You are on page 1of 54

NDICE

1.CONCEITO DE TINTA 2.COMPOSIO PRINCIPAL DE UMA TINTA 3.PRODUTOS PARA A INDSTRIA MOVELEIRA 4.CARACTERSTICAS DOS PRODUTOS 5.PREPARAO DE SUPERFICIE 6.TCNICAS DE PINTURA 7.POLIMENTO DE PRODUTOS 8.AMBIENTE DE PINTURA E SECAGEM 9.INSTRUMENTOS DE MEDIO E CONTROLE 10.DESCRIO DOS DIVERSOS INSTRUMENTOS DE APLICAO 11.MOVIMENTO E POSIO DA PISTOLA 12.RECOMENDAES DE PINTURA EM MDF 13.EMASSAMENTO 14.TINGIMENTO DIRETO SOBRE A MADEIRA 15.ENVERNIZAMENTO PARA MADEIRA COM PU TINGIDO (FUNDO E VERNIZ) 16.ENVERNIZAMENTO PARA MADEIRA COM NITRO TINGIDO (SELADOR E VERNIZ) 17.LAQUEADOS PU 18.LAQUEADO NC 19.LINHAS DE PRODUTOS APRENDA A FAZER - Acabamentos especiais em madeiras e MDF

01 01 02 04 06 07 08 08 10 11 13 16 16 17 17 17 18 18 19 (Anexo)

ATENO
Todas as informaes contidas nesta publicao baseiam-se em nossas experincias e pesquisas atuais. Garantimos, naturalmente, a qualidade dos nossos produtos dentro dos limites das nossas especificaes tcnicas e das condies ideais de preparao da superfcie, iseno de leos e graxas, umidade relativa do ar, temperatura e condies climticas locais, conhecimentos tcnicos e prticos do aplicador e outros casos excepcionais. Portanto, no ficam os manipuladores e aplicadores de nossos produtos isentos da obrigatoriedade de realizar os seus prprios controles e ensaios. O uso e processamento dos produtos esto fora de nosso controle e so, portanto, de inteira responsabilidade do cliente. Esperamos que este material seja til para a orientao dos seus trabalhos. Est apostila substitui todas as anteriores. Caso surja qualquer dvida, por favor, consulte nosso Departamento Tcnico.

1.CONCEITO DE TINTAS

As tintas so revestimentos, geralmente orgnicos, viscosos, constitudos por um ou mais pigmentos, dispersos em uma resina que, ao sofrer processo de cura (secagem), quando aplicado, forma uma fina pelcula aderente ao substrato. Est pelcula tem por finalidade proteger e decorar. Embora parea simples, a fabricao de uma tinta um processo complexo. Uma tinta em mdia, constituda por 30 componentes qumicos diferentes. Por sua vez as tintas, quando utilizadas nas indstrias sofrem ao de diferentes variveis, tais como: temperatura, umidade, substrato, mtodo de aplicao, pintores e etc. Todas estas variveis devem ser avaliadas e levadas em conta pelo formulador de tinta.

2. COMPOSIO PRINCIPAL DE UMA TINTA

RESINAS a parte no voltil do sistema que determina o tipo de tinta ( o ligante da tinta). Ela forma, aps a cura, a pelcula sobre a tinta e o substrato. Existem vrios tipos: alqudicas, acrlicas, epoxdicas, poliuretnicas, nitrocelulsicas e etc. PIGMENTO Material slido, finamente modo, insolvel no meio, utilizado para conferir a cor, opacidade, certas caractersticas de consistncia e outros efeitos. Podem ser divididos em pigmentos coloridos e no-coloridos (cargas). SOLVENTE Lquido voltil utilizado em tintas para dissolver a resina e facilitar a aplicao da tinta ao substrato. Podem ser classificados em solventes verdadeiros, latentes, leves e pesados. Thinners e diluentes so mistura de solventes. ADITIVOS Ingredientes que adicionados s tintas em pequenas quantidades proporcionam caractersticas especiais ou melhorias em sua qualidade. Existem vrios tipos: antisedimentantes, secantes, anti-risco, anti-pele e etc.

01

3. PRODUTOS PARA A INDSTRIA MOVELEIRA

Na indstria moveleira, grande parte dos produtos so incolores, a fim de realar a beleza da madeira, deixando-a o mais natural possvel. Existem 4 tipos de tintas que so mais utilizadas: sinttico, nitrocelulose, poliuretano e secagem ultra-violeta. Abaixo, citamos os produtos mais utilizados na indstria moveleira.

3.1 SELADORES, FUNDOS OU PRIMERS So tintas geralmente semi-brilhantes ou foscas que so aplicadas diretamente sobre a superfcie a ser pintada. Esses produtos tm geralmente alto teor de slidos e suas finalidades so: corrigir pequenos defeitos de superfcie, promover o fechamento de poros, melhorar a adeso do acabamento superfcie a ser pintada e arrepiar as fibras da madeira para facilitar o lixamento.

3.2 MASSAS So produtos de alto teor de slidos que destinam a corrigir grandes defeitos (ondulaes e depresses). importante observar que o tamanho de defeito influi no procedimento de aplicao da massa. Grandes defeitos exigem que a massa seja aplicada de duas a trs vezes. Defeitos muito pequenos podem ser feitos de uma vez. Aps as correes com a massa, deve-se aguardar a total secagem para ento, se iniciar o lixamento. Para garantir uma melhor adeso da massa, recomendase aplicar primeiramente o primer sobre o substrato. Em seguida, aplica-se a massa para corrigir os defeitos.

3.3 TINGIDORES So corantes solveis em solventes, que promovem alterao da tonalidade da madeira ou MDF. recomendada a aplicao direta sobre a madeira, embora possa ser adicionada ao selador e ao verniz em pequenas propores, pois quantidades superiores a 7% alteram as caractersticas do filme. No caso do MDF, recomenda-se adicionar o tingidor ao selador.

02

3.4 ACABAMENTOS Produtos que vo conferir a aparncia final de uma superfcie pintada. Deve possuir boa dureza, boa resistncia ao risco e tambm ajudar a proteger a superfcie. Podem ser divididos em:

3.4.1 VERNIZES So produtos incolores transparentes ou tingidos, utilizados como acabamento final. Podem ser brilhantes, semi-brilhantes, acetinados ou foscos.

3.4.2 LACAS NITROCELULOSE Utilizados para acabamentos pigmentados (coloridos), secam por evaporao de solventes, ou seja, secagem fsica.

3.4.3 ACABAMENTOS POLIURETNICOS Tambm pigmentados (coloridos) erroneamente chamados de lacas, pois, laqueado o nome do sistema de pintura. Podem ser divididos em: brilhante, semi-brilhante, fosco, texturizado e microtexturizado.

03

4. CARACTERSTICAS DOS PRODUTOS


4.1 NITROCELULOSE So produtos cujo veculo principal a Nitrocelulose. Seu sistema de secagem por evaporao de solventes. de fcil aplicao e apresenta boa aderncia entre demos. O uso do Thinner indicado para o sistema de aplicao permite um timo alastramento, proporcionando acabamentos com as caractersticas desejadas dos produtos. Sensveis a solventes fortes, possui pouca resistncia qumica e fsica. Produto termoplstico e de baixa resistncia ao branqueamento.

4.2 TINTAS POLIURETNICAS (PU) So tintas compostas por dois componentes: Componente A, que a tinta que contm resinas que reagem com o Componente B (Endurecedor PU), formando assim a tinta PU.

COMP A + COMP B = C . . TINTA + ENDURECEDOR PU = TINTA POLIURETNICA


A secagem da tinta PU ocorre em duas etapas, primeiro ocorre a evaporao dos solventes e depois a reao qumica dos dois componentes (cura). Devido grande variedade de matriasprimas e suas infinitas combinaes, as tintas PU podem ter as mais variadas caractersticas, sendo as mais comuns: - Alto teor de slidos - Boa resistncia qumica - Boa dureza - Tempo til da mistura (Pot Life) limitado - Resistncia ao amarelamento baixo (aromticos) - Boa resistncia ao amarelamento (aliftico) - Secagem rpida (em comparao com outros sistemas de cura por reao qumica) - Alto brilho sem polimento - Depois de curado no aceita repintura - Aplicao exige cuidados especiais - So recomendados para aplicao sobre MDF

04

4.3 ACABAMENTO TEXTURIZADO E MICROTEXTURIZADO Tinta Poliuretnica de alta resistncia qumica e fsica. Apresenta acabamento texturizado, variedade de cores, secagem rpida e facilidade de aplicao. Produto indicado em acabamentos para escritrio, cozinha, informtica, dormitrio e etc. A superfcie quando pulverizada deve ter aspecto molhada na rea aplicada. Isto proporciona uma superfcie lisa e brilhante (ainda mida). A medida que o solvente evapora se forma naturalmente. Em aplicaes com pulverizao seco a textura fica mais acentuada, mas com risco de grudar mais sujeira, dificultando a limpeza da pea (mvel).

4.4 VERNIZ SINTTICO


Seu sistema de cura ocorre pela oxidao e evaporao do solvente e sua velocidade de secagem boa. Produto de Acabamento Brilhante, timo alastramento, de difcil fervura e uma boa cobertura dos poros da madeira. Possui pouca resistncia fsica, qumica e amarelamento.

4.5 PRODUTOS DE SECAGEM POR ULTRAVIOLETA


um moderno sistema de secagem com inmeras vantagens quando comparado a sistemas convencionais como: altos slidos, chegando aproximadamente 100% slidos. Com isso, a emisso de solventes para atmosfera praticamente nula. Diferente dos sistemas convencionais, os produtos para secagem U.V., so desenvolvidos com resinas especiais e diluentes reativos juntamente com fotoiniciadores. A cura se obtm atravs da exposio luz ultravioleta emitida por lmpadas especiais de alta potncia.

05

4.6 PROMOTOR DE ADERNCIA PARA VIDRO 4.6.1 PROMOTOR DE ADERNCIA PARA VIDRO - 226.000 Produto destinado a promover aderncia de acabamentos coloridos em substratos de vidro. Solvel em gua em sua fase lquida, aps secagem total torna-se insolvel. 4.6.2 ENDURECEDOR PU GLASS 273.175 Endurecedor Especial indicado para catalisar Acabamentos PU Brilhantes, Acetinados, Foscos, Texturizados e Microtexturizados destinados para aplicao sobre vidros.

