You are on page 1of 18

ISSN ISSN

0103-5665 0103-5665

119

O CONTO POLICIAL E AS ORIGENS DA PSICANLISE

Prado de Oliveira* Traduo de Patrick Charles Wuillaume

RESUMO
A lenda de dipo a primeira aventura policial de nossa histria e uma das mais modernas: um homem busca um assassino sem saber que , ele prprio, este assassino. Freud ignora Sherlock Holmes, mas para este que a reflexo ideal exige luz baixa e se recostar em um div. Alguns contos de Edgar Allan Poe se tornaram passagens obrigatrias do pensamento psicanaltico francs, no sem problemas. Desde os primeiros estudos de Freud sobre Leonardo Da Vinci, a psicanlise aplicada sempre encontrou dificuldades, que talvez no sejam estranhas tcnica psicanaltica individual. Este artigo as examina. Palavras-chave: a Carta roubada; Poe; Lacan; Derrida; dipo.

ABSTRACT THE MYSTERY NOVEL AND THE ORIGINS OF PSYCHOANALYSIS


The myth of Oedipus is the first mystery adventure of our time and one of the most modern: a man searches for a murderer without knowing that he himself is the criminal. Freud ignores Sherlock Holmes, but this is the one that an ideal reflection requires a dim light and a couch. Some stories by Edgar Allan Poe have become required passages in French psychoanalytic thought, not without some trouble. Since Freuds first studies on Leonardo Da Vinci, applied psychoanalysis has always encountered difficulties that may not be so different from the ones faced by individual psychoanalytic technique. This article examines them. Keywords: the Purloined letter; Poe; Lacan; Derrida; Oedipus.

* Professor do Departamento de Psicologia da Faculdade Victor Segalen, Universidade Europeia da Bretanha Ocidental; Diretor de Pesquisas da Escola Doutoral Pesquisas em Psicopatologia e Psicanlise, Universidade de Paris 7 Denis Diderot; Membro psicanalista de Espao Analtico.
PSIC.PSIC. CLIN., DE JANEIRO, VOL,.21, N.1, N.119 .X 136, 2003 CLIN., RIO RIO DE J ANEIRO VOL.15, P .2, P Y, 2009

120 CONTO POLICIAL E PSICANLISE

A carta roubada um conto de Edgar Allan Poe, de 1844 (2004). Esse conto no teria tido toda a importncia que teve para a psicanlise se Lacan no tivesse se valido dele como parbola de um conjunto de suas prprias teses. Nesse conto, o detetive Auguste Dupin informado por G..., Chefe de Polcia de Paris, que uma carta da maior importncia fora roubada no toucador real. O policial sabe quem roubou e precisamente quando o fez, mas est impossibilitado de acusar o culpado. Apesar de minuciosas buscas feitas no domiclio do ladro, G... no encontrara a carta, cuja recuperao importantssima, pois o ladro pode vir a pressionar o membro da famlia real de quem a roubou. G... vem portanto solicitar o auxlio de Dupin. Algumas semanas mais tarde, este restitui a carta ao Chefe de Polcia. E explica ento ao narrador como alguns princpios singelos lhe permitiram encontrar a carta. Antes de Lacan, outros psicanalistas j se haviam interessado por Poe. Krutch, em 1926, havia detectado sinais da impotncia sexual em sua vida e obra, Marie Bonaparte, em 1933, ali descobriu um caso exemplar de complexo de dipo, acrescido de tendncias sadonecroflicas. A descoberta do papel desempenhado pelo narrador, criado pelo autor e dele diferente, recente. Mas a tendncia geral fazer de Poe um genial impostor, vocbulo moderno que expressa o que ele prprio chamava de faculdade de identificao. Baudelaire torna Poe clebre na Frana, e essa celebridade ecoa na literatura mundial. Mallarm e Valery descobrem, por sua vez, o poeta e filsofo. Todos os simbolistas, numerosos autores realistas de contos, os surrealistas e os tericos do novo romance homenageiam o autor cuja influncia sobre a literatura europeia ainda matria de estudo e rica de ensinamentos insuspeitados (Richard, 2007). Todos esses resumos, porm, no permitem compreender o interesse desta novela particular para os psicanalistas. O que lhes interessa, parece-me, que os personagens de Poe mantm conversas que so verdadeiras dissertaes filosficas, epistemolgicas e metodolgicas. Um exemplo, desde as primeiras linhas do Duplo assassinato na Rua Morgue: As faculdades do esprito que definimos por meio do termo analticas so em si mesmas muito pouco suscetveis de anlise. S as apreciamos por seus resultados. E pouco alm: Contesto a validade e consequentemente os resultados de uma razo cultivada atravs de qualquer processo que no seja a lgica abstrata. Contesto muito especialmente o raciocnio que decorre do estudo da matemtica. E O grande erro consiste em supor que aquilo que chamado de puramente algbrico so verdades abstratas ou gerais... Os axiomas matemticos no so axiomas de uma verdade geral. Sobretudo: O que verdadeiro numa relao de forma ou de quantidade constitui muitas vezes um erro grosseiro sob o ngulo da moral, por exemplo. E nessa ltima cincia
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.119 136, 2009

CONTO

POLICIAL E PSICANLISE

121

muitas vezes falso afirmar que a soma dos fatores igual ao total (Poe, [1841] 2004: 47). Foram essas consideraes que atraram a ateno dos psicanalistas para essa novela de Poe. Expressam uma noo revolucionria e curiosa: a moral seria uma cincia em p de igualdade com a matemtica, por exemplo. Essa noo a fonte da noo lacaniana segundo a qual a tica, ou o que ele considera como sendo tica, muito diferente do que considera Aristteles de maneira inaugural, por exemplo, tem uma relao ntima com a psicanlise, considerada como uma cincia, no mesmo nvel que as cincias exatas. Encontramos em Poe o que aparecer quase um sculo depois, com Gdel, como o teorema da incompletude e seus corolrios. Cumpre assinalar, entretanto, que as teses de Poe nestes contos no possuem nem uma estabilidade e nem uma coerncia incontestveis, o que transparece em sua comparao entre os jogos de damas e o xadrez, quer dizer, sua comparao entre um jogo com nmero de variveis bem definidas e limitadas e um jogo mais complexo, com nmero de variveis bem maior e possibilidades infinitas. O dossi que apresento contm as contribuies mais importantes feitas em relao Carta roubada. Comento-as e concluo com minhas prprias observaes.

