You are on page 1of 20

INTRODUO

1. Definio do Problema Os RH de uma organizao so os recursos mais importantes nela, por isso as organizaes necessitam de melhor orientao para conhecerem a sua existncia e atribuies; Ora a tarefa no afigura-se fcil, se tratar se de uma organizao com centenas ou mesmo milhares de funcionrios e divididos em vrias classes de pessoal activo no processo productivo. Assim sendo o manuseamento da informao manual (registos em papis ou em livros armazenados em gavetas ou em prateleiras de armrios) de numerosas pessoas torna-se oneroso, levando mesmo a organizao diminuio da produo e da productividade e consequentemente a reduo da qualidade de servio. Assim administrar a informao dos RH no modelo tradicional um problema na actual era da informao, o que leva muitas vezes as organizaes empresarial a no responder as solicitaes por incapacidade de meios tcnicos sobretudo, logo proposto a soluo do problema nos seguintes termos: Implementar um Sistema Electrnico automtico, denominado Sistema Informtico de Gesto dos Recursos Humanos SIGRH que permitir a gesto da informao de forma mais clere, eficiente e eficaz. Com o SIGRH permitir a diminuio de registros em livros e/ou papel, para alm do armazenamento da informao em local seguro, bem como a proteco do seu acesso por pessoas indesejados. Finalmente a aquisio do software permitir a interligao dos vrios sectores da organizao on-line, desta forma a empresa alcanar o seguinte: Rpido atendimento solicitaes Diminuio de filas Aumento de eficincia e eficcia Maior prestgio pelos clientes, funcionrios, e fornecedores Mais preparada a organizao estar para concorrncia no mercado.

2. Objectivos Geral Desenhar um prottipo de um sistema automtico que permite o manuseio da informao para os Recursos Humanos de uma organizao.

Especficos

Modelar um sistema informtico para administrar os

recursos humanos logrando os propsitos seguintes: 1. Registar ou cadastrar recursos humanos e seus dependentes 2. Registar ausncias (faltas) dos funcionrios 3. Processar folha de salrios 4. Consultar os recursos humanos (por nomes, dependentes, ausncias, presenas, .. ) 5. Obter historial de cada recurso humano. 3. Organizao do Trabalho O trabalho est constitudo por trs partes fundamentais: o primeiro item a introduo, nele est traado identificao do problema e respectiva proposta de soluo, bem como as metas preconizados a serem atingidas (o) s; O segundo item o capitulo1 neste foi narrado de forma breve e genrica de como feita a gesto dos RH nos moldes tradicional; O terceiro aspecto o capitulo 2 aqui est desenhado o estudo do caso com base aos diagramas e grficos seleccionados para o efeito. 4. Recursos Tecnolgicos Para projectar o prottipo foi possvel com recurso as ferramentas seguintes: Para o processo de levantamento e analise dos requisitos do sistema usou Para modelagem dos diagramas ((Use Cases, Sequncias, Actividades, Colaborao, Implantao ) usou-se a linguagem UML (Unified Modeling Language ), excepto o diagrama de classe que usou-se DB Design. Para restrio do sistema se o mtodo de entrevista com os profissionais de RH, o cliente usurio do sistema.

CAPITULO 1: RECURSOS HUMANOS Gesto de recursos humanos tem por finalidade seleccionar, gerir e nortear os colaboradores na direco dos objectivos e metas da empresa. chamado recursos humanos ao conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organizao. Mas o mais frequente deve chamar-se assim funo que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organizao.

