You are on page 1of 23

LABORATRIO DE GESTO DO SUAS (SISTEMA NICO DE ASSISTNCIA SOCIAL)

Pedro Coelho Camar Martins

II Congresso Consad de Gesto Pblica Painel 42: Experincias de inovao na gesto de recursos humanos

LABORATRIO DE GESTO DO SUAS (SISTEMA NICO DE ASSISTNCIA SOCIAL)


Pedro Coelho Camar Martins

RESUMO O Laboratrio de Gesto do SUAS (LabSUAS) um projeto concebido a partir de uma parceria entre Governo do Estado de Minas, atravs de sua Secretaria de Planejamento e Gesto (SEPLAG) e o Instituto de Governana Social (IGS), que tem como objetivo profissionalizar a gesto municipal da Assistncia Social, no sentido de promover a implementao do Sistema nico da Assistncia Social (SUAS). Como estratgia de interveno o LabSUAS atua na qualificao dos profissionais responsveis pelas coordenaes/gerncias das Secretarias de Assistncia Social e seus gestores, a fim de consolidar a Poltica de Assistncia Social nos Municpios. Com a consolidao do SUAS (Sistema nico de Assistncia Social), a Poltica Nacional de Assistncia Social ganha organicidade, a partir de um pacto federativo, resultante de ampla discusso entre os entes federados, que deu origem a Norma Operacional Bsica de 2005, NOB/SUAS. A NOB/SUAS disciplina a gesto pblica da Poltica de Assistncia Social no territrio brasileiro, exercida de modo sistmico pelos entes federativos, em consonncia com a Constituio da Republica de 1988, com a Lei Organiza da Assistncia Social (LOAS) e as legislaes complementares a ela aplicveis. Portanto, o SUAS o sistema que regula a execuo da Poltica de Assistncia Social em todo pais. Desta forma, fazse necessrio que os Municpios pautem suas aes de acordo com as diretrizes nele estabelecidas. O SUAS se caracteriza por ser um sistema que estabelece novos instrumentos de gesto, de interveno, de deliberao, de pactuao e de acompanhamento. Surgem, portanto, trs conceitos primrios: gesto compartilhada, co financiamento e cooperao tcnica. Introduzir esses novos conceitos na gesto da Assistncia Social nos Municpios o objetivo do LABSUAS, colaborando para a consolidao de uma Poltica Pblica de Assistncia Social.

SUMRIO

1 A CONSOLIDAO DA POLTICA DE ASSISTNCIA SOCIAL........................... 03 2 A IMPLANTAO DO SISTEMA NICO DE ASSISTNCIA SOCIAL.................. 06 3 A GESTO DE PESSOAL NO SISTEMA NICO DE ASSISTNCIA SOCIAL..... 08 4 A EFETIVAO DO SUAS NOS MUNICPIOS...................................................... 10 5 O LABORATRIO DE GESTO DO SUAS........................................................... 12 6 ESTRATGIAS DE ATUAO DO LabSUAS....................................................... 15 7 INSTRUMENTOS DE CAPACITAO DO LabSUAS........................................... 17 8 RELATRIO TCNICO DE VISITA........................................................................ 18 9 PRODUTOS J DESENVOLVIDOS PELO LabSUAS........................................... 19 10 REFERNCIAS..................................................................................................... 22

1 A CONSOLIDAO DA POLTICA DE ASSISTNCIA SOCIAL A Poltica de Assistncia Social aprovada em 2004 configura-se como uma nova forma de entender a Assistncia e como esta poltica deve se comportar diante das demandas sociais. Torna-se, a partir de ento, um uma poltica de proteo social. Isso significou que esta poltica passa a aportar quem, quantos, quais e onde estiverem os brasileiros de mandatrios de servios e atenes de assistncia social, ou seja, o garantir a todos que dela necessitarem, sem contribuio prvia, a proviso da proteo social. A construo da poltica publica de assistncia social leva em conta trs vertentes de proteo social: as pessoas, as circunstancias em que elas vivem e, em especial, o ncleo de apoio primeiro, a famlia. Faz-se necessrio ento relacionar as pessoas e seus territrios, assim a unidade sociofamiliar permite o exame da realidade a partir das necessidades, e tambm os recursos de cada ncleo/domiclio. O reconhecimento da importncia da famlia como unidade/referncia, no mbito da poltica pblica de Assistncia Social, fundamenta-se na idia de que essa o espao primrio de proteo e socializao dos indivduos e que, para que cumpra com tais funes, precisa ser protegida. A Poltica Pblica de Assistncia Social realiza-se de forma integrada s polticas setoriais, considerando as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento, garantia dos mnimos sociais, universalizao dos direitos sociais. A PNAS estabelece as Protees Afianadas, de acordo com a situao de cada indivduo e/ou famlia demandatrios de intervenes da assistncia social, separando-se em Proteo Social Bsica e Proteo Social Especial. A Proteo Social, referente assistncia social, se ocupa do enfrentamento de vulnerabilidades, riscos, vitimizaes, fragilidades e