LACAN
O curso sobre a Carta roubada, pronunciado em 26 de abril de 1955, no seminrio O eu na teoria de Freud e na tcnica da psicanlise, foi inicialmente publicado numa verso reescrita entre maio e agosto de 1956, na revista La psychanalyse n 2, 1957, pginas 15-44, precedido de uma Introduo, s paginas 1-14. Lacan introduz esse curso atravs de consideraes sobre o jogo do par ou mpar. Duas crianas brincam disso. Uma delas ganha mais vezes do que a outra, embora a estatstica nos leve a crer que cada um delas tem possibilidades iguais. Deduzir-se-, mais tarde, que se tratava de consideraes sobre a transferncia e a contratransferncia. A leitura da Carta roubada abre tambm os Escritos de Lacan ([1949] 1966) e constitui para ele oportunidade de apresentar seu esquema L, um dos pilares de sua teoria. Esse esquema L articula, nas suas quatro extremidades, o S (Es, id ou s de sujeito, ou sujeito do inconsciente), o pequeno outro, a, o ego, a, e o grande Outro. Esse esquema diferente do esquema R, ulterior, e ainda do esquema I. O esquema R, como real ou realidade, torna mais complexo o esquema L e o esquePSIC. CLIN., R IO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.119 136, 2009

122 CONTO POLICIAL E PSICANLISE

ma I, como imaginrio, suposto explicar a psicose, ou, em todo caso, a psicose de Schreber (Freud, [1911a] 1969). O conto de Poe , assim, um pretexto para Lacan, que extrai dali duas cenas, quatro ou cinco personagens. A primeira, em que um Ministro, D., entra no apartamento real no momento em que a Rainha l uma carta e que o Rei est distrado. A Rainha coloca na mesa a carta que lia, com indiferena. O Ministro olha a Rainha, que olha o Rei, que no olha nada. O Ministro escreve rapidamente uma outra carta, coloca-a junto primeira e apanha esta ltima. A Rainha se v na impossibilidade de intervir para no atrair a ateno do Rei. Estes so, para Lacan, os trs tempos lgicos da constituio da intersubjetividade e da verdade, cuja chave a identificao. A criana que ganha com mais frequncia no jogo do par ou mpar a criana que se identifica outra e, logo, antecipa o que ela jogar. Na ocorrncia, D. se identificou Rainha e ao Rei, pareceria. Lacan faz meno tambm visita do Chefe de Polcia ao apartamento do Ministro para tentar recuperar a carta, a seu insucesso, seu recurso a Dupin; a primeira visita desse detetive ao apartamento do Ministro, quando encontra a carta bem vista, tal como tinha estado tambm vista no apartamento real j que a Rainha no tinha realmente procurado escond-la, o que lhe teria sido bem fcil. Lacan menciona ainda a segunda visita de Dupin ao apartamento do Ministro, a astcia que emprega para recuperar a carta, astcia essa que distrai o Ministro, como antes o Rei tambm se distrara, e, enfim, a manobra idntica quela do Ministro junto Rainha, ou seja a substituio da carta por uma outra, semelhante, e, finalmente, a devoluo da carta original Rainha. Se Dupin consegue achar a carta roubada devido sua capacidade de se identificar ao Ministro e, logo, adivinhar onde ele esconderia a dita carta. Lacan muito criativo, genial mesmo, mas no um exegeta nem de Poe nem de Freud, nem alis da psicanlise, da filosofia ou da lingustica. Seu texto sobre o conto de Poe data de 1955-1956. Ser preciso esperar cerca de vinte anos para que um filsofo sacuda os analistas, siderados diante da excelncia terica e analtica de Lacan.

DERRIDA
No Le facteur de la vrit, que tanto pode ser traduzido como O fator da verdade ou O carteiro da verdade, Derrida ([1975] 1987) assinala um ponto interessante: com muita frequncia as citaes de Freud parecem ser feitas de segunda mo. Freud cita Keller que cita Homero, Freud cita Fulda que cita Andersen e assim por diante. Derrida deduz da que a narrativa literria uma
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.119 136, 2009

CONTO

POLICIAL E PSICANLISE

123

elaborao secundria. E traz uma preciso: o seminrio sobre a carta roubada foi pronunciado em 1955, escrito em 1956, publicado em 1957 e colocado em 1966 no cabealho dos Escritos (Lacan, [1949] 1966). como se Lacan estivesse citando a si prprio trs vezes, reproduzindo o ato de citao freudiano, incluindo seu texto sobre a carta roubada em uma reflexo mais ampla sobre o automatismo de repetio. Ao faz-lo, porm, Lacan esquece a histria, embora a palavra histria aparea quatro vezes nas duas primeiras pginas de seu texto. E cria uma oscilao entre verdade e fico. A verdade pode habitar a fico. E Derrida ([1975] 1987) se interroga sobre a interrogao lacaniana a respeito do carter fictcio da verdade e a do carter verdadeiro da fico. E chega mesmo a duvidar do sentido dessa pergunta. As perguntas e desenvolvimentos de Derrida ([1975] 1987) trazem diferentes eixos de reflexo. Em essncia, Derrida assinala que a reduo por Lacan do conto de Poe a duas cenas, cada uma delas baseada numa estrutura triangular, sendo a segunda um desdobramento da primeira, implica a excluso radical do personagem do narrador. Com efeito, parece-nos bastante surpreendente hoje, seja qual for o ponto de vista adotado, que Lacan possa dizer do narrador que este no acrescenta nada. No conto de Poe, o narrador no o autor. Poe cria um personagem que narra, ao invs de narrar ele prprio. A incluso da existncia do narrador na anlise do conto tem uma implicao imediata: a estrutura das cenas no mais ternria, mas sim quaternria. E a lgica da carta de Lacan, implicando que a carta chega sempre ao seu destinatrio, desaparece, pois existem cartas que nunca foram recebidas, sem que se saiba onde chegaram, e sem que por isso estejam em espera (en souffrance, em francs: diz-se de uma carta que no foi entregue que ela sofre, da mesma maneira que um morto que no foi honrado vira alma penada); outras cartas nem mesmo foram postas no correio, e so esquecidas. Outras, ainda, chegam sem que se conhea seu exato percurso. So minhas primeiras observaes. Com efeito, a crtica de Derrida ([1975] 1987) a Lacan me parece discreta a respeito do destino das cartas, pois o filsofo limita-se a contradizer a afirmao de Lacan, opondo a esta afirmao o fato evidente de que uma carta pode no chegar ao seu destinatrio. Derrida ([1975] 1987) acrescenta ainda que A carta roubada no o ttulo de um objeto do qual fala um conto, mas sim o ttulo do prprio conto. Nesse sentido, para ele, nenhuma carta chega verdadeiramente ao seu destino e, quando chega, a possibilidade de que no chegue a perturba, como se houvesse um desvio interno que lhe consubstancial. o que todo epistolrio e toda correspondncia
PSIC. CLIN., R IO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.119 136, 2009

