You are on page 1of 15

A crise ambiental

Pgina 1 de 15

A crise ambiental: um breve resgate


Maria Beatriz Junqueira Bernardes Doutoranda do Curso de Ps-Graduao em Geografia da UFU mbeatriz@uber.com.br Valria Guimares de Freitas Nehme Mestranda do Curso de Ps-Graduao em Geografia vgfnehme@bol.com.br Marlene T. de Muno Colesanti Professora Dra. do curso de Ps-Graduao em Geografia da UFU muno@ufu.br.

Resumo Somos fruto de uma cultura que tem como mito de desenvolvimento o crescimento ininterrupto e ilimitado. Vivemos uma crise, mas no somente de carter econmico, social ou moral e ela no se restringe a um pas ou a uma determinada classe social. Encontramo-nos diante de um desafio o de saber decidir e discernir, o de superar de modo criativo esse momento para que possamos alcanar um novo patamar de pensamento e ao, uma outra maneira de experienciar o mundo. A escola tem importncia primordial, pois a sociedade requer indivduos com capacidade de interveno na realidade global e complexa. Teremos que adequar a educao, em seu conjunto, aos princpios do paradigma da complexidade, pois o procedimento analtico fundamentou por mais de sculo todo o ensino. Com uma viso mais abrangente, o todo alm da soma das partes.O conhecimento das partes no suficiente para conhecer o todo e o conhecimento do todo, no pode ser isolado do conhecimento das partes. A tarefa da Geografia juntamente com Educao Ambiental perpassa pela necessidade urgente da tomada de conscincia, pois somos componentes de uma mesma comunidade, desde o organismo mais simples ao mais complexo. Palavras- chaves: Educao, meio ambiente, desenvolvimento. Abstract The environmental crises: a little comentary The culture of human beings has a myth: the development of the growth in a way that it is continuous and unlimited. The crises that is presented in the type of life men take part, but not only the economical, social or moral aspect and this crisis isn't related to a single country or to a certain social class. It is presented to the world the knowledge of the challenging which relates decision and distinction in order to overcome, using creativity this moment to become reality a new type of thinking and action, a new way of facing the world. The school has fundamental importance, since the society requires people able to make interventions in the global and complex reality. It is necessary to adequate the education in its group the origin of the paradigm of the complexity, so the analytical process were used as basis for more than a century in the teaching. With the vision more wide , everything is beyond its amount of parts. Knowledge the part is not enough knowing everything and the knowledge of it, can not be isolated of the knowledge of the parts. Men are members of the same community. Keys-words: Education, environment, development, Geography Introduo

1Enciclopdia Biosfera, N.01, 2005 ISSN 1809-0583


file://D:\trabalhos\3.htm 31/3/2007

A crise ambiental

Pgina 2 de 15

Os sculos passados produziram inmeros eventos de importncia extraordinria tanto na teoria do conhecimento, como no modelo vigente e foi marcado tambm pelo definhamento do paradigma cartesiano-newtoniano e com forte tendncia a ser substitudo por uma viso de mundo integradora, conjuntiva e holstica. Os filsofos pr-socrticos pensavam o ser a partir da physis e chegavam a uma compreenso da totalidade do real: do cosmos, dos deuses e das coisas particulares, do homem e da verdade, do movimento e da mudana, da justia da sabedoria. A influncia judaico-crist oposio homem-natureza e esprito-matria adquiriu maior dimenso. Com o Cristianismo, Deus subiu ao cu e era considerado um Deus perfeito e mundo era imperfeito. At por volta de 1500, a viso de mundo era marcada por poucos conflitos. Na Europa as pessoas viviam em comunidades pequenas e coesas e tinham uma relao com a natureza bastante harmoniosa que assentava-se na autoridade de Aristteles e da Igreja, que permaneceu constante at a Idade Mdia. J na Idade Mdia a riqueza dos senhores feudais e da Igreja a terra.
...A idia aristotlica de natureza como algo animado e vivo, na qual as espcies procuram realizar seus fins naturais, substituda pela idia de uma natureza sem vida e mecnica. A natureza de cores, tamanhos, sons, cheiros e toques substituda por um mundo sem qualidades.(GRN, 1996)

De maneira suscinta podemos dizer que na Idade Mdia existiam pequenas comunidades vivendo harmoniosamente com a Natureza e o tempo pertencia a Deus. A viso de mundo dominante na poca era Teocntrica, ou seja, Deus era o centro. Algumas mudanas revolucionaram o mundo nesse momento, trata-se em especial da Fsica e da Astronomia. Revelaes de Coprnico, Galileu e Newton - a noo de Universo orgnico, vivo e espiritual foi substituda pela noo do mundo como se fosse uma mquina. Com Nicolau Coprnico, a Terra passou a ser mais um planeta, deixou de ser o centro. Com Galileu Galilei e sua abordagem emprica, a experincia tornou-se a nica fonte de conhecimento e para explicar os fenmenos da natureza utilizou-se a matemtica. Francis Bacon teve tambm importante papel. Segundo ele, o mtodo emprico deveria ser utilizado na cincia, cujo objetivo seria o de dominar e controlar a natureza extraindo dela tudo que ela pudesse oferecer. O Rene Descartes, criador do mtodo analtico, enfatizou que a certeza do conhecimento cientfico seria obtida pela intuio e deduo, o que levou-nos fragmentao do nosso pensamento e atitude generalizada do reducionismo da cincia. Enfatizou a oposio entre: Homem/Natureza; Sujeito/Objeto; Esprito/Matria. O Homem senhor de todas as coisas; senhor de seu destino estava no centro - antropocentrismo - que por sua vez, passou a ser vinculado ao mercantilismo. Para o homem possuidor da natureza, todos os conhecimentos deveriam ser teis vida e a natureza passou a ser vista como recurso, como meio para se atingir um fim. O Pensamento cartesiano utilitarista e a natureza no mais vista como deus e assim poder ser utilizada e at mesmo esquartejada.

