You are on page 1of 24

FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA

O DIREITO DO AMBIENTE EM CABO VERDE

TRABALHO

ESCRITO REALIZADO NO MBITO DA DISCIPLINA DE DIREITO DO AMBIENTE

2011/2012

LILIANE SANCHES
N18669 SUBTURMA:8

ndice

INTRODUO 1. A PROTECO DO AMBIENTE E O MUNDO CABO VERDE : O PAS 2. O DIREITO DO AMBIENTE EM CABO VERDE 2.1. Convenes Internacionais 2.2. Legislao Ordinria 2.3. Princpios 2.4. Planos Governamentais 2.5. Planos de Aco Nacional para o Ambiente 2.6. Lei Constitucional A VIOLAO DA LEGISLAO CONCLUSO BIBLIOGRAFIA

INTRODUO
O ambiente constitui o meio que envolve todos os seres vivos do planeta, sendo, por isso, fundamental garantir que nos anos que ainda viro, as geraes futuras tero a possibilidade de disfrutar dos benefcios ambientais, assim como dos recursos de que ele dispe, da mesma forma que a populao mundial actual o faz, actualmente. Para alcanar tal objectivo, essencial criar um equilbrio entre a actuao dos pases ricos e as respectivas consequncias para os pases pobres. Torna-se, assim, imperativo, utilizar os bens ambientais de forma racional, para que a conservao dos mesmos seja possvel e, desta forma, se garanta a sustentabilidade do globo. A dificuldade nesta matria est no facto de, durante muitos anos, o desenvolvimento mundial (e humano) ter implicado a degradao dos bens ambientais. Cabo Verde, no excepo. Um pas com tanto para dar (por exemplo, em termos tursticos) sofre, no entanto, da ausncia de recursos naturais bsicos para a vida humana tais como a falta de gua potvel, a pobreza, a inexistncia de saneamento bsico ou a fome, o que implica que as populaes recorram a determinados mtodos que pe em causa o meio ambiental mas que, por outro lado, desenvolvimento da vida humana. O combate a estes problemas passa pela criao de medidas que garantam a proteco e o efectivo respeito da fauna e da flora ,isto , pela racionalizao dos recursos naturais existentes. Quaisquer medidas adoptadas assim como os instrumentos utilizados com a finalidade de preservar o ambiente, devem respeitar as vontades polticas embora, o fim ltimo das mesmas seja sempre, o da sustentabilidade ambiental. so imprescindveis para o

PROTECO DO AMBIENTE E O MUNDO

A questo da proteco ambiental emergiu em consequncia dos graves problemas ambientais que comearam a surgir no mundo, nomeadamente a escassez dos recursos e a reduo gradual da qualidade de vida. Percebeu-se que, face s carncias das populaes, era necessrio limitar a utilizao dos recursos naturais de modo a assegurar as necessidades futuras. Neste mbito foi necessrio adoptar polticas de preveno, em substituio das at ento adoptadas, medidas correctivas pois as primeiras contribuam para a criao de um equilbrio entre a natureza, a economia e a sociedade, tornado a sua coexistncia possvel. Os fins visados eram, principalmente, a promoo da defesa do meio ambiente relativamente s ameaas que lhe era apostas, atravs da actuao humana, e a utilizao racional dos recursos naturais de forma a garantir a sustentabilidade das geraes futuras. A National Environmental Protection Act (NEPA), foi estabelecida pelo Congresso do Estados Unidos da Amrica no ano de 1969, e pode ser considerada como o primeiro instrumento a revelar preocupao com a sustentabilidade ambiental. Neste documento foram estabelecidas as bases do processo de avaliao do impacto ambiental (AIA). A AIA permitia integrar o meio ambiente nos requisitos legais e era tomada em considerao na deciso de implementao de projectos passivos de causar uma significativa degradao ambiental. Na Europa, a AIA foi adoptada em 1985, pela directiva 85/337/CEE e revista em 1997, pela directiva 97/11/CE, que se referia avaliao dos efeitos ambientais de certos projectos, pblicos ou privados, adquirindo um papel muito importante na legislao Comunitria e definio do modelo europeu da AIA. Mais tarde, em 1972, realizou-se a Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo. Aqui percebeu-se finalmente que, a aco humana virada exclusivamente para o crescimento econmico, teria como consequncias, a degradao da ambiente e, ainda, a criao de riscos para o bem-estar da humanidade.