124 CONTO POLICIAL E PSICANLISE

assdua confirmam amplamente: as cartas que mandamos no so nunca totalmente as que nossos correspondentes leem e aquelas que recebemos no so nunca totalmente aquelas que nos foram destinadas. Alis, o mesmo se aplica a toda forma de comunicao, inclusive intrassistmica, acrescento. Uma vez chegado ao seu primeiro ponto de contestao das teses de Lacan, Derrida ([1975] 1987) abre vrias pistas, que, em verdade, acaba no seguindo at o fim. Inicialmente, abre a pista da crtica do falogocentrismo e, assim, critica o papel atribudo por Lacan ao falo como significante primordial. O falogocentrismo de Lacan se apoiaria no falicismo de Freud, segundo Derrida ([1975] 1987), que esquece as matizes introduzidas por Freud no seu falicismo, notadamente em textos como Grande a Diana dos Efsios (Freud, [1911b] 1969) ou suas notas de rodap do texto sobre A sexualidade feminina (Freud, [1931] 1969). Alis, existem tambm nuances introduzidas por Lacan com relao s suas prprias teses, como a importncia do desejo da mulher na constituio do falo enquanto tal. Guignard (1996), em seu belo livro Le sexe et leffroi, traz precises sobre a noo de falo que o afastam definitivamente de toda conotao peniana exclusiva. Pode-se contrapor a Derrida tambm o fato de que Lacan no atribui um campo preciso linguagem: seria ela palavra, seria ela escrita ou semitica, todas estas alternativas ao mesmo tempo, ou seja talvez alguma coisa a mais? Os prprios linguistas no parecem tampouco faz-lo. Entre os psicanalistas de orientao lacaniana, de incio, uns e outros privilegiaram uma ou outra abordagem da linguagem, produzindo o que, se no me engano, Octave Mannoni chamou de linguisteria, quer dizer, o simulacro de lingustica aplicada psicanlise em torno do conceito de significante, lingustica que perde todo o sentido caso no esteja integrada a uma teoria geral dos signos, ou seja, a uma semitica, integrao mais tarde promovida por Kristeva. Em segundo lugar, Derrida ([1975] 1987) assinala com justa razo, mas sem prosseguir nesta via, o esquecimento por Lacan dos textos da Princesa Marie Bonaparte sobre Poe, estudos que trazem uma bela introduo de Freud, ao mesmo tempo que ele, Derrida, critica tanto a Princesa quanto Lacan, por se basearem ambos em estruturas triangulares na abordagem das novelas de Poe. Em terceiro lugar, Derrida ([1975] 1987) inaugura a compreenso da Carta roubada, enquanto um dos elementos de uma trilogia na qual os dois outros contos so O duplo assassinato da Rua Morgue ([1841] 2004), primeiramente, e O mistrio de Maria Roget ([1842] 2003), a seguir. Mas Derrida no para tampouco por a.
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.119 136, 2009

CONTO

POLICIAL E PSICANLISE

125

Isto porque a revelao do papel do narrador lhe permite mostrar com facilidade como as duas cenas isoladas por Lacan so fictcias e que A carta roubada de Poe corresponde a uma multiplicidade de narraes: Poe conta que um amigo de Dupin contou, que Dupin contou... todas as aventuras que lemos. E at mesmo a expresso um destino to funesto... que serve de epgrafe ao texto de Lacan, e que teria sido escrito por Dupin, na carta que deixa ao alcance do Ministro para melhor engan-lo, e que lhe serve assim, digamos, como sua assinatura, essa epgrafe no aquela que figura no texto de Poe. Esta ltima, com efeito, reza: Nil sapientiae odiosius acumine nimio, frase que Poe atribui a Sneca e que nenhum pesquisador foi capaz de encontrar nos escritos desse autor. Nada, em matria de sabedoria (ou de sapincia), mais detestvel do que a sutileza excessiva (Poe, [1844] 2004: 92), diz a epgrafe de Poe a seu conto. O que deveria ter bastado para que nem Lacan, nem Derrida, nem ningum tentasse prosseguir a anlise do conto de Poe, que, por assim dizer, desautoriza seu prprio personagem, Dupin. Deve haver alguma boa dose de histeria dos psicanalistas. Quando so avisados que no adianta continuar, a que insistem. Na clnica, como na teoria. Isto em si mesmo constitui um filo da histria da psicanlise. Esse verdadeiro arsenal terico construdo por Derrida ([1975] 1987) servelhe para atacar o conjunto da obra de Lacan. E por que no o faria? J, em oportunidades anteriores, Derrida queixara-se da extrema agressividade de Lacan a seu respeito. E eu mesmo, pessoalmente, tenho queixas contra a extrema agressividade de Derrida a meu respeito por ocasio do encontro franco-britnico de Brighton em 1981. Voltarei tambm a falar sobre o papel e a importncia dessas consideraes pessoais. Mas, seja como for, o texto de Lacan serve de pretexto a Derrida, da mesma forma que o de Poe serve a Lacan.