O objectivo bsico que persegue a funo de Recursos Humanos (RH) alinhar as polticas de RH com a estratgia da organizao. 1.1. Gesto de Pessoas Apesar da disseminao em tempos recentes dos cursos de gesto de pessoas, tal prtica ainda confundida com uma actividade restrita ao sector de recursos humanos. Neste mbito, as habilidades humanas assumem importncia capital para qualquer gestor. O principal modelo de gesto de pessoas actualmente a Gesto por Competncias. 1.2.Gesto por Competncias A gesto por competncias tem o objectivo de fornecer rea de recursos humanos e gestores das empresas ferramentas para realizar gesto e desenvolvimento de pessoas, com clareza, foco e critrio. Essas ferramentas so alinhadas s atribuies dos cargos e funes de cada organizao. Atravs do mapeamento e mensurao por competncias so identificados os conhecimentos, habilidades e atitudes necessrios para a execuo das actividades de um cargo ou funo e mensurados os graus ideais para cada grupo de competncias que uma pessoa que assuma o cargo ou funo deve ter para atingir os objectivos da empresa. 1.3. Servios mais usados em Recursos Humanos Assessment uma metodologia de avaliao que consiste na anlise de comportamentos baseada em mltiplos inputs, utilizando mltiplas tcnicas, mtodos e instrumentos de avaliao, baseados nas competncias a avaliar. Tem a participao de vrios observadores. Headhunting Abordagem confidencial e directa de quadros superiores, com o objectivo de seleccionar os profissionais que se destacam no seu sector de actividade, quer pelos seus conhecimentos tcnicos quer pela sua experincia.

Interim management um servio de Recursos Humanos em que se pode ter pessoas disponveis em poucos dias, em oposio aos processos de recrutamento para posies permanentes, sempre mais demorados at concluir uma admisso. A temporalidade destes projectos permite que especialistas muito experientes estejam disponveis para projectos exigindo menores competncias. O foco est totalmente na misso a desempenhar. A grelha de competncias tcnico-profissionais uma ferramenta que, acoplada a uma base de dados, permite ter todos os principais indicadores relativos a colaboradores ou potncias colaboradores. Outplacement O outplacement uma forma de ajudar os indivduos a prosseguirem a sua vida profissional e na maior parte dos casos isto significa arranjar uma nova oportunidade profissional. A empresa prestadora de servios nesta rea pode trabalhar num caso individual ou num grupo de pessoas. Por exemplo, em caso de necessidade de redimensionamento de mo de obra por razoes estruturais ou outras, e comum as entidades mais organizadas, prepararem os trabalhadores alvo a serem sacrificados para os desafios do mercado. Outsourcing O acto de terciarizar um servio no considerado central para o negcio, para que seja executado por uma entidade externa. Tal processo que permite a uma organizao no se ater a recursos cujo desempenho no crtico para a organizao, para se empenhar em actividades que constituem factores crticos de sucesso. 1.4.Resumo Em resumo lgico e sensato dizer que os recursos humanos, so os recursos mais importantes que existem numa organizao, sem estes a organizao no tem pernas para andar.

Para que os mesmos recursos possam desempenhar as respectivas funes e/ou actividades necessrio uma gesto rigorosas; entre os vrios nveis de gesto, actualmente contm a gesto electrnica dos dados do pessoal e, para isto, hoje criam se sistemas informticos para gesto de RH.

CAPITULO 2: ESTUDO DE CASO << Sistema de Gesto de Recursos Humanos >> O estudo de caso baseia-se na elaborao de um prottipo de um software para gesto dos RH que consiste em anlise e levantamentos dos requisitos e desenho do sistema, tendo em conta as normas impostas pela Engenharia de Software. 1. Anlise de Requisitos Requisitos de software tem trs tipos bsicos - Requisitos de negcio, requisitos de usurio e requisitos funcionais. Alguns sistemas tem outros requisitos no funcionais. Neste trabalho, vamos traar os seguintes requisitos : funcionais, no funcionais e inversos. 1.1. Requisitos Funcionais (RF) Requisitos funcionais especificam a funcionalidade do sistema que os desenvolvedores precisam construir no produto para que os usurios possam executar suas tarefas, satisfazendo tambm os requisitos de negocio. As vezes chamado de Requisitos de procedimentos, eles so tradicionalmente conhecidos os deve . Assim o SIGRH prev entre outros prev os seguintes requisistos funcionais: RF1- O sistema deve registar os Recursos Humanos RF2 O sistema deve registar os dependentes dos RH RF3 O sistema deve processar o salario de cada RH