contingncias ocasionadas a indivduos e famlias na trajetria de seu ciclo de vida; por decorrncia de questes sociais, econmicas, polticas e de ataques dignidade humana.

4 A Proteo Social Bsica tem como objetivos prevenir situaes de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisies, e o fortalecimento de vnculos familiares e comunitrios. Destina-se populao que vive em situao de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privao (ausncia de renda, precrio ou nulo acesso aos servios pblicos, dentre outros) e, ou, fragilizao de vnculos afetivos relacionais e de pertencimento social (discriminaes etrias, tnicas, de gnero, ou por deficincia, dentre outras). Prev o desenvolvimento de servios, programas e projetos locais de acolhimento, convivncia e socializao de famlias e indivduos, conforme identificao da situao de vulnerabilidade apresentada. (Poltica Nacional de Assistncia Social PNAS/04)

A Proteo Social Bsica tem por objetivo prevenir situaes de risco e fortalecer os vnculos familiares e comunitrios. Os servios de proteo social bsica sero executados de forma direta nos Centros de Referncia da Assistncia Social (CRAS) e em outras unidades bsicas e pblicas de assistncia social, bem como de forma indireta nas entidades e organizaes de assistncia social da rea de abrangncia dos CRAS. O CRAS deve acompanhar as famlias referenciadas no seu territrio. Entende-se como famlia referncia da quela que vive em rea caracterizadas de vulnerabilidade, definidas a partir de indicadores estabelecidos por rgo federal, pactuados e deliberados. Tais indicadores devem relacionar informaes sociais, econmicas, demogrficas e cadastrais com as escalas territoriais e as diversidades regionais presentes no desenho federativo do pas. Esta unidade de referncia foi escolhida em razo da metodologia de fortalecimento do convvio familiar, do desenvolvimento da qualidade de vida da famlia na comunidade e no territrio onde vive. J a Proteo Social Especial configura-se a partir de situaes em que as famlias esto em extremo risco social, demandando intervenes em problemas especficos, com a necessidade da reestruturao do grupo familiar.
As situaes de risco demandaro intervenes em problemas especficos e, ou, abrangentes Nesse sentido, preciso desencadear estratgias de ateno sociofamiliar que visem a reestruturao do grupo familiar e a elaborao de novas referenciais morais e afetivas, no sentido de fortaleclo para o exerccio de suas funes de proteo bsica ao lado de sua autoorganizao e conquista da autonomia. Longe de significar um retorno viso tradicional, e considerando a famlia como uma instituio em transformao, a tica da ateno da proteo especial pressupe o respeito cidadania, o reconhecimento do grupo familiar como referncia afetiva e moral e a reestruturao das redes de reciprocidade social. A nfase da proteo social especial deve priorizar a reestruturao dos servios de abrigamento dos indivduos que, por uma srie de fatores, no contam mais com a proteo e o cuidado de suas famlias, para as novas modalidades de atendimento.

5 A Proteo Social Especial a modalidade de atendimento assistencial destinada a famlias e indivduos que se encontram em situao de risco pessoal e social, por ocorrncia de abandono, maus tratos fsicos e, ou, psquicos, abuso sexual, uso de substncias psicoativas, cumprimento de medidas scio-educativas, situao de rua, situao de trabalho infantil, enquanto sujeitos de direito. (Poltica Nacional de Assistncia Social PNAS/04)

A Proteo Social Especial pode ser observada em dois nveis de interveno, ou seja, a Proteo Social Especial de Mdia Complexidade, quando existem situaes de violao de direitos mas que os vnculos familiares ainda se mantm, nestes casos os servios de Mdia Complexidade requerem maior estruturao tcnico-operacional e ateno especializada e mais individualizada, e, ou, de acompanhamento sistemtico e monitoramento. Quanto a Proteo Social Especial de Alta Complexidade se configura quando h a necessidade da proteo integral do indivduo ou da famlia, ou seja, quando os vnculos familiares e/ou comunitrios j se romperam. Neste caso, faz-se necessrio a garantia de todos os direitos primrios moradia, alimentao, higienizao e trabalho protegido para famlias e indivduos que se encontram sem referncia e, ou, em situao de ameaa, necessitado ser retirados de seu ncleo familiar e, ou, comunitrio. A Gesto dessa Poltica, com as complexidades que ela apresenta, seja no atendimento aos usurios, na universalizao dos servios a todos que deles necessitarem, na heterogeneidade de territrio, na necessidade da eqidade na aplicao dos recursos, est desenhada no Sistema nico de Assistncia Social.