RUMORES AMERICANOS
A cada vez que falamos de geometria e aqui trata-se da discusso sobre a estrutura ternria ou quaternria da novela de Poe a aritmtica no se encontra longe. Como so obtidas as estruturas? A estrutura ternria pode ser obtida a partir de um clculo de 2+1, e a estrutura quaternria a partir de um clculo de 2+2, ou seja, por exemplo, as duas cenas em que uma duplica a outra, ou ento a partir de um clculo de 3+1, a saber, os trs personagens presentes na primeira cena, aos quais se soma o narrador. 2+1 equivaleria aos dois personagens da realeza, nos seus apartamentos, aos quais vem se acrescentar o Ministro. E mesmo Dupin no tem como agir sozinho para recuperar a carta na casa do Ministro: um
PSIC. CLIN., R IO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.119 136, 2009

126 CONTO POLICIAL E PSICANLISE

policial o ajuda, desencadeando cena barulhenta sob a janela do dito Ministro, que corre para v-la, esquecendo por um instante a presena de Dupin no aposento. Claro que todas estas cenas podem obedecer uma aritmtica de 1+1+1+1+1, indefinidamente. o que discute Lacan em seu seminrio. Na ocorrncia, imagino, 1 corresponderia aritmtica do narcisismo. Poderamos objetar que a segunda cena no duplica perfeitamente a primeira e que essa duplicao uma construo lacaniana que no leva em considerao o texto de Poe. Um nico elemento se repete de uma cena outra: o da substituio das cartas. Todo o resto diferente. Poe um pioneiro adiantando-se um sculo s discusses dos lgicos do grupo de Carnap sobre a consistncia ou a inconsistncia das teorias matemticas. Lacan retoma essas discusses, enriquecidas pela sua leitura dos desafios prprios aos problemas lgicos ligados s lgicas binrias, as nicas, na poca, que podiam permitir a inveno de mquinas pensantes, de onde provieram nossos computadores, e as nicas tambm a permitir a concepo de lgicas consistentes, ou seja, sem falhas. As trs novelas de Poe tratam do tema da fiabilidade do raciocnio dedutivo do qual demonstram as falhas. Por isso, convm lembrar que Poe expe sua preferncia do jogo de damas em comparao com o jogo de xadrez, pois o primeiro, diz ele, cria uma moldura muito precisa para o raciocnio, enquanto o jogo de xadrez seria mais fantasioso. O jogo de damas obedece a uma lgica binria semelhante quela proposta por Turing e, em seguida, contestada por Gdel. Turing e Gdel foram alguns dos maiores matemticos e lgicos do sculo passado, sobretudo Gdel. Cabe assinalar que, sendo um gnio da lgica, era tambm completamente louco. Por exemplo, acreditava piamente que a matemtica obedecia a regras impostas por anjos responsveis por este setor do pensamento, enquanto as falhas na teoria matemtica eram obra de demnios. Resumo assim, de maneira imprpria. Tal como resumo, pode-se acreditar que Gdel era um cientista religioso, mas a situao era bem pior. O teorema dos incompletos uma poderosa defesa de Gdel, no sentido psicanaltico do termo, para escapar loucura. Por exemplo, as falhas inerentes aos sistemas completos e fechados lhe serviam a evitar uma completa paranoia. Este teorema afirma que todo sistema formulado com um nmero finito de axiomas incompleto, o raciocnio sendo concebido como um sistema incompleto. Esse teorema implica outros: por exemplo, o da incapacidade da razo de resolver todos os problemas que se coloca. E mesmo de conceber todos os problemas que existem no universo. Pelo menos durante um tempo de vida limitado. Era isso o que motivava Gdel a acreditar em uma vida aps a morte, que levaria enfim
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.119 136, 2009

CONTO

POLICIAL E PSICANLISE

127

compreenso e resoluo de todos os problemas. Assim, a psicanlise freudiana e seu projeto que data de Leibniz, que v uma razo em tudo e para tudo, dependeria da vida eterna. Paralelamente a essa noo dos incompletos, Gdel introduz a noo da indeciso. A maioria dos problemas sobre os quais podemos raciocinar so indecidveis. Somente nossa intuio poder nos orientar, pois nossa razo no pode sozinha nos guiar. Com base nessas teses, Brbara Johnson, em 1980, traz uma contribuio de peso s questes relativas Carta roubada. Ela salienta fundamentalmente a importncia do quadro de referncia terico e afirma que a leitura de Derrida no mais verdadeira do que a de Lacan, nem, alis, mais falsa. Bastaria dizer que qualquer nova anlise nunca incidir sobre os mesmos elementos das anlises precedentes, pois que de outra forma no teria sentido. Ou seja, estaramos no caso do Pierre Mesnard, tradutor de Don Quixote, de Borges, que sonhava com uma traduo to perfeita que acabou reescrevendo palavra por palavra o livro que deveria ter traduzido. Johnson (1980) indica a natureza inadequada de qualquer abordagem metodolgica baseada em nmeros ou em figuras geomtricas quando se trata de anlise. Seu argumento essencial o de que a ltima palavra que no h ltima palavra, citando a verso norte-americana do paradoxo de Zeno, tal como Mark Twain o formula: toda afirmao geral intil, inclusive esta. O paradoxo de Zeno, o eleata, afirmava, lembro, que todos os cretenses so mentirosos. Ora, eu sou um cretense. Johnson (1980) salienta ainda a estrutura abissal e assimtrica de qualquer aplicao da anlise prpria anlise. O pensamento analtico no tem condies de analisar a si prprio ou, pelo menos, no de forma a dar uma descrio completa, integral e satisfatria de seus procedimentos. Mas j no ano seguinte, em 1981, um outro autor pilha Johnson (1980) em flagrante delito de contratransferncia. Com efeito, seu estudo sobre a discusso de Derrida com Lacan o terceiro de uma srie, o que a coloca, no caso, como um terceiro mediador. Irwin (1986), o autor desse flagrante, constata que, se a Carta roubada foi considerada como um exerccio lgico apropriado pelos analistas, ela tambm teve um destino literrio e no dos menores, porque Jos Luiz Borges decidiu retomar, com um sculo de intervalo, as duas primeiras novelas na trilogia de Poe. Com efeito, Borges publica El jardn de senderos que se bifurcan, em 1941 (2002), um sculo aps o Duplo assassinato na Rua Morgue ([1841] 2004), e A morte e a bssola, em 1942 (2002), um sculo aps O mistrio de Marie Roget ([1842] 2003).
PSIC. CLIN., R IO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.119 136, 2009