A Declarao de Estocolmo traduziu-se num plano de aco, no qual ficaram assentes os princpios de preservao e da melhoria do ambiente natural, sublinhando-se a necessidade de apoiar tcnica e financeiramente as comunidades e os pases mais pobres. Estavam dados os primeiros passos para a cooperao entre as naes, em favor de um interesse comum, o ambiente. Em 1983, a Assembleia Geral das Naes Unidas ONU- criou a Comisso Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, cuja misso era a criao de uma agenda global para mudana, com base nas concluses retiradas da conferncia de Estocolmo. Esta agenda foi terminada em 1987 e ficou conhecida como Nosso Futuro Comum ou Relatrio Brundtland. Deste relatrio resultou o conceito de desenvolvimento sustentvel que significava o atendimento s necessidades e aspiraes do presente, sem comprometer a possibilidade de atend-las no futuro. O objectivo do desenvolvimento sustentvel deveria ser alcanado por todos os pases, desenvolvidos ou em desenvolvimento. Tendo em vista a conciliao entre as prioridades poltico-econmicas relativas a um ambiente mais sustentvel e seguro e a necessidade da realizar encontros mundiais para debater as perspectivas futuras acerca do modelo de desenvolvimento humano e as suas repercusses no ambiente, realizou-se, em 1992, no Rio de Janeiro, a Conferncia das Naes Unidas Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento ECO 92 ou RIO 92, que, de entre os diversos temas nela tratados, importa frisar, o relacionado com a emisso de gases poluentes para atmosfera, nomeadamente as medidas para combat-la, assim como os consequentes danos causados ao planeta. Foi a reunio onde se consagrou a utilizao do conceito fundamental de desenvolvimento sustentvel (defendido no relatrio de Brundtland), que combinava os objectivos defendidos por todos os pases que nela participaram e de onde resultaram as seguintes propsitos:

Analisar a situao ambiental do planeta desde 1972 assim como o seu relacionamento com o desenvolvimento mundial

Criar mecanismos que permitam transferir para os pases menos desenvolvidos, as tecnologias no poluentes (promoo do desenvolvimento sustentvel)

Prevenir os riscos criados para o ambiente atravs da promoo da cooperao internacional

Eventual criao de novos organismos da ONU, cuja competncia era implementar as decises adoptadas na conferncia

A realizao da conferncia em questo teve uma enorme relevncia no mbito da educao ambiental pois chegou-se concluso de que a proteco dos ecossistemas passava, em grande medida, pela educao ambiental pois esta constitua a nica forma possvel de permitir a compreenso do conceito de desenvolvimento sustentvel, conjugado com o conceito de responsabilidade global, neste sector. Como marcos temos a aprovao de princpios ambientais (27) e da AGENDA 21, uma verdadeira bblia da problemtica ambiental que deve ser seguida por todos os pases. Em 2000, ocorreu a Cimeira do Milnio, em Joanesburgo. Tratou-se de uma reunio patrocinada pela ONU cuja finalidade foi a promoo de uma reflexo acerca das condies em que vivia a grande parte da populao mundial e a definio de aces conjuntas para ultrapassar as dificuldades encontradas. Nesta cimeira ficaram definidas oito metas, isto , oito objectivos (como por exemplo, a igualdade entre os sexo ou a reduo da mortalidade infantil) que devero ser cumpridos at 2015. Do exposto at aqui, possvel constatar que o ambiente tornou-se, cada vez mais, uma verdadeira preocupao para o mundo, sendo obrigatrio que, no mbito das decises polticas individuas de cada sociedade, fosse tida em conta a tutela ambiental em prol da nao comum.

Cabo Verde: O pas


A Repblica de Cabo Verde situa-se no Oceano Atlntico, a cerca de 500 km do Senegal, precisamente do Cabo Verde, local de onde deriva o nome das ilhas. Trata-se de um arquiplago constitudo por 10 ilhas e alguns ilhus de origem vulcnica, com uma superfcie de 4.033 Km2, uma Zona Econmica Exclusiva estimada em 700.000 Km2 e com uma populao de, aproximadamente, 508.000 habitantes, concentrada nos centros urbanos nomeadamente Praia (Santiago) e Mindelo (S. Vicente).

