You are on page 1of 3

A Escola Clssica e a Neoclssica

A economia clssica foi elaborada e sistematizada nas obras dos economistas polticos Adam Smith e J.S. Mill. Alm de Smith e Mill, os principais responsveis pela formao da economia clssica foram o francs Jean-Baptiste Say (1767-1832), David Ricardo e Robert Malthus (1766-1834). A ideia central da economia clssica a de concorrncia. Embora os indivduos ajam apenas em proveito prprio, os mercados em que vigora a concorrncia funcionam espontaneamente, de modo a garantir (por um mecanismo abstracto designado por Smith como "a mo invisvel" que ordena o mercado) a alocao mais eficiente dos recursos e da produo, sem que haja excesso de lucros. Por essa razo, o nico papel econmico do governo (alm do bsico, que garantir a lei e a ordem) a interveno na economia quando o mercado no existe ou quando deixa de funcionar em condies satisfatrias, ou seja, quando no h livre concorrncia. Segundo a teoria clssica, na economia concorrencial a oferta de cada bem e de cada factor de produo tende sempre a igualar a procura. Em todos os mercados, o elemento que determina esse equilbrio entre oferta e procura so os preos (o preo do trabalho, nesse caso, seria o salrio). A escola neoclssica ou marginalista do pensamento econmico caraterizou-se pelos contributos que deu para o conhecimento da utilidade de um bem e da sua escassez. Caracterizou-se igualmente pela abordagem microeconmica e pelo forte instrumentrio matemtico com que revestia a exposio e fundamentao das suas teorias visando o equilbrio da economia. Aos marginalistas se devem conceitos to importantes como os da elastecidade-preo e o dos rendimentos decrescentes. Os principais vultos desta escola foram Alfred Marshall(1842-1924), Lon Walras(1834-1910), Carl Menger(1840-1921) e Willian Stanley Jevons(1835-1882). A escola fisiocrata nasceu em Frana no sculo XVIII. O seu lder mximo foi Franois Quesnay, mdico da corte que se dedicou tambm aos problemas econmicos. Os fisiocratas acreditavam na existncia de uma ordem natural e consideravam que o papel do Estado era o de defender a propriedade e a ordem natural. Afirmavam que a agricultura era a nica fonte de riqueza, pelo que devia ser tributada apenas por um imposto nico e defendiam o comrcio livre. A Escola Institucionalista Americana desenvolveu-se a partir dos finais do sculo XIX. Os institucionalistas americanos foram os primeiros a destacar a importncia econmica dos hbitos de conduta e de pensamento dos grupos humanos e a compreender o complexo de instituies sociais. Foram fortes crticos do pensamento econmico dominante na sua poca. Para eles a "leis" da economia no passavam, na realidade, de fenmenos contingentes, que dependiam de factores histricos, sociais e institucionais. Afirmavam que em economia havia muito poucas coisas imutveis e muitas outras so influenciadas pelos indivduos e pelas instituies. Os institucionalistas caracterizavam-se por ter uma viso dinmica, pragmtica, no individualista e no mecanicista da economia.

Lei de Say
Muitas vezes a Lei de Say resumida da seguinte maneira:

A oferta de um produto sempre gera demanda por outros produtos "A oferta cria sua prpria demanda."[1]

Porm, importante notarmos que essas so interpretaes Keynesianas e no necessariamente expresso o que a Lei de Say realmente disse. A Lei de Say no faz a afirmao que a oferta automaticamente cria demanda, mas que, para se ter uma fundao efetiva para demanda, necessria uma prvia fonte de oferta.

