You are on page 1of 2

LISTA 1 (2 SRIE)

FSICA

EXERCCIOS
1.Se dois corpos estiverem em equilbrio trmico com um terceiro, pode-se e concluir que: a) no existe um fluxo de calor entre os corpos b) a temperatura do terceiro corpo aumenta. c) os dois corpos cedem calor ao terceiro. d) os trs corpos esto em repouso e) os trs corpos esto a 0C. 2. Quando dois corpos diferentes esto em contato e em equilbrio trmico, ambos isolados do meio ambiente, pode-se dizer que: a) o corpo maior o mais quente. b) o corpo menor o mais quente. c) no h troca de calor entre os corpos d) o corpo maior cede calor ao corpo menor e) o corpo menor cede calor para o corpo maior. 3. O fato de o calor passar de um corpo para outro deve-se a: a) quantidade de calor existente em cada um b) diferena de temperatura entre eles c) energia cintica total de suas molculas d) o nmero de calorias existente em cada um e) nada do que se afirmou acima verdadeiro 4. Se dois corpos esto em equilbrio trmico com um terceiro, conclui-se que: a) os trs acham-se em repouso b) os dois corpos esto em equilbrio trmico entre si c) a diferena entre as temperatura dos corpos diferente de zero d) a temperatura do terceiro corpo aumenta e) os corpos possuem a mesma quantidade de calor 5. "_________ a energia que flui entre um sistema e sua vizinhana como conseqncia da diferena de temperatura que existe entre eles." A lacuna ser corretamente preenchida por: a) trabalho b) entropia c) energia interna d) calor e) energia livre 6. Em um laboratrio um cientista determinou a temperatura de uma substncia. Considerando-se as temperaturas: 100 K; 32 F; 290C; 250C, os possveis valores encontrados pelo cientista foram: a) 32F e 250C d) 100 K e 250C b) 32F e 290C e) 290C e 250C c) 100 K e 32F

Prof. Thales Souza

LISTA 1 (2 SRIE)

FSICA

7. A temperatura limite para o corpo humano 42 0C. Um mdico, ao verificar a temperatura de um paciente com um termmetro calibrado na escala Fahrenheit, encontrou 104 0F. Converta esta temperatura para a escala Celsius e responda se a pessoa est acima ou abaixo da temperatura limite.

8. Um turista americano, de frias no Brasil, observou que um termmetro indicava a temperatura de 35 0C. Acostumado escala Fahrenheit, o americano estimou a temperatura em 100 0F. Faa a converso e responda se a estimativa est prxima do valor correto.

9. A temperatura do filamento de uma lmpada incandescente pode chegar a 2500 correspondente temperatura na escala Fahrenheit.

C. Determine a

10. No deserto de Mojave na Califrnia, Estados Unidos, a temperatura pode chegar a 122 0F. Determine a correspondente temperatura na escala Celsius.

11. O lcool etlico tem ponto de congelamento de 39 0C sob presso normal. Determine essa temperatura na escala Kelvin.

12. O oxignio ferve sob presso normal a 90 K. Calcule a correspondente temperatura na escala Celsius.

13. Em uma certa regio da Terra, a temperatura mxima registrada no decorrer de um ano foi de 42 0C e a mnima foi de 17 0C. Determine o intervalo de temperatura.

14. Um sistema inicialmente na temperatura de 20 0C sofre uma variao de 35 0C. Determine a temperatura final.

15. Uma garrafa contendo gua, inicialmente a 25 0C, introduzida em um congelador. Aps um certo intervalo de tempo, verifica-se que a garrafa se encontra a 10 0C. Determine a variao de temperatura.

Prof. Thales Souza

You might also like