5. PREPARAO DE SUPERFCIE
Antes de se iniciar uma pintura devemos falar um pouco sobre lixa. Um bom acabamento comea com lixamento adequado da superfcie a ser pintada. Dicas para lixamento da madeira: Quando promover mudana da lixa na madeira a prxima lixa no deve exceder 50% do valor da grana da lixa anterior. Exemplo: Inicia-se com uma lixa de grana 100, a prxima tem que ser grana 150, a prxima 220 e assim sucessivamente. A ltima lixa da madeira deve ser grana 220. Para Seladores e Primers a grana da lixa deve ser 280 ou 320.

06

6. TCNICAS DE PINTURA
6.1 RECOMENDAES BSICAS: 6.1.1 CONDIES DE PINTURA Temperatura ambiente a 25C; Umidade relativa do ar 60 %; Presso da pistola (30 a 45 lb/pol); Comprimento da mangueira (mximo 7 metros); Distncia da pistola para a pea entre 15 e 20cm; Distncia entre a pea e o exaustor; Quantidade de partculas no ar; Limpeza do equipamento e linha de pintura (Pistola, Mangueira e Compressor).

6.1.2 CONDIES DO PREPARO DA TINTA Mexer o produto antes de usar; Diluies; Verificar as porcentagens das misturas; Se os thinners e diluentes so os corretos; Se as misturas esto bem homogeneizadas.

6.1.3 CONDIES DA TINTA Aspecto: Cor-turbidez; Viscosidade; Sedimentao separao de fases.

07

7. POLIMENTO DE PRODUTOS
Aps 16 horas da aplicao dos acabamentos PU Brilhantes, Verniz PU Brilhante, Laca NC Brilhante e Verniz NC Brilhante, lixar seco com lixa grana 1500 de empresas especializadas. Usar lixadeira com deslocamento orbital 5/32, pois a lixadeira com deslocamento orbital 5/16 pode deixar riscos na pea. necessrio colocar na lixadeira o Interface, para no deixar riscos na pea; Passar politriz com boina mdia branca com composto para polimento; Passar politriz com boina amarela; Passar politriz com boina de espuma com lquido polidor. Nos produtos citados usar produtos de empresas especializadas. Outras informaes entrar em contato com departamento tcnico.

OBS: Nas cores claras e vernizes polidor Branco, cores escuras polidor preto.

8. AMBIENTE DE PINTURA E SECAGEM


A ara de secagem das indstrias de mveis deve ser estruturada de forma adequada, de preferncia que esta rea fique separada da produo ou pelo menos isolada por uma parede para evitar a contaminao com p ou poeira proveniente da produo. O ambiente deve permanecer fechado e s abrir para colocar ou retirar as peas acabadas. Para se fazer uma boa pintura so necessrias as seguintes condies. Boa iluminao do setor; Boa ventilao e exausto para retirar do ambiente os gases e solventes que so liberados Manter o setor sempre limpo e isento de p. Todas essas condies s possvel com a instalao de uma cabine de pintura. (De preferncia com cortina d gua.)

durante a aplicao e secagem dos produtos;

08

8.1 CABINES DE PINTURA As cabines de pintura tm como principal funo extrair o p, particulas de pinturas e solventes do ambiente. As cabines conseguem absorver toda a nevoa proveniente da pintura, evitando que se espalhe e contamine outros setores da empresa. As cabines diminuem consideravelmente a quantidade de partculas no ar, resultando em peas melhores acabadas. Alm disso, oferece maior segurana sade dos funcionrios e contribui sensivelmente com a preservao ambiental. 8.2 CABINE COM FILTRO SECO Este tipo de cabine funciona pelo sistema no qual o ar saturado direcionado a um filtro seco, constitudo de lminas dispostas em forma de labirinto, normalmente de fibra de vidro ou papelo. Dessa maneira, os resduos se fixam no filtro. O sistema retm em mdia 70 % das partculas do ar. Esta cabine considerada de baixo custo, mostrando-se uma excelente alternativa para empresas de pequeno porte. 8.3 CABINE COM CORTINA DGUA Este modelo de cabine apresenta melhor desempenho e qualidade se comparada a cabine de filtro seco. Nelas o ar extrado do ambiente e purificado por meio de uma cortina dgua, que retm as partculas contaminantes. Determinados produtos fazem com que estas partculas fiquem separadas da gua, retidas em filtros, que devem ser limpos periodicamente.

09

9. INSTRUMENTOS DE MEDIO E CONTROLE


9.1 VISCOSMETRO (COPO FORD) E CRONMETRO So instrumentos para medir viscosidade (fluidez) das tintas. Trata-se de um copo de formato cnico com orifcio de 4 mm de dimetro e capacidade para 100 mL de produto. Com o copo totalmente cheio, aciona-se o cronmetro , medindo o tempo de escoamento. A viscosidade pode se alterar de acordo com a temperatura, ou seja, quanto mais alta a temperatura, mais baixa ser a viscosidade do produto e vice-versa. A temperatura padro para medir viscosidade de 25 C. Por isso, a importncia de se fazer as diluies dos produtos conforme indicao e observar as diferenas que podem ocorrer com a variao da temperatura. 9.2 BALANA Utilizada para pesar a quantidade de produto numa determinada pea, calcula-se rea e se obtm quantas gramas por m (gramatura) de produtos que foram aplicados.

10

10. DESCRIO DOS DIVERSOS INSTRUMENTOS DE APLICAO


10.1 CONCEITOS BSICOS DE PINTURA definida como pulverizao de um fludo em pequenas gotculas, utilizando geralmente ar comprimido (sistema convencional) para atomizar (quebrar) o fludo e projet-lo sobre a pea atravs da pistola de pintura. 10.1.1 PISTOLA CONVENCIONAL Um processo fcil e rpido para a aplicao de tintas de mveis e atualmente um dos mais utilizados. Equipamentos de aplicao por pulverizao, onde um fluxo de tinta quebrado por um fluxo de ar, formando-se um leque de ar mais tinta. Existem dois tipos, conforme desenho abaixo. O sistema mais utilizado o de alimentao por presso de ar (Pulverizao Pneumtica).
Alimentao por Sifo Alimentao por tanque de presso
Regulador de presso de ar Pistola Regulador de presso de ar Filtro de ar Compressor de ar

Pistola Compressor de ar

Copo-Sifo Filtro de ar Tanque de presso

Regulador de presso de ar

10.1.2 PISTOLA AIR LESS Diferencia-se da pistola convencional em funo de no fazer a mistura ar mais tinta. A tinta succionada do reservatrio por meio de uma bomba hidrulica ou eltrica e conduzida at a pistola atravs da mangueira. A perda diminui em funo de termos ar na pulverizao. O seu rendimento torna-se maior que a pulverizao convencional.

11

10.1.3 PISTOLA ELETROSTTICA Consiste no princpio de eletrizao da tinta pela pistola. A pea a ser pintada recebe uma carga de sinal contrrio, atraindo eletrostaticamente toda a tinta, permitindo a cobertura uniforme, mesmo em cantos. A tinta especial para esse tipo de equipamento. Sobre a madeira, porm, a umidade da mesma deve estar em torno de 14 %. 10.1.4 AIRMIX Estes equipamentos somam as vantagens obtidas com o emprego de uma pistola tradicional queles derivados da atomizao com sistemas AIR LESS. Na prtica se atomiza a tinta com o sistema air-less (a bomba igual), mas se melhora a pulverizao e distribuio da tinta. Acrescendo o ar em quantidade reduzida e a presso baixa se obtm uma excelente pulverizao. 10.1.5 HVLP ( HIGH VOLUME LOW PRESSURE) um aprimoramento das pistolas convencionais. A pistola trabalha com a presso de ar igual ou inferior a 0,7 bar medida dinamicamente no interior da capa de ar ( convencional 5 6 bar). Isto traz uma reduo na nvoa de 19 % em relao pistola tradicional. 10.1.6 MQUINA CORTINA A maquina composta por duas esteiras comandadas por um variador de velocidade. Entre as esteiras existe um cabeote com regulagem de abertura. Pelo cabeote passa a tinta em forma de vu. A tinta bombeada de um reservatrio ao cabeote e uma calha recolhe o material excedente ao reservatrio. Este equipamento indicado para pinturas de peas planas, resultando em uma camada uniforme. Atravs de um controle de abertura do cabeote e velocidade de esteira, obtemos a gramatura.

12

10.1.7 ROLO A mquina composta geralmente por dois ou mais rolos. Um de ao cromado (dosador) e o outro de borracha (aplicador), que permite atravs de bomba aliment-los e dosar o produto entre os dois rolos. O processo consiste em transportar a tinta para a madeira, sob presso da borracha, obtendo uma camada compacta e uniforme. As peas de madeira devem ser planas e calibradas. necessrio o uso de produtos especficos, assim como os solventes de diluio da tinta e lavagem do equipamento, sob o risco de causar srios danos ao equipamento.

11. MOVIMENTO E POSIO DA PISTOLA


11.1 Distncia A distncia da pistola de pintura pea deve sempre permanecer constante. Mantenha o bico da pistola de pintura a ar cerca de 15 a 20 cm da pea durante todas as passadas. Pintando com a pistola mais longe da pea resultar numa pelcula de cobertura mais fina. Num leque mais aberto acontece de o solvente de alguns revestimentos evaporarem antes de chegarem pea, provocando assim a chamada pintura seca" (overspray). Do outro lado, operando a pistola perto demais da pea, vai colocar uma pelcula mais grossa de tinta na pea, resultando em escorrimentos e poas, alm de estreitar o padro do leque.
Longe Demais
Casca de laranja Acabamento arenoso Formao em p

Perto Demais
Tinta muito carregada tende a escorrer

13

11.2 Movimentos O primeiro elemento que deve ser compreendido na movimentao da pistola de pulverizao a pintura de superfcie planas. Sempre manter a pistola perpendicular superfcie sendo pintada para evitar camadas desconformes de tinta na parte superior e inferior do padro de pintura.
Camada Fina

Mantenha
15 a 20 cm

o pulso flexvel

Camada Grossa Camada Grossa

Camada Fina Percorrer um arco com a pistola Inclinar a pistola

Movimento da pistola perpendicularmente pea

Percorrer um arco com a pistola produz uma cobertura fraca de tinta do lado esquerdo e direito da faixa percorrida. Tanto descrever um arco com a pistola quanto inclinar a pistola faz a tinta chegar pea num ngulo que facilita o escape junto com o ar que ricocheteia da superfcie da pea.

