You are on page 1of 2

Histria do handebol: O andebol ou handebol, do alemo handball, uma modalidade desportiva criada pelo alemo Karl Schelenz, em 1919

9 embora se baseasse em outros desportos praticados desde fins do sculo XIX, na Europa setentrional e no Uruguai. O jogo inicialmente era praticado na relva em um campo similar ao do futebol com dimenses entre 90m a 110m de comprimento e entre 55m a 65m de largura, a rea do gol com raio de 13m, o gol com 7,32m de largura por 2,44m de altura (o mesmo usado no futebol), a bola usada a mesma da verso em quadra e disputado por duas equipes de onze jogadores cada. Hoje em dia a maioria dos jogadores praticam apenas o andebol de quadra. Actualmente o andebol do Brasil est em ascenso apesar de nunca ter obtido um ouro olmpico. O desporto j largamente praticado em nvel escolar, uma vez ser fcil o aproveitamento das j muito disseminadas quadras de futebol de salo para o andebol. Regras bsicas do randebol e alguns fundamentos do randebol profissional:

Uma quadra profissional de handebol deve ter 40 m de comprimento por 20 m de largura. Para equipes masculinha e femininas de mais de 18 anos, a durao do jogo de 2 X 30 minutos com 10 minutos de intervalo. Se o jogo empatado deve ter a sua continuao at que haja um vencedor, aps 5 minutos de intervalo, a escolha da quadra ou do tiro de sada deve ser novamente sorteada. A prorrogao dura 2 X 5 minutos para todas as equipes (troca de quadra sem intervalo). Se o jogo continuar empatado aps esta primeira prorrogao, uma segunda jogada aps 5 minutos de intervalo e um novo sorteio, com durao de2 X 5 minutos (troca de quadra sem intervalo). Se o jogo continuar empatado, proceder-se- de acordo com o regulamento particular da competio em curso. Uma equipe se compe de 12 jogadores (10 jogadores de quadra e 2 goleiros). Em todos os casos, a equipe obrigada a jogar com 1 goleiro, 7 jogadores no mximo (6 jogadores de quadra e 1 goleiro) que podem se encontrar na quadra ao mesmo tempo, os quais devem ser inscritos na smula da partida. Os outros jogadores so reservas. permitido ao goleiro : 5.2 Tocar a bola na rea de gol numa tentativa de defesa, com todas as partes do corpo. OBS: Exceto chutar a bola, mesmo em tentativa de defesa. Somente o goleiro tem o direito de permanecer na rea de gol. Ela violada, desde que um jogador de quadra a toque, inclusive em sua linha, com qualquer parte do corpo. A violao da rea de gol por um jogador de quadra punida da seguinte forma: A) Tiro livre, se um jogador de quadra a invade com a bola. B) Tiro livre, se um jogador de quadra a invade sem a bola e disso leva vantagem. C) Tiro de 7m, se um jogador da equipde que defende e invade

intencionalmente, e desta maneira coloca em desvantagem o jogador atacante que tem a posse da bola. permitido :Lanar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola com a ajuda das mos, braos, cabea, tronco e joelhos. Segurar a bola no mximo durante 3 segundos, mesmo que ela esteja no solo. Fazer no mximo 3 passos com a bola na mo. Um tiro de 7 metros ordenado nos seguintes casos: A) Quando a infrao, em qualquer parte da quadra de jogo, frustra uma clara ocasio de gol, inclusive se a comete um oficial. B) O goleiro joga, para a sua rea de gol, a bola que se encontra no solo fora da rea de gol, ou retorna, com a bola controlada, da quadra para a rea de gol. C) Violao da prpria rea de gol, numa tentativa de defesa, colocando em desvantagem o jogador atacante que est com a posse da bola. D) Lanar a bola intencionalmente para o prprio goleiro na sua rea de gol.

Fundamentos do Handebol Recepo - a ao especfica de receber, amortecer e reter a bola de forma adequada nas diferentes posies e situaes em que o jogador for solicitado. Passe - a ao de enviar e dirigir a bola ao companheiro, de forma correta, para facilitar a prxima ao. O passe e a recepo so tcnicas utilizadas pelos jogadores na preparao da finalizao, ou seja, na colocao de um companheiro em condies favorveis de arremessar a bola em direo ao gol adversrio. Arremesso - a ao de enviar a bola em direo ao gol adversrio, aplicando um forte impulso (fora) na mesma, para dificultar a ao do goleiro, procurando que ela adentre ao gol, tendo como objetivo, assim, a marcao de um gol. Progresso - a ao de deslocar-se na quadra, movimentando-se de um lugar a outro, de posse da bola, obedecendo as regras do jogo no que diz respeito ao manejo da bola. Drible - a ao de impulsionar e dirigir a bola em direo ao solo, uma ou mais vezes, sem perder o controle da mesma. O drible serve para progredir na quadra ou reter a bola em situao especial. Finta - a ao que o jogador realiza, de posse de bola, para dirigir os movimentos do defensor numa direo falsa, desviando a sua ateno da prpria real inteno, causando-lhe o desequilbrio. A finta tem como objetivo enganar e passar pelo adversrio alm de desorganizar a defesa.

You might also like