You are on page 1of 53

OBS.: Este resumo de aula no substitui a leitura obrigatria das bibliografias recomendadas.

___________________________________________________________________________

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL


1 Consideraes Preliminares O Direito Comercial, que junto ao Direito Civil forma o que se denomina Direito Privado, assim dividido sistemtico e unicamente para fins didticos (uma vez que o Direito, verdadeiramente uno, se inter-relaciona em todos os seus ramos), surge como sistema de resoluo e organizao de atos relativos ao comrcio muito depois da adoo do conceito de comrcio, que praticado pela sociedade desde os seus mais remotos tempos. Assim, o Direito Comercial surge como sistema na Idade Mdia, por meio do desenvolvimento das corporaes de ofcio, formadas pela burguesia que vivia do comrcio junto aos feudos, e que estipulava regras jurdicas mais dinmicas e prprias de suas atividades, diferente das regras do Direito Romano e Cannico. Cumpre ainda observar que o Direito Comercial, em sua evoluo, passa por trs fases, a seguir sucintamente descritas:

perodo subjetivista: as regras eram formuladas com acentuado carter corporativo e havia primazia na observncia dos costumes locais; perodo objetivista: iniciado com o liberalismo econmico preconizado pela burguesia, consolida-se com o Cdigo Comercial francs, que influencia a criao do Cdigo Comercial brasileiro; perodo correspondente ao Direito Empresarial: Em evoluo e abraado pelo novo Cdigo Civil, leva em conta a organizao e efetivo desenvolvimento de atividade econmica organizada.

Conceito de Direito Comercial Prestadas as informaes acima, podemos conceituar Direito Comercial como o complexo de normas jurdicas que regulam as relaes derivadas das indstrias e atividades que a lei considera mercantis, assim como os direitos e obrigaes das pessoas que profissionalmente as exercem, de acordo com as lies do jurista Joo Eunpio Borges. Fbio Ulha Coelho, por sua vez, em sua obra Curso de Direito Comercial, apresenta conceito ligeiramente diverso, todavia, mais em forma que em contedo. Vejamos: Direito

Comercial a designao tradicional do ramo jurdico que tem por objeto os meios socialmente estruturados de superao dos conflitos de interesse entre os exercentes de atividades econmicas de produo ou circulao de bens ou servios de que necessitamos todos para viver. 1.2. Importncia da Definio e Proteo de Comerciantes e Empresrios Comerciantes e empresrios so considerados agentes econmicos fundamentais, pois geram empregos, tributos, alm da produo e circulao de certos bens essenciais sociedade e, por isso, a legislao comercial traz uma srie de vantagens para o comerciante. Assim que a eles so deferidos institutos que do efetividade ao princpio da preservao da empresa, de origem eminentemente neoliberal em razo da necessidade de proteo ao mercado, relevante para o desenvolvimento da sociedade em inmeras searas, a exemplo da falncia, da recuperao judicial, da possibilidade de produo de provas em seu favor por meio de livros comerciais regularmente escriturados etc. 1.3. O Comerciante e o Regime Jurdico de Direito Comercial Todos os institutos acima referidos, oferecidos aos comerciantes pessoas fsicas e jurdicas, ante a necessidade da dita proteo destes, so instrumentos do que se denomina regime jurdico de Direito Comercial. Com efeito, apesar de formar junto ao Direito Civil o que se denominou direito privado, e por emprestar o Direito Civil inmeros conceitos, diverso em razo de sua maior amplitude, a que se denomina cosmopolitismo; menos formal, e por assim dizer, mais simples sem ser, contudo, simplista; e por fim, mais elstico, uma vez que exige maior dinmica ante as inovaes que diuturnamente se operam no comrcio, seu objeto. 2. Teorias Existem teorias que se propem a definir todos aqueles que se amoldam ao conceito de comerciante. Essas teorias encontram-se abaixo definidas. 2.1. Teoria dos Atos de Comrcio Adotada pelo Cdigo Comercial de 1850 e regulamentada pelo Decreto n. 737/1850, j revogado, leva em conta a atividade desenvolvida, exigindo a prtica de atos de comrcio como critrio identificador do comerciante. O Decreto n. 737 de 1850, em seu artigo 19, enuncia os atos de comrcio. Atualmente, apesar de revogado, vem sendo utilizado como parmetro para a identificao da pessoa como comerciante e sua conseqente sujeio Lei de Falncias. Dos atos de comrcio De acordo com as disposies legais e interpretao destas fornecidas pela doutrina e jurisprudncia, tm-se em regra os seguintes atos de comrcio:

Compra, venda ou troca de bens mveis ou semoventes em atacado ou varejo, industrializados ou no, para revenda ou locao.

A compra dos produtos dos comerciantes para consumo como destinatrio final, pelos clientes, tem de gerar lucro, seno ser vista como compra de natureza civil. Atividades bancria, de transporte de mercadoria, de seguro, entre outras, tambm so consideradas atos comerciais, segundo a teoria em estudo. A compra e venda de bens imveis esto excludas do Direito Comercial por expressa disposio do Cdigo Comercial, em seu artigo 191.

Atos de comrcio por determinao legal, de acordo com a Lei n. 6.404/76, artigo 2., 1. (Lei das Sociedades por Aes).

Toda sociedade annima subordina-se ao regime jurdico mercantil, independentemente do seu objeto social. Nesse passo, ainda que se dedique compra e venda de bens imveis, as sociedades annimas sero comerciais.

Empresas de Construo e Incorporao, nos termos da Lei n. 4.068/62.

As empresas de construo so consideradas comerciais, por determinao legal, desde a edio dessa Lei, posteriormente revogada pela Lei das Duplicatas, em 1968. 2.2. Teoria da Empresa Em razo da evoluo operada no comrcio mundial, notadamente com a difuso e aquisio de importncia da prestao de servios, doutrina e jurisprudncia, com o fim de proteger determinadas empresas que no se enquadram nos atos de comrcio, e conseqentemente sujeit-las aos benefcios do regime jurdico de Direito Comercial, passouse a fazer amplas interpretaes das regras existentes. Assim, a ttulo de exemplo, empresas antes no sujeitas ao processo falimentar, menos gravoso que a insolvncia civil, passaram a ser objeto de falncia. Quanto s interpretaes, temos a agncia prestadora de servios de publicidade que, em que pese a oferecer primordialmente servios, a interpretao ampla dos tribunais possibilita sua falncia por entender que, em muitos de seus servios, h compra e revenda de espaos publicitrios, bens mveis incorpreos. Para que se tornasse desnecessria tais interpretaes amplas, verdadeiras ginsticas legislativas, foi criada a Teoria da Empresa, que nasceu na Itlia e desenvolveu-se para corrigir falhas da teoria dos atos de comrcio, conforme dito. Para identificar o empresrio, desconsidera-se a espcie de atividade praticada (atos de comrcio ou no), e passa a considerar a estrutura organizacional, relevncia social e a atividade econmica organizada para o fim de colocar em circulao mercadorias e servios. Essa teoria, adotada pelo novo Cdigo Civil acaba com a dicotomia comerciante/nocomerciante determinada pela teoria dos atos do comrcio. Na prtica, a teoria da empresa j vigia no Brasil, pois o nico efeito da teoria dos atos do comrcio ainda efetivo, embora mitigado pelas elsticas interpretaes judiciais, o poder de sujeio ou no de determinadas empresas ao regime falimentar empresarial. Exemplo1: A Lei de Locao diferenciava o locatrio comerciante do no comerciante. Hoje esta distino inexiste, sendo o locatrio residencial ou no-residencial, nos termos da Lei n. 8.245/91.

Exemplo2 : O Cdigo de Defesa do Consumidor determina que aquele que oferece produtos ou servios est servindo ao consumidor, seja este comerciante ou no. Empresa Modernamente conceitua-se empresa como uma atividade econmica organizada, para a produo ou circulao de bens ou servios, exercida profissionalmente pelo empresrio, por meio de um estabelecimento empresarial. O referido conceito tem origem nas lies do autor italiano Alberto Asquini, formulador de quatro critrios para a conceituao de empresa. Assim, ante o critrio multi-facetrio desenvolvido por Asquini, temos: a) Perfil objetivo De acordo com o perfil objetivo, empresa um estabelecimento, um conjunto de bens corpreos e incorpreos reunidos pelo empresrio, para o desenvolvimento de uma atividade econmica. b) Perfil subjetivo Adotado o critrio subjetivo para conceituarmos empresa, temos que esta o prprio sujeito de direitos, o empresrio, que organiza o estabelecimento para o desenvolvimento de uma atividade econmica. c) Perfil Corporativo De acordo com o perfil corporativo, empresa o conjunto formado pelo fundo de comrcio (estabelecimento comercial), o qual compreende bens corpreos e incorpreos; e os trabalhadores, recursos humanos utilizados na execuo da atividade econmica a que a empresa se prope. d) Perfil funcional Caracteriza-se por uma atividade econmica organizada, para a produo e circulao de bens ou servios, que se faz por meio de um estabelecimento e por vontade do empresrio. o critrio adotado pela doutrina brasileira para a conceituao de empresa e, destarte, serve de parmetro para todos os atos normativos que regem a atividade empresarial, notadamente o novo Cdigo Civil. Com efeito, de acordo com o novo Cdigo Civil, empresrio todo aquele que exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou servios (artigo 966). O novo Cdigo Civil exclui ainda o profissional liberal, o artista e outros que exeram atividade predominantemente intelectual, do conceito de empresrio, ainda que tenham o concurso de auxiliares ou colaboradores. Porm, excepcionalmente os admite como empresrios caso seja adotada uma estrutura empresarial, organizando fora de trabalho alheia que constitua elemento da empresa. Assim, a ttulo de exemplo, um mdico que contrata outros mdicos, enfermeiras, secretria, formando assim uma clnica com estrutura empresarial, e no um singelo consultrio, ser caracterizado como empresrio.

2.3. Conceito de Comerciante Comerciante, conforme dito, todo aquele que pratica algum ato de comrcio, incluindose, por determinao legal, as atividades de construo, ou aquelas empresas que se organizam sob a forma de sociedade annima. Inclui-se ainda todos aqueles que a jurisprudncia assim considerar, mediante interpretao ampliativa da teoria dos atos de comrcio, que alm de outorgar efetividade ao princpio da preservao da empresa, de larga utilizao em sede de direito falimentar, surge tambm como forma de fomento aplicao da teoria da empresa, j explicitada. O comerciante pode ser pessoa fsica (comerciante individual), assim entendido aquele que exerce individualmente os atos de comrcio, ou ainda pessoa jurdica, hiptese em que surge a figura da sociedade comercial, matria afeta ao direito societrio, a ser oportunamente estudado. 2.4. Critrios Identificadores de Comerciante Contrapem-se, de acordo com a doutrina, dois critrios para a identificao de comerciante, a saber: o critrio formal e o critrio real. De acordo com o critrio real, para a identificao de comerciante e conseqentemente a adoo do regime jurdico de direito comercial aos atos por este praticado, considera-se a atividade efetiva e realmente exercida, independentemente de sua regularidade (inscrio no rgo do Registro da Empresa); De modo diverso, o critrio formal utiliza-se de expedientes tcnicos para a identificao de comerciante, admitindo como tal somente aqueles formalmente registrados em rgos pblicos; assim, permite a diferenciao do comerciante regular daqueles que possuem atuao irregular. A doutrina clssica aponta, com meridiano acerto, diferena conceitual entre comerciante de fato e comerciante irregular. De acordo com suas disposies, o comerciante de fato no possui sequer seus atos constitutivos formalizados, escritos, operando, como o prprio nome diz, de fato. De modo diverso, considerado comerciante irregular aquele que possui contrato escrito, todavia no levado a registro no rgo competente. Modernamente, registra-se que, em que pese s diferenas terminolgicas entre comerciante irregular e de fato, inexistem distines prticas, notadamente quanto s conseqncias do regime jurdico a ser aplicado entre ambos. Assim, a ttulo de exemplo, tanto o comerciante irregular quanto o de fato no podero requerer a falncia de seus devedores. Para que o comerciante exera regularmente seu comrcio, deve arquivar seus atos constitutivos, aps a devida elaborao, com observncia dos critrios legais, no rgo oficial de registro das empresas mercantis, denominado Junta Comercial, subordinado em parte ao Estado em que se situa, e em parte ao Departamento Nacional do Registro do Comrcio, autarquia federal de regime especial, ligada ao Sistema Nacional de Registro de Empresa (SINREM), responsvel pela regulamentao das atividades de registro no pas, conforme oportunamente se ver. 2.5. Impedimentos Para o Exerccio do Comrcio A rigor, qualquer um pode ser comerciante, porm, a lei impe alguns impedimentos a determinadas pessoas.

Desse modo, no podem exercer atividade comercial, dentre outros:


o falido, enquanto no reabilitado, nos termos da Lei de Falncias; o agente pblico (de forma direta) nada impede, porm, que ele participe de sociedade, como scio cotista, acionista ou comanditrio, desde que no ocupe cargo de administrao, de controle, e desde que no seja majoritrio;

Cumpre registrar que na expresso agente pblico, acima utilizada, enquadram-se todos aqueles que se ligam administrao pblica e encontram-se proibidos de comerciar, nos termos da Lei. Desta feita, os membros de poder, os oficiais militares, entre outros.

os incapazes, na forma da lei civil;

Aqui, cabe distinguir que proibio no se confunde com falta de capacidade para exercer a atividade comercial. As pessoas proibidas de comerciar possuem capacidade plena para a prtica dos atos de comrcio. No entanto, a ordem jurdica vigente decidiu por vedar-lhes o seu exerccio. O menor que se estabelece com economia prpria, adquire capacidade para o exerccio do comrcio, nos termos da lei. Diverge a doutrina apenas quanto idade mnima para que o menor seja considerado capaz de comerciar. Majoritariamente, tem-se que a idade mnima para que o menor exera tal direito 16 (dezesseis) anos de idade. 2.6. Obrigaes Comuns a Todos os Comerciantes Para que a atividade empresarial se mantenha regular por todo o tempo em que perpetrada, algumas obrigaes so impostas aos comerciantes. Assim, podemos vislumbrar, a priori, trs obrigaes principais:

arquivar atos constitutivos na Junta Comercial (rgo do registro das empresas mercantis); escriturar regularmente os livros comerciais obrigatrios, alm dos facultativos que porventura faam a opo de utilizar; levantar balano patrimonial periodicamente, entendendo-se como obrigatrio o levantamento, no mnimo, anual.

Obrigao de arquivar atos constitutivos na Junta Comercial As normas de registro das empresas mercantis esto disciplinadas na Lei n. 8.934/94 Lei do Registro Pblico das Empresas Mercantis e atividades afins (LRE). Com efeito, a referida lei dispe sobre os rgos que compem o sistema de registros, suas atribuies, as regras para registros de empresas etc.: a) rgos do Registro de Empresa

O registro de empresa composto de um rgo central, que orienta a atuao de outros dois rgos de operao. Vejamos:

Sistema Nacional dos Registros das Empresas Mercantis (SINREM): o rgo central do registro de empresa, ligado ao Ministrio da Indstria, Comrcio e Turismo. Tem em sua composio o DNRC (Departamento Nacional do Registro do Comrcio), autarquia federal de regime especial; e as Juntas Comerciais. Departamento Nacional do Registro do Comrcio (DNRC): trata-se de autarquia federal de regime especial, conforme dito, e tem como funes principais, nos termos do artigo 4 da Lei de Registro de Empresa: superviso e coordenao, no plano tcnico, dos rgos de registro. Funciona tambm como segunda instncia administrativa; expedio de normas e diretrizes gerais relativas ao registro; soluo de dvidas e controvrsias oriundas do registro.

Juntas Comerciais: so rgos de execuo do registro das empresas mercantis. Em sntese, pode ser considerada como o local em que os registros so efetivamente realizados. No plano tcnico, subordinam-se ao Departamento Nacional do Registro do Comrcio (DNRC). Administrativamente, subordinam-se aos Estados a que pertencem, uma vez que, ainda que em parte, recebem verbas e servidores do Estado a que se vinculam.