Figura 1- Ilhas de Cabo Verde e sua localizao geogrfica

O clima cabo-verdiano caracteriza-se por ser subtropical seco (pois recebe grande influncia do deserto do Sahara) sendo que, nos meses de Julho a Outubro, ocorre uma curta estao de chuvas e, nos restantes meses, ocorrem precipitaes, que podem ser torrenciais. O pas foi descoberto por portugueses em 1460 e, porque naquela altura se encontrava desabitado, existe quem defenda que a consequncia deste facto era a existncia de um equilbrio perfeito entre a fauna e a flora pois, a falta de habitantes fazia com que no existisse nenhuma interferncia nesse equilbrio. No entanto, preciso frisar

que muitos dos problemas ambientais que o pas enfrenta resultam das suas prprias caractersticas, como por exemplo a sua localizao geogrfica ou o seu clima. As secas frequentes, as chuvas torrenciais, os ventos fortes, a invaso da areia, a bruma seca, os abalos ssmicos e as erupes vulcnicas so os principais problemas que o Cabo Verde enfrenta e que se repercutem no seu desenvolvimento, devido sua pequena dimenso e descontinuidade do solo e que podem ser traduzidos na diminuio de recursos, principalmente da biodiversidade, das terras e dos recursos marinhos, fazendo com que, deste modo, o ambiente se torne um dos temas principais no mbito de actuao do governo.

O Direito do Ambiente em Cabo Verde


Convenes Internacionais

Cabo Verde tem vindo a ratificar diversas convenes internacionais relativas ao ambiente. de realar a participaes, por exemplo, na Conferncia das Naes Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento, na Conveno sobre a Biodiversidade, Deserrtificao, Mundanas Climticas e noutras relativas a instrumentos importantes na rea ambiental.

O pas assinou tambm a Conveno das Naes Unidas sobre o Direito do Mar (1987), cuja importncia relevante devido extensa zona econmica exclusiva possuda por Cabo Verde e cuja utilizao necessita de ser regulada.

Em 1997, foi publicado o Decreto-Lei n 5/97, de 31 de Maro, do qual constava a adeso de Cabo Verde ao Protocolo de Montreal. Este protocolo tratava da matria relativa s substncias que empobrecem a camada ozono. Ainda em relao camado do ozono, surgiu em Cabo Verde o Decreto-lei n 6/97, que aprovava a adeso Conveno de Viena para a Proteco da Camada do Ozono.

LEGISLAO ORDINRIA
A preocupao com o meio ambiente surgiu em Cabo Verde ainda antes de 1975, o ano em que a repblica de Cabo Verde se tornou um pas independente, pois percebeuse que era necessrio adoptar medidas de gesto racional dos (poucos) recursos existentes no pas.

Neste perodo anterior a 1975, foram publicados alguns diplomas que revelavam preocupaes ambientais, nomeadamente:

Regulamento no 196, de 23 de Julho de 1879, e o Decreto n 50 de 6 de Fevereiro de 1880 (pesca do coral)

Decreto de 21 de Junho de 1919 (regulamento para a pesca de esponja) Diploma legislativo n 10/72 (medidas legislativas sobre a pesca da lagosta) Decreto-Lei n 495/73 de 6 de Outubro (proteco contra a poluio das guas, praias e margens)

Nota-se, a partir dos diplomas enumerados, que a preocupao principal dos governadores neste perodo prendia-se com as actividades agrcolas e com o desenvolvimento da actividade pesqueira. Entre 1975 e 1990, com a declarao da independncia de Cabo Verde em 1975, a intensificao das actividades acima referidas, conduziu ao aumento da publicao de diplomas referentes ao ambiente embora j no dissessem tanto respeito ao xodo rural, verificando-se assim uma crescente preocupao no apenas com os factores ambientais que estavam em contacto com a populao no seu dia-a-dia mas tambm com o meio envolvente, visando a preservao dos recursos naturais. Dos diplomas publicados, devem destacar-se:

publicao da Lei n

57/II/85, de 22 de Junho, que definiu os princpios

fundamentais do planeamento urbanstico e estabeleceu as bases da sua organizao, elaborao e aprovao;

publicao da Lei n 79/III/90, de 26 de Maio, que considerou pertencer ao domnio pblico do Estado e declarou como reservas naturais, a ilha de Santa Luzia e todos os ilhus que integram o arquiplago de Cabo Verde, designadamente os ilhus Branco, Raso, de Santa Maria, Seco ou Rombo, de Cima e ilhu Grande, de Curral Velho e Baluarte. Ainda neste perodo, em 1984, foi publicada a Lei n 41/ II/ 84 de 18 de Julho, que

aprovava o Cdigo de gua que, por sua vez, estabelecia as bases gerais do regime jurdico de propriedade, proteco, conservao, desenvolvimento, administrao a