128 CONTO POLICIAL E PSICANLISE

Para a primeira destas novelas central uma carta muito particular: trata-se de um pergaminho onde est escrito em ideogramas apenas um nome, em caligrafia chinesa. A caligrafia deste nome constitui ao mesmo tempo um mapa do universo, um labirinto e um livro, todos infinitos. verdade que Borges afirma que as controvrsias filosficas so centrais nesta novela (na verdade, que usurpam a novela), mas isto verdade em geral, desde sempre. Parece-me difcil assinalar neste conto traos comuns entre Borges e Poe, a menos de termos uma completa confiana no que Borges declarar mais tarde. Entretanto, indiscutvel que logo nos primeiros pargrafos de A morte e a bssola Borges ([1942] 2002) escreve que Erik Lnnrot se considera um puro lgico, uma espcie de Auguste Dupin. Neste conto de Borges, trata-se tambm de cartas, consideradas como ndices encontrados no local dos crimes, mas tambm em sua existncia singular, se assim posso dizer, de letras (jogo de palavras entre carta e letra, no sentido do alfabeto, e no sentido que a Cabala lhes atribui, isto , enquanto vetores de mistrios e de significados que as ultrapassam em muito (em francs, ambas as palavras sendo significadas por lettre). Abenjacn el Bojar, muerto en su laberinto (Borges, 1951) quebra a temporalidade da lgica dos aniversrios seculares dos contos de Poe, estabelecida por Borges, mesmo que seu conto se refira ainda, de forma explcita, novela de Poe. Dois amigos tentam resolver o problema da morte de Abenjacn el Bojar. Um deles chama a ateno do outro, alertando-o para no multiplicar os mistrios, ou seja, ser simples e sucinto: Lembre-se da carta roubada de Poe. E o outro responde que tudo pode tambm se tornar muito complexo: Lembremo-nos do universo!. Borges explica as razes pelas quais quebrou a lgica temporal que havia imposto a si prprio no tocante a Poe. Para ele, o romance policial tinha-se tornado uma caricatura, uma falsificao do que era no passado. Ora, o gnero policial foi considerado como a nica alternativa vlida para as histrias romnticas, o romantismo tomado aqui como um perodo determinado da histria da literatura e da arte. Mas o fato que em toda verdadeira histria romntica, pelo menos no caso do romantismo alemo, sempre h uma morte ou um assassinato. Irwin (1986), por sua vez, aps haver indicado a multiplicidade de referncias a Poe feitas por Borges, interpreta que Borges, na verdade, observou a impossibilidade de escolher entre as estruturas ternrias e quaternrias. Na esteira de Brbara Johnson (1980), Irwin (1986) salienta a natureza insolvel dos problemas ligados conscincia de si e, por extenso, da autoanlise. Ele menciona o drama especfico da letra D nos nossos alfabetos, que, apesar de ser nossa quarta letra, possui razes gregas que a representam como um tringulo, . Como me
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.119 136, 2009

CONTO

POLICIAL E PSICANLISE

129

assinala Thiago, meu filho, em francs, e talvez tambm em portugus, o des, ou o de, utilizado sempre de maneira a indicar um sentido contrrio ao do verbo proposto: desfazer, desligar, desencomendar, desestabilizar, etc. Irwin (1986) mostra cabalmente que Lacan no apenas lia Borges, mas seguia tambm risca suas indicaes de leitura, notadamente quando o escritor argentino indica a leitura de John Wilkins, filsofo e linguista ingls que reintroduziu as preocupaes e solues cabalsticas na lingustica, em busca do Nome Absoluto, precursor do Nome-do-Pai, tal como Lacan pde compreendlo, ao menos em certo momento de suas reflexes. Resumo aqui, embora de forma inbil, como qualquer sntese, o texto to rico e abundante em precises de Irwin (1986), que conclui indicando a dificuldade de Lacan em admitir a prioridade de Borges na leitura da Carta roubada, que o inspira, e tambm a prioridade da fico para uma disciplina como a psicanlise, que deseja, ou desejava, ser cientfica, no sentido especial atribudo nos sculos XVIII e XIX palavra cincia, que pressupunha preciso e exatido, o que nunca tinha sido o caso at ento e tambm deixou de s-lo. Na Grcia antiga a filosofia que considerada como cincia e, em seguida, a religio passa a ser considerada como nica cincia, antes que a matemtica ou domnios conexos, capazes de serem formulados em linguagem matemtica, lhes roubem o lugar. No sculo XX, j Gdel considera a psicanlise como fundamento de toda cincia. Irwin (1986) tem muitas razes. Quando digo que Lacan nunca foi um exegeta, quero tambm dizer que ele se limita a fazer aluses s fontes de suas teses, no melhor dos casos, indicando-as raramente de maneira explcita.

ECOS FRANCESES
Milner (1985), no seu trabalho Retorno Carta roubada, retoma a preocupao de Irwin (1986) sobre a importncia da letra D e das cartas no conto de Poe. Nessa novela h com efeito um certo nmero de cartas em circulao e no apenas a carta, claro, que a Rainha l. Existe tambm a carta que o Ministro D. utiliza para substitu-la, a carta que serve para que Dupin recupere, na casa do Ministro, a carta roubada, lanando mo para isto de quase o mesmo procedimento utilizado pelo Ministro anteriormente, ou seja, substituindo-a por uma outra carta, e, finalmente, a carta que encerra o caso, e com a qual o Chefe de Polcia agradece Dupin pela sua diligncia, ou seja, o cheque com o qual o recompensa pela recuperao da carta roubada; logo, que a retoma. As cartas, na poca, no tinham a forma que as de hoje tm. No havia uma carta e um envelope, a carta sendo colocada no envelope. As cartas eram formadas
PSIC. CLIN., R IO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.119 136, 2009

