You are on page 1of 11

BEM VINDOS!!!!!

O QUE ?

Assim como a msica, a pintura e a dana, a Literatura considerada uma arte. Atravs dela temos contato com um conjunto de experincias vividas pelo homem sem que seja preciso viv-las.

A Literatura um instrumento de comunicao, pois transmite os conhecimentos e a cultura de uma comunidade. O texto literrio nos permite identificar as marcas do momento em que foi escrito.

As obras literrias nos ajudam a compreender sobre ns mesmos e sobre as mudanas do comportamento do homem ao longo dos sculos; e, a partir dos exemplos, ajudam-nos a refletir sobre ns mesmos.

O texto literrio apresenta:

-Ficcionalidade: os textos no fazem, necessariamente, parte da realidade.

- Funo esttica: o artista procura representar a realidade a partir da sua viso.


- Plurissignificao: nos textos literrios as palavras assumem diferentes significados.

- Subjetividade: expresso pessoal de experincias, emoes e sentimentos.

As obras literrias so divididas em escolas literrias, pois cada obra apresenta um estilo de poca, ou seja, um conjunto de caractersticas formais e de seleo de contedo evidente na obra de escritores e poetas que viveram em um mesmo momento.

As escolas literrias so:


- Trovadorismo

- Classicismo - Barroco - Arcadismo


- Romantismo - Realismo / Naturalismo

- Simbolismo - Modernismo

Perodo literrio caracterizado pelos contrastes, oposies e dilemas. O homem do barroco buscava a salvao ao mesmo tempo que queria usufruir dos prazeres mundanos,da surgiram os conflitos. o antropocentrismo (homem) opondo-se ao Teocentrismo (Deus).

O homem deste perodo est entre o cu e a Terra. Mesmo se valorizando, ele vivia atormentado pela idia do pecado,ento vivia buscando a salvao.

CARACTERSTICAS
Culto dos contrastes. Presena da anttese.

claro/escuro vida/morte tristeza/alegria


Pessimismo Intensidade: presena da hiprbole(figura de linguagem caracterizada pelo exagero da expresso) Linguagem muito rebuscada

AUTORES E OBRAS
1-Bento Teixeira: Prosopopia marco inicial do Barroco brasileiro em 1601 2-Gregrio de Matos:apelidado Boca do Inferno.Escreveu poesia lrica,satrica e religiosa. No publicou nada em vida,o que conhecemos de sua obra fruto de pesquisas. O apelido porque o autor retratava a sociedade da poca(s vezes, com uma linguagem considerada de baixo calo.) 3 Padre Antnio Vieira: Sermo da Sexagsima,Sermo de Santo Antnio aos peixes

ANLISE DO POEMA A INSTABILIDADE DAS COUSAS DO MUNDO DE GREGRIO DE MATOS


Nasce o sol e no dura mais que um dia. (anttese vida/morte)
Depois da luz, se segue a noite escura, (ant. claro/escuro)

Em tristes sombras morre a formosura, (ant.feio/belo)


Em contnuas tristezas a alegria. (ant. tristeza/alegria)

Porm, se acaba o sol, porque nascia? (dvida)


Se to formosa a luz, porque no dura?

Como a beleza assim se trasfigura?


Como o gosto da pena assim se fia? (sofrimento) Mas no sol e na luz falta a firmeza; Na formosura, no se d constncia E, na alegria, sinta-se tristeza. (ant. tristeza/alegria) Comea o mundo, enfim pela ignorncia, E tem qualquer dos bens por natureza: A firmeza somente na inconstncia.

(Gregrio de Matos.Obra Completa.)

O trao comum a todos os versos da segunda estrofe a interrogao, a dvida e a incerteza.


O Barroco enfatiza tudo que inconstante,que muda de aparncia,que est em movimento. Na poesia: - Gregrio de Matos - Bento Teixeira - Botelho de Oliveira - Frei Itaparica

Na prosa: - Pe. Antnio Vieira - Sebastio da Rocha Pita - Nuno Marques Pereira.

PSS 1: -MENDES, Murilo. Os melhores poemas de Murilo Mendes. Seleo de Luciana Stegagno. So Paulo: Global. - PENA, Martins. O novio / O judas em sbado de aleluia. So Paulo: tica. - PONTE PRETA, Stanislaw. Gol de padre e outras crnicas. So Paulo: tica. (Para Gostar de Ler 23). PSS 2: -ALMEIDA, Manuel Antnio de. Memrias de um sargento de milcias. So Paulo: tica.

-BILAC, Olavo. Os Melhores Poemas de Olavo Bilac. Seleo de Marisa Lajolo. So Paulo: Global.
- MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Os melhores contos de Machado de Assis. Seleo de Domcio Proena Filho. So Paulo: Global. PSS 3: -CONTOS BRASILEIROS II. So Paulo: tica. (Para Gostar de Ler 9). -MELO NETO, Joo Cabral. Os melhores poemas de Joo Cabral de Melo Neto. Seleo de Antnio Carlos Secchin. So Paulo: Global. - REGO, Jos Lins do. Usina. Rio de Janeiro: J. Olympio.

You might also like