RF4 RF5 RF6 RF7

O sistema deve calcular o salario real do RH O sistema deve apresentar informaes sobre cada RH mediante a leitura do seu O sistema deve imprimir ou mostrar consultas solicitado pelo usurio em funo O sistema de exigir conta do usurio para aceder os recursos do mesmo.

cdigo de barras do respectivo previlgio

1.2. Requisitos No Funcionais (RNF) Referem-se a aspectos no-funcionais do sistema, como restries nas quais o sistema deve operar ou propriedades emergentes do sistema. Assim para o sistema SIGRH foi projectado os seguintes requisitos no funcionais: RNF1 RNF2 RNF3 RNF4 O sistema deve exigir senha pessoal para operar no mesmo. O sistema deve bloquear o acesso depois de trs tentativas com a senha errada O sistema no deve salvar a informao sem insero dos dados obrigatrios O sistema deve disponibilizar a opo cancelar em todas interfaces para

(nome, data de nascimento, n do bilhete de identidade ou do passaporte). permitir anular qualquer informao indesejada. 1.3. Requisitos Inversos (RI) Nesta classe de requisitos estabelecem-se requisitos que nunca podem ocorrer; Logo os requisitos inversos programados so: RI1 RI2 O sistema no deve eliminar os dados inseridos pelo utilizador O sistema no deve permitir o link entre cliente e o servidor num tempo inferior a

8 segundos. RI3 _ O sistema deve prever formulrios para insero dos dados dos RH. 2. Definio de Actores e/ou Papis Um Actor o elemento que interage com o sistema desenvolvido; Pode ser uma pessoa, uma mquina ou outro sistema. Actor no parte do sistema. Representa os papis que o usurio do sistema pode desempenhar. Assim, em funo do levantamento de requisitos feito a alguns rgos dos RH e posterior anlise da informao documental absorvida pelos mesmos rgos, foram identificados os seguintes actores: Administrador SIGRH: pessoa (ou grupo de pessoas) responsvel pelo controlo global ou parcial do sistema. O utilizador administrador poder realizar qualquer operao (insero de registos, alterao, consultas,

eliminao) e ainda a gesto de contas dos restantes utilizadores do SIGRH. Direco SIGRH: utilizador com privilgios intermdios do sistema. Poder fazer inseres de dados dos recursos humanos (excluindo gesto dos utilizadores), efectuar todas as consultas dos recursos humanos e dependentes da organizao. Funcionrio (trabalhador de base) SIGRH: utilizador com privilgios bsicos do sistema. Poder fazer inseres de dados referentes cadastro do RH e respectivas dependentes (processamento do salrio, ausncias, justificao de faltas) consulta diversas no sistema. O utilizador funcionrio no est habilitado a gerir contas dos utilizadores nem a alterar registos bem como eliminar registos no sistema. Sistema SIGH: 3. Digramas de Casos de Uso (Use Cases) Direco do SIGRH Inserir Consultar Inserir Actualizar Alterar Consultar Eliminar Inserir Consultar

Administrador do SIGRH

Funcionrio do SIGRH

3.1.2.Casos de Usos CONTA Administrador do SIGRH Criar Conta Actualizar Conta Bloquear Conta

Alterar Conta Relembrar Senha Alterar Senha Eliminar Conta Relembrar Senha Alterar Senha Relembrar Senha Alterar Senha

Direco do SIGRH

Funcionrio do SIGRH

3.1.3.Caso de Uso INSERIR Direco do SIGRH Inserir RH Inserir dependentes Inserir formao Inserir salrio Inserir ausncia (falta do RH) Inserir presena (marcar o ponto) do RH Inserir transferncia (movimentao) RH Inserir frias Inserir descontos de frias Inserir contas para o utilizador Inserir RH Inserir Formao Inserir dependentes Inserir ausncia (falta do RH) Inserir presena (marcar o ponto) do RH Inserir transferncia (movimentao) RH Inserir RH Inserir dependentes

