You are on page 1of 12

ESTILOS DE APRENDIZAGEM KOLB1

Gustavo Arajo Batista2 Mrcia Rodrigues Luiz da Silva3

Resumo: Este texto foi traduzido da lngua inglesa para a lngua portuguesa com o intuito de difundir a teoria dos estilos de aprendizagem desenvolvida por David Kolb, o qual oferece alternativas para que o professor considere a melhor maneira que o seu estudante tem de aprender e, conseqentemente, possa obter melhor sucesso em sua docncia. Palavras-chave: Estilos de Aprendizagem. Ensino. Aprendizagem. Abstract: This text was translated from English language to Portuguese language with the purpose of spreading the learning styles theory developed by David Kolb, who offers alternatives in order to the teacher considers the best manner that his/her student has to learn and, consequently, can obtain better success on his/her docence. Key words: Learning Styles. Teaching. Learning.

Modelo de estilos de aprendizagem de David Kolbe teoria experiencial de aprendizagem

Tendo desenvolvido o modelo h muitos anos anteriores, David Kolb publicou seu modelo de estilos de aprendizagem em 1984. O modelo trouxe tona termos relacionados, tal como a teoria experiencial de aprendizagem de Kolb e o inventrio de estilos de aprendizagem de Kolb. Em suas publicaes notavelmente seu livro de 1984 Aprendizagem Experiencial: Experincia Como A Fonte de Aprendizagem e Desenvolvimento, Kolb reconhece que o trabalho anterior sobre aprendizagem experiencial desenvolvido por outros nos anos de 1900, incluindo Rogers, Jung e Piaget. Por sua vez, o modelo de estilos de aprendizagem de Kolb e a teoria experiencial de aprendizagem
1

so

atualmente

reconhecidas

por

acadmicos,

professores,

Este texto uma traduo feita pelos autores abaixo mencionados, com intuito estritamente didtico, cuja fonte encontra-se no seguinte site: www.businessballs.com/kolblearningstyles.htm 2 Mestre e Doutor em Educao pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); atua nas reas de Graduao em Letras, em Pedagogia e em Cincias Biolgicas da Faculdade de Cincias Humanas e Sociais (FACIHUS) da Fundao Carmelitana Mrio Palmrio (FUCAMP), bem como na rede privada do Ensino Mdio; contato: mrgugaster@gmail.com. 3 Graduao em Matemtica e em Pedagogia; especializao em: Psicopedagogia, Matemtica e Estatstica. Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Cincias Humanas e Sociais (FACIHUS) da Fundao Carmelitana Mrio Palmrio (FUCAMP); professor da rede pblica de ensino; contato: mrcia_rodrigues_fucamp@yahoo.com.br

administradores e treinadores como trabalhos verdadeiramente seminais; conceitos fundamentais que vo em direo a nosso entendimento e explicam o comportamento de aprendizagem humana e em direo a ajudar outros a aprender. Ver tambm Inteligncias Mltiplas de Gardner e modelos de estilo de aprendizagem de VAK, que ajudam a entender e a usar o conceitos do estilo de aprendizagem de Kolb. Em adio a interesses pessoais de negcio (Kolb fundador e chefe dos Sistemas de Aprendizagem Baseados na Experincia), David Kolb ainda (no momento em que eu escrevo isso, 2005) Professor de Desenvolvimento Organizacional na Universidade do Caso da Reserva Ocidental, Cleveland, Ohio, onde ele leciona e pesquisa nos campos de aprendizagem, estilo de aprendizagem e notavelmente aprendizagem focada em desenvolvimento institucional no ensino mdio. Modelo da teoria de aprendizagem experiencial de Kolb (estilos de aprendizagem) A teoria de aprendizagem de Kolb salienta quatro distintos estilos de aprendizagem (ou preferncias), os quais so baseados em um crculo de aprendizagem de quatros estgios, (o que poderia tambm ser interpretado como um crculo de treinamento). A tal respeito o modelo de Kolb particularmente elegante, desde que ele oferece duplamente um caminho para entender os estilos individuais de aprendizagem diferente das pesssoas e tambm uma explanao de um crculo de aprendizagem experiencial que se aplica a todos ns. Kolb inclui esse crculo de aprendizagem como um princpio central de sua teoria de aprendizagem experiencial, tipicamente expressa como crculo de aprendizagem de quatro estgios, em que experincias imediatas ou concretas fornece uma base para observaes e reflexes. Tais observaes e reflexes so assimiladas e destiladas em conceitos abstratos, produzindo novas implicaes para a ao que pode ser ativamente testada, a qual, por sua vez, cria novas experincias. Kolb diz que idealmente (e por inferncia nem sempre) este processe representa um crculo de aprendizagem ou espiral onde o aprendiz toca todas as bases, isto , um crculo de experincia, reflexo, pensamento e atividade. Experincias concretas ou imediatas conduzem a observaes e reflexes. Essas reflexes so ento assimiladas (absorvidas e traduzidas) em conceitos abstratos com implicaes para a ao, que a pessoa pode ativamente testar e com as quais experimentar o que, por sua vez, habilita a criao de novas experincias.

