You are on page 1of 4

2

FASCCULO

Parceiros amigos da natureza

MEIO AMBIENTE
Ilustraes: Michele Iacocca

Conhecer para preservar

Destaque e guarde

As primeiras cidades, o primeiro lixo


O homem sempre precisou dominar a natureza para sobreviver s chuvas torrenciais, s grandes secas, ao calor, ao frio e ameaa da fome. No foi por outro motivo que ele se fixou terra e fundou os primeiros ncleos estveis, que deram origem s cidades e tambm aos desequilbrios ecolgicos. Para compreender melhor esse caminho, vale a pena retroceder at um perodo muito remoto, h mais ou menos 10 mil anos, quando comeou a viagem humana em busca de conforto e de uma vida mais fcil. dessa trajetria, desde que o homem se fixou na terra at se transformar num ser urbano, que este fascculo vai falar.
MAIO, 2003

Este fascculo e o anterior podem ser encontrados no site: www.novaescola.com.br

H dois mil anos, os habitantes de Roma, a primeira metrpole europia, j jogavam o lixo e os esgotos nos rios e nos mares. Naquele tempo, os oceanos ainda conseguiam absorver e transformar esses resduos, pois s havia no mundo 133 milhes de pessoas. Hoje somos mais de 6 bilhes!

. MEIO AMBIENTE

1A

2. Meio Ambiente Conhecer para preservar

moeda: a necessidade de obter maiores colheitas para alimentar a populao urbana, que no parava de crescer, obrigou os camponeses a plantar mais. Em alguns casos, foram construdos diques e canais de irrigao, que permitiam controlar as enchentes dos rios e irrigar terras desertas, incorporandoas ao cultivo. Outras vezes, florestas e pntanos simplesmente desapareceram para dar espao s plantaes.

Cidades: progresso e lixo


Os primeiros ncleos urbanos foram organizados na Mesopotmia e no Egito. Logo pontilharam outras regies do Oriente, como a ndia e a China. De modo geral, possvel afirmar que as cidades da Antiguidade nasceram sempre prximas da gua (dos rios ou do mar) e nas regies mais planas (o que facilitava o plantio e o vaivm das pessoas), ou seja, em locais onde a natureza era mais favorvel ao homem. A formao das cidades gerou um ambiente propcio ao progresso cultural e tecnolgico, ampliando o domnio do homem sobre a natureza. Um exemplo: a roda, que facilitou o transporte de cargas e pessoas, foi uma inveno urbana, criada na Mesopotmia h cerca de 5 500 anos. Alm disso, com sua populao concentrada, a cidade sempre representou o cenrio ideal para o consumo dos mais variados produtos desde alimentos at vesturio e outros bens. E, quanto mais se consome, mais lixo se produz. Assim, podemos dizer que a grande produo de lixo tem origem urbana. A antiga Roma foi provavelmente o primeiro ncleo europeu a apresentar

Tudo comeou com a agricultura


Durante muitos milnios, o homem foi nmade, caando e colhendo na natureza seu alimento. Apenas h 10 mil anos, sua vida comeou a se transformar. Primeiro, ele aprendeu a domesticar certas espcies de animais e tornouse pastor. Com isso, passou a dispor de uma fonte permanente de alimento, pois os rebanhos o acompanhavam em suas migraes. Depois, descobriu que podia plantar sementes de trigo, cevada e outros vegetais e aguardar sua produo. Assim, no s inventou a agricultura, a maior conquista cultural da humanidade, como resolveu seu maior problema: a fome deixou de ser uma ameaa sempre presente. Aos poucos, o nomadismo foi dando lugar sedentarizao. As comunidades passaram a ocupar as terras de plantio e a viver em aldeias. Essas mudanas no s resultaram em maior produo de alimentos como provocaram um grande crescimento populacional. Mas havia tambm o outro lado da

Nomadismo: Sistema nmade de viver; vida nmade, comum entre as tribos ou povos errantes, sem habitao fixa, que se deslocam constantemente em busca de alimentos, pastagens etc. Sedentarizao: processo por meio do qual o homem passa a habitar de forma fixa determinada regio.
2A
MEIO AMBIENTE .
MAIO, 2003

Parceiros amigos da natureza

o esplendor, o alto nvel de consumo e as fortes contradies de uma metrpole. No final do sculo I da era crist, a capital dos imperadores abrigava quase um milho de pessoas. Onde os romanos jogavam o lixo que produziam? E o esgoto, para onde ia? Tudo isso era lanado nos rios e no mar, que serviam de banheiro para nossos antepassados. Naquele perodo, porm, as guas dos oceanos ainda conseguiam absorver e transformar o lixo e o esgoto. Mesmo porque a populao do planeta no era muito grande: segundo estimativas, havia cerca de 133 milhes de pessoas no incio da era crist. E hoje, lembre-se, somos mais de seis bilhes!