Administrador do SIGCB

Funcionrio do SIGRH

Inserir formao Inserir salrio Inserir ausncia (falta do RH) Inserir presena (marcar o ponto) do RH Inserir transferncia RH

3.1.3.Casos de Usos ACTUALIZAR Direco do SIGRH No tem privilgios de actualizar no sistema. Actualizar contas para o utilizador Actualizar RH Actualizar dependentes Actualizar formao Actualizar salrio Actualizar presenas e ausncias Actualizar transferncias do RH Actualizar frias No tem privilgios de actualizar no sistema. Administrador do SIGRH

Funcionrio do SIGRH 3.1.4.Casos de Usos CONSULTAR Direco do SIGRH Consultar RH Consultar dependentes Consultar ferias Consultar salrio Consultar transferncia Consultar efectividade (ausncias e presenas) Consultar formao Consultar contas para o utilizador Consultar RH Consultar dependentes Consultar ferias

Administrador do SIGRH

Consultar salrio Consultar transferncia Consultar efectividade (ausncias e presenas) Consultar formao

Funcionrio do SIGRH Consultar RH Consultar dependentes Consultar ferias Consultar salrio Consultar transferncia Consultar efectividade (ausncias e presenas) Consultar formao

3.1.5.Casos de Usos ELIMINAR Direco do SIGCB No tem privilgios de eliminao no sistema. Eliminar contas para o utilizador Eliminar cliente Eliminar dependentes Eliminar Agencia Eliminar conta corrente Eliminar poupana Eliminar movimentos de conta corrente Administrador do SIGCB

Funcionrio do SIGCB No tem privilgios de eliminao no sistema.

3.1.Casos de Usos dos Actores 3.1.1. Casos de Usos em Geral

Figura 1

Diagrama de Caso de Uso Controle de Acesso

Para que qualquer utilizador cadastrado no sistema, execute quaisquer operao (registar, actualizar, alterar, consultar e eliminar), necessrio que efectue o login, o que necessariamente ter que passar pelo controlo de acesso.

Figura 1.1

Diagrama de Caso de Uso Conta do Usurio

Neste diagrama est modelado o caso uso conta, nele faz meno os privilgios e restries de cada classe de utilizador no sistema.

3.1.2. Casos de Usos

Inserir

3.1.2.1. Actor Administrador

Caso de Uso INSERIR - Administrador do SIGRH

Inserir RHumanos

Inserir Dependentes

Inserir Formao

Inserir Contas Utilizador

Inserir Ausencia do RH

Administrador SIGRH

Inserir Presenca RH

Inserir Descontos Ferias

Inserir Transferencia

Inserir Ferias

Figura 2

Diagrama de Caso de Uso Inserir : Actor Administrador

Caso de Uso INSERIR - Direco do SIGRH

Inserir RHumanos

Inserir Dependentes

Inserir Formao

Inserir 13 Mes

Inserir Salario

Inserir Subsidio Ferias

Inserir Ausencia do RH

Direccao SIGRH

Inserir Presenca RH

Inserir Descontos Ferias

Inserir Transferencia

Inserir Ferias

Figura 2.1 - Diagrama de Caso de Uso Inserir : Actor Direco

Figura 2.2 - Diagrama de Caso de Uso Inserir : Actor Funcionrio

Os diagramas das figuras 2, 2.1 e 2.2 ilustram que utilizadores tm privilgios de insero de dados a partir do SIGRH. Reala-se que, o Administrador tem privilgios mximos sobre o sistema, estando habilitado a fazer qualquer tipo de registo, actualizaes, consultas e eliminao de dados no sistema. Ressalta-se que, o utilizador Direco poder, em muitos casos, inserir alguns dados registados pelo Administrador, excepto a gesto de utilizadores. O utilizador Funcionrio tem privilgios repartidos com a Direco (Director e outros responsveis admitidos) em termos de insero de dados no sistema. 3.2. Descrio dos Casos de Usos Nesta seco sero descritos de forma geral, os diversos casos de usos identificados e descrito a cima, tendo em conta os actores que participam e os seus nveis de acessos ou privilgios. 3.2.1. Caso de Uso: Controle de Acesso Actor (es): Administrador, Direco e Funcionrio do SIGRH.

