You are on page 1of 7

Movimentos Retilneos

Aluna: Karina Oliveira Freitas Curso: Saneamento Ambiental Semestre: 1 Professor: Ventura

Movimento Retilneo
a forma mais simples de deslocamento, considerando que os movimentos so ao longo de uma linha reta, podendo ocorrer na horizontal ou na vertical. Horizontal: movimento de um carro Vertical: queda ou lanamento de um objeto Na reta estar situada uma origem O, onde se localizar um observador que medir a posio do mvel x no instante t.

Conceitos Bsicos
Posio:

As posies do mvel podero ser positivas ou negativas. Isso depender da localizao do mvel em relao origem. Caso esteja posicionado esquerda a posio ser negativa e a direita a posio ser positiva. A posio x do mvel pode ser relacionada com o tempo t mediante uma funo x=f(t). Deslocamento: Em determinado instante (t) o mvel ocupa uma posio x, decorrido determinado tempo, denominado t, o mvel passa a ocupar uma nova posio chamada de x. Com isso, pode ser observado que em um intervalo de tempo t=t-t ocorre um deslocamento representado por: x=x-x Velocidade: A velocidade de um corpo dada pela relao entre o deslocamento e o intervalo de tempo. Pode ser considerada a grandeza que mede a rapidez que um corpo se desloca. Assim como na posio, a velocidade medida em relao a um referencial, ou seja, um observador em determinada posio. Por possuir direo, sentido e ter um mdulo, a velocidade considerada uma grandeza vetorial. Entretanto para os problemas unidimensionais, onde h deslocamento em apenas uma direo, a velocidade ser considerada uma grandeza escalar. Existem dois tipos de velocidade: Velocidade mdia Velocidade instantnea - Velocidade mdia: a grandeza fsica que mede a rapidez com que um mvel muda de posio com o decorrer do tempo. A velocidade mdia entre os instantes t e t definida por:

Para determinar a velocidade no instante t, devemos fazer o intervalo de tempo t to pequeno quanto possvel, no limite quando t tende a zero.

Porm, este limite a definio de derivada de x relativa ao tempo t. Acelerao: a taxa temporal de variao da velocidade, ou seja, a rapidez com a qual a velocidade de um corpo varia. A unidade usada para medir a acelerao o m/s (metro por segundo ao quadrado). Do mesmo modo que a velocidade, existe a acelerao mdia e a instantnea. A acelerao mdia est ligada a uma variao de tempo (t) enquanto que a acelerao instantnea est relacionada a um instante de tempo t.

A acelerao no instante t o limite da acelerao mdia quando o intervalo t tende zero, que a definio da derivada de v.

Movimento retilneo uniforme Ocorre quando um mvel desloca-se com velocidade constante em trajetria reta. Devido a isso, a velocidade instantnea e a velocidade mdia assumiro valores iguais, pois no existir variao na velocidade em nenhum momento do percurso. Desta forma, acelerao no existir nesse tipo de movimento. Equao horria

O movimento uniforme pode ser classificado em: progressivo ou retrgrado. No caso do movimento progressivo a velocidade assume valores positivos, ou seja, v > 0. E no movimento retrgrado os valores da velocidade so negativos, v < 0.

Movimento retilneo uniformemente variado Consiste em um movimento onde h variao de velocidade, ou seja, o mvel sofre acelerao com o decorrer do tempo. A variao de velocidade ser sempre igual em intervalos de tempos iguais. Devido a isso, a acelerao ser constante e diferente de zero. Equao horria

1. Velocidade x Tempo

Isolando-se o

Mas sabemos que:

Ento:

2. Posio x Tempo O deslocamento ser dado pela rea sob a reta da velocidade, ou seja, a rea do trapzio.

Onde sabemos que:

logo:

ou

Interpretando esta funo, podemos dizer que seu grfico ser uma parbola, pois resultado de uma funo do segundo grau.

3. Equao de Torricelli As outras equaes so associadas ao tempo gasto, para facilitar existe a equao de Torricelli que uma funo onde possvel encontrar a velocidade sem que o tempo seja conhecido. Para que isso seja possvel, necessrio o uso das equaes j vistas.
(1)

(2)

Isolando-se t em (1):

Substituindo t em (2) teremos:

Reduzindo-se a um denominador comum:

Movimentos verticais Se largarmos uma pena e uma pedra de uma mesma altura, observamos que a pedra chegar antes ao cho. Por isso, pensamos que quanto mais pesado for o corpo, mais rpido ele cair. Porm, se colocarmos a pedra e a pena em um tubo sem ar (vcuo), observaremos que ambos os objetos levam o mesmo tempo para cair. Assim, conclumos que, se desprezarmos a resistncia do ar, todos os corpos, independente de massa ou formato, cairo com uma acelerao constante: a acelerao da Gravidade. Quando um corpo lanado nas proximidades da Terra, fica ento, sujeito gravidade, que orientada sempre na vertical, em direo ao centro do planeta.O valor da gravidade (g) varia de acordo com a latitude e a altitude do local, mas durante fenmenos de curta durao, tomado como constante e seu valor mdio no nvel do mar : g=9,80665m/s No entanto, como um bom arredondamento, podemos usar sem muita perda nos valores:

g=10m/s

Lanamento vertical
Um arremesso de um corpo, com velocidade inicial na direo vertical, recebe o nome de Lanamento Vertical. Sua trajetria retilnea e vertical, e, devido gravidade, o movimento classifica-se com Uniformemente Variado. As funes que regem o lanamento vertical, portanto, so as mesmas do movimento uniformemente variado, revistas com o referencial vertical (h), onde antes era horizontal (S) e com acelerao da gravidade (g).

Sendo que g positivo ou negativo, dependendo da direo do movimento.

Lanamento Vertical para Cima


g negativo Como a gravidade aponta sempre para baixo, quando jogamos algo para cima, o movimento ser acelerado negativamente, at parar em um ponto, o qual chamamos Altura Mxima.

Lanamento Vertical para Baixo


g positivo No lanamento vertical para baixo, tanto a gravidade como o deslocamento apontam para baixo. Logo, o movimento acelerado positivamente. Recebe tambm o nome de queda livre.

You might also like