You are on page 1of 14

Centro de Formao Profissional de Sintra

Instalao e Manuteno de Sistemas Informticos

Ncleo Gerador : Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC) Domnio de Referncia : Sociedade, Tecnologia e Cincia no contexto privado (1) Tema : Comunicaes Rdio (CR) IMSI13 Jorge Silva.

Sociedade
Tipo I Identificar diferentes usos sociais das funcionalidades dos telemveis, por exemplo, Sms, Gps, idades, vdeo fotos , agenda ouvir musicas email fax, as tecnologias de informao est cada vez mais presentes no nosso dia- a - dia, por isso estamos to dependentes delas. consoante as idades dos indivduos (jogos versus agendas). Tipo II Compreender o uso dos telemveis como objectos simblicos de status social.

As pessoas usam para vrios fins como por exemplo os adultos na faixa etria dos 80 anos usam mas para comunicar uns com os outros tanto nvel familiar como a nvel laboral quando esto nos campos agriclas etc, e uns no s para comunicar mas tambm para despertador, j os jovens usam mais para servios de mensagens, fotos, ouvir musica comunicar jogar e alguns tambm usam para fins laborais , o

telemvel visto no s como um objecto de comunicao, mas tambm como um objecto de imagem.

Tipo III Explorar evolues futuras no uso dos telemveis (por exemplo, biologizao As marcas sofisticadas e modelos mas avanados

dos equipamentos) e discutir as suas consequncias, positivas e negativas, nas relaes, quanto a desvantagens deste aparelho a maior e, sem sombra de duvidas, o afastamento do contacto fsico entre e prticas sociais.

Tecnologia

Tipo I Identificar os componentes principais de um telemvel: Caixa de plstico rgido em cores pr difenidas , antena, ecr de cristais lquidos, teclado, microfone, bateria, altifalante, mostrador de cristais ou plasmas placa de circuito.

. Tipo II Compreender o telemvel como um equipamento celular, discutindo a relao entre a potncia utilizada e o principio de funcionamento.

Tipo III Explorar as novas tecnologias de funcionamento do telemvel, distinguindo as potencialidades e limitaes das redes: GSM, GPRS, 3G.

Cincia
Tipo I Identificar com preciso a presena de ondas electromagnticas em fenmenos naturais e em aplicaes tecnolgicas: Ondas electromagnticas, ondas mecnicas, a onda se propaga de uma perturbao ( sonoras, gua, terra, ar e ssmicas) (a luz que chega do sol, ou as ondas de rdio e televiso que chegam aos receptores, por exemplo).

Tipo II Compreender as caracteristicas gerais das ondas electromagnticas: velocidade

Caractersticas das ondas


(Amplitude, velocidade, comprimento de onda, perodo e freqncia)

O que onda ?

Quando eu coloco uma fila de domins, por exemplo, e derrubo o primeiro, eu posso dizer que causei uma perturbao somente no primeiro domin. Mas voc sabe que todos os outros iro cair em seguida. Este o famoso "efeito domin". Podemos ver neste caso o que uma perturbao se propagando de um lugar para o outro. A perturbao causada no primeiro domin chegou at o ltimo, derrubando-o, apesar de cada domin no ter sado da sua posio inicial. Note tambm que somente a energia aplicada ao primeiro domin chegou at a ltima pea. A perturbao transportou somente energia portanto. O que acontece na onda mais ou menos isso. Uma perturbao causada, por algum ou por alguma fonte, e esta perturbao propaga-se de um ponto para o outro na forma de pulsos. Veja alguns exemplos:

Uma pessoa movimenta a extremidade de uma corda, e a perturbao propaga-se at a outra extremidade;
Um terremoto no fundo do mar causa uma perturbao nas guas do oceano, e esta perturbao propaga-se at encontrar algum continente, causando ondas gigantes conhecidas como Tsunamis. Estas ondas causam muita destruio quando chegam s praias; Um alto falante causa uma perturbao nas molculas de ar, e esta perturbao propaga-se at nossos ouvidos permitindo que possamos ouvir o som gerado pelo mesmo;

