You are on page 1of 12

Escola Nacional de Cincias Estatsticas

Rua Andr Cavalcanti, 106 CEP: 20231-050 Santa Teresa Rio de Janeiro Tel.: (21) 2142-0123 Ramal: 8723

http://www.ence.ibge.gov.br

ENCE

Edital de Seleo e Admisso ao Programa de Ps-Graduao Lato Sensu

Curso de Especializao em ANLISE AMBIENTAL E GESTO DO TERRITRIO 15a Turma 2012

Inscries:
De 5 de setembro a 28 de outubro de 2011

Incio: maro de 2012

RIO DE JANEIRO

EDITAL
A Coordenao do Programa de Ps-Graduao Lato Sensu, no uso de suas atribuies, torna pblico o presente Edital, estabelecendo as normas do Exame de Seleo e Admisso ao Programa de Ps-Graduao em Anlise Ambiental e Gesto do Territrio, para o primeiro semestre do ano letivo de 2012:

1 OBJETIVO O Curso de Especializao em Anlise Ambiental e Gesto do Territrio, iniciado em 1997, tem por objetivo aprimorar a formao e a qualificao profissional daqueles que pretendem atuar ou que j atuam como planejadores, nas esferas pblica e privada, formulando e implementando estratgias de apropriao e de uso dos recursos naturais orientadoras dos processos de gesto e organizao do espao territorial.

2- APRESENTAO O curso ser desenvolvido enfatizando questes pertinentes formao de gestores ambientais, que sero trabalhadas considerando uma clientela multidisciplinar. A estrutura curricular explora os conceitos bsicos e princpios fundamentais de ecologia, demografia, desenvolvimento sustentado, polticas pblicas, planejamento ambiental, recursos naturais, gesto do espao territorial, entre outros. O desenvolvimento do programa privilegia a abordagem multidisciplinar, na considerao do fato de ser a sustentabilidade ambiental determinada pelo balano entre os diferentes nveis de qualidade do meio ambiente e suas potencialidades ecolgicas, sociais e econmicas. O curso oferece disciplinas bsicas e disciplinas de bases metodolgicas. As disciplinas referentes conceituao bsica buscam a padronizao de linguagens bem como a organizao e o uso dos conceitos para o desenvolvimento e a implementao de polticas e projetos ambientais. As disciplinas referentes s diferentes bases metodolgicas procuram orientar o aluno quanto produo e organizao do conhecimento e estruturao de um projeto de pesquisa, incluindo busca, acesso e tratamento das fontes de dados. Desta forma, o participante estar se preparando para adquirir o conhecimento e tomar deciso sobre o uso adequado das ferramentas de trabalho e para uma melhor compreenso das informaes e conceitos que sero transmitidos no conjunto de disciplinas. Simultaneamente, esto includas no aprendizado, prticas de campo, seminrios, visitas tcnicas a diferentes instituies de pesquisa e de gesto ambiental, bem como a orientao no que se refere busca de fonte de dados.

3 - GRADE CURRICULAR A grade curricular do curso constituda de disciplinas obrigatrias e eletivas, a saber: Obrigatrias Disciplinas Obrigatrias Cartografia bsica e temtica Desenvolvimento sustentvel Ecologia Economia ambiental -2Crditos 3 3 3 2 Carga Horria 36 36 36 24

Estgio de campo 2 Estatstica aplicada a estudos ambientais I 3 Indicadores socioambientais 1 Interaes sociedade e natureza em anlise ambiental, composta pelos seguintes mdulos: Geologia aplicada anlise ambiental 1 1 Climatologia: variabilidade climtica e implicaes ambientais 1 Geomorfologia aplicada anlise ambiental 1 1 Pedologia aplicada anlise ambiental 1 Vegetao e biomas brasileiros Recursos hdricos Introduo demografia Introduo ao estudo das interaes sociedade e natureza Organizao e gesto do territrio Metodologia da pesquisa Mtodos e Tcnicas em Anlise Ambiental Planejamento e gesto ambiental I Sensoriamento remoto Sistema de informaes geogrficas 2 1 3 3 2 2 3 3

24 36 12 12 12 12 12 12 12

24 12 36 36 24 24 36 36

Disciplinas Eletivas Apresentaes eficazes Educao ambiental Estatstica aplicada a estudos ambientais II Legislao ambiental Planejamento e gesto ambiental II

