol Santana do Cariri. 4.2.2.1 Organizao Social a) Tipo de organizao que os agricultores pesquisados de Catol Santana do Cariri participam: O agricultor do sistema agroflorestal apresentou maior participao nas organizaes, alm da Associao da sua Comunidade, participa dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Santana do Cariri. Durante a pesquisa colocou-se fazendo parte da ACB pelo seu trabalho ser acompanhado por esta entidade. Inclusive, sua rea tambm objeto de visitao por parte de tcnicos, agricultores e estudantes de diferentes regies. O agricultor do sistema convencional respondeu participar apenas da Associao Comunitria. As mesmas consideraes feitas em relao a este ponto, na comunidade de Taboleiro, tambm servem para a anlise na comunidade de Catol. Os pontos como a Assistncia Tcnica, a no participao do Sindicato dos Trabalhadores Rurais so fatores que influenciam no desenvolvimento das atividades no meio rural. A situao da comunidade de Catol agrava-se por apresentar condies mais desfavorveis de solo, dficit hdrico, uma forte e resistente tradio da monocultura da mandioca.

QUADRO 7. Organizaes que os agricultores dos sistemas pesquisados em Catol - Santana do Cariri/CE participam Tipo de Organizao que os agricultores Pesquisados participam Sindicato dos Trabalhadores Rurais Associao Comunitria Cooperativa ONGs Outras Sistema Agroflorestal Sim Sim No Sim No Sistema Convencional No Sim No No No

b) Tempo de participao em organizaes dos agricultores pesquisados, em Catol Santana do Cariri Em relao ao tempo de participao em organizaes, perceptvel um maior engajamento do agricultor agroflorestal, refletindo na melhoria da discusso e compreenso de novas tcnicas para a atividade agropecuria. Enquanto o agricultor do sistema convencional participa h oito anos da associao comunitria, o agricultor do sistema agroflorestal participa ativamente de duas organizaes, scio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana do Cariri h trinta anos e h dez anos da Associao Comunitria. O agricultor agroflorestal respondeu participar das atividades realizadas pela ACB, colocando-se como integrante do trabalho da citada entidade. A participao na discusso poltica e tcnica promovida pelas entidades, contribui para compensar, em parte, a baixa escolaridade dos agricultores pesquisados. QUADRO 8. Tempo de Participao em Organizaes dos agricultores dos sistemas pesquisados em Catol - municpio de Santana do Cariri/CE. Tempo de Participao dos Agricultores em Organizaes (em anos) Sindicato dos Trabalhadores Rurais Associao Comunitria Cooperativa ONGs Outras Sistema Agroflorestal 30 anos 10 anos 10 anos Sistema Convencional 08 anos -

c) Forma e freqncia de participao em entidades pelos agricultores pesquisados em Catol Santana do Cariri

A forma de participao do agricultor convencional, na Associao Comunitria, como associado com freqncia de participao anual, no participando ativamente das reunies regulares da entidade. O agricultor agroflorestal apresenta maior participao nas entidades, no caso da Associao Comunitria participa como scio, com freqncia mensal nas reunies. No STR de Santana do Cariri scio, por apresentar tempo superior ao necessrio legalmente, no participa mais das reunies. Como participa das atividades da ACB, sendo acompanhado pelos tcnicos no manejo dos sistemas agroflorestais, esta participao feita regularmente. 4.2.2.2 Participao em capacitaes dos agricultores pesquisados em Catol Santana do Cariri O agricultor agroflorestal pesquisado respondeu ter participado de cursos, encontros, recepo de outros trabalhadores e tcnicos, visitas a outras unidades de agrofloresta. O agricultor convencional pesquisado respondeu ter participado de cursos e encontros. O agricultor agroflorestal, ao ser colocado como referncia local e regional no trabalho diferenciado com agricultura, apresenta-se mais aberto a participar de capacitaes e outros eventos. Alm disso, percebe-se a satisfao do agricultor agroflorestal ao receber visitas de outros agricultores em sua propriedade. 4.2.2.3 Dados gerais sobre educao dos agricultores pesquisados em Catol Santana do Cariri. No tocante as questes educacionais se deu nfase identificao do grau de instruo, relao de identidade com a profisso e/ou ocupao assumida pelo agricultor pesquisado. a) Identificao do grau de instruo dos agricultores pesquisados em Catol Santana do Cariri. Os agricultores pesquisados, em ambos os sistemas, declaram-se analfabetos. O agricultor convencional demonstrou muita timidez e dificuldade no entendimento das questes da pesquisa. O agricultor agroflorestal tambm apresenta dificuldade no entendimento das tcnicas de manejo do sistema agroflorestal. Semelhante ao caso de Taboleiro, este fatores tambm dificultam a compreenso e a difuso de tcnicas de melhoria da agricultura em ambos os sistemas estudados.

b) Relao de identidade com a profisso e/ou ocupao em Catol Santana do Cariri. Em relao identidade com a profisso, os agricultores pesquisados assumiram sua identidade com a profisso de agricultor. No que diz respeito ocupao, no componente familiar acrescenta-se apenas a atividade dos filhos como estudantes. 4.2.2.4 Condies dos Servios de Sade em Catol Santana do Cariri e Aspectos Relativos s Condies de Sade da Famlia do Agricultor Pesquisado. a) Oferta de servios de sade pblica em Catol Santana do Cariri. As condies de servios de Sade Pblica oferecidas na comunidade so comuns para os dois sistemas de agricultura estudado, servindo para a compreenso geral do estudo. Na comunidade de Catol ocorre a presena do Programa Sade da Famlia e de atendimento dos Agentes de Sade, h tambm o atendimento atravs de campanhas de vacinao. Na comunidade houve a identificao do uso do tratamento de gua. Foi constatada a ausncia de Posto de Sade na comunidade e no h atendimento odontolgico. b) Condies de sade apresentadas pelas famlias pesquisada em Catol Santana do Cariri. No estudo, procura-se identificar as doenas mais freqentes acometidas na famlia, e a incidncia por faixa etria. Foi verificado o atendimento mdico e se os agricultores fazem uso de plantas medicinais. Quanto aos tipos de doenas mais comuns na famlia do agricultor estudado, no sistema agroflorestal, no houve identificao de doenas especificas, nem se h uma freqncia de aparecimento de enfermidades. Como o agricultor respondeu no procurar atendimento mdico, dificulta o diagnstico correto da enfermidade, mesmo assim, o pesquisado respondeu fazer uso de plantas medicinais. Como no houve identificao de enfermidade, observou-se na pesquisa queixas por parte do agricultor de vrios sintomas como dores gerais, cansao fsico, desnimo, caractersticas que podem estar ligadas idade e ao tempo de trabalho braal do agricultor.

A famlia do agricultor, adepto do sistema convencional, respondeu que a gripe a enfermidade mais comum. A incidncia da enfermidade foi constatada tanto na faixa adulta como na infantil. No foi possvel determinar a freqncia da doena por ano. No sistema convencional tambm no houve a procura por atendimento mdico, mas h o uso de remdios naturais. comum o uso de espcies medicinais, principalmente as existentes na prpria regio. 4.2.2.5 Condies e Caractersticas das Habitaes a) Regime de ocupao das habitaes dos agricultores pesquisados em Catol Santana do Cariri. Em relao ao regime de ocupao dos agricultores pesquisados, o estudo constatou que, a ocupao prpria nos dois sistemas estudados. b) Tipo de cobertura das habitaes dos agricultores pesquisados em Catol Santana do Cariri. De acordo com as respostas, o tipo de cobertura usado nas habitaes dos dois sistemas de telha comum. c) Caractersticas das habitaes dos agricultores pesquisados em Santana do Cariri. Quanto s caractersticas habitacionais, o agricultor pesquisado no sistema agroflorestal, apresentou uma residncia com menor rea do que a residncia do agricultor do sistema convencional. Quando trata-se das dependncias das habitaes, na residncia do agricultor convencional existe maior nmero de dependncias do que na residncia do agricultor agroflorestal. Percebe-se claramente a diferena de condies entre a rea de estudo anterior do municpio de Nova Olinda, para a rea do municpio de Santana do Cariri, esta apresentando condies adversas e de maior dificuldade. Um fato preocupante a ausncia de banheiros nas duas residncias, estas possuem apenas um local fora da casa reservado para as necessidade fisiolgicas.

QUADRO 9. Caractersticas das Habitaes dos agricultores dos sistemas pesquisados em Catol Santana do Cariri/CE.

Dependncias rea total (m) N de Quartos N de Salas N de Banheiros Cozinha (m)

Sistema Agroflorestal 24 2 1 No tem 6

Sistema Convencional 32 2 2 No tem 4

d) Tipos de piso e parede das habitaes dos agricultores pesquisados em Catol - Santana do Cariri. A residncia dos agricultores dos dois sistemas apresentam piso de cho batido e paredes de taipa. e) Recursos existentes nas habitaes dos agricultores pesquisados em Catol Santana do Cariri. Os recursos pesquisados fazem parte de boas condies de higiene e fatores favorveis sade humana. Na residncia do agricultor do sistema agroflorestal, a energia eltrica, no instante da pesquisa, estava sendo aguardada. Atualmente j existe o acesso a este servio. Quanto a rea para deposio de lixo o agricultor respondeu que no havia local especifico para tal fim, o que se faz segundo o agricultor jogar na roa para estrumar. Caso no se tenha um cuidado especial com a escolha do material a ser levado para rea plantada, este procedimento pode ser prejudicial para a atividade agrcola e para o meio ambiente. A presena de fossa no foi constatada na residncia, fato que pode prejudicar as condies da sade da famlia. A constatao positiva da pesquisa foi a presena de cisterna para captao da gua da chuva. Esta cisterna foi construda pelo Programa Um Milho de Cisternas de Placas para o Semi-rido, visando o abastecimento humano nos meses de estiagem. Em relao presena de sanitrio, o agricultor agroflorestal respondeu ter sanitrio em sua residncia, no entanto, no se constatou a presena de banheiro na residncia, fato comprovado pela ausncia de fossa. O sanitrio relatado pelo agricultor um local rstico, localizado fora da residncia, normalmente construdo de palha, varas de madeiras, utilizado para banhos e necessidades fisiolgicas.

Em relao ao recurso energia eltrica, tanto a residncia do agricultor convencional como a do agricultor agroflorestal aguardava a instalao, atualmente j existindo o acesso a este servio. Quanto a rea para deposio de lixo, o agricultor convencional respondeu que havia um local para tal fim. No meio rural comum utilizao de reas com declividade ou buracos para a deposio dos materiais, este locais so escolhidos aleatoriamente, muitas vezes sem nenhum critrio com respeito sade humana ou ao meio ambiente. Outros recursos importantes que no foram constatados na residncia, foi a fossa e o sanitrio. Estes fatores podem contribuir decisivamente para a melhoria das condies de sade da famlia. Quando no se tem na propriedade o banheiro rstico, utilizados para banhos e necessidades fisiolgicas, estas so feitos em locais prximos a residncia, normalmente a cu aberto. QUADRO 10. Recursos existentes nas habitaes dos agricultores dos sistemas pesquisados em Catol - Municpio de Santana do Cariri/CE. Recursos Fossa Sanitrio Cisternas Energia Eltrica rea de Deposio de Lixo Sistema Agroflorestal No Sim Sim No No Sistema Convencional No No Sim No Sim

4.2.2.6 Acesso a Utenslios Domsticos Foi constatado, neste caso, a ausncia de utenslios domsticos comuns nas residncias rurais como aparelhos de rdio, televiso, ferros de passar, podendo este fato ser atribudo a ausncia do servio de energia eltrica. importante destacar tambm que as condies financeiras dos agricultores pesquisados em Catol, so menos favorveis do que a dos agricultores pesquisados na comunidade de Taboleiro.

