You are on page 1of 6

TEORIA DA COMUNICAO Nveis da linguagem: formal-culto, coloquial-popular, tcnico e literrio.

TEORIA DA COMUNICAO Nveis da linguagem: formal-culto, coloquialpopular, tcnico e literrio. Para falar e escrever bem, preciso, alm de conhecer o padro formal da Lngua Portuguesa, saber adequar seu uso ao contexto discursivo. Para exemplificar este fato, o texto abaixo, de Lus Fernando Verssimo apresenta situaes de discurso oral que fogem expectative do ouvinte. Os textos e as questes foram aplicados em provas do ENEM e vestibulares de vrias universidades. A, galera! Jogadores de futebol podem ser vtimas de estereotipao. Por e-xemplo, voc pode imaginar um jogador de futebol dizendo estereotipao? E, no entanto, por que no? A, campeo. Uma palavrinha pra galera.

Minha saudao aos aficionados do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares. Como ? A, galera. Quais so as instrues do tcnico?

Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de conteno coordenada, com energia otimizada, na zona de preparao, aumentam as probabilidades de, recuperado o esfrico, concatenarmos um contragolpe agudo com parcimnia de meios e extrema objetividade, valendo-nos da desestruturao momentnea do sistema oposto, surpreendido pela reverso inesperada do fluxo da ao. Ahn? pra dividir no meio e ir pra cima pra peg eles sem cala. Certo. Voc quer dizer mais alguma coisa?

Posso dirigir uma mensagem de carter sentimental, algo banal, talvez mesmo previsvel e piegas, a uma pessoa qual sou ligado por razes, inclusives, genticas? Pode.

Uma saudao para a minha progenitora. Como ? Al, mame! Estou vendo que voc um, um

Um jogador que confunde o entrevistador, pois no corresponde expectativa de que o atleta seja um ser algo primitivo com dificuldades de expresso e assim sabota a estereotipao? Estereoqu? Um chato? Isso. (Luis Fernando Verssimo. Correio Braziliense, 13.05.1998) Assinale a nica alternativa correta: 1. O texto retrata duas situaes relacionadas que fogem expectativa do pblico. So elas: a. ( ) a saudao do jogador aos fs do clube, no incio da entrevista, e a saudao final dirigida sua me. b. ( ) a linguagem muito formal do jogador, inadequada situao da entrevista, e um jogador que fala, com desenvoltura, de modo muito rebuscado. c. ( ) O uso da expresso galera, por parte do entrevistador, e da expresso progenitora, por parte do jogador. d. ( ) o desconhecimento, por parte do entrevistador, da palavra estereotipao, e a fala do jogador em pra dividir no meio e ir pra cima pra peg eles sem cala. e. ( ) O fato de os jogadores de futebol serem vtimas de estereotipao e o jogador entrevistado no corrresponder ao esteretipo. 2. O texto mostra uma situao em que a linguagem usada inadequada ao contexto. Considerando as diferenas entre lngua oral e escrita, assinale a opo que representa tambm uma inadequadao da linguagem usada no contexto apresentado. a.( ) O carro bateu e capot, mas num deu para v direito. comentrio de um pedestre que assistiu ao acidente, com outro que vai passando. b.( ) E a, meu! Como vai essa fora? um jovem que fala com um amigo.

c.( ) S um instante, por favor. Eu gostaria de fazer uma observao.- algum comenta em uma reunio de trabalho. d.( ) Venho manifestar meu interesse em candidatar-me ao cargo de Secretria Executiva dessa conceituada empresa.- algum que escreve uma carta candidatando-se a um emprego. e.( ) Porque se a gente no resolv as coisas como tem que ser, a gente corre o risco de termos, num futuro prximo, muito pouca comida nos lares brasileiros. um professor universitrio discursando em um congresso internacional. 3. A expresso peg eles sem cala, no texto, poderia ser substituda, sem comprometimento do sentido, por: a. ( ) peg-los na mentira. b. ( ) peg-los desprevenidos. c. ( ) peg-los em flagrante. d. ( ) peg-los rapidamente. e. ( ) peg-los momentaneamente. 4. Os trechos abaixo retratam a fala de jovens sobre sua prpria linguagem:

