You are on page 1of 9

Nova Ordem Mundial

Objetivo: esta lio tem como objetivo mostrar o desenvolvimento de um novo conflito, no de armas, mas sim algo mais organizado e que gera mais lucros, a nova ordem mundial.

Depois da queda do Muro de Berlim, em novembro de 1989, um dos assuntos mais discutir o surgimento de uma nova ordem mundial. Quando ela se definiu e o que traz de novo?

A nova ordem mundial apresenta uma faceta geopoltica e outra econmica. Na geopoltica, houve uma mudana para um mundo multipolar, onde as potencias impe mais por seu poder econmico de que blico. Na economia o que aconteceu de novo foi o processo de globalizao e a formao de blocos econmicos supranacionais.

Velha ordem bipolar

Desde 1989, a humanidade comeou assistir uma srie de eventos que at ento eram imaginveis. A queda do Muro de Berlim era impensvel, bem como a reunificao da Alemanha Ocidental e da Oriental, em 1990.

O muro que dividia Berlim e a separao da Alemanha, constituam os principais smbolos da Guerra fria. Apesar da proximidade geogrfica, a mesma origem histrica e cultural havia muitas diferenas na Alemanha. De um lado estava a democracia pluripartidria, a hegemonia da propriedade privada e da livre iniciativa, uma sociedade rica, que apresentava altos ndices de produtividade. Do outro lado, a ditadura do partido nico, a exclusividade da propriedade estatal. O consumo limitado e baixos ndices de produtividade. E as diferenas polticas, econmicas e sociais aumentaram cada vez mais. A Alemanha apesar de ser uma s nao, apresentava di Estados. Era o modelo sovitico frente a frente com o modelo norte-americano.

Em 1991 houve o fim de outro smbolo da Guerra Fria, o Pacto de Varsvia. Representantes que faziam parte deste pacto formalizaram a sua dissoluo, em Praga, na ento Tcheco-Eslovquia. Era o fim do conflito leste x oeste.

Por fim, em dezembro de 1991, foi selada desagregao geopoltica e territorial da Unio Sovitica. O presidente Boris Yeltsin declarou a independncia da Rssia, e aps isso, se reuniu com os chefes de Estado da Ucrnia e de Belarus, em Minsk. Nesse encontro foi criada a CEI (Comunidade dos Estados Independentes), substituindo a ex-Unio Sovitica. Composta por doze pases que faziam parte da ex-sovitica, a CEI uma aliana de Estados independentes.

Nova ordem multipolar

Hoje no mundo multipolar ps-guerra fria, o poder medido pela capacidade econmica do pas, que envolve disponibilidade de capitais, avano tecnolgico, mo-de-obra qualificada e nvel de produtividade. Isso explica a emergncia de Japo e Alemanha como potencias, e ao mesmo tempo, a decadncia da Rssia. Embora a Rssia seja dona de em poderoso arsenal nuclear, o setor industrial obsoleto e pouco produtivo, e o pas se encontra em crise social, poltica e econmica.

A China possui uma economia que mais cresce no planeta, isso porque: possui a maior populao do mundo, e portanto, um grande mercado consumidor; alm de muita mo-de-obra barata, oferecendo facilidades para atrao de capitais estrangeiros. Apesar disso tambm enfrenta srios problemas internos, principalmente polticos.

Assim, podemos afirmar que os pases mais poderosos do mundo hoje so os Estados Unidos, Japo e Alemanha.

Outro aspecto de importncia a tendncia da globalizao em suas vrias facetas, tanto em sentido mundial como regional.

Conflito norte x sul

Muitos tem dito com ateno que a nossa ordem mundial a vitria do capitalismo e da democracia. Alguns argumentavam que o modelo poltico e econmico estabelecido pelos Estados Unidos se tornaria dominante a tal ponto que no haveria mais conflitos. Que houve uma vitria norte-americana sobre a Unio Sovitica no podemos negar. Mas at mesmo os vencedores apresentam vrios problemas econmicos, como por exemplo: elevado dficit pblico e elevado endividamento interno e externo; isso em parte se deve a corrida armamentista.

Assim no devemos nos apressar ao afirmar que o capitalismo o melhor que o socialismo. preciso primeiro avaliar: melhor para quem?

bem claro que o capitalismo mais dinmico e competitivo. No podemos nos esquecer, porem, de que os pases subdesenvolvidos, com exeo da Coria do Norte, Cuba e Vietn so todos capitalistas. Muitos problemas no mundo, foram criados pelo sistema capitalista, como o aumento da pobreza, desemprego e concentrao e estes aumentam em todo mundo.

Um dos problemas mais srios a desigualdade social. Este problema vem se agravando at mesmo em pases desenvolvidos. Com o aumento da incorporao de novas tecnologias no processo produtivo, a oferta tem diminudo e isso contribui e muito para se empobrecer a populao. Tambm cada vez maior o buraco que separa os pases ricos dos pobres. Esse o chamado conflito norte x sul, que de natureza econmica, no geopoltica, como era o caso do conflito leste x oeste.

