You are on page 1of 8

EXMO. SR. DR.

JUIZ DE DIREITO DA

VARA DE FAMLIA REGIONAL DE

JACAREPAGU DA COMARCA DA CAPITAL/RIO DE JANEIRO

MARIA DA CONCEIO SANTOS DA SILVA, brasileira, solteira, do lar, nascida em 19 de dezembro de 1977, nasceu em casa no interior da Paraba/PB, residente e domiciliada na Rua Jos Carlos da Silva n 286, fundos, Rio das Pedras, Rio de Janeiro, RJ, CEP: 22753-050, que no possui registro civil de nascimento, vem requerer a Vossa Excelncia, respaldado no art.5, LXXVI da Constituio da Repblica Federativa do Brasil. REGISTRO DE NASCIMENTO TARDIO

DA GRATUIDADE DA JUSTIA INICIALMENTE, afirma ser beneficiria da GRATUIDADE DE JUSTIA, por no ter condies de arcar com custas judiciais e honorrios advocatcios sem prejuzo do sustento prprio e de sua famlia, nos termos da Lei n 1.060/50, com as modificaes introduzidas pela Lei n. 7510/86, razo pela qual indicam a Defensoria Pblica para o patrocnio de seus interesses.

DOS FATOS E FUNDAMENTOS A requerente afirma que nasceu no dia 19 de dezembro de 1977, na sua casa no interior da Paraba/PB. Afirma ainda ser filha de Odinea Oliveira dos Santos, nunca conheceu seu pai biolgico, e sua me faleceu h aproximadamente 16 anos e no sabe precisar aonde, s sabe informar que foi no estado da Paraba.

Com relao aos avs, a requerente no sabe dizer quem so, nem tampouco onde se encontram.

Como sabido, o registro de nascimento a primeira identificao da pessoa e, por isso, constitui a origem de sua existncia frente ao Estado, como cidado. Considerando que o reconhecimento do direito identidade um dos meios pelo qual se viabiliza o exerccio dos direitos personalidade jurdica, ao nome, nacionalidade, inscrio no registro civil e s relaes familiares, ele , portanto, essencial para a participao em uma sociedade democrtica.

A normativa vigente, aps a modificao da Lei de Registros Pblicos, pela Lei n. 11.790, de 02.10.2008, descreve que qualquer registro civil extemporneo deve ser feito diretamente junto ao RCPN. No entanto, no caso de dvida do Oficial do Registro Civil, este enviar os autos ao juzo competente, de modo que o presente pedido, diante da dificuldade de apresentao de testemunhas pelo requerente, feito diretamente ao juiz competente.

Registre-se, por oportuno, que o Decreto Federal n. 6289, de 06.12.2007 estabelece o Compromisso Nacional pela Erradicao do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliao do Acesso Documentao Bsica, com o objetivo de conjugar esforos da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios visando erradicar o sub-registro civil de nascimento no Pas e ampliar o acesso documentao civil bsica a todos os brasileiros (art. 1o), de modo que convoca a todos os entes, pblicos e privados, tais como organizaes sindicais e da sociedade civil, fundaes, entidades de classe, empresariais, igrejas e entidades confessionais, famlias, pessoas fsicas e jurdicas que se mobilizem para a erradicao do sub-registro no Pas e ampliao do acesso documentao civil bsica (art. 4o).

Atendendo ao chamado de efetivao de direitos, a Defensoria Pblica do Estado do Rio de Janeiro criou, via Resoluo DPGE n. 447, de 19.05.2008, a campanha institucional permanente de acesso Justia que tem como tema CIDADO TEM NOME E SOBRENOME: pela erradicao do sub-registro civil de nascimento e ampliao do acesso documentao bsica.

Com o intuito de esclarecer o Juzo, a requerente, responde s perguntas que a seguir so formuladas: DADOS PESSOAIS: Idade e data de nascimento: 34 anos, 19 de dezembro 1977. Nasceu em hospital ou em casa: em casa Recebeu a DNV do Hospital? no A DNV est em seu poder? -

A me fez pr-natal? no O parto foi normal ou cesrea? normal Nome do hospital: Endereo do hospital: Cidade de nascimento: no sabe dizer. Referncias do local de nascimento: Nome do pai: Nome da me: ODINEA OLIVEIRA DOS SANTOS Nome da me na ocasio do parto: ODINEA OLIVEIRA DOS SANTOS Endereo da me na ocasio do parto: no sabe dizer Nome do av materno: no sabe dizer Nome da av materna: no sabe dizer Nome do av paterno: no sabe dizer Nome da av paterna: no sabe dizer Tem documento dos pais? Quais? no casado ou tem companheiro(a)? tem companheiro Qual o nome? JOSENILDO FERREIRA DA SILVA Tem irmos? sim Nome e idade dos irmos: no sabe dizer Os irmos foram registrados? sim

HISTRIA DE VIDA: J foi registrado? no Motivo pelo qual no foi registrado: no sabe dizer Referncias do local do registro: Motivo pelo qual o registro no est em seu poder:Nome de quem o criou: no sabe dizer Esteve em algum abrigo/orfanato? no J residiu em outro Estado (perodo)? Paraba (do nascimento at 2005), Rio de Janeiro (desde 2005) J possuiu algum documento? no Como perdeu? no J tentou obter 2 via? no J iniciou processo para obter registro de nascimento em algum Cartrio? no Em que Comarca? batizado? no alfabetizado? no Estudou em algum colgio? no J votou em eleies? no J trabalhou de carteira assinada? no J serviu s foras armadas? -

J foi preso ou respondeu a processo criminal? no Se positivo, onde e quando ocorreu? Recebe ou j recebeu algum benefcio previdencirio? no Tem filhos? sim Nome e idade dos filhos: Thas Santos da Silva, 14 anos Daniela Santos da Silva, 16 anos Os filhos foram registrados? sim

DO PEDIDO

Assim sendo, REQUER seja ouvido a Requerente a fim de que, feitas as diligncias que o Juzo entender necessrias: a) seja efetuada a lavratura do registro tardio de nascimento do requerente, no local de sua residncia atual, com os dados supramencionados e expedida a respectiva certido.

Com tal ato estar concretizado o direito ao nome, direito da personalidade decorrente do Princpio Constitucional da Dignidade da Pessoa Humana, insculpido no art.1, III da CRFB/88.

Por fim, requer a produo de provas documental e testemunhal. DO VALOR DA CAUSA D ao pedido o valor de R$ 545,00. Termos em que, Pede Deferimento.

____________________________ MARIA DA CONCEIO SANTOS DA SILVA

__________________________________________ PATRCIA CARDOSO DEFENSORA PBLICA MATR. N. 817908-7 Testemunhas: ___________________________________ Carmem Lucia Nascimento Santos RG:1368162 CPF:102.189.847-31 _________________________ Josenildo Ferreira da Silva RG:3101819 CPF: 058.952.704-50

You might also like