Surge a poluio ambiental


No sculo V, a decadncia do Imprio Romano assinalou o incio da Idade Mdia, que se caracterizou pela retrao do comrcio e das atividades urbanas em geral. Com isso, as cidades ficaram estagnadas ou encolheram. Os pequenos burgos medievais no dispunham de esgotos e o lixo se acumulava

em suas ruas estreitas. Assim, ofereciam o ambiente ideal para a proliferao de ratos e a manifestao de doenas e epidemias. A mais grave foi a Peste Negra, que entre 1347 e 1351 causou 25 milhes de mortes cerca de um tero da populao europia. Quase na mesma poca, no outro lado do Atlntico, astecas, incas e outros povos americanos dispunham de cidades bem organizadas e limpas, com muitos milhares de habitantes. Tenochtitlln, a capital asteca (no atual Mxico), e Cuzco (no atual Peru), sede do Imprio Inca, impressionaram os colonizadores europeus. A conquista europia do sculo XVI dizimou as populaes americanas. Deu incio tambm destruio ambiental do Novo Mundo, com a extrao desenfreada de minrios e madeiras nobres. Dois sculos depois, a vida comeou a mudar na Europa de modo brutal. As relaes entre as pessoas e das pessoas com o meio ambiente alteraram-se muito, num processo impulsionado pela Revoluo Industrial. Mapa indicando a localizao das regies onde surgiram as cidades no perodo de 4000 a 1000 a.C., com as datas de sua criao.

Primeiras civilizaes conhecidas (4000 a 1000 a.C.)

Mesopotmia 3500 a.C. Egito 3500 a.C. Maraj/Santarm 2000 a.C.

Norte da China 1800 a.C.

Indus 2500 a.C.

Olmeca 1200 a.C.

Chavin 1200 a.C.

MAIO, 2003

. MEIO AMBIENTE

3A

Parceiros amigos da natureza

A multiplicao da espcie humana


O quadro abaixo registra o rpido crescimento da populao humana ao longo do tempo. Veja, a seguir, alguns fatores que contriburam para o acelerado crescimento demogrfico: a facilidade de alimentos, com a descoberta da agricultura e da criao de animais, ajudou a reduzir a mortalidade; o sedentarismo favoreceu a formao e o crescimento das famlias; foram descobertos os mecanismos de transmisso de muitas doenas, o que facilitou o seu tratamento, principalmente a partir do fim do sculo XIX; foram descobertas drogas milagrosas (a penicilina, por exemplo); foram introduzidas importantes me-

didas de sade pblica: tratamento da gua, construo de meios sanitrios para coleta do esgoto (fossas ou mesmo rede de esgoto), pasteurizao do leite. (Extrado de Ofcio do Professor 6 Meio Ambiente e Qualidade de Vida, Fundao Victor Civita, 2002).
Ano 8000 a.C. 4000 a.C. 1 da era crist 1650 1825 1930 1950 1975 1990 2000 N de pessoas 5 milhes 86 milhes 133 milhes 500 milhes 1 bilho 2 bilhes 2,5 bilhes 4 bilhes 5,3 bilhes 6 bilhes

I D I A S PA R A A S A L A D E A U L A
Arte feita com sucata
Montar uma exposio na escola, com obras de arte feitas com sucata pelos prprios alunos, pode ser uma atividade divertida e interessante. clagem. Que tal estimular a turma a juntar latas de alumnio, garrafas plsticas, embalagens de papelo e demais materiais reciclveis e oferec-los a uma ONG, catadores ou mesmo empresas de reciclagem? um bom exerccio de cidadania.

Um painel que conta histria Um mutiro de reciclagem


Como a produo excessiva de lixo um grave problema do ambiente urbano, voc pode propor aos seus alunos um mutiro de reciOutra sugesto: elaborar um painel com textos e figuras que simbolizem o domnio do homem sobre a natureza. Podem constar cenas antigas e atuais, tais como: caadas, extrao de minrios, rebanhos, plantaes, audes, modernas hidreltricas etc.

Este exemplar parte integrante da revista ESCOLA, edio 162. No pode ser vendido separadamente. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

4A

MEIO AMBIENTE .

MAIO, 2003

You might also like