Atos de registro de empresa O ordenamento dos atos do registro de empresa, previsto nas disposies da Lei n. 8.934/94 muito simples e compreende trs atos:

Matrcula: a matrcula se refere aos agentes auxiliares do comrcio. Assim, so matriculados nas Juntas Comerciais, sob a superviso e segundo as normas do Departamento Nacional do Registro do Comrcio os leiloeiros, tradutores pblicos, administradores de armazns-gerais, trapicheiros (responsveis por armazns gerais de menor porte destinados importao e exportao), entre outros. A matrcula uma condio para que eles possam exercer tais atividades paracomerciais. Arquivamento: o arquivamento o ato pelo qual os comerciantes, pessoas fsicas ou jurdicas, fazem o seu registro nas Juntas Comerciais. Diz respeito ao comerciante individual e sociedade comercial. Compreende atos de constituio, alterao e dissoluo das sociedades, inclusive. O contrato e o Estatuto social so arquivados perante a Junta Comercial. Autenticao: refere-se aos instrumentos de escriturao, ou seja, aos livros comerciais. A autenticao condio de regularidade dos referidos documentos. Assim, um livro comercial, deve ser levado Junta Comercial para autenticao, e neste ato ter todos os requisitos que devem ser observados na escriturao, fiscalizados.

O artigo 35, inciso VI, da Lei n. 8.934/94 dispe que no sero arquivadas alteraes contratuais ou estatutrias por deliberao majoritria do capital social, quando houver clusula restritiva. Para se excluir um scio minoritrio nesta hiptese, deve-se tentar a via judicial, j que a Junta Comercial est proibida de arquivar alteraes contratuais quando houver clusula restritiva. a) Inatividade da empresa mercantil considerada inativa a firma individual ou a sociedade comercial que, durante dez anos consecutivos, no arquivar nenhuma alterao contratual ou no comunicar Junta Comercial que se encontra em atividade. Como efeito, tem-se que, se for considerada inativa pela Junta Comercial, ter seu registro cancelado (artigo 60 da Lei de Registro Pblico das Empresas Mercantis e atividades afins). com o registro na Junta Comercial que o nome empresarial passa a gozar de proteo jurdica. O nome comercial consiste na firma ou denominao com a qual o comerciante se apresenta, em suas relaes comerciais, a ser oportunamente estudado. O comerciante que no cumprir a primeira obrigao (arquivar atos constitutivos na Junta Comercial) ser considerado comerciante irregular ou de fato. O arquivamento no pressuposto para se desenvolver a atividade comercial, mas sem o preenchimento deste requisito sua atividade ser considerada irregular, e conseqentemente sofrer sanes, alm de restries quanto aos benefcios que o regime jurdico de direito comercial lhe proporciona. b) Sanes impostas ao comerciante irregular ou de fato

Artigo 97, pargrafo primeiro da Lei de Falncia: o credor empresrio que no comprova sua regularidade no tem legitimidade ativa para requerer a falncia de outro comerciante, embora possa habilitar o seu crdito. Pode, contudo, ter sua falncia decretada a pedido dos seus credores, assim como pedir autofalncia. Artigo 48, da Lei de Falncia: o devedor irregular ou de fato no pode requerer os benefcios da recuperao de empresas. Artigo 379 do Cdigo de Processo Civil: os livros comerciais, que preencham os requisitos exigidos por lei, provam tambm a favor do seu autor no litgio entre comerciantes. O comerciante que no escritura regularmente seus livros, alm de os livros irregulares fazerem prova contra ele, no pode se valer da eficcia probatria em seu favor. Tambm no pode propor ao de verificao de contas, para com base em seus livros, requererem a falncia de outro comerciante. Com efeito, esta previso importante, pois o pedido de falncia com base na impontualidade (artigo 1, Lei de Falncias) exige o protesto do ttulo. Mas nem sempre o crdito est legitimado por ttulos, podendo, neste caso, haver a verificao de contas, para apurao do crdito. Artigo 178, da Lei de Falncia: considera-se crime falimentar a inexistncia dos livros obrigatrios ou sua escriturao atrasada, lacunosa, defeituosa ou confusa.

Obrigao de escriturar regularmente os livros comerciais obrigatrios a) Livros comerciais

Os livros comerciais podem ser obrigatrios e facultativos, subdividindo-se em comuns e especiais, conforme abaixo:

Obrigatrios: por livros obrigatrios entendem-se aqueles, cuja escriturao deve ser inexoravelmente observada pelos comerciantes. Subdividem-se em comuns e especiais: Comuns: a escriturao imposta a todos os comerciantes, sem qualquer distino, sendo que sua ausncia implica sano. A nossa legislao prev apenas uma espcie, o Dirio (artigo 5 do Decreto- lei 486/69); Especiais: a escriturao imposta a uma determinada categoria de comerciante, a exemplo do livro de Registro de Duplicatas, que exigido somente de quem emite duplicatas.

Facultativos: tm por objetivo auxiliar o comerciante no desenvolvimento de suas atividades econmicas. Exemplo: livro-caixa, livro-razo etc. A ausncia desses livros no gera qualquer sano, todavia, se for realizada a opo de escritur-los, deve a escriturao ser feita nos moldes da Lei n. 9.934/94.

Para que a escriturao mercantil seja regular e produza os efeitos jurdicos determinados pela lei, deve-se observar alguns requisitos intrnsecos e extrnsecos:

Intrnsecos: dizem respeito ao modo como devem ser escriturados os livros comerciais (seu contedo mnimo). O Decreto-lei n. 486/69, em seu artigo 2, define a forma de acordo com a cincia da Contabilidade. Assim, no podem conter rasuras, emendas, deve-se observar a cronologia, etc. Extrnsecos: dizem respeito segurana que deve ser dada escriturao mercantil, ou seja, o cumprimento de suas formalidades essenciais (artigo 5 do Decreto-lei 486/69). Os livros devem conter termo de abertura, termo de encerramento e estarem autenticados pela Junta Comercial.

Obrigao de levantar balano patrimonial (artigo 1.179 do Cdigo Civil) Em regra, a periodicidade para a elaborao das demonstraes contbeis anual. Temos duas excees a considerar: as sociedades annimas que estabeleam em seu estatuto a distribuio de dividendos semestrais (artigo 204 da Lei das Sociedades Annimas) e as instituies financeiras (artigo 31 da Lei n. 4.595/64). O perodo para elaborao do balano e demais demonstrativos nesses casos semestral. O balano objetiva demonstrar o ativo, o passivo, o circulante das empresas e firmas individuais, dentre outros dados. As conseqncias decorrentes do descumprimento variam, conforme segue:

Sano penal, em face do artigo 168, pargrafo 1., da Lei de Falncia I elabora escriturao contbil ou balano com dados inexatos; II omite, na escriturao contbil ou no balano, lanamento que deles deveria constar, ou altera escriturao ou balano verdadeiros; III destri, apaga ou corrompe dados contbeis ou negociais armazenados em computador ou sistema informatizado; Dificuldade de acesso a crdito bancrio ou a outros servios prestados pelos bancos;

10

No ser possvel participar de licitao promovida pelo Poder Pblico (artigo 31, inciso I, da Lei n. 8.666/93); No pode impetrar recuperao judicial (artigo 51, inciso II, da Lei de Falncia).

11

ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL OU FUNDO DE COMRCIO


1 Conceito conjunto de bens corpreos e incorpreos reunidos pelo empresrio para o desenvolvimento de sua atividade econmica. Assim, torna-se foroso concluir que o estabelecimento comercial no se refere apenas ao local em si considerado, mas tambm ao acervo de bens. Segundo a doutrina, o fundo de comrcio apresenta natureza jurdica de universalidade de fato. Essa universalidade de bens (reunidos, organizados) pode apresentar valor econmico superior de seus bens separados. O fundo de comrcio compe o patrimnio do comerciante, mas no necessariamente corresponde totalidade desse patrimnio, pois o comerciante pode possuir bens no utilizados em sua atividade econmica, como, por exemplo, uma casa de praia. Conclui-se, por conseguinte, que o fundo de comrcio e o patrimnio do comerciante so institutos jurdicos distintos. 2 ALIENAO DO FUNDO DE COMRCIO (Trespasse) O estabelecimento empresarial, por integrar o patrimnio do empresrio, tambm garantia dos seus credores. Por esta razo, a alienao do estabelecimento empresarial est sujeita observncia de cautelas especficas, que a lei criou com vistas tutela dos interesses dos credores de seu titular. Em primeiro lugar, o contrato de alienao deve ser celebrado por escrito para que possa ser arquivado na Junta Comercial e publicado pela imprensa oficial (art. 1144). Enquanto no providenciadas estas formalidades, a alienao no produzir efeitos perante terceiros. A alienao do fundo de comrcio se faz por meio do trespasse - contrato de alienao de fundo de comrcio que permite a transferncia do fundo de comrcio de um comerciante para outro. O estabelecimento empresarial deixa de integrar o patrimnio de um empresrio (o alienante) e passa para o de outro (o adquirente). O objeto da venda o complexo de bens corpreos e incorpreos, envolvidos com a explorao de uma atividade empresarial. Nesse passo, cabe observar, que para que o comerciante possa alienar o seu fundo de comrcio, esse deve obter prvia anuncia dos credores existentes poca. Essa anuncia pode ser expressa ou tcita. A anuncia tcita ocorre quando os credores, aps serem notificados, deixam de se manifestar em contrrio nos 30 (trinta) dias seguintes. Em apenas uma hiptese est o comerciante dispensado da observncia dessa cautela: caso restem em seu patrimnio bens suficientes para a solvncia do passivo. A contrario senso, se o comerciante aliena o estabelecimento comercial sem a anuncia dos credores, no possuindo bens suficientes para a solvncia do seu passivo, pode ter declarada sua falncia, com fundamento no art. 94, inc. III, alnea c, da Lei de Falncia. Decretada a falncia nessas circunstncias, o ato da alienao ser considerado ineficaz em relao massa falida do alienante, cabendo ao administrador judicial arrecadar o fundo de comrcio. No tocante ao restabelecimento do alienante na mesma praa, antes da vigncia do novo Cdigo Civil, a doutrina ptria, em sua maioria, defendia que a clusula de norestabelecimento encontrava-se implcita em qualquer contrato de alienao de

12

estabelecimento comercial (trespasse); por entender que essa providncia impossibilitaria o restabelecimento do alienante em concorrncia com o adquirente, geralmente com a atrao para o novo local de seus negcios da clientela que se formou no antigo. Impedindo-se, assim, o enriquecimento indevido do alienante, por meio do desvio eficaz da clientela. No entanto, desde a entrada em vigor do novo Cdigo Civil de 2002, na omisso do contrato, o alienante de estabelecimento comercial no pode restabelecer-se na mesma praa, concorrendo com o adquirente, no prazo de cinco anos seguintes ao negcio, sob pena de ser obrigado a cessar suas atividades e indenizar este ltimo pelos danos provenientes de desvio eficaz de clientela, sobrevindos durante o perodo do restabelecimento (art. 1147). No que respeita s obrigaes, o passivo regularmente escriturado do alienante transferese ao adquirente do estabelecimento empresarial. Todavia, continua o alienante responsvel por este passivo, durante certo prazo (um ano, contado da publicao do contrato de alienao, para as obrigaes vencidas antes do negcio; e contado da data de vencimento para as demais). Na hiptese de transferncia do estabelecimento, portanto, o adquirente ser sucessor do alienante, podendo os credores deste demandar aquele para cobrana de seus crditos

OBSERVAES: o contrato de trespasse pode dispor especificamente acerca da transferncia, total ou parcial, do passivo, por ato volitivo das partes contratantes. crditos trabalhistas: art. 448 da Consolidao das Leis do Trabalho. Consagra a imunidade dos contratos de trabalho em face da mudana na propriedade ou estrutura jurdica da empresa, o empregado pode demandar o adquirente ou o alienante, indiferentemente. crditos fiscais: art. 133 do Cdigo Tributrio Nacional, em que a responsabilidade do adquirente ser subsidiria, se o alienante continuar a exercer atividade econmica; ou integral, se o alienante no mais explorar o comrcio.

Cumpre observar, que nas excees legais supramencionadas, o adquirente do estabelecimento ter direito de regresso em razo dos encargos assumidos junto ao credor trabalhista ou fiscal do antecessor. 3 BENS CORPREOS Os bens corpreos (mercadorias, equipamentos, instalaes, veculos etc.) no interessam ao Direito Comercial porque a sua proteo jurdica cabe ao Direito Civil (proteo possessria, responsabilidade civil) e ao Direito Penal (crime de dano, roubo etc.). 4 BENS INCORPREOS Os elementos incorpreos que compem o fundo de comrcio so:

ponto comercial; nome comercial;

13

propriedade industrial.

4.1. Ponto Comercial ou Propriedade Comercial o local em que se encontra o estabelecimento empresarial. A proteo jurdica do ponto decorre da sua importncia para o sucesso da empresa. A Lei n. 8.245, de 18.10.1991, (Lei de Locaes), protege o ponto comercial, concedendo ao locatrio o direito de renovao compulsria do contrato de locao (no-residencial). As locaes prediais urbanas podem ser residenciais ou no residenciais. Interessam-nos as locaes no residenciais em que o locatrio autorizado a explorar, no prdio locado, uma atividade econmica (ou mesmo atividades filantrpicas, associativas). Assim, se o locatrio, na locao no-residencial, titular de direito de inerncia ao ponto e pode pleitear judicialmente a renovao compulsria do contrato de locao, esse contrato de locao empresarial. O direito de inerncia consiste no interesse, juridicamente protegido, do empresrio, relativo permanncia de sua atividade no local onde se encontra estabelecido. a) Ao renovatria a ao judicial prpria que protege o direito de inerncia ao ponto. O prazo decadencial para a propositura da ao renovatria, previsto em lei, entre 1 ano a 6 meses antes do trmino do prazo do contrato a renovar. Assim, se o locatrio no conseguir acordo com o locador nesse perodo, deve ingressar com ao renovatria para assegurar o seu direito ao ponto. Como se trata de prazo decadencial, no se suspende nem se interrompe. b) Requisitos cumulativos para a propositura da ao renovatria (art. 51 da Lei de Locaes)

que o contrato a renovar tenha sido celebrado por escrito e com prazo determinado (requisito formal); que o prazo mnimo do contrato a renovar ou a soma dos prazos ininterruptos dos contratos escritos seja de 5 anos (requisito temporal). Essa soma dos prazos dos contratos anteriormente assinados e ininterruptamente renovados por acordo amigvel, admitida pela lei, recebe a denominao accessio temporis. Pode ser utilizada pelo sucessor ou cessionrio do locatrio (Smula n. 482 do Supremo Tribunal Federal); que a explorao da atividade econmica, no mesmo ramo, ocorra pelo prazo mnimo e ininterrupto de 3 anos (requisito material).

c) Hipteses em que o locador pode retomar o imvel em virtude do direito de propriedade constitucionalmente garantido (art. 5., inc. XXII, da CF) Insuficincia da proposta apresentada pelo locatrio (art. 72, inc. II, da Lei de Locaes).

14

Proposta de terceiro em melhores condies (art. 72, inc. III, da Lei de Locaes): nessa hiptese, nada impede que o locatrio cubra a oferta do terceiro. A proposta do terceiro deve ser comprovada documentalmente, subscrita por este e por duas testemunhas, com clara indicao do ramo a ser explorado, no podendo o mesmo ser desenvolvido pelo locatrio. Havendo a retomada, sob esse fundamento, caber ao locatrio o direito a uma indenizao pela perda do ponto, solidariamente devida pelo locador e o proponente (art. 75 da Lei de Locaes). Realizao de obras no imvel pelo locador, por determinao do Poder Pblico ou por iniciativa prpria, para valorizao do seu patrimnio. Caso a retomada tenha por base estes fundamentos (obras prprias ou determinadas pelo Poder Pblico), e as obras no se iniciem no prazo de 3 meses, a contar da data da desocupao do imvel, caber ao locatrio uma indenizao pela perda do ponto. Uso prprio do locador ou transferncia de fundo de comrcio de sua titularidade, de titularidade de ascendente, descendente ou cnjuge, ou de sociedade por estes controlada. Esse fundo de comrcio deve existir h pelo menos 1 ano. O fundo de comrcio no poder, ainda, dedicar-se mesma atividade econmica exercida pelo locatrio que ir desocupar o imvel (art. 52, inc. II, da Lei de Locaes). d) Locao em shopping center O empresrio que se dedica ao ramo dos shopping centers exerce uma atividade econmica peculiar, pois no se limita a simplesmente manter um espao apropriado concentrao de outros empresrios atuantes em variados ramos de comrcio ou servio. A sua atividade no se resume locao de lojas, aleatoriamente reunidas em um mesmo local. Ele, decididamente, no um empreendedor imobilirio comum. d.1. Caractersticas peculiares do contrato de locao em shopping center

O valor locatcio pode ser composto por parcelas fixas e parcelas variveis (normalmente um percentual sobre o faturamento do locatrio). Obrigatoriedade do locatrio filiar-se associao de lojistas, pagando para tanto uma contribuio mensal. Obrigatoriedade do pagamento da res sperata, que consiste em uma prestao retributiva das vantagens de se estabelecer em um complexo comercial que j possui clientela constituda. Essa espcie de prestao no se encontra regulada em lei, sendo negocial.

d.2. Peculiaridades quanto ao renovatria e ao direito de retomada

No cabe a retomada para uso do prprio locador, com fundamento no art. 52, inc. II, da Lei de Locaes, nos termos do art. 52, 2., do mesmo estatuto. O locador pode retomar o imvel sob o fundamento de melhor organizao do empreendimento ou planejamento de distribuio do espao denominado de tenant mix.