O modelo de Kolb, portanto, trabalha em dois nveis um crculo de quatro estgios: 1. Experincia Concreta 2. Observao Reflexiva 3. Conceituao Abstrata 4. Experimentao Ativa

e uma definio de quatro tipos de estilos de aprendizagem (cada um representando a combinao de dois estilos preferidos, ou melhor, uma matriz dois por dois dos estilos de crculo de quatro estgios, como ilustrado abaixo), para os quais Kolb usa os termos:

1. Divergncia 2. Assimilao 3. Convergncia 4. Acomodao

Diagramas dos estilos de aprendizagem de Kolb

Aqui est um novo e melhorado (Maio de 2006) diagrama livre ilustrando o crculo de aprendizagem de Kolb e os tipos de aprendizagem (MSWord). (Tambm em formato pdf.) O diagrama de Kolb tambm colorido (como na imagem abaixo): Diagrama colorido dos estilos de aprendizagem de Kolb MSWord, e Diagrama colorido de Kolb em formato pdf.

(Diagramas de Kolb atualizados em Maio de 2006)

Estilos de Aprendizagem de Kolb

Experincia Concreta Sentir

Experimentao Ativa Fazer

Contnuo de Percepo omo ns pensamos sobre as coisas

Acomodao (Sentir e fazer)

Divergncia (Sentir e observar) Observao Reflexiva Observar

Contnuo de Processamento Como ns fazemos as coisas Convergncia Assimilao

Veja tambm a seo de modelos e estilos de personalidade para ajudar a entender como a teoria de Kolb correlata-se com outros modelos de personalidade e psicometria (teste de personalidade).

Estilos de aprendizagem

(Esta interpretao foi ampliada e revista em Maro de 2006)

Kolb explica que pessoas diferentes naturalmente preferem um certo estilo singular de aprendizagem. Vrios fatores influenciam o estilo preferido da pessoa: notavelmente em seu modelo de aprendizagem experiencial, Kolb definiu trs estgios de um desenvolvimento da pessoa e sugere que nossa propenso a reconciliar e eficazmente integrar os quatro diferentes estilos de aprendizagem melhora assim que ns amadurecemos atravs dos nossos estgios de desenvolvimento. Os estgios de desenvolvimento que Kolb indentifica so:

1. Aquisio do nascimento adolescncia desenvolvimento de habilidades bsicas e estruturas cognitivas 2. Especializao escolarizao, primeiros trabalhos e experincias da idade adulta o desenvolvimento de um particular estilo de aprendizagem especializada adquirida por fatores sociais, educacionais e socializao organizacional 3. Integrao ao longo da meia-idade at ao fim da vida expresso de estilo de aprendizagem no-dominante no trabalho e na vida pessoal. O que quer que influencie a escolha do estilo, a preferncia do prprio estilo de aprendizagem realmente o produto de dois pares de variveis, ou duas escolhas separadas que ns fazemos, que Kolb apresentou como linhas de eixo, cada qual com modos conflitantes ao final de cada uma:

Experincia Concreta (sentir) X Conceituao Abstrara (pensar) Experimentao Ativa (fazer) X Observao Reflexiva (observar) Uma apresentao tpica dos dois contnuos de Kolb que o eixo leste-oeste chamado de Contnuo de Processamento (como ns abordamos uma tarefa) e o eixo norte-sul chamado Contnuo de Percepo (nossa resposta emocional, ou como ns pensamos ou sentimos a respeito dela). Esses estilos de aprendizagem so combinao de duas linhas de eixo (contnuos), cada qual formado entre aquilo que Kolb chama modos relacionados dialeticamente de experincia compreensiva (fazer ou observar) e experincia transformadora (sentir ou pensar):

SENTIR

FAZER

OBSERVAR

PENSAR A palavra dialeticamente no amplamente entendida e ainda carrega um significado essencial, denominado conflitante (sua antiga raiz grega significa debate e eu agradeo a P. Stern por ajudar a esclarecer este preciso significado). Kolb quer dizer atravs disso que ns no podemos fazer ambos ao mesmo tempo e para uma dimenso nosso desejo de querer fazer ambos cria conflito, que ns resolvemos pela escola quando confrontados com uma nova situao de aprendizagem. Ns internamente decidimos se ns desejamos fazer ou observar e ao mesmo tempo ns decidimos a pensar ou sentir. O resultado dessas duas decises produz (e ajuda a formar todas nossas vidas) o estilo preferido de aprendizagem, a partir da matriz dois-por-dois abaixo. Ns escolhemos uma forma de compreender a experincia, que define nossa maneira de abordagem dela e ns escolhemos uma forma de tranformar a experincia em algo significativo e usvel, que define nossa resposta emocional experincia. Nosso estilo de aprendizagem um produto destas duas decises de escolha: 1. Como abordar uma tarefa isto , compreender a experincia preferir (a) observar ou (b) fazer e

2. Nossa resposta emocional experincia isto , transformar a experincia preferir (a) pensar ou (b) fazer. Em outras palavras, ns escolhemos nossa abordagem para a tarefa ou experincia (entender a experincia) optando por 1 (a) ou 1 (b): 1 (a) apesar de observar outros envolvidos na experincia e de refletir sobre o que acontece (observao reflexiva observar) ou 1 (b) atravs de saltar direto em e apenas fazer algo (experimentao ativa fazer). E ao mesmo tempo ns escolhemos como transformar emocionalmente a experincia em algo significativo e til optando por 2 (a) ou 2 (b): 2 (a) atravs do ganho de nova informao atravs do pensamento, da anlise ou do planejamento (conceituao abstrata pensar) ou 2 (b) atravs da experincia das qualidades concretas, tangveis e sentidas do mundo (experincia concreta sentir) A combinao dessas duas escolhas produz um estilo preferido de aprendizagem. Veja a matriz abaixo. Estilos de aprendizagem de Kolb viso da matriz

Freqentemente mais fcil ver a construo dos estilos de aprendizagem de Kolb em termos de uma matriz dois-por-dois. O diagrama tambm focaliza a terminologia de Kolb para os quatro estilos de aprendizagem; divergncia, assimilao, e convergncia, acomodao: Fazer (Experimentao Observar (Observao Ativa) Reflexiva) (Experincia Acomodao Divergncia Assimilao

Sentir Concreta) Pensar (Conceituao Convergncia Abstrata)

Assim, por exemplo, uma pessoa com um estilo de aprendizagem dominante de fazer melhor que observar a tarefa, e sentir melhor que pensar sobre a experincia, ter um estilo de aprendizagem que combina e representa esses processos, denominado um estilo de aprendizagem Acomodao, na terminologia de Kolb.