utilizao dos recursos hdricos em Cabo Verde. Esta lei aplicava-se a todos esses recursoa, desde gua dessalinizada at s guas martimas interiores e territoriais. Em 1987 publicou-se a Lei n 17/II/87, de 3 de Agosto, que ratificou a Conveno das Unidas sobre o Direito do Mar (de 1982) Cabo Verde ratificou tambm, a Conveno de Montego Bay que consagrava, na sua parte XII, a proteco e preservao do meio ambiente atravs do estabelecimento de regras de cooperao mundial e regional, a assistncia tcnica, o controle sistemtico e a avaliao ecolgica e, finalmente, regras internacionais e legislao nacional para a prevenir, reduzir e controlar a poluio do meio ambiente. Por poluio entendia-se a poluio de origem terrestre, a poluio proveniente de actividades relativas aos fundos marinhos e a poluio proveniente de embarcaes. Cabo Verde no s ratificou a referida conveno como adoptou na sua legislao interna o conceito de ZEE (Zona Econmica Exclusiva). Neste mbito, foi estabelecido no Decreto-Lei n 126/77, de 31 de Dezembro, o limite do mar territorial, as guas pertencentes ao arquiplago e a zona econmica exclusiva do Estado de Cabo Verde. No entanto, em 1992, surgiu a necessidade de revogar o referido Decreto-Lei n 126/ 77 pois, entre 1977 e 1992, verificou-se uma evoluo tanto do Direito do Mar com da legislao interna, o que levou a que o Decreto-Lei mencionado deixasse de ser suficiente para assegurar a proteo daqueles recursos naturais. Foi neste contexto que surgiu a Lei n 60/IV/92, sucessora do D.L. 126/77, que no s veio delimitar as reas martimas da Repblica de Cabo Verde como veio definir as reas martimas que estavam sob jurisdio cabo-verdiana, nomeadamente: o mar interior as guas arquipelgicas a zona contgua o mar territorial a zona econmica exclusiva

a plataforma continental

Em 1987 verificou-se uma inovao em matria piscatria. Prova disso foi a publicao do Decreto-Lei 17/87, de 18 de Maro que definia os princpios gerais em matria de poltica dos recursos haliuticos. Como exemplo da preocupao com o ambiente demonstrada neste diploma, cabe referir o artigo 4 que probe, expressamente, o recurso a explosivos ou a componentes txicos, que estabelece o perodo de defeso da lagosta e da tartaruga marinha e que enumera a preveno e o controle da poluio marinha. Cabe referir aqui que, na ZEE, o Estado de Cabo Verde continuou a possuir direitos de soberania para fins de explorao e jurisdio exclusiva no que se refere, entre outros, pesquisa com fins cientficos e proteco e preservao do meio ambiente marinho. A partir dos anos 90, mais precisamente em 1993, surgiu a Lei n 85/IV/93, de 16 Julho (Lei do Ordenamento do Territrio), onde se definiam as bases do ordenamento do territrio nacional e o planeamento urbanstico, enfatizando-se a preocupao j existente em relao ao ordenamento do territrio. Esta lei veio revogar a Lei n 57/II/ 85, de Junho. Tambm em 1993, procedeu-se publicao da Lei n 86/IV/93, de 26 Julho, na qual eram definidas as Bases da Poltica do Ambiente. Esta lei estava organizada de acordo com os seguintes temas: princpios e objectivos componentes ambientais e naturais (solo, sub-solo, luz, gua, fauna e flora) componentes ambientais humanos (paisagem, patrimnio natural e construdo e poluio) instrumentos de poltica ambiental licenciamento e situaes de emergncia direitos e deveres dos cidados

penalizaes

Em 1994, surgiu o Decreto-Lei n 13/94, de 10 de Maro, que aprovou a estrutura do Governo, da Comisso Nacional para o ambiente, assim como o SEPA sendo que, este dois ltimos organismos, esto sob a direco do Presidente do Conselho de Ministros. Comisso Nacional compete definir e decidir as politcas e as estratgias de implementao da Lei de Bases do Ambiente, assim como traar directrizes para a cooperao regional e internacional. Em 1995, foi publicada Lei n 137/IV/95, de 1 de Julho, cuja importncia estava no facto de permitir ao Governo, legislar sobre a matria relativa aos crimes contra o ambiente (artigo 1, n1 e 2), assim como as consequentes penas aplicveis. O Decreto-Lei 15/96, de 20 de Maio foi relevante pois veio definir a composio estrutural do Governo. Nesta medida, criou-se o Conselho de Ministros para o Ambiente cuja funo era coordenar a actividade dos ministrios, quando relativos ao ambiente. Em 1997, publicou-se o Decreto-Lei n 14/97 de 1 de Julho, que muitos designam como Cdigo do Ambiente pois nele foram estabelecidas as normas regulamentares que desenvolviam o que se entendia por situaes de crime previstas na Lei das Bases do Ambiente e onde estavam estabelecidos os principioss fundamentais em matria de gesto e proteco do ambiente. Ainda em 1997, precisamente a 29 de Dezembro, foi publicado o Decreto-Lei n 73/97, da competncia do Ministrio da Agricultura, Alimentao e Ambiente, que criou o Conselho Nacional da Agricultura, Alimentao e Ambiente, em substituio do Conselho Consultivo do Ambiente (artigo 2). Este novo rgo tinha como funo, assegurar a cooperao das diversas entidades nacionais, atravs do dilogo, quanto ao desenvolvimento scio-econmico do sectores da agricultura, pesca, silvicultura, da alimentao e ambiente. O ano de 1998 foi relevante no mbito das questes ambientais pois foi neste ano que se procedeu publicao da lei n48/V/98, de 6 de Abril, que regulamentava a actividade florestal e cuja finalidade era a proteco das rvores e das florestas e a definio das atribuies do Estado ou de outra entidades neste mbito,