Considerando os aspectos socioeconmicos se divide o mundo em pases desenvolvidos, Norte, e subdesenvolvidos, ou Sul. Essa no uma diviso geogrfica, mas podemos dizer que na Amrica a linha divisria a fronteira Estados Unidos - Mxico; a Europa separada pelo Mediterrneo; na sia, o Japo o mais desenvolvido, tendo como os tigres Asiticos como economias emergentes; Oceania a Austrlia e a Nova Zelndia se enquadram no clube dos ricos.

Um problema decorrente do conflito entre Norte x Sul a migrao em massa. Milhes de pessoas a cada ano tem emigrado, principalmente para a Europa Ocidental. Isto se deve ao aumento de desemprego, baixos salrios, fome, que esto aliados ao crescimento populacional, alm de conflitos e guerras nos pases subdesenvolvidos.

Tentando solucionar o problema, so feitas cada vez mais exigncias para diminuir a entrada de imigrantes e ata mesmo de turistas. Mas isso no tem, e no resolver o problema, pois esse, resultante de desigualdade entre o Norte x Sul, a soluo definitiva seria complexa e demorada.

Com a instaurao de uma nova ordem poltica e econmica surgem novos problemas, novas tenses. Muitas crises que esto ocultas durante a Guerra Fria vieram a tona. Por isso, quando se fala de uma nova ordem mundial, no quer dizer de um novo mundo em que predomina a paz, a ordem e a estabilidade, mas sim de um novo arranjo geopoltico e econmico. Com a entrada da Nova Ordem (em que a capacidade financeira e a tecnologia define o poder), a instabilidade e a desordem apenas aumentaram.

Globalizao

O que a to chamada Globalizao?

Esse atual processo a expanso capitalista na sua fase mais recente. A globalizao est para o atual perodo cientfico - tecnolgico do capitalismo, assim como o imperialismo esteve para o final da fase industrial e inicio da financeira. uma expanso que pode dispensar fora militar, enfim a guerra. Tanto que as guerras atuais tem mais um fundo nacionalista do que a econmica. A invaso agora mais sutil, chamada high-tech. Uma invaso de mercadorias, capitais, informaes e pessoas. As novas armas so a

eficincia a agilidade das comunicaes e do controle de dados, atravs dos satlites; da informtica; dos telefones fixos e mveis; dos boeings e airbus; dos super navios petroleiros e trens de alta velocidade.

A guerra travada na bolsa de valores, de mercadorias e de frutos em todas os mercados do mundo. As estratgias so formuladas nas grandes corporaes, nas sedes dos grandes bancos, e etc. e influenciam vrios pases.

A guerra convencional est cada vez mais sem necessidade. muito mais econmico a guerra contempornea, tendo como campo de batalha e mercado mundial altamente globalizado.

A invaso atual pode ser feita de modo instantneo atravs da Internet, Globex ou Reuters Dealing. A Globex uma rede que interliga as bolsas de mercadorias e de futuros. Com ela se fazem negcio em todo mundo. A Reuters Dealing interliga as bolsas de valores em todo o mundo, permitindo que milhes de negcios com aes sejam fechados em vrios pases ao mesmo tempo.

Essas duas redes eletrnicas so controladas pela Reuters, agencia de noticias britnicas que monopoliza as informaes financeiras. Para acessa-las, basta se ter um computador, um modem ligado a linha telefnica e acessar a Internet.

Outra invaso atual da globalizao a dos capitais especulativos de curto prazo, conhecida como smart money (dinheiro esperto) ou hot money (dinheiro quente), se movimentou com grande rapidez em busca de mercados que oferecem mais lucratividade. A estimativa que haja pelo menos trs trilhes de dlares vagando pelo sistema financeiro mundial.

Essa volumosa soma de dinheiro vai em busca de um mercado que oferece altas taxas de juros, ou de maior segurana. Em geral essa soma de pertence a milhes de poupadores dos pases desconhecidos, que colocam seus fundos num banco ou investem num fundo de penso. Os administradores desses pases se interessam em procurar mercados que se mostram mais rentveis e seguros, podendo investir em curto prazo. Quando no, so transferidos a outro mundo. E isso possvel graas aos sistemas de telecomunicaes, informtica e satlites que possibilitam investir em um pas que antes o investidor nem ouvira falar.

Esses capitais de curto prazo geralmente vo embora na hora em que mais se precisa. Foi o caso no Mxico, em 1994, quando houve uma crise econmica. Ela aconteceu principalmente por causa da sada desses capitais, diminuindo as reservas mexicanas, provocando desequilbrios nos cantos externos do pas, e a desvalorizao da moeda local em relao ao dlar. Problemas polticos juntos com a instabilidade do pas, acabou espantando os investidores de curto prazo. O mesmo ocorreu no Brasil em 1999. quando o governo desvalorizou o real, devido a queda das reservas cambiais.