130 CONTO POLICIAL E PSICANLISE

por folhas grandes que se dobravam e se desdobravam, at que na sua parte mais interior fossem escritas e que, na parte mais externa, fosse colocado o nome do destinatrio. Da mesma forma como existem quatro cartas no conto, os folhetos que as constituam eram dobrados quatro vezes. De uma carta para outra ocorria uma duplicao, tanto para as cartas em circulao no conto quanto para os folhetos que as constituam. De sorte que, observo, possvel que estruturas binrias, ternrias e quaternrias se articulem e se ocultem mutuamente, nunca sendo exaustivas. Mas Milner (1985) muda de registro para indicar uma outra coisa: a inicial comum ao Ministro D. e a Dupin. Ele esquece a indicao feita por Irwin (1986), de que Poe diz que Dupin morava na Rua Dnt. Entretanto, Milner mostra, com o auxlio dos fatos da poca em que Poe escreveu seu conto, que Dupin e o Ministro D. so irmos e que a rivalidade entre irmos que justifica o texto que Dupin escreve na carta que deixa na lareira da sala do Ministro e que vem substituir a carta da Rainha. Este texto :
Um destino to funesto Se no for digno de Atreu, digno de Tiestes1.

Esses versos de Crbillon, dramaturgo francs inspirado pela mitologia, se referem tragdia grega. Atreu e Tiestes, dois irmos, brigavam sempre. Atreu mata seus sobrinhos e sobrinhas, filhos e filhas de Tiestes, os cozinha e os oferece a Tiestes numa refeio, antes de apresentar-lhe suas cabeas ensanguentadas. Derrida ([1975] 1987) j havia assinalado que essas linhas haviam sido mencionadas trs vezes na obra de Lacan e que, em duas delas, o Doutor, como o chama Milner (1985), comete um lapso, substituindo desgnio por destino. Milner (1985) retoma observaes que Lacan no levara em considerao. O Doutor se limitara novela de Poe enquanto pretexto para suas teses. Milner retoma esse fio da realidade da lgica, mas o enriquece com vrias perspectivas. Primeiro, toma em considerao a realidade sociopoltica da poca em que Poe escreve, mostrando o que eram efetivamente as prticas policiais francesas; a seguir Milner retoma a perspectiva da realidade literria j que dois ds, as iniciais do nome do Ministro e de Dupin, encontram-se tambm nos versos de Mallarm (1914), Un coup de ds jamais nabolira le hasard (Um lance de dados jamais abolir o acaso) (d em francs significa tanto um dado, quanto a letra D, lembro). Este poema sugere que nenhuma lgica conseguir resolver realidades que no sejam da ordem da lgica, mas de outra ordem.
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.119 136, 2009

CONTO

POLICIAL E PSICANLISE

131

Compreenda-se: quando lanamos dados, temos um nmero finito de possibilidades de resultados, estatisticamente distribudos. O jogo de dados apenas uma verso mais ampla do jogo do par ou mpar, ou do jogo de cara ou coroa. Mas e se os resultados no corresponderem s estatsticas, como o havia sugerido Lacan? Temos aqui a verso desenvolvida por Tom Stoppard em Rosencrantz e Guildenstern esto mortos (1966), uma outra verso de Hamlet, pea em que vrias cartas se situam em momentos cruciais do drama. No jogo de cara e coroa, do Ser ou no ser, desde que a questo se coloca, irremediavelmente, a moeda cai em coroa: ser. O que modifica todos os resultados estatsticos. Lacan se concentra sobre a passagem Ser ou no..., ser ou no..., ou no, o qu? Observo que no so apenas os irmos que tm o mesmo nome: isto ocorre tambm com pais e filhos. Se entre Atreu e Tiestes reina uma rivalidade fraternal, Crbillon pai, autor das linhas citadas por Poe e repetidas por Lacan, rivaliza em escrita com seu filho, tambm Crbillon. A rivalidade entre pai e filho cria problemas diferentes dos da rivalidade entre irmos. Uma ltima contribuio s discusses sobre A carta roubada o texto de Ren Major (1987), A parbola da carta roubada: da direo da cura e de seu relato. Como Poe escreveu trs contos policiais, e como Borges retomou esse processo, escrevendo por sua vez trs outras novelas, a perspiccia de Major (1987) o leva a constatar que Lacan escreveu trs textos maiores sobre a dinmica da cura analtica. Utilizo essa expresso para evitar aquela mais clssica de tcnica analtica. Pois, de maneira bastante ampla, a experincia a mostra como ilusria. As observaes de abertura do texto de Major afirmam: A cura, diz-se, dirige-se a si prpria. Quando pensamos que a estamos dirigindo, ela, imagina-se, que nos dirige. E quando ela dirige, supomos que ela se dirige. Onde vai a cura que se dirige, se que se dirige mais do que se deixar levar pela in-direo? (Major, 1987: 81). Os trs textos de Lacan analisados por Major (1987) so: Funo e campo da palavra e da linguagem em psicanlise, de 1953; O seminrio sobre a Carta roubada, de 1955, e A instncia da letra no inconsciente ou a razo desde Freud (ou segundo Freud), de 1957. Para faz-lo, Major se baseia na leitura de trs textos que no estudei aqui, embora tratem da Carta roubada. So eles, de Derrida, Freud e a cena da escrita, publicado em seu livro Lcriture et la diffrence (A escritura e a diferena), de 1967; de Jean-Luc Nancy e Phillippe Lacoue-Labarthe, de 1973, Le titre de la lettre (O ttulo da carta ou da letra); e, enfim, de Descombes, lenseigne du signifiant mancip (Sob a marca do significante emancipado), em seu livro de 1983, Grammaire dobjets en tout genre (Gramtica de objetos de todo gnero).
PSIC. CLIN., R IO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.119 136, 2009