2 A IMPLANTAO DO SISTEMA NICO DE ASSISTNCIA SOCIAL A Assistncia Social no Brasil passa a ter papel fundamental na construo da sociedade brasileira quando considerada Poltica Pblica, fundamentada na Constituio Brasileira de 1988, que juntamente com a Sade e Previdncia Social compem a Seguridade Social Brasileira, dever do Estado e direito do cidado. Sua regulamentao, no entanto, s acontece em 1993 com a promulgao da Lei Orgnica da Assistncia Social (LOAS), Lei No 8.742 de dezembro de 1993. A LOAS estabelece no seu Art. 6 que as aes na rea de Assistncia Social so organizadas em sistema descentralizado e participativo, constitudo pelas entidades e organizaes de assistncia social. J em 1993, a LOAS aponta para a necessidade de se estabelecer um sistema para a gesto da Politica Pblica de Assistncia Social, com competncias e responsabilidades, sendo essencialmente descentralizado nas suas atribuio e participativo nas suas decises. A IV Conferncia Nacional de Assistncia Social de 2003 aprovou o reordenamento da gesto das aes de Assistncia Social no Brasil. Deliberou pela implantao de um sistema nico como modelo de gesto para todo o territrio nacional, que integrasse os trs entes federativos. Este sistema foi chamado de Sistema nico da Assistncia Social (SUAS). O SUAS resultado de um pacto federativo, com amplo processo de construo, com suas bases definidas e estabelecidas na Norma Operacional Bsica de 2005, NOB/SUAS que foi aprovada pelo Conselho Nacional de Assistncia Social, especialmente no que tange as condicionalidades e condies para que estados, Distrito Federal, municpios contem com co-financiamento federal na Assistncia Social, bem como em relao aos mecanismos de transferncia de recursos, aos critrios de partilha e de transferncia desses recursos a serem adotados pelas trs esferas de governo.

Assim o SUAS um sistema pblico no contributivo, descentralizado e participativo que tem por funo a gesto do contedo especfico da Assistncia Social no campo da proteo social brasileira. Suas definies esto estabelecidas na NOB/SUAS, instrumento que disciplina a gesto pblica da Poltica de Assistncia Social, exercida de modo sistmico pelos entes federativos, em consonncia com a Constituio da Repblica de 1988, a LOAS e as legislaes complementares a ela aplicveis. Nesse sentido, so princpios organizativos do SUAS: universalidade do sistema por meio de fixao de nveis bsicos de cobertura de benefcios, servios, programas, projetos e aes de Assistncia Social; garantia de acesso aos direitos socioassistenciais a todos que deles necessitarem; descentralizao poltico administrativa com competncias especficas e comando nico em cada esfera de governo; integrao de objetivos, aes, servios, aes, benefcios, programas e projetos em rede hierarquizada e territorializada; comando nico por esfera da gesto, orientado pela PNAS/2004; referenciado por normas operacionais bsicas que estabeleam padres de desempenho, padres de qualidade e referencial tcnicooperativo; sistema ascendente de planejamento atravs de planos municipais, estaduais e federal de Assistncia Social; sistema de regulao social das atividades pblicas e privadas; sistema de gesto oramentria para sustentao da poltica de assistncia Social; sistema democrtico e participativo de gesto e controle social, entre outros.