15

4.2. Nome Comercial ou Empresarial a) Conceito Nome comercial aquele com base no qual o comerciante desenvolve as suas atividades, adquirindo direitos e assumindo obrigaes. Esse instituto disciplinado pela Lei n. 8.934/94, que regulamenta o Registro de Empresas Mercantis. b) Espcies Firma ou razo social: quanto estrutura, constituda com base no nome civil do comerciante individual ou dos scios de determinadas sociedades comerciais. No tocante funo constitui tambm a assinatura do comerciante. Denominao: quanto estrutura, composta com base no nome civil dos scios de determinadas sociedades ou com base em uma expresso lingstica distinta, qual seja, o elemento fantasia. No que se refere funo, constitui exclusivamente elemento de identificao do comerciante, no se prestando a outra serventia. Assim, para efetiva distino entre firma e denominao, conclui-se necessria a considerao da funo exercida pelo nome empresarial, uma vez que ambas podem adotar um nome civil para sua formao. A regra geral a de que somente as sociedades por aes e as sociedades por quotas de responsabilidade limitada adotam denominao. As demais adotam, obrigatoriamente, firma (as excees so a sociedade por cotas de responsabilidade limitada e a sociedade em comandita por aes podem adotar tanto firma quanto denominao). A proteo jurdica ao nome empresarial resulta do registro na Junta Comercial. Essa proteo restringe-se aos limites territoriais de cada Estado, pois a Junta Comercial um rgo estadual. Nada impede, porm, que o comerciante requeira o registro ao Departamento Nacional do Registro do Comrcio (DNRC), com validade no mbito nacional. 4.3. Propriedade Industrial A vigente Lei de Propriedade Industrial (LPI Lei n. 9.279/96) aplica-se proteo das invenes, dos modelos de utilidade, dos desenhos industriais e das marcas. a) Inveno e modelo de utilidade a.1. Inveno todo produto original da inteligncia humana com alguma aplicao na indstria. Deve tambm ser nova. a.2. Modelo de utilidade toda inovao introduzida na forma de objetos j conhecidos, de modo a melhorar a sua utilidade ou fabricao. No h uma novidade absoluta, mas sim uma novidade parcial,

16

agregada a um objeto j conhecido. Ex.: inventa-se um mecanismo que engarrafa mais lquido. Para que a inveno e o modelo de utilidade possam ter proteo jurdica, deve o seu autor/criador requerer a concesso de uma Patente perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A patente conferir ao inventor o direito de explorao exclusiva do invento ou modelo de utilidade. Ela o nico instrumento de prova admissvel pelo Direito para a demonstrao da concesso do direito de explorao exclusiva da inveno ou do modelo de utilidade. b) Requisitos Para que o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) possa emitir a patente, devero ser preenchidos os seguintes requisitos: b.1. Novidade A criao deve ser desconhecida pela comunidade cientfica, tcnica ou industrial. Segundo a lei, para atender ao requisito da novidade, a inveno ou o modelo no podero estar compreendidos pelo estado da tcnica (tudo aquilo que considerado de domnio pblico anteriormente data do depsito do pedido da patente). No basta que sejam originais (carter subjetivo, diz respeito ao sujeito criador).

b.2. Aplicao industrial Deve ter alguma aplicao na indstria (art. 15 da Lei de Propriedade Industrial). Se apresentar criao puramente artstica, o invento ou o modelo sero protegidos pelo direito autoral, e no podero ser patenteados. b.3. Atividade inventiva A inveno ou o modelo so dotados de atividade inventiva sempre que para um tcnico no assunto no decorram obviamente do estado da tcnica. Devem despertar nos tcnicos um sentido de real progresso. b.4. No impedimento art. 8. da LPI. H impedimento legal para a patenteabilidade quando a inveno ou o modelo afrontar a moral, os bons costumes, a segurana, a ordem e sade pblica ou quando houver substncias resultantes de transformao do ncleo atmico ou se constituir de seres vivos (exceto os transgnicos, que podem ser patenteados, porque possuem caracteres no-alcanveis pela espcie em condies naturais).

17

c) Vigncia da Patente: Modelo de utilidade: 15 (quinze) anos. Inveno: 20 (vinte) anos. Esses prazos contam-se a partir do depsito do pedido de patente (protocolo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Objetivando garantir ao inventor um tempo mnimo razovel de utilizao, o prazo de durao do direito industrial no pode ser inferior a 10 anos para as invenes e h 7 anos para os modelos, contados da expedio da patente (art. 40 da Lei de Propriedade Industrial). Assim, respeitadas essas normas, no h prorrogao em nenhuma hiptese do prazo de durao da patente. Aps esse prazo, as invenes passam ao domnio pblico e ao domnio da tcnica (no h mais o direito de explorao exclusivo). A patente confere o direito de explorao exclusiva (explorao direta), direito esse que pode ser transferido por meio do contrato de licena de uso, art. 61 da Lei n. 9.279/96 (explorao indireta). A licena compulsria (arts. 68 a 74 da Lei n. 9.279/96) se:

o titular da patente estiver exercendo os direitos dela decorrentes de forma abusiva, ou por meio dela praticar abuso de poder econmico, comprovado nos termos da lei, por deciso administrativa ou judicial. Ocorre abuso quando o ato praticado objetiva domnio de mercado, eliminao de concorrncia e aumento arbitrrio de lucro. o titular da patente no estiver explorando as obrigaes dela decorrentes; se a explorao no atender s necessidades do mercado ou houver ausncia de explorao (desuso). Concedida a primeira licena compulsria, o licenciado tem 1 ano para iniciar a explorao econmica da inveno ou modelo, sob pena de caducidade da patente, ou seja, o inventor perde o direito e o modelo ou a inveno caem no domnio pblico.

d) Extino da patente (art. 78 da Lei n. 9.279/96) A patente extingue-se pela:expirao do prazo de vigncia;

renncia de seu titular aos direitos industriais, ressalvado o direito de terceiros; caducidade, se, decorridos 2 anos do licenciamento compulsrio, ainda persistir o abuso ou o desuso, pode ser declarada pelo Instituto Nacional de Proteo Industrial, de ofcio ou a requerimento de interessado no "caimento" da patente em domnio pblico; falta de pagamento da taxa devida ao Instituto Nacional de Proteo Industrial, denominada retribuio anual"; falta de representante legal, devidamente qualificado e domiciliado no Pas, com poderes para represent-lo administrativa e judicialmente, inclusive para receber citaes, quando o titular domiciliado no exterior. A maioria dos nossos textos legais prev a obrigatoriedade de representante legal brasileiro para receber a citao em nome do estrangeiro, objetivando a proteo dos brasileiros que contratam com estrangeiros.

18

A extino do direito industrial por qualquer um dos motivos informados enseja a subsuno do objeto ao domnio pblico. e) Surgimento de inveno no curso de um contrato de trabalho Quando a inveno surge no curso de um contrato de trabalho, podem ocorrer trs hipteses:

a patente pertence ao empregador, se a criao decorre de um contrato de trabalho cujo objeto seja a prpria atividade inventiva. Ex.: uma sociedade contrata um cientista para desenvolver um trabalho. Ao empregado cabe o recebimento do salrio. Ao empregador, o direito patente; a patente cabe ao empregado, se a criao for desenvolvida de forma desvinculada do contrato de trabalho e sem a utilizao dos meios de produo do empregador; a patente cabe ao empregador e ao empregado, se a criao for desenvolvida com a contribuio pessoal do empregado se utilizando dos meios de produo do empregador.

A preferncia quanto explorao da patente do empregador, cabendo ao empregado a justa remunerao. Caso o empregador no explore ou desenvolva a patente, perder essa preferncia em favor do empregado. f) Invenes no-patenteveis O art. 10 da Lei n. 9.276/96 relaciona as criaes intelectuais que no so consideradas invenes ou modelos de utilidade, no podendo ser protegidas por patente. Ex.: teses acadmicas, obras literrias, projetos arquitetnicos gozam de proteo como direito autoral, mas no como patente. No se podem patentear seres vivos naturais e materiais biolgicos. Exceo: microorganismos que atendam aos requisitos de patenteabilidade (novidade, aplicao industrial e atividade inventiva), como, por exemplo, a criao de um microorganismo transgnicos. g) Desenhos industriais g.1. Conceito Desenhos industriais (designs) so formas novas (plano tridimensional) de um produto industrial ou de um conjunto de linhas e cores (plano dimensional) que tm por objetivo aprimorar a sua ornamentao, proporcionando a possibilidade de um visual novo; no visa melhorar a utilidade. Servem, ainda, para distingui-los de outros do mesmo gnero. Ex.: novo formato de uma garrafa.So passveis de proteo jurdica a partir do registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O registro industrial tem carter de ato administrativo constitutivo, ou seja, o direito de utilizao exclusiva do desenho ou da marca no nasce da anterioridade em sua utilizao, mas sim da anterioridade do registro. O desenho industrial diz respeito forma dos objetos. A marca o signo que identifica produtos e servios.

19

g.2. Requisitos O desenho industrial deve atender aos seguintes requisitos:

Novidade: no pode estar compreendido pelo estado da tcnica (art. 96 da Lei n. 9.279/96). O resultado visual deve ser indito. uma questo de tcnica. Originalidade: configurao prpria, no encontrada em outros objetos, ou combinao com originalidade de elementos j conhecidos (art. 97 da Lei n. 9.279/96). A originalidade refere-se esttica. Desimpedimento legal: situaes em que a lei veda o registro de desenho industrial (art. 100 da Lei n. 9.279/96).

g.3. Vigncia O prazo de vigncia do registro de desenho industrial de 10 anos, contados da data do depsito, prorrogvel por trs perodos sucessivos de 5 anos cada. Decorridos 25 anos, passa a ser compreendido pelo estado da tcnica, caindo em domnio pblico. h) Marca h.1. Conceito Corresponde a todo sinal ou expresso que designa produtos e servios, estabelecendo entre consumidor e fornecedor uma identificao. h.2. Espcies H quatro espcies de marca, tendo as duas ltimas sido introduzidas no sistema normativo ptrio pela Lei de Propriedade Industrial de 1996:

marca de produto (para a identificao do produto); marca de servio; marca de certificao: atesta a conformidade de produtos ou servios em relao a determinadas normas ou especificaes tcnicas, notadamente quanto qualidade, natureza, ao material utilizado e metodologia empregada, fixadas por organismo oficial ou particular. Exs.: ISO 9000, selo de qualidade da Abrinq; marca coletiva: utilizada para a identificao de produtos ou servios oriundos de membros de uma determinada entidade ou associao. Ex.: uma associao dos produtores de leite pode ter uma marca, uma cooperativa etc.

A proteo em favor da marca s ocorre com o registro perante o Instituto Nacional de Proteo Industrial. h.3. Requisitos Para a marca ser registrada, deve ser atendido trs requisitos:

Novidade relativa

20

A expresso ou smbolo que se quer utilizar no precisa ser absolutamente nova, mas nova deve ser a utilizao que se d a esses elementos. As marcas so protegidas dentro de determinados campos de atividade econmica (classes), excetuando-se as marcas de alto renome, que possuem proteo jurdica em todos os ramos de atividade econmica (ex.: Cocacola, Nescau, Marlboro, Goodyear etc.). Essas excees so declaradas pelo prprio Instituto Nacional de Proteo Industrial. Cumpre observar que alguns defendem que o registro de determinada marca na categoria de alto renome ato discricionrio do Instituto Nacional de Proteo Industrial, insuscetvel de reviso pelo Poder Judicirio, seno quanto aos seus aspectos formais.

No-colidncia com marca notria

Determina o art. 126, caput, da Lei n. 9.279/96 que a marca notoriamente conhecida em seu ramo de atividade nos termos do art. 6. bis (I), da Conveno da Unio de Paris para Proteo da Propriedade Industrial, goza de proteo especial, independentemente de estar previamente depositada ou registrada no Brasil. Assim, o Instituto Nacional de Proteo Industrial poder indeferir de ofcio pedido de registro de marca que reproduza ou imite, no todo ou em parte, marca notoriamente conhecida no pertencente ao solicitante. Conforme preleciona Fbio Ulha Coelho, o principal objetivo desse segundo requisito da registrabilidade a represso contrafao de marcas (a chamada pirataria). Essa prtica ilcita consiste em requerer o registro de marcas ainda no exploradas pelos seus criadores no Brasil, mas j utilizadas noutros pases. Demonstrada a notoriedade da marca, o empresrio poder requerer ao Instituto Nacional de Proteo Industrial a nulidade do registro anterior, bem como a concesso do direito industrial em seu nome. Deve-se resguardar o direito daquele que investe na propaganda. Conclui-se, por conseguinte, que a marca notoriamente conhecida possui proteo no Brasil dentro de um determinado ramo de atividade econmica, independentemente de registro, desde que assim registrada em outro pas signatrio da Conveno de Paris.

No impedimento

O art. 124 da Lei n. 9.279/96 enumera as expresses e os smbolos que no podem ser registrados como marcas (ex.: Braso das Foras Armadas, sinais de programas, nmero isolado). O prazo de vigncia do registro de uma marca de 10 anos, prorrogvel por igual perodo, infinitamente (no passa a ser compreendida pelo estado da tcnica). Caso a sua utilizao no se inicie no prazo de 5 anos, a partir da concesso, ou haja suspenso da utilizao pelo mesmo perodo (5 anos), ocorrer a caducidade. Caduca uma patente se, decorridos 2 anos a contar da licena compulsria, esse prazo se mostrar insuficiente para prevenir ou sanar o abuso ou o desuso, salvo motivos justificveis (art. 80 da Lei n. 9.279/96). A Lei n. 9.279/96 traz, ainda, proteo a dois outros bens incorpreos: sinais ou expresses de propaganda e ttulos de estabelecimentos.

21

Sinais ou expresses: so legendas, anncios, gravuras etc. que objetivam atrair a ateno do consumidor para determinados produtos ou servios (visam recomendar determinados produtos ou servios). Ex.: slogans. A proteo jurdica dos sinais ou expresses, assim como dos ttulos de estabelecimento, no se d por registro ou patente, mas sim por meio da tipificao de sua utilizao indevida como crime (art. 191 da Lei n. 9.279/96). Segundo a doutrina, a proteo deveria ser feita por meio de registro. Ttulo de estabelecimento: so expresses ou qualquer outra designao do estabelecimento comercial. Ex.: Casas Pernambucanas (local em que se exerce atividade econmica). Nome empresarial: identifica o sujeito de direito (o comerciante, pessoa fsica ou jurdica). Ex.: Silva e Pereira. Marca: identifica o produto ou servio do comerciante. Ex.: Marca X. As expresses que compem o nome empresarial podem ser as mesmas da marca e do estabelecimento. O Brasil unionista, signatrio de Conveno Internacional sobre a Propriedade Industrial. Assim, no admissvel a criao de distino entre nacionais e estrangeiros em matria de Direito Industrial. O Brasil reconhece o princpio da prioridade, pelo qual possvel a qualquer cidado de pas signatrio da Unio reivindicar prioridade de privilgio ou o registro industrial no Brasil, vista de igual concesso obtida anteriormente em seu pas de origem, desde que no prazo.

22

DIREITO SOCIETRIO
INTRODUO

1 Conceito de sociedade empresria A sociedade empresria uma entidade dotada de personalidade jurdica, com patrimnio prprio, atividade empresarial e fim lucrativo.

2 O ato constitutivo da sociedade Procede-se constituio da sociedade atravs de um instrumento pblico ou particular, firmado por todos os scios, no qual se declaram as condies bsicas da entidade, inclusive nome, domiclio, capital social, cotas de cada scio, objeto social, forma de administrao, prazo de existncia e processo de liquidao. Esse ato constitutivo dever ser arquivado no registro de empresas.