132 CONTO POLICIAL E PSICANLISE

Como podemos observar, deixei de lado esses trs textos, por razes que j sugeri. Da mesma maneira que Poe na verdade um pretexto para Lacan, e Lacan por sua vez um pretexto para Derrida, e para os outros, esses outros servem de pretexto para Ren Major (1987). Observo ainda que os ecos franceses na verdade precedem seus rumores americanos e com eles se misturam, som original e ecos confundidos, em incessante vai-e-vem, contrariamente ao que pretende Major. O original seria Poe e no Lacan. Ou Poe descoberto e traduzido por Baudelaire. Originais e tradues tendem sempre a confundir-se, o melhor exemplo disto sendo a Bblia. No mencionei esses textos por vrios motivos. O primeiro que, de forma intuitiva, pelo que j mencionei de Gdel, por mais longe que possamos ir, nossa leitura permanecer incompleta e o texto permanecer um pretexto. O segundo que me parece que Major (1987) salienta um ponto essencial, mas no o explora, e que ser sempre assim. Esse ponto a rivalidade existente entre Lacan e Marie Bonaparte. Major cita longamente uma carta de Lacan a Loewenstein, seu antigo analista e amigo ntimo de Marie Bonaparte, na qual Lacan d mostras, com relao a esta ltima, de uma verdadeira rivalidade especular. Essa carta permite que Major reescreva o Esquema L, colocando em cada uma de suas extremidades inicialmente o Rei, a Rainha, o Ministro e Dupin, e depois, Freud, Bonaparte, Nacht e Lacan. No esquema L, vale lembrar, Lacan colocava nas extremidades S, a, a e o A. Assim:

Rei Chefe de Polcia Ministro E, depois, Freud Lwenstein Nacht


PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.119 136, 2009

Rainha Dupin

Bonaparte Lacan

CONTO

POLICIAL E PSICANLISE

133

Trata-se, com efeito, de algo astucioso e surpreendente. Resta-nos saber se Major (1987) estaria atribuindo ao Chefe de Polcia e a Lwenstein o papel de fatores do inconsciente. No que diz respeito a este ltimo, provvel, e a cegueira de Lacan na sua relao especular com Marie Bonaparte, queixando-se dela e acusando-a junto a Lwenstein, amigo ntimo da Princesa, surpreendente. Uma das ltimas palavras sobre seus prprios contos deve voltar a Poe. Em epgrafe do Duplo assassinato na Rua Morgue, Poe atribui a Sir Thomas Browne estas palavras: O que cantavam as Sereias? Qual era o nome de Aquiles quando se escondia entre mulheres? questes embaraosas, verdade, mas que no escapam a toda conjectura (Poe, [1841] 2004: 47). Talvez. Por minha parte, assinalo que a Morgue, nome de rua inventado por Poe, o local onde se recolhem os cadveres. Como se o duplo assassinato que abre a srie dos trs contos houvesse ocorrido no mesmo lugar onde esto os cadveres. Cortazar, porm, que faz o prefcio das Histrias extraordinrias de Poe ([s/d] 2004) em francs, assinala o romantismo deste autor.

ELEMENTOS DE PSICANLISE
Parece surpreendente que tantos analistas e tantas anlises tenham deixado de lado alguns fatores importantes, bastante empricos e bastante filosficos, e absolutamente pessoais, ao mesmo tempo. Primeiro, os dados empricos: 1 Lacan foi analisado por Lwenstein, a quem mais tarde escreve para reclamar da Princesa. Lacan interrompeu sua anlise de forma abrupta; 2 Marie Bonaparte, alm de seu interesse por Poe, tomou posse de cartas que Freud no queria divulgar. De um ponto de vista comercial, as comprou, mas, visto de outro ngulo, talvez tenha se apoderado delas, ou pelo menos tomado de emprstimo a Freud em todos os sentidos que poderamos dar a essas palavras. Lembremo-nos de que o ttulo da novela de Poe, em ingls, The purloined letter e no The stolen letter. Roubada foi a traduo que Baudelaire encontrou para traduzir purloined. Roubada um dos sentidos de purloined, mas no o primeiro; 3 Marie Bonaparte, na sua juventude, apaixonou-se por um homem a quem escrevia cartas cheias de paixo. Esse homem, que parecia inicialmente um prncipe encantado, revelou-se na verdade um escroque e utilizou as cartas da jovem princesa para fins de chantagem, ameaando torn-las pblicas, o que mancharia o nome da famlia real grega. Marie teve de confessar esse problema a seu pai, que encarregou a polcia e detetives privados de retomar posse das cartas, o que foi feito mas custou caro;
PSIC. CLIN., R IO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.119 136, 2009

134 CONTO POLICIAL E PSICANLISE

4 As cartas de Freud de que ela se apoderou eram a tal ponto um caso de roubo que Anna Freud nunca quis autorizar sua publicao integral; 5 Um outro jovem, igualmente sedutor, insinuou-se junto a Anna Freud e tornou-se de tal maneira indispensvel que ela lhe permitiu o acesso aos arquivos de seu pai, onde figuravam os originais dessas cartas; 6 Esse jovem, Jeffrey Moussaieff Masson, tomou-as emprestadas ou roubou-as, para finalmente traz-las integralmente a pblico. So as clebres cartas a Fliess, um dos monumentos inaugurais da psicanlise. Adquirindo certa celebridade, Jeffrey Masson conseguiu publicar Attacks on truth (Ataques contra a verdade), traduzido para o francs como Le rel escamot (O real escamoteado), em que denuncia a covardia de Freud ao abandonar a teoria da seduo. Lembro enfim os dados filosficos: a discusso sobre as origens ou as estruturas ternrias ou quaternrias do esprito humano no datam nem de Poe, nem dos psicanalistas, mas so dados constantes desde sempre de todo pensamento. J os primeiros filsofos gregos oscilavam entre teses que atribuam as origens do universo a dois elementos, o oceano e a terra; ou a 2+1, a noite, o vento e Eros; ou ainda a 1+1+1, o Caos, a Terra e o Cu; e, enfim, os quatro elementos fundamentais e simultneos: gua, fogo, ar e terra. Estes quatro elementos se tornaro um s, o infinito, que, por sua vez, ser decomposto em tomos. Estas estruturas esto tambm presentes em todas as religies. Mas isto j uma outra histria. Permanece entretanto o fato de que uma das lendas fundadoras da psicanlise uma espcie de romance policial em que um Rei busca um assassino sem perceber que ele prprio esse assassino. um tema digno de Borges. Essa histria contada por Freud tambm um pretexto, pois ele modifica o original. Na lenda grega, o assassino na verdade se vinga de uma tentativa de morte da qual foi vtima. Com efeito, j o sabemos hoje, Laio e mesmo Jocasta tentam matar dipo antes que este venha a se vingar, os pais tentam matar os filhos, antes que estes se vinguem. Termino lendo um trecho de Karl Marx ([1867] 1974):
O filsofo produz ideias, o poeta poemas, o eclesistico sermes, o professor tratados. [...] O criminoso produz crimes. Se examinarmos mais de perto as relaes que existem entre esse ltimo ramo de produo e a sociedade no seu conjunto, abandonaremos uma srie de preconceitos. O criminoso no produz apenas crimes: ele que produz o direito penal e portanto o professor de direito penal e, com este, o inevitvel tratado no qual o professor registra seus cursos para coloc-los no mercado como mercadoria. Resulta da um aumento da riqueza nacional. [...] E mais: o criminoso produz ainda todo o aparelho policial e judicirio: guardas, juzes, carrascos, jurados, etc e todas essas atividades
PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.119 136, 2009