11.3 Acionamento

Inicie a passada antes de acionar o gatilho e solte o gatilho antes de terminar a passada. O acionamento do gatilho no movimento correto proporcionar uma cobertura mais uniforme. Com esta operao poupa-se tinta e se evita o acmulo excessivo da tinta no comeo e no fim da cada passada.

14

11.4 Como cobrir um painel Quando pinta-se no sentido horizontal ou vertical, as faixas de produtos devem sobreporemse na metade da largura das mesmas, para obter-se espessuras uniformes. Se a sobreposio das faixas no regular, pode formar grades na pelcula, ou faixas de cores mais escuras.
4 1 8 9 10 3

Transgresso de 10cm (4)

5 6 7

8 6 4 2

7 5 3

9
2 1 4

Faixas de 45 a 90 cm (118 a 36)

Faces planas. Compridas, em posio vertical.


2 3

Pintando painis em faixas.

11.5 Superfcies Horizontais O trabalho em peas em plano horizontal torna essencial iniciar a pulverizao da superfcie pelo lado mais prximo e trabalhar em direo ao lado mais distante da pea. Isto importante principalmente no uso de produtos com secagem rpida, como a laca nitrocelulose onde o excesso que cair sobre o trabalho mido secar, ficando com acabamento arenoso. Uma certa inclinao da pistola torna-se necessria para projeo de tinta alm da pea a ser aspirada pelo exaustor:

Excesso de pulverizao deve cair sobre a parte no pintada.

15

12. RECOMENDAES DE PINTURA EM MDF


Os Primers e Fundo PU so indicados para MDF. J os produtos da linha Nitro celulose (NC) de aplicao pistola no so recomendados para uso sobre o MDF, pois este tipo de produto pode no secar. Os Tingidores base de solventes tambm no so recomendados para uso diretamente sobre o MDF. Para o tingimento do MDF, recomenda-se misturar o tingimento aos seladores poliuretanos indicados. A linha de sinttico tambm funciona para aplicao sobre o MDF. No se recomenda o lixamento do MDF, porm recomenda-se que sempre seja feito o lixamento entre as demos de Primers ou Fundos PU, a fim de se evitar possveis descascamentos ou perda de aderncia.

13. EMASSAMENTO
As massas so produtos destinados a corrigir grandes defeitos ( ondulaes e depresses) em madeira macias, laminados, compensados, aglomerados, MDF, etc. Para um perfeito emassamento da madeira, a pea deve estar devidamente lixada, seca e isenta de p ou outros contaminantes. Produto compatvel com sistemas comuns de acabamento, tais como: Lacas Nitrocelulose, Poliuretanos, Esmaltes Sintticos, Vernizes, Ceras, etc. Monocomponente; Fcil de lixar e aplicar; No tem cheiro nem vapores txicos (base gua). A massa deve ser aplicada com auxlio de esptula ou desempenadeira. importante observar que o tamanho do defeito influi no processo de aplicao da massa. Grandes defeitos exigem que a massa seja aplicada em duas ou trs vezes. Defeitos muito pequenos podem ser feitos de uma s vez. No caso de uso em rejuntamento de assoalhos, observar se as tbuas esto firmemente colocadas, com encaixe tipo macho e fmea. Aps as correes com massa, deve-se aguardar a total secagem para ento, se iniciar o lixamento. Deve-se considerar que o tempo de secagem est diretamente relacionado a espessura da camada aplicada. Sendo assim, a camada fina seca muito mais rpido do que uma camada grossa. Lixamento: 30 minutos (para espessura de mm de massa). A pintura poder ser feita diretamente sobre a massa. Recomenda-se que a aplicao do acabamento seja feita aps secagem total da massa.

16

14. TINGIMENTO DIRETO SOBRE A MADEIRA Os tingidores so produtos concentrados que podem ser diludos com thinner ou diluentes especiais. Os tingidores podem ser diludos at atingir a cor desejada. Pode ser aplicada a pistola, boneca ou imerso. Aplicar de 1 a 2 demos de Selador NC incolor ou Fundo PU. Aps a secagem do Selador ou Fundo faz-se o lixamento com lixa grana 280 ou 320. Se desejar um emparelhamento do tom dos veios adicionar tingidor concentrado (cerca de 3%), na cor desejada na 2 demo de fundo. 15. ENVERNIZAMENTO PARA MADEIRA COM PU TINGIDO (FUNDO E VERNIZ) Aplicar Fundo PU Incolor, aguardar tempo de secagem e depois fazer o lixamento com lixa grana 280 ou 320. Aplicar Fundo PU com Tingidor na concentrao mxima de 5% na cor desejada, aps secagem faz-se lixamento com lixa grana 320, sempre cuidando para no forar a lixa nos cantos, evitando diferena de cor. Aplicar Verniz PU Incolor ou Tingido na concentrao mxima de 3% de tingidor na cor desejada 16. ENVERNIZAMENTO PARA MADEIRA COM NITRO TINGIDO (SELADOR E VERNIZ)

Aplicar o Selador NC Incolor, aguardar tempo de secagem e lixar com lixa grana 280 ou 320. Aplicar Selador NC Tingido na concentrao mxima de 10 % de Tingidor na cor desejada, aps secagem faz-se o lixamento com lixa grana 280 ou 230, sempre cuidando para no forar a lixa nos cantos evitando diferena de cor. Aplicar Acabamento NC Incolor ou Tingido na concentrao mxima de 5 % de Tingidor na cor desejada

17

17. LAQUEADOS PU
Aplicar 1 a 2 demos cruzadas de Primer PU Branco, aguardar o tempo de secagem e lixar com lixa grana 320 a 360. OBS.: Lixar entre as demos de Primers. Aplicar uma demo de Acabamento PU na cor e brilho desejada e com catalisador indicado.

18. LAQUEADO NC

Aplicar 1 a 2 demos cruzadas de Primer NC Branco e aguardar o tempo de secagem. Aps isso lixar com lixa grana 320 a 360. OBS: Lixar o Primer entre as demos. Aplicar 1 a 2 demos de Laca NS na cor e brilho desejado.

18

19. LINHAS DE PRODUTOS


19.1 LINHA NITROCELULOSE 19.1.1 SELADOR NC FUNDO MSTER
Cdigo 222.001 Descrio Selador NC Fundo Lixamento 1 Hora Brilho UB 35 Diluente Thinner Diluio 60%

19.1.2 SELADORES NC FUNDO LINE


Cdigo 922.001 922.004 922.006 922.007 Descrio Selador NC Fundo Selador NC Fundo Selador NC Fundo Selador NC Fundo Lixamento 1 Hora 1 Hora 1 Hora 1 Hora Brilho UB 35 35 30 30 Diluente Thinner Thinner Thinner Thinner Diluio 60% 60% 60% 60%

CARACTERSTICA:
Linha Mster: Excelente preenchimento dos poros da madeira. Linha Line: Bom preenchimento dos poros da madeira. Produtos de fcil aplicao e secagem rpida. Possui bom lixamento.

USO RECOMENDADO
Indicado como Fundo para madeira e mveis em geral, em interiores. Como Acabamento podese aplicar Verniz NC, Verniz Sinttico e Seladores Acabamento.

APLICAO:
Deve-se diluir conforme o recomendado para obter viscosidade entre 18 A 20 cF4. Aplicar de 1 a 3 demos. Recomenda-se lixamento entre as demos com lixa grana 320. Para um bom desempenho do produto a madeira deve estar seca, isenta de p ou outros tipos de contaminantes com lixamento adequado. Aplicao pode ser com pistola, boneca ou pincel.

19

19.1.3 SELADORES NC FUNDO ACABAMENTO MSTER


Cdigo 222.000 222.011 222.029 222.019 Descrio Selador NC Fundo Acabamento Selador NC Fundo Acabamento Selador NC Fundo Acabamento SeladorNC Fundo Acabamento Fosco Lixamento 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos Brilho UB 45 a 50 45 a 50 45 a 50 5 a 10 Diluente Thinner Thinner Thinner Thinner Diluio 60% 60% 60% 60%

19.1.4 SELADORES NC FUNDO ACABAMENTO LINE


Cdigo 922.000 922.005 922.009 Descrio Selador NC Fundo Acabamento Selador NC Fundo Acabamento Selador NC Fundo Acabamento Lixamento 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos Brilho UB 45 a 50 45 a 50 45 a 50 Diluente Thinner Thinner Thinner Diluio 60% 60% 60%

CARACTERSTICA: Linha Mster: Excelente preenchimento dos poros da madeira. Linha Line: Bom preenchimento dos poros da madeira. Produto de fcil aplicao e secagem rpida. Possui bom lixamento. USO RECOMENDADO Indicado como Fundo e Acabamento para madeira e mveis em geral, em interiores. Tambm pode ser aplicado Verniz NC, Verniz Sinttico. APLICAO: Deve-se diluir conforme o recomendado para obter a viscosidade entre 18 a 20 cF4. Aplicar de 1 a 3 demos. Recomenda-se lixamento entre as demos com lixa grana 320. Para um bom desempenho do produto a madeira deve estar seca, isenta de p ou outros tipos de contaminantes com lixamento adequado. A aplicao pode ser feita com pistola, boneca ou pincel

20

19.1.5 SELADOR NC ACABAMENTO MSTER


Cdigo 222.008 Descrio Selador NC Acabamento AB Secagem/ Manuseio 2 Horas Brilho UB 60 a 65 Diluente Thinner Diluio 60%

19.1.6 SELADOR NC ACABAMENTO LINE


Cdigo 922.002 Descrio Selador NC Acabamento Secagem/ Manuseio 2 Horas Brilho UB 55 a 60 Diluente Thinner Diluio 60%

CARACTERSTICA:
Linha Mster: Excelente rendimento e brilho. Linha Line: Bom rendimento e brilho. Produto de secagem rpida e de fcil aplicao. Proporciona um timo acabamento.

USO RECOMENDADO
Indicado como acabamento para madeira e mveis em geral, em interiores.