3 A GESTO DE PESSOAL NO SISTEMA NICO DE ASSISTNCIA SOCIAL A Gesto do trabalho compes os aspectos fundamentais na implantao do SUAS, somando-se a descentralizao, o financiamento e o controle social. Isso significa que para a consolidao do SUAS faz-se necessrio incluir no escopa da Poltica de Assistncia Social a gesto do trabalho. Desta forma, a partir das discusses iniciadas na NOB/SUAS, consolidouse as diretrizes da gesto do trabalho, apresentadas na Norma Operacional Bsica de Recursos Humanos (NOB-RH)/SUAS:
Conhecer os profissionais que atuam na Assistncia Social, caracterizando suas expectativas de formao e capacitao para a construo do SUAS; vislumbrar o desafio proposto, para esses profissionais, a partir dos compromissos dos entes federativos com os princpios e diretrizes da universalidade, eqidade, descentralizao poltico-administrativa, intersetorialidade e participao da populao. Propor estmulos e valorizao desses trabalhadores. Identificar os pactos necessrios entre gestores, servidores, trabalhadores da rede socioassistencial, com base no compromisso da prestao de servios permanentes ao cidado e da prestao de contas de sua qualidade e resultados. Identificar os pactos necessrios entre gestores, servidores, trabalhadores da rede socioassistencial, com base no compromisso da prestao de contas de sua qualidade e resultados. Uma poltica de gesto do trabalho que privilegie a qualificao tcnicopoltica desses agentes. (Norma Operacional Bsica de Recursos Humanos)

Diante dessa necessidade de consolidar um poltica que gesto do trabalho, faz-se necessrio, para atender aos princpios e diretrizes estabelecidos para a poltica de Assistncia Social, a gesto do trabalho no SUAS deve ocorrer com a preocupao de estabelecer uma Poltica Nacional de Capacitao, fundada nos princpios da educao permanente, que promova a qualificao de trabalhadores, gestores e conselheiros da rea, de forma sistemtica, continuada, sustentvel, participativa, nacionalizada e descentralizada, com a possibilidade de superviso integrada, visando o aperfeioamento da prestao dos servios socioassistenciais, deve tambm: garantir a desprecarizao dos vnculos dos trabalhadores do SUAS e o fim da terceirizao; .garantir a educao permanente dos trabalhadores; realizar planejamento estratgico; garantir a gesto participativa com controle social; integrar e alimentar o sistema de informao.

Nesse sentido, a elaborao, o debate e a aprovao da Norma Operacional Bsica de Recursos Humanos do SUAS (NOB/RH) um avano incontestvel. A NOB/RH aprovada pelo CNAS em 13 de dezembro de 2006 objetiva: a padronizao das carreiras do SUAS, por meio de diretrizes nacionais para a implementao dos Planos de Cargos, Carreiras e Salrios; a definio de equipes mnimas para a gesto da assistncia social como poltica pblica e a prestao dos servios, programas, projetos e benefcios; a forma de cofinanciamento, pelas trs esferas de governo, dos trabalhadores do SUAS (salrios e capacitao); as diretrizes para o Plano Nacional de Capacitao; a identificao dos trabalhadores do SUAS no Cadastro Nacional do SUAS (CadSUAS), entre outros temas essenciais para a garantia de qualidade dos servios socioassistenciais. Na construo de uma poltica pblica, os recursos humanos constituem parte prioritria e definidora dos parmetros de qualidade e eficcia dos servios prestados. O conjunto diversificado dos servios que compes a rede do Sistema nico de Assistncia Social, o padro de qualidade necessrio aos atendimentos, a complexidade de diversos servios de proteo social, bsica e especial, e a necessria integrao das aes da assistncia social com as demais polticas setoriais exigem um nmero de profissionais compatvel e a sua capacitao permanente. Alm disso, como poltica pblica, a assistncia social tem diversificado o conjunto de servios, demandando hoje novas especializaes profissionais

10

4 A EFETIVAO DO SUAS NOS MUNICPIOS Esta rea de resultado tem como objetivo maior o fortalecimento da cultura de Gerncia Social da poltica de proteo social no contributiva, visa ainda , ampliar as competncias dos profissionais da rea da assistncia, com agregao de instrumental conceitual e metodolgico da moderna Gerncia Social Pblica, com anlises do arcabouo conceitual e metodolgico e informaes sobre polticas e programas de proteo social de famlias e segmentos vulnerveis. O pblico desta ao so os profissionais responsveis pelas