THOMAS MALTHUS Em suas obras econmicas, Malthus demonstrou que o nvel de atividade em uma economia capitalista depende da demanda efetiva, o que constitua, a seus olhos, uma justificativa para os esbanjamentos praticados pelos ricos. A idia da importncia da demanda efetiva seria depois retomada por Keynes. Thomas Maltus representa o paradigma de uma viso que ignora ou rebaixa os benefcios da industrializao ou do progresso tecnolgico.Para o autor, a diferena entre as classes sociais era uma conseqncia inevitvel. A pobreza e o sofrimento eram o destino para a grande maioria das pessoas. DAVID RICARDO Exerceu uma grande influncia tanto sobre os economistas neoclssicos, como sobre os economistas marxistas, o que revela sua importncia para o desenvolvimento da cincia econmica. Os temas presentes em suas obras incluem a teoria do valor-trabalho, a teoria da distribuio (as relaes entre o lucro e os salrios), o comrcio internacional, temas monetrios. A principal questo levantada por Ricardo nessa obra se trata da distribuio do produto gerado pelo trabalho na sociedade. Isto , segundo Ricardo, a aplicao conjunta de trabalho, maquinaria e capital no processo produtivo gera um produto, o qual se divide entre as trs classes da sociedade: proprietrios de terra (sob a forma de renda da terra), trabalhadores assalariados (sob a forma de salrios) e os arrendatrios capitalistas (sob a forma de lucros do capital). O papel da cincia econmica seria, ento, determinar as leis naturais que orientam essa distribuio, como modo de anlise das perspectivas atuais da situao econmica, sem perder a preocupao com o crescimento em longo prazo. A sua teoria das vantagens comparativas constitui a base essencial da teoria do comrcio internacional. Demonstrou que duas naes podem beneficiar-se do comrcio livre, mesmo que uma nao seja menos eficiente na produo de todos os tipos de bens do que o seu parceiro comercial. Pois, Ricardo defendia que nem a quantidade de dinheiro em um pas nem o valor monetrio desse dinheiro era o maior determinante para a riqueza de uma nao. Segundo o autor, uma nao rica em razo da abundncia de mercadorias que contribuam para a comodidade e o bem-estar de seus habitantes. Ao apresentar esta teoria, usou o comrcio entre Portugal e Inglaterra como exemplo demonstrativo. A equivalncia ricardiana, uma outra teoria, um argumento que sugere que em certas circunstncias, a escolha entre financiar as despesas atravs de impostos ou atravs do dficit no ter efeito na economia. Analisou tambm a natureza da renda da terra.

Teoria do valor-trabalho
A teoria do valor-trabalho uma teoria econmica associada maioritariamente a Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx. Segundo essa teoria, o valor econmico de uma mercadoria (ou, mais exatamente,

de uma mercadoria "reproduzvel" - grande parte dos tericos do valor trabalho deixam de lado mercadorias no reproduzveis, como obras de arte, etc.) determinado pela quantidade de trabalho que, em mdia, necessrio para a produzir, incluindo a todo o trabalho anterior (para produzir suas as matrias primas, mquinas, etc.). Por esta teoria o preo de uma mercadoria reproduz a quantidade de tempo de trabalho nela colocado, sendo o trabalho o nico elemento que realmente gera valor. Num exemplo clssico entre os tericos do valor-trabalho, a razo porque um diamante mais valioso que um copo de gua porque d, em mdia, mais trabalho, encontrar e extrair um diamante do que um copo de gua. Karl Marx, sem dvida foi o maior terico do valor-trabalho. Com o valor sendo gerado pelo trabalho, nica e exclusivamente, logo se levou idia de que, se todo o valor gerado no trabalho, logo os trabalhadores eram quem gerava toda a riqueza existente, sendo que os no-trabalhadores - os patres - que acabavam por ficar com grande parte da riqueza gerada pelo trabalho incorporado, estavam na verdade usurpando a classe trabalhadora deste valor gerado pelo trabalho, atravs de um processo conhecido como mais-valia. Os economistas da Escola Austraca, como Carl Menger e Ludwig von Mises procuraram refutar esta teoria, dizendo que o valor seria atribudo conforme a utilidade e raridade do bem ou servio em questo. Sendo o trabalho considerado por estes um servio, este, segundo a escola, se trataria de um bem valorvel e negocivel.

Lei do valor
A Lei do valor a lei econmica da produo mercantil que, por um lado, condiciona a produo e troca de cada mercadoria de acordo com o seu gasto socialmente necessrio de trabalho, e, por outro, a lei do equilbrio espontneo da sociedade mercantil-capitalista.

A mais-valia
A mais-valia o nome dado por Karl Marx diferena entre o valor produzido pelo trabalho e o salrio pago ao trabalhador, que seria a base da explorao no sistema capitalista.

You might also like