Definies e descries de estilos de aprendizagem de Kolb

Conhecendo um estilo de aprendizagem de uma pessoa (e o seu prprio) capacita aprender a ser orientado de acordo com o mtodo preferido. Isso dito, cada um responde a e necessita de estmulos de todos os tipos de estilos de aprendizagem para uma dimenso ou outra uma questo de usar a nfase que se ajusta melhor com a situao dada e s preferncias do estilo de aprendizagem de uma pessoa. Aqui esto breves descries dos quatro estilos de aprendizagem de Kolb: Divergncia (sentir e observar) estas pessoas so hbeis para observar as coisas de diferentes perspectivas. Elas so sensitivas. Elas preferem observar a fazer, tendendo a obter informao e usar a imaginao para resolver problemas. Elas so melhores para enxergar situaes concretas sob vrios e diferentes pontos de vista. Kolb denominou este estilo Divergncia porque estas pessoas desempenham melhor situaes que requerem gerao de idias, por exemplo, tempestade cerebral. Pessoas com um estilo de aprendizagem Divergncia tm amplos interesses culturais e gostam de conseguir informao. Elas so interessadas em pessoas, tendem a ser imaginativas e emocionais e tendem a serem fortes nas artes. Pessoas como o estilo Divergncia preferem trabalhar em grupos, escutar com uma mente aberta e receber retorno pessoal. Assimilao (observar e pensar) A preferncia de aprendizagem Assimilao para uma abordagem concisa e lgica. Idias e conceitos so mais importantes do que pessoas. Estas pessoas requerem explanao boa e clara ao invs de oportunidade prtica. Elas se sobressaem em entender informao de amplo alcance e em organiz-la de forma clara e lgica. Pessoas com um estilo de aprendizagem Assimilao so menos focadas em pessoas e mais interessadas em idias em conceitos abstratos. Pessoas com esse estilo so mais atradas por teorias que soam logicamente do que abordagens baseadas em valores prticos. Estas pessoas desse tipo de aprendizagem so importantes para a eficincia na informao e nas carreiras cientficas. Em situaes de aprendizagem formal, pessoas com esse estilo preferem leituras, palestras, explorar modelos analticos e ter tempo para pensar coisas atravs disso. Convergncia (fazer e pensar) pessoas com um estilo de aprendizagem Convergncia podem resolver problemas e usaro sua aprendizagem para

encontrar solues para questes prticas. Elas preferem tarefas tcnicas e so menos relacionadas com pessoas e com aspectos interpessoais. Pessoas com um estilo de aprendizagem Convergncia so as melhores para encontrar questes prticas para idias e teorias. Elas podem resolver problemas e tomar decises encontrando solues para questes e problemas. Pessoas com um estilo de aprendizagem Convergncia so mais atradas para tarefas tcnicas e problemas ao invs de questes interpessoais ou sociais. Um estilo de aprendizagem Convergente capacita habilidades especialistas e de tecnologia. Pessoas com um estilo Convergente gostam de experimentar com novas idias, simular e trabalhar com aplicaes prticas. Acomodao (fazer e sentir) O estilo de aprendizagem Acomodao passar e confia na intuio mais que na lgica. Estas pessoas usam anlise de outras pessoas e preferem tomar uma abordagem prtica e experimental. Elas so atradas para novos desafios e experincias e para executar planos. Elas comumente agem por instinto interno ao invs de por anlise lgica. Pessoas com um estilo de aprendizagem Acomodao tendero a confiar em outros para informao ao invs de desenvolver suas prprias anlises. Este estilo de aprendizagem predominante e til em papis que requerem ao e iniciativa. Pessoas com um estilo de aprendizagem Acomodao preferem trabalhar em equipe para completar tarefas. Elas fixam alvos e ativamente trabalham no campo tentando diferentes caminhos para atingir um objetivo. Tal como qualquer modelo comportamental, isto um guia, no um estrito grupo de regras. Todavia a maioria das pessoas claramente exibem evidentes e fortes preferncias por um dado estilo de aprendizagem. A habilidade para usar ou transitar entre diferentes estilos no algo que ns deveramos assumir como algo que venha fcil ou naturalmente para muitas pessoas. Simplesmente, pessoas que tm uma clara preferncia de estilo de aprendizagem, por qualquer razo que seja, tendero a aprender mais eficazmente se a aprendizagem for orientada de acordo com sua preferncia. Por exemplo, pessoas que preferem o estilo de aprendizagem Assimilao no ficaro confortveis ao serem lanadas no profundo fim sem notas e instrues.