coordenaes/gerncias das Secretarias de Assistncia Social ou congneres, coordenadores dos CRAS- Centros de Referncia de Assistncia Social ou de outras unidades de servios vinculados ao SUAS. Dentro da ao dever estar contemplada a realizao de oficina com especialistas para organizao dos cursos de capacitao, grandes eixos temticos e contedos, que devero prever atividades de alinhamento e formao bsica para os Gerentes Sociais. Objetiva ainda desenvolver capacitao nas cidades, reunies tcnicas para aproximao e sensibilizao quanto ao contedo da Assistncia Social e os mecanismos necessrios a sua efetivao, tanto nos aspectos tcnicos como queles relacionados a gesto da poltica. A consolidao das polticas de proteo e promoo social no marco das polticas pblicas demanda um processo de capacitao que oferea, aos profissionais da rea, novos conhecimentos e instrumentos que os qualifiquem para a gesto dessas polticas em acordo com as especificidades e necessidades de seus territrios e comunidades. A qualificao de agentes pblicos e sociais fundamental para a implementao de novos mecanismos de aperfeioamento e gesto das polticas sociais de forma a potencializar e integrar os investimentos sociais, otimizando recursos pblicos e garantindo maior eficcia e efetividades execuo dessas polticas. A capacidade de resposta do poder pblico s necessidades dos cidados, so fortemente influenciados pelo profissionalismo, competncia e compromisso do corpo de profissionais responsveis pelo atendimento populao, uma vez que servios como os previstos pelo Sistema nico de Assistncia Social,

11

esto fortemente calcados na ateno personalizada s famlias fragilizadas, na capacidade de organizar atendimento, articulando as aes da rede de servios s vulnerabilidades identificadas e no acompanhamento dos resultados alcanados. Alm disso, para a efetivao dos servios, programas e projetos, faz-se necessrio alm do corpo tcnico, a qualificao da equipe gestora, que possibilitar a efetivao dessas aes.

12

5 O LABORATRIO DE GESTO DO SUAS O Laboratrio de Gesto do Sistema nico de Assistncia Social (LabSUAS) visa profissionalizao da gesto da assistncia social nos municpios, elevando suas potencialidades e competncias na implementao de polticas pblicas de acordo com as regras e diretrizes estabelecidas na Norma Operacional Bsica do SUAS (NOBSUAS), e na Norma Operacional Bsica de Recursos Humanos do SUAS (NOB-RH/SUAS). A Gesto Social com qualidade um desafio apontado pelo Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, e nesse sentido que o Laboratrio de Gesto do SUAS atua, promovendo e efetivando aes que possibilitem que os Municpios se qualifiquem na gesto da poltica de assistncia social. Neste sentido, entendendo que o instrumento de trabalho da Poltica de Assistncia Social o profissional, ressaltamos que o Agente Pblico desempenha um papel estratgico na consolidao desta poltica. Ele o principal responsvel pelas funes de execuo, articulao, planejamento, coordenao, negociao, monitoramento e avaliao dos servios envolvidos, sendo necessrio portanto a capacitao continuada dos agentes pblicos, tanto aqueles responsveis pela gesto como os diretamente ligados a execuo dos servios, programas e projetos. Desde que o Sistema nico de Assistncia Social (SUAS) foi criado e a capacitao posta como um de seus elementos estruturantes, evidencia-se a ausncia de debates e interlocues sistemticos, qualificados e propositivos, com os organinos gestores e produtores de conhecimento na sociedade brasileira. Historicamente, a concepo de assistncia social como conjunto de aes emergenciais, pontuais, sem efetividade e afetas ao campo da benemerncia e filantropia, impediu que a poltica fosse reconhecida como campo que produz conhecimentos ao se defrontar com riscos e vulnerabilidades sociais e pessoais ancorados na realidade de milhes de brasileiros. O Projeto LabSUAS disponibiliza a cada municpio parceiro a visita de equipe tcnica, a realizao de seminrios regionais, orientao e apoio nas dificuldades vividas na rotina das atividades de implementao das polticas de assistncia social, com o intuito de promover a melhoria dos resultados de gesto de cada municpio participante.

13

O Projeto, conta atualmente com 64 (sessenta e quatro) municpios em Minas Gerais. Visando, assim, fortalecer o nvel de gesto do Sistema nico de Assistncia Social desses atores envolvidos, fortalecendo a Poltica de Assistncia Social local.
Tabela I Relao de Municpios selecionados pelo LabSUAS DESCRIO 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) 11) 12) 13) 14) 15) 16) 17) 18) 19) 20) 21) 22) 23) 24) 25) 26) 27) 28) 29) 30) 31) 32) guas Vermelhas Alm Paraiba Angelndia Aricanduva Barroso Berilo Bertpolis Bias Fortes Bom Jardim de Minas Botumirim Cara Carlos Chagas Catuji Chapada do Norte Crislita Cristlia Esmeraldas Francisco Badar Franciscpolis Frei Gaspar Gov. Valadares Guanhes Ibirit Itacambira Itaip Itanhomi Itinga Jampruca Jenipapo de Minas Joaima Jos Gonalves de Minas Juiz de Fora 33) 34) 35) 36) 37) 38) 39) 40) 41) 42) 43) 44) 45) 46) 47) 48) 49) 50) 51) 52) 53) 54) 55) 56) 57) 58) 59) 60) 61) 62) 63) 64) Ladainha Malacacheta Montes Claros Nova Belm Nova Era Novo Cruzeiro Novo Oriente de Minas Olaria Ouro Verde de Minas Padre Carvalho Palmpolis Pavo Pedra Azul Pequeri Piau Pot Raul Soares Ribeiro das Neves Rio Preto Rubim Sabar Santa Helena de Minas Santos Dumont So Gonalo do Rio Preto So Joo Del Rei So Joo do Manteninha Serra dos Aimors Setubinha Simo Pereira Tefilo Otoni Umburatiba Virgem da Lapa