Crditos 1 1 2 1 2

Carga Horria 12 12 24 12 24

4 - CORPO DOCENTE Ano 2010 O corpo docente do curso formado por professores e pesquisadores do IBGE lotados na Escola Nacional de Cincias Estatsticas (ENCE), na Diretoria de Pesquisa (DPE) e na Diretoria de Geocincias (DGC), a saber: Cesar Ajara, D. Sc. em Geografia, UFRJ (ENCE) Cludio Joo Barreto dos Santos, D. Sc. em Geografia, UFRJ (DGC) Denise Maria Penna Kronemberger, D. Sc. em Geografia, UFF (DGC) Elizabeth Kohnert Linhares, M. Sc. em Produo e Anlise da Informao Geogrfica, ENCE (DGC) Flvio Marcelo Tavares Montenegro, D. Sc. Engenharia de Sistema e Computao, UFRJ (IBGE) Jaison Lus Cervi, M. Sc. em Produo e Anlise da Informao Geogrfica, ENCE (DPE) Jos Antonio Sena do Nascimento, Dr. em Planejamento Energtico e Ambiental UFRJ (IBGE) Jose Eustquio Diniz Alves, Dr. em Demografia, UFMG (ENCE) Jlia Clia Mercedes Strauch, D. Sc. Engenharia de Sistema e Computao, UFRJ (ENCE) Lavnia Davis Rangel Pessanha, Dra. em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, UFRRJ (ENCE) Luciana Mara Temponi de Oliveira, Dra. em Engenharia Ambiental, UFRRJ (DGC) Maria Gertrudes Alvarez Justi da Silva, Dra. em Engenharia Mecnica, UFRJ (UFRJ) Maria Salet Ferreira Novellino, Dra. em Cincia da Informao, UFRJ (ENCE) Martha Martins Bordallo Ramos, M. Sc. em Educao, UERJ (ENCE) Paulo Gonzaga Mibielli de Carvalho, Dr. em Economia, UFRJ (DPE) Rosangela Garrido M. Botelho, Dra. em Geografia Fsica, USP (DGC) Sidney Ribeiro Gonzalez, M. Sc. em Geologia, UFRJ (DGC) -3-

5 INSCRIO E PROCESSO DE SELEO

5.1 Nmero de vagas


Sero oferecidas at 30 vagas.

5.2 Perodo de inscrio


De 5 de setembro a 28 de outubro de 2011, das 09:00 h s 19:00 h.

5.3 Local de inscrio


O curso gratuito (sem taxa de inscrio e sem mensalidade). A inscrio poder ser efetuada na Gerncia de Registro e Controle da Escola Nacional de Cincias Estatsticas ENCE (GRC/ENCE), localizada na Rua Andr Cavalcanti, 106, 1 andar , sala 105, Santa Teresa - Rio de Janeiro RJ ou atravs da Internet no endereo: http://www.ence.ibge.gov.br/

5.4 - Documentao necessria


O candidato dever entregar, no ato de inscrio, cpias dos seguintes documentos Gerncia de Registro e Controle da ENCE: Formulrio de inscrio, disponvel no Anexo 1; Curriculum Vitae resumido (mximo de 5 pginas); Histrico Escolar da Graduao; Duas Cartas de Recomendao de professores ou profissionais ligados rea de atuao

do candidato, cujo modelo se encontra disponvel no Anexo 2.

5.5 Inscrio pela Internet


Para efetuar a inscrio atravs da Internet, o candidato dever entrar na pgina da ENCE e solicitar a sua inscrio pela internet na pgina do Processo Seletivo 2012. O sistema ir solicitar o cadastramento de um e-mail e a seguir o candidato deve aguardar o recebimento de um e-mail com um endereo para realizar o seu cadastro. No cadastramento o candidato dever preencher um formulrio e anexar o Curriculum Vitae e cpia do seu histrico escolar da Graduao. Alm disto, o candidato dever cadastrar dois professores ou profissionais ligados a sua rea de atuao que o conheam e que faro as cartas de recomendao, que podero ser enviadas pela internet (upload do arquivo) ou pelo correio.

5.6 - Processo de Seleo


O processo seletivo compreende duas fases: 1 fase: formada pela aplicao de duas provas de carter eliminatrio e classificatrio, a saber:

Prova de Portugus com interpretao de texto e redao; e Prova de matemtica, cujo programa se encontra no Anexo 3

As duas provas sero realizadas no dia 10 de novembro de 2011, na ENCE, com incio s 13:30h e trmino s 17:30h,sem intervalo. -4-

Os candidatos que no atingirem nota superior a 5 (cinco) em qualquer uma das duas provas sero considerados eliminados, sendo a classificao feita pela mdia das duas provas. 2 fase: Entrevistas realizadas nos dias 02, 05 e 06 de dezembro de 2011, no horrio de 9:00h s 19:00h. Entre os aprovados na 1a fase, sero convocados para esta fase at os 45 mais bem colocados.

5.7 Divulgao dos resultados


Os nomes dos candidatos convocados para a segunda fase sero divulgados em 30 de novembro de 2011, pela Internet ou na GRC/ENCE. O resultado final ser divulgado em at 15 de dezembro de 2011.