Como j vimos, chamamos de pulso uma perturbao que se propaga, e damos o nome de onda a uma seqncia de pulsos peridicos.

de propagao da onda, frequncia, periodo e comprimento de onda. Tipo III Explorar as relaes fundamentais entre as caractersticas gerais das ondas electromagnticas: frequncia, velocidade de propagao e comprimento de onda; campo E, campo B e direco de propagao; amplitude e intensidade da onda (por exemplo, o comprimento de onda de uma onda electromagntica tanto maior quanto menor for a frequncia; a intensidade da onda proporcional ao quadrado da amplitude; a direco do campo E, do campo B e de pro pagao so perpendiculares entre si; etc.).

Ondas mecnicas e eletromagnticas


Ondas mecnicas so aquelas que precisam de um meio material para poderem se propagar. A perturbao causada no domin somente se moveu por causa dos domins, sem eles ela nem existiria. Como exemplo temos as ondas no oceano, o som etc. Todas so perturbaes causadas em meios materiais. J as ondas eletromagnticas no precisam de meios materiais para irem de um lugar para o outro. A perturbao causada em campos eletromagnticos e se propaga atravs deles. A luz um bom exemplo deste tipo de onda. Note que a luz do Sol chega at ns mesmo existindo vcuo no espao. Outros exemplos de ondas eletromagnticas so as microondas, as ondas de rdio etc.

Tipos de ondas
Basicamente existem dois tipos de ondas, as ondas transversais e as longitudinais.Vamos ver as diferenas que existem entre elas.

Ondas Transversais

Esta onda tem a forma que vemos na figura abaixo. Ser que voc consegue imaginar uma situao onde ela ocorra ?

Uma onda no mar ou uma corda balanando possuem esta aparncia. A caracterstica principal deste tipo de onda a seguinte:

"A onda est propagando-se da esquerda para a direita, na horizontal, mas qualquer ponto da corda move-se para cima e para baixo, na vertical (repare no movimento de subida e descida da pontinha da corda). Como a direo de propagao da onda perpendicular, ou seja, forma um ngulo de 90 com a direo de oscilao de qualquer ponto sobre a corda, dizemos que ela transversal"
Vamos analisar um exemplo para que possamos entender melhor as ondas transversais. Imagine uma praia com ondas. fcil perceber que uma onda possui certa velocidade, e que ela inicia seu movimento no oceano vindo quebrar na praia. claro portanto que elas podem mover-se de um lugar para o outro. Se voc estiver dentro da gua, e uma onda passar por voc antes dela "estourar", que movimento seu corpo ir realizar? Pense bem antes de responder. Isso mesmo, seu corpo ir subir e depois descer. Se a onda ainda no estourou voc no conseguir acompanh-la, a direo do seu movimento diferente da direo do movimento dela. Ela vai para frente enquanto voc sobe e desce. Ondas que fazem isso so conhecidas como ondas transversais.

Ondas longitudinais
Este tipo de onda move-se na mesma direo de oscilao dos corpos que estejam em seu caminho. Veja a animao abaixo.

Note que o pisto gera uma onda que se propaga da esquerda para a direita, e que qualquer molcula de ar que esteja no caminho tambm ir se mover no sentido horizontal. Aqui a direo de propagao da onda coincide com a direo de oscilao

dos corpos que estiverem no caminho dela. Este tipo de onda conhecida como onda longitudinal. O som propaga-se desta maneira.

Caractersticas das ondas


(Amplitude, velocidade, comprimento de onda, perodo e freqncia)

Se voc souber trabalhar com estes quatro parmetros de uma onda, poder resolver grande parte dos problemas, exerccio e testes que envolvem este assunto. Ento, mos obra.

Amplitude
Imagine um barquinho no oceano, e imagine que uma onda passe por ele (uma onda que ainda no "estourou", logicamente). Obviamente o barquinho ir subir e descer. Pois bem, a amplitude da onda que passou pelo barquinho dada pelo quanto ele subiu ou desceu. Se por exemplo o barquinho subiu 5 cm, dizemos que a amplitude da onda que passou por ele de 5 cm. Veja o desenho.