Aes do Laboratrio para os Municpios: Material didtico para compreenso dos principais temas afetos gesto, como: mecanismos Programa de financiamento; e ndice regulaes de e normatizaes; especial; Peridicos; Bolsa-Famlia Gesto

Descentralizado (IGD); vigilncia socioassistencial; e proteo social

14

Atualizao constante das decises e orientaes emanadas pelos rgos formuladores das polticas pblicas de assistncia social; Disponibilizao de informaes e calendrios dos principais eventos e aes no stio do LabSUAS na internet, e mala direta impressa e eletrnica sobre as capacitaes dos gestores; Visita in loco de equipe tcnica qualificada; Encontros de ativao; Seminrios e oficinas; Capacitao dos gestores na implementao do SUAS; Criao e elaborao da identidade visual dos equipamentos de assistncia social: CRAS, CREAS, Abrigos, Centros de Acolhimento e etc.

15

6 ESTRATGIAS DE ATUAO DO LabSUAS A estratgia do Projeto LabSUAS prev novas formas de planejamento e gesto social que implicam em capacitar os gestores da assistncia social em processos de interlocuo entre conselhos, entes federativos e sociedade civil, tornando-os agentes multiplicadores em prol do fortalecimento do SUAS. O LabSUAS tem atendimento direto na implementao e organizao do sistema municipal de assistncia social, na execuo dos recursos disponibilizados no Fundo Municipal de Assistncia Social (FMAS), na ampliao do nmero de servios socioassistenciais ofertados a populao dos municpios, alm da promoo de eventos de ativao referentes aos cenrios e desafios do SUAS. O processo de trabalho da equipe do LabSUAS perpassa pelas seguintes aes: Construo de logstica para trabalho de campo no atendimento aos municpios. Mobilizao e engajamento das cidades aderidas ao Projeto LabSUAS. Estruturao dos Sistemas de Proteo Social Bsica e de Proteo Social Especial dos municpios. Suporte tcnico e operacional na prestao de contas fsica/financeira e de gesto dos municpios. Elaborao de Relatrios Gerenciais. Organizao de encontros de ativao. Manuteno do site do Projeto LabSUAS pelo Instituto de Governana Social (IGS)/Centro Mineiro de Alianas Intersetoriais (CeMAIS). O diferencial que esse projeto apresenta a possibilidade de ao mesmo tempo contribuir para a capacitao profissional dos gestores municipais de assistncia social como tambm a otimizao de recursos financeiros impactando na melhoria no nvel de gesto da assistncia social municipal. Outro ponto positivo do Projeto LabSUAS torna-se a anlise tcnica do diagnstico social dos municpios, por meio da identificao das aes de entidades que ofertam servios, projetos, programas e benefcios nas localidades de maiores ndices de risco e vulnerabilidade social. Tal iniciativa perpassa pela construo de mecanismos que possibilitem uma viso sistmica que garante, de maneira eficaz, o fortalecimento dessa rede socioassistencial.

16

Todas as estratgias utilizadas pela equipe tcnica do Laboratrio de Gesto do SUAS visam o fortalecimento da gesto a Poltica de Assistncia Social dos Municpios. Para o Municpio, a melhora nos indicadores de gesto significa habilitarse no SUAS, visando a Gesto Plena da Assistncia Social. Mas para tanto o Municpio deve cumprir os requisitos estabelecidos pela Norma Operacional Bsica NOB/SUAS. Vale ressaltar que a gesto em que o municpio esta habilitado no Sistema nico de Assistncia Social interfere diretamente na concesso de recursos por parte do Governo Federal e Estadual. Isto quer dizer que para os municpios acessarem, ou pelo menos, estarem aptos a acessar todos os recursos disponveis, quanto maior for sua qualificao dentro do sistema, maior as possibilidades de execuo e gesto da Poltica de Assistncia Social.