3 Teorias contratualistas e anticontratualistas Mesmo quando a sociedade decorre de um acordo de vontades, lavra na doutrina forte controvrsia quanto natureza do ato constitutivo, entendendo alguns que no se teria a um contrato, mas sim um ato coletivo, de instituio ou corporativo, em virtude do qual as vontades se somariam, de forma paralela, sem portanto se contraporem. Com efeito, o contrato bilateral no se ajusta s caractersticas da sociedade, posto que nesta no ocorre partes contrapostas, como no comum dos contratos. No contrato de sociedade no h essa contraposio. Ao invs, as partes se conjugam para um fim comum substituindo o sinalagma em que se cruza os interesses, coloca-se a identidade de interesses, instrumentalizada na criao da sociedade. Destarte, no direito ptrio, a doutrina do contrato plurilateral desfruta atualmente de uma posio dominante.

4 Da desconsiderao da personalidade jurdica Ningum nega que as sociedades tem personalidade distinta da dos scios. Todavia, vem se afirmando gradativamente o entendimento de que a personalidade jurdica no deve constituir uma couraa acobertadora de situaes antijurdicas. Aos scios ou acionistas no ser dado utilizar a pessoa jurdica como um instrumento para fins a que no a destinara a ordem jurdica. A teoria da desconsiderao da personalidade jurdica seria aplicada sempre que, por m f, dolo ou atitude temerria a sociedade estivesse sendo empregada no para o exerccio regular do comrcio, mas para os desvios ou a aventuras de seus titulares. No tem essa doutrina o alcance de anular a personalidade jurdica, mas o de afasta-la em situaes especficas nas quais, com efeito, no tenha agido a sociedade segundo seus interesses, mas os scios que a manipularam como instrumento de pretenses pessoais. No Brasil, aludido instituto, vem disciplinado no artigo 50 do novo Cdigo Civil que, ao tratar da matria, emitiu conceituao escorreita, vazada nos princpios que lhe so prprios, e, como tal, capaz de corrigir excessos e impropriedades:

Art. 50 Em caso de abuso de personalidade jurdica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confuso patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministrio Pblico quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relaes de obrigao sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica.

23

Com o novo texto, condiciona a desconsiderao da personalidade jurdica ao seu uso abusivo, sendo portanto pressupostos do comprometimento dos bens particulares dos scios ou administradores a demonstrao de que a sociedade estava sendo desviada de seus prprios fins e interesses, ou que o patrimnio social era objeto de promscua confuso com os bens de scios ou administradores. A desconsiderao atingir ento os bens particulares dos scios ou administradores responsveis pelo desvio de finalidade ou pela confuso patrimonial.

O SCIO

5 A posio do scio perante a sociedade Entre o scio e a sociedade h uma relao de participao. Os bens da sociedade integram o cabedal da prpria pessoa jurdica, no cabendo ao scio parcela ou frao ideal desse patrimnio. Os scios recebem cotas ou aes da sociedade, que representam fraes do capital social. Essas cotas passam a integrar o patrimnio do scio. As cotas so para o scio a contrapartida dos bens transmitidos sociedade. Sendo titular de cotas sociais e, por conseguinte, participante da sociedade, o scio mantm em relao a esta direitos e deveres.

6 Direitos e deveres dos scios Direitos dos scios Direito de participar nos resultados sociais O lucro remunera o capital investido. O pr-labore remunera o trabalho do scio na sociedade e, para receb-lo, basta previso no contrato social, no havendo a necessidade de trabalhar de fato.

Direito de fiscalizao da gerncia da sociedade Essa fiscalizao ocorre de duas formas: por meio de exame de livros; por prestao de contas do gerente, na periodicidade prevista no contrato social.

Se o contrato social no mencionar, o gerente s prestar contas, extrajudicialmente, quando deixar o cargo. Judicialmente, o gerente pode prestar contas sempre que o Juiz determinar.

Direito de participar das deliberaes da sociedade A maioria quem decide sobre as deliberaes da sociedade. Se a maioria quiser o aumento do capital social, por exemplo, a minoria dever obedecer. Atualmente, possvel inserir no contrato social clusula que condicione a necessidade de unanimidade dos scios para certas alteraes contratuais, alm das que j exigem unanimidade. Se no houver essa clusula, valer o que a maioria decidir.

Direito de retirada, recesso ou dissidncia Qualquer um dos scios poder, imotivadamente, exercer o direito de retirada, recesso ou dissidncia, desligando-se da sociedade, se restar vencido em qualquer deliberao da maioria

24

societria que importe em alterao do contrato social. Se, porm, a sociedade for contratada por prazo determinado, os scios no podero exercer esse direito.

Deveres dos Scios Integralizar as cotas subscritas O scio que no cumpre com a obrigao de integralizar o capital subscrito chamado de remisso. A sociedade poder optar pela cobrana do valor a ser integralizado ou por sua excluso. Se a sociedade decidir por excluir o scio remisso, poder adquirir sua cota, desde que o faa com fundos disponveis, sem ofensa ao capital social.

Responder pelas obrigaes sociais Os scios respondem pelas obrigaes sociais at o limite do valor do total do capital social subscrito e no integralizado.

7 A cota social A cota social representa uma frao do capital social e, em conseqncia, uma posio de direitos e deveres perante a sociedade. As cotas, portanto, funcionam como objeto do direito de propriedade. Os cotistas detm a sua propriedade. A integralizao das cotas se far em dinheiro ou qualquer outra espcie de bens suscetveis de avaliao em dinheiro. As cotas podero ser integralizadas desde logo, quando da criao da sociedade, ou, posteriormente, no prazo que for fixado, ou ainda de acordo com as necessidades da sociedade, conforme as chamadas que a administrao determinar.

8 Sociedade entre marido e mulher O artigo 977 do novo Cdigo Civil admite, amplamente, a sociedade entre os cnjuges, com exceo das hipteses em que o regime de bens seja o da comunho universal ou em que a separao de bens seja obrigatria.

9 Scio pessoa jurdica Os scios de uma sociedade tanto podem ser pessoas fsicas como pessoas jurdicas, indistintamente. Nada impede, at mesmo, que todos os scios de uma sociedade sejam pessoas jurdicas. Duas ou mais sociedades s vezes se renem para constituir uma outra sociedade destinada a desenvolver atividades de interesse comum ou complementares ao seu objeto, tendo-se ento um quadro social apenas composto de pessoas jurdicas. Devem, porm, ser ressalvadas as sociedades em nome coletivo e as sociedades em comandita simples, cujos scios devero ser necessariamente, pessoas fsicas.

10 Sociedade subsidiria e sociedade holding Subsidiria a sociedade que controlada por outra, e, enquanto holding a sociedade de controle. A holding assume a posio ativa controla; a subsidiria assume a posio passiva controlada. Existem sociedades que no tem nenhuma outra atividade que no seja a de controlar sociedades, sendo por isso chamadas holdings puras. Outras, alm das atividades de controle,

25

desenvolvem operaes de natureza diversa (comerciais, industriais, financeira), recebendo a designao de holdings mistas ou operativas.

11 Sociedade unipessoal A sociedade unipessoal ou de um nico scio no admitida pelo direito brasileiro, em termos gerais. Todavia, j existe a subsidiria integral, que tem um nico scio e tambm permite-se a unipessoalidade temporria pelo espao de tempo decorrido de uma assemblia ordinria at a seguinte, respectivamente, previstas nos artigos 251 e 206, I, d da Lei n. 6.404/76. As sociedades em geral tambm admitem a unipessoalidade temporria por um prazo de at 180 dias, previso expressa no artigo 1033, IV do novo Cdigo Civil.

Classificao das Sociedades

Quanto forma de constituio as sociedades comerciais dividem-se em sociedades regulares e no-regulares.

12 Regulares Sociedades regulares so as que apresentam contrato escrito e registrado na Junta Comercial.

13 No-regulares So sociedades no-regulares aquelas que no possuem contrato escrito e registrado na Junta Comercial. A doutrina classifica as sociedades no-regulares em trs espcies: Irregulares: possuem contratos escritos; todavia, no registrados na Junta Comercial competente; De fato: possuem apenas contrato verbal.

Essa classificao apenas didtica, pois as duas espcies esto sujeitas ao mesmo regime jurdico. As sociedades no-regulares no tm legitimidade para o pedido de falncia dos seus devedores comerciantes, tampouco podem gozar dos benefcios da concordata; seus livros comerciais no tm eficcia probatria (salvo contra estas), bem como todos os seus scios respondero ilimitadamente, ainda que o contrato social disponha o contrrio.

Quanto ao Regime de Constituio e Dissoluo da Sociedade As sociedades comerciais quanto ao regime de constituio e dissoluo classificam-se em sociedades contratuais e sociedades institucionais.

14 Sociedades contratuais So constitudas a partir de um contrato social, podendo ser dissolvidas nas hipteses previstas em lei. Os arts. 1.033 a 1.038 do Cdigo Civil disciplinam as hipteses de dissoluo total, que devem existir sempre que no for possvel a dissoluo parcial, soluo priorizada em razo do princpio da preservao da empresa. Se ocorrer substituio dos scios, ser necessria a alterao do contrato. Nas sociedades contratuais, os scios possuem liberdade para mudar o contrato social, preenchidos os requisitos legais, diferentemente do que ocorre nas sociedades institucionais, nas quais o scio se agrega, no podendo, em regra, alterar o estatuto.

26

So sociedades contratuais: sociedade em nome coletivo; sociedade em comandita simples; sociedade limitada.

Aqui cabe destacar: nas sociedades contratuais o capital social dividido em quotas e o titular de cada quota denomina-se scio.

15 Sociedades institucionais So constitudas a partir de um estatuto social, podendo ser dissolvidas por deliberao majoritria dos acionistas (assim denominados os integrantes de tais sociedades). A substituio dos acionistas feita por agregao, no sendo necessrio que participem do ato de constituio.

So sociedades institucionais: Sociedade annima; Sociedade em comandita por aes.

Cumpre ressaltar: nas sociedades institucionais o capital social dividido em aes e o titular de cada ao denomina-se acionista.

Quanto s Condies para a Alienao da Participao Societria Com relao s condies para a alienao da participao societria as sociedades comerciais envolvem duas espcies de sociedades, quais sejam, sociedades de pessoas e sociedades de capital.

16 Sociedades de pessoas Nas sociedades de pessoas, as caractersticas pessoais dos scios tm relevncia para a sua constituio, desenvolvimento e sucesso. Assim, as sociedades de pessoas so as constitudas em funo da qualidade pessoal dos scios. Nelas no se admite a alienao da participao societria por um scio sem anuncia dos demais. Nas sociedades de pessoas, os scios tm direito de vetar o ingresso de estranho no quadro associativo. So sociedades de pessoas: sociedade em nome coletivo; sociedade em comandita simples.

17 Sociedades de capital Nas sociedades de capital, relevante a contribuio material dos scios em favor da sociedade. Esse tipo de sociedade constitudo visando, principalmente, o capital social, ou seja, a pessoa do scio irrelevante. Nesta espcie, a participao societria livremente transfervel a terceiros. So sociedades de capital: sociedade em comandita por aes; sociedade annima.

Observaes

27

Na verdade, no h sociedade composta somente por pessoas ou somente por capitais, pois em qualquer sociedade esto presentes esses dois elementos. Outra conseqncia importante dessa distino, o fato de que as quotas sociais relativas a uma sociedade de pessoas so impenhorveis por dvidas particulares do seu titular, pois a penhorabilidade seria incompatvel com o direito de veto previsto no dispositivo supracitado. A ltima conseqncia dessa distino diz respeito morte do scio. Em uma sociedade de pessoas, ocorrer dissoluo parcial se um dos sobreviventes no concordar com o ingresso do sucessor do scio morto no quadro social. Na sociedade de capital, os scios no podem opor-se a tal ingresso e, assim, no ocorre dissoluo. Por fim, cumpre mencionar que as sociedades contratuais, em regra, so sociedades de pessoas, ao passo que as sociedades institucionais, em regra, so sociedades de capital.

Sociedade mista:

Na sociedade limitada, o contrato social definir a existncia, ou no, e extenso do direito de veto ao ingresso de novos scios. Assim, se admitir a transferibilidade das cotas, teremos ai uma sociedade de capitais; ao contrrio, isto , inadmitindo a transferibilidade, ter-se-ia uma sociedade de pessoas.

Sociedades de responsabilidade limitada, ilimitada e mista 18 Sociedade limitada Na sociedade limitada, todos os scios respondem com seu patrimnio pelas obrigaes da sociedade de forma limitada. Pertencem a esta categoria a sociedade limitada e a sociedade annima.

19 Sociedade ilimitada Na sociedade ilimitada, todos os scios respondem com seu patrimnio pessoal, de forma ilimitada, pelas obrigaes da sociedade. Exemplos: sociedade em nome coletivo e sociedade em comum.

20 Sociedade mista Na sociedade mista, uma parte dos scios responde de forma ilimitada pelas obrigaes da sociedade e outra parte responde de forma limitada ou sequer responde pelas obrigaes contradas pela sociedade. Pertencem a esta espcie as seguintes sociedades: a) Sociedade em comandita simples b) Sociedade em comandita por aes

O quadro social e suas mutaes

21 Cesso de cotas A cesso de cotas um contrato em virtude do qual o cedente transfere ao cessionrio cotas de uma sociedade. O cedente ora transferir todas as suas cotas, retirando-se da sociedade, ora as transferir parcialmente, permanecendo ma sociedade.

28

O cessionrio ao ingressas na sociedade, assume a posio do cedente em relao s cotas cedidas, passando a incorrer em todos os direitos e obrigaes correspondentes. Opera-se a cesso atravs de um instrumento de alterao contratual, firmado pelo cedente, cessionrio e demais scios. A cesso dever ser registrada na junta Comercial, a fim de que se produzam efeitos perante terceiros.

22 Falecimento, interdio e insolvncia de scio O falecimento de scio poder acarretar a partilha de suas cotas entre os herdeiros ou a apurao dos respectivos haveres em favor do esplio. A interdio, por determinar a incapacidade do scio, retira-lhe a condio de permanecer em sociedade de responsabilidade ilimitada. A insolvncia do scio levar os credores pretenso de penhorar as suas cotas na sociedade. Essa penhora no ter cabimento nas sociedades de pessoas, cumprindo, no caso, apurar os haveres do scio insolvente para, sobre os valores encontrados, incidir a penhora.

23 Apurao de haveres H uma srie de situaes em que se impe a liquidao das cotas de determinados scios, ocorrendo ento a apurao de haveres. Previa o cdigo Comercial de 1850 (art. 335) que as sociedades se dissolviam pela falncia, despedida ou morte de qualquer dos scios. Esse efeito foi afastado pela prtica mercantil, face ao princpio da continuidade da empresa. Com o novo Cdigo Civil, consagra-se em lei esta regra, mediante previso expressa da liquidao da cota do scio falecido (art. 1028) ou de alguma forma despedido da sociedade (art. 1031). A apurao de haveres destina-se a calcular qual a parcela do patrimnio da sociedade correspondente s cotas do ex-scio.

Tipos de Sociedade

23 Tipos de Sociedade Existem seis tipos ou espcies de sociedades, quais sejam: sociedade simples, sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples, sociedade limitada, sociedade em comandita por aes e sociedade annima. A sociedade de capital e indstria foi eliminada pelo novo Cdigo Civil que, contudo, admitiu que a sociedade simples, em sua forma prpria, pudesse ter scios de indstria (art. 997, V).

24 Sociedade em nome coletivo A sociedade em nome coletivo foi mantida pelo Cdigo Civil (arts. 1039 a 1044), que preservou as suas linhas gerais. A marca desse tipo societrio a responsabilidade solidria e ilimitada de todos os scios. Essa caracterstica, por comprometer o patrimnio pessoal dos scios, provocou, especialmente depois do surgimento da sociedade limitada, o quase completo desaparecimento desse modelo de sociedade.

25 Sociedade em comandita simples Esse antigo tipo de sociedade, tambm em desuso, foi preservado pelo novo Cdigo Civil.

29

A caracterstica bsica da sociedade em comandita simples continua sendo a existncia de duas categorias de scios: os comanditados, que respondem solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais; e os comanditrios, cuja responsabilidade limitada ao valor das prprias cotas. A sociedade me comandita simples tanto se presta constituio de uma sociedade simples como constituio de uma sociedade empresria.