QUADRO 11. Utenslios Domsticos existentes nas Habitaes dos agricultores dos sistemas pesquisados em Catol Santana do Cariri/CE. Utenslios Fogo a Gs Geladeira Televiso Rdio Filtro Ferro de Passar Guarda Roupa Cama Mesa Rede Cadeira Banco Bicicleta Moto Sistema Agroflorestal No No No Sim No Sim No Sim Sim Sim Sim Sim Sim No Sistema Convencional No No No No No Sim Sim Sim Sim Sim No Sim Sim No

4.2.2.7 Condies de Lazer Mensal. As condies de lazer dos agricultores pesquisados em Catol, so bastante simples para os dois sistemas estudados. O agricultor do sistema agroflorestal respondeu que o seu lazer era o trabalho na roa, portanto, coloca o trabalho na agricultura como seu nico lazer. O agricultor convencional no respondeu sobre as condies de lazer. No se observa, na comunidade, nenhuma estrutura de lazer para crianas, jovens, adultos ou idosos. O que colocado muitas vezes pelo agricultor como lazer o prazer em trabalhar na agricultura. Breve resumo. Catol apresenta condies sociais semelhantes as comunidade rurais, a exemplo de Taboleiro, porm apresenta caractersticas mais deficientes e preocupantes que a anterior. O que se pode perceber, mesmo com caractersticas sociais deficientes, os dois sistemas ainda apresentam-se diferenciados, ou seja, em alguns pontos, nota-se uma melhor atuao do agricultor adepto dos sistemas agroflorestais. Os itens participao em organizaes e em capacitaes so pontos que diferenciam os dois sistemas, sendo positivo para os sistemas agroflorestais.

Neste caso, tambm ocorre a maior participao do agricultor agroflorestal nas entidades locais como, o sindicato dos trabalhadores rurais, na associao comunitria, nas atividades desenvolvidas pela ACB e principalmente se colocando como membro atuante da entidade, por entender seu trabalho como parte da organizao no governamental. A educao continua sendo um item bastante preocupante, desta vez se agrava com a concluso de que os dois agricultores pesquisados se declaram analfabetos. As demais caractersticas sociais analisadas apresentam-se semelhantes para os dois sistemas, sendo fortemente influenciada pelo comprovado baixo rendimento econmico de suas atividades e pelas prprias caractersticas ambientais da regio. No momento da pesquisa, no havia fornecimento de energia eltrica, fator este, que coloca os residentes nesta comunidade, ainda em mais desvantagens do ponto de vista social. As deficincias apresentadas no item de recursos existentes nas habitaes, demostram claramente a dificuldade e fraquezas estruturais que passa a comunidade e os agricultores pesquisados. Na anlise dos demais itens, os agricultores dos dois sistemas se assemelham, apresentando apenas caractersticas especificas como condies de sade, lazer e habitacionais.

4.3 Anlise ambiental


Para melhor entendimento do resultado e das discusses da avaliao ambiental, a anlise ser dividida por municpio e considerar os dois modelos de agricultura: agroflorestal e convencional. No h como estabelecer uma avaliao comparativa devido as especificidades de cada agricultor pesquisado, mas a inteno do trabalho tambm aproveitar as relaes de semelhanas existentes entre os pesquisados e avaliar o impacto do ponto de vista ambiental. Como a metodologia utilizada para a anlise ambiental, apresenta algumas questes que no contemplam o contexto da pesquisa sobre sistemas agroflorestais, tomou-se como definio expor o questionrio temtico com as perguntas inseridas no contexto agroflorestal e suas devidas respostas. Para o quesito no se aplica procurou-se colocar de forma sucinta as explicaes do enquadramento das perguntas neste quesito.

4.3.1 Anlise Ambiental: Taboleiro - Nova Olinda. A TABELA 6 mostra o resultado geral da anlise da performance ambiental feita em Taboleiro Nova Olinda, compreendendo um agricultor adepto do sistema agroflorestal e outro do sistema convencional. TABELA 6. Performance ambiental do agricultor adepto do sistema agroflorestal e do agricultor convencional em Taboleiro, municpio de Nova Olinda -CE. Municpio Nova Olinda CE Nova Olinda - CE Modelo de Agricultura Agroflorestal Convencional Performance Ambiental (%) 90,9% 54,2% Classificao da Performance Ambiental Ideal Mdia

O detalhamento da anlise ambiental, ser feito apresentando as respostas dos agricultores pesquisados em cada questionrio. a) Questionrio Temtico 1. Como o Solo tem sido tratado na sua propriedade ? Neste questionrio, duas perguntas entraram no quesito no se aplica da pesquisa. Inicialmente, no havia reas de pastagem para colocao do rebanho. Outro motivo foi- a dificuldade de caracterizao de capacidade de suporte nas propriedades pesquisadas. Na propriedade do agricultor adepto do sistema convencional existia a criao de animais de pastejo, especialmente bovino, mas no pertencia ao agricultor pesquisado e o mesmo no tinha conhecimento do manejo dos animais. O agricultor adepto do sistema agroflorestal criou ovinos dentro de um sistema semi-intensivo e sem acesso a rea agroflorestal.

QUADRO 12. Questionrio Temtico 1 - Como o Solo tem sido tratado na sua propriedade ? A gua que escorre no solo de sua propriedade durante as fortes chuvas muito barrenta? Em relao a esta pergunta, os dois agricultores pesquisados no constataram gua barrenta escorrendo pela propriedade. Nesta rea pesquisada no sistema agroflorestal j se percebe uma grande camada de matria seca e decomposta na superfcie do solo diminuindo sensivelmente o escorrimento superficial da gua. Existem claros sinais de salinizao nas reas agrcolas? Os agricultores pesquisados, no identificaram sinais de salinizao e responderam no. Na regio no h histrico ou indcios de salinizao. H muitos sulcos, grotas ou voorocas em reas de sua propriedade? A regio estudada apresenta relevo bastante varivel, constando de topografia acidentada com presenas de declividades leves, que podem favorecer o aparecimento de sulcos, grotas e voorocas. Dentro da propriedade agroflorestal, o agricultor pesquisado respondeu que no ocorre sulcos, grotas ou voorocas, mesmo considerando que sua rea com agrofloresta apresente uma declividade forte, no entanto, o agricultor no observou estes fatores. Na rea de agricultura convencional foi observada o aparecimento de sulcos, grotas e voorocas muito embora sua propriedade apresente reas com pouca declividade. Existem fortes sinais de endurecimento da camada superficial dos solos agrcolas? Em relao a esta pergunta, houve, constatao de endurecimento do solo por parte do agricultor convencional pesquisado. Tal constatao pode ser ocasionada pelas prticas de manejo do solo com uso do fogo, queima e retirada de restos de culturas e vegetao, exposio do solo, a radiao solar e ventos, e a conseqente perda da matria orgnica. No uso do sistema agroflorestal, no houve constatao, fato que pode ser um indicativo de que o fator acima citado est ausente ou minimizado dentro do modelo agroflorestal. Impede o acesso indiscriminado de animais margem dos cursos de gua? Houve o entendimento, por partes dos agricultores pesquisados, em impedir o acesso indiscriminado de animais margem dos cursos de gua, portanto, a resposta foi sim. Adota medidas de proteo como: curva de nvel, cordes de contorno, drenagem ou quebra vento? O agricultor agroflorestal respondeu que adotava um conjunto de medidas de proteo ao solo. Em sua rea podem ser encontradas rvores nativas funcionando como quebra vento, pois o sistema adota a permanncia de rvores nativas na rea trabalhada e a introduo de novas espcies para aumento de massa verde e aproveitamento para alimentao animal. Muito embora perceba-se a compreenso do agricultor com relao s praticas de proteo e manejo do solo, no fica caracterizado, na rea estudada, o uso de curvas de nvel, cordes de contorno e drenagem. No sistema convencional, o agricultor pesquisado respondeu que no eram realizadas medidas de proteo como: curva de nvel, cordes de contorno, drenagem e quebra vento. Utiliza com freqncia tcnicas de conservao de solo tais como: pousio de reas, rotao de cultivo, cobertura morta, plantio de leguminosa? No dois sistemas pesquisados, os agricultores responderam que utilizavam com freqncia tcnicas de conservao de solo. Algumas tcnicas como o pousio e a rotao de cultivo so bastante difundidas na agricultura de forma geral. Em relao ao plantio de leguminosas, comum na regio estudada o uso do guandu ou andu (Cajanus Cajan) nos dois sistemas. Ocorre uma diferenciao apenas do sistema agroflorestal com a introduo de outras espcies como a leucena (Leucena leucophala), o sabi (Mimosa caesalpinifolia) e outras espcies no leguminosas, que favorecem o aumento de uma camada de cobertura morta sobre o solo.