2Enciclopdia Biosfera, N.01, 2005 ISSN 1809-0583


file://D:\trabalhos\3.htm 31/3/2007

A crise ambiental

Pgina 3 de 15

Temos o esboo do que seria a sociedade neste contexto e tambm a educao a partir de ento. No sculo XIX, tivemos o triunfo do mundo pragmtico, ou seja, a natureza cada vez mais objeto a ser possudo. A Cincia se subdividiu em: Fsica, Qumica e Biologia e o Homem: Economia, Sociologia, Psicologia, Histria, etc, pois o saber pragmtico enfatizava o valor de uso. Assim, a diviso social e tcnica faziam parte do mundo concreto dos homens e no pensar de modo fragmentado, dicotomizado passa a ser cada vez mais difcil. A idia de natureza objetiva e exterior ao homem a, pressupe a idia de homem no-natural e fora da natureza. Com o predomnio de uma natureza morta, a servio e ao dispor da vontade e desejo humano. Segundo o pensamento moderno, o "poder" do homem decorre do seu "saber"; trata-se de um pensamento de origem iluminista, que foi acentuado pelo Positivismo, interessado na dominao da natureza e dos homens. O pensamento positivista entendia que o mundo natural e o mundo moral derivam de uma nica e mesma substncia e defendia que um nico mtodo cientfico permitiria trabalhar os dois grupos de cincias. No aceitou que as cincias humanas possussem especificidades que requeressem um mtodo de estudo prprio. Com a Revoluo Industrial intensificou-se a dominao da natureza e o homem visto como no-natureza. Explica-se a dominao do homem pelo homem.

2 - O reflexo do pensamento cartesiano so visveis no sculo XX Nos ltimos anos, os impactos sociais e ecolgicos da globalizao tm sido um tema recorrente. As atividades econmicas esto produzindo uma multiplicidade de conseqncias desastrosas como desigualdade social, o fim da democracia, a deteriorao rpida e extensa do ambiente natural, o aumento da pobreza e a alienao. Est evidente assim que o modelo econmico adotado, na forma atual insustentvel. Ns, seres humanos, pertencemos a duas comunidades: todos somos membros da raa humana e todos fazemos parte da biosfera global. A dcada de 60 foi marcada por uma srie de movimentos sociais como ecolgico e com forte crtica ao modo de produo e ao modo de vida. Foi possvel constatar que a dcada de 70 a grande preocupao era com a exausto dos recursos naturais, poluio, etc e os aspectos sociais infelizmente, no eram considerados e muito menos mencionados. As ltimas dcadas vm registrando uma profunda crise mundial que tem afetado a nossa vida com um todo, a nossa sade, o nosso modo de vida, a qualidade do meio ambiente, enfim todas as dimenses da sociedade, pois trata-se de uma crise de dimenses intelectuais, morais e espirituais. A raa humana est ameaada assim como toda a vida no planeta. A ameaa refere-se uma catstrofe nuclear que compromete o

3Enciclopdia Biosfera, N.01, 2005 ISSN 1809-0583


file://D:\trabalhos\3.htm 31/3/2007

A crise ambiental

Pgina 4 de 15

ecossistema global e a futura evoluo da vida na Terra, mas cabe ressaltar que a superpopulao e a tecnologia industrial tm contribudo de vrias maneiras para uma grave deteriorao do meio ambiente natural do qual dependemos totalmente. possvel identificar que alm da poluio atmosfrica, a nossa sade tambm ameaada pela gua e pelos alimentos. O envenenamento qumico parece ser algo to natural, pois est presente em nosso cotidiano. A nossa sade est ameaada pela poluio do ar, da gua e dos alimentos e que so causados pelos efeitos diretos e bvios da tecnologia humana sobre o meio ambiente natural. Pode-se observar que a tecnologia est perturbando e at mesmo o sistema ecolgico. Identificar instrumentos tecnolgicos adequados para a construo da sustentabilidade exige, de antemo, observar a relao existente entre a tecnologia e cincia quanto aos aspectos de forma (mtodo) e contedo e noneutralidade presente na construo do conhecimento. importante recordar que a cincia feita por homens e mulheres, com suas virtudes e seus defeitos, no sendo, portanto, infalvel e estando em permanente construo (SENRA, 2001, p. 162) VIANA(EA) As transformaes atuais podero ser mais drsticas em funo das mudanas serem mais rpidas e amplas envolve o globo inteiro. A crise atual no se limita ao indivduos, governos ou instituies sociais envolvendo dimenses planetrias. A Crise Ambiental a leitura da crise de nossa sociedade. Como j mencionado anteriormente, a Crise Ambiental afeta nossa vida sade, modo de vida, qualidade do Meio Ambiente e afeta todas as dimenses da sociedade e essa crise entende-se a todas as dimenses humanas como as Intelectuais, morais e espirituais... A Sociedade cria cultura, institui uma idia de natureza que por sua vez, nada mais do que uma criao humana, pois cria pilares estabelecendo relaes materiais, produo material, espirituais e culturais. Assim, toda cultura s faz sentido para quem nela vive. Para ns a natureza vista e entendida como algo que pode ser dominado e submetido ao homem, evidenciando reflexos do pensamento cartesiano. Infelizmente, a questo ambiental reflexo da relao da sociedade com a natureza e dos homens entre si e conseqentemente a degradao ambiental fruto de um conjunto de padres culturais construdos. Os problemas ambientais so graves e exigem respostas imediatas e precisam ser encarados como responsabilidade de todos os indivduos. Fica evidente assim, a causa da degradao ambiental, pois vivemos sob a gide da tica antropocntrica, ou seja homem o centro de todas as coisas. com muita segurana que podemos afirmar que o nosso modelo de desenvolvimento produz por um lado a excluso social e consumo, a primeira gera a misria e a fome, e o segundo, o desperdcio, causando a degradao ambiental que leva

