You are on page 1of 2

Curso de Engenharia Laboratrio

Ttulo
Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3 Aluno 4 RA: ????????? RA: ????????? RA: ????????? RA: ?????????

Disciplina, Nome do Professor 22 de agosto de 2009


Resumo: Aqui dever conter um resumo do experimento, o que foi feito e o resultado obtido. Dever conter por volta de 3 a 10 linhas, depende do experimento.

Introduo
Nesta seo dever conter um resumo terico que possibilitar o entendimento do experimento. Esta introduo um pr-requisito para a confeco do experimento, j que sem ele, o aluno pode vir a fazer o experimento sem nem menos saber do que se trata.

Procedimento / Resultados
Seguindo o roteiro experimental, explicitar pontos que talvez no ficou claro no roteiro, deixar um esquema geral do experimento feito, atravs de um desenho de preferncia. Voc pode utilizar do Paint Brush para a confeco de desenhos bem simples ou outro software de sua preferncia. Embaixo de cada figura, numere-as e faa um breve relato do que se trata. Como na figura abaixo. Veja que a figura no necessita de ser feita por um artista.

Figura 1: Esquema geral do circuito utilizado no experimento. O Voltmetro 1 e o voltmetro 2 so sensores da PASCO que so conectados na entradas analgicas da interface.

D os seus resultados na forma de tabelas e/ou grficos dependendo do experimento. Para a confeco destas tabelas e grficos siga as normas gerais.

Anlise dos Resultados


Nesta seo ser analisado todos os resultados, comparando os resultados obtidos com os que seriam esperados. Tentar identificar as dificuldades do experimento, as possveis fontes de erro e como poderiam ser eliminadas.

Complemento de Fsica

1/2

Curso de Engenharia Laboratrio

Concluso
Baseado no objetivo do Procedimento Experimental, concluir sobre o sucesso ou insucesso do experimento, resumindo o resultado em poucas linhas.

Bibliografia
SOBRENOME, Nome do autor; Nome do Livro. Edio, Editora, Cidade de Publicao, Ano da Publicao. (Este formato segue as normas da ABNT)

Observaes:
1) 2) 3) 4) 5) Tenha sempre em mente que, o relatrio deve ser claro para o leitor, e no apenas para o autor. Leia o que foi escrito e verifique se tem sentido. Redija o relatrio de uma forma impessoal, utilizando-se de preferncia a voz passiva no tempo passado, pois se relata algo que j foi feito. No esquea o que aprendeu sobre algarismos significativos e sobre erros. Deixe indicados os clculos mais importantes para uma futura comparao dos resultados. Ao analisar um resultado obtido, seja correto. No se promova ao obter um resultado coerente, nem culpe os equipamentos em caso contrrio. Erros experimentais de at 10% so geralmente aceitveis.

Complemento de Fsica

2/2

You might also like