No sistema convencional, a prtica das queimadas e da retirada das ervas, chamada limpa do mato deixa o solo descoberto e sem a camada de cobertura morta. Quando necessrias, as prticas de ensilagem ou fenao so utilizadas na sua propriedade? Em relao a esta questo, a resposta dos agricultores foi que no utilizavam as prticas de ensilagem ou fenao em suas propriedades. b) Questionrio temtico 2. Quais os cuidados que so tomados em relao ao uso de adubos nos solos de sua propriedade?. No questionrio 2, como no houve uso de adubos qumicos nos dois sistemas pesquisados, as questes relacionadas ao tema entraram no quesito no se aplica. So feitas anlises de solos para fins de avaliao de necessidade de adubao qumica ou orgnica? Em ambos os casos, tanto no sistema agroflorestal como no sistema convencional, a resposta dos agricultores pesquisados foi que no faziam anlise de solos em suas propriedades. Normalmente so plantadas leguminosas para melhorar a fertilidade do solo? comum na regio o cultivo de algumas leguminosas como o feijo de corda (Vigna unguiculata), Fava (Vicia faba L.) e o guandu (Cajanus cajan) ou andu como conhecido na regio, para a melhoria da fertilidade do solo em ambos os sistemas. Tambm faz-se uso do andu na alimentao animal e humana, diferentemente de outras regies. Pode-se acrescentar para as reas de agrofloresta o plantio de leucena (Leucena leucophala), de sabi (Mimosa caesalpinifolia), plantas estas que favorecem o aumento de cobertura morta e tem aproveitamento forrageiro e florestal. Tm sido usado adubos orgnicos ou a tcnica de plantio direto para elevar o teor de matria orgnica do solo? No sistema agroflorestal, feito o plantio direto sobre os restos vegetais e a camada de matria orgnica decomposta, sendo que neste plantio direto no h uso de produtos qumicos como herbicidas. O sistema agroflorestal, quando integrado horticultura utiliza adubo orgnico (principalmente esterco bovino) apenas para o plantio de hortalias dentro do sistema integrado de produo, que compreende as culturas agrcolas tradicionais da regio (milho, feijo, fava, etc), frutferas e criao animal. No sistema convencional pesquisado, feito o uso de adubo orgnico, mas no se utiliza a tcnica de plantio direto, pois utilizado o sistema de limpeza das ervas e retirada ou queima do material orgnico. As recomendaes tcnicas de aplicao de adubo tm sido observadas? Tanto o agricultor do sistema convencional como o agricultor do sistema convencional responderam observar as recomendaes tcnicas de aplicao de adubos. No entanto, no foram feitas anlises de solo em nenhuma das reas estudadas e a aplicao de adubos qumicos no foi utilizada por nenhum dos sistemas estudados. importante ressaltar que os dois sistemas usam adubo orgnico sem as orientaes provenientes de uma anlise de solos.
QUADRO 13. Questionrio temtico 2. Quais os cuidados que so tomados em relao ao uso de adubos nos solos de sua propriedade?

c) Questionrio Temtico 3. Quais os cuidados tomados com relao ao uso de agrotxicos na sua propriedade? Este questionrio entra no fator no se aplica para o sistema agroflorestal pesquisado, tendo em vista que o sistema no aceita a utilizao de agrotxicos como prtica adequada para seu modelo de agricultura. Para o sistema convencional, o agricultor pesquisado respondeu no utilizar agrotxico, no entanto, no levantamento econmico do agricultor pesquisado foi relatada a compra de inseticida e que dificulta a anlise ambiental com maior grau de segurana, mas como o agricultor pesquisado afirmou no utilizar, permanece o fator no se aplica da pesquisa. O produto qumico utilizado, segundo o levantamento econmico, foi um inseticida para o combate a mosca nos animais, no caracterizando pelo menos o uso de inseticidas nos cultivos agrcolas. d) Questionrio Temtico 4. Como a gua tem sido cuidada na sua propriedade? Para este questionrio, cinco questes foram classificadas no quesito no se aplica da pesquisa pela seguintes concluses. Quanto aos aspectos da Irrigao, o modelo geralmente utilizado o da chamada aguao, que o ato de colocar gua na planta sem definio exata de tempo e de quantidade necessria, tomando geralmente como base a experincia dos agricultores. No h, portanto, a caracterizao de irrigao, ou seja, irrigao realizada de acordo com o planejamento, necessidade das plantas e caractersticas do solo. Em ambos os casos, ocorrem modelos simples, atravs de irrigao por superfcie ou com utilizao de mangueiras, concentrada em pequenas reas e com utilizao de pequenos reservatrios da propriedade. Quanto s demais questes, no h solicitao de outorga dgua. Nestes casos, no havia nenhum criatrio que despejasse gua para os cursos dgua. Quanto a uso de produtos contaminantes, como o agricultor respondeu no ter usado, este foi colocado no quesito no se aplica.

Na poca de estiagem h gua suficiente para consumo humano e animal? Em ambos os casos, tanto para o sistema convencional como para o sistema agroflorestal, a resposta foi positiva. necessrio destacar que, na poca de estiagem, comum a diminuio de vazo dos reservatrios permitido o acesso sem controle de rebanho s guas existentes em sua propriedade? Neste caso, o agricultor convencional respondeu que no era permitido o acesso sem controle dos animais s guas na propriedade. No caso do agricultor agroflorestal tambm houve a resposta negativa. A gua utilizada para irrigao em sua propriedade salobra? Neste caso, a resposta dos agricultores foi negativa, mesmo salientando que no h a caracterizao de irrigao, esta resposta levou em considerao a prtica de fornecer gua para plantas feita nas propriedades. So notados sinais de contaminao da gua por materiais como leos (agrotxicos ou plantas poluentes)? Segundo a resposta dos agricultores pesquisados em ambos os sistemas, no so notados sinais de contaminao da gua.
QUADRO 14. Questionrio Temtico 4. Como a gua tem sido cuidada na sua propriedade

e) Questionrio Temtico 5. Como est a qualidade do ar na sua propriedade? Para este questionrio, algumas perguntas entraram no quesito no se aplica. Constatou-se a no utilizao de agrotxicos em ambos sistemas pesquisados. Nas residncias dos agricultores pesquisados a nica energia utilizada a eltrica, no havendo a presena de combustveis poluentes. Quanto ao controle de poluio do ar, a realidade econmica dos agricultores no permitiria a compra de filtros e outros equipamentos, salientando que para o nvel de poluio do ar, provocado pelos agricultores, estes equipamentos poderiam ser desnecessrios.

Animais mortos, carcaas ou restos deles so abandonados ao ar livre? O agricultor do sistema convencional pesquisado respondeu que abandonava ao ar livre os animais mortos, carcaas ou restos deles. O agricultor do sistema agroflorestal pesquisado respondeu que no. Em qualquer sistema adotado importante que se coloque num local adequado o material morto, tanto pela qualidade do ar, como por questes sanitrias e de rapidez e intensidade de decomposio. permitida a queima indiscriminada de materiais plsticos, pneus velhos e embalagens? Em ambos os casos, tanto no sistema agroflorestal como no sistema convencional, os dois agricultores responderam que permitem a queima de materiais plsticos , pneus velhos e embalagens. Para explicitar melhor esta questo, o modelo do sistema agroflorestal no recomenda a queima destes materiais e procura difundir a reutilizao de alguns materiais, como garrafas PET, embalagens. Como no existe coleta de lixo na localidade, comum a queima deste material por no ser ter um destino apropriado. Adota a queima com freqncia? Quanto a esta questo, o agricultor pesquisado do sistema agroflorestal respondeu no utilizar queima com freqncia, j o agricultor do sistema convencional respondeu adotar freqentemente a queima.
QUADRO 15. Questionrio Temtico 5. Como est a qualidade do ar na sua propriedade

f) Questionrio Temtico 6. Como a Energia e o Lixo tem sido tratado na sua Propriedade? A pergunta relacionada ao uso de energia alternativa (Ex: energia solar, elica, biogs) foi colocada no sentido de uso alternativo energia eltrica, utilizada em sua residncia e na atividade agrcola. Para o caso especifico da energia eltrica, o quesito entrou no fator no se aplica da pesquisa para os agricultores pesquisados dos dois sistemas. Mas importante relatar que, na atividade de preparao de alimento, h utilizao da lenha, no sendo, portanto, considerada na questo, pelo fato da pesquisa ter sido direcionada principalmente para o uso da energia no aspecto produtivo da agricultura.

Vm sendo empregadas medidas para reduo de desperdcios de energia em sua propriedade? No caso especifico da energia eltrica, ambos responderam utilizar medidas de reduo de desperdcio de energia. Sua propriedade dispe de estoque de florestas plantadas para fins energticos? O agricultor agroflorestal respondeu que sim, pois no sistema agroflorestal conservada parte da vegetao nativa e h o incremento de espcies vegetais para fins forrageiros e energticos (lenha). O agricultor do sistema convencional respondeu que no. Reutiliza ou recicla materiais como plsticos, papis, restos de plantaes e outros? O agricultor agroflorestal respondeu que sim, j que no sistema agroflorestal h a reutilizao dos restos das plantaes de forma natural, atravs da decomposio do material de cobertura exposto ao solo. O agricultor do sistema convencional respondeu que no reutiliza ou recicla estes materiais. Para os demais materiais como plsticos ou papeis foi verificado que no h reutilizao ou reciclagem. Diferentemente da pesquisa feita em Catol Santana do Cariri, em Taboleiro Nova Olinda, houve o entendimento do conceito de reutilizao e reciclagem e, portanto, a compreenso dos agricultores pesquisados.
QUADRO 16. Questionrio Temtico 6. Como a Energia e o Lixo tm sido tratado na sua propriedade.

g) Questionrio Temtico 7. Como a vida selvagem e o ambiente natural tem sido tratados na sua propriedade? A questo de poca de reproduo de peixes entrou no fator no se aplica por no existir reproduo de peixe nas propriedades estudadas. As reas de reserva legal e de preservao permanente so rigorosamente observadas em sua propriedade? O caso estudado pela pesquisa, envolve agricultores familiares com reas inferiores a 35 ha. As reas cultivadas no atingem toda a propriedade. Para atender rigorosamente o conceito de rea de reserva legal e de preservao permanente da pergunta, os agricultores responderam no para ambos sistemas Existem corredores para facilitar o movimento de animais silvestres entre as reas preservadas? A resposta dos agricultores foi negativa, pela mesma compreenso citada na resposta do item anterior. Cabe salientar que, nas reas de agrofloresta, a manuteno das espcies nativas e a maior cobertura vegetal facilita a presena e o movimento de animais silvestres. A caa de animais silvestres protegida por lei permitida dentro de sua propriedade? No tocante caa de animais silvestres protegidos, o agricultor pesquisado do sistema agroflorestal respondeu no permitir a caa dentro da sua propriedade. O agricultor convencional respondeu que permitia a caa de animais silvestres em sua propriedade. Lagoas, audes, rios, fontes ou outros espelhos de gua de sua propriedade apresentam sinais de destruio ou soterramento? A resposta dos agricultores pesquisados foi no haver sinais de destruio nos espelhos dgua existentes nas suas propriedades.
QUADRO 17. Questionrio Temtico 7. Como a vida selvagem e o ambiente natural tm sido tratados na sua propriedade?

4.3.2 Anlise Ambiental: Catol - Santana do Cariri. A TABELA 7 mostra o resultado geral da anlise da performance ambiental feita em Catol Santana do Cariri, compreendendo um agricultor adepto do sistema agroflorestal e outro do sistema de agricultura convencional. TABELA 7. Performance ambiental do agricultor adepto do sistema agroflorestal e do agricultor convencional em Catol, municpio de Santana do Cariri CE. Municpio Santana do Cariri - CE Santana do Cariri - CE Modelo de Agricultura Agroflorestal Convencional Performance Ambiental (%) 58,8 % 44,4 % Classificao da Performance Ambiental Mdia Baixa

a) Questionrio Temtico 1. Como o solo tem sido tratado na sua propriedade ? Os agricultores pesquisados no so criadores de animais de pastejo, h uma grande dificuldade de acesso gua e, portanto, dificulta esta criao. Ainda se verifica uma pequena criao de aves e sunos voltadas para o consumo familiar. Todas as questes relativas criao e pastagens de animais entraram no quesito no se aplica.