4Enciclopdia Biosfera, N.01, 2005 ISSN 1809-0583


file://D:\trabalhos\3.htm 31/3/2007

A crise ambiental

Pgina 5 de 15

perda da qualidade de vida e conseqentemente a perda da qualidade da experincia humana. Nos deparamos, com um a sociedade dita Ocidental que se proclama portadora dos valores humansticos, no entanto seus valores reais so bem outros: o progresso material mais importante que o desenvolvimento dos padres culturais e espirituais. Em outras palavras, acima do homem est o dinheiro; mais vale o ter do que o ser. O que significa dizer que o homem medido, avaliado e julgado pelo que aparenta e pelo que tem, e no pelo realmente . Portanto, nossa sociedade tenta camuflar seus reais valores atrs de um discurso em evidencia a bandeira do humanismo. Essa situao antagnica que gera a crise, os dois tipos de valores no podem coexistir. A crise sem dvida de carter filosfico, o que realmente est em crise, a Filosofia, isto , a prpria concepo de homem, de mundo, de vida. Se a sociedade como um todo, na situao conflitante em que se encontra, frente a valores to contraditrios, no souber ou no quiser equacionar o problema, cabe a ns, educadores, mesmo que individualmente, cada um em sua sala de aula, com seu grupo de alunos, traar o rumo a seguir e encontrar a melhor forma de agir para a consecuo do ideal a ser atingido. Educao deveria ter o intuito de reorientar as premissas do agir humano em relao ao seu Meio Ambiente.

3 - O Meio Ambiente e alguns conceitos de Educao Ambiental At 1975, o conceito de Ambiente era formado pela fauna, flora e aspectos abiticos (salinidade, ph, temperatura, radiao solar, solo, etc), a partir da conferncia de Estocolmo o Meio Ambiente passou a ser considerado pelos aspectos biticos, abiticos e a cultura do ser humano (tecnologia, artefatos, construes, artes, religies, valores estticos, morais, tica, poltica, economia, etc).
Existe um grande consenso de que o conceito de meio ambiente deva abranger uma totalidade que inclui os aspectos naturais e os resultantes das atividades humanas, sendo assim o resultado da interao de fatores biolgicos, sociais, fsicos, econmicos e culturais. Entretanto uma leitura mais atenta de diversos artigos e projetos que se referem questo ambiental possibilita interpretaes que revelam um universo potencialmente contraditrio com este conceito amplo. (BRGGER, .... p.53)

Diante de tais circunstncias, o meio ambiente tudo e sua qualidade depende somente de nossa responsabilidade, de nosso agir, nesse contexto cabe ressaltar a importncia de Educao Ambiental, como prtica individual e coletiva e tambm com nfase e um trabalho interdisciplinar.
A Educao Ambiental uma prxis educativa e social que tem por finalidade a construo de valores, conceitos, habilidades e atitudes que possibilitem o entendimento da realidade de vida e a atuao lcida e responsvel de atores sociais individuais e coletivos no ambiente. Nesse sentido, contribui para a tentativa de implementao de um padro civilizacional e societrio distinto do vigente, pautado numa nova tica da relao sociedade-natureza...(LOUREIRO, 2002, p. 69)

5Enciclopdia Biosfera, N.01, 2005 ISSN 1809-0583


file://D:\trabalhos\3.htm 31/3/2007

A crise ambiental

Pgina 6 de 15

A educao ambiental perpassa por uma necessidade da sociedade atual, mas sua continuidade depende da pertinncia das nossas respostas aos desafios que surgem nas escolas, nas florestas, nos sindicatos, nas empresas, nas universidades, nos museus, nas ruas, etc para que se torne intrnseca em nosso dia-a-dia. (REIGOTA) Cabe ressaltar que a Educao Ambiental perpassa por todos os segmentos da sociedade e dever ser uma prtica intrnseca dos seres humanos e com o sentimento de pertencimento tanto com o local de sua prtica, como em escala planetria, pois os reflexos de nossas aes repercutem em todos os confins da Terra.
O modelo explicativo advindo do cartesianismo simplesmente nos impede abordar a crise ecolgica em sua forma necessariamente multifacetada. Assim, nossa linguagem diruptiva e explicativa, enquanto que o que precisamos de uma linguagem integrativa e compreensiva. Nosso discurso reducionista, ao passo que necessitamos de uma abordagem complexa. Qualquer pedagogia ou currculo que no levar isso em conta em muito pouco contribuir para educar cidados capazes de interferir na realidade poltica da crise ambiental. O que tem acontecido com freqncia que no temos sequer condies discursivas de apreender e interpretar as crises ambientais em sua complexidade e em sua dimenso histrica, tica e poltica.(GRN, 1996, P. 52)