Por isso um pas no deve depender dos capitais de curto prazo para equilibrar contas externas.

Com a intensificao dos fluxos comerciais em todo mundo, so facilitados a entrada de mercadorias pela mais variada de transporte. Essa uma fonte mais antiga da globalizao que gera lucros a longo prazo, mas so mais eficientes. Com isso h tambm, uma globalizao de consumo, que resultado de uma maior produo.

Esses capitais produtivos, so menos suscetveis a oscilaes repentinas no mercado, isso porque so investimentos a longo prazo. A expanso dos mercados para esses capitais resultante de: custos menores de produo, baixos custos de transportes, proximidades dos mercados consumidores e facilidades em driblar barriras protecionistas; esses fatores contribuem para gerao de maiores lucros.

Como resultado de tudo isso entramos ainda mais no processo de mundializao da produo, que comeou aps a Segunda Guerra Mundial. Houve a expanso dos conglomerados pelo mundo afora, filiais foram montadas at mesmo em pases subdesenvolvidos.

Junto com a globalizao da produo e do consumo, veio a intensificao do fluxo de viajantes pelo mundo, seja por emigrao, negcios ou turismo. Entrelaando os pases em uma mesma forma de consumo, costumes, de comportamento, e etc. Essa nova cultura de massas se origina principalmente nos Estados Unidos. O modo de viver americano bem difundido nos filmes, pelas noticias, pelos fast-foods, etc. Mas hoje tambm temos fcil acesso a outras formas de cultura de todas as partes do mundo.

A globalizao apesar de ser em fenmeno recente, apresenta , como vimos, vrias dimenses: social, poltica, econmica e cultural. Esse fenmeno , portanto, uma intensificao do fluxo de mercadorias e servios, capitais, tecnologia e pessoas. Isto possvel graas ao desenvolvimento de novas tecnologias aps a Terceira Revoluo Industrial.

Desde a dcada de 70, graas ao chips, tem se conseguido construir computadores cada vez menores e mais rpidos. Com isso, houve um grande desenvolvimento nas produes, nos transportes, comunicaes e etc. A revoluo da informtica facilitou o fluxo de informaes em escala mundial. Neste perodo cientfico-tecnolgico, o capitalismo integrou muitos pases em um nico sistema. Dizemos isso, porque em sculos passados uma civilizao muitas vezes nem sabia da existncia da outra.

De l para c, est surgindo uma mundo quase totalmente integrado um sistema mundo que evidentemente est controlado a partir de alguns centros de poder econmicos e polticos.

Outra fase da globalizao que envolve o mundo de uma forma bastante desigual, pois tem lugares que esto mais integrados que outros. Aprofundar-se a integrao de blocos econmicos buscando retirar barreiras que dificultam o fluxo de mercadorias, e se estabelecem acordos que resultam em mercados comuns, ou zonas de livre comrcio.

Exerccio

Marque a resposta certa.

1) A queda do Muro de Berlim, e a reunificao da Alemanha, foram fatores marcantes para a chegada da (o):

a) Velha ordem b) Nova ordem multipolar c) Conflito leste x oeste d) Guerra fria

2) Podemos dizer que no foi uma conseqncia da nova ordem a (o):

a) Globalizao b) Migrao c) Igualdade social d) Expanso dos conglomerados

Responda:

3) O que globalizao?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

4) O que quer dizer conflito norte x sul?

--------

----------------------------------------------------------------------------------------------

--------

----------------------------------------------------------------------------------------------

5) Cite um problema decorrente do conflito norte x sul?

--------

----------------------------------------------------------------------------------------------

--------

----------------------------------------------------------------------------------------------

6) Cite uma conseqncia de o mundo estar altamente interligado?

--------

----------------------------------------------------------------------------------------------

--------

----------------------------------------------------------------------------------------------

Gabarito

1) b

2) c

3) a expanso capitalista na sua fae mais recente. uma expanso que visa aumentar os mercados, e os lucros. Tornando o mundo num nico sistema integrado.

4) um conflito de origem econmica. Os pases ricos cada vez mais se distanciam dos pases pobres. Essa desigualdade levou a diviso dos pases do Norte, os desenvolvidos, e os do Sul, subdesenvolvidos.

5) A migrao em massa. Milhes de pessoas saem de seu pas de origem em busca de uma melhor condio de vidas nos pases mais ricos. O aumento do desemprego, fome e guerras so alguns fatores que motivam essa mudana.

6) os pases acabaram se entrelaando em uma mesma forma de consumo, costumes, etc. Sofrendo principalmente influencia dos Estados Unidos.

You might also like