A gua que escorre no solo de sua propriedade durante as fortes chuvas muito barrenta? Em relao a esta pergunta, no houve constatao de tal fato. A regio estudada fica localizada numa chapada, onde a formao predominante de solo arenosa, mas considerando-se a pergunta do ponto de vista da eroso hdrica provocada pelo escorrimento da gua no solo, carregando nutrientes, matria orgnica, cobertura morta, entre outras, no foi percebida pelos pesquisados. Outro fato que, no sistema agroflorestal permanece uma grande camada de matria seca e decomposta na superfcie do solo, diminuindo sensivelmente o escorrimento superficial da gua. Existem claros sinais de salinizao nas reas agrcolas? Nesta questo, os pesquisados no identificaram tal fato, respondendo que no havia sinais de salinizao nas suas propriedades. H muitos sulcos, grotas ou voorocas em reas de sua propriedade? A regio no topo da chapada caracterizada por apresentar de maneira geral um relevo plano, no havendo, portanto, acentuadas declividades que favoream o aparecimento de tais fatores, mas dentro das propriedades estudadas os fatores perguntados no foram observados pelos pesquisados. Existem fortes sinais de endurecimento da camada superficial dos solos agrcolas? Em relao a esta pergunta, houve constatao de endurecimento do solo por parte do agricultor convencional pesquisado. Tal constatao pode ser ocasionada pelas prticas de manejo do solo com uso do fogo, queima e retirada de restos de culturas e vegetao, exposio do solo a radiao solar e ventos, e a conseqente perda da matria orgnica. No uso do sistema agroflorestal, no houve constatao, pois os fatores acima citados so ausentes ou minimizados dentro desse modelo. Em suas atividades comum a adoo de medidas de proteo do solo, tais como curvas de nvel, cordes de contorno, drenagem ou quebra-vento? Dentro do conjunto de prticas adotadas pelo sistema agroflorestal, so utilizadas diversas medidas de proteo ao solo. No caso particular do agricultor agroflorestal pesquisado, ele respondeu que no adotava tais medidas de proteo, muito embora houvesse a constatao visual de uso em sua propriedade de quebra vento, pois o sistema adota a permanncia de rvores nativas na rea trabalhada e a introduo de novas espcies para aumento de massa verde e aproveitamento para alimentao animal. No sistema convencional, no feita a utilizao de quebra vento. As demais prticas no so realizadas nem no sistema convencional nem no sistema agroflorestal, pois h pouca declividade nas reas pesquisadas e tambm pela ausncia de solos que necessitem de drenagem. So utilizadas com freqncia tcnicas de conservao de solos, tais como pousio de reas, rotao de cultivos, cobertura morta ou plantio de leguminosas? No sistema agroflorestal, o agricultor respondeu que utilizava tais tcnicas de conservao de solo, no havendo constatao para o uso do pousio por se tratar de uma pequena rea explorada. Para o agricultor convencional pesquisado, a resposta foi a no utilizao das tcnicas de conservao de solos.
QUADRO 18. Questionrio Temtico 1. Como o solo tem sido tratado na sua propriedade ?

b) Questionrio temtico 2. Quais os cuidados que so tomados em relao ao uso de adubos nos solos de sua propriedade.

Neste caso, como no foi feito anlise de solo e no h utilizao de adubos qumicos por parte de nenhum dos agricultores dos sistemas estudados, todas as questes relacionadas ao tema entraram no fator no se aplica da pesquisa. importante ressaltar que no sistema agroflorestal foi feito uso de adubo orgnico, mas sem as orientaes provenientes de uma anlise de solos.

So feitas anlises de solos para fins de avaliao de necessidade de adubao qumica ou orgnica? Em ambos os casos, tanto no sistema agroflorestal como no sistema convencional, a resposta dos agricultores pesquisados foi que no faziam anlise de solos em suas propriedades. Normalmente so plantadas leguminosas para melhorar a fertilidade do solo? comum, na regio, o cultivo de algumas leguminosas como o feijo e o feijo guandu ou andu (Cajanus cajan) como conhecido na regio, alm de melhorar a fertilidade do solo tambm usado na alimentao animal e humana, diferentemente de outras regies. Em ambos os casos pesquisados responderam que plantavam leguminosas. Tm sido usado adubos orgnicos ou a tcnica de plantio direto para elevar o teor de matria orgnica do solo? No sistema agroflorestal pesquisado faz-se uso de adubao orgnica e tambm do plantio direto, sendo que neste plantio direto no h uso de produtos qumicos como herbicidas. J no sistema convencional pesquisado no uso das tcnicas citadas acima.
QUADRO 19. Questionrio Temtico 2. Quais cuidados que so tomados em relao ao uso de adubos nos solos de sua propriedade

c) Questionrio Temtico 3. Quais os cuidados tomados com relao ao uso de agrotxicos na sua propriedade Este questionrio entra no fator no se aplica para o sistema agroflorestal pesquisado, tendo em vista que o sistema no aceita a utilizao de agrotxicos como prtica adequada para seu modelo de agricultura. No entanto, h de se informar que, no levantamento econmico do agricultor agroflorestal pesquisado, foi relatada a compra de formicida (inseticida para formigas). Como o agricultor pesquisado compreende os princpios filosficos do sistema agroflorestal e afirmou no ter utilizado o produto, resolveu-se considerar o fator no se aplica da pesquisa. Neste caso, o questionrio ser utilizado apenas para o sistema convencional pesquisado. Como o agricultor convencional no possui e nem utiliza maquinas e/ou pulverizadores, resolveu-se aplicar o fator no se aplica da pesquisa para duas questes. O produto utilizado uma formulao a base de p granulado, que aplicado diretamente no local. Vale salientar que a aplicao sem os necessrios equipamentos de aplicao e de proteo individual podem ocasionar riscos para a sade humana, animal e para o meio ambiente. Como no h uso de equipamentos, conseqentemente no h lavagem. Esta questo tambm entra no fator no se aplica da pesquisa.

O uso de agrotxicos em suas culturas s ocorre quando no h outros meios de combate de pragas? Quanto a esta pergunta o agricultor pesquisado, do sistema convencional respondeu que no. O uso de venenos verificado no combate formiga, no sendo perceptvel uma grande utilizao destes produtos, at pelo aspecto financeiro do custo do produto ser um fator limitante para o agricultor. Antes de utilizar um veneno, procura orientao tcnica e segue o receiturio agronmico? Quanto a esta pergunta o agricultor pesquisado do sistema convencional respondeu que no. So utilizados equipamentos de proteo individual? Na aplicao dos venenos utilizados pelo agricultor pesquisado no h utilizao do equipamento de proteo individual. Os venenos so misturados prximos s fontes de gua de sua propriedade? O agricultor pesquisado respondeu que no mistura os venenos prximos s fontes de gua da propriedade. Os aplicadores de agrotxicos recebem normalmente treinamento e informao quanto ao uso, riscos sade e meio ambiente? O agricultor pesquisado respondeu no receber treinamento e informao quanto ao uso, riscos sade e ao meio ambiente. permitida a aplicao de venenos nas plantas prximas aos reservatrios dgua da propriedade? O agricultor pesquisado respondeu que no permitida a aplicao dos venenos nas plantas prximos aos reservatrios dgua da propriedade. Existe controle adequado sobre uso de agrotxicos, com anotao do nome do produto, data da aplicao e cultura em que foi aplicado? Quanto ao uso dos agrotxicos, o agricultor respondeu que executava os devidos controles sobre os produtos aplicados. importante ressaltar que mesmo com a resposta afirmativa, o agricultor no saber ler e escrever, fator que pode dificultar o controle adequado destes produtos. Todos os agrotxicos so armazenados em locais apropriados e protegidos contra acidentes? Quanto aos cuidados com os agrotxicos, o agricultor pesquisado respondeu que armazenava o produto em local apropriado e protegido contra os acidentes.
QUADRO 20. Questionrio Temtico 3. Quais os cuidados tomados com relao ao uso de agrotxicos na sua propriedade?

d) Questionrio Temtico 4. Como a gua tem sido cuidada na sua propriedade? Na regio da Chapada do Araripe, onde est localizada Catol, existe uma sria deficincia de gua at para o abastecimento humano, sendo utilizada para este fim a construo de barreiros e cisternas de alvenaria. Nos ltimos dois anos vem sendo implementado uma Programa Federal de construo de Um Milho de Cisternas de Placas no Semi-rido nordestino P1MC, Catol vem sendo beneficiada com estas cisternas.

Como este questionrio trata em sua maioria de cursos dgua, irrigao, assuntos distantes da realidade desta regio estudada, em apenas uma questo o quesito no se aplica no foi utilizado. Para ambos os sistemas, tanto o convencional como o agroflorestal as respostas foram as mesmas.

Na poca de estiagem h gua suficiente para consumo humano e animal? O agricultor pesquisado respondeu que no h gua suficiente para consumo humano e animal, sendo que a explicao inicial contextualiza a situao de deficincia de gua da regio.
QUADRO 21. Questionrio Temtico 4. Como a gua tem sido cuidada na sua propriedade?

e) Questionrio Temtico 5. Como est a qualidade do ar na sua propriedade? Para este questionrio, duas perguntas entraram no fator no se aplica da pesquisa. Para efeito de esclarecimento, na poca da pesquisa, no havia energia eltrica na residncia dos dois agricultores pesquisados. O fator no se aplica, tambm foi aplicado para a questo do uso dos filtros de controle de poluio, tendo em vista que, diante da falta de condies bsicas como energia eltrica e gua, como se poderia fazer uso de equipamento de controle da poluio do ar. Quando usa agrotxico, escolhe horrios menos quentes e com menos ventos? No questionrio 3, o sistema agroflorestal pesquisado, entrou no fator no se aplicano tocante a questes ligadas ao uso de agrotxicos. Tal considerao levou em conta que o sistema no aceita a utilizao de agrotxicos como prtica adequada para seu modelo de agricultura e entendeu que o agricultor pesquisado compreende os seus princpios filosficos e afirmou no ter utilizado o produto. Para o sistema convencional, o agricultor pesquisado respondeu que utilizava os horrios menos quentes e com menos ventos para aplicao dos seus produtos. Dentro desta tcnica h a minimizao dos efeitos j que no ocorre a grande disperso do produto. Animais mortos, carcaas ou restos deles so abandonados ao ar livre? O agricultor convencional pesquisado respondeu que no abandonava ao ar livre os animais mortos, carcaas ou restos deles. O agricultor agroflorestal pesquisado respondeu que sim. Em qualquer sistema adotado, importante que se coloque num local adequado o material morto, tanto pela qualidade do ar, como por questes sanitrias e de rapidez e intensidade de decomposio. permitida a queima indiscriminada de materiais plsticos, pneus velhos e embalagens? Em ambos os casos analisados, os dois agricultores responderam que permitem a queima de materiais, pneus velhos e embalagens. Adota a queima com freqncia? Quanto a esta questo, os agricultores pesquisados tanto do sistema agroflorestal como do sistema convencional adotam freqentemente a queima.
QUADRO 22. Questionrio Temtico 5. Como est a qualidade do ar na sua propriedade?

f) Questionrio Temtico 6. Como a energia e o lixo tm sido tratado na sua propriedade?