Caractersticas das ondas


(Amplitude, velocidade, comprimento de onda, perodo e freqncia)

Se voc souber trabalhar com estes quatro parmetros de uma onda, poder resolver grande parte dos problemas, exerccio e testes que envolvem este assunto. Ento, mos obra.

Note que no primeiro exemplo a amplitude da onda que faz com que o barquinho suba e desa maior que a amplitude da onda mostrada no segundo exemplo.

O ponto mais alto da onda chama-se crista, e o ponto mais baixo denomina-se vale. Ao lado voc pode ver um barquinho na crista da onda e o outro no vale.

O que onda ?
Quando eu coloco uma fila de domins, por exemplo, e derrubo o primeiro, eu posso dizer que causei uma perturbao somente no primeiro domin. Mas voc sabe que todos os outros iro cair em seguida. Este o famoso "efeito domin". Podemos ver neste caso o que uma perturbao se propagando de um lugar para o outro. A perturbao causada no primeiro domin chegou at o ltimo, derrubando-o, apesar de cada domin no ter sado da sua posio inicial. Note tambm que somente a energia aplicada ao primeiro domin chegou at a ltima pea. A perturbao transportou somente energia portanto. O que acontece na onda mais ou menos isso. Uma perturbao causada, por algum ou por alguma fonte, e esta perturbao propaga-se de um ponto para o outro na forma de pulsos. Veja alguns exemplos: Uma pessoa movimenta a extremidade de uma corda, e a perturbao propaga-se at a outra extremidade; Um terremoto no fundo do mar causa uma perturbao nas guas do oceano, e esta perturbao propaga-se at encontrar algum continente, causando ondas gigantes conhecidas como Tsunamis. Estas ondas causam muita destruio quando chegam s praias; Um alto falante causa uma perturbao nas molculas de ar, e esta perturbao propaga-se at nossos ouvidos permitindo que possamos ouvir o som gerado pelo mesmo; Como j vimos, chamamos de pulso uma perturbao que se propaga, e damos o nome de onda a uma seqncia de pulsos peridicos.

Ondas mecnicas e eletromagnticas


Ondas mecnicas so aquelas que precisam de um meio material para poderem se propagar. A perturbao causada no domin somente se moveu por causa dos domins, sem eles ela nem existiria. Como exemplo temos as ondas no oceano, o som etc. Todas so perturbaes causadas em meios materiais. J as ondas eletromagnticas no precisam de meios materiais para irem de um lugar para o outro. A perturbao causada em campos eletromagnticos e se propaga atravs deles. A luz um bom exemplo deste tipo de onda. Note que a luz do Sol chega at ns mesmo existindo vcuo no espao. Outros exemplos de ondas eletromagnticas so as microondas, as ondas de rdio etc.

Tipos de ondas
Basicamente existem dois tipos de ondas, as ondas transversais e as longitudinais.Vamos ver as diferenas que existem entre elas.

Ondas Transversais
Esta onda tem a forma que vemos na figura abaixo. Ser que voc consegue imaginar uma situao onde ela ocorra ?

Uma onda no mar ou uma corda balanando possuem esta aparncia. A caracterstica principal deste tipo de onda a seguinte:

"A onda est propagando-se da esquerda para a direita, na horizontal, mas qualquer ponto da corda move-se para cima e para baixo, na vertical (repare no movimento de subida e descida da pontinha da corda). Como a direo de propagao da onda perpendicular, ou seja, forma um ngulo de 90 com a direo de oscilao de qualquer ponto sobre a corda, dizemos que ela transversal"

Vamos analisar um exemplo para que possamos entender melhor as ondas transversais. Imagine uma praia com ondas. fcil perceber que uma onda possui certa velocidade, e que ela inicia seu movimento no oceano vindo quebrar na praia. claro portanto que elas podem mover-se de um lugar para o outro. Se voc estiver dentro da gua, e uma onda passar por voc antes dela "estourar", que movimento seu corpo ir realizar? Pense bem antes de responder. Isso mesmo, seu corpo ir subir e depois descer. Se a onda ainda no estourou voc no conseguir acompanh-la, a direo do seu movimento diferente da direo do movimento dela. Ela vai para frente enquanto voc sobe e desce. Ondas que fazem isso so conhecidas como ondas transversais.