APLICAO:
Deve-se diluir conforme o recomendado para obter viscosidade de aplicao entre 18 A 20" cF4. Aplicar de 1 a 2 demos, com intervalo de no mnimo 1 hora entre as demos. Para um bom desempenho do produto a madeira deve estar seca, selada e lixada com lixa grana 320. A aplicao pode ser feita com pistola, boneca ou pincel

21

19.1.7 VERNIZES NC MSTER

Cdigo
242.000 242.011 242.005 242.013 242.031 242.007

Descrio
Verniz NC Brilhante Verniz NC Brilhante Verniz NC Fosco Verniz NC Fosco Verniz NC S/F Verniz NC S/B

Secagem/ Manuseio
1:30 Minutos 1:30 Minutos 1 Hora 1 Hora 1 Hora 1 Hora

Brilho UB Diluente
75 a 85 UB 75 a 85 UB 08 a 12 UB 03 a 05 UB 18 a 23 UB 40 a 45 UB Thinner Thinner Thinner Thinner Thinner Thinner

Diluio 60% 30% 50% 50% 50% 50%

CARACTERSTICA: Produtos de secagem rpida, de fcil aplicao, timo rendimento, que proporcionam Acabamentos Fosco, Semi-Fosco, Semi-Brilho e Brilhante. USO RECOMENDADO: Indicado para Acabamento de madeira e mveis em geral, em interiores. APLICAO: Pistola, Pincel e Boneca Deve-se diluir conforme o recomendado para obter viscosidade de aplicao entre 15 A18"cF4. Aplicar de 1 a 2 demos, com intervalo de no mnimo 1 hora entre demos. Para um bom desempenho do produto a madeira deve estar seca, selada com um de nossos Seladores Fundo, lixada com lixa grana 320, isenta de p e outros tipos de contaminantes.

22

19.1.8 PRIMER NC MSTER

Cdigo
212.134 212.138 212.303 212.309 212.599 212.759

Descrio
Primer NC Branco Primer NC Branco Primer NC Vinho Primer NC Mogno Primer NC Marfim Primer NC Tabaco

Diluente
Thinner Thinner Thinner Thinner Thinner Thinner

Diluio Lixamento
60 70 % 60 70 % 60 70 % 60 70 % 60 70 % 60 70 % 1 Hora 1 Hora 1 Hora 1 Hora 1 Hora 1 Hora

CARACTERSTICA: Fcil de aplicar, secagem rpida, tima cobertura e bom para lixar. USO RECOMENDADO Indicado como Fundo para madeira e mveis em geral, em interiores, onde pode-se aplicar Laca NC e Acabamento PU. APLICAO: Aplicao a pistola. Deve-se diluir conforme o recomendado para obter a viscosidade de aplicao entre 18 A 22"cF4, aplicar de 1 a 3 demos respeitando o intervalo mnimo entre demos de 1 hora. Recomenda-se o lixamento entre demos com lixa grana 280 a 320.

23

19.1.9 LACAS NC BRILHANTE, SEMI-BRILHO, SEMI-FOSCA E FOSCA


Cdigo 232.094 232.095 232.147 232.149 232.203 232.207 232.213 232.380 232.504 232.570 232.590 232.637 232.677 232.725 232.905 232.162 232.746 232.747 232.104 232.112 232.903 Descrio Diluente Laca NC Branco Neve Thinner Laca NC Branca Brilhante Thinner Laca NC Biscuit Brilhante Thinner Laca NC Branca Snow Brilhante Thinner Laca NC Cinza Claro 03 Icasa Brilhante Thinner Laca NC Cinza Grey 48 Brilhante Thinner Laca NC Alumnio Thinner Laca NC Vermelho Cardeal Brilhante Thinner Laca NC Azul Noturno Brilhante Thinner Laca NC Amarelo Ouro Brilhante Thinner Laca NC Marfim Celite 070 Brilhante Thinner Laca NC Marfim Brilhante Thinner Laca NC Creme 37 Deca Brilhante Thinner Laca NC Verde Acqua Brilhante Thinner Laca NC Preta Brilhante Thinner Laca NC Branca S/B Thinner Laca NC Tabaco S/F Thinner Laca NC Tabaco S/F Thinner Laca NC Branca S/F Thinner Laca NC Branca Fosca Thinner Laca NC Preta Fosca Thinner Diluio 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% Secagem/Manuseio 2 Horas 2 Horas 2 Horas 2 Horas 2 Horas 2 Horas 2 Horas 2 Horas 2 Horas 2 Horas 2 Horas 2 Horas 2 Horas 2 Horas 2 Horas 2 Horas 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1 Hora 1 Hora Brilho UB > 70 > 70 > 70 > 70 > 70 > 70 > 70 > 70 > 70 > 70 > 70 > 70 > 70 > 70 > 70 40 A 45UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB 5 A 10 UB 5 A 10 UB

19.1.10 LACAS NC SEMI-FOSCA CORES CECAL


Cdigo 232.198 232.393 232.394 232.507 232.508 232.509 232.678 232.680 232.702 232.107 232.199 232.276 232.277 232.278 232.279 232.390 232.391 232.392 232.679 232.718 232.717 232.749 232.790 Descrio Laca NC Chumbo S/F Laca NC Tangerina S/F Laca NC Amestista S/F Laca NC Azul Marinho S/F Laca NC Ameixa S/F Laca NC Luna S/F Laca Cobre S/F Laca NC Girassol S/F Laca NC Kiwi S/F Laca NC Iceberg S/F Laca NC Spia S/F Laca NC Lavanda S/F Laca NC Rosa S/F Laca NC Salmo S/F Laca NC Pelle S/F Laca NC Fucsia S/F Laca NC Carmim S/F Laca NC Vermelho Chins S/F Laca NC Dourado S/F Laca NC Menta S/F Laca NC Pavo S/F Laca NC Amazonas S/F Laca NC Moca S/F Diluente Thinner Thinner Thinner Thinner Thinner Thinner Thinner Thinner Thinner Thinner Thinner Thinner Thinner Thinner Thinner Thinner Thinner Thinner Thinner Thinner Thinner Thinner Thinner Diluio 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% 60% Secagem/Manuseio 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos 1:30 Minutos Brilho UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB 15 A 20 UB

24

CARACTERISTICA: Produtos de secagem rpida, de fcil aplicao, tima cobertura e que proporciona Acabamentos Fosco, Semi-Fosco, Semi-Brilho e Brilhante USO RECOMENDADO Indicado para Acabamento de madeira e mveis em geral, em interiores. APLICAO: Aplicao a pistola. Deve-se diluir conforme o recomendado para obter viscosidade entre 18 A 20 cF4, aplicar 1 a 2 demos, com intervalo de no mnimo 1 hora entre demos. Para um bom desempenho do produto a madeira deve estar seca, e que tenha recebido um de nossos Primer NC ou PU, lixada com lixa grana 280 A 320, isenta de p e outros tipos de contaminao.

19.2 VERNIZES SINTTICOS


Cdigo
241.003 241.006 241.000

Descrio
Verniz Sinttico Pronto Uso Verniz Sinttico Pronto Uso Verniz Sinttico Brilhante

Secagem/ Manuseio
4 Horas 3 Horas 4 Horas

Brilho UB Diluente
> 85 UB > 85 UB > 90 UB 251.560

Diluio 30%

CARACTERSTICA: Produtos de Acabamento Brilhante, boa secagem de fcil aplicao e timo rendimento. USO RECOMENDADO Indicado para Acabamento de madeira e mveis em geral, em interiores. APLICAO: Pistola, Pincel ou Rolo Deve-se diluir conforme o recomendado para obter viscosidade de aplicao entre 15 A 18"cF4, aplicar de 1 a 2 demos, com intervalo de no mnimo 6 horas entre demos. Para um bom desempenho do produto a madeira deve estar seca, selada com um de nossos Seladores Fundo, lixada com lixa grana 320, isenta de p e outros tipos de contaminantes.

25

19.3 TINGIDORES
19.3.1 TINGIDORES (BASE SOLVENTE E CORANTES)
Cdigo 262.005 262.013 262.025 262.026 262.040 262.060 262.066 262.067 262.090 262.091 262.093 262.123 262.124 262.139 Descrio Tingidor Vinhtico Tingidor Mogno Mdio Tingidor Mogno Tingidor Mel Tingidor Mogno Concentrado Tingidor Castanho Escuro Tingidor Imbua Tingidor Cerejeira Tingidor Preto Tingidor Vermelho Tingidor Laranja Tingidor Mogno Tingidor Vinho Tingidor Mel Claro Contra tipo - cor Cartela Farben Cartela Farben Cartela Farben Cartela Farben Sayer 355 - 473 Cartela Farben Cartela Farben Cartela Farben Cartela Farben Cartela Farben Cartela Farben Cartela Farben Cartela Farben

19.3.2 TINGIDORES BASE SOLVENTE MISTO E BETUMINOSOS


Cdigo 261.006 261.022 261.024 261.052 261.070 Descrio Tingidor Mogno Avermelhado Tingidor Castanho Tingidor Mogno Tingidor Tabaco I Tingidor Imbua Contra tipo - cor Cartela Farben Cartela Farben 262.025 Cartela Farben Cartela Farben

CARACTERSTICA:
So corantes solveis em solventes, cuja finalidade promover alteraes de cor na tonalidade da madeira.

USO RECOMENDADO
So produtos concentrados que podem ser usados diludos com Thinner ou Diluente especifico, para aplicar diretamente na madeira em interiores, tambm pode-se adicionar ao Selador e no Verniz. No selador NC pode adicionar at 10% de tingidor. No selador PU no mximo 5% e para Verniz NC 5% e Verniz PU 3%. Aplicao pode ser com pistola, boneca ou pincel.

APLICAO:
Diluir at atingir a cor desejada. Tingidores com cdigo 262.xxx podem ser diludos com os seguintes Thinners e Diluentes.

26

Thinners: 251.600 - 252.000 251.605 - 252.400

Diluente: 252.003 252.023

Obs.: Tingidores com cdigo 261.xxx diluir somente com: Thinner: 251.605 Diluente: 251.560

19.3.3 TINGIDORES BASE D' GUA


Cdigo 267.001 267.002 Descrio Tingidor Base Dgua Mogno Cedro Tingidor Base Dgua Castanho

CARACTERSTICA:
So Tingidores solveis em gua, cuja finalidade promover alteraes de cor na tonalidade da madeira.

USO RECOMENDADO
Deve ser aplicado sempre direto na madeira em interiores. Pode ser aplicado com pistola, boneca, pincel ou imerso, aps aplicao enxugar a madeira para retirar o excesso.