Algumas perguntas deste questionrio esto contemplados no anterior, no caso especfico da energia, o quesito entrou no fator no se aplica da pesquisa para os agricultores pesquisados dos dois sistemas. At o momento da pesquisa, a forma de energia mais utilizada na regio, a energia eltrica, no havia sido utilizada pelos agricultores pesquisados. Quanto a questo da reutilizao e reciclagem de matrias, no caso do sistema agroflorestal, houve a reutilizao dos restos de plantaes de forma natural, atravs da decomposio do material de cobertura exposto ao solo. Quando se buscou trabalhar os conceitos de reutilizao e reciclagem de uma maneira mais ampla, envolvendo a presena de plsticos, papis, a compreenso do assunto foi dificultada, com os agricultores no entendendo a questo. Por este motivo, atribui-se o fator no se aplica da pesquisa. No desenvolvimento de suas atividades utilizado algum tipo de energia alternativa? A resposta foi sim para os agricultores pesquisados dos dois sistemas. Em toda atividade de preparao de alimento a forma de energia utilizada a lenha. Para iluminao da residncia noite utilizado o gs para uso em lampies e lamparinas. Sua propriedade dispe de estoque de florestas plantadas para fins energticos? A comunidade pesquisada est localizada numa regio de chapada com pequena densidade demogrfica e presena de matas nativas dentro de uma rea de proteo ambiental, no sendo realizado plantio de florestas para nenhum fim especfico. A resposta foi negativa para os agricultores pesquisados tanto no sistemas agroflorestal como no sistema convencional.
QUADRO 23. Questionrio Temtico 6. Como a energia e o lixo tm sido tratados na sua propriedade?

g) Questionrio Temtico 7. Como a vida selvagem e o ambiente natural tem sido tratados na sua propriedade? Neste caso, so apresentadas questes fora da realidade das reas pesquisadas, perguntas como, o respeito a poca de reproduo de peixes da propriedade e destruio ou soterramento de lagoas, audes, rios, outros espelhos esto fora de contexto, pois no existem situaes como estas. Entram, portanto, no fator no se aplica da pesquisa.

As reas de reserva legal e de preservao permanente so rigorosamente observadas em sua propriedade? O caso estudado pela pesquisa trata apenas de agricultores familiares com pequena extenso de terras, com reas inferiores a 5 ha. As reas cultivadas no atingem toda a propriedade, ficando necessariamente reas de reserva e preservao. Para atender rigorosamente a pergunta, os agricultores responderam no para ambos os sistemas Existem corredores para facilitar o movimento de animais silvestres entre as reas preservadas? A regio estudada est includa numa rea de preservao ambiental, verifica-se ainda a existncia de matas nativas onde tais corredores esto presentes e facilitam o movimento de animais silvestres. Como as reas de matas nativas esto contguas s reas das propriedades pesquisadas, os agricultores responderam sim para a existncia de corredores. A caa de animais silvestres protegida por lei permitida dentro de sua propriedade? No tocante caa de animais silvestres protegidos, o agricultor pesquisado do sistema agroflorestal respondeu no permitir a caa dentro da sua propriedade. O agricultor convencional respondeu que permitia a caa de animais silvestres em sua propriedade.
QUADRO 24. Questionrio Temtico 7. Como a vida selvagem e o ambiente natural tm sido tratados na sua propriedade?

5 CONCLUSES E SUGESTES 5.1Concluses Merece destacar a relevncia do estudo para a consolidao de propostas de convivncia com o semi-rido e o combate desertificao, realizado pela Associao Crist de Base ACB, na regio do Cariri Cearense. Outro mrito que no poderia ser esquecido a fora de vontade e o trabalho dos agricultores adeptos dos sistemas agroflorestais em fazer diferente, indo de encontro a princpios e valores j preestabelecidos por uma sociedade capitalista e conservadora. Faz-se necessrio dividir o trabalho em partes, procurando entender os diferentes aspectos ambientais, sociais e econmicos. Cabe lembrar que os mesmos no esto dissociados e sim interligados, onde a ausncia de um fator poder influenciar no resultado de outro. Do ponto de vista econmico, a situao tem que ser observada de maneira diferenciada para as duas comunidades. 1. Para Taboleiro Nova Olinda A anlise feita, considerando apenas a renda bruta anual dos agricultores familiares daria a vantagem para o agricultor agroflorestal, que teve quase o dobro da renda do agricultor convencional, obtendo uma renda familiar mensal de R$ 221,08, equivalente 1,1336 SMM. A renda bruta anual do agricultor agroflorestal foi de R$ 13.264,64, enquanto o agricultor convencional obteve uma renda bruta anual de R$ 7.856,56. Numa analise detalhada, a renda da produo agropecuria aparece apenas em segunda posio em ambas situaes. No caso do sistema agroflorestal representa 0,2336 SMM, enquanto o trabalho assalariado contribui com 0,5 SMM. No sistema convencional, aparece com 0,1279 SMM, enquanto a renda proveniente da aposentadoria contribui com 0,1428 SMM. Comparando a renda familiar per capita mensal dos dois sistemas estudados, a renda do agricultor agroflorestal proveniente da produo agropecuria em 2002, foi de R$ 45,58 , enquanto a renda do agricultor convencional foi de R$ 24,95, mostrando que a sistema agroflorestal apresenta-se superior ao sistema convencional.

Para o caso do agricultor agroflorestal, quando junta-se a renda proveniente da produo agropecuria R$ 45,58 a R$ 39,00, provenientes da renda oriunda do comrcio de produtos agrcolas, obtm-se um total de R$ 84,58 que equivalente quase a metade do SMM. Aqui est o ponto fundamental, a renda oriunda da produo dos sistemas agroflorestais com sua produo diversificada e comercializao mostro-se-se novamente superior ao sistema convencional. 2. Para Catol Santana do Cariri Para ambos sistemas estudados, percebe-se que as dificuldades relatadas, nas anlises ambiental e social, esto interligadas com as dificuldades identificadas na anlise econmica, onde o total da Renda Familiar Per Capita Mensal do agricultor agroflorestal no alcanou a metade do Salrio Mnimo Mdio Mensal para o ano de 2002, obtendo apenas uma renda total de R$ 93,83, enquanto o salrio mnimo mdio era de R$ 195,00. Em uma situao mais deficiente, encontra-se o agricultor convencional que apresenta Renda Per Capita Mensal quase dez vezes menor que a do agricultor agroflorestal. Tal fato deve-se tanto a menor renda bruta anual, como o maior nmero de pessoas na famlia (9 pessoas). A Renda Familiar Per Capita Mensal total foi de R$ 9,46, enquanto o salrio mnimo mdio era de R$ 195,00. De uma maneira geral e do ponto de vista econmico, os sistemas agroflorestais se mostraram superiores aos sistemas convencionais, mas percebe-se que as diferenas nos fatores ambientais e sociais das comunidades influenciam no seu resultado final. Apesar das melhorias apresentadas, estas no conseguem a curto prazo resolver todas as dificuldades apresentadas. Mesmo com os dois sistemas agroflorestais, apresentando rendimentos mensais maiores que a renda mdia mensal de R$ 74,00 da populao do meio rural cearense, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios PNAD, de 2001, no se pode ainda atribuir a sustentabilidade dos sistemas agroflorestais, considerando o ponto de vista econmico. Do ponto de vista social, em algumas questes foi possvel identificar diferenas marcantes entre os dois sistemas, no caso da organizao e participao social e poltica dos pesquisados. Os agricultores dos sistemas agroflorestais se destacaram mais, no tocante a pontos como: tipo de organizao que participam, tempo de participao, forma e freqncia de participao e a maior capacitao, formao tcnica e poltica, sendo estes fatores observados, mesmo entre aqueles com menor nvel de escolaridade.

O nvel educacional dos agricultores envolvidos no trabalho muito baixo, com trs agricultores pesquisados analfabetos e um com nvel fundamental incompleto. Tal situao pode dificultar a realizao de trabalhos de pesquisa e a difuso de tcnicas apropriadas para a atividade agrcola, ocasionado pela deficincia de compreenso e falta de informaes. Um fator positivo no entanto, a carga de conhecimento adquirido ao longo do tempo e as experincias com o fazer dirio. A falta de registro e anotaes referentes s atividades agropecurias dos agricultores pesquisados prejudicam a elaborao de um estudo mais detalhado. A ausncia de informaes precisas e consistentes podem ocasionar interpretaes falhas e equvocos. De maneira geral, o problema do baixo nvel escolaridade, acarreta tambm as debilidades na atividade exercida pelos agricultores. As condies de sade, habitao, acesso a utenslios domsticos e lazer, em geral, apresentam-se semelhantes, sendo importante, no estudo, para se compreender o dia-a-dia dos agricultores/as. O dado diferente em relao sade pblica foi a boa aceitao e o uso de plantas medicinais. Em relao ao lazer, as respostas foram diferentes de acordo com a comunidade estudada: os agricultores de Catol Santana do Cariri no souberam identificar atividades consideradas lazer, como visitas, TV, festas, esportes ou outros; Em Taboleiro Nova Olinda, os agricultores determinaram nmeros de horas de lazer por ms em atividades de lazer como visitas cidade e televiso. Sendo que, em nmeros de horas, o agricultor convencional apresentou maior nmero de horas de lazer mensal. Pode-se concluir que os sistemas agroflorestais apresentam indicadores positivos de melhorias da qualidade de vida e organizao comunitria, no entanto, no contemplam toda a complexidade de indicadores que podem evidenciar a sustentabilidade. Os sistemas agroflorestais podem ser instrumentos que, aliados a outras aes do campo governamental e no governamental, contribuiro substancialmente para a construo da sustentabilidade. Em relao aos aspectos ambientais, pode-se demonstrar uma situao melhor para os sistemas agroflorestais estudados, onde na comunidade de Taboleiro apresentou uma performance ambiental ideal (90,9%). J para o sistema convencional, a performance ambiental foi mdia (53,6%), apresentando uma questo que merece ser colocada, que o surgimento da preocupao por parte dos agricultores convencionais, com uso dos agrotxicos e os seus efeitos negativos para a sade e meio ambiente.