A gria um meio muito legal de se comunicar, irado falar de um jeito que os professores e o pessoal l de casa no entendem. (Gabriel, 14 anos). O tipo assim o espao que a gente usa pra pensar as palavras. (Marco, 15 anos) A gente no fala mais uma brasa, mora!, que era moda nos tempos do meu pai. No lugar disso, falamos outras coisas. (Daniela, 16 anos). Cara, eu tambm sei falar formalmente, mas no gosto. No me dirijo ao padre do colgio com um a, velhinho! (Victor, 17 anos)

A partir da leitura dos trechos, diga se falsa (F) ou verdadeira (V) cada uma das afirmaes: a. ( ) Na fala de Gabriel, percebe-se que adultos e jovens usam a lngua de forma igual. b. ( ) Segundo Marco, tipo assim uma forma de resumir uma informao. c. ( ) A fala de Daniela revela que a lngua no um fato social esttico, ao contrrio, varia ao longo do tempo.

d. ( ) Victor sabe que o uso da lngua varia conforme o grau de intimidade entre as pessoas, ou seja, que usar linguagem formal ou informal questo de adequao situao. 5. Suponha que um aluno se dirige a um colega de classe nesses termos: Venho respeitosamente solicitar-lhe se digne emprestar-me seu livro de matemtica. A atitude desse aluno se assemelha atitude do indivduo que: a. ( ) comparece ao baile de gala trajando smoking. b. ( ) vai audincia com um juiz trajando short e camiseta. c. ( ) vai praia de terno e gravata. d. ( ) vai ao estdio de futebol de chinelo e bermuda. 6. Leio o texto para responder a questo abaixo. EU TE AMO (Tom Jobim e Chico Buarque) Ah, se j perdemos a noo da hora, Se juntos j jogamos tudo fora, Me conta agora como hei de partir Se, ao te conhecer, dei pra sonhar, fiz tantos desvarios, Rompi com o mundo, queimei meus navios, Me diz pra onde que inda posso ir [] Se entornastes a nossa sorte pelo cho, Se na baguna do teu corao Meu sangue errou de veia e se perdeu [] Como, se nos amamos como dois pagos, Teus seios inda esto nas minhas mos, Me explica com que cara eu vou sair

No, acho que ests s fazendo de conta, Te dei meus olhos pra tomares conta, Agora conta como hei de partir Neste texto, em que predomina a linguagem culta e literria, ocorre tambm a seguinte marca da linguagem coloquial: a. ( ) emprego de hei no lugar de tenho b. ( ) falta de concordncia quanto pessoa nas formas verbais ests, tomares e conta. c. ( ) emprego de verbos predominantemente na 2 pessoa do singular. d. ( ) redundncia semntica, pelo emprego repetido da palavra conta na ltima estrofe. e. ( ) emprego das palavras baguna e cara. 7. O texto abaixo, de divulgao cientfica, apresenta termos coloquiais que, apesar de muito expressivos, no so comuns em textos cientficos. Identifique o trecho onde aparecem esses termos e reescreva-o, utilizando a linguagem no nvel formal-culto. A cincia vive atrs de truques para dar uma rasteira gentica no cncer, mas desta vez parece que os pesquisadores deram de cara com um ovo de Colombo. Desligando um s gene, eles pararam o crescimento do tumor. Melhor ainda: quando a substncia que suprimia o gene parava de agir, ele se ativava oura vez mas a favor do organismo, ordenando a morte do cancer. __________________________________________________ Gabarito 1. e 2. e 3. b 4. a. (F) b. (F) c. (V) d. (V)

5. Alternativas b e c 6. e 7. O trecho que apresenta os termos : A cincia vive atrs de truques para dar uma rasteira gentica no cncer, mas desta vez parece que os pesquisadores deram de cara com um ovo de Colombo.

Pode ser reescrito assim: Durante muito tempo, os cientistas vem pesquisando maneiras de curar o cncer sem muito sucesso, mas informaes de laboratrios de pesquisas do conta de que, dessa vez, descobriram um mecanismo gentico capaz de conter esse mal.
This entry was posted on sexta-feira, 21 de janeiro de 2011 and is filed under ATIVIDADES/EXERCCIOS, Teoria da Comunicao. You can follow any responses to this entry through RSS 2.0. Voc pode deixar uma resposta, ou citar de seu prprio site.

Comentrios (3) Citaes (0)

1. #1 by Li at 22 de fevereiro de 2011 gostei muito desta atividade, estou estudando para concurso e preciso de atividades com interpretaes de textos. Mande outras com gabarito para corrigir.

2. #2 by elson marques de moraes at 2 de outubro de 2011 Parabns!!!!!!!!!!!!!

You might also like