You are on page 1of 1

Mdulo 2 Aula 1 Introduo ao SQL

Objetivo da Aula
Compreender a necessidade do uso da SQL e suas principais funcionalidades.

Introduo
Nas aulas passadas...

Agora, iremos fazer os mesmos processos da atividade prtica, porm, utilizaremos a linguagem SQL;

SQL
Linguagem Estruturada para Consultas; Conecta aplicaes ao banco de dados;

Padro Mundial para bancos de dados relacionais Pode ser dividida em DDL e DML; Permite que diversos softwares escritos em linguagens de programao diferentes acessem o mesmo conjunto de informaes.

DDL (Estrutura)
Linguagem de Definio de Dados; Utilizada para construo e alterao das estruturas do banco de dados (tabelas, bases de dados, campos de tabelas) Exemplos: Exibe bases de dados; Descreve a estrutura das tabelas; Cria e altera tabelas;

DML (Dados)
Linguagem de Manipulao de dados; Manipulao significa: Incluir dados; Alterar dados; Excluir dados; Selecionar dados. Muito do que j fizemos via PHPMyAdmin. Exemplos: Incluir Livro As Brumas de Avalon na tabela de Livros; Alterar o nome do cliente de Caleo para Kalu; Excluir da tabela categorias o tem novidades que no ser mais utilizado; Consultar Todos os funcionrios com salrio maior que 10000 reais.

Comandos Administrativos
Alm da SQL, bancos de dados permitem outros comandos administrativos; Estes comandos so dependentes de cada banco de dados; So utilizados para: Gerenciar usurios; Fornecer permisses; Importar e exportar dados (MySQL permite exportao para html por exemplo); Verificar status do banco; Editar configuraes de performance.

Extenses SQL
Existem muitas necessidades que a SQL padro no capaz de cobrir; SQL limitada e longe da perfeio; Portanto, cada banco de dados fornece extenses para o SQL; Exemplos: Extenses para consultas em bancos de dados geogrficos que permitem saber, por exemplo, se uma localizao est ou no contida em um bairro; Funes para agilizar a consulta em datas.

Colocando em Prtica
O que veremos a partir de agora:
DDL e DML bsico e comum praticamente todos os bancos de dados, na ordem: 1. Gerenciamento bsico de bases de dados; 2. Visualizao e descrio de Tabelas; 3. Gerenciamento de Tabelas; 4. Importao de dados; 5. Consultas SQL Bsicas; 6. Incluso de registros; 7. Alterao de registros; 8. Excluso de registros; 9. Funes SQL; 10. Consultas SQL Intermedirias: Agrupamento e Ordenao.

Como Veremos:
Via linha de comando pelo terminal do MySQL; Faremos isso para: Conhecer os principais erros na construo do SQL; Conhecer esta interface, pois, em alguns casos, s ela estar disponvel;

Concluso
Porque SQL importante? Quais so as duas principais divises da SQL? O que podemos fazer com cada diviso da SQL?

You might also like