You are on page 1of 4

Reciclagem de PET no Brasil

A embalagem de PET quando reciclada tem inmeras vantagens sobre outras embalagens do ponto vista da energia consumida, consumo de gua, impacto ambiental, benefcios sociais, entre outros.
A introduo da embalagem de PET (polietileno tereftalato) no Brasil, em 1988, alm de trazer as indiscutveis vantagens ao consumidor, trouxe tambm o desafio de sua reciclagem, que nos fez despertar para a questo do tratamento das 200 mil toneladas de lixo descartadas diariamente em todo Brasil. O polmero de PET um polister, um dos plsticos mais reciclados em todo o mundo devido a sua extensa gama de aplicaes: fibras txteis, tapetes, carpetes, no-tecidos, embalagens, filmes, fitas, cordas, compostos, etc. A embalagem de PET quando reciclada tem inmeras vantagens sobre outras embalagens do ponto vista da energia consumida, consumo de gua, impacto ambiental, benefcios sociais, entre outros. A reciclagem de qualquer material pode ser dividida em:

Coleta Seleo Revaloriza Transformao

A etapa de transformao utiliza o material revalorizado e o transforma em outro produto vendvel, o produto reciclado. A etapa de revalorizao realiza a descontaminao e adequao do material coletado e selecionado para que possa ser utilizado como matria prima na indstria de transformao.

A etapa de Coleta/Seleo que representa o grande desafio da reciclagem do PET ps-consumo. Milhes de dlares so gastos em logstica, distribuio e marketing para que no final das contas, ns consumidores compremos produtos embalados em PET e levemos at nossas casas. Ns fazemos a ltima etapa da distribuio levando-os dos supermercados e lojas at nossas casas. Somente nas regies metropolitanas do Brasil so 15 milhes de domiclios, 50 milhes de pessoas e 6 bilhes de embalagens de PET todo ano. O correto equacionamento da logstica reversa das embalagens ps-consumo que vai viabilizar a reciclagem de diversos materiais inclusive o PET.

A logstica reversa o processo pelo qual o material reciclvel ser coletado, selecionado e entregue na indstria de revalorizao. Isto gera um grande empasse, de quem que paga a conta da logstica reversa, no a indstria de embalagens, nem a indstria dos produtos embalados e nem a prefeitura. Somos ns, eu, voc e toda a sociedade seja como contribuinte ou seja como consumidor. Hoje pagamos uma conta maior por no termos uma logstica reversa adequada, como provado nos pases como EUA, Austrlia, Japo e toda Europa. Conforme estudos realizados na USP o Brasil deixa de economizar 6 Bilhes de dlares/ano por no reciclar os materiais presentes nas 200 mil toneladas de lixo gerados todos os dias. Ainda no esto contabilizados os custos de danos ambientais e sociais. Urgente a elaborao de uma poltica nacional de resduos slidos, as aes estaduais e municipais para viabilizao da logstica reversa e o fortalecimento da indstria de reciclagem no Brasil. As embalagens de garrafas plsticas para bebidas (PET) so ideais para o acondicionamento de alimentos, devido s suas propriedades de barreiras que impossibilitam a troca de gases e absoro de odores externos, mantendo as caractersticas originais dos produtos envasados. Alm disto, so leves, versteis e 100% reciclveis. PET - Desenvolvido pelos qumicos ingleses Whinfield e Dickson em 1941, o PET (polietileno tereftalato) um material termoplstico. Isto significa que ele pode ser reprocessado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformao. Quando aquecidos a temperaturas adequadas, esses plsticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldados. O PET possui algumas caractersticas, como: absoluta transparncia grande resistncia a impactos maior leveza em relao s embalagens tradicionais brilho intenso

No PET todos os plsticos que tenham sido fabricados atravs de outro processo que no o de sopro. Os mais comuns so: baldes, bacias, copos, cabides, rguas, apontadores, pentes, mangueiras, sacos, sacolas, potes de margarina, filmes de PVC, entre outros. A embalagem PET 100% reciclvel. A embalagem entregue para a recilcagem dever estar amassada, torcida, sem o ar e sem resduos em seu interior. No caso de garrafas, colocar de volta a tampa de rosca bem vedada, para impedir a entrada do ar. Se a tampa no for de rosca, basta torcer ou amassar bem a embalagem. Este procedimento necessrio, pois ainda no existe amassador desenvolvido para compactar embalagens PET. O processos de reciclagem do PET no Brasil o mecnico, o mais utilizado e o mais comum. O processo de reciclagem mecnica de embalagens plsticas para bebidas (PET) requer, em mdia, apenas 30% da energia necessria para a produo de matria-prima. A reciclagem do PET tem muitos benefcios, como: reduo do volume de lixo coletado, que removido para aterros sanitrios, proporcionando melhorias sensveis no processo de decomposio da matria orgnica (o plstico impermeabiliza as camadas em decomposio, prejudicando a circulao de gases e lquidos); economia de energia eltrica e petrleo, pois a maioria dos plsticos derivada do petrleo, e um quilo de plstico equivale a um litro de petrleo em energia; gerao de empregos (catadores, sucateiros, operrios, etc.)

menor preo para o consumidor dos artefatos produzidos com plstico reciclado aproximadamente 30% mais baratos do que os mesmos produtos fabricados com matriaprima virgem.

Diversos produtos podem ser produzidos a partir da reciclagem do PET, como: Indstria automotiva e de transportes - tecidos internos (estofamentos), carpetes, peas de barco; Pisos - carpetes, capachos para reas de servios e banheiros; Artigos para residncias - enchimento para sofs e cadeiras, travesseitros, cobertores, apetes, cortinas, lonas para toldos e barracas; Artigos industriais - rolos para pintura, cordas, filtros, ferramentas de mo, mantas de impermeabilizao; Embalagens - garrafas, embalagens, bandejas, fitas; Enfeites - txteis, roupas esportivas, calados, malas, mochilas, vesturio em geral; Uso qumico - resinas alqudicas, adesivos.

Produo, Consumo e Reciclagem de PET no Brasil Ano Produo Consumo Reciclagem 1997 1998 1999 2000 Fonte: Curiosidades: 68% de todo refrigerante produzido no pas embalado em garrafas PET. 1 kg de garrafas PET equivale : 16 garrafas de 2.5 litros ou 20 garrafas de 2.0 litros ou 24 garrafas de 1.5 litros ou 26 garrafas de 1.0 litro ou 36 garrafas de 600 ml. (Fonte: TOMRA/LATASA - Reciclagem S.A. ) A embalagem monocamada de PET, j utilizada por pases como EUA e Frana, aquela que permite que o PET reciclado entre em contato direto com alimentos e bebidas. Essa tecnologia conhecida pela sigla URRC e capaz de discontaminar PET ps consumo atravs de um sistema de superlavagem que assegura ao reciclado o mesmo nvel de limpeza da matria prima vrigem. No Brasil, ainda no h previso para a fabricao desse tipo de embalagem multicamada de PET, ou seja, aquela que se assemelha a um 170 mil 260 mil 295 mil 340 mil 180 mil 224 nil 245 mil 272 mil 27 mil 40 mil 50 mil 67 mil ABEPET % Reciclado / Produo 15,9 15,38 16,9 19,71 % Reciclado / Consumo 15 17,9 20,4 24,6 2001

saunduichecomposto de 3 camadas, sendo 2 de plstico reciclado, que nunca entra em contato com o alimento ou outro produto que emabala.

Fonte: CEMPRE

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/reciclagem/reciclagem_de_pet_no_br asil.html (AMBIENTEBRASIL)

You might also like