Este resultado demonstra o uso de medidas importantes e necessrias para toda e qualquer atividade rural, onde se pode citar a melhoria do manejo e conservao do solo, atravs de prticas de cultivo de leguminosas, aumento da cobertura vegetal, da gua, conservao das matas ciliares, do ar, aumento da biodiversidade, dos tratos culturais voltados para a realidade da rea trabalhada, da busca de alternativas sustentveis para fitopatologias. Na comunidade de Catol, a performance ambiental apresentou-se mdia (58,8%) para os sistemas agroflorestais e baixa (44,4%) para o sistema convencional. Neste caso, importante considerar que as caractersticas ambientais, sociais, econmicas da comunidade, apresentam-se mais deficientes. Para no citar todas as caractersticas, enumeram-se as seguintes: nvel educacional muito baixo, com os dois agricultores pesquisados, declarando-se analfabetos, dificuldade e escassez nas condies de acesso gua de qualidade para beber, cozinhar, higiene, uso para agricultura, para criao de animais. Com as condies ambientais variando entre ideal e mdia, so boas as perspectivas para os produtos oriundos das regies estudadas, tendo em vista as potencialidades do mercado e a criao de espaos de comercializao locais para produtos agroecolgicos. Em relao aos objetivos do presente estudo, entre as trs anlises realizadas, a anlise ambiental dos sistemas agroflorestais foi a que mais se aproximou da sustentabilidade. Em uma rea pesquisada, alcanou a sustentabilidade do ponto vista ambiental e em outra rea, as caractersticas evidenciam a busca de melhoria nos aspectos ambientais e a possibilidade futura de se atingir a sustentabilidade. A metodologia aplicada no presente trabalho relevante e importante, mas apresentou-se em alguns momentos fora da realidade do sistemas agroflorestais. Existe a necessidade imediata do aprofundamento dos estudos cientficos, voltados para a determinao de indicadores ambientais de sustentabilidade dos sistemas agroflorestais para a Regio Semi-rida, e especialmente centrada numa viso de convivncia com o Semi-rido. luz dos objetivos e pressupostos bsicos estabelecidos pelo pesquisa, este trabalho parece ter contemplado o seu intento, ao tentar identificar fatores ambientais, que devem ser considerados no sistema agroflorestal, as condies sociais e a possvel melhoria na qualidade de vida das comunidade e, finalmente, os aspectos econmicos importantes para os sistemas agroflorestais. Tomando com base a cincia e seus estudos anteriores, tem-se como entendimento que o processo de desenvolvimento e os diferentes fatores que interagem entre si necessitam de um convivncia com os insetos e a preveno de

processo a longo prazo. A precipitao de concluses imediatistas e a mensurao em intervalos curtos de tempo, podem no estudo como este, de sistemas agroflorestais voltados para uma realidade semi-rida, provocar imperfeies e erros metodolgicos, que comprometam toda uma proposta de convivncia harmnica como o semi-rido. Da necessrio compreender que as concluses aqui apresentadas so parte de um processo e no podem neste momento contemplar o todo. Apresentam indicativos importantes para a consolidao de propostas sustentveis de convivncia como o Semi-rido. 5.2 Sugestes O trabalho pretende tambm despertar e incentivar nas Universidades, Centros de Pesquisas, Prefeituras a possibilidade de pesquisa e difuso dos sistemas agroflorestais como linha de ao destas entidades.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA ALTIERI, Miguel. Agroecologia: as Bases Cientficas da Agricultura Alternativa. Traduo de Patrcia Vaz. Rio de Janeiro: PTA/FASE, 1989. 240p. Traduo de: Agroecology: The Scientific Basis of Alternative Agriculture ALTIERI, Miguel. Agroecologia: a dinmica produtiva da agricultura sustentvel. Traduo de Marlia Marques Lopes. 3. ed. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2001. 110p. (Sntese Universitria). ANDRADE, Alda Ferreira de.; et al. Manual de Agrofloresta. Crato: ACB, 2001. 24 p. ARAJO FILHO, Joo Ambrsio de.; CARVALHO, Fabianno Cavalcante de. Desenvolvimento sustentado da caatinga. Sobral: EMBRAPA-CNPC. 1997.19p. (Circular Tcnica, 13). ARAJO FILHO, Joo Ambrsio de. Sistemas agroflorestais na caatinga agroecologia versus desertificao. Disponvel em: http: ///www.cnpc.embrapa.br/sistema.htm. Acesso em 25/11/2002. SANTANA DO CARIRI. Disponvel em http: www.geocities.com/cariri_ce/municipios.htm Acesso em 25/11/2002. CAVALET, Valdo. Formao Profissional do Engenheiro Agrnomo. Cruz das Almas: Federao dos estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), 1996. 142p. COPINJ, A. N.; Agrossilvicultura sustentada por sistemas agrcolas ecologicamente eficientes. Traduo de Anna Ceclia Cortines. Rio de Janeiro. PTA-Projeto Tecnologias Alternativas, 1988. 46p. Traduo de: Agroforestry based ecologically sound agricultural systems. CENSO AGROPECURIO. Brasil e Unidades da Federao. Rio de Janeiro: IBGE, 1974, v, qinqenal, 1998. fascculo.

CINCIA AMBIENTAL: Primeiros mestrados. Jos Eli da Veiga (org.). So Paulo: Annablume: FAPESP, 1998. 345 p. CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutao. Traduo lvaro Cabral. So Paulo: SP, Editora Cultrix. 1982, 445 p. Traduo de: The turning point. CAMPELLO, Francisco Carneiro Barreto. et al. Avaliao dos recursos florestais da rea de proteo ambiental Chapada do Araripe. Ministrio do Meio Ambiente, Crato: MMA. 2000. 49p. DANIEL, Omar.; et al. Sustentabilidade em sistemas agroflorestais: indicadores biofsicos. Revista rvore. Viosa, 1999. 23v., n.4, p.381 392, DANIEL, Omar.; et al. Proposta de um conjunto mnimo de indicadores socioeconmicos para o monitoramento da sustentabilidade em sistemas agroflorestais. Revista rvore. Viosa, 2000. 24v., n.3, p.283-290. DANIEL, Omar.; et al. Proposta de um conjunto mnimo de indicadores biofsicos para o monitoramento da sustentabilidade em sistemas agroflorestais. Revista rvore. Viosa, 2000. 24v., n.3, p.283-290, ESPLAR. Uma proposta ecolgica de manejo agroflorestal para a caatinga. Fortaleza: Esplar Centro de Pesquisa e Assessoria, 1994. 41 p. (memria da oficina) FURTADO, Ribamar., FURTADO, Eliane. A Interveno Participativa dos Atores INPA: Uma Metodologia de Capacitao para o Desenvolvimento Sustentvel. 1.ed. Braslia: Instituto Interamericano de Cooperao para a Agricultura (IICA), 2000. 180p. p.32-62. FREIRE, Paulo. Pedagogia dos Sonhos Possveis. Paulo Freire; Ana Maria Arajo Freire Organizadora. So Paulo: Jacques. Porto Alegre. 1990, 196 p.

FRANCA, Manoel Jorge Pinto da.; SOUSA, Gerusa Stiro de. O Mercado Agroecolgico na Regio do Cariri Cearense. Coor. Manoel Jorge Pinto da Franca, Gerusa Stiro de Sousa. Crato: ACB, 2004. 177p. : il. GLIESSMAN, Stephen. R. Agroecologia: processos ecolgicos em agricultura sustentvel. Stephen R. Gliessman. 2. ed. Porto Alegre: Ed. Universidade /UFRGS, 2001, 639p. Guia do Meio do Ambiente para o Produtor Rural. Banco do Nordeste do Brasil Fortaleza, 1999. 60p.II. GOTSCH, Ernst. Homem e natureza cultura na agricultura. 2 Edio. Recife: Centro Sabi, 1997. 19p. HABERMEIER, Kurt.; SILVA, Avanildo Duque. da. Agrofloresta: um novo jeito de fazer agricultura. Recife: Centro Sabi, 1998. 40p. HOBBELINK, Henk. Biotecnologia Muito Alm da Revoluo Verde. Traduo de: Sebastio Pinheiro, Gert Roland Fischer, Jacques Saldanha. Porto Alegre. 1990. 196p. Traduo de: Ms All de Revolucion Verde Las nuevas tecnologias genticas para la agricultura: desafio o desastre? MERICO, Luiz Fernando Krieger. Introduo economia ecolgica. Blumenau: Ed. FURB, 1996. 160p. il. (coleo sociedade e ambiente; 1 ) MONTE, Viviane Gomes. Anlise da sustentabilidade ecolgica em assentamentos de reforma agrria: o caso de So Joaquim. 2000. 72p. Dissertao de Mestrado.(Mestrado em Economia Rural) Universidade Federal do Cear.Fortaleza, 2000. MAPURUNGA, Lcia de Ftima. Analise da sustentabilidade da agricultura orgnica: um estudo de caso. 2000. 108p. Dissertao de Mestrado. ( Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Cear. Fortaleza, 2000.

MILZ, Joachim. Guia para el Estabelecimiento de Sistemas Agroflorestales. La Paz - Bolvia: DED, 1997, 91p. MOTA, Jos Aroudo. O valor da natureza: economia e poltica dos recursos ambientais / Rio de Janeiro: Ed.Garamond, 2001. 200p. LIMA, Pedro. Jorge Bezerra Ferreira.; OLIVEIRA,Tegenes Senna. Produo de Algodo Orgnico: Estudo do Caso dos Agricultores do Cear. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO AGRONEGCIO DO ALGODO / V SEMINRIO ESTADUAL DO ALGODO, 2000, Cuiab. Anais... Cuiab: 2000. p.105.-111. LEFF, Enrique. Saber Ambiental: Sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Traduo de Lcia Mathilde Endlich Orth. Petrpolis. RJ: Vozes, 2001. 343p. Traduo de: Saber ambiental: sustentabilidad, racionalidad, complejidad, poder. LEFF, Enrique. Ecologia, capital e cultura: racionalidade ambiental, democracia participativa e desenvolvimento sustentvel. Traduo de Jorge Esteves da Silva. Blumenau: Ed. da FURB, 2000. 373p. Traduo de: Ecologia y Cultura. LAKATOS, Eva Maria.; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Cientfica. 3 ed. So Paulo: Atlas, 1996. 231p. LIMA, Mauro Ferreira. Conceitos Bsicos sobre manejo da Caatinga. Departamento de Fitotecnia: UFC. Disciplina de Silvicultura e Paisagismo. 34p. ( Apostila impressa) PINHEIRO, Sebastio; NASR, Nasser Youssef.; LUZ, Dioclcio. Agricultura Ecolgica e a Mfia dos Agrotxicos no Brasil. Porto Alegre: Edio dos Autores. 1993. 215p. PINHEIRO, Sebastio.; LUZ, Dioclcio. Ladres de Natureza uma reflexo sobre a biotecnologia e o futuro do planeta. Porto Alegre: Fundao Juquira Candiru. 1998. 250p. PEREIRA, Jos Kleber Costa. Anlise socioeconmica em assentamentos de reforma agrria no Cear: o caso de So Joaquim. 2000, 72 p. Dissertao de Mestrado.( Mestrado em Economia Rural) Universidade Federal do Cear. Fortaleza, 2000.

SERVIO DE APOIO S MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO ESTADO DO CEAR. Perfil Scio-Econmico do Municpio da Nova Olinda. Fortaleza: SEBRAE/CE. 1998. 67p. (Srie PRODER). SEVERINO, Liv. Soares.; OLIVEIRA, Tegenes Senna. Caf Sombreado no Macio de Baturit. Fortaleza: Os autores, 2000. 57 p.: il. SCHUMACHER, E. F. O Negcio Ser Pequeno. Trad. Octvio Alves Velho. Rio de Janeiro: Zahar Editores. 1983. 4 ed. 257p. Traduo de: Small Is Beautiful. SANTOS, Jos Higino Ribeiro dos. Et al. Controle Alternativo de Pragas e Doenas. Fortaleza, Edies UFC, 1988.216p. VAN LEEUWEN, Johannes.; PLANEJAMENTO DE ENSAIOS COM SISTEMAS AGROFLORESTAIS. In: Congresso Brasileiro sobre Sistemas Agroflorestais e I Encontro sobre Sistemas Agroflorestais nos Pases do Mercosul, 1, 1994, Porto Velho, Anais... Porto Velho: EMBRAPA,1994. v.1, p.463-473. WILKINSON, John.; CASTELLI, Pierina German. A Transnacionalizao da Indstria de Sementes no Brasil. Rio de Janeiro: Edio ActionAid Brasil, 2000. 133p.

