You are on page 1of 7

Manual HPSim

1 Introduo
O HPSim um software para simulao de redes de Petri que apresenta uma interface intuitiva de fcil utilizao. Entre suas vantagens est a possibilidade do acompanhamento da evoluo do estado da rede de uma forma grfica, o que auxilia no desenvolvimento do modelo e na deteco de erros. Ele permite ainda a gravao do resultado da simulao e seu posterior tratamento em softwares como o Microsoft Excel, uma caracterstica essencial para a anlise do sistema modelado. Alm do modelo bsico de redes de Petri (Petri Lugar/Transio), ele permite ainda a simulao de redes de Petri Temporais e redes de Petri Estocsticas, alm da utilizao de arcos inibidores e habilitadores. A diferena entre os trs tipos de rede de Petri est nas transies. Nas redes de Petri Lugar/Transio, as transies so instantneas e so disparadas assim que estiverem habilitadas, de acordo com a poltica de disparo do HPSim. Nas redes de Petri T-Temporais associa-se um intervalo de tempo a cada transio. Uma vez que a transio est habilitada deve-se aguardar este intervalo de tempo e em seguida ocorre o disparo. Se durante este intervalo ocorrer um evento que desabilite a transio, ento o disparo no ocorre e, quando a transio se tornar novamente habilitada, inicia-se uma nova contagem do tempo. Nas redes de Petri Estocsticas, o tempo associado a cada transio no fixo, mas obedece a uma distribuio estocstica. O simulador HPSim permite a utilizao de dois tipos de distribuio: exponencial e uniforme. A distribuio exponencial definida pela taxa mdia de disparo (). O tempo mdio de disparo de uma transio aps a sua habilitao ento =1/. A distribuio uniforme definida por um limite inferior e um limite superior para o tempo de disparo da transio.

2 Instalao do Programa
O programa HPSim est disponvel para download no site da disciplina ou no seguinte endereo http://home.t-online.de/home/henryk.a/petrinet/e/hpsim_e.htm. O arquivo,

HPSim.zip tem cerca de 1Mb.

Para instalar o programa basta descompactar o arquivo no diretrio de sua preferncia. Uma vez executado o programa, encontra-se uma janela semelhante apresentada na Figura 1.
Barra principal Barra de simulao Barra de edio

Tabela de propriedades

Janela de edio do modelo

Figura 1. Componentes da janela principal do HPSim.

Os principais componentes desta janela so: Janela de edio do modelo: onde construdo o modelo grfico em redes de Petri. Barra principal: com os comandos tradicionais do Windows: salvar, abrir, fechar, imprimir, etc. Barra de edio: com os comandos especficos para construo do modelo em redes de Petri, apresentados no item 3. Barra de simulao: com os comandos especficos para simulao, que sero apresentados no item 4. Tabela de propriedades: onde so listadas as propriedades do elemento da rede que se encontra selecionado. tratada em maiores detalhes no item 3.

3 Construo de Modelos
Para adicionar lugares, transies e arcos ao modelo utiliza-se a Barra de Edio (Figura 2):

Selecionador

Lugar

Arco

Elementos grficos

Transio

Figura 2. Barra de Edio.

Para adicionar um novo elemento ao modelo em redes de Petri basta selecionar o item correspondente e clica-se na Janela de edio do modelo. Por default a transio criada sempre instantnea, para mudar o tipo de transio utiliza-se a Tabela de propriedades. Semelhantemente, o arco criado sempre orientado. Para selecionar um elemento j existente da Janela de edio, utiliza-se o item Selecionador. Os item Elementos grficos permitem a adio de texto e formas geomtricas que no interferem na execuo do modelo em redes de Petri, mas podem facilitar a sua visualizao e compreenso. A Tabela de propriedades apresenta as propriedades do elemento selecionado na Janela de edio. Exemplos das propriedades para lugares, transies e arcos so apresentados na Figura 3.

a) Propriedades dos lugares

b) Propriedades das transies

c) Propriedades dos arcos

Figura 3. Tabelas de propriedades.

Para os lugares, a propriedade Initial Tokens define o nmero inicial de marcas daquele lugar, isto , o nmero de marcas atribudo ao lugar toda vez que a rede reinicializada aps uma simulao. A propriedade Current Tokens indica o nmero atual de marcas, por exemplo, aps ou durante uma simulao. A propriedade Tokens Count indica o total de marcas que entrou no lugar desde o incio da execuo da rede. Toda vez que a rede reinicializada Tokens Count retorna a zero. Ateno: o default para a capacidade dos lugares 1! Para as transies, a propriedade Time Mode define o tipo de transio. Immediate a transio instantnea, Deterministic a transio temporal, Exponential e Uniform

Distr. so os dois tipos de transio estocstica. O simulador HPSim adota uma representao grfica diferente para as transies instantneas e as transies temporais ou estocsticas (Figura 4):

a) transio instantnea

b) transio temporal ou estocstica

Figura 4. Representao grfica das transies no HPSim.