No entanto, urgente ultrapassarmos a concepo de educao que tem como foco principal os recursos naturais, enfatizando somente as perdas da biodiversidade, sem uma viso abrangente e assumirmos o enfoque holstico e com a ateno voltada para a complexidade.
A educao conservacionista tem privilegiado sobretudo a leitura de que perdas da biodiversidade significam grandes prejuzos econmicos. Mas a educao genuinamente ambiental no pode ser movida por perspectivas baseadas sobretudo em anlises de custo-benefcio, meramente monetrias, onde a natureza se resume a uma grande fbrica. Uma educao de fato ambiental deve ainda discutir os aspectos ticos das trajetrias e prioridades que determinados ramos da cincia tomam, mostrando os interesses subjacentes a elas. (BRGGER, .... p. 91).

A complexidade a unio entre a unidade e a multiplicidade. Elementos diferentes so inseparveis, constitutivos do todo (como o econmico, o poltico, o sociolgico, o psicolgico, o afetivo, o mitolgico). (MORIN) A ciso cartesiana entre a natureza e cultura a base da educao moderna e um dos grandes obstculos para o sucesso de uma educao ambiental profcua. Pois, levar adiante a preservao ambiental permeada pelo paradigma cartesiano praticamente impossvel. (GRN) Estamos diante de um desafio incomensurvel, de propores jamais vistas na histria da humanidade, ser necessrio gestarmos uma civilizao que tenha como meta para a educao uma prtica criativa de liberdade participativa, e tambm como alvo a convivncia, um exerccio permanente de solidariedade. Nossa civilizao consegue ignorar o fundamental de todas as questes nossa prpria sustentabilidade, ou seja, as prprias condies de possibilidade do futuro. Educao Ambiental vista como dimenso ou modalidade de educao uma viso errnea. Para a educao conservacionista, os ensinamentos conduzem ao uso racional dos recursos naturais e manuteno de timo nvel de produtividade dos ecossistemas

6Enciclopdia Biosfera, N.01, 2005 ISSN 1809-0583


file://D:\trabalhos\3.htm 31/3/2007

A crise ambiental

Pgina 7 de 15

naturais ou gerenciados pelo homem. A diviso do saber em partes estanques tornou-se prtica e necessria para atingir os objetivos educacionais de um sistema de ensino que nada mais do que uma faceta de uma determinada viso de mundo que tambm fragmentada. Urge avanar em relao concepo de desenvolvimento sustentvel - aquele que atende s necessidades do presente sem comprometer as possibilidadeS de as geraes futuras atenderem a suas prprias necessidades.(CMMA, 1988, p.46) Como j foi mencionado anteriormente a Educao Ambiental implica mudanas de valores, atitudes, ultrapassando a viso conservacionista e/ou desenvolvimento sustentvel, pois trata-se de uma viso holstica, considerando todos os aspectos da vida.

4 - A Geografia no contexto da Educao Ambiental Ao longo da Histria, os seres humanos se organizam em sociedade e vo produzindo sua subsistncia, produzindo e organizando seu espao, que vai se configurando conforme os modos culturais e materiais de organizao dessa sociedade. O conhecimento geogrfico contribui para a contextualizao do prprio aluno como cidado do mundo, ao contextualizar espacialmente os fenmenos, ao conhecer o mundo em que vive, desde escala regional, nacional e mundial. Portanto, o conhecimento geogrfico indispensvel formao de indivduos medida que propicia o entendimento do espao geogrfico e do papel desse espao nas prticas sociais. O tempo em que estamos vivendo hoje ao mesmo tempo irreversvel, imprevisvel e simultneo. As prticas sociais realizam-se concomitantemente, num mesmo tempo e em espaos diferentes ou no mesmo espao onde h tempos diferentes. Diante das caractersticas do espao na contemporaneidade preciso que os tericos transitem entre a racionalidade e a irracionalidade, entre o objetivismo e o subjetivismo, entre a estruturao e a ao, entre o local e o global, entre a realidade natural e a social. A Geografia, como cincia social, est diretamente ligada aos fenmenos socioeconmicos, culturais e polticos que tm caracterizado a sociedade contempornea. Conseqentemente, o meio ambiente e suas srias implicaes so objeto de estudo da Geografia que precisam ser tratados de modo interdisciplinar e conduzir os educandos construo do conhecimento complexo, superando assim a compartimentao herdada pelo Positivismo. A manifestao dessa filiao positivista est na reduo da realidade ao mundo dos sentidos, isto , circunscreve-se o trabalho cientfico ao domnio da aparncia dos fenmenos, e os estudos restringem-se aos aspectos do real, mensurveis, palpveis. A Geografia Tradicional limitou-se apreenso dos fatos referentes ao espao descrevendo-os, enumerando-os como se cumprissem com a tarefa de um trabalho cientfico. Por esta razo, a Geografia to almejada pelos gegrafos, na prtica, sempre se restringiu aos estudantes. compndios enumerativos e exaustivos, de triste memria para os

