You are on page 1of 5

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS CEFET MG

Tratamentos Trmicos Tmpera

Nomes: Carla Francielly Ferreira Ribeiro rica Soares de Almeida Guilherme Oliveira Ancio Costa Isaac Newton Joo Victor Leo Maia Turma: MCT 1 A Professor: Wellington Lopes Disciplina: Introduo Cincia dos Materiais Belo Horizonte, 08 de novembro de 2010

Introduo
1. Tratamentos Trmicos
Consistem em ciclos de aquecimento e resfriamento controlados com o objetivo de alterar as propriedades fsicas e mecnicas dos metais. Podem ser divididos em termofsicos e termiqumicos.

a) Termofsicos
So tratamentos trmicos que ocorrem sob a mudana microestrutural do material, condio necessria para que ocorram mudanas nas propriedades mecnicas. A composio qumica no se altera.

b) Termoqumicos
Neste tipo de tratamento trmico necessria a alterao na composio qumica para permitir a mudana microestrutural e consequentemente, das propriedades mecnicas. Nesse relatrio analisaremos um tratamento termofsico denominado tmpera que visa o endurecimento do material. Consiste em um aquecimento at a temperatura de austenitizao, permanncia nesta temperatura durante determinado tempo, seguido de resfriamento brusco, em meio adequado. O produto desse tratamento trmico um material com alta resistncia mecnica (resistncia ao desgaste, por exemplo) e resistncia fadiga (aplicao de esforos combinados, repetidos ao longo do tempo).

Objetivo
Na aula prtica realizada no dia 25/10/2010 foi medida a dureza do material (ABNT 1045) antes e depois da tmpera para constatar mudanas e perceber o porqu delas. O tratamento trmico utilizado, a tmpera no caso tem como objetivo aumentar a dureza, como j foi dito, portanto o valor final encontrado ser maior que o inicial. O resfriamento utilizado na amostra foi em gua. O constituinte assim obtido a martensita (soluo slida supersaturada de carbono no ferro alfa). formada pelo resfriamento da austenita sem a ocorrncia de transformao de fase intermediria, ou seja, sem a formao da perlita e bainita. um material duro, mais pouco resistente ao impacto (tenacidade reduzida). Apresenta estrutura cristalina tipo tetragonal de corpo centrado (TCC) um cubo com altura maior que os lados. A martensita se forma sem a ajuda da difuso (transporte de matria atravs da movimentao de tomos). Assim, a martensita forma quando o ao atinge a temperatura requerida para essa trans formao de fase (austenita para martensita).

Materiais Utilizados
1) Pina Tenaz 2) Amostra n 8 ao ABNT 1045: Dimetro: 25,37 Altura: 16,12 3) Medidor de Dureza (em Rockwell C): Tipo RM 401/A N 07-9250 Fabricado na Hungria IGUBudapeste

4) Forno: Marca do forno Brasimed Tipo KR 170 N 3617 Ano 83

5) Luva de proteo 6) Lixa 7) Balde com 12l de gua

Procedimento
Aps receber as amostras de ao ABNT 1045 foi medida a sua dureza com aplicao de 10Kgf pela mquina descrita acima. O valor encontrado foi de aproximadamente 30 HRc C. A partir das medidas do material foi calculado o tempo de encharque que corresponde ao tempo de permanncia da amostra no forno. De acordo com os clculos a pea permaneceria 13 minutos no forno e depois seria mergulhada em um balde com gua. Como a medida da amostra de um dos grupos maior e teria que permanecer por 16 minutos, todas as outras amostras tambm ficaram esse tempo dentro do forno. O forno foi aquecido a 830C e as amostras foram colocadas l dentro uma a uma. Depois de passado os 16 minutos elas foram retiradas. A retirada do forno feita rapidamente com a pina e logo a amostra estava mergulhada em gua. Com movimentos suaves e circulares a pea foi esfriando. Ficou imersa em gua por aproximadamente 1 minuto e meio. Como estava coberta por uma camada oxidada (chamada no meio comercial de carepa) a amostra foi lixada de maneira orientada at a remoo de toda essa camada para que a dureza fosse medida novamente.

Depois desse processo, o resultada da medio da dureza do material tambm com aplicao de 10Kgf foi de aproximadamente 64 HRc.

Concluso
Como se pode notar, a dureza do material aumentou consideravelmente, foi de 30HRc antes do tratamento trmico para 64HRc depois do tratamento. Isso ocorre pois com a transformao estrutural de CFC para TCC ocorre a supersaturao de carbono na estrutura CFC distorcida. Essa supersaturao do carbono tambm dificulta a movimentao das linhas de discordncia, fazendo com que a dureza do material aumente. Outros motivos para esse aumento a precipitao de carbonetos (carbono misturado com outros elementos) durante o resfriamento da tmpera, o choque das agulhas de martensita lenticular e a existncia de um nmero reduzido de direes e de planos cristalogrficos na estrutura TCC por onde as discordncias podem passar. Mostramos nessa pratica que por meio de tratamentos trmicos possvel alterar a estrutura interna do material e exercer uma extraordinria influncia sobre as propriedades mecnicas.

Resultado e Discusses
1) Tmpera com resfriamento em gua Amostra n 8 Dureza antes do tratamento trmico: 30 HRc Dureza depois do tratamento trmico: 64HRc 2) Tmpera com resfriamento em leo Amostra n 11 Dureza antes do tratamento trmico: 31HRc Dureza depois do tratamento trmico: 44HRc Essa diferena de valores entre o tipo de resfriamento ocorre pois a taxa de resfriamento do leo menos que a da gua, fazendo com que o material resfriado em leo no tenha uma variao muito grande na dureza depois do tratamento trmico.

You might also like