Ondas longitudinais
Este tipo de onda move-se na mesma direo de oscilao dos corpos que estejam em seu caminho. Veja a animao abaixo.

Note que o pisto gera uma onda que se propaga da esquerda para a direita, e que qualquer molcula de ar que esteja no caminho tambm ir se mover no sentido horizontal. Aqui a direo de propagao da onda coincide com a direo de oscilao dos corpos que estiverem no caminho dela. Este tipo de onda conhecida como onda longitudinal. O som propaga-se desta maneira.

Caractersticas das ondas


(Amplitude, velocidade, comprimento de onda, perodo e freqncia)

Se voc souber trabalhar com estes quatro parmetros de uma onda, poder resolver grande parte dos problemas, exerccio e testes que envolvem este assunto. Ento, mos obra.

Amplitude
Imagine um barquinho no oceano, e imagine que uma onda passe por ele (uma onda que ainda no "estourou", logicamente). Obviamente o barquinho ir subir e descer. Pois bem, a amplitude da onda que passou pelo barquinho dada pelo quanto ele subiu ou desceu. Se por exemplo o barquinho subiu 5 cm, dizemos que a amplitude da onda que passou por ele de 5 cm. Veja o desenho. Note que no primeiro exemplo a amplitude da onda que faz com que o barquinho suba e desa maior que a amplitude da onda mostrada no segundo exemplo. O ponto mais alto da onda chama-se crista, e o ponto mais baixo denominase vale.

Ao lado voc pode ver um barquinho na crista da onda e o outro no vale.

Velocidade
Este conceito no difcil de entender. Toda onda possui uma velocidade de propagao. Geralmente a velocidade da onda depende muito do meio material onde ela est se movendo. A tabela ao lado permite que voc possa comparar, por exemplo, a velocidade do som em diferentes meios. Analisando a tabela responda rpido seguinte pergunta: Viajando em qual meio material o som chega antes aos seus ouvidos? gua ou ar? Para calcularmos estas velocidade mdias basta usarmos o que j sabemos de cinemtica. Precisamos somente dividir a distncia percorrida pelo pulso da onda pelo tempo.

meio material ar (0C ; 1 atm) hidrognio (idem) gua (20C) granito alumnio

velocidade (m/s2) 331 1284 1482 6000 6420

Comprimento de onda ()
O compriment o de onda, representado pela letra l (lmbda), mede a distncia entre duas cristas consecutivas da mesma onda, ou ento a distncia entre dois

vales consecutivos da mesma onda. Alm destas duas maneiras existe mais uma que voc pode utilizar para determinar qual o comprimento de onda de uma onda. Tente descobrir observando o desenho acima.

Perodo (T)
O perodo de uma onda o tempo que se demora para que uma onda seja criada, ou seja, para que um comprimento de onda, ou um l, seja criado. O perodo representado pela letra T.

Freqncia (f)
A freqncia representa quantas oscilaes completas* uma onda d a cada segundo. * Uma oscilao completa representa a passagem de um comprimento de onda - . Se por exemplo, dois comprimentos de onda passarem pelo mesmo ponto em um segundo, dizemos que a onda oscilou duas vezes em um segundo, representando que a freqncia dela de 2 Hz. Obs: Hertz (Hz) significa ciclos por segundo. A relao entre freqncia e perodo, que muito importante no estudo das ondas, dada pela expresso ao lado. meio material ar (0C ; 1 atm) hidrognio (idem) gua (20C) granito alumnio velocidade (m/s2) 331 1284 1482 6000 6420

You might also like