Condio Inicial: Este caso de uso tem inicio quando o actor pretende activar sua sesso no sistema. Pr Condio: Pertencer a uma das reas com privilgios no sistema (Direco, Administrao e Funcionrio). Possuir dados validos para login. Ps Condio: Operao efectuada com sucesso ou no Fluxo Normal: 1. O usurio (Direco, Administrador e Funcionrio), preenche um formulrio de entrada digitando o seu nome de utilizador (username) e sua senha; 2. O sistema verifica se os dados do usurio digitados existem e quais so os seus privilgios; 3. Se o usurio existe, o sistema verifica o seu perfil e permite o acesso pgina associada ao seu perfil. Caso contrrio, o acesso negado e volta ao passo 1. Fluxo Alternativo: 1.1.Dados invlidos 2.1.Previlgios violados 2.1.1.Digite novamente os dados do utilizador 2.1.2. Formulrio cancelado depois de trs tentativas 3.1.Acesso negado, consulte o Administrador do sistema. 3.2.2. Caso de Uso: Criar Conta do Utilizador (Gesto do Usurio) Configurao dos usurios remotos ou localmente na aplicao SIGRH e as respectivas permisses. Pr Condio 1. Ter dado incio da sua sesso no sistema 2. Aplicao configurada. 3. Usurios cadastrados e configurados. Ps Condio Operao efectuada com sucesso ou no. Fluxo Normal 1. O Administrador solicita o gerenciamento de usurios do sistema.

2. O Administrador solicita o cadastramento de um novo usurio do sistema. 2.1. O sistema solicita as seguintes informaes do usurio: a) Identificao; b) Papel e permisses para acesso. 3. O Administrador digita as informaes. 4. O sistema cadastra o novo usurio da ferramenta no sistema. 5. O Administrador activar o usurio. 6. A operao pode ser cancelada em qualquer passo. Fluxo Alternativo 3.1. O Administrador solicita ao sistema alterao do cadastro do utilizador. 3.2. O sistema apresenta o formulrio do cadastro do usurio. 3.3. O Administrador digita a alterao nas informaes do usurio. 3.4. O sistema altera o cadastro do usurio. 3.5. Aps o passo 5, o administrador solicita o formulrio para desativar um usurio, caso houver necessidade. 3.2.3. Caso de Uso: Inserir Actor (es): Direco, Administrador e Funcionrio. Condio Inicial: Este caso de uso tem inicio quando o usurio pretende registar dados do RH no sistema. Pr-condies: Ter dado incio da sua sesso no sistema; Ps Condies: Operao efectuada com sucesso ou no. Fluxo Normal: 1. O usurio selecciona no menu principal a opo Funcionrio e subopo Inserir Novo onde tem acesso outros formulrios; 2. Seleccionado o formulrio, o usurio preenche-o e pressiona a opo Salvar. 3. O sistema faz a validao de todos os campos obrigatrios do formulrio preenchido. 4. Se os dados forem vlidos, o sistema envia os dados e grava-os na base de dados. Fluxos Alternativos: 2.1 O usurio seleciona a opo Cancelar em qualquer passo

2.1.1 3.1

O sistema elimina toda a informao inserida nos campos j preenchidos

do formulrio. Os campos obrigatrios no esto preenchidos ou contm informao errada. 3.1.1 3.1.2 3.1.3 O sistema seleciona todos os campos obrigatrios no preenchidos O usurio preenche corretamente os campos selecionados. Retorna ao fluxo principal no passo trs (3). informando como devem ser preenchidos.