APNDICES

Questionrio Ambiental Questionrio Temtico 1. Sim Como o solo tem sido tratado na sua propriedade: A gua que escorre no solo de sua propriedade durante as fortes chuvas muito barrenta? Existem claros sinais de salinizao nas reas agrcolas? H muitos sulcos, grotas ou voorocas em reas de sua propriedade? Existem fortes sinais de endurecimento da camada superficial dos solos agrcolas? Obedece capacidade de suporte? Impede o acesso indiscriminado de animais margem dos cursos de gua? Adota medidas de proteo como: curva de nvel, cordes de contorno, drenagem ou quebra vento? Utiliza com freqncia tcnicas de conservao de solo tais como: pousio de reas, rotao de cultivo, cobertura morta, plantio de leguminosa? A pastagem normalmente est bem formada antes da colocao de rebanho para o pastejo? Quando necessrias, as prticas de ensilagem ou fenao so utilizadas na sua propriedade? Quantos Quadros verdes foram marcados Quantos Quadros amarelos foram marcados No No se aplica

QUESTIONRIO AMBIENTAL Questionrio Temtico 2. Sim Quais cuidados que so tomados em relao ao uso de adubos nos solos de sua propriedade: So feitas anlises de solos para fins de avaliao de necessidade de adubao qumica ou orgnica? Normalmente so plantadas leguminosas para melhorar a fertilidade do solo? Tm sido usado adubos orgnicos ou a tcnica de plantio direto para elevar o teor de matria orgnica do solo? As recomendaes tcnicas de aplicao de adubo tm sido observadas? Sempre so anotados os tipos de adubos qumicos, volumes, areias, e tipos de culturas em que foram aplicados? Todos os adubos qumicos so armazenados em locais apropriados e protegidos contra acidentes e perdas? No No se aplica

Quantos Quadros verdes foram marcados Quantos Quadros amarelos foram marcados

QUESTIONRIO AMBIENTAL Questionrio Temtico 3. Sim Quais os cuidados tomados com relao ao uso de agrotxicos na sua propriedade? O uso de agrotxicos em suas culturas s ocorre quando no h outros meios de combate de pragas? Antes de utilizar um veneno, procura orientao tcnica e Segue o receiturio agronmico? As maquinas e pulverizadores de veneno so mantidos limpos e calibrados? So utilizados equipamentos de proteo individual? Lava os equipamentos aps utilizao do veneno Os venenos so misturados prximos s fontes de gua de sua propriedade? Os aplicadores de agrotxicos recebem normalmente treinamento e informao quanto ao uso, riscos sade e meio ambiente? permitida a aplicao de venenos nas plantas prximas aos reservatrios dgua da propriedade? Existe controle adequado sobre uso de agrotxicos, com anotao do nome do produto, data da aplicao e cultura em que foi aplicado? Todos os agrotxicos so armazenados em locais apropriados e protegidos contra acidentes? No No se aplica

Quantos Quadros verdes foram marcados Quantos Quadros amarelos foram marcados

QUESTIONRIO AMBIENTAL Questionrio Temtico 4. No se Como a gua tem sido cuidada na sua propriedade? Para uso de gua na irrigao na sua propriedade foi requerida a licena competente (OUTORGA DGUA)? Na poca de estiagem h gua suficiente para consumo humano e animal? Tem havido perdas ou reduo de produtividade das culturas irrigadas por falta dgua? Usa medidas preventivas para evitar o escoamento de resduo de produtos contaminantes para os cursos dgua? permitido o acesso sem controle de rebanho s guas existentes em sua propriedade? A irrigao tem sido planejada e executada de acordo com as necessidades das culturas e caractersticas do solo? A gua utilizada para irrigao em sua propriedade salobra? So notados sinais de contaminao da gua por materiais como leos (agrotxicos ou plantas poluentes)? As guas de lavagem dos criatrios so despejadas prximas aos reservatrios ou cursos dgua? Sim No aplica

Quantos Quadros verdes foram marcados Quantos Quadros amarelos foram marcados

QUESTIONRIO AMBIENTAL Questionrio Temtico 5. No se Como est a qualidade do ar na sua propriedade? Quando usa agrotxico, escolhe horrios menos quentes e com menos ventos? Animais mortos, carcaas ou restos deles so abandonados ao ar livre? permitida a queima indiscriminada de materiais plsticos, pneus velhos e embalagens? Adota a queima com freqncia? Tem substitudo combustveis mais poluentes como leo diesel e gasolina por fontes de energia mais limpas: biogs, energia elica e energia solar? Tem usado na sua propriedade filtros ou outros equipamentos para controle da poluio do ar? Sim No aplica

Quantos Quadros verdes foram marcados Quantos Quadros amarelos foram marcados

QUESTIONRIO AMBIENTAL Questionrio Temtico 6. No se Como a energia e o lixo tm sido tratados na sua propriedade? Vm sendo empregadas medidas para reduo de desperdcios de energia em sua propriedade? No desenvolvimento de suas atividades utilizado algum tipo de energia alternativa? Sua propriedade dispe de estoque de florestas plantadas para fins energticos? Reutiliza ou recicla materiais como plsticos, papis, restos de plantaes e outros? Sim No aplica

Quantos quadros verdes foram marcados Quantos quadros amarelos foram marcados

QUESTIONRIO AMBIENTAL Questionrio Temtico 7. No se Como a vida selvagem e o ambiente natural tm sido tratados na sua propriedade? As reas de reserva legal e de preservao permanente so rigorosamente observadas em sua propriedade? Existem corredores para facilitar o movimento de animais silvestres entre as reas preservadas? A caa de animais silvestres protegida por lei permitida dentro de sua propriedade? A poca de reproduo de peixes respeitada em sua propriedade? Lagoas, audes, rios, fontes ou outros espelhos de gua de sua propriedade apresentam sinais de destruio ou soterramento? Sim No aplica

Quantos quadros verdes foram marcados Quantos quadros amarelos foram marcados

ANLISE DA SUSTENTABILIDADE DO SISTEMA AGROFLORESTAL COM AGRICULTORES FAMILIARES DE NOVA OLINDA E SANTANA DO CARIRI CE: UM ESTUDO DE CASO. Questionrio n________________________________Data de entrevista________________ Entrevistador____________________________________ Entrevistado______________________________ rea Total: _________, rea com Agrofloresta: _______________, Distancia a cidade: ___________________. 1. Dados Gerais sobre a famlia: Nome Relao de dependncia como chefe Sexo Data/ Grau de nascimento instruo Outro tipo de capacitao Profisso Ocupao Renda

Grau de instruo: 1 - Analfabeto, 2 - L e escreve, 3 Ensino fundamental incompleto, 4 Ensino fundamental completo, 5 Ensino mdio incompleto, 6 ensino mdio completo, 7 Superior incompleto, 8 Superior completo. Tipos de capacitao: 1 Cursos, 2 Encontros, 3 Dia de campo, 4 Seminrios, 5 visitas a outras unidades, 6 recepo de outros trabalhadores e tcnicos, 7 Oficinas. 2. Produo Agropecuria:

2.1 Produo Agrcola rea plantada Produo Obtida Quantidade consumida Unid. Famlia Quantidade comercializada

Produto

Valor (R$)

Emprego gerado Pessoal Dias/ms ocupado

2.2 Produo Pecuria Vendidos vivos Espcie criada Finalidade Estoque inicial Nascidos em 2002 N preo Abatidos consumo N venda Preo Emprego Gerado Pessoal Ocupado Dias/m s

3. Gastos com Insumos: Insumos Adubo orgnico Adubo qumico Bagao ou palha Inseticidas naturais Unidade Quantidade Preo Unit.(R$) Valor (R$)

4. Gastos com semente e mudas: Insumos Feijo Milho Guandu Fava Mandioca Tomate Coentro Cebolinha Alface Pimento Cenoura Maracuj Banana Abacaxi Mamo Goiaba Unidade Quantidade Preo Unit.(R$) Valor (R$)

5. Custos com irrigao: Tipo Aspersores Tubulao Moto-bomba Mangueira Canos rea irrigada Vida til Valor

6. Associativismo: Tipo de Organizao Sindicatos de trabalhadores Rurais Associao comunitria Cooperativa Ongs Outras Tempo de participao Forma de Participao Freqncia de participao

7. Condies e caractersticas de Habitao: 7.1 Regime de ocupao: 1. prpria ( ), 7.2 Cobertura: 1. Telha ( ), 7.3 Dependncias: rea (m) ________, Quarto (n)_________, Sala (n) _________, Banheiro ( n) _______, Cozinha (m) _______ 7.4 Piso da Casa: 1) Cho Batido: Sim ( 3) Cimento: Sim ( 7.5 Parede da Casa: 1) Taipa: Sim ( ) No ( ); 2) Alvenaria com reboco: Sim ( ) No ( ); ) No ( ); ) No ( ); ); 2) Tijolo: Sim ( 4) Cermica: Sim ( ) No ( ) No ( ); ); 2. Alugada ( ), 2. Palha ( ), 3. Cedida ( ), 3. Amianto ( ), 4. Outros ( ) 4. Outros ( )

) No (

3) Alvenaria sem reboco: Sim ( 7.6 Recursos: 1) Fossa: Sim ( ) No ( ); 4) Energia Eltrica; Sim (

2) Sanitrio: Sim (

) No (

);

3) Cisterna: Sim ( ) No ( ); ) No ( );

) No ( );

5) rea para deposio de lixo: Sim (

7.7 Utilidade: 1) Fogo a gs: Sim ( 4) Rdio: Sim ( ) No ( ); ); 2) Geladeira: Sim ( ) No ( ); 3) Televiso: Sim ( ) No ( ); 5) Filtro: Sim ( ) No ( ); 6) Ferro de passar: Sim ( ) No ( );

) No (

7) Guarda roupa: Sim (

) No (

); 8) cama (n) ________, 9) mesa (n)_________, 10) Rede (n) _________,

11) Cadeira ( n) _______, 12) Banco (n) ______ , 13) Bicicleta (n) ________, 14) moto (n) _________ 8. Condies de Lazer mensal: 1) Visita a balnerios (hs) _______, 2) Visita a cidade (hs)________, 3) Televiso (hs) _______, 4) Festas(hs)__________, 5) Esporte (hs) _________

9. Sade: Procurou Freqncia por Ano Atendimento mdico Infantil Sim No

Incidncia Tipos de Doenas Adulto Diarria Gripe Dengue Sarampo Clera Picada de insetos Picada de cobras Acidentes de Trab. Outros

Usa Remdios Naturais Sim No

10. Acesso a Servios de Sade na Comunidade: 1) Possui Posto de Sade: ( ) Sim ( ) No; ) Sim ( ) Sim ( ) No. ) Sim ( ) No ) No; ) No;

2) Possui Programa de Sade da Famlia: (

3) Possui Atendimento de Agente de sade: ( 4) Possui Atendimento de dentista: ( ) Sim (

5) Possui Atendimento de Campanhas de Vacinao: ( 6) Possui algum Tratamento de gua: ( ) Sim (

) No.

