You are on page 1of 2

Segundo dados recolhidos pela Up to Start, chegamos a concluses interessantes relativamente ao mercado do azeite em Portugal.

Mais uma vez, estes dados podem ser importantes tanto para empresas j estabelecidas no mercado do azeite como para empresas start-up. O mercado do Azeite em Portugal tem vindo a crescer de forma acentuada, pese embora a grande tradio portuguesa ao nvel do consumo de azeite. Verificamos tambm um acentuado consumo crescente de Azeite a nvel Europeu e muito elevado crescimento do consumo por parte do Brasil e Estados unidos, para onde tem sido canalizado parte do azeite portugus ao nvel de exportaes.

Como possvel verificar no grfico, a produo de azeite tem vindo a crescer, sendo que na poca 2010/2011 ascende a 63 mil toneladas. Pese embora a crescente oferta, os preos tm-se mantido pouco inalterados em Portugal. Tal facto, justifica-se principalmente pelo facto de boa parte da produo portuguesa ser canalizada para a exportao, que em 2010 atinge 46 mil toneladas.

O crescimento muito acentuado dos nveis de exportao justifica-se pelo facto de haver uma apetncia muito grande do estrangeiro pelo azeite portugus e pelo facto da

acrescente procura internacional motivar uma subida dos preos do azeite nos mercados internacionais.

A percentagem de azeite exportado tem vindo a crescer, sendo que a principal varivel a condicionar este crescimento a capacidade instalada de produo de Azeite em Portugal.

Nos ltimos 10 anos o consumo de azeite em Portugal cresceu 44.2%. O crescente consumo explicdo pelos motivos j expostos e pelo facto de haver uma apetncia cada vez maior pelo azeite na culinria, sendo que as sua utilizaes vo muito para alm do tempero.

Apesar da crescente produo em Portugal, verifica-se um dfice na oferta interna, sendo necessrio recorrer importao de Azeite a fim de satisfazer as necessidades nacionais. Conclumos assim que se trata de um mercado ainda com elevadas necessidades de oferta.

You might also like