A propriedade Initial Delay indica o tempo de disparo associado transio se esta for do tipo Deterministic. Se a transio for estocstica do tipo Exponential o Initial Delay indica o tempo mdio de disparo. Se a transio for estocstica do tipo Uniform Distr. O Initial Delay indica o valor mnimo para o tempo de disparo, enquanto a propriedade Range Delay indica o valor mximo. Para os arcos a propriedade Type permite modificar o tipo do arco para orientado (Normal), habilitador (Test) ou inibidor (Inhibitor). A Figura 5 apresenta a representao grfica adotada pelo HPSim para estes arcos.

a) arco orientado

b) arco inibidor

c) arco habilitador

Figura 5. Representao grfica dos arcos orientado, inibidor e habilitador.

Uma vez construdo o modelo em redes de Petri, o mesmo pode ser utilizado em outros programas atravs da opo no menu principal File / Export. A opo Document salva o modelo grfico em redes de Petri completo na forma de um arquivo bitmap (*.bmp). A opo View salva em bitmap apenas a parte visvel da Janela de edio. A opo Net gera um arquivo texto com as caractersticas do modelo. A opo File gera um arquivo (tambm em texto) com um formato particular (*.hpx) que teoricamente ser compatvel com as futuras verses do HPSim.

4 Simulao
Uma vez construdo o modelo em rede de Petri, o passo seguinte simular. Para ajustar os parmetros de simulao utiliza-se a opo do menu principal Extra / Proprieties / Simulation. A janela obtida apresentada na Figura 6. O campo Output File utilizado para definir o arquivo onde ser gravado o resultado da simulao.

Figura 6. Janela de definio dos parmetros de simulao.

Para facilitar a compreenso, a Figura 7 apresenta um esquema simplificado do procedimento de simulao adotado pelo HPSim. Resumidamente, dispara-se todas as transies habilitadas e s ento o tempo incrementado. O incremento adotado para a evoluo do tempo na simulao definido no campo Sample Time. A durao mxima da simulao definida pelo nmero mximo de passos ou pelo tempo mximo de simulao (o que ocorrer primeiro). A cada passo uma ou mais transies podem ser disparadas. Neste ponto a poltica adotada pelo simulador no clara. Em alguns casos todas as transies habilitadas so disparadas, em outros apenas uma ou algumas das transies habilitadas so disparadas em um nico passo.

Existem transies habilitadas? SIM Dispara uma ou mais transies habilitadas.

NO

Incrementa o nmero de passos de uma unidade.

Atingiu o nmero mximo de passos? SIM

NO

Atingiu o tempo mximo de simulao? SIM Incrementa o tempo.

NO

Fim da simulao

Figura 7. Procedimento de simulao do HPSim.

Para executar a simulao utiliza-se os comandos da Barra de Simulao (Figura 8).


Velocidade no modo normal Reinicializa a rede Pausa Avana em velocidade normal

Registra Modo Avana Avana em dados simulao 1 passo velocidade rpida

Figura 8. Barra de simulao.

O primeiro passo para iniciar a simulao selecionar o modo operao. Neste modo, a rede no pode ser modificada, nem os parmetros de simulao. A simulao pode ser executada de trs formas: passo a passo, atravs da tecla Avana 1 passo, em velocidade normal, onde visualiza-se graficamente a evoluo do estado da rede, e em velocidade rpida, onde visualiza-se apenas o estado final. Quando

escolhe-se a Avana em velocidade normal, pode-se ainda alterar a velocidade de simulao entre um mnimo e um mximo na barra indicada como Velocidade no modo normal. Para gravar os resultados da simulao deve-se selecionar a tecla Registra dados. Ateno: esta tecla s est habilitada quando um arquivo de destino foi indicado na Janela de definio dos parmetros de simulao (Figura 6). Os dados da simulao so gravados em arquivos com extenso do tipo *.csv, que podem ser abertos e editados atravs do Microsoft Excel. Como exemplo apresenta-se na Figura 9 os resultados obtidos para um modelo em redes de Petri.
Marcao da rede

N. de passos

Tempo

Figura 9. Exemplo de rede de Petri.

You might also like