26 Sociedade de capital e indstria A sociedade de capital e indstria encontra-se revogada pelo novo Cdigo Civil. Anote-se, porm, que a sociedade simples em sua forma prpria, admite scios de indstria.

27 Sociedade simples Aspectos Gerais A sociedade simples um novo tipo societrio introduzido no direito brasileiro pelo Cdigo Civil recm-promulgado, e que, de alguma maneira substitui a antiga sociedade civil regida pelo Cdigo Civil revogado. A sociedade simples, em sua forma tpica, somente poder ser utilizada para as atividades no empresariais, resumindo-se o seu campo de abrangncia aos pequenos negcios, a serem definidos em lei, s atividades rurais, ao exerccio de profisso de natureza intelectual, e bem assim a empreendimentos destitudos de qualquer estrutura organizacional.

Atos Constitutivos Os atos constitutivos, que tero natureza contratual, exigem instrumento escrito, que poder revestir a forma pblica ou particular, no qual sero declarados as condies e caractersticas bsicas da sociedade (art. 977).

Scios Os scios podero ser pessoas naturais ou pessoas jurdicas, no havendo qualquer exigncia quanto ao porte dessas pessoas.

Objeto Social O objeto social, que ser declinado no contrato, compreender qualquer atividade que se enquadre no conceito de pequeno negcio, a ser definido em lei, e ainda no de atividades rurais, ou de natureza intelectual.

Denominao A sociedade ter uma denominao (art. 997, II), ficando-lhe assim vedada a adoo de uma firma. Tal denominao dever manter alguma correlao com o objeto da sociedade.

Capital O capital, tal como das demais sociedades, poder ser integralizado com qualquer sorte de bem suscetvel de avaliao em dinheiro. A particularidade dessa sociedade a admisso de scio de servio, nos moldes do que ocorria na sociedade de capital e indstria, agora revogada.

Responsabilidade dos Scios

30

O contrato social dever indicar se os scios (art. 997, VIII) respondem, ou no, subsidiariamente, pelas obrigaes sociais. Verifica-se, portanto, que, nessa modalidade societria, os scios podero responder ou no, segundo o que constar do contrato, pelas obrigaes sociais.

Alteraes Contratuais As alteraes contratuais concernentes a matrias bsicas, que se acham enumeradas no art. 997, dependem, segundo o art. 999, de consentimento unnime dos scios, nesses includos, naturalmente, os scios de servio. As demais matrias podero ser decididas por maioria absoluta, se o contrato no exigir unanimidade.

Deliberaes Sociais As deliberaes dos scios sobre negcios ou interesses da sociedade sero tomadas por maioria do capital, mas, se houver empate, prevalecer a deciso que contar com a manifestao favorvel da maioria dos scios, nestes includos, por razes lgicas, os scios de servio.

Administrao Social A administrao da sociedade ser exercida exclusivamente por pessoas naturais (art. 997, VI) no se admitindo a delegao de poderes (art. 1018).

Cesso de Cotas A cesso de cotas depende da concordncia dos demais scios (art. 1003), que, para tanto, e se estiverem de acordo, promovero a competente alterao contratual.

Scio Remisso O scio remisso responde por perdas e danos (art. 1004), podendo a maioria dos demais scios preferir a sua excluso ou a reduo de sua cota ao montante j realizado.

Excluso de Scio O scio, inclusive o majoritrio, desde que tenha incorrido em falta grave no cumprimento de suas obrigaes ou por incapacidade superveniente (art. 1030), poder ser excludo da sociedade, mediante deciso judicial provocada pela maioria dos demais scios (maioria do capital).

Reduo do Quadro Social a um nico Scio A sociedade poder permanecer com um nico scio pelo perodo de 180 dias (art. 1033), findos os quais, sem a recomposio da pluralidade, ser considerada dissolvida.

Dissoluo da Sociedade As causas de dissoluo da sociedade esto equacionadas de modo mais preciso e consistente do que na legislao revogada. O trmino do prazo de durao da sociedade no mais determina a sua dissoluo de pleno direito, se no houver oposio de nenhum dos scios ocorrer sua prorrogao por prazo indeterminado. O consenso dos scios, deciso unnime, continua sendo uma causa de dissoluo ordinria da sociedade.

31

Tratando-se de sociedade por prazo indeterminado, a maioria absoluta do capital poder decidir a dissoluo. A falta de pluralidade dos scios tambm determina a dissoluo ordinria da sociedade, assim como a extino quando exigida, de autorizao para funcionar. A dissoluo judicial poder ocorrer, conforme previsto (art. 1034) quando anulada a constituio, ou quando, por qualquer motivo, a sociedade de mostrar invivel. A liquidao judicial ocorrer tambm, a requerimento de qualquer dos scios, nos casos em que a liquidao ordinria no se instale, embora tenha ocorrido, por fora de lei, ou, por deliberao dos scios, a dissoluo da sociedade.

Dissoluo e liquidao 28 Dissoluo Toda sociedade se destina a exercer o seu objeto social; a dissoluo marca o fim dessa destinao. Com a dissoluo, encerra-se a fase ativa da sociedade, que, a partir da, entra em liquidao, que uma espcie de preparao para a morte. Durante a liquidao, mantm a sociedade a personalidade jurdica, mas no pode realizar novos negcios. A dissoluo tanto poder ser amigvel como judicial. O Cdigo Civil, no art. 1033, enumera as hipteses de dissoluo ordinria: vencimento do prazo de durao, vontade dos scios, reduo do quadro social a um nico scio, extino de autorizao para funcionar. O art. 1034 do Cdigo Civil apresenta trs hipteses de dissoluo contenciosa, quais sejam: a) anulao da constituio da sociedade; b) esgotamento do fim social; c) inexeqibilidade do objeto social. O ato que dissolve a sociedade (distrato ou sentena) dever ser arquivado na Junta Comercial e, depois, publicado.

29 Liquidao A liquidao perodo do fechamento das contas. Nessa fase dever a sociedade ultimar negcios pendentes, realizar o ativo e pagar o passivo. Os liquidantes, que podero ser os prprios administradores ou terceiros, transformaro em dinheiro todos os bens da sociedade e promovero o pagamento de todas as suas dvidas.

30 Partilha A partilha o ato final da liquidao. Uma vez atendidos todos os credores, o saldo patrimonial apurado pertence aos scios, devendo ser distribudos entre estes na proporo dos respectivos quinhes sociais. possvel que, depois de pago todo o passivo, ainda existam na sociedade bens a serem transformados em dinheiro. Podero os scios, se o preferirem, e de comum acordo, dividir entre si esses bens, ainda in natura.

A conta de participao

31 Sociedade em conta de participao

32

Embora tenha o nome de sociedade e esteja includa no ttulo do Cdigo Civil que trata das sociedades, a chamada sociedade em conta de participao no uma verdadeira sociedade. Faltam-lhe o patrimnio prprio e a personalizao (o prprio Cdigo a considera no personalizada), que so caractersticas essenciais das sociedades, especialmente a partir da declarao do Cdigo Civil (art. 44), no sentido de que estas so pessoas jurdicas. Na sociedade em conta de participao, uma ou mais pessoas fornecem dinheiro ou bens a um empresrio, a fim de que este os aplique em determinadas operaes, no interesse comum. Aquele que aparece perante terceiros chamado scio ostensivo ou operador e os fornecedores de recursos so chamados scios ocultos ou participantes. No caso de falncia, alcanar esta apenas o operador (scio ostensivo). A conta de participao poder ser contratada para uma nica ou para vrias operaes.

32 Natureza jurdica e finalidade A relao que se estabelece entre as partes de natureza bilateral, configurando-se sempre no plano operador-participante. Ainda que sejam vrios os participantes, no haver uma relao destes entre si, mas to-somente de cada um destes, ou do conjunto destes, com o operador. A conta de participao apresenta elementos da sociedade conjugao de recursos para uma explorao comum mas no rene os pressupostos necessrios sua classificao como tal. Podese, ento, afirmar que se trata de um contrato de participao. A finalidade desse contrato , com efeito, a obteno de capital de risco para um dado empreendimento, proporcionando-se ao emprestador uma participao nos lucros ou prejuzos.

33 A importncia do registro O cdigo civil (art. 992) dispensa, com relao conta de participao, as formalidades para a constituio de sociedades, e permite que a sua existncia seja provada por qualquer dos meios admitidos em direito. Deve-se, contudo, lembrar que a conta de participao mantm uma faixa fronteiria com a sociedade irregular. No havendo contrato escrito nem arquivamento no Registro de Empresas, corre o participante o risco de ser confundido com o scio de uma sociedade irregular, do que resultaria a sua responsabilidade ilimitada. Desse modo, embora no obrigatoriamente, devem os participantes, para no se exporem a elevados riscos, contratar a conta de participao por escrito, e providenciar o respectivo arquivamento no Registro de Empresas. O arquivamento, embora no exigido por lei, pode ser feito, posto que qualquer ato de interesse do empresrio passvel de arquivamento na Junta Comercial (art. 32, II e, da Lei n. 8.934/94).

34 Relaes externas e internas A conta de participao apresenta uma fase externa e outra interna. Externamente, o empresrio atua como se no existisse a conta de participao, sendo ele o nico que se obriga e que adquire direitos. Internamente, registra o empresrio-operador, na conta especfica, todos os ingressos, despesas e dispndios incorridos e os resultados que se forem acumulando, para distribuir os lucros ou imputar os prejuzos aos participantes, imputao essa que no poder ultrapassar os fundos que cada um destinou ao contrato. Os participantes obrigam-se apenas perante o operador, no sendo dado aos credores qualquer direito ou pretenso contra aqueles.

33

35 Utilidade e aplicao O contrato de participao, ao contrrio das sociedades de responsabilidade limitada, que perderam inteiramente a sua importncias, um instituto em franca ascenso, sendo cada vez mais utilizado para uma srie de empreendimentos. Uma de suas aplicaes mais constantes vem se verificando na rea das incorporaes imobilirias. Uma empresa assume a obra externamente, enquanto outras fornecem terreno e recursos para, depois, ratearem entre si o proveito apurado. As parcerias empresariais, de que hoje muito se fala, e que se destinariam a reduzir custos e integrar resultados entre empresas produtoras e empresas fornecedoras de peas ou componentes ou ainda de servios, representam efetivas contas de participao.

Sociedade Limitada (A)

36 Caractersticas A sociedade limitada representa a mais recente das formas societrias existentes no direito brasileiro. O novo Cdigo Civil regula inteiramente a sociedade limitada, assim revogando o Decreto n. 3.708/19. A primeira mudana significativa concerne prpria designao da sociedade, que deixa de chamar-se sociedade por cotas de responsabilidade limitada para nomear-se simplesmente sociedade limitada. A sociedade limitada, com o novo Cdigo Civil, passa por substanciais alteraes, que afetam o seu funcionamento, o processo de relaes entre os scios e destes para com a sociedade, e ainda a administrao social. A rigidez agora instituda, o formalismo das deliberaes sociais, a limitao dos poderes da maioria, a burocratizao de seu funcionamento tornam a sociedade limitada, no que tange a empresas com patrimnio lquido inferior a R$ 1 milho de reais, uma estrutura mais pesada do que a da sociedade annima fechada, que, com aquele limite de capital e menos de vinte scios, desfruta de condies bastante simplificadas. A sociedade limitada, que vinha se constituindo a forma quase exclusiva dos negcios pequenos e mdios, tanto no campo das sociedades civis como comerciais, tender a perder posio, face ao seu desarrazoado engessamento.

44 A responsabilidade limitada A responsabilidade dos scios continua, pois, limitada integralizao do capital social subscrito. Conseqentemente, se algum scio no integralizar as prprias cotas, todos os demais respondero solidariamente pela correspondente integralizao. A responsabilidade solidria dos scios pela integralizao do capital atua como uma garantia para os credores da sociedade. A administrao da sociedade somente poder demandar os scios para que integralizem as prprias cotas. Terceiros, credores da sociedade, estes sim, que podero exigir, de qualquer dos scios, a integralizao do capital, no caso de falncia, ou, face nova redao, mesmo independentemente desta, desde que no encontrem, para efeito de penhora, bens livres da sociedade. A responsabilidade dos scios pela integralizao do capital solidria, porm, subsidiria. A sociedade limitada envolve, pois, uma responsabilidade superior da sociedade annima, na qual cada acionista responde apenas pelo capital que subscreveu.

34

Integralizado, porm, o capital da sociedade limitada, estaro os scios liberados de qualquer responsabilidade adicional.

45 Legislao aplicvel sociedade limitada aplica-se, basicamente, o captulo IV do ttulo II do livro II do Cdigo Civil, que a legislao especfica sobre a matria. Nas omisses de sua regulao especfica, aplicam-se sociedade limitada as normas da sociedade simples (art. 1053). A lei das sociedades annimas, que exercia o papel de legislao supletiva das omisses do contrato da sociedade limitada, passa a exercer esse papel apenas quando invocada explicitamente pelo estatuto social (art. 1053, nico).

46 Campo de aplicao Por se tratar de uma sociedade que, alm de limitada, era simples, barata e flexvel, a sociedade limitada vinha sendo a mais utilizada das formas societrias, tanto no mbito comercial como no civil, sendo neste quase exclusiva. Agora, com o novo Cdigo Civil, e as novas regras sobre limitada, que a tornam menos simples, menos barata e menos flexvel, cabe indagar a respeito de seu futuro, e de como o mercado reagir. De qualquer sorte, como mantm a responsabilidade limitada, e no se sujeita a publicao obrigatria de balanos, continuar a contar com forte aceitao no mbito de empresas mdias e mdio-grandes, que no se disponham a arcar com os custos e a exposio decorrentes da publicao obrigatria de demonstraes financeiras completas.

47 Administrao A administrao da sociedade cabe a uma ou mais pessoas, scias ou no, designadas no contrato social ou em ato separado. Elas so escolhidas e destitudas pelos scios, observando-se, em cada caso, a maioria qualificada exigida por lei para a hiptese. Para a sociedade ser administrada por no-scio, necessria expressa autorizao no contrato social. Inexistente esta, s a scio podem ser atribudos poderes de administrador. No tocante ao administrador no-scio, cabe acentuar que, enquanto no integralizado o capital social, somente unanimidade dos scios caber promover essa nomeao. Integralizadas todas as cotas, a designao poder se fazer por um mnimo de dois teros. O mandato do administrador pode ser por prazo indeterminado ou determinado. O contrato social ou o ato de nomeao em separado definem, para cada administrador ou em termos gerais, se h termo ou no para o exerccio do cargo. Na Junta Comercial devem ser arquivados os atos de conduo, reconduo e cessao do exerccio do cargo de administrador. O exerccio do cargo de administrador cessa pela destituio, em qualquer tempo, do titular, ou pelo trmino do prazo se, fixado no contrato ou em ato separado, no houver reconduo. Tratando-se de scio nomeado administrador no contrato, sua destituio somente se opera pela aprovao de titulares de quotas correspondentes, no mnimo, a dois teros do capital social, salvo disposio contratual diversa.

47.1 Da responsabilidade dos scios A responsabilidade dos scios pelas obrigaes da sociedade limitada, como diz o nome do tipo societrio, est sujeita a limites. Todavia, esta limitao comporta excees, a saber:

1 - Capital social subscrito no inteiramente integralizado. Nesse caso, a responsabilidade dos scios ilimitada e solidria, abrangendo, desta feita, inclusive, o patrimnio pessoal de cada scio at o montante que faltar para integralizar o capital subscrito.

35

Deste modo, se o contrato social estabelece que o capital est totalmente integralizado, os scios no tm nenhuma responsabilidade pelas obrigaes sociais. Falindo a sociedade, e sendo insuficiente o patrimnio social para liquidao do passivo, a perda ser suportada pelos credores;

2 - Os scios que adotarem deliberao contrria lei ou ao contrato social respondero ilimitadamente pelas obrigaes sociais relacionadas deliberao ilcita. Os scios que dela dissentirem devero acautelar-se, formalizando sua discordncia, para se assegurar quanto a esta modalidade de responsabilizao; 3 - O cdigo civil de 2002, inclusive, probe a sociedade marital se o regime de bens no casamento for o da comunho universal ou separao obrigatria. Assim, se, a despeito da proibio legal, for registrado na Junta Comercial sociedade composta exclusivamente por marido e mulher, os seus scios responderia, ilimitadamente pelas obrigaes sociais; 4 - A Justia do Trabalho tem protegido o empregado deixando de aplicar as regras de limitao da responsabilidade dos scios. Tal orientao, de base legal questionvel, deriva, na verdade, da inteno de proteger o hipossuficiente, na relao de emprego; 5 - Dbitos junto Seguridade Social (INSS), em razo do disposto no artigo 13 da Lei n 8.620/93, podem ser cobrados de qualquer scio da sociedade limitada.