17

7 INSTRUMENTOS DE CAPACITAO DO LabSUAS O processo de capacitao dos gestores e respectivos tcnicos da assistncia social ocorre por meio de encontros de ativao e material didtico. Os encontros de ativao se estruturam em mbito regional, sendo s vezes contemplados em capacitaes de grande porte (mbito estadual ou nacional) por rgos parceiros ao Projeto. Tais encontros contemplam temas afetos a: Prestao de contas de recursos recebidos de outros entes federativos; Convnios da rede scio assistencial local e convnios para execuo de programas sociais; Licitaes, identidade das unidades de atendimento e equipamentos da assistncia nos moldes estabelecidos pelo rgo Central do SUAS; Criao de sistemas de mapeamento de vulnerabilidades; Assessoria em aplicao de recursos provenientes de repasse fundo a fundo, e assessoria em geral. A partir das necessidades e demandas dos gestores municipais frente o processo de gesto da Assistncia Social verificou-se a importncia da construo de materiais de capacitao com temticas pontuais, contemplando tambm a divulgao do Projeto LabSUAS por meio de cartilhas, folders, banner, malas diretas, entre outros.

18

8 RELATRIO TCNICO DE VISITA O Relatrio tcnico um importante instrumento de registro e monitoramento da assessoria aos municpios, como tambm uma baliza de diagnostico do processo de execuo do Projeto LabSUAS, por meio da comparao de relatrios para analise de avanos e retrocessos na implementao e organizao do SUAS em cada municpio. Para isto, a equipe tcnica do LabSUAS baseia-se em informaes contidas no roteiro de visita aos municpios, em concordncia com a sugesto de modelo j adotado pela SEDESE/ MG. Outros instrumentos de parmetro para constituio de dados no relatrio so os requisitos adotados no termo de habilitao de gesto (instrumento definido no final da NOB/SUAS ). Com isto, a visita contempla as seguintes etapas: Apresentao do IGS/CeMAIS, respectivamente o Projeto LabSUAS. Anlise Estrutural e Funcional da rea de Assistncia Social Municipal (Secretaria ou Departamento, CRAS, RH/SUAS). Levantamento de Dados e Metas para atendimento aos requisitos da Gesto do SUAS (NOB/SUAS): Conselho, Plano, FMAS, entre outros.

19

9 PRODUTOS J DESENVOLVIDOS PELO LabSUAS

Publicaes Foram publicadas quatro cartilhas (material completo em anexo) do LabSUAS para divulgao e capacitao do projeto municipais, prestando auxlio especificamente em temas afetos a: Normatizaes e Regulamentaes comentadas. Vigilncia Socioassistencial Gesto e Financiamento do SUAS Programa Bolsa Famlia Projeto LabSUAS: Material de divulgao e capacitao.

A cartilha de Vigilncia Sociassistencial orienta sobre o processo de gesto da informao da realidade social das famlias em situao de risco e vulnerabilidade social, entendendo que se deve apreender o cotidiano da vida dessas famlias a partir das condies concretas do lugar onde elas vivem, responsabilizando-se pela identificao dos territrios de incidncia de riscos no mbito da cidade, do estado e do pas para que a assistncia social desenvolva uma poltica de preveno e monitoramento de riscos. A Gesto e financiamento no Sistema nico de Assistncia Social, que visa orientar sobre a nova sistemtica de financiamento, com a adoo de mecanismos informatizados, apresenta as nuanas do repasse de recursos regulares e automticos fundo a fundo, bem como os nveis de gesto de habilitao dos municpios ao aderirem ao SUAS. Nessa cartilha tambm foram tratados alem dos aspectos de gesto do Sistema, as questes referentes ao financiamento do Sistema nico de Assistncia Social, questes referentes a Prestao de Contas de Convnio e, itens