3.2.4.Caso de Uso: Actualizar Actor: Administrador. Condio Inicial: Este caso de uso tem inicio quando o usurio pretende actualizar ou alterar alguns dados no sistema. Pr-condies: Ter dado incio da sua sesso no sistema; Ps Condies: Operao realizado com ou sem sucesso. Fluxo Normal: 1. O usurio selecciona no menu principal a opo Actualizar onde tem acesso as vrias subopes/formulrios para este fim; 2. O sistema lista todos os dados inseridos que possam ser alterados 3. O usurio selecciona o dado a alterar e depois pressiona a opo Alterar. 4. O sistema faz a validao de todos os campos obrigatrios do formulrio preenchido. 5. Se os dados forem vlidos, o sistema envia os dados e grava-os na base de dados. Fluxos Alternativos: 2.1 No existem dados gravados 2.1.1 3.1 4.1 O sistema informa ao usurio que no existem registros com dados que possam ser atualizados. O usurio seleciona a opo Cancelar 3.3.1 4.1.1 4.1.2 O sistema encerra o formulrio e encaminha-o pgina inicial. O sistema seleciona todos os campos obrigatrios mal preenchidos O usurio preenche corretamente os campos selecionados. Os campos obrigatrios contm informao errada informando como devem ser preenchidos.

4.1.3

Retorna ao fluxo principal no passo quatro (4).

3.2.5. Caso de Uso: Consultar Actor (es): Direco, Administrador, Funcionrio. Condio Inicial: Este caso de uso tem inicio quando o usurio pretende Consultar alguns dados no sistema. Pr-condies: Ter dado incio da sua sesso no sistema; Ps Condies: Operao efectuado com sucesso ou no. Fluxo Normal: 1. O usurio selecciona no menu principal a opo Consultar onde tem acesso as vrias opes/formulrios para este fim; 2. O sistema lista todos tipos de consultas disponveis. 3. O usurio selecciona o tipo de consulta. Fluxos Alternativos: 3.1 No existem dados gravados 3.1.1 3.1.2 O sistema informa ao usurio que no existem dados que possam ser Retorna ao fluxo principal no passo dois (2). consultados.

3.2.6. Caso de Uso: Eliminar Actor: Administrador. Condio Inicial: Este caso de uso tem inicio quando o usurio pretende Eliminar algum registo e/ou dados no sistema. Pr-condies: Ter dado incio da sua sesso no sistema; Ps Condies: Operao efectuado com sucesso ou no. Fluxo Normal: 1. O usurio selecciona no menu principal a opo Eliminar onde tem acesso as vrias opes/formulrios para a excluso de dados ou registo no sistema; 2. O sistema lista todos os tipos de dados ou todos os registos armazenados que podem ser eliminados.

3. O usurio selecciona o tipo de dados que deseja eliminar. 4. O sistema apresenta os dados escolhidos disponveis no tipo de dados seleccionado pelo usurio. 5. O usurio selecciona um dos dados disponveis ou o registo e pressiona a opo Apagar/Excluir. 6. O sistema pede ao usurio para confirmar a aco pretendida. 7. O usurio confirma, e os dados so definitivamente eliminados do banco de dados. Fluxos Alternativos: 3.1 No existem dados gravados 3.1.1 O sistema informa ao usurio que no existem dados que possam ser eliminados. 4. Diagramas de Actividades

5. Diagramas de Sequncias 6. Diagramas de Colaborao 7. Diagramas de Classes 8. Diagrama de Implantao

CONCLUSO

BIBLIOGRFIA [1]. Rabaglio, Maria Odete. Gesto por Competncias - Ferramentas para atraco e captao de talentos humanos. Editora QualityMark, 2008. ISBN 978-85-7303-804-0 [2].

You might also like