6 - MATRCULA As matrculas dos alunos selecionados se far na Gerncia de Registro e Controle da ENCE, no perodo de 19 a 23 de dezembro de 2011, das 9:00 h s 17:00 h, mediante a apresentao dos documentos, originais e cpias, indicados a seguir: Diploma ou Certificado de Concluso; Histrico Escolar da Graduao; Certido de nascimento ou casamento; Ttulo de eleitor; Prova de quitao com o servio militar (para candidatos do sexo masculino); 2 (dois) retratos 3x4; Cdula de identidade e CPF.

A ENCE poder, a seu critrio, suspender o curso caso o nmero de candidatos aprovados seja inferior a 10 (dez). Os servidores pblicos selecionados tero que apresentar no ato de matrcula uma carta do rgo superior de sua instituio autorizando-o a participar do curso.

7 - CALENDRIO E HORRIO As aulas sero ministradas s teras, quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h s 12:20h. A disciplina Estgio de Campo ser oferecida aos sbados, sendo obrigatria participao.

8 - AVALIAO DO DESEMPENHO DO ALUNO DURANTE O CURSO Ser considerado aprovado, em cada disciplina, o aluno que obtiver nota 7 (sete) de aproveitamento e, no mnimo, 75% de freqncia. A avaliao em cada disciplina basear-se- em provas e/ou trabalhos individuais.

9 MONOGRAFIA A elaborao da monografia requisito essencial para obteno do certificado de especializao e dever contemplar o desenvolvimento de um trabalho utilizando os conceitos e mtodos tratados nas -5-

diversas disciplinas do programa de ps-graduao. A monografia dever ser elaborada sob a orientao de um professor do corpo docente, avaliada e entregue no prazo de seis meses aps o trmino dos crditos da Turma de 2012, podendo ser este prazo prorrogvel por no mximo seis meses.

10 CERTIFICADO O Certificado de Especializao em Anlise Ambiental e Gesto do Territrio, onde constaro a carga horria, as disciplinas cursadas e o rendimento acadmico do aluno, ser concedido ao aluno aprovado em todas as disciplinas obrigatrias e que tenha obtido aprovao na Monografia.

INFORMAES Os interessados podero obter informaes complementares junto a Coordenao do Curso ou a Diviso de Registro e Controle da Escola Nacional de Cincias Estatsticas - ENCE Rua Andr Cavalcanti, 106 Santa Teresa - Rio de Janeiro - RJ E-mail: ambiental@ibge.gov.br Homepage: www.ence.ibge.gov.br

-6-

Anexo 1 - Ficha de Inscrio 15a Turma - 2012

-7-

Escola Nacional de Cincias Estatsticas


Rua Andr Cavalcanti, 106 CEP: 20231-050 Santa Teresa Rio de Janeiro Tel.: (21) 2142-0123 Ramal: 8723

Curso de Especializao (Lato Sensu) Anlise Ambiental e Gesto do Territrio http://www.ence.ibge.gov.br

ENCE

CURSO DE ESPECIALIZAO EM ANLISE AMBIENTAL E GESTO DOTERRITRIO


DADOS PESSOAIS
Nome Completo: RG/RNE: Endereo: Bairro: Cidade: Telefones para contato: CEP.: Estado: E-mail: CIC/CPF: Passaporte: Data de Nascimento: Nacionalidade: Maturalidade: / / FICHA DE INSCRIO 15a Turma - 2012

FORMAO
Titulao Instituio Ano de concluso

EXPERINCIA PROFISSIONAL (Indique trabalhos que realizou e que julgue importantes para sua aceitao como aluno de ps-graduao.)
Instituio ou Empresa Tipo de Trabalho Perodo

CARTAS DE RECOMENDAO (Indique o nome das pessoas s quais solicitar as cartas de recomendao.)
Nome Instituio Cargo/Funo Data do pedido

DECLARO QUE AS INFORMAES CONTIDAS NESTA FICHA DE INSCRIO SO VERDADEIRAS


Nome: Assinatura: Data:

OBSERVAES GERAIS (Espao reservado ENCE.)

DOCUMENTOS ANEXADOS: ( ) Curriculum Vitae ( ) Histrico Escolar ( ) Diploma ( ) Cartas de Recomendao ____________________________________ FUNCIONRIO

ESPAO RESERVADO ENCE PROCESSO SELETIVO: INSCRIO ACEITA INSCRIO RECUSADA

____________________________________ COORDENADOR

-8-

Anexo 2 - CARTA DE RECOMENDAO 15a Turma - 2012

-9-

Escola Nacional de Cincias Estatsticas


Rua Andr Cavalcanti, 106 CEP: 20231-050 Santa Teresa Rio de Janeiro Tel.: (21) 2142-0123 Ramal: 8723