7Enciclopdia Biosfera, N.01, 2005 ISSN 1809-0583


file://D:\trabalhos\3.htm 31/3/2007

A crise ambiental

Pgina 8 de 15

Nessa concepo, ficou evidenciado a idia da existncia de um nico mtodo de interpretao, comum a todas as cincias, tanto para as humanas como para as naturais. O homem iria aparecer como um elemento a mais da paisagem, como um dado do lugar, como um fenmeno da superfcie da Terra. A Geografia a nica entre as cincias humanas a ter em conta os aspectos fsicos do planeta (quadro natural). A surge a grande problemtica epistemolgica e metodolgica desta cincia. Analisar os processos que se desenvolvem na natureza e na sociedade, individual e conjuntamente, tarefa rdua e exige grande competncia. Analisar ou trabalhar somente os fenmenos sociais, esquecendo do espao fsico sobre o qual eles se desenvolvem, to incompleto do ponto de vista geogrfico, quanto analisar ou trabalhar o quadro fsico de um lugar sem considerar as aes e relaes humanas em seu contexto. O emprico, valorizado pelo Positivismo, traduziu-se de diversas formas na Geografia, dentre as quais, os vrios procedimentos, como a observao, a classificao e a generalizao. O problema era que no se questionavam tais procedimentos, e o pesquisador descrevia os fatos a priori tidos como objetivos. Era essa objetividade que deveria ser apreendida pelo gegrafo sob a forma da descrio. O Positivismo analisava a sociedade a partir de um mtodo de fora, que era o mtodo das cincias naturais, separando o sujeito e objeto do conhecimento, e privilegiando os fatos. Na Geografia, a natureza passou a ocupar o lugar da sociedade, o que caracterizava a inverso da realidade (VLACH, 1991). Por um longo perodo, a Geografia revestiu-se de neutralidade explicando apenas os aspectos fsicos e o homem era visto de maneira separada, pois no o considerava como participante e responsvel pelas aes. Enfim, a filiao positivista levava a idia da existncia de um nico mtodo de interpretao, comum a todas as cincias, tanto para as humanas como para as naturais. O homem aparecia como um elemento a mais da paisagem, como um dado do lugar, como um fenmeno da superfcie da Terra. Fica evidente dessa maneira que a Geografia, nesse contexto, no respondia a exigncias da sociedade, pois o seu o ponto de partida era a sociedade em que vivemos, ou seja, as relaes sociais que os homens estabeleceram/estabelecem entre si e com a natureza. O ensino de Geografia precisa evidenciar a importncia de cada indivduo no contexto da sociedade. Assim, poderemos formar cidados conscientes e capazes de atuar no presente e de ajudar a construir o futuro, pois exercer a cidadania ter o sentimento de pertencer a uma realidade em que as relaes entre a sociedade e natureza formam um todo integrado, do qual ele faz parte, e portanto, precisa perceber-se como participante, responsvel e comprometido historicamente com os valores humansticos. O atual perodo tcnico-cientfico da histria da humanidade interfere para alm do econmico na organizao da sociedade, confere novos significados aos indivduos e vida social, produz novas formas de ver e sentir o espao. As mudanas vivenciadas no

8Enciclopdia Biosfera, N.01, 2005 ISSN 1809-0583


file://D:\trabalhos\3.htm 31/3/2007

A crise ambiental

Pgina 9 de 15

contexto da sociedade globalizada tm influenciado o ensino de Geografia nas escolas, pois esta disciplina tem a preocupao de fornecer subsdios para que o aluno possa entender o mundo e inserir-se nele, e assim dar sentido ao seu dia-a-dia. Novos valores e atitudes podem ser gerados. Precisamos assim, despertar em cada indivduo, o sentido de pertencer, participar e ser responsvel na busca de respostas locais e globais para a crise que enfrentamos. Dessa maneira, o ensino de Geografia deve priorizar os momentos para anlise da (re) organizao espacial, bem como as transformaes concretas e visveis produzidas no meio ambiente, tais como crescimento acelerado, desorganizado das cidades, ampliao das fronteiras agrcolas, desmatamentos, enfim todas as modificaes provocadas por uma sociedade. Essa proposta que tem como intuito trabalhar as categorias da Geografia e tambm partir da realidade do educando, prioriza o seu espao de vivncia, o que conseqentemente dar significado ao seu dia a dia e at mesmo levando-o a pensar globalmente e agir localmente. Vale enfatizar a importncia do papel da Educao Ambiental, que evidencia a sustentabilidade sob uma tica crtica voltada para uma prtica transformadora da sociedade com o intuito de buscar uma sociedade calcada em novos paradigmas. As causas da degradao ambiental e da crise na relao sociedade/natureza no se devem apenas pelo uso indevido dos recursos naturais do planeta, mas tambm, a nossa relao com o ato de produzir e consumir em alta escala. Nesse momento, estamos diante de situaes como a necessidade da preservao da biodiversidade, conservao dos recursos naturais por meio de novas tecnologias e polticas compensatrias, tratados internacionais de cooperao e de compromissos multilaterais, ecoturismo, certificao verde de mercados alternativos, e tambm da superarao da misria, pobreza, uso de drogas, entre outras questes relacionadas luta cotidiana pela sobrevivncia e pela melhoria da qualidade de vida. O desafio dos educadores e cidados identificar como as questes globais que parecem distantes do nosso dia-a-dia nos atingem de uma forma ou de outra e como influir politicamente nesse processo. Esta grande tarefa transpor da sala de aula para a vida atitudes que evidenciem a tomada de conscincia em prticas concretas, em uma sociedade que tem como cultura que prioriza o ter. Estamos, pois diante de um modelo que nos leva a uma maneira de viver imposta que por sua vez tem origem na produo capitalista, trata-se da agregao social formalizada por meio de bens culturais fetichizados e sob este domnio a sociedade se converte em objeto. A indstria cultural se ope ao processo emancipatrio, pois os indivduos so assim induzidos a repetir modelos tidos como corretos. A semicultura apresentada como uma segunda natureza, o fruto da dominao e da imposio hegemnica. As dificuldades de emancipao nos dias de hoje so impossibilitadas em virtude da organizao de mundo permeada por semicultura. Hoje, nenhuma pessoa pode existir na