CONTO

POLICIAL E PSICANLISE

135

diversas, que constituem outras tantas categorias de diviso social do trabalho, desenvolvem diferentes categorias do esprito humano e criam, ao mesmo tempo, novas necessidades e novas formas de satisfazer essas necessidades. [...] O criminoso cria uma sensao de que tem ao mesmo tempo algo da moral e do trgico e, assim fazendo, fornece um servio, mexendo com os sentimentos morais e estticos do pblico. [...] Produz tambm arte, belas-letras, e at mesmo tragdias. [...] Ao mesmo tempo que o crime retira do mercado de trabalho uma parte do excesso da populao e que reduz assim a concorrncia entre os trabalhadores, contribuindo para impedir os salrios de cair abaixo do mnimo, a luta contra a criminalidade absorve uma outra parte dessa mesma populao. O criminoso, portanto, realiza uma dessas compensaes naturais que criam equilbrio e suscitam uma multiplicidade de trabalhos teis. Pode-se demonstrar de forma detalhada a influncia que o criminoso exerce no desenvolvimento da fora produtiva: as fechaduras teriam chegado a esse tipo de perfeio se no existissem ladres? Se no houvesse falsrios, teriam as notas bancrias atingido essa preciso? O microscpio teria entrado nas esferas comerciais se no existissem fraudes? A qumica aplicada no deve tanto falsificao e represso desta os esforos legtimos para melhorar a produo? Ao buscar e encontrar incessantemente meios de atacar a propriedade, o crime cria em permanncia novos meios para sua defesa, de tal forma que ele d mecanizao um impulso to produtivo quanto aquele que resulta das greves. No campo do crime privado, o mercado mundial teria nascido sem os crimes nacionais? E as prprias naes? E desde Ado a rvore do pecado no ao mesmo tempo a rvore da cincia? (Marx, [1867] 1974: 7-14).

Os psicanalistas tm todo interesse em meditar sobre este fato: que toda lei traz embutida sua transgresso e toda cincia sua falha, como todo paraso, seu pecado. Os cientistas sociais descobririam tambm que a corrupo no um problema moral, mas um fato social, uma forma rpida de ascenso social. Como diria Brecht: que crime comete quem rouba bancos comparado aos crimes que cometem os banqueiros? Termino aqui.

REFERNCIAS

BIBLIOGRFICAS

Borges, J. L. (1951). Abenjacn el Bojar, muerto en su laberinto. Buenos Aires: Editorial Sur. . (2002). Ficciones. Madrid: Alianza Editorial.
PSIC. CLIN., R IO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.119 136, 2009

136 CONTO POLICIAL E PSICANLISE

Derrida, J. (1975/1987). Le facteur de la vrit. Em The postcard: from Socrates to Freud and beyond (pp. 412-496). Chicago and London: University of Chicago Press. Freud, S. (1911a/1969). Notas psicanalticas sobre um relato autobiogrfico de um caso de paranoia (Dementia Paranoides). Obras completas, ESB, v. XII. Rio de Janeiro: Imago. . (1911b/1969). Grande a Diana dos Efsios. Obras completas, ESB, v. XII. Rio de Janeiro: Imago. . (1931/1969). A sexualidade feminina. Obras completas, ESB, v. XXI. Rio de Janeiro: Imago. Guignard. P. (1996). Le sexe et leffroi. Paris: Gallimard. Irwin, J. T. (1986). The mysteries to a solution: Poe, Borges and the analytic detective story. Baltimore: Johns Hopkins University Press. Johnson, B. (1980). The critical difference. Baltimore: Johns Hopkins University Press. Lacan, J. (1949/1966). crits. Paris: Seuil. Major, R. (1987). La parabole de la lettre vole: de la direction de la cure et de son rcit. tudes freudiennes, 30, 81-130. Mallarm, S. (1914). Un coup de ds jamais nabolira le hasard. Disponvel em <http:// www.direz.org/site/uploads/Mallarme/Coupde.pdf>. Acessado em 27/7/2008. Marx, K. (1867/1974). Le capital. Em Thories sur la plus value. Paris: Editions Sociales. Milner, J.-C. (1985). Retour La lettre vole. Em Dtections fictives (pp. 9-44). Paris: Seuil. Poe, E. A. (s/d/2004). Histoires extraordinaires. Paris: Gallimard. . (1842/2003). Histoires grotesques et srieuses. Paris: Gallimard. Richard, C. (2007). Poe (Edgar Allan), 1809-1849. Encyclopdie Universalis. Disponvel em <http://www.universalis.fr/>. Acessado em 27/7/2008.

NOTAS
1

Versos de Prosper Jolyot de Crbillon, dito Crbillon pai, Atre et Thyeste (Ato 5) (1707), Epgrafe de Un destin si funeste, F. Roustang, Paris, Minuit, 1976.

Recebido em 15 de maio de 2008 Aceito para publicao em 27 de julho de 2008

PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.1, P.119 136, 2009

You might also like