Esta lei tambm estabelecia os instrumentos de gesto de florestas e o regime florestal, assim como as condies de submisso, plantao, expropriao incentivos e apoios nesta matria e as infraces e respectivas sanes. Em 2002 verificara-se novas mudanas a nvel dos rgos responsveis pelo ambiente. Atravs de lei orgnica, extinguiu-se o Secretariado Executivo para o Ambiente, que foi substitudo pela Direco-Geral do Ambiente, cujas funes eram as seguinte:
Propor a poltica nacional do ambiente, atravs da coordenao e fiscalizao das

aces necessrias para a sua execuo; Participar na definio e execuo da poltica de recursos naturais;

Contribuir para a definio da poltica nacional e das aces de defesa dos componentes ambientais e do patrimnio natural

Preparar e executar a estratgia nacional de conservao da natureza. Mais tarde, o Decreto-Lei n. 39/2006, de 10 de Julho, aprovou a nova orgnica do Governo, constatando-se a importncia concedida ao tema ambiente. As Alteraes que se verificaram foram as seguintes: a questo das pescas passou a ser da competncia do Ministrio das Infraestruturas, Transportes e Mar, tal como as questes relativas ao mar.

Princpios

Os princpios constituem, em todo o mundo, um dos pilares sobre qual assenta a proteco do ambiente. Cabo Verde no foge regra e tal facto comprovado pela adopo, na sua legislao, no s de princpios gerais de proteo ambiental, tais como, o princpio da precauo, o princpio do poluidor-pagador, o princpio da cautela, o princpio da cooperao ou o princpio da proteco, como tambm de princpios especficos, nomeadamente no artigo 3 da Lei das Bases do Ambiente, como por exemplo, o princpio da promoo de formao e sensibilizao e o princpio da participao e responsabilizao.

PLANOS GOVERNAMENTAIS
A preservao do ambiente em Cabo Verde neste mbito, pode ser encarado a partir de duas perspectivas, divididas de acordo com as polticas governamentais do pas, designadamente:

1 Repblica: que corresponde ao perodo ps independncia, (de 1975 a 1990), durante o qual, as polticas do governo concentraram-se, sobretudo, no mundo rural, tendo como objectivo diminuir o desemprego verificado no seio da populao mais atingida pela pobreza.

2 Repblica: que respeita ao perodo posterior ao ano de 1990. Nesta altura, com a alterao para um regime pluralista, o novo governo criou um programa no qual se dava especial ateno aos problemas ambientais, tentando deste modo contornar as polticas j existentes, introduzindo inovaes e modernizao nos sectores em questo (ex.agricultura, pesca, etc). Foi neste perodo que surgiram os Planos Nacionais de Desenvolvimento, que duram at aos nossos dias e nos quais se faz uma meno detalhada acerca das polticas e das medidas tomadas neste mbito.

1 Repblica

O perodo compreendido entre a declarao da independncia e o ano de 1990 caracterizou-se por aqui se terem definido alguns programas, nomeadamente o Programa de Aco de Luta Contra a Seca (1976 - 1977) e o Programa de Emergncia (1977 1978), cujo objectivo era resolver a grave situao de emergncia que o pas enfrentava, mostrando desta forma, que as polticas ambientais estavam viradas para o mundo rural.

No programa do Governo (1975-1980), o primeiro programa existente

apresentado a 7 de Julho de 1975, dava-se especial importncia criao de emprego (criao de postos de trabalho produtivo). Os objectivos essenciais deste programa, no mbito do sector agrcola e do sector das guas, eram a elaborao de uma lei sobre a utilizao da gua, a criao de um fundo para a reforma agrria (o que conduzia melhoria das condies de vida das populao rural), a luta contra a eroso e a desertificao (iniciou-se a aplicao dos programas de reflorestao em todas as ilhas) e, por fim, a criao de uma instituio para o estudo e a preparao de uma reforma agrria.