48 Delegao A delegao da gerncia era uma peculiaridade da sociedade limitada, posto que no era admitida em nenhuma outra espcie societria. Com o novo Cdigo Civil, que permitiu administradores no scios, a delegao foi inteiramente banida do direito societrio, tanto que, no includa nas normas especficas sobre sociedade limitada, foi ainda vedada, de forma expressa, na parte geral (art. 1018), onde se estipulou que o administrador no poder se fazer substituir no exerccio de suas funes. Fica, portanto, a delegao de poderes de administrao totalmente erradicada do direito societrio brasileiro.

Sociedade Limitada (B)

49 A cota social A cota social significa uma parcela indivisvel do capital. Havendo co-proprietrios, os direitos dela decorrentes somente podero ser exercidos pelo representante designado pelos condminos, ou pelo inventariante no caso de esplio. O cotista dever integralizar as suas cotas nos prazos e condies convencionados, podendo a sociedade, se houver impontualidade, e depois de notificar o scio inadimplente, promover a competente ao de execuo. O scio remisso, semelhantemente aos das demais sociedades, responder por perdas e danos, podendo a maioria dos demais scios preferir a sua excluso, com reduo do capital; ou a reduo de sua participao.

50 Cesso de cotas A matria dever ser disciplinada no contrato social, no qual se especificar se as cotas so intransferveis ou transferveis e, nesse ltimo caso, se a transferibilidade livre ou condicionada. A intransferibilidade, desde que adotada, acarretar para a sociedade a obrigao de, sempre que um scio o solicitar, promover a apurao de seus deveres, pois, se assim no fora, estaria o cotista obrigado a permanecer indefinidamente na sociedade. Destarte, ou se permite a alienao da cota a terceiro ou se processa a sua liquidao. Com o novo Cdigo Civil, o tratamento conferido questo sofre uma radical inverso, posto que apenas se permite a livre transferncia das cotas quando o cessionrio for um outro scio. A cesso a estranho passa a depender de ausncia de oposio de cotistas que representem mais de um quarto

36

do capital social. Impe-se, portanto, a prvia consulta ao quadro social, para apurar a inexistncia da referida oposio.

51 Cauo de cotas As cotas, como bens mveis que so, podem figurar como objeto de cauo ou penhor, e como tal garantir o cumprimento de determinadas obrigaes. Toda garantia real envolve um princpio de alienao. Conseqentemente, no podem ser dados em garantia aqueles bens que no podem ser alienados. Em outras palavras, as cotas que no podem ser cedidas, tambm no podem ser caucionadas. Cabe deduzir ainda, que a penhora das cotas como medida processual encontra-se sujeita s mesmas condies ora examinadas. Se as cotas forem intransferveis, resolver-se- em apurao de haveres; se houver direito de preferncia, esse se exercer durante a praa.

52 Direito de preferncia quando do aumento do capital social De acordo com o novo Cdigo Civil, o direito de preferncia dos cotistas fica imperativamente assegurado em lei, garantindo-se-lhes um prazo de 30 dias contado da deliberao, para, se o quiserem, exercer o direito de participar do aumento de capital. O direito de preferncia assegura-se relevante, na medida em que propicia o scio o direito de perpetuar o nvel de participao que detm na sociedade, evitando a diluio de seu poder de voto e de sua frao no rateio dos lucros.

53 O processo decisrio Na sociedade limitada, como em qualquer sociedade, a maioria calculada em funo do nmero de cotas e no no de scios, assim, um nico scio, que tenha 100 cotas, pesar mais nas decises do que 50 scios que somem, no conjunto, apenas 80 cotas. Cabe ressaltar, que sob o regime do Decreto n. 3708/19, em regra, as decises eram tomadas por scios que representassem a maioria do capital. Agora, com o novo Cdigo Civil, essa matria passa por uma gigantesca revoluo, uma vez que a liberdade contratual, que antes prevalecia, foi substituda por normas legais imperativas, que estabelecem maiorias especiais para diversas situaes. Segundo as novas regras, as deliberaes do scios, que envolverem alterao do contrato social ou que aprovarem incorporao, a fuso ou a dissoluo, ou ainda, a cessao do estado da liquidao da sociedade exigem votos favorveis de pelo menos trs quartos do capital social (art. 1076, I). Algumas deliberaes, (art. 1076, II) acham-se subordinadas aprovao de mais da metade do capital social. So estas as concernentes a:

1) designao de administradores, quando procedidas por ato separado; 2) destituio de administradores; 3) remunerao de administradores; 4) autorizao para o pedido de concordata.

O contrato poder exigir sempre, para qualquer das questes objeto de deciso uma maioria mais elevada, tanto que a lei apenas estabeleceu parmetros mnimos de votos favorveis.

54 Excluso de scio

37

Alm dos casos de excluso de scios aplicveis sociedade simples (arts. 1004 e 1030), que so extensveis sociedade limitada e que dependem de deciso judicial, pode o scio da limitada (art. 1085) ser excludo por deliberao dos scios representativos de mais da metade do capital social, sob o fundamento de que o scio em questo praticou atos graves e comprometedores para os interesses da empresa. Essa providencia depende, porm, segundo o artigo supra referido de previso contratual de excluso de scio por justa causa e de ampla garantia do contraditrio.

55 Aumento de capital O capital somente poder ser aumentado depois de integralizado (art. 1081). Para o aumento do capital que acarreta a alterao do contrato social, demanda a nova lei (1076, I) a manifestao favorvel de trs quartos do capital social.

56 Reduo de capital A reduo de capital, por fazer-se mediante modificao contratual, tambm depende do quorum especial de trs quartos, podendo ocorrer quando houver perda patrimonial irreparvel ou quando o capital mostrar-se excessivo (art. 1082).

57 Assemblia geral As deliberaes dos scios sero tomadas em reunio dos scios ou em assemblia geral, segundo o que constar do contrato social, mas, se a sociedade contar com mais de dez scios, a o assemblia geral ser obrigatria (art. 1072, 1 ). A assemblia dever observar a sistemtica de convocao e ordenao dos trabalhos prevista na lei, mas, se adota a reunio de scios, caber ao contrato social disciplinar o seu funcionamento, sendo que as omisses sero supridas pelas normas legais sobre assemblia geral. As reunies ou assemblias gerais sero convocadas pelos administradores, mas podero tambm ser convocadas por qualquer dos scios se os administradores, nos casos previstos em lei ou no contrato, retardarem por mais de sessenta dias a convocao. Titulares de mais de um quinto do capital tambm podero promover a convocao, se esta, solicitada aos administradores, no se fizer no prazo de oito dias. O pedido de convocao dever fazer-se acompanhar de sua fundamentao e da indicao das matrias a serem decididas. Pode-se, porm, evitar a prpria reunio ou assemblia, se todos os scios firmarem documento decidindo as matrias que seriam objeto de deliberao colegiada. O voto contrrio lei ou ao contrato acarreta a responsabilidade pessoal e ilimitada do scio que a proferir (art. 1080), circunscrevendo-se essa responsabilidade, naturalmente, aos efeitos danosos da decorrentes, seja para a sociedade, seja para os demais scios, seja para terceiros.

58 Conselho fiscal O conselho fiscal um rgo optativo, podendo o contrato social adota-lo ou no (art. 1066). A funo precpua desse rgo, tal como na sociedade annima, a fiscalizao da atuao dos administradores, especialmente no que tange a seus aspectos financeiros. Se a sociedade tiver conselho fiscal, a minoria, com pelo menos um quinto do capital, ter o direito de eleger um de seus membros. 59 O direito de recesso Na sociedade limitada, vincula-se os scios prpria durao da entidade, no lhes sendo permitido pedir, segundo lhes aprouver, a apurao de seus haveres. O direito de retirada ou de recesso somente se coloca quando o contrato social alterado, ou deliberada a fuso da sociedade, a ciso, sua incorporao por outra, ou a incorporao de qualquer sociedade. Nesses casos, os scios que divergirem da alterao contratual tm o direito (art. 1077)

38

de se desvincularem da sociedade, recebendo o valor patrimonial de suas cotas, segundo o balano especialmente levantado, se de outra forma no dispuser o contrato social. O prazo para o exerccio do recesso de trinta dias, considerando-se para tanto os dias subseqentes data de realizao de reunio ou assemblia. O reembolso ao cotista observar o balano especialmente levantado, e considerar a parcela realizada de suas cotas. Ressalte-se, caso os bens do ativo da sociedade estejam com seus valores contbeis distanciados da realidade, cumprir ao interessado solicitar uma efetiva avaliao desses bens segundo a sua expresso de mercado. Os intangveis da empresa, especialmente o ponto comercial e o nome empresarial, tambm devero ser levados em considerao, isso naturalmente quando representarem um valor efetivo. As cotas liquidadas, salvo acordo ou estipulao contratual diversa, devero ser pagas em o dinheiro, no prazo de noventa dias (art. 1031, 2 ). A fim de evitar desencaixes vultuosos, que podero comprometer a liquidez da sociedade, convm disciplinar contratualmente esse prazo, a fim de que se estenda por um perodo mais longo, desde que razovel, um ano por exemplo, acrescendo-se s parcelas mensais os juros remuneratrios correspondentes.

Aspectos gerais da sociedade annima Sociedades por aes Lei n. 6.404/76 (Sociedade Annima)

1. CLASSIFICAO As sociedades annimas classificam-se em abertas e fechadas, de acordo com a negociao de seus valores na Bolsa de Valores e no Mercado de Balco. Antes de adentrarmos no assunto, indispensvel a breve compreenso de alguns conceitos: A Bolsa de Valores e o Mercado de Balco formam o Mercado de Capitais, no qual se negociam aes ou qualquer outro valor mobilirio; A Bolsa de Valores uma associao civil, formada por sociedades corretoras de valores mobilirios de uma mesma base territorial, que exerce o servio do prego de valores mobilirios. A Bolsa mercado secundrio de valores mobilirios; O Mercado de Balco compreende todos os negcios que se realizam no mercado aberto de capitais, fora da Bolsa de Valores. mercado primrio e secundrio de valores mobilirios; O mercado primrio de valores mobilirios aquele em que as aes so subscritas ou lanadas. Exemplo: contrato de subscrio ou underwriting Sociedade de aes est sendo formada contrato com uma instituio para viabilizar o lanamento das aes e, tambm, lanar as mesmas; O mercado secundrio de valores mobilirios aquele em que so negociadas aes j subscritas ou lanadas. Ex.: contrato de compra e venda de aes efetuadas na Bolsa de Valores; Valores mobilirios so ttulos de investimento que as sociedades annimas emitem para captao dos recursos necessrios ao desenvolvimento de sua atividade econmica.

Aps o conhecimento acerca dos conceitos bsicos, passaremos referida classificao das sociedades annimas: Abertas: so as sociedades annimas cujos valores mobilirios so negociveis na Bolsa de Valores e no Mercado de Balco, o que , inclusive, a sua fonte de captao de recursos. Tm como caracterstica o levantamento de fundos em alta quantia e so

39

controladas e fiscalizadas pelo Estado por intermdio da Comisso de Valores Mobilirios CVM; Fechadas: so aquelas que no negociam seus valores mobilirios no mercado de capitais.

2. ESPCIES DE VALORES MOBILIRIOS As espcies de valores mobilirios so: aes, debntures, partes beneficiarias, bnus de subscrio, commercial paper.

2.1. Ao uma espcie de valor mobilirio representativo de unidade do capital social de uma sociedade annima e que confere ao seu titular um complexo de direitos e deveres patrimoniais e polticos. Muitos autores colocam a ao como uma espcie de ttulo de crdito, porm essa classificao no condiz com a realidade, visto que os ttulos de crditos conferem ao seu titular direitos to-somente na esfera patrimonial, enquanto as aes, alm de conferirem direitos na esfera patrimonial, conferem tambm direitos na esfera poltica. O principal direito poltico conferido pelas aes o direito de voto, alm do direito fiscalizao.

2.1.1. Classificao das aes

a) Quanto espcie Ordinrias: so aquelas que conferem aos seus titulares os direitos que a lei reserva aos acionistas. No conferem vantagens ou privilgios na esfera patrimonial, porm o direito poltico do voto sempre concedido. Preferenciais: so as que conferem aos seus titulares alguma vantagem ou privilgio na esfera patrimonial. Por outro lado, no conferem direito de voto. As vantagens esto dispostas no art. 17 da Lei das Sociedades por Aes (este rol exemplificativo). As sociedades por aes admitem no mximo 50% do capital social representados por aes preferenciais sem direito a voto ( a nova redao do 2. do art. 15 da Lei n. 6.404/76, redao essa dada pela Lei n. 10.303/2001). Deve-se notar que as aes preferenciais sem direito de voto ou com restrio ao exerccio deste direito, somente sero admitidas negociao no mercado de valores mobilirios se a elas for atribuda pelo menos uma das seguintes preferncias ou vantagens (art. 17, 1., inc. I, da Lei n. 6.404/76, com nova redao) em prioridade na distribuio de dividendos, fixo ou mnimo; De fruio: so as atribudas aos acionistas, cujas aes foram amortizadas. Amortizar uma ao significa adiantar ao acionista o que ele receberia caso a sociedade fosse liquidada, independentemente desse evento (dessa liquidao). O acionista no ter mais direito ao acervo do patrimnio em caso de partilha. Os acionistas de fruio possuem todos os demais direitos essenciais. Vale lembrar que o direito a voto no um direito essencial.

b) Quanto forma Nominativas: so as que identificam o seu titular, diferentemente das aes ao portador, que foram extintas em 1990. Atualmente, todas as aes identificam o portador, tanto as nominativas quanto as escriturais. As aes nominativas esto registradas no livro da sociedade annima e sua transferncia ocorre mediante averbao em livro prprio. O que diferencia as aes nominativas das escriturais o ato jurdico que opera a transferncia de sua titularidade.

40

Escriturais: so aquelas registradas nos livros de uma instituio financeira e sua transferncia ocorre mediante ordem do alienante para que se proceda a uma baixa em sua conta de aes e a um crdito na conta de aes do adquirente. Elas no geram emisso de certificados, apenas constam dos arquivos da instituio financeira.

c) Quanto classe As aes ordinrias de companhias abertas no podem ser divididas em classes. As ordinrias de companhias fechadas podem ser divididas em classes, observado o limite do art. 16 da LSA; este rol taxativo. Aes preferenciais sempre podero ser divididas em classes, tantas quantos forem distintos os conjuntos de direitos.

2.2. Debntures uma espcie de valor mobilirio representativo de um contrato de mtuo em que a sociedade annima emitente o muturio e o debenturista o mutuante. emitida a partir de um documento que se chama escritura de emisso de debntures, que apresentar todas as condies da emisso. Tal documento conter: o valor de cada debnture; o prazo de resgate; a remunerao do debenturista; as garantias que a sociedade annima oferece ao debenturista.

2.2.1. Classificao das debntures As debntures podem ser classificadas de acordo com a garantia que oferecem ao debenturista: debnture com garantia real: confere a seu titular (ao debenturista) um direito real de garantia pode ser hipoteca, penhor etc.; debnture com garantia flutuante: confere ao seu titular um privilgio geral em caso de falncia da sociedade annima emitente; debnture quirografria: confere um crdito de natureza quirografria ao seu titular (crdito quirografrio: aquele que no tem garantia nem privilgio); debnture subordinada ou sub-quirografria: confere ao seu titular uma preferncia em relao aos acionistas, em caso de falncia da sociedade annima emitente.

As debntures so emitidas por S/As fechadas ou abertas (para o mercado de capitais Bolsa de Valores e Mercado de Balco). Se a emisso for feita para o mercado de capitais, a escritura de emisso obrigatoriamente indicar um agente fiducirio de debenturistas que os representar em todas as relaes com a sociedade annima. Agente fiducirio de debenturista pode ser pessoa fsica ou jurdica. Se for jurdica, deve ser uma instituio financeira. As debntures podem ser convertidas em aes, a depender da escritura de emisso. A nova redao do art. 59 da Lei n. 6.404/76, dada pela Lei n. 10.303/2001, prev a possibilidade de, na companhia aberta, o conselho de administrao, deliberar sobre a emisso de debntures simples, no conversveis em aes e sem garantia real. ( 1. do art. 59, da Lei 6.404/76).