Pessoas que gostam de preferir usar um estilo de aprendizagem Acomodao so provveis de se tornarem frustradas se elas forem foradas a ler uma poro de instrues e regras e so inbeis para se lanarem experincia assim que possvel.

Relacionamentos entre as teorias de Kolb e outras teorias comportamentais e da personalidade Tal como com muitos modelos comportamentais e de personalidade, correlaes interessantes existem entre a teoria de Kolb e outras concepes. Por exemplo, Kolb diz que sua teoria de aprendizagem experiencial e, portanto, o modelo de estilo de aprendizagem nela contido, constri-se sobre a assero de Carl Jung, segundo a qual estilos de aprendizagem resultam dos caminhos de adaptao no mundo preferidos das pessoas. Entre muitas outras correlaes entre definies, Kolb pontua que a dimenso dialtica Extraverso/Introverso de Jung (que apresenta e medida no Indicador Modelo Myers Briggs) correlaciona-se com o modelo Ativo/Reflexivo

(fazer/observar) dialtico (contnuo leste-oeste) de Kolb.

Variao de Mumford e de Honey no sistema de Kolb Vrias fontes (incluindo esta no passado) referem-se aos termos ativista, refletor, terico e pragmtico (respectivamente representando os quatro estgioschave ou passos de aprendizagem) na busca para explicar o modelo de Kolb. Com efeito, ativista, refletor, terico e pragmtico so de um modelo de estilos de aprendizagem desenvolvidos por Honey e Mumford, o qual, apesar de ser baseado no trabalho de Kolb, diferente. Discutivelmente, portanto, os termos ativista, refletor, terico e pragmtico efetivamente pertencem teoria de Honey e de Mumford. Peter Honey e Alan Mumford desenvolveram seu sistema de estilos de aprendizagem como uma variao no modelo de Kolb enquanto trabalhavam em um projeto para a corporao Chloride nos anos de 1970. Honey e Mumford dizem de seu sistema: Nossa descrio dos estgios no crculo de aprendizagem originou-se do trabalho de David Kolb. Kolb usa diferentes palavras para descrever os estgios do crculo de aprendizagem e quatro estilos de aprendizagem...

E, ... As semelhanas entre o seu modelo e o nosso so maiores que as diferenas. (Honey & Mumford) Em suma aqui esto breve descries dos quatro estilos/estgios-chave de Honey e Mumford, que incidentalmente so diretamente mutuamente correspondentes e sobrepostos, como distintos do modelo de Kolb no qual os estilos de aprendizagem so um produto de combinaes dos estgios do crculo de aprendizagem. A apresentao tpica destes estilos de Honey e Mumford e os estgios seriam respectivamente ao norte, leste, sul e oeste em um crculo ou diagrama de fluxo cclico de quatro estgios. 1. Tendo uma Experincia (Estgio 1) e Ativistas (Estilo 1): aqui e agora, gregrios, buscam desafios e experincia imediata, mentes abertas, aborrecidos com implementao. 2. Revendo a Experincia (Estgio 2) e Refletores (Estilo 2): ficam atrs, obtm dados, ponderam e analisam, retardam a busca de concluses, escutam antes de falar, pensativos. 3. Concluindo da Experincia (Estgio 3) e Tericos (Estilo 3): pensam as coisas por passos lgicos, assimilam fatos isolados em teorias coerentes, racionalmente objetivos, rejeitam a subjetividade e a leviandade. 4. Planejando os prximos passos (Estgio 4) e Pragmticos (Estilo 4): procuram e experimentam novas idias, prticos, ps no cho, gostam de resolver problemas e tomam decises rapidamente, aborrecidos com longas discusses.

Existe discutivelmente uma forte similaridade entre os estilos/estgios de Honey e Mumford e os correspondentes estilos de aprendizagem de Kolb:

Ativista = Acomodao Refletor = Divergncia Terico = Assimilao Pragmtico = Convergncia

Referncia:

Acesso em: 23/04/ CHAPMAN, Alan. Kolb learning styles. Disponvel em: <www.businessballs.com/kolblearningstyles.htm>. 2008.

You might also like