No segundo programa governamental (1981-1985), sublinhou-se a

importncia dada as polticas de gesto da gua e de utilizao dos solos. Manteve-se o objectivo do combate desertificao, acrescentando a preservao do patrimnio fundirio, a mobilizao de guas e a extenso dos terrenos dedicados ao cultivo, visando a transformao radical da estrutura de produo agrcola e pecuria. Intensificaram-se, ainda, os programas de defesa e restaurao dos solos, de florestao e de melhoramento das condies agrcolas em geral. A inovao que aqui ocorreu verificou-se ao nvel do desenvolvimento econmico e social pois o Governo incluiu uma proposta de inserir, no domnio das questes ambientais, o desenvolvimento econmico porque considerou que o aumento do nvel de vida da populao, era parte integrante do desenvolvimento econmico valor

No Programa da 3 legislatura (1986-1990), foram admitidos como

objectivos, a luta contra a desertificao e a eroso, o aumento da valorizao das utilidades dadas gua, a reorganizao do ordenamento do territrio, o desenvolvimento da utilizao de energias renovveis, a racionalizao da utilizao dos recursos naturais e, por ltimo, a constituio de reservas naturais (PANA II). O meio ambiente no estava directamente visado mas criou-se um compromisso, nomeadamente o de dar ateno especial aos objectivos traados e forma de execuo dos mesmos, atravs da realizao de investimentos estratgicos na luta contra a eroso,

no combate desertificao, na recuperao da cobertura vegetal e na recarga dos lenis freticos

2 Repblica

Programa do 1 governo constitucional da II Repblica (1992-1995):

considerado um programa melhor elaborado e tecnicamente mais ajustado, no qual se mantm a preocupao com o meio ambiente pois considerou-se que devem ser criadas as condies naturais para que todo o cidado cabo-verdiano viva no seu pas com dignidade, adoptando-se medidas de luta contra a degradao do meio ambiente e da qualidade de vida e declara-se que o Governo preconiza a proteco e a preservao do meio ambiente, porque para o desenvolvimento indispensvel um ecossistema equilibrado.

Programa do 2 Governo da II Repblica (1995-2000): revelou-se pela

primeira vez preocupao relativa ao meio marinho. Decidiu definir-se uma estratgia cujas principais atribuies eram a preservao dos recursos naturais e o equilbrio do meio ambiente, assim como a promoo do desenvolvimento sustentvel e harmonioso da zona costeira. Das diversas propostas, cabe sublinhar a elaborao de um plano de aces intersectoriais, nacionais e locais, com o objectivo de garantir a gesto da zona costeira assim como dos seus recursos, prevenir a poluio marinha (atravs da imposio medidas de regulamentao e de fiscalizao), criar zonas protegidas com o propsito de renovao de stocks e actualizar e divulgar a legislao sobre as espcies protegidas.

Programa do Governo para a 6 legislatura (2001-2006): o tema ambiente e

a sua preservao constituram um dos grandes temas deste programa. O governo compromete-se a criar um programa de segurana alimentar e a oferecer bens alimentares, de forma a garantir aos cidados uma alimentao cuidada. Enfatizou-se a necessidade de conceder populao o acesso aos rendimentos, educao e informao, sade e nutrio, gua potvel, ao saneamento bsico e participao.

Ainda neste programa fez-se constar dele, um conjunto de planos, virados para o ordenamento do territrio como por exemplo, o ordenamento da orla costeira, a proteco da biodiversidade e do ambiente contra as mudanas climticas, o combate desertificao, a conservao dos solos e da gua, o controlo da intruso salina, o tratamento dos resduos slidos, urbanos e hospitalares, o controlo da poluio marinha, a educao ambiental, a elaborao de um plano energtico, o acompanhamento da aplicao de convenes e tratados internacionais e a criao de uma reserva da biosfera de Cabo Verde e a feitura de uma lei dos solos.

Programa do Governo Para a VII Legislatura (2006-2011): Caracterizou-se

por atribuir ao meio ambiente uma enorme importncia, assim como ao desenvolvimento sustentvel, atravs da promoo de um desenvolvimento de qualidade. Procurou promover-se o desenvolvimento, atravs da conjugao de trs aspectos imprescindveis ao Estado, nomeadamente, o aspecto econmico, o aspecto ambiental e, por ltimo, o aspecto do desenvolvimento scio-econmico.