DILUIO
Diluir sempre com gua. A diluio depende do tom que se deseja na madeira. Recomendamos que se dilua aos poucos at atingir a cor desejada.

27

19.4 THINNERS E DILUENTES


Cdigo 251.560 251.570 251.580 Descrio Diluente 1560 Thinner 1570 Thinner 1580 Indicao Diluente para Verniz Sinttico. Para limpeza leve, diluio de Primer NC e Sinttico. OBS: No Verniz Sinttico tende a diminuir o brilho. Para diluir Selador NC Fundo, Primer NC, Esmalte Sinttico e Limpeza OBS: Para acabamentos NC este Thinner no indicado porque ocorre branqueamento e perda de brilho . Neste caso usar retardador 3 a 5%. Para diluir Primer NC, Selador NC, Vernizes NC e Laca NC. Boa resistncia ao branqueamento Para diluir Primer NC, Seladores NC, Vernizes NC, Lacas NC e Tingidores Mistos e Betuminosos. Para diluir Primer NC, Seladores NC, Vernizes NC, Lacas NC. tima resistncia ao branqueamento. Para diluir Primer NC, Seladores NC, Vernizes NC, Lacas NC. Excelente resistncia ao branqueamento Para dias midos evita o branqueamento e melhora o brilho dos produtos NC. Pode-se usar at 10%.

251.600 251.605 252.000 252.400 252.002

Thinner 1600 Thinner 1605 Thinner 2000 Thinner 2400 Retardador

CARACTERSTICA:
Mistura de solventes, isento de benzeno e solventes clorados.

19.5 LINHA POLIURETANO


19.5.1 FUNDOS PU
Cdigo 223.008 223.009 223.048 223.050 223.060 223.650 223.751 Endurecedor 273.023 273.023 273.023 273.725 273.023 273.828 273.023 Rel/Mistura 1X1 2X1 2X1 1X1 1X1 2X1 2X1 Diluio 15 25 % 15 25 % 10 20 % 15 25 % 15 25 % 10 20 % Lixamento 1,0 HORA 1,0 HORA 1,5 HORA 3,0 HORAS 2,0 HORAS 4,0 HORAS 1,5 HORA Pot Life 3,0 HORAS 2,0 HORAS 1,0 HORA 3,0 HORAS 4,0 HORAS 1,0 HORA 3,0 HORAS

28

CARACTERSTICA:
Produtos de cura por reao qumica. Aps a catlise o produto tem um tempo de vida til (Pot Life). Excelente cobertura de poros e bom lixamento.

USO RECOMENDADO
Indicado como Fundo em madeiras que vo receber Vernizes.
223.008 223.009 223.048 223.050 223.060 223.650 223.751 Recomendados para qualquer tipo de madeira, exceto madeiras claras. Recomendados para MDF/qualquer tipo de madeira. Recomendados para qualquer tipo de madeira, exceto madeiras moles. Boa resistncia ao amarelamento. indicado para madeiras claras. Recomendados para qualquer tipo de madeira uso geral. Excelente resistncia ao amarelamento. indicado para madeiras claras. Recomendados para MDF/ qualquer tipo de madeira.

APLICAO
So indicados para a aplicao a pistola. Deve-se diluir conforme o recomendado (% sobre a mistura catalisada). A viscosidade recomendada varia entre 15 a 20 no copo Ford n 4. O n de demos pode variar de uma at o desejado, respeitando o intervalo mnimo entre demos (= tempo de lixamento). Recomenda-se o lixamento entre as demos com lixa grana 240 a 320.

19.5.2 FUNDOS ACABAMENTOS PU


Cdigo 223.002 223.953 223.954 Endurecedor 273.828 273.023 273.023 Rel/Mistura 2X1 1X1 1X1 Diluio 15 25 % 15 25 % Brilho 40 3 60 3 20 3 Lixamento 2,0 HORAS 1,0 HORA 1,0 HORA Pot Life 5,0 HORAS 3,0 HORAS 4,0 HORAS

CARACTERSTICA:
Produtos de cura por reao qumica, aps a catlise o produto tem um tempo de vida til (Pot Life). Excelente cobertura de poros, bom lixamento, brilho acetinado e dureza razovel.

29

USO RECOMENDADO
Indicado como Fundo e Acabamento em madeiras. O 223.002 possui excelente resistncia ao amarelamento e indicado tambm para madeiras claras, podendo ser aplicado tanto em interiores como exteriores, pois possui filtro solar.

APLICAO
So indicados para a aplicao a pistola, deve-se diluir conforme o recomendado (% sobre a mistura catalisada). A viscosidade recomendada varia entre 18 a 20 no copo Ford n 4. O n de demos pode variar de uma at o desejado, respeitando o intervalo mnimo entre demos (= tempo de lixamento). Recomenda-se o lixamento entre as demos com lixa grana 240 a 320.

15.5.3 VERNIZES PU BRILHANTES


Cdigo 243.399 243.499 243.699 Endurecedor 273.925 273.725 273.828 Rel/Mistura 1X1 1X1 2X1 Diluio Brilho 90 - 100 90 - 100 90 - 100 Pot Life 04 HORAS 04 HORAS 02 HORAS

15 25%

CARACTERSTICAS
Produtos de cura por reao qumica, aps a catlise o produto tem um tempo de vida til (Pot Life). Excelente brilho. O 243.399 possui secagem rpida e boa dureza. O 243.499 possui boa resistncia ao amarelamento e excelente dureza e resistncia qumica. O 243.699 possui excelente resistncia ao amarelamento.

USO RECOMENDADO
Indicado como acabamento brilhante incolor em madeiras para mveis que tenham recebido Fundo PU. O 243.699 indicado para madeiras claras previamentes seladas com Fundo PU 223.650.

APLICAO
So indicados para a aplicao a pistola. Deve-se diluir conforme o recomendado (% sobre a mistura catalisada). A viscosidade recomendada varia entre 13 a 16 no copo Ford n 4.

30

19.5.4 VERNIZES PU ACETINADOS


Cdigo 243.410 243.420 243.430 243.440 243.450 Endurecedor 273.023 273.023 273.023 273.023 273.023 Rel/Mistura 2X1 2X1 2X1 2X1 2X1 Diluio 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% Brilho 10 3 20 3 30 3 40 3 50 3 Pot Life 04 HORAS 04 HORAS 04 HORAS 04 HORAS 04 HORAS

CARACTERSTICAS
Produtos de cura por reao qumica, aps a catlise o produto tem um tempo de vida til (Pot Life), secagem rpida. Brilho conforme tabela acima.

USO RECOMENDADO
Indicado como acabamento incolor em madeiras para mveis, onde deseja-se secagem rpida.

APLICAO
So indicados para a aplicao a pistola, deve-se diluir conforme o recomendado (% sobre a mistura catalisada). A viscosidade recomendada varia entre 13 a 16 no copo Ford n 4.

19.5.5 VERNIZES PU ACETINADOS


Cdigo 243.505 243.510 243.540 243.620 Endurecedor 273.925 ou 273.725 273.925 ou 273.725 273.925 ou 273.725 273.828 Rel/Mistura 2X1 2X1 2X1 2X1 Diluio 0 10% 0 10% 0 10% 15 25% Brilho 05 3 10 3 40 3 20 3 Pot Life 04 HORAS 04 HORAS 04 HORAS 02 HORAS

CARACTERSTICAS
Produtos de cura por reao qumica com boa dureza, aps a catlise o produto tem um tempo de vida til ( Pot Life). O verniz 243.620 possui excelente dureza, resistncia qumica e ao amarelamento. Brilho conforme tabela acima.

31

USO RECOMENDADO
Indicado como acabamento incolor em madeiras para mveis, onde deseja-se boa dureza. Recomenda-se catalisar com 273.725 quando necessita-se boa resistncia ao amarelamento. O 243.620 recomendado para madeiras claras previamentes seladas com Fundo PU 223.650. Para o 243.620 e o 223.650 s recomendado como endurecedor o 273.828.

APLICAO
So indicados para a aplicao a pistola. Deve-se diluir conforme o recomendado (% sobre a mistura catalisada). A viscosidade recomendada varia entre 13 a 16 no copo Ford n 4.

19.5.6 PRIMER PU
Cdigo 213.100 213.102 213.103 213.105 Endurecedor 273.023 273.023 273.021 273.023 Rel/Mistura 3X1 3X1 2X1 3X1 Diluio 30 % 20 % 30 % 20 % Lixamento 4,0 HORAS 4,0 HORAS 3,0 HORAS 4,0 HORAS Pot Life 2,5 HORAS 3,0 HORAS 2,0 HORAS 2,0 HORAS

CARACTERSTICAS
Produtos de cura por reao qumica, aps a catlise o produto tem um tempo de vida til (Pot Life). Excelente cobertura de poros e bom lixamento.

USO RECOMENDADO
Indicado como Fundo em madeiras e MDF onde iro receber Acabamentos PU. Para o 243.620 e o 223.650 s recomendado como endurecedor o 273.828.

APLICAO
So indicados para a aplicao a pistola. Deve-se diluir conforme o recomendado (% sobre a mistura catalisada). A viscosidade recomendada varia entre 18 a 20 no copo Ford n 4. O n de demos pode variar de uma at o desejado, respeitando o intervalo mnimo entre demos (= tempo de lixamento). Recomenda-se o lixamento entre as demos com lixa grana 280 a 320.

32

19.5.7 ACABAMENTOS PU BRANCO BRILHANTES


Cdigo 233.095 233.093 933.095 Endurecedor 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.918 Rel/Mistura 1X1 1X1 1X1 Diluio 0 10% 0 10% 0 10% Brilho 90 - 100 90 - 100 90 - 100 Pot Life 04 HORAS 04 HORAS 04 HORAS

CARACTERSTICAS
Produtos de cura por reao qumica, aps a catlise o produto tem um tempo de vida til (Pot Life). Os Acabamentos PU brilhantes com cdigo 233.XXX possuem excelente brilho e cobertura. Os Acabamentos PU brilhantes com cdigo 933.XXX possuem cobertura menor que a linha 233.XXX. Os Acabamentos PU catalisados com o 273.725 possuem boa resistncia ao amarelamento.

USO RECOMENDADO
Indicado como acabamento brilhante em madeiras para mveis que tenham recebido Primer PU. Indicase o 213.105 ou 213.103.

