You are on page 1of 3

Inconsciente: O inconsciente onde se encontram os nossos sentimentos, pensamentos, desejos e memrias que esto fora da nossa percepo consciente.

. Segundo Freud o inconsciente influencia o nosso comportamento embora no nos apercebamos disso. Motivao: De acordo com Freud, o comportamento humano motivado pelo desejo de sentir prazer. Essa motivao dirigida por dois instintos: sexualidade (Eros) e agressividade (Thanatos). Freud conceptualizou ambos os instintos como sendo alimentados por uma energia a que chamou libido. Libido o princpio de prazer ou energia psquica bsica.

3. AS MANIFESTAES DO INCONSCIENTE 3.1 OS ATOS FALHADOS ou SINTOMTICOS O ato falhado um termo psicanaltico para designar as frustraes sentidas nas aes realizadas. O sujeito atribui o insucesso ao acaso ou falta de ateno, quando o que realiza um desejo inconsciente. So fenmenos psquicos completos, isto , tm um fim, um contedo e uma significao. No acontecem por acaso, tm sempre algum sentido e existem por algum motivo. Quando h um ato falhado, porque existe um conflito entre a inteno consciente do sujeito e o seu inconsciente recalcado. So atos em que o resultado desejado substitudo por outro que o indivduo no controla. Podem ser representados por lapsos de linguagem, erros de leitura ou de escrita, lapsos de memria, etc. Identificam-se normalmente trs tipos de atos falhados:

- Substituio de uma inteno por outra, em que se diz o que no se deseja. - Acrescento de outro sentido inteno. - Deformao da inteno, ou seja, em vez de se dizer uma palavra, dizem-se palavras que no existem, pela condensao de duas palavras, a maioria das vezes completamente diferentes.

Chama-se ao ato falhado formao de compromisso, pois existe uma inteno consciente e outra inteno escondida. Nestes atos h um conflito onde esto presentes duas tendncias contraditrias e com finalidades opostas. H uma tendncia que se encobre e que o indivduo recalca, mas que continua em ao e tende a manifestar-se, perturbando a inteno manifesta, aquela que o indivduo quer que conscientemente aparea. considerado um sintoma, tal como o sonho, ou seja, uma formao que tem origem no inconsciente, que pretende comunicar algo para o consciente do prprio sujeito. Tal como nos sonhos, o analista utiliza a associao livre para fazer emergir estes desejos inconscientes em forma de atos falhados.

3.2 AS LEMBRANAS ENCOBRIDORAS Em A Psicopatologia da Vida Cotidiana, Freud dedica um captulo do livro para chamar ateno para o fato de algumas lembranas remotas que temos da nossa infncia serem fragmentrias e de contedos indiferentes e sem importncia. Ele postula que nossa memria possui uma natureza tendenciosa e que ela seleciona as impresses que recebe. Na infncia, as lembranas indiferentes surgem pelo processo de deslocamento, ou seja, as lembranas no importantes substituem as lembranas importantes, cuja recordao seria desconfortvel e impedida pela resistncia, porem, possvel atravs de uma anlise. O contedo aparentemente insignificante das lembranas encobridoras possui um vnculo associativo com outro contedo que est recalcado (FREUD [1901] 1996, pg.59; LAPLANCHE & PONTALIS, 2001). 3.3 OS SONHOS Freud aponta os sonhos como o caminho mais rico de investigao do inconsciente, a estrada real que leva aos seus contedos. na Interpretao dos Sonhos que Freud elabora a sua teoria dos sonhos e a tcnica de interpretao. Os sonhos so realizaes disfaradas de desejos proibidos e inconscientes. O sonho permite ao adulto e criana exprimir os seus desejos, soltar as suas pulses instintivas, mostrar os seus medos e receios, "falar" acerca dos seus sentimentos de inferioridade e at mesmo realizar as suas ambies. Um sonho traduz um significado afetivo do inconsciente diferente em cada sujeito. Os sonhos se inscrevem em dois registros: aquilo que lembrado e contado pela pessoa constitui o contedo manifesto do sonho; aquilo que oculto e inconsciente que sugere uma interpretao, constitui o contedo latente do sonho. A interpretao dos sonhos consiste num percurso que vai do contedo manifesto ao contedo latente. Esse trabalho de interpretao dos sonhos se realiza ao nvel da linguagem, do discurso do sujeito e no das imagens onricas que o paciente recorda. Os enunciados do sonho apresentados pelo analisando do lugar a outros enunciados, mais primitivos e ocultos que expressam os desejos do paciente (GARCIA-ROZA, 2007).

Motivao: De acordo com Freud, o comportamento humano motivado pelo desejo de sentir prazer. Essa motivao dirigida por dois instintos: sexualidade (Eros) e agressividade (Thanatos). Freud conceptualizou ambos os instintos como sendo alimentados por uma energia a que chamou libido. Libido o princpio de prazer ou energia psquica bsica.

You might also like