PLANOS DE ACO NACIONAL PARA O AMBIENTE PANA

O plano de aco nacional para o ambiente foi um plano elaborado em Cabo Verde, tendo por base o desenvolvimento sustentvel. O primeiro PANA, o PANA I, foi elaborado em 1994, pelo Secretariado Executivo para o Ambiente (SEPA). Tinha um mbito temporal de aplicao para um perodo de 10 anos (logo, at 2004) e o seu objectivo principal era consciencializar, no s a populao mas tambm os lderes polticos para as questes ambientais discutidas durante a Cimeira do Rio.

Durante a vigncia deste plano, alm de se elaborar planos nacionais com base nos objectivos definidos na agncia 21, procedeu-se extino do SEPA, que foi substitudo pela Direco Geral do Ambiente (DGA). O PANA II surgiu no final de 2001e baseava-se nos objectivos traados durante a Cimeira de Desenvolvimento Sustentvel de Joanesburgo de 2002. A sua aplicao deveria iniciar-se em 2004 e manter-se at 2012. As principais reas de incidncia deste documento so: a gesto sustentvel dos recursos naturais, a conservao e a valorizao da natureza e do territrio, a proteco da biodiversidade e da paisagem, a adequao do quadro legal e institucional e, por ltimo, a integrao do ambiente nas polticas sectoriais.

LEI CONSTITUCIONAL

A primeira aluso feita ao meio ambiente consta, de uma forma genrica, na Constituio da Repblica de Cabo Verde, de 1980, segundo a qual, nos termos do seu artigo 7, o Estado tinha como tarefa proteger a paisagem, a natureza, os recursos naturais e o meio ambiente, bem como o patrimnio histrico-cultural e artstico. No seu artigo 8 podia ler-se que Cabo Verde exercia autonomia sobre todo o territrio nacional, sobre todos os recursos naturais, vivos e no vivos, que se encontrem no seu territrio. O artigo 9, do mesmo diploma, dispunha ainda que na sua zona econmica exclusiva, definida por lei, o Estado exerce competncia exclusiva em matria de conservao e explorao de recursos naturais, vivos e no vivos. J em 1992, aps reviso constitucional, no seu artigo 70, a Constituio de Cabo Verde fez uma referncia especfica ao ambiente, consagrando que todos tm direito a um ambiente de vida sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender e conservar. No nmero dois do referido artigo, atribui-se ao Estado e aos municpios a responsabilidade de adoptar polticas de defesa e de preservao do meio ambiente e velar

pela utilizao racional de todos os recursos naturais em colaborao com as associaes de defesa do meio ambiente. O legislador da reviso de 1999 optou por determinar, no artigo 7, alnea k) a incurso da matria ambiental no captulo referente aos princpios fundamentais, e definiu como tarefa do Estado, a proteco da paisagem, da natureza, dos bens naturais e do meio ambiente e, ainda, do patrimnio histrico-cultural e artstico nacional Com base nesta lei, incumbiu-se o Estado de estimular e apoiar a criao de associaes de defesa do ambiente e de proteco de recurso naturais. A preocupao com o ambiente no foi esquecida no mbito da organizao econmica, financeira e fiscal do pas, na medida em que, o artigo 88 da Constituio estabelece que as actividades econmicas no devem por em causa o ecossistema nem contribuir para o desequilbrio das relaes entre o homem e o meio que o envolve. O artigo 80 confere aos consumidores o direito qualidade dos bens e dos servios, informao, proteco da sade, da segurana e dos seus interesses econmicos, bem como reparao dos danos sofridos pela violao de tais direitos Com reviso da Constituio operada em 1999, de entre as diversas inovaes a que se assistiu, cabe frisar que foi atribuda competncia Assembleia para legislar, entre outros, sobre as bases do sistema de planeamento e do ordenamento do territrio, sobre a elaborao e apresentao de planos de desenvolvimento e, por ltimo, sobre as bases do sistema de proteco da natureza. De acordo com o artigo 176, alneas e) e f) da Constituio, a competncia legislativa em matria ambiental cabe, em exclusivo, Assembleia, excepto nos casos em que, havendo autorizao legislativa concedida ao Governo, caiba a este rgo a feitura de leis sobre, por exemplo, as bases do sistema do planeamento, do ordenamento do territrio e da elaborao e apresentao dos planos de desenvolvimento e bases do sistema de proteco da natureza. Por ltimo, em relao competncia para a aprovao de Grandes Opes do Plano, assim como do planos nacionais, regionais e sectoriais, nos termos do disposto no artigo 205, alnea h), esta pertence ao Conselho de Ministros.