APLICAO
So indicados para a aplicao a pistola. Deve-se diluir conforme o recomendado (% sobre a mistura catalisada). A viscosidade recomendada varia entre 13 a 16 no copo Ford n 4.

19.5.8 ACABAMENTOS PU BRANCO ACETINADOS


Cdigo 233.120 233.121 233.125 233.127 Endurecedor 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 Rel/Mistura 2X1 2X1 2X1 2X1 Diluio 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% Brilho 20 3 50 3 10 3 05 3 Pot Life 04 HORAS 04 HORAS 04 HORAS 04 HORAS

CARACTERSTICAS
Produtos de cura por reao qumica. Aps a catlise o produto tem um tempo de vida til (Pot Life). Os Acabamentos PU catalisados com o 273.725 possuem boa resistncia ao amarelamento.

33

USO RECOMENDADO
Indicado como acabamento acetinado em madeiras para mveis que tenham recebido Primer PU. Indica-se o 213.100 ou 213.105.

APLICAO
So indicados para a aplicao a pistola, deve-se diluir conforme o recomendado (% sobre a mistura catalisada). A viscosidade recomendada varia entre 14 a 18 no copo Ford n 4.

19.5.9 ACAB. PU - OUTRAS CORES


Cdigo 233.145 233.147 233.144 233.149 233.203 233.207 233.380 233.504 233.570 233.590 233.595 233.602 233.637 233.646 233.725 233.756 233.757 233.801 233.802 233.867 233.864 233.889 233.891 233.890 Descrio Acab. PU Biscuit s/f Acab. PU Biscuit Acab. PU Branco Snow s/f Acab. PU Branco Snow Brilh. Acab. PU Cinza Claro Brilh. Acab. PU Cinza Grey Brilh. Acab. PU Vermelho Cardeal Acab. PU Azul Noturno Brilh. Acab. PU Amarelo Ouro Brilh Acab. PU Marfim 070 Brilh. Acab. PU Creme Deca Brilh. Acab. PU Creme Deca S/F Acab. PU Marfim Brilh. Acab. PU Marfim S/F. Acab. PU Verde Acqua Brilh. Acab. PU Tabaco S/F Acab. PU Tabaco S/F Acab. PU Prata Acab. PU Alumnio Acab. PU Preto Brilhante Acab. PU Preto S/B Acab. PU Preto S/B Acab. PU Preto S/F Acab. PU Preto Fosco Endurecedor 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.750 273.828 273.925 273.925 273.925 273.925 273.925 Rel. Mist. 2x1 1x1 2x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 2x1 1x1 2x1 1x1 2x1 2x1 3x1 5x1 1x1 2x1 2x1 2x1 2x1 Diluio 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 5 10% 5 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% Brilho 203 90 - 100 203 90 - 100 90 - 100 90 - 100 90 - 100 90 - 100 90 - 100 90 - 100 90 - 100 203 90 - 100 203 90 - 100 203 203 90 - 100 --------90 - 100 503 303 203 103

Caso voc deseje outras cores, por favor, consulte um representante Farben.

34

19.5.10 ACAB. PU PADRO CECAL 2007


Cdigo 233.107 233.198 233.199 233.279 233.276 233.277 233.278 233.390 233.391 233.392 233.393 233.394 233.507 233.508 233.509 233.678 233.679 233.680 233.702 233.712 233.717 233.749 233.790 Descrio Acab. PU Iceberg S/F Acab. PU Chumbo S/F Acab. PU Spia S/F Acab. PU Pelle S/F Acab. PU Lavanda S/F Acab. PU Rosa S/F Acab. PU Salmo S/F Acab. PU Fucsia S/F Acab. PU Carmim S/F Acab. PU Verm. Chins S/F Acab. PU Tangerina S/F Acab. PU Ametista S/F Acab. PU Marinho S/F Acab. PU Ameixa S/F Acab. PU Luna S/F Acab. PU Cobre S/F Acab. PU Dourado S/F Acab. PU Girassol S/F Acab. PU Kiwi S/F Acab. PU Menta S/F Acab. PU Pavo S/F Acab. PU Amazonas S/F Acab. PU Moca S/F Endurecedor 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 273.725 ou 273.925 Rel. Mist. 2x1 2x1 2x1 2x1 2x1 2x1 2x1 2x1 2x1 2x1 2x1 2x1 2x1 2x1 2x1 2x1 2x1 2x1 2x1 2x1 2x1 2x1 2x1 Diluio 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% Brilho 203 203 203 203 203 203 203 203 203 203 203 203 203 203 203 203 203 203 203 203 203 203 203

19.5.11 DILUENTES PU
Cdigo 253.000 253.001 253.003 253.005 Caracterstica Diluente PU de evaporao lenta Diluente PU de evaporao mdia Diluente PU de evaporao rpida Diluente PU de evaporao mdia - rpida

USO RECOMENDADO
Mistura de solventes isento de benzeno e solventes clorados.

APLICAO
Indicado como diluente em produtos PU.
IMPORTANTE: NO SE DEVE DILUIR TINTAS PU COM THINNERS.

35

19.5.12 ENDURECEDOR PU GLASS 273.175


Endurecedor Especial indicado para catalisar Acabamentos PU Brilhantes, Acetinados, Foscos, Texturizados e Microtexturizados destinados para aplicao sobre vidros. O desengraxe do vidro de extrema importncia para uma boa aderncia sobre o vidro. Recomenda-se utilizar 152.007 lcool isoproplico para o desengraxe do vidro. No usar lcool etlico pois no apresenta uma boa eficincia. Usar luvas durante o manuseio das peas, para evitar repelncia ou marcas do acabamento devido a oleosidade das mos. Recomenda-se utilizar na mesma proporo dos Endurecedores 273.925, 273.725 e 273.730 em alguns acabamentos, como o Texturizado e Microtexturizado, quando catalisados com 273.175, podem apresentar brilho maior que o padro. Os acabamentos PU brilhantes catalisados 2x1, podem ser catalisados at 1x1 com o 273.175.

19.5.13 ACABAMENTO TEXTURIZADO PRODUTO


Tinta poliuretnica de alta resistncia qumica e fsica. Apresenta acabamento texturizado, com secagem rpida, brilho final semi-fosco e boa resistncia a riscos. Assim sendo, indicado para acabamentos em escritrio, cozinhas, informtica, dormitrio e etc. Possumos tambm Acabamentos PU Texturizado Incolor (verniz 243.030) que podem ser usados sobre Fundo PU Incolor, proporcionando um aspecto texturizado acetinado a madeira, deixando os veios a mostra ou sobre Acabamentos PU Pigmentado (laqueado) devendo ser previamente lixado com lixa grana 360- 400.

SUPERFCIE DE APLICAO
Este produto pode ser aplicado em mveis planos, usinados, emoldurados ou onde sua criatividade mandar. Tais como: Aglomerado; Compensados no flexveis; Poliuretano Expandido; PVC rgido; MDF.

36

VANTAGENS
Produto de fcil aplicao; Excelente resistncia qumica e fsica; Fcil aplicao em superfcies planas ou usinadas (alto e baixo relevo, cantos vivos ou arredondados, peas torneadas, entre outros); Ganho em produtividade no acabamento do mvel; Economia de material; Variedade de cores; Permite trocar facilmente as cores dos painis pintados, bastando para isso um lixamento da camada anterior e a aplicao da nova cor desejada; Reduo de custos por metro quadrado aplicado.

9.5.14 ACABAMENTO MICROTEXTURIZADO


O Acabamento Microtexturizado uma tinta poliuretnica que apresenta as mesmas caractersticas de qualidade, como: resistncia fsico-quimica, brilho e secagem do acabamento texturizado. A diferena entre os acabamentos est na textura. O Microtexturizado apresenta uma textura mais lisa, proporcionando um toque macio, com maior facilidade para limpeza.

MODO DE APLICAO PREPARO DA SUPERFCIE


A superfcie a ser pintada deve estar seca e limpa, livre de resduos de cola, tintas, seladores e vernizes.

APLICAO PISTOLA CONVENCIONAL


Aplicar de uma a duas demos de Primer PU Branco 213.100. Para a aplicao do Acabamento, o Primer deve estar lixado e isento de p e outros contaminantes.
Proporo de Primer A) Primer PU Branco B) Endurecedor PU 273.033 C) Diluente PU Viscosidade de Aplicao Proporo de mistura* 100 25 ou 33 At 30 18 a 20 cF4

(*)Proporo de mistura em relao ao Primer.

37

APLICAO DO ACABAMENTO TEXTURIZADO / MICROTEXTURIZADO


A superfcie quando pulverizada teve ter aspecto molhada na rea aplicada, isto proporciona uma superfcie lisa e brilhante (ainda mida). medida que o solvente evapora, a textura se forma naturalmente. Em aplicaes com pulverizao seco a textura fica mais acentuada, mas com o risco de grudar mais sujeira, dificultando a limpeza da pea (mvel).

Proporo do Acab. Texturizado / Microtexturizado Proporo de mistura* A) Acabamento Texturizado / Microtexturizado 100 B) Endurecedor PU TX 273.730 100 C) Diluente PU 253.005 At 10 (se necessrio) Viscosidade de Aplicao 16 a 18 cF4 (*)Proporo de mistura em relao ao Acabamento Texturizado / Microtexturizado

SECAGEM (A 25C E U.R.A 60%)


O produto fica livre de p em 20 minutos; Toque somente aps uma hora; Secagem total para manuseio: aps 8 horas; Atinge as caractersticas ideais de resistncia fsica e qumica aps 72 horas.

REPINTURA
Como se trata de acabamento, no recomendvel uma segunda demo. Caso seja necessrio, recomenda-se lixar todo o acabamento com lixa grana 240 280, a fim de retirar toda a textura, pois, o mau lixamento pode ocasionar desplacamento entre camadas.

38

19.5.15 PROMOTOR DE ADERNCIA PARA VIDRO CDIGO: 226.000


Produto compatvel com sistemas comuns de acabamento, tais como: Lacas Nitrocelulose, Poliuretanos, Esmaltes Sintticos, Vernizes coloridos, etc. Monocomponente; Fcil aplicao; O promotor de aderncia deve ser aplicado com auxlio de pistola de pulverizao. importante observar que o desengraxe da superfcie do vidro de extrema importncia para o bom desempenho da ancoragem do acabamento no vidro. Aconselhamos, utilizar o 152.007 lcool Isoproplico, para promover o desengraxe, pois, o uso de lcool Etlico no apresenta uma boa eficincia. Usar luvas durante o manuseio das peas, para evitar repelncia do acabamento devido a oleosidade das mos. Aplicao dos acabamentos deve ser feita aps a cura do isolante, sendo 24h ao ar ou 4h em estufa.

