You are on page 1of 2

A anlise referente desocupao da favela Pinheirinhos ocorrida em So Paulo no ms de Janeiro deste ano, est intimamente baseada na questo de poder.

. Notadamente, a reflexo do texto Microfisica do poder Foucault trouxe pressupostos deste fenmeno que estabelece relao de poder dos atores envolvidos com interesses distintos. A desocupao da Favela Pinheirinhos aponta claramente o poder exercido pelos dois segmentos. Por um lado, o poder da classe dominante, atravs do Legislativo, Judicirio e executivo, por outro, a fora coletiva do povo, chefiada pelos lideres do grupo/chefe da tropa, seja qual for titulao. A desapropriao do povo daquela regio traz diversos fatores polticos, sobretudo complexos, que perpassam pelos deveres e direitos do Estado verso populao. O prprio contexto social que o povo vive, cria condies favorveis a reivindicaes contra aes do estatal. Outrossim, o exerccio da luta emerge resposta e at mesmo conquista, fato visto na histria da humanidade. Bem como esclarece Foucault em sua conversa com Deleuze (pag. 7) sobre processo de luta:
A luta no para a tomada de conscincia (h muito tempo que a tomada de conscincia como saber esta adquirida pelas massas e que a conscincia como sujeito esta adquirida, est ocupada pela burguesia), mas para a destruio progressiva e tomada do poder ao lado de todos aqueles que lutam por ela, e no na retaguarda para esclarec-los.

O autor acrescenta, o que d generalidade a luta o prprio sistema do poder, todas as suas formas de exerccios e de aplicao. Em meio ao cabo de guerra, observamos que, quem dispe de maior poder e/ou recursos tem as maiores vantagens no sistema, especificamente na situao em tela, onde as terras foram desapropriadas pelo poder pblico (que foi a parte mais forte). A luta anti-judiciria uma luta contra o poder e no contra as injustias. A verdade que onde h poder sempre haver algum disposto a exerc-lo, pois o desejo pelo poder est implcito em cada um. De outro modo, a eleio um exemplo, de autorizao, por parte do povo (que tambm

exerce um tipo de poder) para eleger seus representantes para exercer o poder. Nesse contexto, podemos tambm afirmar sobre uma das formas do exerccio do poder emanada pelo povo a reivindicao dos direitos. No se trata aqui de discutir quem tem razo, visto a complexidade da situao das famlias da favela Pinheirinhos, mas fica evidente que existe uma correlao de fora e os direitos sociais da populao so ignorados. A manifestao do povo foi uma demonstrao da insatisfao de uma deciso, considerada por eles como injusta e autoritria. Os moradores da favela Pinheirinho se posicionaram com instrumentos e equipamentos produzidos por eles de forma artesanal, para entrarem em confronto com a polcia, que representava o Estado. Contudo, os policiais estavam no local para cumprir a reintegrao de posse, e foram embora, aps a concesso da liminar contraria expedida pela Justia Federal. O Estado atravs do poder opressor impe sua fora com o poder de policia e no com o poder de poltica condizente com as necessidades bsicas da populao. Todavia, as relaes de poder um processo de luta que se manifesta de vrias formas para defender seus interesses, pois o que importa neste jogo alcanar objetivo das partes envolvidas neste processo.

You might also like