You are on page 1of 24

Formao de Pregadores Mdulo 1

A Pregao no Grupo de Orao


A pregao no grupo de orao um assunto que h muito tempo nos desafia.

1. 2. 3.

Devido s nossas prprias limitaes. A dinmica do grupo exigente. O grupo recebe toda espcie de filhos de Deus.

Seria iluso ignorar os problemas relacionados com a humanidade dos freqentadores do grupo de orao, para levar-lhes somente um ensinamento doutrinrio, ainda que fosse perfeito do ponto de vista teolgico. Tal atitude excluiria quase 100% das pessoas. O que fazer, ento?

SEGUIR O EXEMPLO DE JESUS

PREGAO QUERIGMTICAS Pregaes querigmticas so todas aquelas relacionadas com os seguintes temas: O amor de Deus O pecado A salvao A f, A converso O Esprito Santo A comunidade, como fruto do Esprito Santo

Conceito de Pregao e Ensino


a) Pregao

b) Ensino

c) Distino entre ensinos e pregaes


Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. (Mc 16,15)

DISTINO ENTRE PREGADOR E FORMADOR


a) Pregador

b) Formador

OBJETIVOS DE PREGAES E ENSINOS


a) Pregao
Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus (Salmos 62:11)

b) Ensino

EFEITOS DA PREGAO E DO ENSINO NAS PESSOAS QUE OS OUVEM

EMPREGO DE PREGAES E ENSINOS


a)

b)

Pregao - Em temas querigmticos (para todas as situaes) - Em temas catequticos (para muitas pessoas, para encontros abertos). Ensino - Para temas catequticos ministrados a pouca gente = Pouca gente, expresso entendida como uma quantidade de pessoas que possibilite a aplicao de dinmicas e o emprego de variadas tcnicas de ensinos.

PREGAES E ENSINOS MISTOS


-

possvel, e s vezes ideal, pregar ensinando e ensinar pregando. importante usar pregao e ensino como estilos diferentes, como formas de variao. Em temas querigmticos no bom combinar pregao e ensino, principalmente quando se prega nos grupos de orao.

Caractersticas do perfil do pregador


O pregador uma pessoa de f e de orao; batizada no esprito (cf. At 9, 17); conduzida pelo Esprito (cf. At 16, 6-10); paciente e perseverante diante das perseguies (cf. At 5, 41); que testemunha a ressurreio de Jesus; que membro do Corpo Mstico de Cristo; que est inserida na realidade de seu povo, que responsvel, ntima de deus, de corao simples; pessoa , a viso do plano de Deus (Ef 3, 17-19; Gal 1, 1516), o zelo pelo Evangelho. O pregador leva as pessoas a Jesus, busca o dom da f, ama e perdoa as traies e perseguies dos irmos, aceita e pratica os dons carismticos, prega com o poder no esprito, vive o que prega, fala a verdade, busca a formao.

REFLEXO
Como voc tem reagido diante das caractersticas anteriores? A) O Pregador inserido na realidade de seu povo B) O Pregador responsvel, paciente e perseverante C) O Pregador intimo de Deus D) O pregador pessoa de f E) O Pregador Homem de Bem-Aventuranas F) O Pregador usa dos carismas G) O pregador membro do corpo mstico de Cristo H) O Pregador tem viso do Plano de Deus

REFLEXO
1. 2. 3. 4. 5.

Voc est inserido na realidade do seu Grupo? responsvel no Grupo ou com os compromissos que assume? Tem buscado ser intimo de Deus pela orao pessoal? A sua f est fundamentada na Doutrina da Igreja? Tem exercitado as bemaventuranas?

Forjando nosso perfil

Igualar-se a Jesus tarefa sobre-humana. Quase to difcil assemelhar-se a Paulo ou Apolo. necessrio, porm, que busquemos possuir um perfil semelhante ao deles para que, atravs da fora do Esprito Santo, possamos dizer como So Paulo: No pretendo dizer que j alcancei (esta meta) e que cheguei perfeio. No. Mas eu me empenho em conquistla, uma vez que tambm eu fui conquistado por Jesus Cristo. (Fil 3, 12).