19.6 MASSAS BASE DGUA


CARACTERSTICAS: Produto solvel em gua em sua fase pastosa, aps secagem total torna-se insolvel. Compatvel com sistemas comuns de acabamento, tais como: Lacas Nitrocelulose, Poliuretanos, Esmaltes Sintticos, Vernizes, Ceras, etc. Monocomponente; Fcil de lixar e aplicar; No tem cheiro nem vapores txicos; INDICAES: Produto destinado a corrigir grandes defeitos (ondulaes e depresses) em madeiras macias, laminados, compensados, aglomerados, MDF e etc. APLICAO: A massa deve ser aplicada com auxlio de esptula ou desempenadeira. importante observar que o tamanho do defeito influi no procedimento de aplicao da massa. Grandes defeitos exigem que a massa seja aplicada em duas ou trs vezes. Defeitos muito pequenos podem ser feitos de uma s vez. LIXAMENTO / SECAGEM 30 minutos (para espessura de mm de massa) a pintura poder ser feita diretamente sobre a massa. Recomenda-se que a aplicao do acabamento seja feita aps secagem total da massa. Deve-se considerar que o tempo de secagem esta diretamente relacionado com a espessura da camada aplicada, ento, camada fina seca muito mais rpido que uma camada grossa.

39

19.7 MASSA RPIDA - 212.099


CARACTERSTICAS: Produto solvel em Thinner, de secagem rpida, compatvel com Acabamento Nitrocelulose, Poliuretanos, Sintticos e Vernizes. INDICAES: Produto destinado a corrigir grandes defeitos (ondulaes e depresses) em madeiras macias, laminados, compensados, aglomerados, MDF e etc. APLICAO: A massa deve ser aplicada com auxlio de esptula ou desempenadeira. importante observar que o tamanho do defeito influi no procedimento de aplicao da massa. Grandes defeitos exigem que a massa seja aplicada em duas ou trs vezes. Defeitos muito pequenos podem ser feitos de uma s vez. LIXAMENTO: 2 HORAS (para espessura de mm de massa) a pintura poder ser feita diretamente sobre a massa. Recomenda-se que a aplicao do acabamento seja feita aps secagem total da massa.

PRODUTOS
Cdigo Descriminao
212.099 206.000 206.301 206.305 206.320 206.321 206.560 206.600 206.601 206.760 206.761 206.762 Massa Rpida Branca Massa Branca Massa Mogno Massa Eucalipto Massa Mogno Massa Mogno Massa Cerejeira Massa Marfim Massa Marfim Desing Massa Imbua Massa Castanho Massa Sucupira

Substrato
Mad./ Aglom Mad./ Aglom Mad./ Aglom Mad./ Aglom Mad./ Aglom Mad./ Aglom Mad./ Aglom Mad./ Aglom Mad./ Aglom Mad./ Aglom Mad./ Aglom Mad./ Aglom

Diluio
Thinner gua gua gua gua gua gua gua gua gua gua gua

40

19.8.1 ACABAMENTOS TEXTURIZADO


Cdigo 203.130 203.132 203.134 203.631 203.239 203.231 203.830 203.630 203.269 203.539 203.541 203.531 203.721 203.732 203.734 203.656 203.755 203.560 203.860 203.330

Descrio
Acabamento Text. Branco Acabamento Text. Branco Neve Acabamento Text. Gelo Acabamento Text. Ovo Acabamento Text. Cinza Cristal Acabamento Text. Cinza Platina Acabamento Text. Prata Acabamento Text. Marfim Acabamento Text. Camlia Acabamento Text. Azul Bahamas Acabamento Text. Azul Celeste Acabamento Text. Azul Mineral Acabamento Text. Verde Limo Acabamento Text. Verde gua Acabamento Text. Verde Mar Acabamento Text. Cermica Acabamento Text. Caf Acabamento Text. Amarelo Ouro Acabamento Text. Preto Acabamento Text. Vermelho Cardeal

Endurecedor Rel/Mistura 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1

Diluente 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005

Diluio 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10%

19.8.2 ACABAMENTOS MICROTEXTURIZADO


Cdigo 200.130 200.132 200.134 200.631 200.239 200.231 200.830 200.630 200.269 200.539 200.541 200.531 200.721 200.732 200.734 200.656 200.755 200.560 200.860 200.330 Endurecedor Acabamento Microtext. Branco 273.730 Acabamento Microtext. Branco Neve 273.730 Acabamento Microtext. Gelo 273.730 Acabamento Microtext. Ovo 273.730 Acabamento Microtext. Cinza Cristal 273.730 Acabamento Microtext. Cinza Platina 273.730 Acabamento Microtext. Prata 273.730 Acabamento Microtext. Marfim 273.730 Acabamento Microtext. Camlia 273.730 Acabamento Microtext. Azul Bahamas 273.730 Acabamento Microtext. Azul Celeste 273.730 Acabamento Microtext. Azul Mineral 273.730 Acabamento Microtext. Verde Limo 273.730 Acabamento Microtext. Verde gua 273.730 Acabamento Microtext. Verde Mar 273.730 Acabamento Microtext. Cermica 273.730 Acabamento Microtext. Caf 273.730 Acabamento Microtext. Amarelo Ouro 273.730 Acabamento Microtext. Preto 273.730 Acabamento Microtext. Verm. Cardeal 273.730

Descrio

Rel/Mistura 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1

Diluente 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005

Diluio 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10%

41

19.8.3 PADRES CECAL 2007 TEXTURIZADO


Cdigo 203.107 203.279 203.276 203.509 203.277 203.508 203.678 203.199 203.393 203.790 203.507 203.712 203.198 203.717 203.392 203.680 203.391 203.278 203.749 203.390 203.394 203.702 203.679 Descrio Acabamento Text. Iceberg Acabamento Text. Pelle Acabamento Text. Lavanda Acabamento Text. Luna Acabamento Text. Rosa Acabamento Text. Ameixa Acabamento Text. Cobre Acabamento Text. Spia Acabamento Text. Tangerina Acabamento Text. Moca Acabamento Text. Marinho Acabamento Text. Menta Acabamento Text. Chumbo Acabamento Text. Pavo Acabamento Text. Verm. Chins Acabamento Text. Girassol Acabamento Text. Carmim Acabamento Text. Salmo Acabamento Text. Amazonas Acabamento Text. Fucsia Acabamento Text. Ametista Acabamento Text. Kiwi Acabamento Text. Dourado Endurecedor 273.730 273.730 273.730 273.730 273.730 273.730 273.730 273.730 273.730 273.730 273.730 273.730 273.730 273.730 273.730 273.730 273.730 273.730 273.730 273.730 273.730 273.730 273.730 Rel/Mistura 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 1x1 Diluente 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 Diluio 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10%

19.8.4 PADRES CECAL 2007 MICROTEXTURIZADO


Cdigo 200.107 200.279 200.276 200.509 200.277 200.508 200.678 200.199 200.393 200.790 200.507 200.712 200.198 200.717 200.392 200.680 200.391 200.278 200.749 200.390 200.394 200.702 200.679 Descrio Acabamento Microtext. Iceberg Acabamento Microtext Pelle Acabamento Microtext Lavanda Acabamento Microtext. Luna Acabamento Microtext Rosa Acabamento Microtext. Ameixa Acabamento Microtext. Cobre Acabamento Microtext. Spia Acabamento Microtext. Tangerina Acabamento Microtext Moca Acabamento Microtext. Marinho Acabamento Microtext Menta Acabamento Microtext Chumbo Acabamento Microtext. Pavo Acabamento Microtext. Verm. Chins Acabamento Text. Girassol Acabamento Text. Carmim Acabamento Text. Salmo Acabamento Text. Amazonas Acabamento Text. Fucsia Acabamento Text. Ametista Acabamento Text. Kiwi Acabamento Text. Dourado Endurecedor Rel/Mistura 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 273.730 1x1 Diluente 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 253.005 Diluio 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10% 0 10%

42

10. DEFEITOS DE PINTURA

Defeitos Fervura

Causas Alta espessura do filme; Alta temperatura ambiente; Pouco tempo de repintura; Corrente de ar durante a secagem.

Dicas Aplicar menos material (camada menor); Usar retardadores; Obedecer ao tempo de repintura; Evitar correntes de ar. Aplicar na presso entre 35 45 lb/pol; A distncia recomendada 20cm entre a pea e o bico da pistola; Diluir o produto na % recomendada; Usar retardadores; Usar produtos recomendados para MDF (Ex: Tintas PU) Aplicar camadas menores por demo; Obedecer ao tempo de repintura; Usar os complementos recomendados. No lixar com lixas gastas; Lixar corretamente. Lixas recomendadas para fundo ( 240, 280 e 320) ; No aplicar em madeiras midas. Usar retardadores Usar complentos recomendados; Evitar correntes de ar. Limpar o substrato para a retirada do produto contaminante; Limpar a linha de ar comprimido e o compressor; Retirar da empresa produtos que posam contaminar a pintura. Aplicar na presso entre 35 a 45 lb/pol; A distncia recomendada 20 cm entre a pea e o bico da pistola; Diluir o produto na % recomendada; Usar retardadores; Aplicar em camadas uniformes; Abrir o leque da pistola; Misturar bem o produto antes de usar. Aplicar camada menor; Diluir conforme recomendado; Aplicar na presso entre 35 45 lb/pol.

Casca de Laranja

Presso alta da pistola; Grande distncia entre a pistola e a pea; Falta de diluio; Pea ou tinta com temperaturas elevadas; Ataque do MDF.

Trincamento, P de Galinha ou Craqueamento do Filme

Excesso de camada por demo; Pouco tempo de repintura; Uso de diluentes, thinners, ou endurecedores incorretos. Lixamento inadequado; Aplicao da demo posterior aps o tempo de repintura da demo anterior sem lixar; Excesso de umidade da madeira. Alta umidade do ar; Uso de Diluentes ou Thinneres inadequados; Corrente de ar durante a secagem. Substrato contaminado com silicone, leos, ceras e ETC; Contaminao na linha de ar comprimido; Contaminao no ambiente e material de pintura.