Curso de Especializao (Lato Sensu) Anlise Ambiental e Gesto do Territrio http://www.ence.ibge.gov.br

ENCE

Reconhecida pelo Decreto n0 51.163, de 08.08.61, publicado no D. O. de 16.08.61

PS-GRADUAO - Lato Sensu CURSO DE ANLISE AMBIENTAL E GESTO DO TERRITRIO


CARTA DE RECOMENDAO 15a Turma - 2012 Nome do Candidato: _____________________________________________________________________________ _ Prezado(a) Senhor(a),
O(A) Candidato(a) acima pretende realizar Ps-Graduao na ENCE/IBGE. A

Coordenao do Curso ter melhores condies de avaliar suas potencialidades com base nas informaes e observaes confidenciais que o Sr.(a) possa fazer. Atenciosamente, A Coordenao 1 Como traaria o perfil do(a) candidato(a)? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 2 - Desde quando conhece o(a) candidato(a)?__________________________________________________

3 - Que tipo de relao profissional teve com o(a) candidato(a)? Ele(a) foi: (admite-se resposta mltipla) Aluno(a) ( ) Orientando(a) ( ) Tcnico de equipe sob sua coordenao ( )

- 10 -

Outra (especifique): ______________________________________________________________________ 4 - Como classificaria o(a) candidato(a) quanto aos atributos indicados no quadro a seguir? ATRIBUTOS Domnio em sua rea de conhecimento cientfico Facilidade de aprendizado Assiduidade Perseverana Relacionamento com colegas e superiores Iniciativa e desembarao Capacidade de expresso escrita Criatividade/originalidade Aptido para realizar estudos avanados e pesquisa
Nveis: Excelente, Muito Bom, Bom, Regular, Fraco, Sem condies para informar.

NVEL

5 - Outras informaes que julgar necessrio apresentar.

______________________________ Local

__________________________________ Assinatura

Nome________________________________________________________________________ Cargo ou Funo ______________________________________________________________ Insituio/Empresa_____________________________________________________________ Telefone para contato: __________________________Celular: _________________________ Endereo_____________________________________________________________________ Formao: ____________________________________________________________________ Titulao_____________________ Instituio _______________Ano: ____________________

Informao reservada Enviar para:


Coordenao de Ps-Graduao Lato Sensu Escola Nacional de Cincias Estatsticas Rua Andr Cavalcanti, 106 Santa Teresa 20.231-050 - Rio de Janeiro RJ

- 11 -

Escola Nacional de Cincias Estatsticas


Rua Andr Cavalcanti, 106 CEP: 20231-050 Santa Teresa Rio de Janeiro Tel.: (21) 2142-0123 Ramal: 8723

Curso de Especializao (Lato Sensu) Anlise Ambiental e Gesto do Territrio http://www.ence.ibge.gov.br

ENCE

Anexo 3 Ementa da prova de matemtica

Objetivo: A prova de conhecimentos bsicos de matemtica avaliar as competncias e as habilidades desenvolvidas pelos candidatos ao longo de sua formao. As competncias a serem avaliadas referem-se ao uso da linguagem matemtica, construindo e aplicando os conceitos das diversas reas do conhecimento, buscando a compreenso de fenmenos naturais, a seleo, organizao, relacionamento e interpretao de dados e informaes representados de diferentes formas (tabelas, grficos) para a tomada de decises. As habilidades que sero avaliadas referem-se a operaes com conjuntos, fraes, funes, sistemas de equaes lineares.

Contedo Programtico 1. Teoria de Conjuntos 1.1. Conjuntos e pertinncia. 1.2. Subconjuntos e incluso. 1.3. Operaes com conjuntos (interseco, unio, diferena, complementar). 2. Conjuntos Numricos 2.1. Nmeros naturais e inteiros: operaes fundamentais. 2.2. Divisibilidade, nmeros primos, fatorao, nmero de divisores, m.d.c. e m.m.c. 2.3. Nmeros reais: operaes, mdulo, desigualdades, representao decimal. 2.4. Porcentagens. 3. Funes: 3.1.Sistemas de coordenadas. 3.2. Domnio e Imagem. 3.3. Grfico. 3.4. Funo. Polinomial de grau n. 4. Sistemas: 4.1. Equao linear; 4.2. Sistema linear.

Bibliografia sugerida: Fundamentos de Matemtica Elementar . Conjuntos, Funes vol.1 8 edio; 2004.Iezzi, Gelson; Murakini, Carlos. Editora Atual. Fundamentos de Matemtica Elementar. Seqncias, Matrizes, Determinantes, Sistemas vol.4; Iezzi, Gelson. Editora Atual. Matemtica Hoje Feita Assim. 5Nc, 6Nc, 7Nc, 8Nc. Bigode, Antonio Jos Lopes FTD.

- 12 -

You might also like