TABELA 1A Produo Agropecuria do agricultor agroflorestal de Taboleiro Nova Olinda em 2002 Nome do produto rea 1 1 tarefa = 0,33 ha Produo Vegetal Feijo (Vigna unguiculata) Milho Fava Andu Mamo Acerola Alface Pimento Coentro Total 3 tar 0,5 tar 0,5 tar 3 tar 3 tar 3 tar 3 tar 3 tar Kg Kg Kg Kg Kg Ps Unid Molho 720 10 10 240 25 100 100 2200 240 25 100 100 5000 720 10 10 480 50 200 200 7200 0,48 2,00 1,50 0,50 0,50 0,50 0,40 0,20 346,50 20,00 15,00 120,00 12,50 50 40 440 120,00 12,50 50 40 1000 346,50 20,00 15,00 240,00 25,00 100,00 80,00 1.440,00 2.428,00 3 tar Kg 120 120 1,35 162,00 162,00 PC PE QPV QPT Unidade Quantidade produzida 2 Preo unitrio (R$) Consumida Estocada Vendida Total Valor da produo (R$)

TABELA 1A Produo Agropecuria 2002 Continuao Nome do produto rea 1 1 tarefa = 0,33 ha Produo Animal Ovinos Aves(Galinha) Suno Total Cabea Cabea Cabea 7 6 3 2 4 11 6 07 70,00 7,00 35,00 490,00 42,00 105,00 70,00 280,00 770,00 42,00 245,00 1.075,00 QPC QPE QPV QPT Unidade Quantidade produzida 2 Preo unitrio (R$) Consumida Estocada Vendida Total Valor da produo (R$)

Fonte: Dados da pesquisa (maio 2003) 1 Todas as reas citadas, constitui-se na verdade numa nica rea de trs tarefas que faz parte do sistema agroflorestal. 2 Quantidade produzida: QPC consumida; QPE estocada; QPV Vendida e QPT Total. Obs: - Houve o plantio de palma, e a cultura encontra-se em fase de formao. Houve o plantio de algumas culturas como goiaba, pinha, laranja, mas a produo apresentou baixo rendimento devido ocorrncia de pragas. H presena das culturas da manga e do caju, mas no foi possvel contabilizar a produo destas por falta das informaes necessrias. - Culturas como o mamo (4meses) e as olercolas (6 meses) no produzem o ano todo, pois no existe gua suficiente para a irrigao. - Como no sistema agroflorestal h aproveitamento dos produtos em diversas atividades, as sobras de alimentos, frutas e verduras so aproveitados para alimentao animal ou adubao.

TABELA 2A Custos variveis totais da produo animal do agricultor agroflorestal de Taboleiro Nova Olinda em 2002 Quantidade Discriminao Unidade Quantidade Valor Quantidade por categoria animal Sunos Aves total unitrio (R$) Bovinos Ovinos Caprinos Insumos Rao Milho Vacinas Medicamentos Vermfugo Carrapaticida Outros Total 207,36 Kg 432 0,48 432 207,36 Valor total (R$

OBS: Como no foi possvel determinar a quantidade exata de milho utilizado para a alimentao animal, foi estimado pelo agricultor cerca de 60% do milho consumido para alimentao animal.

TABELA 3A Custo variveis da produo agropecuria do agricultor agroflorestal de Taboleiro Nova Olinda em 2002
Discriminao Unidade Valor Unit rio (R$) Milho feijo andu Fava Acero Mamo Alfa la MOC e Servios Homem contratado iria Insumos Adubo orgnico (estrume de gado) Sementes (coentro) Kg Ferramenta (enxada) 1 Ferramenta (roadeira) Mangueira TOTAL 1 100 m 3,00 30,00 3 2 9,00 60,00 561,00 5,00 3 15,00 14,00 18 252,00 Carrada 40,00 3 120,00 D 7,00 15 105,00 ce Pimen to Coen manga caju palma Tro Quantidade produzida MOC os insu Valor Total (R$) E servi mos

TABELA 4A Produo Agropecuria do agricultor convencional em Taboleiro Nova Olinda em 2002. Nome do produto rea 1 1 tarefa = 0,33 ha
Produo Vegetal

Unidade

Quantidade produzida 2

Preo unitrio (R$)

Valor da Produo (R$)

QPC QPE QPV

QPT

Consumida

Estocada

Vendida

Total

Arroz Milho Feijo Vigna Andu Total

2 tar 2 tar 2 tar 1 tar

Kg Kg Kg Kg

1200 240 360 120

1200 240 360 120

0,50 0,48 1,35 1,50

600,00 115,2 486,00 180,00

600,00 115,2 486,00 180,00 1.381,20

OBS: Toas as informaes foram dadas em sacas de 60Kg, depois transformadas para Kg.

TABELA 4A Produo Agropecuria 2002 Continuao Nome do produto rea 1 1 tarefa = 0,33 ha Produo Animal Galinha Peru Total Cabea Cabea 50 30 50 30 7,00 20,00 350,00 600,00 350,00 600,00 950,00 QPC QPE QPV QPT Unidade Quantidade produzida 2 Preo unitrio (R$) Consumida Estocada Vendida Total Valor da produo (R$)

Fonte: Dados da pesquisa (maio 2003) 1 A rea plantada foi de sete tarefas. 2 Quantidade produzida: QPC consumida; QPE estocada; QPV Vendida e QPT Total. 4 Havia na propriedade criao de bovinos, mas que no pertencia ao agricultor pesquisado e o mesmo no detinha informaes sobre a atividade

TABELA 5A Custos variveis totais da produo animal do agricultor convencional de Taboleiro Nova Olinda em 2002. Discriminao Unidade Quantidade Valor unitrio (R$) Bovinos Insumos Rao Milho Vacinas Medicamentos Vermfugo Carrapaticida Inseticida Outros Total 88,64 Unid 4 2,00 4 8,00 Kg 168 0,48 168 80,64 Ovinos Caprinos Suinos Aves Quantidade por categoria animal Quantidade Total Valor total (R$

OBS: Como no foi possvel determinar a quantidade exata de milho utilizado para a alimentao animal, foi estimado pelo agricultor cerca de 70% do milho consumido para alimentao animal.

TABELA 6A Custo variveis da produo agropecuria do agricultor convencional de Taboleiro Nova Olinda em 2002.
Discriminao Unidade Valor Unit rio (R$) Milho Feijo andu Arro z MOC e Servios Homem Contratado Trator Contratado Homem Contratado Insumos Diria 7,00 8 56,00 Diria 30,00 2 60,00 Quantidade produzida MOC os Insu Valor Total (R$)

E servi mos

Diria/ 30,00 Empreita

30,00

TABELA 7A Produo Agropecuria do agricultor agroflorestal de Catol Santana do Cariri em 2002. Nome do produto rea 1 1 tarefa = 0,33 ha
Produo Vegetal

Unidade

Quantidade produzida 2

Preo unitrio (R$)

Valor da produo (R$)

QPC QPE QPV

QPT

Consumida

Estocada

Vendida

Total

Feijo Andu Mandioca Maracuj

4 tar 4 tar 1 tar 1 tar

Kg Kg Kg 1800unid/ ms

60 30

180

4 30

50,00 1,50 Varivel

50,00 45,00

150,00

200,00 45,00

700,00

700,00

TABELA 7A Produo Agropecuria 2002 Continuao Nome do produto rea 1 1 tarefa = 0,33 ha Produo Animal Galinha Total Cabea 36 40 7,00 36 252,00 252,00 QPC QPE QPV QPT Unidade Quantidade produzida 2 Preo unitrio (R$) Consumida Estocada Vendida Total Valor da produo (R$)

Fonte: Dados da pesquisa (maio 2003) 1 A rea total de 16 tarefas, sendo 6 tarefas no sistema agroflorestal. 2 Quantidade produzida: QPC consumida; QPE estocada; QPV Vendida e QPT Total. 4 No sistema agroflorestal orientado o aumento da cobertura vegetal, neste sistema estudado observou-se a plantio vrias espcies como o abacate, manga, urucum, caju, goiaba, cedro, eucalipto, pau darco, canafstula, sabia, mamona, banana, maracuj, palma, pequi, macaxeira, mandioca, batata,

TABELA 8A Custo variveis da produo agropecuria do agricultor agroflorestal de Catol Santana do Cariri em 2002.
Discriminao Unidade Valor Unit rio (R$) Andu Feijo Mandi oca MOC e Servios Homem contratado Insumos Adubo orgnico (estrume de gado) Sementes (Guandu) Adubos Qumicos Inseticida TOTAL Unid Unid 0,50 2,50 2 2 1,00 5,00 159,00 Garrafa 2L 3,00 1 3,00 Carrada 50,00 3 150,00 Quantidade produzida MOC os Insu Valor Total (R$)

E servi mos

TABELA 9A Produo Agropecuria do agricultor convencional de Catol Santana do Cariri 2002. Nome do produto rea 1 1 tarefa = 0,33 ha
Produo Vegetal

Unidade

Quantidade produzida 2

Preo unitrio (R$)

Valor da produo (R$)

QPC QPE QPV

QPT

Consumida

Estocada

Vendida

Total

Feijo Mandioca Total

2 tar 5 tar

Kg Saco 50Kg

60 5 25

60 30

1,35 13,00 65,00 325,00

81,00 390,00 471,00

Fonte: Dados da pesquisa (maio 2003) 1 A rea pesquisada de duas tarefas, sendo que entra no clculo da renda a produo de 3 tarefas de mandioca. 2 Quantidade produzida: QPC consumida; QPE estocada; QPV Vendida e QPT Total. 4 Ainda existe na propriedade do agricultor o cultivo de um hectare de andu e uma pequena rea com maracuj.

TABELA 9A Produo Agropecuria 2002 Continuao Nome do produto rea 1 1 tarefa = 0,33 h Produo Animal Aves Galinha Suno Peru Total Cabea Cabea Cabea 10 1 2 1 15 2 2 7,00 35,00 20,00 35,00 40,00 35,00 105,00 70,00 40,00 215,00 QPC QPE QPV QPT Unidade Quantidade produzida 2 Preo unitrio (R$) Consumida Estocada Vendida Total Valor da produo (R$)

b
OBS: Como animal de transporte o agricultor pesquisado possui um Jumento.

TABELA 10A Custo variveis da produo agropecuria do agricultor convencional de Catol Santana do Cariri 2002.
Discriminao Unidade Quantidad e Valor Unitrio (R$) feijo mandioca Quantidade produzida MOC E servi os Quantidade total Valor Total (R$)

MOC e Servios Homem contratado Insumos Sementes (Feijo) Sementes (Andu) TOTAL 24,00 Kg 2 2,00 2 4,00 Kg 8 2,50 8 20,00

You might also like