Falta de aderncia ou desplacamento

Branqueamento ou nvoa Cratera -

Empoeiramento

Presso alta da pistola; Grande distncia entre a pistola e a pea; Falta de diluio; Pea ou tinta com temperaturas elevadas.

Diferena de Brilho Fosqueamento

Escorrimento

Variao de espessura do filme; Aplicao com leque fechado; Falta de homogeneizao da tinta. Camada muito espessa; Excesso de diluio; Presso da pistola baixa.

43

APRENDA A FAZER
Acabamentos especiais em madeiras e MDF
PTINA
1. Com uma escova de ao, passar no sentido do veio da madeira a fim de salientar ainda mais os mesmos; 2. Aplicar uma demo de 213.100 Primer PU Branco, com endurecedor 273.828) ou 216.010; 3. Promover lixamento na pea para eliminar rebarbas da madeira; 4. Preparar o 213.100 Primer PU com 273.828 Endurecedor Aliftico - relao de mistura 3x1 e aplicar novamente; 5. Aguardar tempo suficiente para secagem do produto, cerca de 4 horas(o tempo pode variar conforme a temperatura, camada de tinta, umidade e etc); 6.Fazer aplicaes de Laca NC na cor desejada, diluda com Thinner 252.000, sobre toda a pea, pode ser feito com pistola ou a boneca; 7.Aps secagem total do acabamento, promover lixamento para salientar a cor branca do Primer no alto relevo; 8.Promover limpeza da pea, retirando todo p do lixamento; 9.Aplicar de preferncia 243.620 - Verniz PU Fosco com 273.828 Endurecedor Aliftico, relao de Mistura 2x1; Dicas: Na aplicao da Laca, aplicar uma demo fina sem carregar na camada, pois, facilitar o lixamento posterior. OBS: O Primer PU pode ser substitudo pelo 216.010. Quando utilizar o Primer Base gua usar somente ele, no aplicar sobre Primer PU, com o risco de ocorrer desplacamento.

DECAP

1. Aplicar uma demo de 213.100 Primer PU Branco;( com endurecedor 273.828); 2. Aps 4 horas, promover o lixamento, retirar todo o excesso de poeira do lixamento; 3. Preparar o 213.100 Primer PU Branco com 273.828 - endurecedor Aliftico, relao de mistura 3x1 e no diluir; 4. Pode ser aplicado a pistola, a pincel ou com esptula; 5. Aguardar tempo suficiente para fazer as ranhuras sem que o produto torne a alastrar ( o tempo pode variar conforme a temperatura, camada de tinta, umidade e etc); 6. Para isso, cortar as cerdas de um pincel para que fique mais firme ou usar pente, escova e etc; 7. Aguardar a secagem total da camada de Primer, que pode variar conforme mencionado acima; 8. Aplicao Laca NC na cor desejada, sobre toda a pea; 9.Aps secagem total do acabamento, promover lixamento para salientar a cor branca do Primer no alto relevo; 10. Promover limpeza da pea, retirando todo p do lixamento; 11. Aplicar de preferncia 243.620 Verniz Pu Fosco com 273.828 Endurecedor Aliftico. Dicas: Na aplicao da Laca NC, aplicar uma demo fina sem carregar na camada, pois facilitar o lixamento posterior.

APRENDA A FAZER
Acabamentos especiais em madeiras e MDF

MARMORIZADO BATIDO

1. Aplicar 2 demos de 213.100 Primer PU Branco, (com endurecedor 273.023) lixamento entre as demos; 2.Aplicar 233.095 ou 233.121 (com endurecedor 273.725) ou Acabamentos PU Branco, fazendo assim um sistema laqueado; 3.Aguardar a secagem do Acabamento PU, no mnimo de 6 horas, o mesmo no deve exceder o tempo de 12 horas, pois pode no ter o efeito desejado (repelncia); 4.Diluir o tingidor da cor desejada, at atingir a intensidade desejada. 5.Usar luvas para o processo seguinte. 6.Com um pano ou estopa, umectar com o tingidor preparado. Em movimento alternados bater sobre a pea com acabamento PU para tomar o efeito; 7.Terminada esta etapa do processo, aguardar a secagem total do solvente; 8.Aplicar o 243.699 Verniz PU Brilhante. (com endurecedor 273.828). OBS.: Usar tingidores da linha 262.XXX. Outros tingidores no iro abrir o desenho.

MARMORIZADO ACETONA

1. Aplicar 2 demos de 213.100 Primer PU Branco, (com endurecedor 273.023) lixamento entre as demos; 2.Aplicar 233.095 ou 233.121 (com endurecedor 273.725) ou Acabamentos PU Branco, fazendo assim um sistema laqueado; 3.Aguardar a secagem do Acabamento PU, no mnimo 6 horas. O mesmo no deve exceder o tempo de 12 horas, pois pode no ter o efeito desejado (repelncia); 4.Entre estes perodo, aplicar com pistola caneco superior o tingidor j diludo com Thinner sobre toda a extenso da pea laqueada, no h necessidade de fazer um pr-lixamento; 5.Com uma pistola de caneco superior, diminua a presso de ar na pistola para que respingue DILUENTE EXTRA RPIDO- 252.009 sobre a pea tingida, at que se consiga o efeito desejado; 6.Terminada esta etapa do processo, aguardar a secagem total do solvente; 7. Aplicar o 243.699 Verniz PU Brilhante. (com endurecedor 273.828); Dicas: Usar sempre o DILUENTE EXTRA RPIDO 252.009, pois o uso do Thinner comum no resultar o efeito desejado. O tempo de secagem do acabamento PU no deve exceder 12 horas, caso contrrio podem ocorrer problemas no laqueado e no resultar o efeito desejado. O efeito desejado marmorizado se deve muito a quantidade de tingidor aplicado como tambm ao trabalho na aplicao do solvente. OBS.: Usar tingidores da linha 262.XXX. Outros tingidores no iro abrir o desenho.

APRENDA A FAZER
Acabamentos especiais em madeiras e MDF

CRAQUEL

1.Preparar a madeira para receber o fundo (lixamento e etc.) 2.Aplicar uma ou mais demos se necessrio conforme o tipo de substrato com 213.100 Primer PU Branco, (com endurecedor 273.023) lixando entre as demos; 3.Retirar todo o excesso de poeira do lixamento; 4.Aplicar a Laca NC na cor desejada sobre o fundo; 5.Preparar soluo Craquel, conforme a mistura: 203.010 Base para Craquel; At 20% de tingidor na cor desejada sobre a base; 30% de DILUENTE EXTRA RPIDO 252.009 sobre a base; 6.Aplicar esta mistura sobre a Laca NC; 7.Aps alguns minutos da aplicao o produto reage formando trincas (efeito Craquel); 8.Terminado esta etapa do processo, aguardar a secagem total; 9.Aplicar 223.050 Selador PU, (com endurecedor 273.828) lixar; 10.Terminar o trabalho com o 243.699 Verniz PU Brilhante( com endurecedor 273.828) ou 243.620 Verniz PU Fosco. Dicas : A abertura das trincas vai depender da camada de mistura aplicada sobre a Laca NC; Quanto maior a camada de soluo maior sero as trincas e vice-versa.

MARMORIZADO GUA

1. Aplicar 2 demos de 213.100 Primer PU Branco, (com endurecedor 273.828) lixando entre as demos; 2.Retirar todo o excesso de poeira do lixamento; 3.Em uma cuba com gua, gotejar Acabamento Marmorizado nas cores desejadas para formar sobre a gua desenhos abstratos; 4.Fazer a imerso da pea na gua; 5.Deixar secar a gua da pea no mnimo 24 horas; 6.Aplicar 243.699 Verniz PU Fosco ou 243.620 Verniz PU Fosco, ambos com endurecedor 273.828. Dicas: Fazer isolamento total da pea com Primer PU Branco para que a gua no entre em contato direto com a madeira, evitando assim inchamento e deformao da pea. Se desejar cores diferentes os Acabamentos Marmorizados podem ser misturados entre si. Esta linha contm os seguintes produtos: 201.906 Acabamento Marmorizado Preto 201.382 Acabamento Marmorizado Vermelho 201.505 Acabamento Marmorizado Azul 201.643 Acabamento Marmorizado Amarelo

APRENDA A FAZER
Acabamentos especiais em madeiras e MDF

GRANITO
1.Aplicar 2 demos de 213.200 Primer PU Cinza, (com endurecedor 273.828) lixamento entre as demos; 2.Retirar todo o excesso de poeira do lixamento; 3.Com pistola caneco superior, diminua a presso da pistola para a faixa de 5 lb/ pol, fazendo com que respingue. 4.Desta forma aplique em toda a extenso da pea com fundo o 260.101 Soluo Branca; 5.Em seguida, lavar a pistola e aplicar da mesma forma o 260.100 Soluo Preta at que se consiga o efeito desejado; 6.Terminada esta etapa do processo, aguardar a secagem total do solvente; 7.Aplicar 243.699 Verniz PU Brilhante ou 243.620 Verniz PU Fosco, ambos com endurecedor 273.828. Dicas: Usar sempre pistola com caneco superior; Aguardar tempo suficiente para evaporao do solvente, caso contrrio podem ocorrer problemas e no resultar um bom acabamento.

EFEITO TEIA DE ARANHA


1.Preparar a madeira para receber o Fundo (lixamento e etc.); 2.Aplicar uma ou mais demos se necessrio conforme o tipo de substrato com 213.100 Primer PU Branco, (com endurecedor 273.023) lixando entre as demos; 3.Retirar todo o excesso de poeira do lixamento; 4.Aplicar a Laca NC na cor desejada sobre o fundo; 5.Preparar soluo TEIA DE ARANHA conforme mistura: 209.010 Efeito Teia de Aranha; At 5% de Acabamento PU sem catalisar na cor desejada sobre o 209.010; 6.Aplicar esta mistura sobre a Laca NC ainda mida; 7.Terminada esta etapa do processo, aguardar a secagem total; 8.Aplicar 243.699 Verniz PU Brilhante ou 243.620 Verniz PU Fosco, ambos com endurecedor 273.828. Dicas: Aplicar o efeito teia de aranha com presso de 50 5 lbs/pol e distncia entre a pea e a pistola 30 cm.

NOTAS

48

NOTAS

49

NOTAS

50

You might also like