2.3. Partes Beneficirias So valores mobilirios que conferem aos seus titulares direito de crdito eventual, consistente na participao nos lucros da sociedade annima emitente. A Lei n. 10.303/2001, que modificou a Lei n. 6.404/76, vedou s companhias abertas emitir partes beneficirias ( nico, do

41

art. 47). Nas S/As fechadas, alm dessas duas hipteses, tambm podem as partes beneficirias ser atribudas aos fundadores da companhia como remunerao por servios prestados. No mximo 10% dos lucros podem ser atribudos s partes beneficirias. As partes beneficirias tm o prazo mximo de durao de 10 anos, exceto aquelas atribudas s associaes de empregados, que tm prazo de durao indeterminado.

2.4. Bnus de Subscrio So valores mobilirios que conferem ao seu titular direito de preferncia na subscrio de novas aes da companhia. S pode emitir bnus de subscrio a sociedade annima de capital autorizado.

2.5. Commercial Paper (nota promissria) So valores mobilirios destinados captao de recursos a curto prazo (30 a 180 dias). Se a inteno da sociedade annima conseguir recurso a longo prazo, emite debnture. Se for a curto prazo, emite commercial paper.

Constituio da sociedade annima

1. CONSTITUIO DA SOCIEDADE ANNIMA A sociedade annima aberta constituda por subscrio pblica. A sociedade annima fechada tem sua constituio por subscrio privada.

1.1. Regras Comuns


Necessidade de pluralidade de subscritores, pelo menos duas pessoas. Os subscritores devem integralizar, no mnimo, 10% do capital vista. Se for o caso de instituio financeira, a integralizao imediata deve ser de, no mnimo, 50%.

1.2. Processo da Subscrio Pblica de uma Sociedade Annima Aberta Registro na CVM.

Documentos necessrios: a) estudo da viabilidade econmica do empreendimento; b) prospecto divulgando o investimento ao mercado; c) projeto do estatuto. Colocao das aes junto ao investidor, o que se dar obrigatoriamente por intermdio de uma instituio financeira. No contrato de underwritting, a contratada ser a instituio financeira. Assemblia de fundao

Os subscritores das aes votaro o estatuto, que ser aprovado por deliberao de mais da metade do capital social. Uma vez aprovado, o estatuto deve ser publicado e depois levado a arquivamento na junta comercial. Na assemblia de fundao todos votam.

42

1.3. Regras para constituio de Sociedade Annima Fechada Os fundadores elaboram um projeto de estatuto que deve ser aprovado em uma assemblia de fundao. Particularidade: possvel constituir uma sociedade annima fechada por escritura pblica desde que assinada por todos os subscritores.

2.

RGOS SOCIAIS

A estrutura organizacional de uma sociedade annima pode ser formada por quatro rgos distintos: Assemblia Geral; Conselho de Administrao; Diretoria; Conselho Fiscal.

2.1. Assemblia Geral o rgo mais importante da sociedade annima, possuindo um carter exclusivamente deliberativo. Participam da Assemblia Geral os acionistas com ou sem direito a voto, aqueles deliberam, estes podem discutir a matria sujeita deliberao, de acordo com o pargrafo nico do art. 125, Lei das Sociedades Annimas (direito de voz). Modalidades de Assemblia Geral: Assemblia geral ordinria (AGO): realiza-se obrigatoriamente nos quatro meses seguintes ao trmino de cada exerccio social. Compete exclusivamente assemblia geral ordinria deliberar sobre os assuntos previstos no art. 132 da Lei das Sociedades Annimas cujo rol taxativo, qualquer outra deliberao dever ser objeto de assemblia geral extraordinria. Ex.: eleio de administradores, distribuio de lucros, aprovao das contas. Assemblia geral extraordinria (AGE): realiza-se sempre que necessria. Nela h deliberao acerca de todos os assuntos cuja competncia no seja exclusiva da assemblia gedral ordinria. Obs.: possvel a realizao concomitante de AGO e AGE.

2.1.1. Convocao de Assemblia Geral A regra estabelece que a competncia para convocar a Assemblia Geral do Conselho de Administrao. Caso no haja Conselho de Administrao, a Assemblia Geral convocada pela diretoria. Se, por alguma razo, a diretoria deixar de convoc-la, ser convocada pelo Conselho Fiscal ou pelos acionistas. A convocao da Assemblia Geral deve ser feita por anncio a ser publicado na imprensa por trs vezes. Entre a data da publicao do 1. anncio e a data da realizao da Assemblia Geral, devem decorrer, no mnimo, oito dias, para as companhias fechadas e quinze dias, para as companhias abertas. Entre a data do anncio da 2. convocao e a data da realizao da Assemblia em 2. convocao, deve decorrer, no mnimo, cinco dias para as companhias fechadas e oito para as companhias abertas. A no observncia desses prazos pode causar a declarao da nulidade da Assemblia Geral (a diferenciao do prazo mnimo para convocao entre as S/As abertas e fechadas foi trazida pela Lei n. 10.303/2001). Exceo: a convocao prvia se torna desnecessria se estiverem presentes nas assemblias todos os acionistas (tanto os ordinaristas como os preferencialistas). Se a S/A for fechada, a convocao pode se dar por carta (correspondncia epistolar). Em S/A aberta, nunca se admite a convocao por carta.

43

2.1.2. Quorum para instalao e deliberao da Assemblia Geral Para que uma Assemblia Geral possa instalar-se, necessria a presena de no mnimo do capital social votante. Se o objeto da Assemblia Geral implicar alterao do estatuto, o quorum elevado para 2/3. Em 2. convocao, a assemblia instala-se com qualquer nmero de acionistas presentes. Para aprovao dos assuntos em Assemblia Geral, basta a aprovao da maioria simples dos presentes. Se o assunto a ser deliberado for algum daqueles previstos no art. 136 da Lei das Sociedades Annimas, deve haver um quorum de deliberao qualificado, correspondendo a no mnimo 50% do total do capital social votante. Ex.: fuso da companhia, incorporao de uma companhia em outra, dissoluo da sociedade, ciso da companhia. Para que as aes preferenciais possam ser alteradas, necessria a prvia autorizao ou uma ratificao por parte dos acionistas cujas aes foram afetadas em Assemblia Especial, salvo se j previstas ou autorizadas pelo Estatuto.

2.2. Conselho de Administrao um rgo facultativo tambm de carter deliberativo, constitudo to-somente por acionistas (pessoas fsicas, em nmero mnimo de trs). obrigatrio em 3 sociedades: a) sociedades annimas abertas; b) sociedades de economia mista; c) sociedades annimas de capital autorizado (quando o futuro aumento de capital est previamente autorizado pela Assemblia Geral. Os membros do Conselho de Administrao so eleitos pela Assemblia Geral. E seus poderes so previstos no estatuto. A nova redao do art. 140 da Lei n. 6.404/76 (dada pela Lei n. 10.303/2001), prev que a escolha e substituio do presidente do conselho podem se dar pela assemblia ou pelo prprio Conselho, de acordo com o que restar estabelecido no Estatuto.

2.3. Diretoria o rgo de execuo das deliberaes da Assemblia Geral e do Conselho de Administrao. Os diretores, mnimo de dois, so eleitos pelo Conselho de Administrao ou, na sua ausncia, pela Assemblia Geral. Podem ser acionistas ou no. O Enunciado n. 269 do TST estabelece que o empregado eleito para ocupar cargo de direo ter suspenso seu contrato de trabalho, salvo se houver subordinao (art. 3. da CLT). A diretoria pode ser composta por, no mximo, 1/3 dos membros do Conselho de Administrao. Os membros do Conselho de Administrao e da Diretoria so entendidos como administradores para todos os efeitos.

2.4. Conselho Fiscal um colegiado que se destina ao controle dos rgos da administrao, com o objetivo de proteger os interesses dos acionistas e da sociedade. de existncia obrigatria e funcionamento facultativo, sendo permanente to-somente nas sociedades de economia mista. A deliberao quanto ao funcionamento de Conselho Fiscal tomada em Assemblia Geral, podendo ser Ordinria ou Extraordinria, independentemente da incluso do assunto em pauta. O quorum mnimo para instalao do Conselho Fiscal de 10% das aes com voto e 5% das aes sem voto.

44

O Conselho Fiscal deve ser composto por no mnimo trs e no mximo cinco pessoas fsicas, acionistas ou no. Os membros da administrao e da diretoria no podem ser membros do Conselho Fiscal. A nova redao do art. 165 da Lei n. 6.404/76, dada pela Lei n. 10.303/2001, prev que a atuao do conselho fiscal deve se dar no exclusivo interesse da companhia. Nesse sentido o 1., do art. 165: Os membros do conselho fiscal devero exercer suas funes no exclusivo interesse da companhia; considerar-se- abusivo o exerccio da funo com o fim de causar dano companhia, ou aos seus acionistas ou administradores, ou de obter, para si ou para outrem, vantagem a que no faz jus e de que resulte, ou possa resultar, prejuzo para a companhia, seus acionistas ou administradores. 3. DEVERES DOS ADMINISTRADORES EM UMA SOCIEDADE ANNIMA Dever de diligncia. Dever de lealdade. Dever de informar.

3.1. Dever de Diligncia Para cumprir o dever de diligncia previsto no art. 153 da Lei das Sociedades Annimas, o administrador empregar na conduo dos negcios sociais as tcnicas recomendadas pela cincia da Administrao de Empresas.

3.2. Dever de Lealdade Para cumprir o dever de lealdade previsto no art. 155, incs. I, II e III da Lei das Sociedades Annimas, o administrador no poder utilizar em benefcio prprio informaes que obteve acerca dos planos e interesses da companhia em razo do cargo que ocupa, podendo, inclusive, incorrer em crime de concorrncia desleal (Lei de Propriedade Industrial, art.195, inc. XI, 1.).

3.3. Dever de Informar Aplicado ao administrador de Sociedade Annima aberta, encontra-se previsto no art. 157 da Lei das Sociedades Annimas. Para cumprir o dever de informar, o administrador deve imediatamente comunicar Bolsa de Valores e imprensa a ocorrncia de qualquer fato que possa influenciar de modo pondervel, significativo, a deciso dos investidores de comprar ou vender valores mobilirios de emisso da companhia. A bolsa de valores trabalha com o princpio da ampla informao full disclosure -, tudo que acontece na companhia que seja importante deve ser comunicado imprensa e Bolsa de Valores. Ex.: uma companhia participou de uma licitao e ganhou, conseqentemente, ocorrer muita procura pelas suas aes, assim, o preo destas subir. Um ms depois, porm, a administrao cancela o contrato. Esse cancelamento dever ser comunicado Bolsa de Valores e imprensa, pelos administradores da companhia.

4. RESPONSABILIZAO DOS ADMINISTRADORES A lei das sociedades annimas prev que os administradores sero responsabilizados em duas situaes: a) quando agirem com dolo ou culpa, ainda que dentro de suas atribuies; b) quando agirem com violao Lei ou ao estatuto. Na primeira hiptese, trata-se de responsabilidade civil subjetiva. Na segunda, existem duas correntes acerca da natureza da responsabilidade: uma entende que o caso de responsabilidade objetiva, pouco importando a culpa (minoritria). Outra entende que

45

se trata de responsabilidade subjetiva, todavia com inverso do nus da prova. Cabe ao administrador provar que no houve violao. Os prejuzos causados pelos administradores so suportados pela companhia, tendo esta legitimidade para responsabiliz-los por no terem cumprido com seus deveres. A prvia deliberao em Assemblia Geral condio de procedibilidade da ao de responsabilizao em face dos administradores. Caso a Assemblia Geral decida pela responsabilizao do administrador, este dever ser substitudo, devendo a ao ser proposta nos trs meses seguintes. Decorrido esse perodo sem a propositura da ao, qualquer dos acionistas que detenha pelo menos 5% do capital social poder faz-lo isoladamente como substituto processual. O resultado da ao reverte em favor da sociedade. Qualquer prejudicado pode ingressar diretamente em face do administrador com ao de indenizao. O Ministrio Pblico poder ingressar com ao civil pblica em face do administrador que causar prejuzos no mercado de capitais.

5. DEVERES E DIREITOS DOS ACIONISTAS 5.1. Deveres O dever principal o de integralizar as aes subscritas. O acionista que no cumpre com esse dever ser considerado remisso. Diante de um acionista remisso, a sociedade annima tem duas opes: poder optar pela cobrana do valor a integralizar; poder alienar as aes do remisso na Bolsa de Valores em leilo especial. Essas opes so vlidas para sociedade annima aberta ou fechada, e o que j foi integralizado pelo remisso ser devolvido.

5.2. Direitos Direito de participao nos lucros e no acervo. Direito de fiscalizao. Direito de preferncia na subscrio de aes e certos valores mobilirios. Direito de retirada (recesso ou dissidncia).

So direitos essenciais, portanto, no podero ser suprimidos nem pelas Assemblias nem pelo estatuto da sociedade. Obs.: existe uma posio doutrinria, minoritria, entendendo que esses direitos podem ser suprimidos.

5.2.1. Direito de participao nos lucros e no acervo A participao nos lucros de uma S/A se d por meio do pagamento de dividendos. Cabe Assemblia Geral Ordinria deliberar sobre a distribuio dos lucros. A participao no acervo, como regra, se verifica quando a sociedade extinta. Excees: possvel que o acionista participe do acervo durante a existncia da sociedade: quando a sua ao amortizada. Amortizar a ao corresponde ao adiantamento ao acionista do valor que ele receberia caso a sociedade fosse extinta; quando o acionista exerce o direito de retirada (recesso ou dissidncia).

46

Como regra, o acionista participa do acervo de acordo com a sua participao acionria. possvel, entretanto, a criao de aes preferenciais que conferem aos seus titulares uma percentagem superior no acervo quando comparada participao no capital da sociedade. Ex.: sociedade annima cujo estatuto consta que uma determinada classe de acionistas preferenciais ter uma percentagem a mais de 10%.

5.2.2. Direito de fiscalizao da sociedade O direito de fiscalizao bastante restrito em uma sociedade annima. Limita-se s hipteses legais: por meio do Conselho Fiscal. O funcionamento do Conselho Fiscal facultativo, mas pode ser instalado a qualquer momento; acesso direto aos livros sociais. Nas sociedades annimas, apenas podem ter acesso aos livros sociais acionistas que representem no mnimo 5% do capital social. Alm disso, o acionista deve indicar o dispositivo legal ou estatutrio violado; prestao de contas dos administradores; auditoria independente. obrigatria nas sociedades annimas abertas e facultativa para as fechadas.

5.2.3. Direito de preferncia na subscrio de novas aes Visa principalmente manuteno da participao societria, alm da manuteno do poder de controle. Ex.: Acionista com 5% das aes, a empresa vai aumentar o capital social, tem direito de subscrever aes para manter os 5%. O direito de preferncia pode ser objeto de negociao. possvel transferi-lo a terceiro. Pode-se at mesmo vender o direito de preferncia.

5.2.4. Direito de retirada (recesso ou dissidncia) O acionista pode se retirar da sociedade de duas formas: alienao Realiza-se um negcio bilateral sem a participao da sociedade (contrato de compra e venda de aes). O valor da participao societria o valor de mercado; retirada no se faz acordo bilateral. Retirada um direito, portanto, um ato unilateral. Exige a participao da companhia (da sociedade). O valor que se paga no o valor de mercado, mas sim o valor patrimonial. O direito de retirada (forma) encontra-se previsto no art. 137 da Lei das Sociedades Annimas.