A sagrada Escritura fornece o caminho que devemos percorrer para a formao do nosso perfil. Caminho da cruz e da renuncia de si mesmo (Mt 16, 24), da consagrao total (Lc 1, 15; 3, 2; J 3, 30), da converso (At 9, 6) e da busca da santidade: Caminho da Cruz e da Renuncia Consagrao Converso

Avaliando o nosso Perfil


Alguns critrios para avaliar o nosso perfil, para podermos inclusive, saber onde nos empenharmos com mais esforo. Esses critrios so: amor, prontido, aceitar que Jesus seja a motivao das pessoas formar outros pregadores.

Como organizar a pregao


Primeiro - Consideraes 1) Exrdio:(princpio) a) Introduo b) Motivao inicial

2) O Desenvolvimento: a) Enunciado b) Argumentao c) Aplicao


3) Concluso a) Resumo b) Imperativo c) Orao Final.

ESQUEMA GERAL
I INTRODUO (parte nica) II DESENVOLVIMENTO 1. ITEM (idia chave) a) Subitem b) Subitem c) Subitem 2. ITEM (idia chave) a) Subitem b) Subitem c) Subitem 3. ITEM (idia chave) a) Subitem b) Subitem c) Subitem III CONCLUSO 1. PERORAO (parte final da pregao) 2. ORAO FINAL

Como organizar a pregao


Segundo A inspirao

Fontes Primrias: Sagrada Escritura, Sagrada Tradio, Documentos da Igreja. Fontes Auxiliares: Experincia prpria, experincia dos irmos, Cincias Modernas (Antropologia, Psicologia, Histria, Medicina, Sociologia, Geografia, Botnica, Zoologia), Natureza, Fatos da Vida. Meios de acesso s fontes: - inspirao do Esprito Santo Deus age atravs da nossa natureza (imaginao, criatividade, inteligncia) - revelao privada - recordao do que aprendemos - Livros espirituais - Moo

Como organizar a pregao


Preparao da pregao: Estar em sintonia com Deus (orao mental, louvor). 1. Perguntar a Deus o que ele quer que preguemos. 2. Esperar a resposta de Deus. 3. Formas de resposta de Deus: - atravs dos dons carismticos (cincia, profecia, imagens / visualizaes) - inspiraes (idias que recebemos do Esprito Santo, mas que no se enquadram na definio de profecia). - moes (o Esprito Santo nos move, nos impele por meio da nossa natureza, colocando em ns desejo de fazer algo. parecido com intuio. Na preparao do ensino ele nos impele para textos da Sagrada Escritura, de documentos da Igreja, de diversos livros espirituais, para fotos da vida, enfim para qualquer uma das fontes j citadas). - Recordao: do que sabemos ou lemos. Anotar tudo o que pensamos que pode ser de Deus Discernir para saber o que de Deus. Ver se as idias esto de acordo com a sagrada Escritura, com a Doutrina, a Tradio da Igreja, o Magistrio e se vai faze bem a comunidade. Organizar com o Dom da sabedoria o que foi anotado. Dependncia total do Esprito Santo de Deus.

Como pregar a mensagem


Primeiro - Antes da pregao. a) Apresentao fsica b) Reconciliar-se com Deus c) Tempo

Segundo Durante a pregao.


a)

b)
c) d) e) f) g) h) i)

Tomar autoridade A voz Os olhos O rosto As mos O corpo Os ps A respirao Tempo

Critrios para a avaliao da pregao


1. 2.

3.
4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18.

Saudar a assemblia Apresentar-se Orao inicial Anunciar o tema Ter um esquema bsico Ser direto Ser atual Falar claro Usar bem a expresso corporal Ter um tom de voz variado Usar a Bblia Chamar a ateno da assemblia (No bronca) Comunicar-se Ser favorvel na dico Testemunho de vida pessoal Cumprir o tempo (no ser prolixo) Atingir o objetivo proposto Levar a assemblia a comprometer-se.

You might also like