A Violao da Legislao
Em Cabo Verde, o esforo colocado na feitura de leis relativas proteco dos bens naturais repercute-se, ainda, no estabelecimento de sanes correspondentes violao da normas em causa. Quanto aos municpios, como consequncia da falta de respeito das regras de proteco ambiental, aplicam-se multas e coimas, previstas nos Cdigos de Postura (Cdigos das autarquias). Em matria civil, prev-se no artigo 1346 do Cdigo Civil, a possibilidade de o lesado opor-se a emisso de fumo, fuligem, vapores, calor ou rudos, entre outros factores, provenientes do prdio contiguo nos casos em que dos factos referidos, resulte um prejuzo substancial para o uso do imvel ou um impedimento utilizao normal do prdio afectado. No mbito penal, embora o Direito Penal no d especial ateno matria ambiental, pode inferir-se uma tutela dos bens naturais atravs do recurso ao artigo 269, n2, de acordo com o qual, aquele que contaminar ou envenenar a gua, poder ser punido com 2 ou 8 anos de pena de priso e, ainda, aquele que corromper, contaminar ou poluir, por meio se veneno ou outras substncias prejudiciais sade, gua que se dirija ao consumo humano, ser punido com pena de multa. A Lei de Bases do Ambiente tambm prev sanes tanto para as infraces como para as contra-ordenaes, que forem consideradas crimes ambientais (artigo 47). Para finalizar, cumpre referir que o cidado que veja o seu direito (constitucionalmente consagrado) a um ambiente de vida sadio e ecologicamente equilibrado, violado ou ameaado, pode propor aco judicial contra o autor da leso, nos termos do Cdigo do Processo Civil. A ttulo de curiosidade, deixa-se aqui a nota de que em Cabo Verde, no existe jurisprudncia sobre questes ambientais. Embora exista legislao, no h registo de nenhum caso alguma vez apreciado pelo Tribunal.

Concluso
Cabo verde um pas no qual, a implementao de polticas ambientais, nomeadamente de medidas de preveno e respectiva sano em caso de violao, constituem um modo eficaz de combate aos problemas ambientais referidos ao longo da dissertao. Torna-se imperativo o cumprimento das polticas enunciadas porque s assim poder-se- garantir a correcta gesto dos rescursos naturais disponveis. Ainda neste mbito, essencial informar, sensibilizar e, principalmente, educar a populao no sentido de que esta, embora continue a recorrer aos bens ambientais, passe a faz-lo de forma responsvel, minimizando e/ou evitando os possveis danos decorrentes da sua utilizao desregrada e criando, desta forma, uma nova conscincia ecolgica nacional. importante sublinhar que o pas tem recebido aplausos por parte da comunidade internacional pois, embora ainda haja muito para fazer em matria de ambiente, tem sido reconhecido o efectivo esforo nacional que se tem feito, para combater as fragilidades de Cabo Verde, assim como as metas que tem conseguido alcanar. A continuidade deste sucesso passa pela maior divulgao das leis ambientais aprovadas de modo a evitar o desconhecimento por parte do cidado , dos dirigentes e dos funcionrios da Administrao Pblica e pelo aproveitamento do recursos que caracterizam o pas.

Bibliografia

Soares, Maria Rosa Sousa Brito, Tese: Avaliao Ambiental em Cabo VerdeAplicao Actividade Turstica, 2011

Maurcio Cysne e Teresa Amador, Eds. (2000). Direito do Ambiente eRedaco Normativa: teoria e prtica nos pases lusfonos. UICN, Gland, Sua, Cambridge, Reino Unido e Bona, Alemanha. xiv + 182 pRelatrio do Perfil Temtico na rea das Mudanas Climticas em Cabo Verde Auto-avaliao das capacidades nacionais para a gesto global ambiental, Ministrio do Ambiente e Agricultura de Cabo Verde

Nascimento, Janurio, O ambiente no ordenamento jurdico Cabo-Verdiano, Segurana Jurdica Factor de Estabilidade Econmica, in I Encontro de Notrios e Conservadores da CPLP, Praia 23-25 de Julho de 2006

Fernandes, Ermelindo P., Tese: Os Problemas Ambientais Em Cabo Verde: Polticas e Medidas de Proteco - Estudo do Caso Comparativo Praia vs So Salvador do Mundo, 2011

Borges, Aidil O ESTADO DA ARTE DA EA EM CABO VERDE - Entre a demanda e a resposta: o balano nacional e os novos desafios para a Educao Ambiental, 2007, Galiza

You might also like