20

fundamentais para a gesto como a Rede nica de servios scioassistenciais que o Municpio deve estabelecer. A cartilha do Programa Bolsa Famlia apresenta questes sobre a gesto deste maior Programa de transferncia direta de renda no pas, alm de ilustrar passo a passo o preenchimento virtual de banco de dados e orientar o gestor sobre o cumprimento das condicionalidades. Normatizaes e Regulaes Comentadas busca esclarecer dvidas sobre a legislao do Sistema nico da Assistncia Social. Por fim, a Cartilha de Proteo Social Especial, que expe os servios dessa proteo destinada a famlias e indivduos que se encontram em situao de risco pessoal e social, por ocorrncia de abandono, maus tratos fsicos e/ou psquicos, abuso sexual, uso de substncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situao de rua, situao de trabalho infantil, entre outras situaes de violao dos direitos. Os servios de proteo social especial tm estreita interface com o sistema de garantia de direito, exigindo, muitas vezes, uma gesto mais complexa e compartilhada com o Poder Judicirio, o Ministrio Pblico e com outros rgos e aes do Executivo. Participao XI Encontro CONGEMAS Os municpios selecionados pelo Projeto LabSUAS foram convidados para a capacitao no XI Encontro Nacional do CONGEMAS que ocorreu no perodo de 17 a 19 de maro de 2009 em Curitiba/PR. O IGS visando potencializar os encontros de ativao para os gestores municipais aproveitou o espao do encontro como incio do cumprimento desta meta. Foram garantidas gratuitamente aos gestores municipais a ficha de inscrio, passagem area e hospedagem; alm, da ajuda de custo no valor de R$ 100,00 (cem reais) para cada integrante. Houve a presena de 50 (cinqenta) gestores municipais do LabSUAS contemplados com a participao em apresentaes e oficinas com temticas de suma importncia para anlise e discusso dos desafios da implementao do SUAS nos municpios. Alm do acompanhamento e orientao de cada gestor pela equipe do Laboratrio de Gesto do Sistema nico de Assistncia Social.

21

Tabela V Relao de Municpios inseridos no LabSUAS que participaram do XI Encontro Nacional do CONGEMAS 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) 11) 12) 13) 14) 15) 16) 17) 18) 19) 20) 21) 22) 23) 24) 25) guas Vermelhas Angelndia Aricanduva Barrosos Berilo Bertpolis Bias Fortes Bom Jardim de Minas Botumirim Cara Carlos Chagas Catuji Cristlia Esmeraldas Francisco Badar Franciscpolis Frei Gaspar Governador Valadares Ibirit Itacambira Itaip Itanhomi Itinga Jampruca Jenipapo de Minas DESCRIO 26) 27) 28) 29) 30) 31) 32) 33) 34) 35) 36) 37) 38) 39) 40) 41) 42) 43) 44) 45) 46) 47) 48) 49) 50) Juiz de Fora Ladainha Montes Claros Nova Belm Novo Oriente de Minas Olaria Ouro Verde de Minas Palmpolis Pavo Pequeri Pote Raul Soares Ribeiro das Neves Sabar Santa Helena de Minas Santos Dumont So Gonalo do Rio Preto So Joo Del Rei So Joo do Manteninha Serra dos Aimors Setubinha Simo Pereira Teofilo Otoni Umburatiba Virgem da Lapa

O XI Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistncia Social (CONGEMAS) tambm foi um meio eficaz que o LabSUAS utilizou para divulgar seu trabalho para demais cidades do territrio mineiro e ampliar sua apresentao para todo o territrio nacional. O CONGEMAS revelou que 752 cidades estiveram presentes no evento, com todas as regies do pas representadas, somando 1.684 participantes de todos os 26 estados mais o Distrito Federal. Ressalta-se que houve a realizao, aproximadamente, de 1.000 cadastros de tcnicos e gestores municipais que apresentaram interesse em obter mais informaes e possvel visita tcnica do Projeto Laboratrio de Gesto do Sistema nico de Assistncia Social em seus municpios.

22

10 REFERNCIAS CAPACITA SUAS: Desafios da Gesto do SUAS nos Municpios e Estados (Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome) CAPACITAO para implantao do Sistema nico de Assistncia Social (SUAS) e do Programa Bolsa Famlia (Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome) CARTILHA Sistema nico de Assistncia Social (Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome) CONSTITUIO da Repblica Federativa do Brasil 1988 LEI Orgnica da Assistncia Social 1993 MANUAL Informativo para jornalistas, gestores e tcnicos: Sistema nico de Assistncia Social (Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome) NORMA Operacional Bsica (NOB)/SUAS 2005 NORMA Operacional Bsica de Recursos Humanos (NOB-RH)/SUAS 2006 POLTICA Nacional de Assistncia Social 2004 PROGRAMA Gesto Social com Qualidade (Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome)
__________________________________________________________________________
AUTORIA Pedro Coelho Camar Martins advogado pela Universidade Cndido Mendes (UCAM), e psgraduado em direito pblico pelo Centro de Estudos Jurdicos 11 de Agosto. Coordenador do projeto Laboratrio de Gesto do SUAS (LAbSUAS) do Instituto de Governana Social (IGS). Endereo eletrnico: pedro.camara@cemais.org.br

You might also like