9Enciclopdia Biosfera, N.01, 2005 ISSN 1809-0583


file://D:\trabalhos\3.htm 31/3/2007

A crise ambiental

Pgina 10 de 15

sociedade vigente, conforme suas prprias determinaes, ela v-se ilhada em situaes provocadas por um modelo que exige, modelos pr-definidos. (ADORNO)
A educao est falida, a violncia e alienao social aumentaram, porque, sem perceber, cometemos um crime contra a mente de nossas crianas e dos adolescentes. Tenho convico cientfica de que a velocidade dos pensamentos dos jovens h um sculo era bem menor do que a atual, e por isso o modelo de educao do passado, embora no fosse ideal, funcionava. (CURY, 2003, p. 59)

Estamos diante do excesso de informaes que leva o indivduo a no parar de pensar, pois essa avalanche de informaes no permite que se elabore um pensamento crtico e conseqentemente torna-se difcil ser uma pessoa emancipada.
Educao significa emancipao. Emancipao da situao atual onde os homens cada vez mais perdem o contato com a possibilidade do exerccio da autoconscincia, e se transformaram em produtos semiculturais. (ZUIN, 1997. p 122)

A educao s tem sentido quando dirigida a uma auto-reflexo crtica. Educao deve ser a produo de uma conscincia verdadeira e no a modelagem de mentalidades. Para que acontea a democracia necessitamos de pessoas emancipadas. Emancipao significa o mesmo que conscientizao, racionalidade e orientao no mundo. (ADORNO) O espao natural vem passando por vrias modificaes, transformaes de todas as maneiras, causando danos que para muitos parecem ser irreparveis, pois as atitudes do homem so as de quem est diante de uma Terra com recursos infinitos. Hoje vivemos uma crise ambiental, que se revela nos problemas scioambientais j citados anteriormente e que tem colocado em risco a qualidade e a existncia de vida na comunidade planetria. Para minimizar esses problemas, so necessrias mudanas nas prticas de consumo. Infelizmente, as questes ambientais no esto limitadas s transformaes provocadas pelos seres humanos na natureza, esto relacionadas ao prprio espao construdo, espao artificial onde as questes sociais, como o desemprego, a desigualdade social, o analfabetismo, so responsveis pela qualidade de vida da populao, espao esse representado especialmente pelo espao urbano. A grande tarefa da Geografia, a cincia que estuda as relaes entre o homem e o meio ambiente, o que lhe traz um grande compromisso e responsabilidade, devolver sociedade respostas para a questo dos problemas scio-ambientais, decorrentes da ao dos seres humanos em seu espao de vivncia. A educao ambiental deve consolidar-se como uma filosofia de educao, presente em todas as disciplinas existentes e possibilitar uma concepo mais ampla do papel da escola no contexto ecolgico local e planetrio contemporneo. No contexto da educao ambiental, a escola, todos os contedos e o papel do educador e educandos so colocados em uma nova situao, no apenas relacionada com o conhecimento, mas sim com o uso que fazemos dele e de sua importncia para a

10Enciclopdia Biosfera, N.01, 2005 ISSN 1809-0583


file://D:\trabalhos\3.htm 31/3/2007

A crise ambiental

Pgina 11 de 15

nossa participao poltica cotidiana. As questes ambientais passam a fazer parte do cotidiano e do processo de formao das classes operria e popular, no no sentido de somente preservar a natureza, mas para que todos se conscientizem da importncia do meio ambiente saudvel tanto em sua particularidade como amplitude, pois considera que todo cidado tem o direito de trabalhar em condies dignas. A escola a ser reinventada urge contribuir para com as pessoas que sofrem de diferentes formas de excluso e discriminao encontrem um espao para que possam escrever sua prpria histria.
Ao construir a realidade, o todo muito mais do que a soma das partes; para interpretar uma esfera da realidade, se legitimam algumas formas de saber, alguns conhecimentos, alguns indivduos, enquanto se excluem outros; e se pretendemos compreender um fenmeno, no podemos fazer isto a partir de uma s disciplina ou de um nico ponto de vista. (HERNANDEZ, 2000, p.16)