"Art. 137. A aprovao das matrias previstas nos incisos I a VI e IX do art. 136 d ao acionista dissidente o direito de retirar-se da companhia, mediante reembolso do valor das suas aes (art. 45), observadas as seguintes normas: ... II nos casos dos incisos IV e V o art. 136, no ter direito de retirada o titular de ao de espcie ou classe que tenha liquidez e disperso no mercado, considerando-se haver: a) liquidez, quando a espcie ou classe de ao, ou certificado que a represente, integre ndice geral representativo de carteira de valores mobilirios admitidos negociao no mercado de valores mobilirios, no Brasil ou no exterior, definido pela Comisso de Valores Mobilirios; e b) disperso, quando o acionista controlador, a sociedade controladora ou outras sociedades sob seu controle detiverem menos da metade da espcie ou classe de ao;

III no caso do inciso IX do art. 136, somente haver direito de retirada se a ciso implicar:

47

a)

mudana do objeto social, salvo quando o patrimnio cindido for vertido para sociedade cuja atividade preponderante coincida com a decorrente do objeto social da sociedade cindida; reduo do dividendo obrigatrio; ou participao em grupo de sociedades;

b) c)

IV o reembolso da ao deve ser reclamado companhia no prazo de 30 (trinta) dias contado da publicao da ata da assemblia-geral; V o prazo para o dissidente de deliberao de assemblia especial (art. 136, 1.) ser contado da publicao da respectiva ata; VI o pagamento do reembolso somente poder ser exigido aps a observncia do disposto no 3. e, se for o caso, da ratificao da deliberao pela assemblia-geral. ... 2. O direito de reembolso poder ser exercido no prazo previsto nos incisos IV ou V do caput deste artigo, conforme o caso, ainda que o titular das aes tenha se abstido de votar contra a deliberao ou no tenha comparecido assemblia. 3. Nos 10 (dez) dias subseqentes ao trmino do prazo de que tratam os incisos IV e V do caput deste artigo, conforme o caso, contado da publicao da ata da assemblia-geral ou da assemblia especial que ratificar a deliberao, facultado aos rgos da administrao convocar a assemblia-geral para ratificar ou reconsiderar a deliberao, se entenderem que o pagamento do preo do reembolso das aes aos acionistas dissidentes que exerceram o direito de retirada por em risco a estabilidade financeira da empresa. As sociedades annimas so sociedades institucionais. possvel a venda das aes para qualquer pessoa, basta o contrato de compra e venda e o registro no livro da empresa. Hipteses em que cabe a retirada nas sociedades annimas (hipteses dos incs. I a VI e IX do art. 136): a) Criao de aes preferenciais ou aumento das classes existentes Se foi realizada Assemblia Geral e ficou decidido nessa assemblia o aumento das aes preferencialistas, os acionistas ordinaristas podem se retirar. Os preferencialistas no afetados no exercero o direito de retirada. b) Alterao nas preferncias ou vantagens das aes preferenciais Ex.: Acionista que comprou ao preferencial da classe Y, porque receberia 10%; se a porcentagem baixar para 7%, pode se retirar. Para que seja exercido o direito de retirada neste caso, a deliberao j deve ter sido tomada em Assemblia Geral e Assemblia de preferencialistas. c) Reduo do dividendo obrigatrio d) Caso de fuso, ciso, incorporao ou participao em grupo de sociedades importante notar que a Lei n. 10.303/2001 trouxe de volta a possibilidade do exerccio do direito de retirada em caso de ciso. e) Alterao do objeto social da sociedade No cabe a retirada se as alteraes forem essenciais para efeitos de concorrncia. f) Hiptese de transformao da sociedade annima em tipo societrio distinto g) No caso de desapropriao do controle da sociedade O Estado pode desapropriar o controle da sociedade annima, transformando-a em sociedade de economia mista. Quando o acionista se retira da sociedade, recebe um reembolso do valor de suas aes, que tem como base o patrimnio lquido da sociedade.

48

Existe uma tendncia de que o valor a ser pago como retirada corresponde ao valor econmico da sociedade (tem de estar previsto no estatuto). O valor econmico leva em conta a perspectiva de crescimento da sociedade.

6. DIREITO DE VOTO No essencial, pode ser suprimido pelo estatuto em duas hipteses: aes preferenciais e acionista em mora. As aes preferenciais normalmente no votam, mas situaes excepcionais permitem o direito de votar. Ex.: Assemblia de Constituio; se em trs exerccios seguidos no se deliberarem os lucros; se a sociedade resolver fechar o seu capital. Cada ao confere, em regra, um voto nas Assemblias Gerais. possvel o chamado voto mltiplo para eleio de membros do Conselho de Administrao. O voto mltiplo ocorre quando cada ao confere tantos votos quantos forem os membros do Conselho de Administrao. A Lei das Sociedades Annimas reprime, probe, o voto irregular. H duas espcies de voto irregular: voto abusivo: aquele com o qual o acionista tem a inteno de causar dano sociedade ou aos demais acionistas; voto conflitante: aquele emitido por acionista que tem um interesse pessoal incompatvel com o interesse da sociedade. Ex.: o administrador acionista no pode votar sua prpria conta.

Nas duas hipteses, haver responsabilizao civil do acionista. Se o voto foi abusivo, a Assemblia Geral no ser nula. O voto abusivo no causa a invalidao da Assemblia. O voto conflitante pode causar a invalidade da Assemblia, caso o resultado fosse distinto na hiptese de absteno.

7. ACORDO DE ACIONISTAS um contrato que se realiza entre acionistas com o objetivo de estabilizar as relaes na companhia. Basicamente, o acordo de acionistas pode ter por objetivo: poder de controle; alienao de aes.

7.1. Poder de Controle Detm o controle de uma sociedade annima o acionista ou grupo de acionistas que tiver o poder de comandar a sociedade, elegendo seus administradores e determinando as linhas bsicas de atuao desta. Esse poder de controle ocorre na Assemblia Geral Ordinria. O controlador de uma S/A responde pelos atos que praticar de forma abusiva. A Lei das Sociedades Annimas descreve as hipteses em que se verifica o exerccio abusivo do poder de controle (art. 117 da Lei das Sociedades Annimas). Ex.: Diretor que se aproveita do cargo para auferir vantagens pessoais.

7.2. Alienao de Aes O acordo de acionista que tem por objeto alienao de aes poder dispor sobre restries quanto a alienaes dessas.

49

P.: possvel restrio transferncia de aes em sociedade annima? R.: Na sociedade annima aberta no pode haver restrio, exceo: pode-se restringir a circulao de aes que estejam vinculadas em acordo de acionistas. Em sociedade annima fechada permitida tal restrio. O acordo de acionistas deve estar registrado nos livros da sociedade annima para que gere efeitos em relao sociedade.

8. SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA uma sociedade annima cujo controle est nas mos do Poder Pblico, que detm a parte majoritria do capital social. Para a constituio de uma sociedade de economia mista, necessria a existncia de prvia autorizao legal. A particularidade deste tipo societrio a possibilidade de diminuio global do lucro lquido da sociedade, em virtude da realizao do bem comum que inspirou a sua constituio. Obrigatoriamente, uma sociedade de economia mista apresenta Conselho de Administrao e Conselho Fiscal em funcionamento. O art. 242 da Lei das Sociedades Annimas, que previa que as sociedades de economia mista no se sujeitavam falncia foi revogado pela Lei n. 10.303/2001.

9. TRANSFORMAO, INCORPORAO, FUSO E CISO 9.1. Transformao Ocorre quando uma sociedade comercial altera o seu tipo societrio. A transformao no afeta a pessoa jurdica, esta permanece intacta: mesmo capital social, mesmo ativo, mesmo passivo, etc. Na transformao, altera-se a roupagem jurdica. Conseqncias: alterao na responsabilidade dos scios. A transformao depende da anuncia de todos os scios, a no ser que o estatuto a autorize por deliberao majoritria.(neste caso, os dissidentes tero direito de retirada, recesso ou dissidncia); pode alterar o direito dos credores. A lei dispe que os crditos que tiverem origem anterior transformao continuaro com todas as suas prerrogativas preexistentes, no que se refere solvabilidade.

Comerciante individual no se transforma em sociedade comercial. Deve instituir uma sociedade segundo as regras de constituio.

9.2. Incorporao Tanto na incorporao como na fuso, verifica-se o fenmeno da concentrao de empresas. Na incorporao, uma sociedade que se denomina incorporadora absorve outra (s) sociedade (s), que se denominam incorporadas, sendo que a incorporadora remanesce e as incorporadas se extinguem. A sociedade incorporadora sucessora universal de todos os direitos e deveres das incorporadas.

9.3. Fuso Duas ou mais sociedades se extinguem para que, da conjugao de seus patrimnios, surja uma nova sociedade.

50

A sociedade resultante da fuso sucessora universal de todos os direitos e deveres das fusionadas. As companhias fusionadas se extinguem sem liquidao, porque so absorvidas pela fuso. O documento que viabiliza a operao o protocolo; uma espcie de pr-contrato das sociedades que fazem parte da operao (fuso, ciso, incorporao) art. 226 da Lei das Sociedades por Aes. O protocolo s vincula as companhias a partir do momento em que aprovado pelas Assemblias Gerais das sociedades envolvidas.

9.4. Ciso Na ciso, a sociedade se subdivide total ou parcialmente, sendo que parcela de seu patrimnio vertida para outra ou outras sociedades pr-constitudas ou constitudas para este fim. As sociedades em favor das quais foi vertido o patrimnio so solidariamente responsveis pelas obrigaes da sociedade cindida. A sociedade cindida extingue-se, mas no se liquida. Se a sociedade cindida no se extingue, o protocolo poder especificar quais obrigaes continuam sob sua responsabilidade. O credor poder, todavia, impugnar a destinao de seu crdito em 90 dias.

10. CONSIDERAES GERAIS A Lei n. 10.303, de 31.10.2001 trouxe importantes modificaes Lei das Sociedades Annimas. Alm das mudanas salientadas neste mdulo e no anterior destaca-se ainda:

4. do art. 4.: prevendo que em caso de fechamento de capital dever haver oferta pblica para a aquisio da totalidade das aes em circulao no mercado, por preo justo, estabelece referido artigo: O registro de companhia aberta para negociao de aes no mercado somente poder ser cancelado se a companhia emissora de aes, o acionista controlador ou a sociedade que a controle, direta ou indiretamente, formular oferta pblica para adquirir a totalidade das aes em circulao no mercado, por preo justo, ao menos igual ao valor de avaliao da companhia, apurado com base nos critrios, adotados de forma isolada ou combinada, de patrimnio lquido contbil, de patrimnio lquido avaliado a preo de mercado, de fluxo de caixa descontado, de comparao por mltiplos, de cotao das aes no mercado de valores mobilirios, ou com base em outro critrio aceito pela Comisso de Valores Mobilirios, assegurada a reviso do valor da oferta, em conformidade com o disposto no art. 4.-A.. incluso do art. 4.-A: regula a convocao de Assemblia Especial para deliberar sobre a nova avaliao para os fins de valor de compra previsto no 4. do art. 4. (fechamento de capital), Na companhia aberta, os titulares de, no mnimo, 10% (dez por cento) das aes em circulao no mercado podero requerer aos administradores da companhia que convoquem assemblia especial dos acionistas titulares de aes em circulao no mercado, para deliberar sobre a realizao de nova avaliao pelo mesmo ou por outro critrio, para efeito de determinao do valor de avaliao da companhia, referido no 4. do art. 4. (...). incluso do art. 116 e 165 A: prev a obrigao de informar a posio acionria para acionista controlador ou acionista que tenha elegido membro do conselho de administrao ou do conselho fiscal ou para membros do conselho fiscal.

Art. 116-A. O acionista controlador da companhia aberta e os acionistas, ou grupo de acionistas, que elegerem membro do conselho de administrao ou membro do conselho fiscal, devero informar imediatamente as modificaes em sua posio acionria na companhia Comisso de Valores e s Bolsas de Valores ou entidades do mercado de balco organizado nas quais os valores mobilirios de emisso da companhia estejam admitidos negociao, nas condies e na forma determinadas pela Comisso de Valores Mobilirios.

51

Art. 165-A. Os membros do conselho fiscal da companhia aberta devero informar imediatamente as modificaes em suas posies acionrias na companhia Comisso de Valores Mobilirios e s Bolsas de Valores ou entidades do mercado de balco organizado nas quais os valores mobilirios de emisso da companhia estejam admitidos negociao, nas condies e na forma determinadas pela Comisso de valores Mobilirios.

Incluso do art. 254-A: trata do tag along, ou seja, da obrigao de estender aos minoritrios com direito de voto o direito de transferncia das suas aes por, pelo menos, 80% do que foi oferecido aos titulares de aes que compem o controle, em caso de alienao direta ou indireta do controle da companhia aberta.

Art. 254-A. A alienao, direta ou indireta, do controle de companhia aberta somente poder ser contratada sob a condio, suspensiva ou resolutiva, de que o adquirente se obrigue a fazer oferta pblica de aquisio das aes com direito a voto de propriedade dos demais acionistas da companhia, de modo a lhes assegurar o preo no mnimo igual a 80% (oitenta por cento) do valor pago por ao com direito a voto, integrante do bloco de controle. 1. Entende-se como alienao de controle a transferncia, de forma direta ou indireta, de aes integrantes do bloco de controle, de aes vinculadas a de acionistas e de valores mobilirios conversveis em aes com direito a voto, cesso de direitos de subscrio de aes e de outros ttulos ou direitos relativos a valores mobilirios conversveis em aes que venham a resultar na alienao de controle acionrio da sociedade. 2. A Comisso de Valores Mobilirios autorizar a alienao de controle de que trata o caput, desde que verificado que as condies da oferta pblica atendem aos requisitos legais. 3. Compete Comisso de Valores Mobilirios estabelecer normas a serem observadas na oferta pblica de que trata o caput. 4. O adquirente do controle acionrio de companhia aberta poder oferecer aos acionistas minoritrios opo de permanecer na companhia, mediante o pagamento de um prmio equivalente diferena entre o valor de mercado das aes e o valor pago por ao integrante do bloco de controle. 5. (VETADO)

As regras de transio e a vacatio legis, esto previstas nos arts. 6., 8. e 9. da Lei n. 10.303/2001.

Art. 6. As companhias existentes devero proceder adaptao do seu estatuto aos preceitos desta Lei no prazo de 1 (um) ano, a contar da data em que esta entrar em vigor, devendo, para este fim, ser convocada assemblia-geral dos acionistas. Art. 8. A alterao de direitos conferidos s aes existentes em decorrncia de adequao a esta Lei no confere o direito de recesso de que trata o art. 137 da Lei n. 6.404, de 1976, se efetivada at o trmino do ano de 2002. 1. A proporo prevista no 2. do art. 15 da Lei n. 6.404, de 1976, ser aplicada de acordo com o seguinte critrio: I imediatamente s companhias novas; II s companhias fechadas existentes, no momento em que decidirem abrir o seu capital; e III as companhias abertas existentes podero manter proporo de at dois teros de aes preferenciais, em relao ao total de aes emitidas, inclusive em relao a novas emisses de aes. 2. Nas emisses de aes ordinrias por companhias abertas que optarem por se adaptar ao disposto no art. 15, 2., da Lei n. 6.404, de 1976, com a redao que lhe conferida por esta Lei, poder no ser estendido aos acionistas titulares de aes preferenciais, a critrio da companhia, o direito de preferncia a que se refere o art. 171, 1., aliena b, da Lei n. 6.404, de 1976. uma vez reduzido o percentual de participao em aes preferenciais, no mais ser lcito companhia elev-lo alm do limite atingido. 3. As companhias abertas somente podero emitir novas aes preferenciais com observncia do disposto no art. 17, 1., da Lei n. 6.404, de 1976, com a redao dada por esta Lei,

52

devendo os respectivos estatutos ser adaptados ao referido dispositivo legal no prazo de 1 (um) ano, aps a data de entrada em vigor desta Lei. 4. At a assemblia-geral ordinria que se reunir para aprovar as demonstraes financeiras do exerccio de 2004, inclusive, o conselheiro eleito na forma do 4., inciso II, ou do 5. do art. 141 da Lei n. 6.404, de 15 de dezembro de 1976, ser escolhido em lista trplice elaborada pelo acionista controlador; e, a partir da assemblia-geral ordinria de 2006, o referido conselheiro ser eleito nos termos desta Lei, independentemente do mandato do onselheiro a ser substitudo. Art. 9. Esta Lei entra em vigor aps decorridos 120 (cento e vinte) dias de sua publicao oficial, aplicando-se, todavia, a partir da data de publicao, s companhias que se constiturem a partir dessa data.

53

BIBLIOGRAFIA BSICA: Curso de direito comercial / Rubens Requio. Volume 1: 25 edio atualizada; Volume 2: 23 edio atualizada. Curso de direito comercial / Dylson Doria. Volume 1: 13 edio atualizada; Manual de direito comercial / Fbio Ulha Coelho. Volume nico: 18 edio atualizada; Legislao Bsica: Lei n 9.279/96 Lei da Propriedade Industrial; Lei n 8.934/94 Lei do Registro de Empresas; Lei n 6.404/76 Lei das Sociedades por Aes; Lei n 10.406/02 Novo Cdigo Civil Lei n 11.101/05 Lei de Falncia e Recuperao de Empresas

You might also like