Em virtude do agravamento da crise ecolgica, nas ltimas dcadas, evidencia-se de forma muito clara que a ao poltica atual no a mais adequada ordem existente e cabe ressaltar que os acontecimento mundiais so cada vez menos uma realidade internacional e cada vez mais uma realidade global. Est evidente que se no modificarmos o atual modelo de desenvolvimento econmico e no produzirmos uma aproximao entre os critrios ecolgicos e processos econmicos, a espcie humana corre srios riscos de sobrevivncia a mdio prazo. Assim, a funo da escola no a transmisso de contedos. Ela deve propiciar a construo da subjetividade para as crianas e adolescentes tenham subsdios para interpretar o mundo no qual vivem para escrever sua prpria histria. Se cada indivduo fizer a sua parte, o mundo ficar melhor, pensar globalmente, agir localmente o lema dos ecologistas no mundo inteiro, neste contexto cabe ressaltar a importncia de termos pessoas emancipadas. E geografia como cincia que estuda, analisa e tenta explicar o espao produzido pelo homem cabe a tarefa de levar o aluno a perceber-se como participante do espao que estude, e identificam que os fenmenos ali ocorridos so resultado da vida e do trabalho do homem. preciso que tenhamos respostas urgentes em uma proporo semelhante s mudanas ocasionadas, pois a crise chamada ambiental no nada mais do que uma leitura da crise de nossa sociedade. Est evidente que a atual crise ambiental portanto muito mais uma crise de uma sociedade do que uma crise de gerenciamento da natureza. A questo ambiental a relao da sociedade com a natureza e dos homens entre si. O surgimento da questo ambiental nova, como tambm as tentativas globais de tomada de conscincia ambiental e a mesma sempre esteve associada a fatores econmicos, polticos e culturais. Infelizmente, em nossa cultura a conscincia ecolgica est perdida, pois o valor mais alto est associado ao trabalho que cria algo fora da ordem natural. No entanto, a

11Enciclopdia Biosfera, N.01, 2005 ISSN 1809-0583


file://D:\trabalhos\3.htm 31/3/2007

A crise ambiental

Pgina 12 de 15

maior parte desse trabalho bastante valorizado est agora gerando tecnologias e instituies perniciosas para o meio ambiente tanto o natural como o social. Urge rever o conceito e a prtica de trabalho de maneira que torne significativo e gratificante ao trabalhador e tambm que tenha utilidade para a sociedade e que seja harmonia com o ecossistema. (BOFF, 1982) O ensino de Geografia do sculo XXI, deve deixar o aluno descobrir o mundo em que vivemos, com ateno voltada para a globalizao e as escalas local e nacional, deve enfocar criticamente a questo ambiental e as relaes sociedade/natureza, realizar com frequncia estudo do meio e levar o educando a interpretar textos, fotos, mapas, paisagens. O objetivo do ensino de geografia alfabetizar o aluno na leitura do espao geogrfico, em diversas escalas e configuraes e propiciar aos alunos um pensar dialtico, que um pensar em movimento e por contradio. Entre o homem e o lugar existe uma dialtica, um constante movimento, pois o espao contribui para a formao do ser humano, e o homem com seus gestos, sua interveno, seu trabalho, com suas atividades, transforma o espao. O espao e as prprias percepes e concepes sobre ele so construdos na prtica social. O ensino de Geografia deve visar ao desenvolvimento da capacidade de apreenso da realidade do ponto de vista da sua espacialidade. Neste sculo, para a prtica da cidadania, requer uma conscincia espacial. As questes globais, as atividades dirias atuais requerem do cidado a conscincia da espacialidade inerente aos fenmenos, fatos e acontecimentos de que participa. Trata-se de possibilitar aos alunos a prtica de pensar os fatos e acontecimentos mediante vrias explicaes. A participao de crianas e jovens na vida adulta, seja no trabalho, no bairro em que moram, no lazer, nos espaos de prtica poltica explcita, certamente ser de melhor qualidade se estes conseguirem pensar sobre seu espao de forma mais abrangente e crtica. O ensino de geografia, sintetizado na idia de desenvolvimento do raciocnio geogrfico, seleciona e se organiza os contedos que sejam significativos e socialmente relevantes. A leitura do mundo do ponto de vista de sua espacialidade demanda a apropriao, pelos alunos, de um conjunto de instrumentos conceituais de interpretao e de questionamentos da realidade socioespacial. Ensinar conceitos crianas e jovens apenas transmitindo a eles como definio pronta revela que no so eficientes, sugerido ao professor que propicie ao aluno que ele mesmo forme conceito.

Consideraes finais

12Enciclopdia Biosfera, N.01, 2005 ISSN 1809-0583


file://D:\trabalhos\3.htm 31/3/2007

A crise ambiental

Pgina 13 de 15

O conhecimento do mundo necessidade ao mesmo tempo intelectual e vital, o problema de todo cidado no novo milnio. O grande problema da educao est nos saberes desunidos, divididos, compartimentados e de outro, as realidades ou problemas cada vez mais multidisciplinares, transversais, multidimensionais, transnacionais, globais e planetrios. A viso cartesiana est cedendo lugar para a viso sistmica. O universo deixa de ser visto como mquina para ser visto como um todo, dinmico, indivisvel com todas as partes inter-relacionadas Infelizmente, o aumento na quantidade de informaes sobre os problemas ambientais que tem sido provido por sistema de vdeos e microcomputadores, e outros meios de obteno de informaes que so bastante eficientes no contribui para uma viso crtica e abrangente do problema. Urge que o meio ambiente seja visto sob sua dimenso scio-histrica e tambm tica que perpassa pelo universo cientfico, tcnico, socioeconmico e poltico. Infelizmente, o meio ambiente ainda visto com uma reduo dimenso naturalista, fauna, flora, terra, ar e gua.
Quando olhamos para o mundo nossa volta, percebemos que no estamos lanados em meio ao caos e arbitrariedade, mas que fazemos parte de uma ordem maior, de uma grandiosa sinfonia da vida. Cada uma das molculas do nosso corpo j fez parte de outros corpos vivos ou no e far parte de outros corpos no futuro. Nesse sentido nosso corpo no morrer, mas continuar perpetuamente vivo, pois a vida continua. ... Com efeito, ns fazemos parte do universo, pertencemos ao universo e nele estamos em casa; e a percepo desse pertencer, desse fazer parte, pode dar um profundo sentido vida. CAPRA,2002, p. 82.

As inmeras conquistas de sociedade humana so refletidas em todos os cantos do Planeta, no entanto o modelo adotado levaram a um desenvolvimento insano, evidenciando a injustia, a desigualdade e a insensibilidade. Agora, experimentamos um profundo colapso de tica e de valores humansticos, verificvel em nossas atitudes dirias. Precisamos praticar a Educao Ambiental de modo que se possa oferecer uma perspectiva da realidade global do ponto de vista cientfico, biolgico, histrico, social, econmico, da filosofia, etc Fazemos parte do todo, no somos os donos do planeta, temos responsabilidades com as geraes vindouras e temos de pensar no todo. O desenvolvimento social dever caminhar junto com o desenvolvimento econmico e tambm cabe ressaltar a importncia de termos um ambiente saudvel, ecologicamente equilibrado. incrvel, mas a maior parte da sociedade humana, infelizmente vive como se fosse a ltima gerao. A Educao Ambiental deve consolidar-se como uma filosofia de educao, presente em todas as disciplinas e possibilitar uma concepo mais ampla do papel da escola no contexto ecolgico local e planetrio contemporneo. do conhecimento de todos que a sade depende da pureza do ar que respiramos e da gua que bebemos, e depende da sade do solo a partir do qual so produzidos os

13Enciclopdia Biosfera, N.01, 2005 ISSN 1809-0583


file://D:\trabalhos\3.htm 31/3/2007

A crise ambiental

Pgina 14 de 15

nossos alimentos, pois a nossa sobrevivncia vai depender de nossa alfabetizao ecolgica, da nossa capacidade de compreender os princpios bsicos da ecologia e viver de acordo com eles. Assim, a alfabetizao ecolgica precisa tornar-se constante nas propostas polticas, dos lderes empresariais de todas as esferas, e deve ser, em todos os nveis de escolaridade. exigido do homem hoje resguardar a qualidade da biosfera para garantir a prpria sobrevivncia. No entanto possvel identificar falhas na ordem econmica vigente pelas profundas falhas do sistema de livre mercado, que refletem nas economias ocidentais, induzindo a instabilidade da vida poltica, como tambm afetando a qualidade ambiental. Assim, preciso que o modelo de oferta do sistema econmico converta-se num modelo de demanda que estruture o sistema de produo em funo das necessidades bsicas das pessoas; adequao tecnolgica e de consumo. Isso s seria possvel, com um agir de profundo respeito ecolgico.

Referncias Bibliogrficas ADORNO, T. Educao e emancipao. 2 ed. Trad. Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. BOFF, L. Saber Cuidar. 5 edio.Petrpolis: Vozes, 1999 BOFF, L. Ecologia: grito da terra, grito dos pobres.2. ed. So Paulo: tica, 1996 CAVALCANTI, L. de S. Geografia e prtica de ensino. Goinia: Alternativa, 2002 CAPRA. F. O ponto de mutao. Trad. lvaro Cabral. So Paulo:Cutrix, 1982 CAPRA, F. As conexes ocultas. Trad. Marcelo Brando Cipolla. So Paulo: Cultrix, 2002. CURY, A. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003 FAJARDO, E. Ecologia e cidadania: se cada um fizer a sua parte...Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2003. HERNANDEZ, F. GONALVES, C. W. P. Os (des)caminhos do meio ambiente. 10 ed. So Paulo: Contexto, 1989. REIGOTA, M. Meio ambiente e representao social. So Paulo: Cortez, 1995. _____________ O que Educao Ambiental. So Paulo: Brasiliense, 2001. (Coleo Primeiros Passos: 292)

14Enciclopdia Biosfera, N.01, 2005 ISSN 1809-0583


file://D:\trabalhos\3.htm 31/3/2007

A crise ambiental

Pgina 15 de 15

RODRIGUES, A. M. A utopia da sociedade sustentvel. Ambiente e Sociedade, Campinas, n.2, p. 133-138, 1 semestre de 1998. VLACH,V.R.F. Geografia em construo. Belo Horizonte, L, 1991. 129p. ZUIN, A. A S, PUCCI, RO(org). A educao danificada. Contribuies teoria crtica da educao. Petrpolis: Vozes, So Carlos: Universidade

15Enciclopdia Biosfera, N.01, 2005 ISSN 1809-0583


file://D:\trabalhos\3.htm 31/3/2007

You might also like